Núcleo de Atenção Especializada encontra-se em reforma em Ilhéus

O Núcleo de Atenção Especializada (Nae), que trabalha com a reabilitação e a inclusão social das pessoas portadoras de deficiências físicas, encontra-se em reforma. Localizado na travessa Santa Isabel, nº 16, na avenida Soares Lopes, o equipamento está passando por diversas melhorias desde o mês passado com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o seu atendimento, atendendo determinação do prefeito Newton Lima. Provisoriamente, informa a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, o Nae segue atendendo na avenida Itabuna, nº 1062.

De acordo com a coordenadora do espaço, Alessandra Pedroso, o Nae atende atualmente cerca de 60 pessoas por dia, entre crianças, adultos e idosos. A equipe interdisciplinar inclui oito fisioterapeutas, dois médicos (ortopedista e neuropediatra), dois psicólogos, dois fonoaudiólogos, um assistente social e um terapeuta ocupacional. Também integram a equipe de trabalho técnicos em enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais. “É importante ressaltar que, além dos serviços e especialidades, o Nae também proporciona o oferecimento de muletas, andadores e cadeiras de rodas, entre outros equipamentos”, informa Alessandra.
Na sua grande maioria, o Núcleo de Atenção Especializada atende crianças e adultos que possuem paralisia cerebral (encefalopatia crônica não progressiva ou não evolutiva) ou que sofreram AVCs (Acidente Vascular Cerebral) ou qualquer outra enfermidade ou acidente com repercussão física. Ao chegar ao Nae, continua Alessandra, o paciente, munido de relatório médico, passa por um grupo de orientação. Na seqüência, ele é avaliado por alguns profissionais, como assistente social, ortopedista e neuropediatra com o objetivo de direcioná-lo para os atendimentos específicos.
Inauguração - “Muitas vezes, uma criança com paralisia cerebral, por exemplo, sofreu um dano maior na fala. Então, após essa avaliação, ela é encaminhada para a fonoaudióloga. Pode acontecer, entretanto, que o dano esteja mais ligado à percepção sensorial ou ao desenvolvimento funcional. Um dos profissionais utilizados, nesse caso, é o terapeuta ocupacional”, explica Alessandra Pedroso, acrescentando que, em todas as situações, o paciente será sempre acompanhado por outros profissionais de saúde, como o neuropediatra e o fisioterapeuta. A previsão é de que o novo Nae, inteiramente reformado, seja reinaugurado até o final do próximo mês de junho.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)