AMPC promove seminário hoje

A Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada Diamantina (AMPC) e a Caixa Econômica Federal (CEF) estarão promovendo um seminário sobre "Previdência para Estados e Municípios, Minha Casa Minha Vida e Aterro Sanitário". O evento está marcado para hoje, sexta, dia 22 de maio, das 8h30 às 12h30, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA).

Foram convidados prefeitos, secretários municipais de administração, convênios, finanças e presidentes dos Institutos de Previdência dos Municípios para discutirem sobre a gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos Municípios, sobre o lançamento do programa do governo federal "Minha Casa Minha Vida", e a construção de aterros sanitários através de consórcios municipais.

Estarão presentes no seminário o presidente da AMPC, Adilson A. Nascimento, o superintendente da Caixa na Bahia, José Raimundo Cordeiro Junior, o gerente regional de negócios de Governos, Francisco Otávio Magalhães e o diretor da CONDER, Armindo Gonzalez. Representando a União dos Municípios da Bahia (UPB), estarão participando do evento os técnicos da Universidade Coorporativa da UPB (UniUPB), Antônio Souto, e Joelson Azevedo do setor de Captação de Recursos.
Mais informações pelo telefone: 74 3621-9343 ou pelo e-mail: ampc2009@gmail.com

Ciapra realiza encontro com representante do Ministério das Cidades

No último dia 15 de maio, no Auditório do Colégio Cenecista Santo André, no município de Ituberá, os prefeitos integrantes do CIAPRA, Edmundo Dócio (Igrapiúna), Heráclito Menezes Leite (Piraí do Norte), e a prefeita de Nilo Peçanha, Maria das Graças, a Gracinha, reuniram-se sob a direção do presidente do CIAPRA e prefeito de Ituberá, André Lisboa Filho, para tratar sobre a Política Municipal de Habitação e também, mais detalhadamente, sobre o Programa “Minha Casa Minha Vida”.

Na oportunidade, receberam a visita do Gerente de Projetos do Ministério das Cidades, Antônio César Ramos dos Santos, que explanou sobre programas de habitação e urbanização desenvolvidos pelo Ministério aos prefeitos e aos seus respectivos Secretários de Infra-estrutura e de Administração, que esclareceram todas as dúvidas existentes.
Como resultado ainda da reunião, os prefeitos consorciados, agendaram visita conjunta ao Ministério das Cidades com o propósito de entregarem pessoalmente os projetos que necessitam serem encaminhados por tais municípios, proporcionando assim maior integração entre os Governos Municipais e o Governo Federal.

PRIMEIRO - Na ocasião, César Ramos enfatizou o pioneirismo de tais Municípios formarem o primeiro, e até o presente momento, o único Consórcio Público e que esta ferramenta reflete a modernidade que o País necessita adotar para a promoção e o desenvolvimento de Políticas Públicas das diversas naturezas, dentre elas a de Habitação e Urbanização.
Em nome de todos os prefeitos dos municípios consorciados, o presidente do CIAPRA e prefeito de Ituberá, André Lisboa Filho agradeceu a visita e a palestra do técnico César Ramos, e reiterou que dentre as funções do CIAPRA uma delas é estabelecer um estreitamento nas relações dos Municípios com o Governo Federal, assim como, criar um elo permanente havendo assim troca de experiências entre estas esferas.
Ao final da reunião, a convite do prefeito de Ituberá André Lisboa Filho, o técnico César Ramos visitou o Bairro da Prainha em Ituberá, onde observou as precárias condições de habitação, urbanização e esgotamento sanitário do bairro, quando então comprometeu-se ajudar no que estivesse ao seu alcance para transformar e melhorar a realidade de tal comunidade carente.

