Prefeitos querem encontro de contas dos Municípios com INSS e Receita Federal

O Encontro Municipalista sobre Previdência encerrou no final da tarde de quarta-feira, 11.03, em Brasília, com a aprovação do Manifesto dos Prefeitos Brasileiros: O Impacto da Previdência nas Finanças Municipais, elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB). A Bahia esteve representado por uma delegação de prefeitos, liderados pelo presidente da UPB, Roberto Maia.


No documento, os prefeitos reivindicam um urgente encontro de contas entre os Municípios, por um lado, e a Receita Federal (RF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de outro lado, a fim de que sejam avaliados débitos e créditos de ambas as partes, com base na legislação em vigor. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o governo federal não vem respeitando a lei, a exemplo da Súmula Vinculante nº 8, editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De igual forma, o governo não realiza a compensação previdenciária dos Municípios referente à migração entre regimes (próprio e geral) e não indeniza os agentes políticos (prefeitos, vice-prefeitos, entre outros) pelo tempo que contribuíram sem necessidade.

O manifesto, aprovado por unanimidade pelos mais de 600 prefeitos presentes no Senado Federal, representa a síntese dos encaminhamentos do evento. Segundo o presidente da UPB, Roberto Maia, o evento objetivou buscar do governo federal soluções para as dívidas previdenciárias municipais. Entre os aspectos ressaltados no documento, ressaltam-se os seguintes: (a) o montante do endividamento municipal para com a previdência geral inviabiliza a gestão pública dos Municípios; e (b) os parcelamentos da dívida previdenciária municipal, embora pagos corretamente pelas prefeituras, demonstram que o endividamento apenas aumenta por força dos índices de correção, o que acaba por anular todo o pagamento já realizado pelos Municípios.

As reivindicações dos prefeitos contidas no Manifesto:

1) seja promovido um encontro de contas entre os Municípios e o Regime Geral de Previdência Social, estabelecendo-se um regramento específico para este, através de Comitê Gestor de Revisão da Dívida, assegurada neste a participação paritária com os Órgãos de Governo da Confederação Nacional de Municípios – CNM;

2) seja suspensa, até a realização do encontro de contas, os descontos automáticos ao FPM dos Municípios por conta dos parcelamentos das dívidas previdenciárias;

3) seja suspensa a exigência da CND, CPD-EN ou do CRP dos Municípios brasileiros para a realização de quaisquer celebração de acordos, convênios ou ajustes, contratos, financiamentos, avais e subvenções em geral, concessão de empréstimos e compensação previdenciária entre regimes até a efetiva realização do encontro de contas requerido;

4) todos os parcelamentos com o RGPS, realizados e a se realizar, sejam atualizados pela TJLP;

5) seja retirado, da Lei no. 11.196/05, o limite mínimo da parcela em 1,5% da RCL para os parcelamentos das dívidas com o RGPS;

6) sejam aprovadas as emendas propostas, pela CNM através dos parlamentares que a subescreveram, à MP 457/09.

Prefeituras têm autonomia para definir projeto pedagógico, mas podem pedir assessoria ao MEC

Que tipo de formação devem ter os professores que trabalham na educação infantil, que alimentos oferecer aos bebês na creche, como deve acontecer a adaptação da criança. Orientações para dúvidas como essas são oferecidas pelo Ministério da Educação aos municípios que construíram ou estão construindo creches com recursos do governo federal, através do Proinfância.


Para a coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria de Educação Básica, Rita Coelho, o Proinfância (programa de construção e reforma de creches) foi criado pelo governo federal para fortalecer a política de educação infantil nos municípios e apoiar a sua expansão. De 2007 a 2008, o Proinfância investiu na construção de 973 creches em 939 municípios e a meta de 2009 é construir 500 novas unidades.

Além de definir três tipos de projetos arquitetônicos para a construção de creches, o MEC orienta a aquisição do mobiliário e dos equipamentos, que devem ser certificados, para atender às particularidades da educação infantil. Segundo Rita Coelho, os municípios têm autonomia para construir o projeto pedagógico, mas também podem solicitar assessoria à Secretaria de Educação Básica (SEB) do ministério.

