Governo quer ampliar número de municípios beneficiados pelo CrediBahia

Nesta sexta-feira (20), das 14h às 17h30, o auditório do Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai receber prefeitos, ou seus representantes legais indicados, dos 29 municípios convidados para implantarem postos de atendimento do Programa CrediBahia. Durante o encontro, técnicos da Setre vão apresentar o Programa, explicando aos novos gestores as providências e procedimentos necessários à implantação das unidades de atendimento nos municípios. Após essa reunião, as prefeituras terão até o dia 27 deste mês para enviar os nomes dos funcionários que serão capacitados pelo Sebrae, em Salvador, em agentes de crédito. Esse curso operacional será realizado no período de 31 de março a 07 de abril.


A assinatura do Termo de Adesão ao Convênio do Programa do CrediBahia acontece em solenidade marcada para o dia 4 de abril, das 14h30 às 17h30, na Setre. O CrediBahia é o programa de microcrédito do Governo do Estado, operacionalizado pela Setre e Desenbahia, em parceria com o Sebrae e as Prefeituras. Em todo o estado, são 153 postos do CrediBahia em funcionamento em 152 municípios.

O programa dá acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada a micro e pequenos empreendedores, com juros abaixo do mercado, estimulando, assim, a geração de ocupação e renda. “Em momentos de crise como o que estamos vivendo, o CrediBahia se apresenta como alternativa para enfrentar o desemprego, gerando renda para muitas famílias”, observa o secretário de Trabalho, Nilton Vasconcelos. (Fonte: Ascom Setre).

Prefeito Euvaldo Rosa faz solicitações ao Secretário de Agricultura do Estado


O prefeito Euvaldo Rosa esteve na última quarta-feira, 18, em Salvador, na Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma acompanhado do vice-prefeito Joanito Barbosa; do Presidente da Câmara, Délcio Mascarenhas e do Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comérico e Meio Ambiente, Edson Diniz. Em pauta, o prefeito tratou diversos assuntos e fez algumas solicitações para o Secretário de Agricultura, Roberto Muniz, entre elas:
Participação, apoio e presença na 5a Expomandioca evento que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio; Reforma e higienização das casas de farinha localizadas nas comunidades da Vila Bonfim e Mina do Sapé, Zonas Rurais; Apoio na incrementação da produção da merenda escolar; Instalação de mini fecularias na Boa Vista, Zona Rural; Projeto de Desenvolvimento da Cacauicultura, programa Mata Verde, doação de cinqüenta mil mudas de cacau; Padronização das barracas do setor de produtos da agricultura familiar da feira livre; Oitenta moradias pelo projeto caprichando na morada em parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais / SEAGRI E SEDUR.

O Secretário Roberto Muniz se comprometeu a analisar todas as solicitações e dentro do possível ajudar o município de Santo Antônio de Jesus. “A princípio, vou realizar a liberação de máquinas para o município, vamos ser parceiros de Santo Antonio de Jesus, que tem um bom prefeito, e quando se tem um prefeito comprometido com o desenvolvimento fica mais fácil ajudar”, concluiu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus).

Governador Jaques Wagner visita Alagoinhas sábado

O governador Jaques Wagner estará em Alagoinhas na manhã deste sábado, 21, para a inauguração do Frigoalas – um dos maiores frigoríficos do estado -, e também para fazer uma visita ao prefeito Paulo Cezar. A confirmação foi feita pelo assessor especial do governador, Noé Rodrigues, adiantando que a chegada sera às nove horas, seguindo logo após para o frigorífico, onde Jaques Wagner dará uma entrevista coletiva e fará um pronunciamento, havendo a expectativa de que sejam anunciadas novidades para a cidade de Alagoinhas.


Alguns especulam que o governador confirmará a duplicação da entrada da cidade, na Avenida Juracy Magalhães, e serviços de macrodrenagem no bairro Silva Jardim, onde os moradores sofrem com os constantes alagamentos. O prefeito Paulo Cezar está ansioso pelo encontro, para agradecer o apoio que o governador Jaques Wagner vem dando à sua gestão: apoiando o Alafolia, através da Secretaria da Turismo e da Bahiatursa, e em recursos para a Central de Abastecimento, pela Conder.

Paulo Cezar visitou o governador no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, em fevereiro, quando fez reivindicações para Alagoinhas. “O governador Jaques Wagner sempre se mostrou solícito conosco. Ele disse que é o governador de toda a Bahia e uma cidade como Alagoinhas jamais poderia ficar de fora dos projetos do governo estadual”, afirmou o prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).

Complexo promove inclusão social em Camaçari


Foi com a missão de promover a inclusão social e a cidadania em Camaçari, que foi inaugurada, em 22 de março de 2007, a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Apesar de ainda ser muito jovem, com quase dois anos, a instituição conseguiu dar passos largos na busca do desenvolvimento social através da educação, arte, cultura e esporte.