Itajuípe comemora festa de Santa Rita de Cássia

Inserida no calendário religioso de Itajuípe, a festa em honra à Santa Rita de Cássia terá seu ponto alto nesta sexta-feira (22), com festejos religiosos e profanos. Iniciadas no dia 13, com novenários, as comemorações acontecerão no bairro que leva o nome da santa católica. O tema central será: “A catequese na missão evangelizadora da Igreja”. Com alvorada de fogos, os devotos de Santa Rita de Cássia serão convidados a participar da Caminhada de Fé, que percorrerá as principais ruas da localidade e culminará na celebração Eucarística Campal, conduzida pelo Padre Tota. As atividades terão como foco também os poderes executivo, legislativo e judiciário.

A parte profana dos festejos em homenagem à Santa Rita de Cássia começa ainda na sexta-feira, às 21 horas. A abertura será com um momento cultural, seguido da apresentação do cantor Alex Bronze, interpretando grandes canções da Música Popular Brasileira. No sábado (23), a festa segue com as bandas Xamegão e Triball, e, no domingo, o encerramento fica por conta da banda Di Mala & Cúia.
A vida de Santa Rita - Nascida em 1381 de uma pobre família do pequeno povoado italiano de Roccaporena, Santa Rita cresceu com o desejo da vida religiosa, mas foi obrigada a casar com Paulo Ferdinando, homem muito violento e que acabou assassinado por um inimigo. Seus filhos gêmeos juraram vingança, mas morreram cedo. Sozinha, a futura santa ingressou, de forma milagrosa, no convento das irmãs Agostinianas, que não aceitavam mulheres anteriormente casadas.
Protetora das viúvas e intercessora das causas impossíveis, Santa Rita é também venerada em outros países, como Itália, Portugal, Espanha, França, Venezuela, Argentina, Estados Unidos. A data de sua festa é o mesmo dia da sua morte, 22 de maio. Ela faleceu em 1457, de tuberculose, com 76 anos, na cidade de Cássia, Itália.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuipe)

Governo vai lançar edital para criação de projetos de telecentros

O governo federal anunciou que pretende criar até 3 mil novos telecentros até o final do ano e investir na melhoria de boa parte dos já existentes. Para isso, reservou cerca de R$ 120 milhões que serão distribuídos entre as propostas que forem selecionadas pelo Projeto Nacional de Apoio aos Telecentros, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e em consulta pública desde o início do mês.


Para o coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, o telecentro representa muito mais que simples espaços onde a população carente consegue ter acesso à internet, eles servem de complemento a outros programas de desenvolvimento regional, de assistência social, de cidadania e de lazer, podendo inclusive servir de qualificação da educação formal e de alfabetização.

O número de telecentros que serão beneficiados pela iniciativa só será conhecido durante a seleção dos projetos inscritos. Isso porque os custos de implementação de um desses novos espaços varia caso a caso, e só então o governo saberá de quanto dinheiro irá dispor para cada ação.

Os novos telecentros vão receber dez terminais de computador, servidor de acesso à internet, mobiliário e conexão. Além disso, a novidade é que haverá um monitor, um jovem de baixa renda, morador da própria comunidade em que o telecentro for criado, que receberá auxílio de até R$ 480 para trabalhar.

De acordo com o cronograma inicial, a consulta pública sobre o projeto segue até o próximo dia 29. Em junho deve ser lançado o edital de seleção. As entidades interessadas (governos municipais e estaduais e entidades civis) terão entre julho e agosto para inscrever seus projetos. Em setembro ocorrerá a seleção dos inscritos. Em outubro e novembro os equipamentos serão distribuídos, instalados e conectados à rede. E, em dezembro, os novos telecentros deverão estar prontos para funcionar.

Prefeito de Cruz das Almas recebe prêmio no Rio de Janeiro

O Prefeito do município de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Filho recebeu na última terça-feira (19/05), no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico em reconhecimento às obras de urbanização realizadas em sua cidade, nos últimos quatro anos (2005/2008). O prêmio foi concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera durante o Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana, que aconteceu no Rio nos dias 18 a 20 de maio.

Para a conquista do prêmio foram destacadas as obras de pavimentação de mais de 100 mil metros quadrados em ruas, bairros e avenidas, e a construção de praças como a Multiuso, a da Inocoop e a da Coplan. Apenas 30 municípios no país foram premiados.