Rita Coelho explica que a educação infantil é uma etapa da educação básica, não um curso livre, tem que ter objetivos educacionais e necessita de planejamento. Nesse contexto, os professores devem saber que vivências precisam proporcionar à criança, em cada etapa da vida, para o seu pleno desenvolvimento. A educação infantil vai dos primeiros dias de vida aos cinco anos e 11 meses.

A coordenadora Rita Coelho diz que a proposta pedagógica deve levar em conta uma série de pontos, entre eles, a estrutura e a organização da escola de educação infantil, as rotinas e as atividades do cotidiano do aluno, a organização dos espaços de alimentação, repouso, lazer, banho. A formação de professores está determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB): ensino médio, na modalidade magistério ou pedagogia.

Atendimento – Em 2008, a Secretaria de Educação Básica realizou encontros em 23 pólos para atender pedidos de informações de municípios sobre a proposta pedagógica da educação infantil. As principais dúvidas diziam respeito à formação de professores, à alimentação das crianças e à autorização de funcionamento de creches e pré-escolas. Quando as dúvidas são comuns, a SEB faz orientação em grupo, mas os municípios também podem solicitar informações diretamente à coordenação de educação infantil da secretaria. (Fonte: Ministério da Educação).

I Seminário Baiano de Gestão em Saúde será realizado na UESC

O I Seminário Baiano de Gestão em Saúde será realizado na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, no auditório do Centro de Arte e Cultura, nos dias 26 e 27 de março. O evento terá como tema “otimizando a gestão para o desenvolvimento da saúde” e espera cerca de 400 pessoas, entre diretores de empreendimentos do setor, médicos, enfermeiros, gerentes, administradores, faturistas, auditores, recepcionistas, secretárias, coordenadores, docentes, discentes e demais profissionais da saúde.

O objetivo do I Seminário Baiano de Gestão em Saúde é a promoção de melhores práticas de gestão para o setor, unindo conhecimento do mercado e do meio acadêmico. A interação entre professores, pesquisadores, empresários e estudantes será o foco das atividades do evento, que abordarão a capacitação dos profissionais da saúde e a disseminação de conceitos de gestão do setor.
A palestra de abertura, “Avanços e Lacunas na Implantação da Gestão Plena na Bahia”, será apresentada pelo secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, às 19 horas do dia 26. No dia seguinte( 27), das 08h30min às 10hs., haverá a primeira mesa-redonda com o tema “Planejando os serviços de saúde”. Os sub-temas serão apresentados por: Cícero Andrade, “Planejamento Estratégico”; Antonio Vieira, secretário de Saúde de Itabuna, discorrerá sobre “Planejamento Municipal”; “Repensando a Saúde” será o tema de Oswaldo Viana (Camed); e “Nordeste Territorial e Linhas de Crédito” será explicado pelos representantes do Banco do Nordeste
Das 10h30min às 12h a segunda mesa-redonda “Tendências do faturamento” vai abordar informatização; padronizações; sistematização processos; e glosas e seus controles apresentadas por Tânia Condurú (Cassi) e Claudia Silva Borges (Bradesco Saúde)
À tarde, a partir das 14h, serão discutidos “Gestão dos planos de saúde” com dr. José Antero (UNIMED/Itabuna); “Cenário Atual, Preços Praticados na Bahia”, com dr. Paulo Sérgio (UNIMED-Ilhéus) seguidos pelos médicos Sônia Magnólia e Reinaldo Rocha que vão abordar a “Gestão Planserv”.Das 16h30min às 18hs será realizada a ultima mesa-redonda sobre “ Tabelas e suas aplicações” incluindo a “situação atual” “TUSS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar”,”CBHPM 5ª Edição”, “TISS – Troca de Informação em Saúde Suplementar” que serão discorridas pelos palestrantes: José Alberto Costa Muricy e Eucleciana de Oliveira Lima (Unidas), Oswaldo Viana (Camed).
O evento é promovido pela Associação dos Hospitais da Bahia (AHSEB), Cia Júnior Consultoria e TecnoJr (UESC) e tem o patrocínio da Universidade Estadual de Santa Cruz, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Banco do Nordeste, Plansul, Imuno System, Unitek Médico Científico e Clinicall. (Fonte: Ascom da Uesc).