O trabalho social é desenvolvido através da promoção de cursos, capacitações, oficinas, atividades artísticas e culturais, e rendeu, inclusive, o prêmio Top Social Nacional 2008, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) como reconhecimento pelo papel da instituição no Município. O Top Social Nacional premiou 26 organizações de todo o país e a Cidade do Saber foi a única do norte-nordeste contemplada.
Desde que entrou em funcionamento, 130 mil pessoas passaram pelo complexo, seja através dos cursos e oficinas ou da participação em espetáculos, exposições, workshops, seminários e atendimento nos espaços permanentes como a gibiteca (conta com acervo de gibis), brinquedoteca e lan house. Até o momento, aproximadamente, 15 mil pessoas foram beneficiadas por algum dos 36 cursos regulares oferecidos na área de educação, arte, cultura, esportiva e de promoção à saúde.
Por acreditar no trabalho desenvolvido pela Cidade do Saber, algumas empresas firmaram convênios de parceria com a instituição, dentre elas, o complexo hoteleiro Sol Meliá, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), a Petrobras, a Braskem, Tigre, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Biblioteca Nacional e a Fundação Odebrecht.
Pela grandiosidade das ações desenvolvidas no espaço, tido como um dos maiores centros de inclusão social da América Latina, a Cidade do Saber despertou o interesse da equatoriana Carla Guerron, PHD, doutora em Antropologia pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos. Ela esteve em Camaçari no ano passado para realizar um estudo etnográfico no qual pesquisa a influência que a instituição exerce na vida dos moradores da cidade. Na ocasião, Carla Guerron observou que nem nos Estados Unidos existe um lugar como a Cidade do Saber.
ESTRUTURA - Graças à qualidade da estrutura, o complexo sediou grandes eventos, como o Festival Internacional de Teatro (FIAC), o Encontro Nacional de Dança – Ballace; o Fórum Nacional de Defesa Civil, o Campeonato Baiano de Boxe.
O complexo de inclusão social também atraiu personalidades políticas, sociais, artísticas e do esporte, como os teólogos e intelectuais, Frei Beto e Leonardo Boff, os embaixadores do Congo e da Nigéria e representantes da ONU e da Microsoft, o cantor Daniel e o músico Arthur Moreira Lima, o ator Wagner Moura, os jogadores de vôlei, Giovane Gáveo, Virna, Marcelo Negrão e a ginasta da Seleção Brasileira, Marcela Menezes.
Instalada no centro da cidade, a instituição conta com uma moderna e completa estrutura instalada em um terreno de 22 mil metros quadrados, sendo 9,5 mil metros quadrados de área construída. No espaço, funciona um verdadeiro complexo educacional, cultural e esportivo com toda a infra-estrutura necessária para oferecer um ótimo atendimento à comunidade.
São 28 salas de formação, 13 salas de aula, quatro auditórios, biblioteca, gibiteca brinquedoteca, videoteca, auditório de teleconferência, duas salas de informática, duas lan houses, teatro para 567 pessoas, três piscinas (duas infantis e uma adulta semi-olímpica), ginásio de esportes com dimensões oficiais e cafeteira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Infra estrutura prepara operação tapa buracos

Com o fim do período de chuvas e atendendo vários requerimentos dos vereadores, Nelson Machado Correia (PMDB) e Joaquim Alves Moreno (DEM), o Secretário Jorge Luiz Santos Lemos (Infra Estrutura e Serviços Urbanos), elaborou um cronograma para a realização de uma operação tapa buracos nas Ruas de Chão nos diversos bairros da cidade de . Segundo Jorge Luiz, o trabalho consiste em colocação de cascalho, drenagem, roçagem e patrolamento. A demora do serviço se deu em questão de qualidade e durabilidade, itens recomendados pelo prefeito Luciano Mascarenhas. “o dinheiro a ser gasto e aplicado com responsabilidade, resulta acima de tudo um serviço perfeito”, disse o Secretário.


O Secretário Jorge Luiz, explicou que foi feito um contrato com a Locar na vigência do decreto de emergência pela situação que se encontrava a cidade na estrutura de limpeza, e, a empresa começou a fazer este trabalho, “sabemos que não é brincadeira, tem algumas reclamações, o povo sabe que estamos aqui para somar e peço a comunidade que venha a secretaria e faça a sua denúncia, não só da limpeza como também a iluminação, esgoto e outros serviços. Estamos trabalhando para recuperar a cidade em todos os sentidos e a Locar, veio para nos ajudar e é um trabalho temporário. Dependendo dos estudos que estão sendo elaborados, a Locar pode continuar ou não, e se continuar terá de vencer a licitação. O prefeito Luciano Mascarenhas está analisando com seu secretariado para decidir se continua o serviço terceirizado ou não”, afirmou Jorge Luiz.

