Congresso Nacional aprova crédito de R$ 1 bilhão para Municípios

Foi aprovado na manhã de ontem, quarta-feira, 30 de setembro, em sessão do Congresso Nacional, o projeto (PLN 62/2009) que abre crédito especial ao Orçamento da União, em favor de Estados e Municípios, no valor de R$ 1 bilhão. Na tarde da terça-feira, 29 de setembro, vários senadores apelaram em Plenário pela aprovação do projeto.

O PLN 62/2009 abre no Orçamento Fiscal da União crédito especial no valor de R$ 1 bilhão destinado a compensar prefeituras e Estados pelas perdas resultantes da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) entre os exercícios de 2008 e 2009.
A convocação dos senadores atende a compromisso assumido durante a mobilização O Reflexo da Queda das Receitas na Gestão Municipal, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na última quarta-feira, 23 de setembro. Reunidos, mais de mil prefeitos relataram a importância da aprovação do crédito especial para amenizar a crise que atinge os Municípios
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que acreditava na aprovação imediata do projeto, por acreditar que a crise enfrentada pela grande maioria das prefeituras é conhecida por todos os senadores. “É importante constatar a luta desenvolvida por muitos parlamentares que chegaram a trancar a pauta do Senado, impedindo qualquer votação e exigindo a convocação do Congresso para votar a proposta que vai dar algum fôlego aos Municípios”, destacou. (Fonte: CNM)

Municípios com até 50 mil habitantes podem apresentar projetos ao Minha Casa, Minha Vida

Até 28 de outubro, os municípios com até 50 mil habitantes podem pedir a inclusão de projetos no programa Minha Casa, Minha Vida. Os governos estaduais interessados em incluir as cidades desse porte no plano habitacional também podem apresentar as propostas. As regras foram definidas em portaria conjunta dos ministérios da Fazenda e das Cidades publicada terça-feira (29) no Diário Oficial da União. Pelas normas, poderão ser apresentadas até três propostas de projetos. Para as cidades com até 20 mil moradores, cada projeto poderá ter no máximo 30 unidades. O limite aumenta para 60 unidades no caso de municípios com até 50 mil habitantes. Nos dois casos, só poderão ser beneficiadas as famílias com renda de até R$ 1.395 (três salários mínimos).

De acordo com a portaria, o governo federal poderá subsidiar a construção das moradias com os recursos do Orçamento Geral da União. No entanto, os estados e os municípios deverão apresentar a contrapartida financeira. Os estados também têm a opção de assumir totalmente a contrapartida e oferecer os empreendimentos às cidades. As regras estabelecem ainda que os governos estaduais e as prefeituras devem estimular a diminuição do custo das obras. Entre as medidas que podem ser aplicadas, estão a redução de impostos, a cessão de terrenos e a realização de obras de infraestrutura que baratearão os projetos.
Os formulários estão disponíveis na página do Ministério das Cidades na internet (www4.cidades.gov.br/minha_casa). As propostas serão analisadas. Ao fim do prazo de apresentação, o ministério divulgará a relação dos projetos e instituições financeiras selecionados. Após a contratação dos projetos, as obras deverão ser concluídas em 12 meses.
Lançado em março com o objetivo de construir 1 milhão de casas, dos quais 40% se destinam a famílias de baixa renda, o programa Minha Casa, Minha Vida executou menos de 5% das obras previstas. Até 28 de agosto, 41,4 mil unidades, o que equivale a 4,1% das moradias previstas, tiveram a construção iniciada, segundo o balanço mais recente divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF), que opera o plano habitacional.
Segundo a CEF, a qualidade das propostas apresentadas também interfere no resultado. Até o fim de agosto, a instituição havia recebido 1.430 propostas de empreendimentos com 276.956 unidades, num total de R$ 18,5 bilhões. Desse total, 245 (17,1%) projetos foram contratados e receberam R$ 2,65 bilhões em financiamentos.
Apesar de aprovado pelo Congresso Nacional no fim de junho e de ter sido sancionado pelo vice-presidente José Alencar no início de julho, o Minha Casa, Minha Vida ainda não conseguiu ser incluído no Orçamento de 2009. Enquanto não conta com verba própria, o programa está sendo operado com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). (Fonte: Agência Brasil)

Aprovado crédito de R$ 1 bilhão para estados e municípios

Foi aprovado, em sessão do Congresso Nacional, projeto que abre crédito especial em favor de estados e municípios, no valor de R$ 1 bilhão. Na tarde de terça-feira, vários senadores apelaram em Plenário pela aprovação do projeto. Eles argumentaram que os municípios enfrentam dificuldades com a crise financeira e que o novo crédito vai amenizar suas dificuldades.