Governo assina acordo para construção de barragem em Boninal

O governo do estado assinou um convênio com a associação comunitária do povoado de Simeão, no município de Boninal, na região da Chapada Diamantina, garantindo a reconstrução de uma barragem para levar mais desenvolvimento nas áreas da agricultura e da pecuária. O acordo foi assinado na última quarta-feira (20/05).

Segundo a presidente da Associação Comunitária Prosperidade dos Moradores e Produtores de Simeão, Cláudia da Silva Souza, a reconstrução da barragem que atende o povoado é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Tudo que possa promover o desenvolvimento da agricultura é bem-vindo, porque possibilita à comunidade fazer roça, sem medo de perder a produção por falta de água”, disse. Com a barragem serão beneficiados também os povoados de Desempenho, Brejinho, Pau Ferro e Caetitu.

Correntina vai receber sistema de abastecimento de água

Moradores de Correntina vão receber nesta sexta-feira (22/05) a construção do sistema de abastecimento de água, realizada pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Um poço tubular perfurado pela empresa com 240 metros de profundidade e vazão máxima de 24 litros por segundo, onde a água é captada e levada por uma estrutura de adução com 370 m de tubulação. A água é tratada por dois filtros e, após passar pela casa de química em alvenaria, com área construída de 37m2, é distribuída por rede com 19.704 m de extensão.
Os moradores têm acesso direto a água por meio de 559 ligações domiciliares instaladas, sendo 197 em parceria com a prefeitura de Correntina.

Governo libera R$ 125 milhões para colheita do café

O Ministério da Agricultura liberou na última quarta-feira, (20/05), R$ 125 milhões para financiar a colheita do café. Os recursos são do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e fazem parte dos R$ 450 milhões aprovados, em abril, por uma portaria interministerial dos ministérios da Fazenda e da Agricultura. Os R$ 120 milhões serão repassados aos cafeicultores pelo Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e mais R$ 5 milhões pelo Banco Ribeirão Preto.

Censo vai ajudar a desenvolver a atividade aquícola no país

A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vão firmar um convênio para a realização do Censo Aquícola no país. O acordo faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre as três instituições.

O objetivo do censo é mapear a atividade aquícola no país, para assim conhecer o cenário real, sem defasagem, para sustentar e orientar as políticas públicas nacionais voltadas ao setor. Com essas informações, as políticas públicas poderão ser desenvolvidas de forma mais precisa e com foco nas reais necessidades dos produtores, que terão conhecimento de sua realidade e poderão se organizar melhor e produzirão mais.
O Diagnóstico Aquícola será desenvolvido até dezembro de 2010. Entre as ações do diagnóstico estão o censo aquícola, o trabalho comunitário de camarão, o cultivo de algas e cogestão dos recursos costeiros. O investimento total será de US$ 5 milhões.

Inscrição do Programa Minha Casa, Minha Vida encerra dia 6 de junho

Famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos têm até o início do mês de junho para se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida, que faz parte do Plano Nacional de Habitação, desenvolvido pelo Governo Federal. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Semas, está fazendo as inscrições de segunda à sexta-feira na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secel, das 08 às 17 horas, até o dia 06 de junho.

A Semas aumentou o número de atendentes para que o cadastramento seja otimizado. Nos dois primeiros dias eram 10, agora são 12 atendentes, entre elas voluntárias, estudantes do curso de Serviço Social que estão dando suporte à secretaria. Desde o primeiro dia de cadastramento, dia 18, segunda-feira, até o presente momento já foram cadastradas cerca de 1600 pessoas. Os interessados deverão apresentar carteira de identidade, RG, CPF, comprovante de residência.
A manicure Vanuza Dantas, 33 anos, três filhos, disse que fez o cadastro e espera que a Caixa Econômica Federal escolha as pessoas merecedoras, que realmente precisam. “Meu marido está desempregado, moramos de aluguel e passamos dificuldades no dia-a-dia”, afirmou Vanuza. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)

CRAS oferece Oficina para Gestantes

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caculé, através do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, desenvolve mais uma ação pela cidadania e de apoio à população carente, oferecendo Oficina direcionada para gestantes, beneficiárias do Bolsa Família.