Analisado bem, nos mais de setenta e cinco dias de governo, a Locar vem fazendo o trabalho com qualidade e responsabilidade. A cidade estava suja e precisa de tempo para organizar tudo. A estrutura de Poções não foi planejada e muitos problemas estruturais existem em todos os bairros: casas construídas irregularmente, invasão de terrenos e ruas mal planejadas, esta é a realidade.

Hoje a rede de esgoto é o maior problema da Secretaria de Infra Estrutura e Serviços Urbanos. E Jorge Luiz explica, “cada vez que atendemos uma localidade, gastamos dinheiro e assim inviabiliza a realização de uma nova rede, quando é preciso corrigir o esgoto entupido, deixamos de tirar aquele que está a céu aberto ou feito por meio de fossas.

Requerido pelo vereador João Bonfim Cardoso Cerqueira (PT), a operação tapa buracos das avenidas Vitória da Conquista, Santo Antônio, Cônego Pithon e Peixoto Jr, foi atendido pelo Prefeito Luciano Mascarenhas, que juntamente com o Secretário Jorge Luiz estive na Emurc em Vitória da Conquista e após entendimentos, foi adquirido junto a empresa toneladas de asfalto para a operação, que não teve início ainda devido a programação de entrega do material e a possibilidade de chuvas neste mês de março, o que inviabiliza o serviço. Será feito um quadrado em volta de cada buraco, visando fazer o recapeamento bem feito, para que tenha uma durabilidade maior, “nosso desejo era refazer todo o asfalto, mas os recursos próprios são insuficientes, o prefeito está em busca de recursos dos governos Federal e Estadual para tornar esta obra realidade”, afirmou Jorge Luiz.

Numa limpeza feita nos terrenos em volta do bairro Alto do Paraíso foi constatado a criação de um novo lixão. A equipe encontrou sacos de lixo escondidos dentro do mato. A moradora Marizete Pires, indignada com o fato, disse: “faço uma alerta para a população, o governo vem fazendo a sua parte no combate a dengue, o povo joga o lixo aqui sem noção do perigo e o carro da Locar passa na rua todo dia, isso não pode continuar acontecendo”. Indagou ela.

O Secretário Jorge Luiz, informou que já foram registradas 450 solicitações, desde a implantação do serviço. Você solicita e a secretaria realiza. Com este documento o cidadão terá a certeza do seu atendimento, uma questão de confiança, garantia e reclamação futura junto até mesmo ao Ministério Público. “Você chega à secretaria, solicita os serviços de esgoto, lâmpada, limpeza e outros, após a identificação e assinatura, o cidadão leva uma cópia e a outra segue para os setores da secretaria, visando a execução da solicitação”, concluiu Jorge Luiz. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).

Encontro de jazz no Vale do Capão

Neste sábado, dia 21, na Vila do Capão, município de Palmeira, na Chapada Diamantina, a partir das 18h, será realizado o Encontro de Jazz. O evento faz parte do Projeto do Governo Estadual Espicha Verão que a prefeitura de Palmeiras conseguiu levar para o Vale do Capão nesse formato de apresentação de jazz através do Chapada Convention Bureau que é uma associação de empresários da Chapada. O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura de Palmeiras e do empresariado local. O evento terá três apresentações: Pablo Arias (piano - atração local), depois Joatan Nascimento e grupo (trompetista renomado) e fechando, o grupo Garagem.


Localizado dentro da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia e distante a 470 km de Salvador está o Vale do Capão, um verdadeiro paraíso ecológico. A 1.000 m de altitude, entre as Serras do Candombá, da Larguinha e o Morro Branco, o Vale do Capão ocupa uma área privilegiada na Chapada, sendo um local de grandes atrativos turísticos. Antigamente, em quase a sua totalidade, ocupado por fazendas de café, o Vale viu suas terras serem tomadas por garimpeiros em busca de diamante. Durante as décadas de 70 e 80, o lugar se tornou ponto de encontro de pessoas alternativas advindas de todos os cantos do Brasil e do mundo, todas a procura de tranqüilidade, energia e maior contato com a natureza.

E se o assunto é natureza, o Vale do Capão é sem dúvida o lugar ideal. O Vale é um magnífico reduto ecológico que abriga centenas de espécies de pássaros plantas e diversos outros animais e que encanta a todos por seu relevo singular. Cercado por serras e morros que tornam a paisagem exuberante, a geografia do lugar também propicia a formação de belas cachoeiras de formatos e tamanhos diversos. Os rios, de cor acobreada, deslizam por entre as rochas e descem os morros formando poços dos mais variados tamanhos e profundidades, perfeitos para o banho. Já as flores, colorem os caminhos e fazem do lugar a perfeita junção de paz e harmonia.