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Guarda Municipal têm nova sede

Desde fevereiro que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Caculé está em funcionamento na Praça J.J SEABRA. O órgão está aberto ao público diariamente, de 07 h às 13 h. A nova sede veio para facilitar o apoio ao desenvolvimento agropecuário sustentável e a manutenção e preservação do meio ambiente.
O novo Secretário Municipal (e também Vice-prefeito), José Roberto Neves - Beto Maradona, que assumiu o cargo em janeiro de 2009, tem muitos planos para executar, “Meu objetivo é organizar a estrutura necessária para melhorarmos a atuação nesta área, buscando proporcionar melhoria econômica e qualidade de vida ao homem do campo, além de ampliar a atuação nas questões ambientais. Vou me dedicar exclusivamente a isto” destacou o Secretário. O mesmo local funcionará como apoio à Guarda Municipal e, para isso, esta sede estará em funcionamento em período integral. O telefone de contato da sede da Secretaria Municipal de Agricultura é 3455-2582. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé).

Curso gratuito de formação em Tecnologia da Informação oferece 400 vagas a estudantes da rede pública de ensino

Começa nesta segunda-feira (dia 16) e prossegue até a quinta-feira (20), as inscrições para o curso de formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI). Destinada a cerca de 400 jovens da rede pública de ensino, a iniciativa faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Serão 500 horas de aulas e os alunos que se destacarem têm boas chances de serem contratados por empresas de TI, como aconteceu com Felipe Nicoluzzi Bahia, que acaba de ser contratado pela CPM-Braxis, maior empresa nacional de TI.


O curso de formação em TI abriu para o estudante aplicado as portas de um mercado de trabalho que exige qualificação e bastante promissor. Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.

Esta primeira fase do programa contará com turmas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. As turmas serão formadas por estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública. As inscrições serão realizadas mediante um processo seletivo nas escolas credenciadas no período de 16 a 20 de março. As provas serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, em 4 de abril e o resultado divulgado no dia 8. As aulas começam em 27 de abril. Todas as informações e o acompanhamento do processo seletivo podem ser feito pelo site da Secretaria Estadual de Educação (Sec). As provas do processo de seleção testarão os candidatos em conhecimentos básicos em informática e lógica matemática.

Uma parceria com a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet) e a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação) vai facilitar o contato dos jovens com as empresas, que aproveitam a oportunidade para encontrar novos talentos em programação.
“O programa está focado em áreas que possuem muitas vagas em aberto no mercado baiano. Existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados nestes segmentos e que possuam conhecimento em inglês, por isso o programa também conta com aulas de inglês básico”, explicou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

O Proaj é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (Sec) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD). A turma piloto do programa já formou 80 alunos e 350 outros jovens estão em sala de aula desde 11 de fevereiro deste ano. (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).

Alagoinhas pode receber Atacadão em 2010

O prefeito Paulo Cezar recebeu na última quinta-feira, 12, a visita do consultor técnico do grupo Carrefour, Rubem Passos, que esteve em Alagoinhas para levar um relatório com dados, condições da cidade para a implantação de um mercado, modelo Atacadão. Rubem Passos informou que a direção do grupo, em São Paulo, o enviou após a solicitação do prefeito Paulo Cezar para a instalação de uma unidade na cidade.


“Eu tive a iniciativa de ligar para a direção do Carrefour porque eu tenho um compromisso de campanha que é a criação de emprego e renda. E este grupo tem uma política de dar oportunidade aos jovens do primeiro emprego”, disse o prefeito. O consultor disse que caso sejam aprovadas todas as condições para a implantação do Atacadão, a unidade deverá funcionar no próximo ano, com 350 empregos diretos, sendo que 300 serão destinados para os jovens do primeiro emprego.

Ele informou que a preferência é por um local distante do centro para que possa atender a várias localidades. O prefeito Paulo Cezar disse que Alagoinhas será contemplada com a duplicação da BR-101, o que, forçosamente, trará mais desenvolvimento para região. O prefeito recebeu um comunicado do diretor geral Roberto M. Müssnich e disse que no próximo encontro serão discutidos os incentivos. “O que posso assegurar é que nos comprometemos a ceder tudo que esteja dentro das nossa possibilidade”, disse o prefeito.