O projeto (PLN 62/09) abre no Orçamento Fiscal da União crédito especial no valor de R$ 1 bilhão destinado a compensar prefeituras e estados pelas perdas resultantes da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) entre os exercícios de 2008 e 2009. O crédito permitirá à União prestar apoio financeiro aos municípios no exercício de 2009 no montante relativo à variação nominal negativa acumulada dos recursos repassados pelo FPM entre os exercícios de 2008 e 2009.
Na exposição de motivos da proposta, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, destaca que o FPM é a principal fonte de recursos para muitos entes da Federação. Ainda segundo o ministro, a concessão desse auxílio financeiro possibilitará aos municípios a manutenção do volume de prestação dos serviços públicos e dos investimentos. Paulo Bernardo lembra que, no primeiro semestre de 2009, já foi aberto crédito especial no valor de R$ 1 bilhão para atender a essa programação.
O ministro esclarece que as alterações decorrentes da abertura desse crédito não afetarão a obtenção da meta de resultado primário fixada para 2009. E afirma que a programação que será atendida por esse novo crédito está inserida em programa destinado exclusivamente a operações especiais, não integrando o Plano Plurianual 2008-2011. (Fonte: Agência Senado)

Coletiva de imprensa marca lançamento estadual do Selo UNICEF Município Aprovado

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresenta a nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado (2009-2012), em coletiva de imprensa, no dia 06 de outubro, às 10 horas, na Sala do Conselho do Pestana Convento do Carmo Hotel (Rua do Carmo 1 - Pelourinho). O coordenador do escritório do UNICEF em Salvador, Ruy Pavan, vai destacar novidades do programa que alcança 300 municípios do Semiárido baiano.
A coletiva também marca o lançamento da publicação Selo UNICEF Município Aprovado: resultados da Edição 2008 - Bahia e Sergipe, produzida com o apoio do Instituto Simões Filho (ISF). O relatório aborda os principais avanços e desafios verificados nos 188 municípios baianos que participaram da última edição do programa, nas áreas de educação, saúde, proteção e
participação social de crianças e adolescentes.

Trata-se de um retrato do Semiárido, construído a partir do acompanhamento de indicadores sociais como desnutrição, pré-natal, distorção idade-série e abandono escolar, além de projetos escolares e comunitários de educação contextualizada, cultura e identidade afrobrasileira e indígena, esportes e cidadania, participação política de adolescentes e orçamento público.
Participam também da conversa com jornalistas e radialistas: a primeira-dama Fátima Mendonça, presidente do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, e a estudante Carlete Silva, 16 anos, uma das personagens da publicação de resultados do Selo 2008, que vai contar como um grupo de adolescentes de Valente participou da iniciativa e contribuiu para a certificação do município da Região Sisaleira da Bahia.

A metodologia do Selo UNICEF está a serviço do fortalecimento das políticas básicas para a infância e a adolescência, e da participação da sociedade no planejamento e acompanhamento da gestão pública. O programa desenvolve capacidades de diferentes atores sociais do município, incluindo adolescentes e crianças, incentivando-os a conhecer, avaliar e contribuir para a melhoria dos indicadores sociais relacionados às meninas e meninos de 0 a 17 anos.
As inscrições no Selo 2009-2012 podem ser feitas até 30 de outubro. O Termo de Adesão e o Regulamento foram enviados pelo correio para as prefeituras e também estão disponíveis nos sites www.unicef.org.br e www.selounicef.org.br. Os/As prefeitos/as do Semiárido baiano interessados no programa devem assinar o documento e encaminhá-lo para o escritório do UNICEF em Salvador (Alameda Benevento, 103, Ed. Empresarial 14 Bis, 5º andar – Pituba – 41.830-595). (Fonte: Unicef)

Decreto prevê convênios para aporte financeiro de agricultores familiares

Decreto presidencial prevê convênios do governo com administração pública estadual, distrital e municipal para o aporte financeiro dos agricultores familiares. O Decreto 6.959/2009 inclui no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a modalidade de aquisição de produtos agropecuários destinados à formação de estoques estratégicos e às pessoas em situação de insegurança alimentar, inclusive para o atendimento da alimentação escolar.