A Oficina irá treinar as gestantes para confeccionar tudo o que o bebê irá precisar para os primeiros meses de vida. O curso iniciará no dia 06 de julho. As futuras mamães deverão se inscrever na sede do CRAS, localizado na Rua José Alves Fróes (próximo ao Infocentro), das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Vagas limitadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)

ABI realiza Fórum de Comunicação em Juazeiro

Nos dias 22 e 23 de maio começará o 2º Fórum de Comunicação da ABI e 1º Fórum Juazeiro e Vale do São Francisco, com o tema “A Comunicação em Juazeiro e Vale do São Francisco”, promovido pela Associação Baiana de Imprensa, através da Seccional Norte/Nordeste.

No dia 22, a abertura do evento conta com as palestras de Agostinho Muniz, da ABI, e Josenaldo Rodrigues, da TV São Francisco. No dia 23 serão apresentadas palestras sobre "A Comunicação no Vale do São Francisco", pelo radialista e jornalista Herbert Mouze e jornalista Luiz Manoel, da Sucursal de "A Tarde" em Juazeiro e palestra do jornalista Sérgio Matos, professor de Comunicação. Para encerrar, o presidente da Seccional NE/NR ABI, Jair Cezarino vai sugerir um debate moderado sobre comunicação .
Já confirmaram presença o prefeito de Juazeiro, Izaac Cavalcante de Carvalho, e o presidente da Câmara Municipal Crisóstomo Antonio Lima.

Inscrições abertas para o 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) no período de 24 a 26 de setembro de 2009. O encontro tem objetivo interdisciplinar, que é uma promoção da Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) em parceria com universidades estaduais (Uefs, Uneb, Uesb) e federais (UFBa, UFRB) do estado. O evento terá como tema "Outros Caminhos das Culturas Afro-Brasileiras: Confluências, Diálogos e Divergências". O intuito é reunir pesquisas e estudos sobre as culturas negras na Bahia, buscando mapear e entender as trajetórias histórico-culturais dos negros nas várias regiões do estado.

Os pesquisadores podem apresentar propostas em sete grupos temáticos: Poder, Gênero e Raça: desafios e representações; Desenvolvimento local e arranjos socioeconômicos; Relações étnico-raciais e ações afirmativas; Culturas, africanidades e etnia; Organizações e tecnologia; Saúde da População Negra e Políticas de Saúde: Confluências, Diálogos e Divergências, e Performances artísticas afro-brasileiras e seus desafios. Para inscrição e outras informações, os interessados devem acessar o portal www.apnb.org.br/APNB/IICongresso. Acesse, também, www.apnb.org.br. A inscrição será até 15 de junho.

Bairro Antônio Conselheiro receberá mutirão contra a dengue

Mais uma ação contra a dengue acontece neste sábado (23), no bairro Antônio Conselheiro, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro preocupada em informar a população sobre a prevenção e combate à doença dá continuidade ao trabalho do mutirão. Os agentes de endemias visitarão todas as casas distribuindo panfletos educativos e darão dicas para evitar que o mosquito Aedes Aegypti se instale nas residências.


“As chuvas continuam a cair e é preciso que a população fique mais atenta com as poças d´água, garrafas, lixo, caixas d´água, enfim cuide da limpeza para erradicar os focos. A luta contra a dengue é de todos. Vamos evitar uma possível epidemia”, explicou o coordenador de endemias, Edésio dos Santos.

A Unidade de Saúde da Família do CAIC será o ponto de apoio do trabalho dos profissionais que não medirão esforços e sairão pelas ruas recolhendo lixo e intensificando as ações contra a dengue. Até o momento, segundo Santos, foram notificados 277 casos da dengue e apenas 18 confirmados de dengue clássica. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Secretaria de Assistência Social da prefeitura capacita pessoas no combate à violência

A prefeitura de Jacobina, através da Secretaria de Assistência Social/CRAS/CREAS/Serviço Sentinela, lançou na semana passada campanha para conscientizar a sociedade quanto aos direitos das crianças e adolescentes, especialmente visando prevenir a violência contra estas pessoas protegidas especialmente pela Lei. A maior iniciativa já realizada no município, de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes, teve seu ponto alto na segunda-feira, 18.