Segundo dia do Espicha Verão trará ainda mais agito a Itacaré

Depois do sucesso do primeiro dia do “Espicha Verão” (14), que teve como principal atração o cantor e compositor Gerônimo, Itacaré se prepara para mais diversão neste sábado (21). Das 10 horas às 22 horas, na Praça do Canhão, acontecem várias atividades da iniciativa da Bahiatursa, desenvolvida com o apoio da Prefeitura e comunidade local. “Fomos privilegiados com dois dias do evento. Esperamos que o projeto seja fechado com o mesmo êxito obtido na estréia”, disse a secretária municipal de turismo, Diana Quadros.

Com o objetivo de prolongar o movimento da alta estação, o “Espicha Verão” disponibiliza várias opções de entretenimento ao público. Em Itacaré, estão previstas partidas de futebol de areia nas modalidades feminina, masculina e infantil, além do vôlei de praia. Entre as atrações culturais estão a Casa do Boneco, o Balé Dançarte e o grupo de capoeira Luanda.

O projeto traz ainda muita música, valorizando artistas regionais e trazendo um destaque nacional. Neste sábado, apresentam-se no “Espicha Verão” Luana Brito, Jorge Raça, Vini Ras e Editimbales. Mas o principal show da noite será com a cantora Márcia Short, ex-vocalista da segunda formação da Banda Mel. Ela promete divertir todos com um repertório eclético, recheado de sucessos que vão do axé music à MPB.
Para a realização do projeto, a Bahiatursa arca as atrações e a divulgação entre as operadoras turísticas enquanto o governo municipal e a comunidade dão apoio operacional. Além de se divertir com as atrações, o público do “Espicha Verão” conta ainda com uma praça de alimentação montada no local. São 10 barracas de comidas e bebidas variadas montadas por associações locais cadastradas previamente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Projetos e eventos de popularização da Ciência e Tecnologia receberão R$ 600 mil

Conservação de árvores nativas do Sul da Bahia, oficina de interação homem/máquina, mostra de futebol de robôs, exposição de plantas medicinais e inclusão digital. Esses foram os temas de alguns dos projetos apoiados ano passado pelo Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia (C&T), que, em 2009, deve repetir a diversidade de assuntos e a qualidade dos projetos aprovados.

Uma iniciativa da Fapesb – Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, o edital foi lançado na quarta-feira (dia 18) contanto com recursos totais no valor de R$ 600 mil. Podem submeter propostas pesquisadores vinculados a universidades e centros de pesquisa, representantes de organizações do Terceiro Setor e diretores de escolas públicas ou administradas por consórcio público-privado.
“Nosso objetivo é apoiar projetos que ajudem a aproximar os conhecimentos científicos e tecnológicos gerados em instituições de ensino superior do público em geral, especialmente os alunos da Educação Básica”, explica a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa.
Eventos durante Semana Nacional de C&T – Além de projetos de pesquisa, o Edital também apoiará eventos de popularização da C&T realizados em outubro, mês em que acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Promovida em todo o país pelo MCT, a semana deste ano tem como tema “Ciência no Brasil”, assunto que deverá ser abordado nas propostas submetidas ao edital. Na Bahia, a coordenação da SNCT é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Desde que foi lançado, o Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia já investiu mais de R$ 1 milhão em 110 projetos e eventos. Os interessados em participar da edição deste ano devem entrar no site www.fapesb.ba.gov.br para obter informações detalhadas sobre os critérios de avaliação, linhas de ação propostas e condições de elegibilidade. O prazo para submissão das propostas encerra em 20 de maio. (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).

Caminhada mobiliza mais de 5 mil contra a dengue

Camaçari intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti e reuniu, na tarde da última quarta (18/03), mais de cinco mil pessoas na Caminhada de Contra a Dengue. A mobilização, animada pela Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), saiu da praça dos 46 até a praça Abrantes. Estudantes, agentes de saúde e diversos funcionários públicos carregavam faixas, cartazes e distribuíam panfletos informativos com medidas importantes de combate ao mosquito Aedes Aegypti.


A cabeleireira Vera Lúcia Cardoso largou tudo para acompanhar a Caminhada contra a dengue. Para Vera Lúcia, a iniciativa é de extrema importância no processo de conscientização da população. “As pessoas precisam compreender a gravidade da doença”, desabafa. O estudante William de Jesus, 11 anos, que se diz “ um fiscal no combate à dengue”, acredita na força da campanha.

O prefeito Luiz Caetano participou da caminhada e durante seu discurso afirmou que tudo está sendo feito para eliminar os focos do mosquito. Em Camaçari, foram registrados, este ano, 25 casos da doença. Para a secretária de Saúde, Efigênia Cardoso, cada um deve fazer seu papel como cidadão, e evitar água parada em recipientes descobertos, o acúmulo de lixo, e principalmente permitir que os agentes de saúde coloquem os larvicidas nas caixas d’águas das residências. “É preciso consciência e bom senso da população para a combatermos definitivamente a dengue”, diz.