Com a medida, os agricultores familiares que participam do programa poderão ampliar a renda para até R$ 16 mil, antes o máximo financiado era de R$ 7 mil. O texto prevê o acesso aos recursos, por meio das modalidades Formação de Estoque e Compra Direta ou pelas modalidades Formação de Estoque e Doação Simultânea.
A nova determinação também amplia os limites – valores máximos – para o incentivo a comercialização dos produtos do agricultor familiar. Antes R$ 3,5 mil por agricultor/ano em todas as modalidades, agora os valores são diferenciados de acordo com as modalidades.
De acordo com o decreto, outras modalidades que venham a ser criadas destinadas à formação de estoques estratégicos e às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional terão como limite o valor máximo de R$ 4,5 mil por agricultor/ano. (Fonte: CNM)

Municípios podem conferir os dados preliminares do Censo 2009

Os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 foram publicados no dia 23 de setembro no Diário Oficial da União (DOU). De posse da publicação, os Municípios têm trinta dias para conferir os dados e, caso necessário, realizar até o dia 23 de outubro a correção e complementação das informações. Esse prazo também se destina às redes de ensino que ainda não preencheram os formulários do Censo.

Cada secretaria estadual e municipal de educação recebeu do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) um relatório, por escola, sobre a situação de preenchimento do Censo. As secretarias também receberam a lista com a relação das escolas que ainda não responderam os formulários. Elas podem respondê-los durante o período de correção dos dados preliminares. Para alterá-los, é necessário acessar o Sistema Educacenso no site do Inep.
O Censo Escolar é um levantamento anual de dados sobre a educação básica e é a base para o cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e para repasse dos recursos de diversos programas educacionais.
Alerta - Por esta razão, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais sobre a importância de conferir a versão preliminar do Censo Escolar e solicitar a correção dos dados. O objetivo é fazer com que sejam revistas possíveis inconsistências nas informações prestadas, pois os resultados do Censo fazem um retrato do sistema educacional, evidenciando suas qualidades e deficiências.
De acordo com a CNM, é importante que os Municípios confiram e corrijam os dados preliminares do Censo Escolar 2009, já que o Censo é a base para a distribuição de recursos de programas como o da merenda e transporte escolar, além de ser utilizado na referência das matrículas consideradas para o Fundeb.
Experiência - No Município de Teófilo Otoni (MG), por exemplo, a prefeita Maria José Haueisen Freire informa que a secretaria de Educação está empenhada em conferir os dados preliminares do censo. “Nós precisamos ter o máximo de cuidado e levantar as informações de forma criteriosa”, afirma.
De acordo com Maria Hauiesen, é importante que os prefeitos, com o auxílio dos secretários de Educação, acompanhem todas as etapas do censo escolar, desde o envio das informações à conferência dos dados. “Como damos prioridade ao tema, nunca tivemos problemas no Município em razão do resultado do censo. Por este motivo, as recomendações da CNM são muito importantes”, explica a prefeita, que também é professora. (Fonte: CNM)

Dia da Criança com Cidadania em Muniz Ferreira

A Prefeitura de Muniz Ferreira, preocupada em preparar os jovens para um futuro melhor, colocará em prática, agora em Outubro, a Administração Mirim. A iniciativa visa estimular o exercício da cidadania, entregando simbolicamente o Governo do Município às crianças, no dia 12 de Outubro. De 1º a 09/10 - Afiliações partidárias e campanhas políticas. Os Partidos serão identificados pela cor, não haverá siglas e números. Dia 10/10 - Eleição do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores. Tanto os eleitores quanto os eleitos, serão as crianças das comunidades. Dia 12/10: Hasteamento da Bandeira, às 08 horas; Execução do Hino do Município; Execução do Hino Nacional; Posse dos Vereadores, do Prefeito e seu Vice, no Salão Nobre da Prefeitura. Em seguida, a assinatura dos primeiros atos administrativos da Gestão Mirim; Atividades de lazer, exposição de trabalhos manuais das crianças, distribuição de lanches e muita brincadeira; Encerramento às 20 horas com um grande espetáculo pirotécnico. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Muniz Ferreira)

CRAS devem responder questionários do Census Suas 2009

Os municípios que possuem Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em funcionamento devem preencher os questionários eletrônicos do Censo Suas 2009. O questionário está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e faz parte da estratégia para aprimorar o acompanhamento dos Cras e Creas, ações e serviços neles ofertados.