Duas centenas de lideranças populares, policiais militares da 24ª CIPM, Oficiais de Justiça, funcionários públicos e populares lotaram o Auditório Edmundo Isidoro dos Santos participando da capacitação que está sendo oferecida pelo CREAS e Serviço Sentinela. Desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, a campanha quer envolver toda a sociedade.

Posteriormente será coordenada rede de solidariedade envolvendo prefeitura, conselhos tutelares, postos de gasolina, empresas de ônibus, escolas estaduais e municipais, hospitais, restaurantes, hotéis e motéis, entre outras empresas. Segundo a Assistente Social, Zalcléia Freitas, "a idéia central é mobilizar a sociedade para essa luta importante, no sentido que haja maior conscientização das pessoas sobre o direito das crianças e adolescentes, principalmente sobre o direito à inviolabilidade do seu próprio corpo. Por outro lado, é uma forma também de mostrar às pessoas que o poder público está atento à violação dos direitos assegurados pelo ECA, e que principalmente a violência sexual pode levar o infrator para a cadeia por até dez anos" comentou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jcobina)

Alagoinhas terá Câmara Setorial de Citricultura

A cidade de Alagoinhas vai contar, no próximo dia 27, com a Câmara Setorial da Citricultura, iniciativa do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, composto por várias entidades, e com o apoio integral da Prefeitura Municipal da cidade. O lançamento oficial acontece na Câmara de Vereadores, às 8 horas, e terá a presença do prefeito Paulo Cezar, que fará a abertura; do secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Roberto Muniz e de vários especialistas do setor.

O Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano é composto por entidades da sociedade civil organizada (associações, cooperativas, sindicatos, ONGs) e entidades públicas, com a tarefa de incentivar as cadeias produtivas dos principais produtos agropecuários de sua base, visando desenvolvimento sustentável do setor agrícola regional, focando tanto a agricultura familiar como o agronegócio empresarial.
Dentre as explorações agropecuárias deste território, no qual está incluída a cidade de Alagoinhas, a citricultura é considerada a segunda principal atividade econômica rural, logo após a silvicultura, sendo, porém, o principal pólo citrícola do estado, com cerca de 40 mil hectares plantados e mais de 20 mil pessoas envolvidas diretamente na atividade.
A criação da Câmara da Citricultura fortalecerá a cadeia produtiva do setor, dando mais garantia de uma atuação efetiva e qualificada dos órgãos de apoio, fortalecendo o crédito rural, a assistência técnica, a defesa fitossanitária e a pesquisa agrícola.
A câmara será um canal de captação de investimentos para todos os municípios que compõem o território e congregará a maioria dos elos da cadeia produtiva, a exemplo dos produtores, setor de serviços, fornecedores de insumos e máquinas, intermediários, indústrias de suco, agentes financeiros, órgãos da assistência técnica e da defesa vegetal, dentre outros. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e o Banco do Nordeste estão à frente do projeto, que conta com apoio integral do prefeito Paulo Cezar que acredita ser mais uma iniciativa para trazer emprego e renda para o município.
Segundo o agrônomo da Ebda, Geraldo Souza, “o objetivo principal da Câmara Setorial é fazer com que os citricultores, através de suas representações, tenham uma atuação mais proativa na defesa dos seus direitos, na colaboração com as entidades públicas e privadas encarregadas da assistência ao setor e na busca de novos mercados para as frutas cítricas e seus derivados diante da retração dos mercados de suco concentrado no exterior”.
Para o técnico do Banco do Nordeste, João Costa, a concretização da Câmara Setorial só foi possível graças à colaboração de algumas entidades públicas e privadas, a exemplo da Coopero, Prefeituras Municipais de Alagoinhas e Rio Real, Coopealnor, Embrapa/Cnpmf, Adab, Bahiacitros Ltda., Agropecuária Gavião e Agronordeste. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)

