Revitalização Ambiental nas escolas municipais de Itabuna

Sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos no que diz respeito aos princípios básicos da preservação dos recursos naturais, garantindo a redução, o aproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos. É com este objetivo que a Prefeitura de Itabuna está implantando o Programa de Revitalização Ambiental nas Escolas da Rede Municipal de Ensino com foco no desenvolvimento sustentável e auto-gestão dos bens naturais a partir de uma educação associativa e empreendedora.

Desenvolvido pela Assessoria Técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, o programa conta com a parceria das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano. Inclui os projetos de Coleta Seletiva nas Escolas, Naturalização das Áreas Escolares e Curso de Formação e Capacitação em Educação Ambiental. A proposta vai ser apresentada à comunidade durante um seminário que acontece nesta quinta-feira, 21, no auditório do campus II da Unime.
Durante o seminário, serão entregues os primeiros kits de Coleta Seletiva e assinado o protoloco de intenção pelas unidades escolares piloto do programa. Para implantar o procedimento de separação do lixo – plástico, papel, metal e vidro – mas escolas municipais a Prefeitura de Itabuna conta com a parceria da Fundação O Boticário de Proteção a Natureza e da Unimed.
A assessora da Educação Ambienta, Viviane Kelly Souza, ressalta que a implantação da coleta seletiva nas escolas municipais visa proporcionar uma maior conscientização da comunidade escolar, em especial os alunos, que poderão atuar como multiplicadores da ação estimulando esse sistema de coleta em suas próprias residências.
Programação - A solenidade de abertura do Seminário está programada para as 8h30min. Em seguida, Viviane Kelly apresentará as metas do Programa de Revitalização Ambiental nas Escolas. Às 10h45min acontece o Momento O Boticário, com a entrega dos kits de coleta seletiva, encerrando com a assinatura do protocolo de intenção pelas unidades escolares.
À tarde, a partir das 14 horas, a representante do Fórum – Lixo e Cidadania fará palestra e, logo em seguida, integrantes do Complexo de Catadores de Matérias Recicláveis de Salvador e Região Metropolitana farão diversos depoimentos sobre uma das mais bem sucedidas experiências de coleta, separação e reciclagem de resíduos. Na sequência, será feita uma abordagem social do trabalho dos catadores. O Seminário será encerrado com um momento cultural. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)