Caculé se prepara para comemorar o São João

O clima já mudou, a ansiedade aumenta, as expectativas são sempre maiores... Todos, curiosos, esperam pela comemoração mais esperada do ano. Diante disso, é inevitável, a rotina da cidade se transforma em função da preparação do Arraiá de Caculé, festa referência na região. O empenho de vários profissionais tem como objetivo o sucesso da festa e a satisfação dos participantes. É esperado um público de 60 mil pessoas, que farão parte desta manifestação, numa integração total de pessoas, alegria, cultura e muita curtição.

O Arraiá de Caculé acontecerá de 20 a 22 de junho e vem com muitas atrações legais. Dentre as bandas confirmadas, estão: Athaíde e Alexandre, Filomena Bagaceira, Dedim Gouveia, Trio Sabiá, Vera Cruz, Tropa de Xote, além dos artistas locais, que fazem a alegria durante todo o ano, e não poderiam faltar no Arraiá: Banda Sonata, Tempero da Bahia e Feras da Bahia. É bom ir se preparando também para os forrós de camisa que animarão as tardes do São João: o Forró do Bacurau (com Simone Sampaio e Valdonys) e Forró do Bola.
A decoração da cidade também causa muita expectativa, já que ruas e praças ganham uma arquitetura especial, que a cada ano se diferencia. A artista plástica responsável, Neide Chaves, adianta que a ornamentação deste ano se voltará para as vivências do homem do campo, “esta é uma forma de valorizar aquele que nos trouxe essa maravilhosa tradição. Trabalhamos muito também com a reciclagem, como forma de incentivar e aprender a utilizar esta prática.” Destacou Neide. A Vila Junina continuará sendo montada na Praça Deoclides Cardoso (Praça do Mercado), onde acontecerá a festa.
O Arraiá da Educação também já está com encontro marcado, será nos dias 09 e 10 de junho, na Quadra de Esporte Antônio Fróes. Este Arraiá é um espaço especial destinado às manifestações culturais das escolas do município, um momento de muita cultura e brilhantismos: cada escola dá o seu show, com a exibição de quadrilhas, de estilos variados, além de muitas brincadeiras como pau-de-sebo, corrida no saco, ovo na colher, pau-de-fita, tudo com muito forró, xote, fogueira, fogos e comidas típicas. Um grande encontro realizado com muito empenho pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a comunidade escolar.
Caculé entra no clima do forró já no mês de maio, com o Forró dos Bairros, a cada fim de semana, o arrasta-pé esquenta o friozinho e o público ainda prestigia as belas apresentações das tradicionais quadrilhas. A festa junina é, sem dúvidas, a maior manifestação da cultural popular do nordeste, que ganha destaque nacional, e até internacional. A realização e o incentivo desta manifestação colaboram para manter acesa a efervescência cultural. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)

Mercado do peixe é inaugurado em Santo Amaro

A população de Santo Amaro foi beneficiada mais uma vez, com a inauguração do Mercado do Peixe na última quarta-feira (27). Abandonado há mais de oito anos, a administração atual recuperou em tempo recorde de dezesseis dias (maio). Agora mais higienizado, atende os compradores que lá vão efetuar suas compras com maior garantia para a saúde pública.

O mercado reformado conta com 8 boxes com dimensão para dois vendedores em cada, revestidos em azuleijos branco, diversos lavatórios, balcões para tratamento do pescado produzido na região e após a limpeza do produto é colocado à venda.
Segundo o secretário de Obras Roque, no local foi retirado várias caçambas de lixo, impurezas e foi difícil encontrar pessoas para enfrentar a empreitada. O prefeito Ricardo Machado, em seu pronunciamento afirmou que as obras que estão sendo realizadas e reinaguradas são de grande importância para a população e fez um balanço de sua administração dentro desses cento e vinte dias de mandato. Estiveram presentes, além do prefeito Ricardo Machado (PSC), secretários, vereadores, vereador Pedrinho de Camaçari, lideranças políticas e a população em especial os membros da colônia de pescadores. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Amaro).

Alagoinhas tem propostas relevantes para Conferência Nacional Racial

Com reivindicações nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda, quilombolas, matrizes africanas, racismo, comunicação, juventude, segurança pública, justiça, cidadania e direitos humanos, a delegação de Alagoinhas estará participando da Conferência Nacional de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, que acontece de 25 a 28 de junho em Brasília.