Projeto Berimbau Social é implantado em Itajuípe

A promoção da cultura afro-brasileira ganhou força em Itajuípe, com a implantação do projeto Berimbau Social. A iniciativa foi lançada no último dia 14, reunindo autoridades municipais, comunidade local, além das crianças e adolescentes que serão acompanhados pela iniciativa. Entre as atividades previstas, estão aulas de capoeira, maculelê e samba de roda, que serão ministradas pelo Grupo Capoeira Escola (CAES).

A proposta do projeto Berimbau Social é promover a inclusão social e a consciência de cidadania, desenvolvendo ações que visem à inclusão social e promoção da saúde física e mental dos 50 jovens que serão acompanhados. “Esperamos que os alunos vivenciem os conhecimentos adquiridos, crescendo como cidadãos mais conscientes e saudáveis”, afirmou o prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas.
A execução do Berimbau Social é acompanhada por uma equipe do Departamento de Cultura e oito monitores. Ao longo do ano, serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre os aspectos histórico, filosófico, físico e musical da capoeira, do samba-de-roda e do maculelê, além de oficinas musicais com instrumentos percussivos,
A realização do projeto conta com a parceria da Prefeitura de Itajuípe, através das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, Grupo CAES, Vinícius Guimarães e Posto Beira Rio. Os resultados das atividades do Berimbau Social serão expostos em uma feira cultural. Para o evento, também estão previstas palestras abertas à comunidade e graduação dos alunos.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuipe).

Lauro de Freitas intensifica combate à pedofilia

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Lauro de Freitas lançou nova campanha contra a pedofilia e apresentou o balanço dos resultados de 2008. Segundo o levantamento, o município figura como o segundo da Região Metropolitana de Salvador em número de registro de denúncias. Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria de Lourdes Lobo, os dados são resultado de um trabalho intenso de combate à pedofilia, ação pioneira da gestão de Moema Gramacho.


“Não que tenha aumentado o número de casos de pedofilia, mas com a campanha de 2008 implementamos mecanismos para conscientização da população e abrimos portas para as denuncias”, esclarece a secretaria, lamentando que mesmo se tratando de um crime grave ainda exista subnotificação em muitas cidades do país. Em 2006, quando foi criado o programa Sentinela no município, foram registrados 47 casos, passando para 74 em 2007 e 105 até dezembro de 2008.

“O número é crescente por conta da intensificação das campanhas que não só conscientizam adultos, mas as próprias crianças e adolescentes, além dos pais“, reforça Lourdes Lobo. A secretaria está intensificando a ação através de palestras voltadas para professores, coordenadores pedagógicos, conselho tutelar, levando a consciência de autoproteção até a criança.

O programa municipal de combate à pedofilia, como ressalta a secretaria, se destaca dos demais também pelo trabalho de acompanhamento do violador. “Precisamos entender que ele é um ser humano que precisa de tratamento”, disse. Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que a maioria dos pedófilos sofreu abuso em algum momento da infância ou adolescência, vivenciada de forma traumática, desencadeando a patologia.

As campanhas são realizadas através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Sentinela, com apoio do Governo Federal. O CREAS contabiliza hoje 43 acolhimentos, quatro audiências em 2009, sete agressores julgados e presos, 11 respondendo processo em liberdade. “Os números são reflexo de quanto a nossa população está entendendo a importância de denunciar”, acredita Kleberson Moreth, psicólogo do Creas. Até 2009 foram realizados 1.105 atendimentos, nove palestras, cinco capacitações envolvendo 250 pessoas.