No encontro estiveram presentes vários secretários e empresários, como o presidente do Clube de Dirigentes Lojistas Renaldo Barreto. O Grupo Carrefour adquiriu o Atacadão, em 2007. Em seu plano de expansão, o Atacadão busca cidades com grande potencial para bons negócios. O diretor geral Roberto Müssnich, no comunicado, informa que a cidade de Alagoinhas é uma cidade com características de crescimento e estima o investimento da unidade em R$ 35 milhões. O projeto contempla ainda a implantação de um posto de combustíveis e farmácia.

O Atacadão possui 45 lojas de auto-serviço e quatro centros de distribuição, sendo direcionado para pequenos e médios comerciantes e população de baixa renda. A empresa possui mais de 17 mil funcionários. O Carrefour está presente em mais de 32 países com mais de 12 mil lojas, sendo a segunda maior empresa varejista do mundo, empregando mais de 500 mil pessoas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).

Bahia vai sediar congresso internacional de Software Livre

Foi lançado na última quinta-feira (dia 12), em Salvador, o Congresso Internacional de Software Livre, que vai acontecer entre os dias 28 e 29 de abril, no Campus do Cabula da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). A previsão dos organizadores é reunir cerca de 500 pessoas, entre gestores governamentais, diretores e técnicos em Tecnologia da Informação (TI), pesquisadores, desenvolvedores e usuários de tecnologia em Software Livre (SL, além de representantes de bancos, provedores de serviços de redes de comunicação e fornecedores de equipamentos. As inscrições poderão ser realizadas a partir do próximo dia 19 no www.networkeventos.com.br e terão o custo de R$ 100, com desconto para gestores governamentais.

De acordo com o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Torres Filho, os Softwares Livres devem ser encarados não apenas pela sua importância econômica, pois estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, mas também pelo foco da inclusão social. “No programa de inclusão digital do Governo da Bahia, por exemplo, são mais de sete mil máquinas que disponibilizam um pacote customizado de softwares livres para a população”, disse.
Como são programas de código aberto, que podem ser acessados, customizados e melhorados livremente, os softwares livres estão sendo muito utilizados pela indústria e grandes redes de varejo. Para o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Marcos Mazoni, outra vantagem é a autonomia tecnológica que o país vai ganhando desenvolvendo softwares de código aberto. “Estamos fomentando a criação de ambientes compartilhados e soluções de comunidades para fortalecer os SL, fornecendo inclusive soluções para a implantação de cidades digitais baseadas nas plataformas livres”, disse.
Um exemplo bem sucedido do uso deste tipo de ferramenta na esfera governamental é o programa de gerenciador de e-mails Expresso Livre. Segundo o Diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) , Elias de Oliveira Sampaio, o Expresso Livre já está sendo usado por 25 órgãos do governo estadual, gerenciando mais de 15 mil e-mails de funcionários públicos e representando uma economia considerável de recursos públicos. “Os SL são programas que exigem desenvolvimento constante. No Expresso Livre estamos desenvolvendo uma interface para celular, além de outras soluções”, completou.
Os SL costumam ser confundidos como programas gratuitos, que não geram negócios. Um dos participantes do lançamento do congresso, o empresário Carlos Senna, diretor executivo da international Syst destaca o fato de possuir uma equipe de 150 funcionários, a maioria com graduação em Ciência da Computação, e ter alcançado um faturamento de R$ 20 milhões nos últimos três anos trabalhando com soluções integradas baseadas em SL. “Nosso forte é a integração, pois trabalçhamos com desenvolvimento, customização, documentação e fornecemos todo o suporte para garantia da funcionalidade dos nossos produtos”. Senna destaca que se fosse trabalhar com a filosofia de softwares privados demoraria 20 anos para desenvolver produtos que com SL ele conseguiu fazer em três anos.
O Congresso Free Software Bahia 2009 está sendo promovido pela Network Eventos e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).

Agricultores garantem produção e renda em Ibicaraí com o PAA

O agricultor familiar de Ibicaraí vivia o dilema de plantar, colher e não saber encontraria comprador e mercado para a sua produção. A incerteza acabou com o lançamento, no município, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa dos governos federal e municipal vai movimentar mais de R$ 262 mil na economia local e gerar emprego e renda para os agricultores familiares já neste primeiro ano.