É importante ressaltar que o cadastramento deve ser feito independente da fonte de financiamento das unidades públicas da proteção social básica e especial. Apenas os Cras e Creas cadastrados no censo serão considerados integrantes da rede de serviços do SUAS. O prazo para cadastramento termina no dia 23 de outubro de 2009. Para preencher o questionário, acesse a página www.mds.gov.br/suas, clique em Monitoramento SUAS e em seguida nas opções Censo SUAS CRAS 2009 ou CREAS 2009."

Prefeitos são incentivados a apoiar o desenvolvimento dos municípios

As inscrições para a sexta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor estão abertas. A premiação é promovida pelo Sebrae com o objetivo de reconhecer e disseminar iniciativas municipais que comprovadamente promovam o desenvolvimento local a partir do apoio e incentivo aos micro e pequenos negócios. A sexta edição tem foco na regulamentação e prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

"A Lei Geral precisa chegar aos municípios, pois garante o suporte necessário para a criação de um ambiente de negócios extraordinário para os pequenos negócios", lembrou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, ao convidar os prefeitos a participar da premiação. A prática da lei, explicou Okamotto, significa oportunidade não só para os micro e pequenos empreendimentos, mas também para o desenvolvimento dos municípios, com geração de emprego e renda no País. Ele lembrou, por exemplo, que o segmento representa 99% das empresas do País e responde por mais de 56% dos empregos formais.
Entre os benefícios mais recentes da lei, Okamotto citou o Empreendedor Individual, que facilita a formalização de empreendedores com receita bruta de até R$ 3 mil por mês, como costureiras, esteticistas, pipoqueiros e chaveiros. "A formalização depende do esforço dos prefeitos porque é nos municípios que estão esses empreendedores", disse.
Novidades - Podem participar do prêmio prefeituras e administrações regionais do Distrito Federal. As inscrições ssão feitas pelo site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br, conforme os cronogramas estaduais. A sexta edição do prêmio mantém as premiações estaduais e as nacionais. Uma das mudanças é que a premiação nacional, que nas últimas edições teve dez vencedores, nesta edição terá 11. Além da categoria Melhor Projeto Estadual, agora, no lugar de cinco são seis destaques temáticos.
A grande novidade é que um dos destaques temáticos leva em conta a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; não só a regulamentação, mas a implantação de fato da lei. "O prêmio anterior já tinha esse foco, mas essa edição deixa isso mais claro", explica o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
Os demais destaques consideram as melhores políticas municipais de apoio ao segmento nas seguintes áreas: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, formalização de empreendimentos e o destaque específico para médios e grandes municípios. Essa classificação considera médios e grandes municípios cidades com até 150 mil habitantes. De acordo com o regulamento, nos estados haverá até sete premiações, sendo um vencedor estadual e os seis destaques temáticos.
Os prêmios nacionais são troféu, certificado e viagem técnica internacional. Os estaduais são troféu, certificado e outros a critério dos Estados. Ainda conforme o regulamento, os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão o 'Selo do Prefeito Empreendedor'. (Fonte: Agência Sebrae de Notícias)

Prefeitos participam de reunião com o Sebrae na Expofenita

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, confirmou presença como anfitrião de um encontro de gestores municipais da região com a diretoria executiva do Sebrae na Bahia e Associação do Municípios do Sul Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A reunião será na próxima sexta-feira, dia 02, a partir das 9h da manhã, no Auditório do Salão de Leilões do Parque de Exposições Antônio Setenta, onde acontece a Expofenita (Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna).

Na agenda, a definição das estratégias de atuação conjunta entre prefeituras e Sabrae, com o intuito de fortalecer ações de desenvolvimento econômico e social nos municípios, promovendo a geração de emprego, renda e a inclusão social. A Amurc, que é um dos parceiros na realização da Expofenita, estimulou o evento do Sebrae, destacando a importância da entidade como parceira dos governos municipais.

Também estão confirmadas as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; João Martins; do superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, e do gerente regional, Renato Lisboa, que vão apresentar um painel das ações, projetos e possíveis parcerias entre a instituição e os municípios da região no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

PEC dos vereadores não deve entrar em vigor nesta legislatura, diz TSE

O ofício que reitera o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em relação a PEC dos Vereadores, foi encaminhado aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) nesta segunda-feira, 28 de setembro. De acordo com o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336/2009 –promulgada pelo Congresso Nacional – não deve entrar em vigor nesta legislatura. No entanto, o presidente do TSE afirma não ter a intenção de interferir na autonomia interpretativa dos tribunais regionais.