Na segunda campanha cujo slogan é “Eu digo não à pedofilia”, as denúncias podem ser realizadas pelo disque 100 de qualquer aparelho de telefone fixo ou celular ou diretamente no telefone do CREAS/Sentinela 3289-3435. Na denuncia deve ser informada o nome do agressor e da vítima, bem como o endereço com bairro e ponto de referência. É guardado o sigilo do denunciador. A recomendação é que a denúncia seja feita com muita responsabilidade para que não se condene um inocente. A data foi instituída em 2000, para lembrar crime ocorrido em 1973, em Vitória (ES). Todo País ficou chocado pela brutalidade com que a menina Araceli Cabrera Sanches foi violentada e morta. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).

Secretarias de Saúde e Educação realizam trabalho em conjunto

As Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro estão juntas para colocar em prática o Programa - do Estado da Bahia - de Prevenção e Promoção à Saúde nas escolas. Para dar início as atividades, quarta (20), foi exibida uma Videoconferência sobre o projeto, na Direc 15, para profissionais da Atenção Básica, do Programa DST/AIDS de Juazeiro, professores e profissionais da Secretaria de Educação do município, com a participação também dos profissionais de saúde e educação da região.

Segundo a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro, a implantação do Programa mostra o compromisso do município com a saúde local e é importante devido à alta incidência da AIDS em jovens em municípios da Bahia. Em Juazeiro, segundo ela, até o momento existem 423 casos confirmados. “Com os estudantes informados sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, podemos juntos reduzir o número de casos em Juazeiro e claro na região Norte”, frisou.
A supervisora explica que o Programa visa esclarecer também sobre outras doenças e assuntos da saúde como, por exemplo, gravidez na adolescência. “Não é momento para estes adolescentes e jovens assumirem responsabilidade tão grande. Vamos interagir de sala em sala, orientando e tirando as dúvidas de todo o alunado para que todos possam iniciar uma vida sexual segura”, comentou.
O projeto será aplicado nas 98 escolas municipais e nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro, além de implantar em todas as escolas dos 8 municípios da jurisdição da Direc 15. O projeto tem como objetivo consolidar na região uma política pública de prevenção e promoção à saúde nas instituições escolares.
Zilene Castro revela que os professores da Rede Municipal e Estadual serão capacitados e acompanhados pela equipe do Núcleo DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Juazeiro. “A videoconferência apresenta primeiramente informações sobre como será formatado e aplicado o Programa na região. Formaremos o Conselho Gestor e entraremos em campo após a definição de todos os critérios e a sistemática adequada para o trabalho”, acentuou.
Segundo a coordenadora de Educação Básica da Direc 15, Isabel Cristina de Oliveira, inicialmente os professores e a equipe da saúde vão entrar em campo realizando palestras, oficinas, distribuindo preservativos e panfletos educativos. “Vamos entrar em cada sala de aula aplicando questionário para diagnóstico, que será direcionado aos alunos com idade entre 12 e 20 anos, depois enviaremos para a Secretaria Estadual da Bahia (Sesab) para que seja avaliado e decidido que tipo de ação será feita na região”, informou.
“Vamos levantar a bandeira da saúde e fazer com que o trabalho seja desenvolvido promovendo mais saúde em Juazeiro e no Estado. A partir do momento que os jovens estiverem esclarecidos sobre a problemática, reduziremos os números dos casos e as pessoas saberão enfrentar a situação e prevenir-se”, registrou o educador em Saúde da 15º Dires, Marcelo Antônio Alves Silva.
O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB E SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Saúde capacita profissionais que atuam na Atenção Básica

A Secretaria Municipal da Saúde prevê para 5 de junho a implantação do Núcleo Microrregional da Linha de Cuidados, no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), no bairro São Judas. O projeto foi anunciado pela diretora da Atenção Básica, Fernanda Cândida Ludgero, que prepara os detalhes finais para instalação da unidade, considerada uma referência regional para a melhoria do atendimento no Programa de Saúde da Família.

A coordenadora do núcleo, Grace Fraga Souza, explica que na primeira fase os investimentos serão direcionados à capacitação de profissionais, que no futuro oferecerão suporte aos núcleos do PSF de Itabuna e de outros municípios da região. O núcleo servirá para debates e aulas presenciais nos cursos oferecidos pela Sesab, em parceria com a Escola Especial de Saúde Publica, que também disponibiliza material didático pela internet ou através de vídeo conferência.
Na primeira fase serão treinados 14 profissionais – sete enfermeiros, três médicos e quatro odontólogos - com Especialização em Saúde da Família e outros três – duas enfermeiras e um odontólogo –, na Gestão da Atenção Básica à Saúde. No futuro, esses profissionais também atuarão na orientação e qualificação do pessoal de Itabuna e de outros municípios da microrregião.
A implantação das Linhas de Cuidado foi objeto de um curso realizado recentemente pela 7ª Dires para a qualificação de profissionais que atuam na atenção básica. Serve também para discutir sobre a instituição da Fundação Estatal Saúde da Família, com a adesão do município de Itabuna, que investe na ampliação do atendimento do PSF de 42% para 80% da população.
O núcleo da microrregião de Itabuna envolve 22 municípios, reunindo secretarias e conselheiros municipais de saúde. A busca pela melhoria da qualidade do atendimento da saúde pública estará no foco das atenções, com a discussão sobre Atenção Básica e serviços. Itabuna acaba de receber uma motolância para reforçar o atendimento emergencial do Samu, como também está investindo na aquisição de cinco veículos, sendo três para a Vigilância Epidemiológica, um para o Centro de Zoonoses e um outro para a diretoria de alta e média complexidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Camaçari sedia Encontro de Anemia Falciforme

Camaçari sedia o 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica. O evento acontece no dia 05 de junho, a partir das 8h, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. O objetivo é debater sobre as linhas de cuidado na atenção básica. Na ocasião, serão apresentadas as experiências bem sucedidas de outros municípios. Iniciativa do Ministério da Saúde, a atividade contará com a participação de 50 cidades do Brasil, além de representantes de diversos municípios da Bahia.

De acordo com o presidente da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme (ACPDF), Ademário Gomes, a realização do encontro, além de dar visibilidade aos trabalhos realizados pela Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) do Município, promove a troca de experiência com outras cidades, o que resulta no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Segundo o coordenador da Unifal, Tiago Novais, para cada 17 nascidos, um tem traço falcêmico. O presidente da ACPDF, Ademário Gomes, estima que existam mais de 400 pessoas com doença falciforme em Camaçari.
PROGRAMAÇÃO: 8h – Abertura; 9h – Doença Falciforme e Linha de Cuidado em Doença Falciforme (Coordenação da mesa: Efigênia Cardoso – Secretária de Saúde de Camaçari).-Paulo Ivo Cortez – Hematologista, Assessor do programa Nacional de Doença Falciforme; - Joice Aragão de Jesus – Programa Nacional de Doença Falciforme; - Debate; 10h – Organização da Rede de Assistência (Coordenação da Mesa: Maria Cândida Queiroz – Coordenadora do Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme em Salvador) - Paulo Ivo Cortez – Programa de Doença Falciforme do Rio de Janeiro - Maria de Fátima – Programa de Minas Gerais – Debate; 11h – Intervalo; 11h30 – Apresentação de Experiências de Municípios não Capitais (Coordenação da Mesa: Nívea Moreira – Coordenadora do Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme da Bahia) - Denise Moreira Machado- Duque de Caxias – RJ, - Clenize das Graças Rezende – Uberlândia – MG, - Maria da Conceição Silva – Olinda –PE, - Tiago Novais – Camaçari – BA, - Debate; 13h – Almoço.
14h30 – Mesa Redonda: Desafios para Atenção Básica em Doença Falciforme (Coordenação Silma Melo – Programa de Doença Falciforme do Ministério da Saúde), - Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde, - Departamento de Atenção Básica do Ministério da saúde- Farmácia Básica, - A visão do Usuário – Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Camaçari – ACAD DF, - Debate; 16h – Café; 16h30 – Leitura e discussão plenária do documento da linha de cuidado (Coordenação: Joice Aragão de Jesus - Ministério da Saúde); 17h30 – Encerramento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)