PRESENÇAS - Secretários municipais, vereadores, comandantes do Tiro de Guerra e do 12º Batalhão de Polícia Militar e funcionários da Prefeitura marcaram presença durante a Caminhada de Mobilização Contra a Dengue. O evento contou também com a participação de mais de 1.400 alunos de escolas estaduais e municipais, da Defesa Civil Mirim, representantes e presidentes de Associações de Moradores, líderes religiosos e políticos e do Grupo de Teatro Amador de Camaçari (TAC).

Veículos de comunicação locais e estaduais, a exemplo da Rede Bahia, Tv Conexão e Tv Câmara, também marcaram presença e realizaram ampla cobertura da caminhada. O helicóptero do Grupamento Aéreo da PM também participou das atividades, identificando locais onde há tanques descobertos e possíveis criadouros do mosquito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Projeto de qualificação beneficia 420 jovens no município de Lauro de Freitas

O caminho para o mercado de trabalho será mais tranqüilo para 420 jovens de Lauro de Freitas que participaram da aula inaugural do programa de qualificação Juventude Cidadã, na última segunda-feira (16), no Centro de Cultura. O programa, que deve beneficiar cerca de 10 mil alunos da rede pública em todo Estado, conta com recursos do Estado e do Governo Federal e é executado através da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).


Segundo o coordenador geral do programa, Sander Scofield, da Flem, Lauro de Freitas foi um dos municípios com maior número de jovens. São duas turmas de 210 alunos e ex-alunos de escolas públicas do município e do Estado, que no contraturno escolar terão 600 horas de aulas. “Eles terão a formação em direitos humanos, cidadania, qualificação profissional e prestação de serviços voluntários à comunidade”, disse Scofield. O aluno que participar do módulo de Serviço Civil Comunitário terá, durante seis meses, uma bolsa auxílio de R$120,00.

A jovem Elane Silva Santana, aluna do Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, em Itinga, tem boas expectativas em relação ao programa. “Sei que quanto mais conhecimento e qualificação tiver, mais chances terei de conseguir uma vaga de trabalho”. Diele Souza Gonzalez, que já concluiu o segundo grau, não dispensou o curso. “O meu irmão soube do projeto no colégio e me trouxe um formulário de inscrição. Achei que seria uma ótima oportunidade de ter experiência na área que pretendo trabalhar”.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta no anexo do colégio Bartolomeu Gusmão, no Centro e no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (Pusai), atrás da Unime. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).

Cursos do Planseq começam segunda-feira

A aula inaugural dos cursos de capacitação do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), do governo federal, está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (23/03), às 8h, na Casa do Trabalho. O projeto beneficia 413 integrantes do Programa Bolsa Família. Das vagas disponibilizadas, 30% são destinadas à mão de obra feminina. A proposta do programa é inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho, além de aumentar as chances de emprego para a população. As capacitações serão realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Este ano, os cursos são destinados à construção civil, setor que mais tem se desenvolvido no país. São oferecidas capacitações de pedreiro, azulejista, pintor, encanador, eletricista, carpintaria, armador e montador de andaimes.
O próximo setor contemplado será o de turismo, que certamente vai gerar ainda mais autonomia financeira entre as comunidades carentes. O Planseq é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e será implementado em Camaçari, através da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Sine-Bahia (Serviço de Intermediação para o Trabalho), unidade Camaçari.
A qualificação tem carga horária de 200 horas/aulas, dividida em dois módulos, o teórico com 80 horas e outro prático com 120 horas. O transporte e alimentação das pessoas são de responsabilidade do Senai. Os locais para realização das aulas serão divulgados em breve.
INSCRIÇÃO - Os integrantes do Programa Bolsa Família que têm interesse em participar do programa de capacitação profissional na área de construção civil do Planseq, ainda podem se dirigir ao Sine-Ba Camaçari para realizar a inscrição, com documento de identidade e cartão do Bolsa Família.
Para se cadastrar o candidato deve ser maior de 18 anos e ter cursado até a 4ª série, do fundamental. O Sine-Bahia, antigo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), está localizado na rua Costa Pinto, s/n, Centro, em frente a praça Desembargador Montenegro. Todos os inscritos passam por entrevistas sociais com a finalidade de garantir a participação e evitar evasões durante o curso. Os 413 participantes serão distribuídos em 13 turmas.
Para mais informações, os integrantes do Bolsa Família podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município, ou na sede do Programa Bolsa Família, localizado no antigo prédio das Voluntárias Sociais, no bairro 2 de Julho.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Dois eventos ligados à questão ambiental serão realizados hoje em Ilhéus

Dois importantes eventos ligados à questão ambiental estarão sendo realizados amanhã, dia 20, em Ilhéus. Programado para às 10 horas, o primeiro acontecerá na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade. Através de palestras, exposições e apresentações teatrais, a instituição estará prestando uma homenagem ao Dia Internacional da Água, celebrado em todo o mundo no dia 22. O segundo evento, por sua vez, reunirá os moradores da Lagoa Encantada, que, ao lado de técnicos da secretaria municipal do Meio Ambiente, discutirão a importância do combate à pesca predatória local, bem como a ausência de recursos físicos e humanos da Apa do Rio Almada (antiga Apa da Lagoa).