No ofício, o presidente citou a resposta a uma consulta, em 2007, na qual o TSE disse, de forma unânime, que a emenda constitucional não retroage. Assim, o novo número de cadeiras parlamentares fixadas pela PEC dos Vereadores teria de ser submetido a uma convenção partidária, o que se dá entre 10 e 30 de junho do ano da eleição.
A PEC aumentou o número de vereadores de 51.988 para 59.611 em Municípios de todo país. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, salienta que apesar de o aumento não valer para a atual legislatura, a redução dos gastos das Câmaras Municipais também foi aprovada e passa a valer a partir de 1º de janeiro. (Fonte: CNM com informações da Agência Brasil)

IMA e CODEVASF vão realizar Audiência Pública para tratar da adutora do São Francisco

O IMA – Instituto de Meio Ambiente do Governo da Bahia e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF, vão realizar no próximo dia 16 de outubro, às 14 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, uma audiência Pública para tratar da concessão do Licenciamento Ambiental para execução das obras da adutora de Abastecimento de água a ser implantando nos municípios de Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Pindaí, Candiba e Matina, retirando a água do Rio São Francisco.

Portugal apresenta projeto a Camaçari

Uma nova seleção da oficina Bacantes: Uma Orgia do Poder, da Companhia de Teatro de Braga (CTB), sediada em Portugal, está prevista para acontecer em Camaçari até março de 2010. Esta será a segunda já realizada no Município. Durante o funcionamento do projeto de formação de atrizes e atores da entidade, artistas da Companhia também apresentam o espetáculo grego Bacantes e ministram oficina de teatro para os alunos da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Tâmara Thaís Amaral Silva e Alex Miranda, ex-alunos do Complexo contratados pela entidade, marcam presença na peça.

A proposta foi apresentada na última terça (29/09) pelos cônsules de Portugal e da Grécia, João Sabido Costa e Miriam de Almeida Souza, respectivamente, em reunião com o prefeito Luiz Caetano. A proposta é ampliar ainda mais as parcerias com Portugal. “Além da parceria econômica entre Portugal e Camaçari, onde funcionam o alguns empreendimentos, é importante estreitar relações no âmbito cultural, educacional e esportivo”, diz João Sabido Costa, que pela segunda vez visita Camaçari. “A Cidade do Saber tem uma estrutura fantástica, que equivale ao potencial industrial da cidade. Podemos utilizar esse espaço para outras atividades e com isso, ampliar as parcerias”, acrescenta, informado que esteve no local na data da inauguração, em março de 2007.
Interessado na implantação do projeto português em Camaçari, o prefeito Luiz Caetano lembrou dos investimentos em cultura e esporte, após a construção do Complexo. Atualmente, funcionam em Camaçari dois grandes empreendimentos português, o complexo hoteleiro Vila Galé e a Companhia Industrial Têxtil Codebrás. Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, está em andamento, a obra de terraplanagem para construção do complexo turístico e imobiliário Quintas de Arembepe e da distribuidora de sucos San Miguel.

PARCERIA - Camaçari têm hoje dois jovens no elenco da Companhia de Teatro de Braga (CTB), em Portugal. Tâmara Thaís Amaral Silva, 20, e Alex Miranda, 26, foram os únicos representantes do Estado contratados pela entidade.
A seleção aconteceu ano passado, durante a oficina de teatro do clássico grego Bacantes: uma orgia do poder, ministrada pelo diretor português Rui Madeira. A atividade, que integra a Oficina para Escolha de Atores, Intercâmbio Brasil - Portugal, destacou artistas para um estágio de formação de seis meses junto à Companhia.
A iniciativa é resultado de intercâmbio entre as secretarias estadual e municipal da Cultura e a Cia de Teatro de Braga. O CTB está sediada no Theatro Circo, um dos grandes teatros de Portugal e referência no meio artístico. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Ministério Público debate o ECA com educadores da rede municipal

Traçar estratégias e fortalecer a parceria com a Secretaria da Educação para garantir o direito ao acesso, permanência e reinserção da criança e do adolescente na escola. Este foi um dos principais objetivos do encontro promovido pelo Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, com a participação de gestores escolares e professores do Ciclo da Adolescência (CAD), do secretário da Educação Gustavo Lisboa, do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Bandeira, além de representantes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

O promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Itabuna, Alan Góis, apresentou os objetivos do Programa de Combate à Evasão Escolar – Presente Garantindo o Futuro – que vem sendo implementado pelo Ministério Público Estadual, cuja proposta é tornar o juízo da Infância e da Juventude mais próximo da escola. “Queremos estreitar a parceria com as escolas e os educadores, contribuindo para que todas as crianças e adolescentes possam permanecer na escola”.