Banana, limão, polpa de frutas, mamão, hortaliças, ovos de galinha caipira, verdura e aipim serão alguns dos itens fornecidos pelos agricultores das associações rurais de Jacarandá e Feira Verde e do Assentamento Santana em Ibicaraí. O programa garante uma renda anual de R$ 3.500,00 por família. Os produtos adquiridos pela prefeitura e governo vão abastecer creches, escolas e instituições assistenciais cadastradas do município.
“Eu tenho cinco mil pés de banana plantados na minha rocinha. Se não tivesse esse programa, eu ia vender a quem?”, questiona José Ivan Alves dos Santos. O agricultor familiar tem uma área de 12 hectares no Assentamento Santana, onde outros 19 agricultores também foram cadastrados no PAA.
Além da certeza de que terá a quem vender, observa, vai conseguir um preço justo pelos seus produtos. Osaná Nascimento é um dos beneficiados pelo programa. Ele cita o exemplo do leite, que já comercializa para o governo abastecer creches e escolas incluídas no Programa Fome Zero. “A gente recebe R$ 0,45 do laticínio, por litro de leite. O governo paga R$ 0,60, que é um preço justo e dá condição pra gente trabalhar e sustentar a família”.
A geração de emprego e renda é um dos aspectos do PAA ressaltados pelo prefeito Lenildo Santana. Segundo ele, o programa cria as condições necessárias para o homem do campo sustentar a família, ter renda e qualidade de vida e se fixar no meio rural. O programa está sendo implantado no município 40 dias após os primeiros encontros e discussões com agricultores, associações e as demais esferas de governo.
“Este programa garante uma vida melhor a quem está no campo e sempre viveu à margem, os agricultores familiares, e assegura absorção de mão-de-obra e renda para o homem do campo. Essa é a diferença estabelecida pelos governos Lula e Wagner e que agora chega a Ibicaraí”, diz Lenildo.
Lançamento - O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi lançado nesta quarta-feira, 11, pelo prefeito Lenildo Santana e Franklin Gomes, assessor da superintendência baiana da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no plenário da Câmara Municipal. A solenidade ainda teve a participação do prefeito de Itaju do Colônia, Padre Ednaldo, do vice-prefeito de Coaraci, Sérgio Fraife, e de secretários municipais e de vereadores.
O lançamento também atraiu centenas de agricultores familiares e emocionou pela homenagem prestada a Arlindo Ambrósio Mateus, que foi vereador de Ibicaraí por cinco mandatos e fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Ambrósio, que faleceu em 1996, dará nome à Casa do Agricultor, um espaço que será utilizado como ponto de apoio para os agricultores cadastrados no PAA.
“É uma grande homenagem ao meu pai, um batalhador e exemplo para todos nós”, disse Kerginaldo Mateus, um dos sete filhos do político e líder sindical. Lenildo também elogiou o trabalho de “formiguinha” do consultor de projetos Soares Neto. O assessor jurídico da Conab, Franklin Gomes, elogiou a agilidade do município e disse que o PAA é uma das revoluções do Fome Zero, implantado pelo presidente Lula. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).

Camaçari faz caminhada contra a dengue

Camaçari realiza, nesta quarta-feira (18/03), às 15h, uma grande caminhada de combate ao mosquito Aedes Aegipty. A passeata sai da praça dos 46 e segue até a praça Abrantes. A atividade, que ainda inclui distribuição de panfletos no Centro, faz parte do Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue instituída, recentemente, no Município. A Bamuca participa do evento.

Palestras em escolas e a intensificação da limpeza pública em alguns bairros como Verdes Horizontes, Phoc 3 e Novo Horizonte, também acontecem durante o dia. Participam das manifestações secretários municipais, agentes comunitários e de endemias e população.
O evento tem como objetivo dar continuidade as inúmeras campanhas adotadas pela Secretaria de Saúde (Sesau), além de conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas de combate ao Aedes Aegipty.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) distribui capas para tonéis, e aplica produtos que ajudam a combater a proliferação do mosquito. São parceiros da Sesau, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), a Secretaria de Educação e Bamuca. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).