O Dia Internacional da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a proposta de estimular, anualmente, a promoção de um grande debate sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. “A ONU entendeu a relevância de discutir o assunto porque, apesar da água constituir dois terços do planeta, somente 0,008% deste total é potável, ou seja, própria para o consumo”, lembra o diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro da Silva. Para piorar, grande parte das fontes desta água (presente em rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem contemporâneo. Por isso, foi instituído o Dia Internacional da Água, cujo objetivo é criar um momento de reflexão, conscientização e elaboração de medidas capazes de resolver o problema.


Já a reunião promovida pela secretaria municipal do Meio Ambiente, prevista para às 15 horas, tem a finalidade de ouvir os moradores da Lagoa Encantada, bem como promover uma discussão preliminar sobre algumas propostas voltadas para o combate à pesca predatória na região. O secretário Antônio Olímpio Informa que uma das idéias iniciais é criar, através de portaria, um comitê provisório para monitorar a Lagoa Encantada. Na visão dele, como a Apa (Área de Preservação Ambiental) do Rio Almada está com dificuldades de fazer o trabalho em função de diversas carências, a Secretaria do Meio Ambiente, ao lado da comunidade e de diversas outras instituições, fará um grande esforço para combater alguns dos principais problemas da localidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Camaçari é o único do Nordeste a implantar projeto do MS

Considerado referência na Bahia em gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), Camaçari participa na próxima segunda-feira (23/03), em São Paulo, da assinatura de convênio com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio-Libanês, para capacitação de profissionais da saúde em emergências cardiovasculares. O Município é o único do Nordeste selecionado para implantação do projeto piloto.

O encontro acontece no Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital, durante a manhã, e conta com as presenças da secretária de Saúde Efigênia Cardoso e da coordenadora de enfermagem do SAMU-192 no Município, Célia Novato. Além de Camaçari, participam do programa as cidades de Barbacena e Três Lagoas (MG), Apucarana (PR) e Itanhaém (SP). A escolha do Município se deve a qualidade do serviço prestado à população e reconhecido nacionalmente.
Os programas Uma Cidade em Defesa da Vida e Capacitação em Suporte à Vida habilitam, inicialmente, os profissionais do SAMU -192 para prestar os primeiros cuidados às vítimas de parada cardiorrespiratória, infarto agudo e acidente vascular cerebral.
Na segunda etapa, a população será beneficiada com o curso de capacitação. A intenção é de que qualquer pessoa tenha condições de realizar os primeiros cuidados em caso de necessidade. O Hospital Sírio-Libanês é responsável em oferecer os recursos didáticos e técnicos para os profissionais.
SAMU REGIONAL - Ano passado, Camaçari se tornou responsável pelo gerenciamento dos trabalhos do SAMU-192 em Dias D’Ávila, Conde, Pojuca, Mata de São João e São Sebastião do Passé. Atualmente, o serviço no Município conta com quatro ambulâncias, sendo duas de suporte básico e duas avançadas com UTI.
O SAMU-192 conta com 21 médicos, 10 auxiliares de regulação médica, seis rádios operadores, 20 condutores, 12 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, dois técnicos administrativos, quatro coordenadores e cinco auxiliares. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Saae comemora com caminhada o Dia Mundial da Água, sexta-feira

O Saae vai realizar nesta sexta-feira, 20, uma caminhada alusiva ao Dia Mundial da Água, com concentração a partir das 7 horas na sede da autarquia, no Largo da Independência, e saída às 7h30, sentido Cesta do Povo, Praça do Coreto até a Prefeitura, retornando à Praça Ruy Barbosa, onde o prefeito Paulo Cezar e Sylvio Farias Vianna, diretor geral do Saae discursarão.


A caminhada tem por objetivo desenvolver uma campanha sócio-educativa, tendo em vista sensibilizar a população de Alagoinhas quanto ao uso adequado dos recursos hídricos disponíveis no município; bem como, aproximar o Saae dos usuários de seus serviços. No domingo, propriamente Dia Mundial da Água, a partir das 14 horas, na Praça Ruy Barbosa, será realizada a Feira da Água, com painéis informativos em stands, palestras, distribuição de panfletos, música, teatro. Às 18 horas haverá show musical, tendo como tema central “Água: sabendo usar nunca faltará”.