Afirmou o promotor que a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na escola é algo imprescindível, de que os educadores não devem abrir mão. Referindo-se aos profissionais do magistério, Góis afirmou que “o papel dos senhores e senhoras é inalienável, portanto não desistam de ter na escola de vocês todas as crianças e adolescentes desta cidade, porque mantê-los na escola é a certeza de que não terão necessidade e tempo de cometer atos infracionais”, frisou.

Alan Góis ressaltou que os atos infracionais praticados por adolescentes em Itabuna, bem como em outras cidades brasileiras, é verdadeiro desafio para os governos e para a sociedade. Ele lembrou que o ECA assegura direitos para todas as crianças e adolescentes, entendendo-os como sujeitos de direitos e garantindo um atendimento integral que leva em conta as diversas necessidades desse público. O estatuto criou ainda medidas de proteção voltadas para situações em que os direitos são ameaçados ou violados e medidas socioeducativas aplicadas para adolescentes que cometem atos infracionais.

Quanto às medidas, o promotor da Vara da Infância e da Juventude destacou que Itabuna, através do “Grapiúna Cidadão”, é uma das poucas cidades brasileiras que desenvolve um trabalho bem-sucedido de ressocialização. Alan Góis esclareceu diversas dúvidas dos educadores em relação aos procedimentos a serem adotados na escola quando crianças e adolescentes se envolvem em atos infracionais, bem como a questão da responsabilização dos pais em caso de abandono intelectual.

O secretário Gustavo Joaquim Lisboa, avaliou o encontro como algo extremamente significativo para a Rede Municipal de Ensino de Itabuna, principalmente por suscitar o debate de um tema que faz parte da realidade das escolas. Quanto ao estreitamento da parceria com o Ministério Público, a Vara da Infância e da Juventude e o Conselho Tutelar, ele disse acreditar que não existe outro caminho que não seja o do envolvimento de todas as instituições visando à melhoria da qualidade social da Educação em Itabuna.

Gustavo lembrou que priorizar a Educação exige investimentos altíssimos no setor, principalmente na educação infantil e na escola integral para o ensino fundamental. Ele adiantou que Itabuna está investindo na implantação, a partir de 2010, do projeto piloto da escola em tempo integral no Instituto de Educação Aziz Maron (Imeam). O secretário lamentou o fato da SEC ter que investir na construção de muros e adotar outras medidas para proteger o patrimônio das escolas municipais.

“Bom seria que, ao invés de construirmos muros, instalarmos cercas elétricas e sensores nas escolas, pudéssemos derrubar todos os obstáculos físicos e visíveis que impedem uma maior interação com a comunidade, porque não temos como melhorar a qualidade social da escola sem a participação da família e da sociedade”, disse o secretário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Prefeitura de Itacaré realiza Workshop para avaliar ações

“Pensando Itacaré” foi o tema central do workshop realizado pelo governo municipal para avaliar as ações dos primeiros nove meses de gestão. A atividade aconteceu durante a manhã e tarde do último sábado (26), no Centro de Aventuras Interatividade, com a participação do prefeito, Antônio de Anízio, o vice-prefeito, Rosival Bispo, secretários, diretores e assessores municipais. Os trabalhos foram coordenados pelo advogado Osias Ernesto Lopes, que também coordenou a implantação da Escola de Gestão e Cidadania de Itacaré (EGCI).

O Workshop foi realizado em três etapas. Na primeira, representantes de cada secretaria apresentaram as atividades realizadas até o momento. Em seguida, os servidores foram divididos em sete grupos temáticos para análise dos pontos positivos e negativos de cada área. Finalizando, houve a exposição dos estudos, apresentação e discussão de novas metas para a gestão. O material produzido será reunido em um documento com as avaliações dos setores.