Depois de uma atuação marcante na Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o grupo de Alagoinhas, que fez parte de um território composto por 11 municípios, foi convidado a fazer parte da delegação baiana para conferência nacional, disputando 11 vagas com 79 municípios de 16 territórios participantes. Alagoinhas será representada pela secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, e mais quatro integrantes.
A conferência estadual, realizada em Salvador, abordou oito grupos de trabalho, e a delegação local foi um dos destaques do evento, com participação em assuntos relevantes. Antes foi realizada a II Conferência Regional, dia 23 de abril, na Câmara Municipal de Alagoinhas, evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Semas. Participaram do evento os municípios de Aramari, Água Fria, Nova Soure, Acajutiba, Conde, Irará, Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Oriçangas, Aporá e Pojuca. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).

Crianças e jovens desfilam pela tradição da Festa do Divino

Pela primeira vez nos 131 anos da Festa do Divino, um programa social do governo sai às ruas para mostrar que para manter viva a tradição precisa incentivar desde criança. Terça feira pela manhã as ruas do centro comercial e do circuito da festa, receberam um colorido diferente, um som contagiante e o brilho levado pelas crianças e jovens integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na caminhada simbolizando a festa do padroeiro de Poções, Divino Espírito Santo.


Nesta caminhada os alunos assistidos pelo programa que é o espelho social do Governo Juventude em Ação, mostrou a competência e dedicação da primeira dama e Secretaria de Ação Social, Mariana Rodrigues de Carvalho, que com a qualidade da equipe de trabalho, criou e executou a idéia de mostrar a importância de manter vivas as tradições do município e a Festa do Divino de 2009 tem um diferencial, leva à comunidade tudo que foi feito pelos monitores e coordenadores do PETI.

A caminhada foi dividida em alas: crianças com bandeiras e cavalos de pau, é a Chegada das Bandeiras; simbolizando o Mastro as crianças levaram uma réplica da existente na igrejinha; lindo e emocionante estava o Andor do Divino, até a Pombinha estava lá; a alvorada foi representada por fogos que eram tocados durante o trajeto e o Terno de Reis tocava e cantava para todos. Tudo bem organizado mesmo com um sol da manhã na temperatura de 25 graus.

Bem à vontade no meio das crianças que não deixava só na caminhada, Mariana Rodrigues, emocionada e elogiada pelos pais dos alunos, devolvia com gestos de agradecimento e repetiu por varias vezes às pessoas no trajeto “quem agradece sou eu e o governo municipal pela confiança de vocês em nosso trabalho, pois fazer o social é importante para alcançar a nossa meta”, dizia sempre Mariana.

O Coordenador do PETI, Erisvaldo Santos Pereira (Helinho) responsável pela organização da caminhada, disse ao final do evento “manter viva a tradição de uma festa começa na criança e com a ajuda do jovem, o objetivo foi alcançado, mas nada disso seria possível sem os alunos, a secretária Mariana, os monitores, os parceiros do programa e o prefeito Luciano Mascarenhas, juntos abraçaram a causa de erradicar o trabalho infantil no município. “Transmitimos aqui no PETI não só a educação e os valores familiares, mas os princípios da cidadania, disciplina, organização e amor a si e ao próximo como ser humano”, afirmou Helinho.

O PETI atende crianças de 7 a 15 anos, recebem educação, orientação familiar e formação de cidadania. Segundo Helinho o convívio dos alunos com os monitores fortalece cada vez mais o aprendizado para encontrarem o lazer nas atividades desenvolvidas para quase 250 alunos.

O trabalho do PETI pode ser conhecido de perto pela sociedade nas visitas que as pessoas podem fazer a unidade e ajudar neste trabalho tão importante que é tirar as crianças das ruas e do trabalho infantil, claro que a equipe da ação social tem neste inicio de governo se esforçado para atender as necessidades do programa e a comunidade pode ajudar e muito neste projeto. Durante a caminhada, os alunos todos fardados com material fornecido pelo governo municipal, que incluiu tens, meias, shorts e camisas, um gasto louvável para os alunos que eram desassistidos no governo passado e hoje é tratado como ser humano. O prefeito Luciano Mascarenhas vem olhando para todos os programas sociais elaborados pela primeira dama e sua equipe.

Estiveram também presentes à caminhada a Assistente Social Ana Lucia Macêdo acompanhada da mãe do prefeito Luciano, Rita Mascarenhas. Durante o evento sentiram de perto a alegria e satisfação dos pais de presenciarem seus filhos em um desfile tão importante para a sua formação de homens e mulheres cidadãs. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).

Pojuca adere ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”

A prefeita de Pojuca, Gerusa Laudano, assinou na última sexta-feira (29) o termo de adesão da cidade ao Programa Habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal. Serão construídas 500 casas no valor médio de R$48 mil, que beneficiarão famílias com renda de até três salários mínimos. A distribuição de senhas acontecerá nesta segunda-feira (1º), das 08h às 17h, no Departamento Municipal de Desenvolvimento Social. As inscrições terão início na terça-feira (02), no mesmo local.


Para a concessão das casas, serão priorizadas as famílias com idosos ou pessoas com deficiência que morem no município e que tenham mulheres como chefes de família. Já os candidatos que possuem algum imóvel financiado por outro programa habitacional não poderão participar do projeto. As famílias contempladas pagarão, por dez anos, parcelas de R$50,00 ou 10% da renda familiar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Pojuca).

Prefeitura de Jacobina vai inaugurar novo Centro Administrativo hoje

A prefeita de Jacobina, Valdice Castro definiu a data para a inauguração do Centro Administrativo do município. A inauguração será hoje, dia 02 de Junho, terça-feira, às 18h00. No local estará funcionando as Secretarias de Agricultura, Planejamento, Assistência Social, Planejamento, Saúde, Clínica de Fisioterapia e Cerest-Centro de Saúde do Trabalhador. O prédio fica na Rua Senador Pedro Lago, vizinho à Caixa Econômica Federal.


Procissão do Divino – No último domingo (31) aconteceu a procissão em louvor ao Divino Espírito Santo, promovida pela Paróquia de Santo Antônio. Mais de duas mil pessoas participaram do evento. A prefeita de Jacobina, Valdice Castro, secretários e assessores participaram da caminhada que partiu do Alto das Missões, percorreu várias ruas da cidade e terminou com missa na Igreja Matriz. A igreja ficou pequena para acomodar o grande números de fieis.

Projeto aprovado - O fundo de Cultura do Estado aprovou a realização do Projeto "É dia de feira: Um olhar sobre a feira livre de Jacobina, na década de 70" de autoria de Jorge Ney Valois Rios Filho, a ser promovido em Salvador, de 01 a 29 de Junho. O valor é de pouco mais de R$ 2,800. O acordo foi assinado na última sexta-feira, 29 e publicado no DOE de sábado, 30. Não foi esclarecido que tipo de projeto foi aprovado.

Cooperativa - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Jacobina, promoveu mais uma reunião com catadores de Ouricuri do povoado do Paraíso. Na reunião, que teve a participação da prefeita Valdice Castro, do Secretário de Agricultura Glériston Macedo, do Chefe de Gabinete Manuella Brandão, do Coordenador de Desenvolvimento Rural, Marcos Paulo, vereador Clériston Alves, lideranças e mais de cem pessoas da zona rural do povoado, a comunidade decidiu que vai aderir à criação da Cooperativa de Catadores e Produtores de Óleo de Ouricuri. O próximo passo agora será conversar, em reunião a ser agendada com os proprietários das terras onde existe o produto, para que estes aceitem também a idéia e passem a facilitar a apanha do fruto, não criando embaraços ao livre trânsito dos catadores. Na sua fala, a prefeita Valdice disse “Estou aqui para dizer a vocês que estamos juntos nessa luta para gerar empregos e renda para nossa comunidade do Paraíso. Foi um compromisso meu de campanha, e como vocês estão acompanhando desde o início do nosso mandato, o Secretário Glériston e sua equipe já vieram aqui várias vezes, trazendo a proposta, mostrando a viabilidade do projeto e agora só depende de vocês. Nossa vontade é a de ver a produção começar logo, e não vamos medir esforços para que isso aconteça" disse. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jacobina)

Educação de Itabuna leva show ambiental para Centro de Cultura

Num momento em que tanto se discute a questão ambiental, a Secretaria da Educação de Itabuna não poderia ficar de fora. Por isso promoverá, na próxima quinta-feira, dia 4, a partir das 9 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, o espetáculo intitulado “Eco Musical - show musical de educação ambiental”, do produtor Zenrique e Banda Verde.


Esta já é a terceira vez consecutiva que a Secretaria da Educação promove o evento, direcionado aos alunos da rede municipal de ensino, para marcar as comemorações do dia mundial do meio ambiente, que transcorre no dia 5 de junho. Segundo explicou o produtor Zenrique, o projeto é um show musical de uma hora e meia de duração com composições de autores brasileiros, a exemplo de Guilherme Arantes, Vital Farias, Jatobá, Gilberto Gil entre outros, com participação de artistas regionais.

“Usamos a natureza como temática, com imagens ilustrativas sobre os ecosistemas mundiais e os biomas brasileiros e servirá como um momento de reflexão sobre a atual conjuntura do nosso planeta”, justificou Zenrique. Ele destacou questões como poluição dos rios, desmatamento do Amazonas e da Mata Atlântica, aquecimento global, derretimento das calotas polares e o buraco na camada de ozônio. Fenômenos que segundo lembra, têm provocado grandes catástrofes em todo o planeta e preocupando autoridades mundiais.

A Banda Verde, fundada há 15 anos, tem a direção musical do guitarrista Emerson Mozart, Silvio Romero (também guitarrista), Júnior Coco, (contra baixista), Ricardo, (bateria) e Carlos Penza no piano elétrico. O cantor e compositor Zenrique já tem três CDs gravados ao longo de 30 anos de carreira e todos abordam o meio ambiente como tema central. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Camaçari realiza encontro nacional de saúde

Camaçari sedia nesta sexta-feira (05/06), o 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica. O Município foi escolhido pelo Ministério da Saúde em virtude da implantação da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), que funciona no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar). O encontro acontece no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, das 8 às 17h. O objetivo é discutir os projetos e experiências desenvolvidas no país. Ao final do evento, os participantes avaliam e aprovam o Manual de Atenção Básica em Doença Falciforme. O documento servirá de parâmetro para todas as regiões.


A cerimônia de abertura contará com as presenças de representantes do Ministério da Saúde, a exemplo da coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Joice Aragão, além de autoridades municipais e estaduais. O 1° Encontro Nacional é uma realização da Secretaria da Saúde (Sesau), com o apoio do Ministério, governo do Estado e Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme (ACAPDF).

UNIFAL - A Unifal é a primeira estrutura de apoio às pessoas com anemia falciforme instalada no Nordeste. Cerca de 300 pessoas são atendidas no local, que conta com uma equipe multiprofissional formada por hematologista, assistente social, estagiários de biologia, farmacêutico e dentista. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade funciona na rua da Rodoviária, Centro.

O programa municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme ainda prevê a capacitação continuada de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. Os cursos devem acontecer a partir de agosto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Sedea comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Sedea, vai realizar nos dias 3 e 4 de junho, a partir das 18 horas, o Encontro de Meio Ambiente, EMA, com o tema “Buscando Soluções Ambientais”, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, de 30 de maio a 05 de junho. O objetivo do evento é mostrar para a sociedade os problemas ambientais existentes no município de Alagoinhas, através da conscientização e da participação de todas as camadas da sociedade como agentes visualizadores e colaboradores da natureza.


O secretário Rannyery Miranda, da Sedea, informa que a cada dia vem aumentando os problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer recursos naturais, as condições de sobrevivência e de ameaçar a existência de várias espécies, inclusive a humana. “Preservar os animais e as plantas é uma tarefa que deve ser executada com a participação de todos”, salientou o secretário. O Encontro do Meio Ambiente será realizado no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, localizado na Rua Maria Feijó, Centro, e vão ser abordados os seguintes temas: Poluição Sonora – Um dos maiores males dos centros urbanos; Gestão dos recursos hídricos no município de Alagoinhas; Gestão integrada de resíduos sólidos; Importância da averbação de áreas de reserva legal e Licenciamento Ambiental, uma solução para gestão ambiental municipal.

Os interessados podem efetuar inscrições na própria Sedea, na Rua Sóror Joana Angélica, das 8 às 13 horas, ou também no local que o evento vai ser realizado, durante a programação do evento. Na abertura, haverá uma palestra; no segundo dia serão duas palestras seguidas de debate público. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)

Secretaria de Assistência Social promove festa da família do Peti

A prefeitura de Jacobina, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu na tarde da última sexta-feira (29) no Ginásio de Esportes Paulo dos Santos Gomes, a Festa da Família do Peti-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Mais de uma centena de pessoas entre familiares e alunos participaram do encontro. O evento contou com a presença da prefeita Valdice Castro, da Secretária Tereza Martins e das equipes do Peti das diversas unidades da sede do município.

Muita música, distribuição de brindes e lanches para as crianças e mães, fez parte das atividades da tarde desta sexta-feira.
A professora Katatau promoveu atividades de ginástica com as mães e as brincadeiras com as crianças, conduzidas pelas coordenadoras e monitoras do programa, prendeu a atenção de todos até as 18h00. Segundo Tereza Martins, a idéia é estender estas atividades por todo o município onde há unidades do PET em funcionamento. Com isso a ela quer estabelecer uma maior participação das famílias e traze-las mais para perto da secretaria, restabelecendo a confiança da comunidade no programa, a qual foi perdida na administração passada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jacobina)

Semana do Trânsito de Ilhéus terá ações voltadas para educação em escolas

Com o objetivo de focar a educação do trânsito aos alunos de escolas das redes públicas e privada de Ilhéus, a secretaria municipal de Serviços Públicos, Transportes e Trânsito inicia na terça-feira (2), a partir das 14 horas, no Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME-centro) ações voltadas a estudantes do curso fundamental. Integrada à Semana Nacional do Trânsito que acontece em setembro, o município antecipa os trabalhos com a realização de palestras, distribuição de folhetos explicativos e kits feitos por técnicos da Coordenação de Educação no Trânsito da Prefeitura.

O coordenador do setor, Valério Bonfim, explica que de início as ações serão centralizadas no IME-centro “porque é um dos maiores da rede municipal que conta com seis turmas de 5ª série; cinco turmas de 6ª série; e quatro turmas de 7ª e 8ª séries, respectivamente, com uma média de 50 crianças e adolescentes em cada sala”. Cada unidade escolar recebeu kits de material enviado Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com seis livros que contam historias didáticas com noções básicas sobre o trânsito e dois CDs com jogos interativos.
Com o intuito de ampliar essas ações no âmbito municipal técnicos da Coordenação de Educação no Trânsito agendaram para segunda-feira (1) reuniões com o diretor da Direc-6, Edinei Mendonça e com representantes de escolas da rede privada de Ilhéus para levar a proposta é levar a mesma ação para alunos desses segmentos. “O cronograma é elaborado de acordo com a necessidade de cada escola. E por isso, seus diretores devem entrar em contato com a Coordenação de Educação no Trânsito da Prefeitura, através dos telefones 2101-6464 e 2101-6466, ou pelo endereço eletrônico setransilheus@gmail.com para agendar as visitas”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

GAC discute ações do governo durante os primeiros 150 dias

O secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, apresentou um painel panorâmico da administração do prefeito Azevedo, que tem sido marcado pela constante superação de dificuldades, na reunião semanal do Grupo de Ação Comunitária (GAC), entidade que reúne 48 instituições da sociedade civil organizada, quinta-feira, 28. Ele fez um relato das atividades e programas realizados nos primeiros 150 dias de governo, num momento de crise econômica.

Gilson destacou a preocupação do prefeito com a implantação de um modelo de gestão transparente, e citou como exemplos inovadores os procedimentos adotados para as licitações e compras, os investimentos no desenvolvimento operacional, na segurança patrimonial, na gestão de estoques, no controle de pessoal, que foi objeto de um trabalho de recadastramento e do próprio esforço de valorização dos profissionais, o que se reflete na motivação do servidor.
O titular da Administração disse ainda que a gestão é inteiramente aberta por determinação do prefeito Azevedo. Como o GAC é um grupo respeitado, integrado por representantes da sociedade civil. Por isso, essa troca de informações e a análise das ações da administração vai ajudar a melhorar a vida dos itabunenses, através de sugestões e idéias.
A transparência é destaque na administração. “Não temos nada a esconder, e por isso estamos no GAC, mostrando a cara da administração e ficamos felizes ao receber o apoio de todos os membros, que aprovaram as medidas adotadas pelo prefeito Azevedo”, argumentou Gilson Nascimento, que também defende um diálogo franco e permanente com os diversos setores da comunidade.
O coordenador do GAC, Oduvaldo Carvalho, disse que a entidade está satisfeita com o diálogo com o governo, porque viu boa vontade e a transparência nos atos da administração municipal. “Estamos torcendo para que esta equipe do governo Azevedo dê certo. Porque se der certo a cidade, com certeza, será melhor para todos, independente em quem votou. Hoje, o governo é Azevedo e por isso, acreditamos que será bom para nossa cidade e para toda população “.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).