A Prefeitura e Você - O programa “A Prefeitura e você”, elaborado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, estréia nessa sexta-feira, 20, em todas as emissoras da cidade, às sete horas. O programa terá duração de 10 minutos e estará apresentando entrevistas com o prefeito Paulo Cezar, secretários, notícias, informes institucionais, e matérias sobre o dia-a-dia da cidade.


Com uma linguagem dinâmica e jovial, e utilizando novos equipamentos de comunicação, o programa tem a produção editorial da secretária de Comunicação, Samuelita Santana, coordenação do jornalista Paulo Coutinho, contando com as locuções de Soraya Dórea e Beto Sales, colaboração dos jornalistas Criz Leal e Josué Silva e assistência técnica de Val Meireles. O programa será apresentado às sextas-feiras em rede, e aos sábados reprisados em horários escolhidos pelas emissoras. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).

Concluída mais uma etapa das obras do Herval Soledade

A Prefeitura de Ilhéus concluiu mais uma etapa das obras do Ginásio de Esportes Herval Soledade, um dos maiores e mais antigos templos do esporte amador da Bahia e palco da realização de grandes campeonatos regionais e estaduais. A cobertura metalizada foi instalada no espaço, restando apenas parte do acabamento das paredes do vestiário e da cantina, e a cobertura das salas que abrigarão duas secretarias destinadas ao Colo Colo e ao corpo de salva-vidas. A reforma geral da estrutura do ginásio exigiu cuidados devido à ação do salitre e do tempo nas bases de sustentação da cobertura do espaço esportivo, construído nos últimos quatro anos da década de 1950.

A recuperação das ferragens que acomodam às laminas também passou por processo semelhante à cobertura. Isso porque parte das ferragens apresentava estado bastante adiantado de deterioração, circunstância que levou o prefeito Newton Lima a autorizar as obras que estão sendo executadas com recursos dos cofres municipais, sob a coordenação da Secretaria de Engenharia e Obras. Outro motivo que levou o governo municipal a reformar o espaço tem ligação com a preservação da memória da cidade, uma vez que o ginásio se tornou um ícone e ponto de referência do esporte amador.

Além de autorizar as obras que estão dando um novo visual ao Ginásio de Esportes, inaugurado há mais de 58 anos pelo então prefeito Herval Soledade, a administração municipal está ampliando suas dependências, o que permitirá significativa economia aos cofres públicos. As salas construídas embaixo das arquibancadas vão abrigar as secretarias de Educação e de Esporte e Cidadania, reduzindo despensas da Prefeitura de Ilhéus com aluguel de imóveis. Elas se destinam ainda a instalar o Corpo de Salva-Vidas e a administração do Colo-Colo, único time profissional da cidade.

O apelo dos desportistas ilheenses foi outro forte motivo que levou o prefeito Newton Lima a autorizar as obras que vão oferecer mais conforto e segurança para esportistas, equipes de árbitros e público-torcedor. O Ginásio de Esportes Herval Soledade fica localizado na avenida Canavieiras, bairro Cidade Nova. Situado entre o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, Escola Heitor Dias e Estádio de Futebol Mário Pessoa, o espaço é utilizado por estudantes e associações para a prática esportiva. O secretário de Engenharia e Obras do município, arquiteto Paulo Goulart, disse que os trabalhos no Ginásio estão caminhando bem e que os serviços serão concluídos em breve, apesar dos fatores climáticos que chegaram a atrapalhar o cronograma. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Smarh traz palestras, teatro e exposição para comemorar Dia da Água

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Smarh) promove uma semana de atividades para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22. Em Ipitanga, neste domingo (22), às 8h, uma caminhada percorre a Orla até Buraquinho, para sensibilizar sobre a importância de preservar a água.

A campanha, que traz como slogan “Água é Vida. Valorize Cada Gota”, prossegue na segunda-feira (23), no Restaurante Popular, com uma exposição de fotos com a temática água, que ficará exposta durante a semana. No período da tarde, o grupo teatral de bonecos Ereoatá apresentará o espetáculo Marama, na Escola de Cadetes Mirins, Centro, na abertura do Seminário sobre a Água, que abordará questões como o aproveitamento da água, saneamento básico e desenvolvimento sustentável, com palestras de Emanuel Mendonça, técnico da Smarh, Laurindo Alves, Capitão Lanusse, do Corpo de Bombeiros, e Eugênio Badaró. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).