De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o workshop “Pensando Itacaré” foi uma oportunidade para contabilizar as ações, ouvir críticas e estabelecer estratégias conjuntas para o sucesso da gestão. “Nesse momento de crise financeira, às vezes deixamos de valorizar as ações positivas que estão sendo realizadas. A oficina serviu para que as secretarias pudessem conhecer o que cada uma vem fazendo e também opinar”, afirmou o chefe do executivo. “Muito ainda deve ser feito para alcançarmos o nosso ideal, que é oferecer os melhores serviços e estrutura para a comunidade itacareense”, complementou.

Entre os principais avanços relatados no Workshop estão o aumento da matrícula em mais de 1.500 alunos, a descentralização da educação infantil, com a implantação de três novas creches, e a ampliação do transporte universitário gratuito, passando de 45 para 320 alunos atendidos. Foi lembrada ainda a recuperação de veículos sucateados em oficinas de cidades vizinhas, assistência jurídica gratuita, organização da documentação e cadastramento dos servidores municipais.

Na área de Desenvolvimento Social, Itacaré avançou no número de cadastros do Programa Bolsa Família, passando de 1.800 para 2.400 beneficiários, além de ter 22 pendências equacionadas. Durante o Workshop, ainda foram citados os avanços na Saúde, como a compra de equipamentos básicos para as unidades de atendimento e organização do Centro de Abastecimento Farmacêutico.

Aproximadamente, 60 servidores da Prefeitura de Itacaré participaram do Workshop. Para o procurador geral, Nelson Cunha, a atividade foi bastante construtiva, ajudando a incentivar e integrar os servidores. A secretária de Educação, Juliana Delmont, também demonstrou satisfação com a oficina e sugeriu que outros encontros parecidos sejam realizados ao longo da administração. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Programa de Camaçari é divulgado nacionalmente

A experiência de sucesso na implantação do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme será apresentada em Belo Horizonte (MG), entre os dias 3 e 7 de outubro. A equipe da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) viaja nesta sexta-feira (02/10) para explanação das quatro ações que estão sendo desenvolvidas na cidade. Os trabalhos integram a programação do 5º Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias e Encontro Pan- Americano para Doença Falciforme.

Serão apresentados o Perfil da Hemoglobina S em Cordoaria, a Prevalência do Traço e da Doença Falciforme em Crianças do Município – 2001 a 2009, Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme em Camaçari: Integralizando as Ações na Atenção Básica, mais o Perfil das Pessoas com Doença Falciforme atendidas na Unifal (Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme) no ano de 2009.
Em Camaçari, o atendimento ao grupo é feito pela Unifal, que oferece orientação familiar, atividades e palestras educativas, mais o encaminhamento a unidades de saúde para aquisição de exames laboratoriais, medicamentos e vacinas especiais. Também é garantido acompanhamento com hematologista, assistente social, odontólogo, farmacêutico bioquímico e encaminhamento para hospitais de referência. Atualmente, mais de 300 pessoas estão cadastradas na Unifal. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou chegam através de demanda própria. A estrutura faz parte do Programa Municipal de Atenção Integral as Pessoas com Doença Falciforme, que é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
Segundo o coordenador da Unifal, Tiago Novais, Camaçari é pioneira na Bahia na implantação de uma unidade especializada no atendimento a pessoa com doença falciforme. “Antes da construção da Unidade de Apoio os pacientes eram encaminhados para tratamento na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)”, diz. Ele ainda informa que as quatro experiências a serem apresentadas em Belo Horizonte foram publicadas na Revista Brasileira de Hematologia, o que projeta as ações do Município em nível nacional.
A Unifal faz parte do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que reúne, em uma só estrutura, outras duas importantes especialidades, o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e o Centro de Oncologia (Ceonc). O Cuidar funciona na rua da Rodoviária, 178, Centro.

DIA NACIONAL - A Secretaria da Saúde (Sesau) realiza entre os dias 26 e 30 de outubro, a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Doença Falciforme. Na ocasião estão programadas diversas atividades. A iniciativa acontece em referência ao Dia Nacional, em 27 do próximo mês. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Prefeitura de Ilhéus institui cronograma de adequação à nota fiscal eletrônica

Assim como outros municípios do Brasil, Ilhéus vem buscando integrar-se a um novo sistema de emissão de notas fiscais. A Nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento emitido e armazenado eletronicamente com o objetivo de registrar as operações de prestação de serviços, substituindo as notas fiscais de serviços convencionais. No Portal da NF-e na internet (http://ilheus.emaiss.com.br/) é possível realizar a emissão, impressão, reimpressão e cancelamento das notas eletrônicas, a geração automática da guia de recolhimento do ISS, o acompanhamento do pagamento das guias emitidas, a verificação da autenticidade das NF-e, a consulta a créditos, dentre outras funcionalidades.

Redução dos custos de talonário e sua impressão, de custos de aquisição de papel e de armazenamento de documentos estão entre os benefícios gerados pela implantação da NF-e em Ilhéus, de acordo com o chefe do setor tributário da prefeitura de Ilhéus, Luís Melo. Através da nota fiscal eletrônica também é possível incentivar o relacionamento eletrônico com clientes, eliminar a AIDF e a escrituração eletrônica dos livros fiscais, possibilitando maior agilidade ao trabalho do contador, assim como maiores recursos para o gerenciamento das notas fiscais emitidas e recebidas.

A nota fiscal eletrônica, de acordo com o secretário de Fazenda, Gilvan Tavares, traz ainda como benefícios a eliminação dos erros de cálculo, preenchimento e registro de documentos de arrecadação. No site é possível encontrar informações adicionais sobre a nota fiscal eletrônica, a exemplo de como solicitar uma nota fiscal eletrônica, ter acesso ao sistema, emissão da nota e pagamento do ISS. No endereço eletrônico também é possível saber quantas NF-es foram emitidas até o momento e quanto prestadores de serviço já utilizam a nota fiscal eletrônica.

E com o objetivo de agilizar essa adesão à nota fiscal eletrônica, a Prefeitura de Ilhéus por meio do decreto de n° 041, de 25 de maio de 2009, instituiu um cronograma de adequação, iniciado em 1º de junho deste ano. A partir desta (01) novas categorias de serviços devem passar pela adequação. Até o fim do mês de outubro, devem procurar o setor de tributos no Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura Municipal, prestadores de serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agências franqueadas; courrier e congêneres;

Também fazem parte deste cronograma prestadores de serviços de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza; Serviços de medicina e assistência veterinária e congêneres; Serviços de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilância e congêneres e de diversões, lazer, entretenimento e congêneres. Toda a programação de adequação à NF-e, que segue até o mês de dezembro deste ano, pode ser visualizada no item “legislação” presente na parte de ‘Informações’ no site http://ilheus.emaiss.com.br/. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Conferência discute desenvolvimento e fortalecimento da cultura em Itabuna

“A cultura como mudança social”. Foi com este tema que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) promoveu, durante toda a quarta-feira, 30, no Centro de Cultura Adonias Filho, a I Conferência Municipal de Cultura, para discutir o setor nos seus múltiplos aspectos, além de definir propostas e estratégias para a implantação de uma política cultural em Itabuna.

“A cultura é um direito de todos porque incorpora o cidadão na sociedade e é um vetor do desenvolvimento sócio-econômico porque gera trabalho e renda e ainda promove o entretenimento”, reforça o presidente da FICC, Cyro de Mattos.

Aberta com a apresentação do coral de flauta do professor Carlos Oliveira e a execução do Hino Nacional, a conferência teve como primeiro tema a “Produção simbólica e diversidade cultural”, abordado pelo professor Ruy Póvoas, seguido de uma discussão sobre “Cultura, cidade e cidadania”, conduzida pelo professor Fernando Caldas. Ainda na parte da manhã, os professores Samuel Mattos e Mara Rute Lima falaram, respectivamente, sobre “Cultura e desenvolvimento sustentável” e “Cultura e economia criativa”. Em seguida, grupos se dividiram para a elaboração de propostas e estratégias de acordo com eixos temáticos.

Em pronunciamento na conferência, o prefeito Capitão Azevedo declarou que criatividade é palavra de ordem e, segundo ele, é o que sua equipe tem feito na administração municipal, que trabalha com poucos recursos. “Mas não falta disposição, coragem e o desejo de trabalhar por uma cidade melhor, inclusive, é claro, no setor cultural”. Azevedo destacou o trabalho do presidente da FICC, o escritor Cyro de Mattos, de “buscar alternativas em favor da nossa cultura”.

O encontro contou ainda com presença do secretário de Educação Gustavo Lisboa, o presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, o diretor de Projeto da Secretaria de Esporte, Paulo Roberto Rezende, o promotor público Eduardo Passos, além de artistas, estudantes e representantes da comunidade. Estiveram também presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola, o pró-reitor de Extensão da Uesc, Raimundo Bomfim, e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)