Diretor de Pesquisas da SEI eleito presidente do Conselho Estadual Tripartite

O novo presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda da Bahia é o diretor de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, José Ribeiro Soares Guimarães, eleito, na manhã de ontem (dia 19), por unanimidade, em reunião realizada na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

José Ribeiro assume o cargo pela segunda vez (a primeira em 2006/2007) e tem agora dois desafios pela frente: a implantação do Observatório do Trabalho (site de estudos) e a criação de um boletim de comunicação para reportar as atividades do Conselho. O novo presidente toma posse na reunião do próximo dia 16 de abril.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset), Nilton Vasconcelos, aplaudiu a escolha do grupo e disse que vai contribuir para que a nova gestão obtenha o sucesso desejado. Falou, ainda, que o Governo do Estado vem investindo na qualificação e na capacitação dos trabalhadores e que o foco da Setre tem sido o microempresário e os profissionais autônomos. “Nesta sexta-feira, por exemplo, receberemos 29 prefeitos ou seus representantes para tratar da abertura de novas unidades do CrediBahia no interior do Estado”.
Melhoria – Um estudo sobre o comportamento da economia e do mercado de trabalho na Bahia na atual crise financeira mundial foi apresentado pelo diretor de Pesquisas da SEI durante a reunião, dirigida pela atual presidente Maria das Graças Xavier. Segundo José Ribeiro, “a crise não é marola e nem tampouco uma tsunami. É real. Mas, o resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego já sinaliza, que a Bahia e Sergipe, entre os estados do Nordeste, foram os que tiveram melhores resultados”. Segundo dados do Caged, depois de três meses apresentando saldo negativo, o número de empregos voltou a crescer, com 9.179 novos postos de trabalho. Na Bahia, foram criados 422 novos empregos e no estado de Sergipe o saldo foi de 720.
Para ajudar a combater a crise na Bahia, José Ribeiro apontou ações que vão desde a disseminação do microcrédito até o aprofundamento da implantação da Agenda Bahia do Trabalho Decente, passando pela manutenção da Mesa de Negociação Permanente entre empregados, trabalhadores e o governo. Juventude – Antes da eleição, o consultor em construção civil da Fundação Odebrechet, Cristophe Hoet, fez uma exposição do projeto “Construindo Juventude Melhor”, ora em implantação na região do Baixo Sul da Bahia. Voltado para jovens desempregados, entre 18 e 27 anos, o projeto tem duração de 18 meses, alterna atividades em sala de aula e em obras. As 18 disciplinas previstas tratam de matérias essenciais como Português e Matemática até Tecnologia da Construção Civil e Leitura e Interpretação de Projetos e Desenhos. A grande estratégia do projeto, orientada pela organização “Companheiro do Dever” – que tem mais de nove séculos de existência - é a implantação de um centro de formação de uma elite da construção civil no Brasil. (Fonte: Ascom/Setre).

Termina hoje uma das melhores temporadas de navios da história de Ilhéus

Com a parada do Costa Mediterrânea no Porto Internacional de Ilhéus, programada para às 8 horas de amanhã, dia 20, será encerrada uma das mais melhores temporadas de transatlânticos da história do município. Estima-se que 120 mil turistas, oriundos de vários países e continentes, tenham visitado a cidade neste verão, caracterizado por um grande fluxo de visitantes. Iniciada no dia 1º de dezembro do ano passado, a temporada 2008/2009 contou, ao todo, com 43 paradas de navios no Porto, realidade que influenciou positivamente a economia local de bens e serviços.

Além do Costa Mediterrânea, outros grandes transatlânticos aportaram em Ilhéus nesta temporada, como o Costa Mágica (que tem capacidade para cerca de 3.400 pessoas), o MSC Música e o Sovereign of the Seas. Com chegada às 8 e saída por volta das 17 horas, muitos navios fizeram várias paradas no Porto Internacional (o Costa Mágica, por exemplo, fez dez paradas). Para receber os cruzeiristas, a secretaria municipal de Turismo ficou com a responsabilidade de organizar os receptivos, que destacaram as principais manifestações culturais do município e os elementos, as histórias e alguns dos personagens do universo do escritor Jorge Amado.
Com a temporada de navios, diversos setores da economia registram aquecimento sazonal, tendo em vista a procura por restaurantes, frota de táxis e mercado de artesanato, entre outros. O secretário de Turismo, Hermano Fahning, entende que a inclusão do município no roteiro dos transatlânticos é resultado dos esforços da Prefeitura visando o fortalecimento do turismo em suas várias vertentes. “Esse avanço acontece em função do grande empenho do governo municipal em consolidar a nossa cidade como um roteiro regular de turistas”, enfatiza Fahning.
Outra estratégia da secretaria municipal de Turismo para oferecer bem-estar aos visitantes é a utilização de material (folderes e revistas) que traz informações variadas sobre a cidade. Na sua grande maioria, as publicações destacam a história, os principais pontos turísticos e as peculiaridades culturais de Ilhéus. Além de visitas às praias, aos patrimônios e aos ícones arquitetônicos do município, o turistas também entram em contato com o rico e vasto conjunto de elementos culturais da cidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilheus).