Município que não instituir Fundo de Habitação não poderá fechar contratos

A partir de 1º de janeiro de 2010, Municípios e Estados que ainda não tiverem iniciado o processo de criação de conselhos e fundos locais de habitação não poderão ter novos contratos com recursos do Fundo de Habitação de Interesse Social (FNHIS). As exigências são do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), com base na Lei 11.124/2005.

Os Municípios devem ter população acima de 20 mil habitantes e têm até 31 de dezembro de 2009 para aprovarem a lei em que propõem a criação de fundos e conselhos locais, e então, poderem acessar os recursos do FNHIS.

As obras que estiverem em andamento em Municípios e Estados que ainda não tiverem apresentado as leis vão continuar recebendo recursos até 30 de junho de 2010. Após a data, os repasses serão interrompidos até que as pendências estejam regularizadas. (Fonte: CNM)

Prefeito sugere revisão na distribuição de receitas

A concentração do bolo tributário nacional nas mãos da União é a causa de grande parte dos problemas enfrentados pelos municípios, verdadeiro fator impeditivo para tocar projetos nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento social. Quem faz essa avaliação é o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), que cobra uma revisão na distribuição das receitas, contemplando as prefeituras com uma fatia de recursos mais significativa.

“É nos municípios que são resolvidos os problemas mais imediatos da população, sobretudo os relacionados à assistência social e ao desenvolvimento urbano. No entanto, é pequena a condição que temos de atender as nossas demandas”, afirma o prefeito. Ele lembra que a redistribuição das receitas é uma bandeira que vem sendo defendida em todo o País, tendo à frente a Confederação Nacional dos Municípios e, num âmbito regional, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Associação dos Municípios do Sul e Extremo-Sul da Bahia (Amurc).

Atualmente, de todos os impostos arrecadados no País, 60% ficam com a União, enquanto 25% destinam-se aos estados e apenas 15% restam para dividir entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. Para Azevedo, tal situação é “injusta e praticamente inviabiliza as Prefeituras, cujos recursos, em alguns casos, acabam sendo insuficientes até mesmo para o básico, como o pagamento do funcionalismo”.
Azevedo manifestou esse pensamento em ofício encaminhado ao presidente da Comissão de Legislação Permanente da Câmara Federal, deputado Roberto Britto (PP/BA). No documento, o gestor sugere a apresentação de projeto que estabeleça uma “nova base distributiva, mais compatível com as necessidades e a efetiva capacidade de cada município”.

Além da questão tributária, o prefeito indica outra medida para facilitar a execução de obras nos municípios: a eliminação da incidência de contrapartida por conta dos municípios, nos convênios com a União. “Sem dúvida, uma medida dessa natureza será consideravelmente benéfica para a realização de obras”, justifica Azevedo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Balanço de obras evidencia compromisso do governo Newton Lima com a comunidade

Ao fazer um balanço deste primeiro ano de governo à frente da prefeitura de Ilhéus, o prefeito Newton Lima considerou que, mesmo apesar das dificuldades – sobretudo de ordem financeira –, o município deu importante passo para a consolidação do seu desenvolvimento. Todas as áreas – saúde, educação, assistência social, esportes, entre outras – receberam e continuarão recebendo benefícios com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Além de promover a reforma e construção de locais que prestam relevantes serviços à comunidade, está sendo viabilizada a chegada de novos empreendimentos, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul e o Atacadão Carrefour.

Ao longo deste ano, várias ações da atual gestão mereceram destaque, já que muitas delas eram antigas reivindicações da comunidade ilheense. A mais recente conquista do município foi a loja do Atacadão Carrefour, que funcionará no bairro Salobrinho e terá suas obras iniciadas em poucos dias, com o objetivo de começar suas atividades em maio de 2010. O empreendimento deve gerar trezentos e cinqüenta empregos diretos mais impostos para a cidade. O Porto Sul, um grande projeto do governo do estado para a região sul, vai abrigar porto off shore, aeroporto, ferrovia numa área próxima à Ponta da Tulha, zona norte de Ilhéus, e já está atraindo a atenção de investidores de diversas parte do mundo, a exemplo das comitivas chinesas que visitaram a cidade recentemente.

Também este ano, a cidade comemorou o início das obras do Projeto de Reurbanização do bairro Teotônio Vilela, que prevê a construção de duzentos e setenta e duas casas, além saneamento integrado, contenção de encostas, drenagem pluvial, arruamento, ciclovias, entre outros serviços. Outro projeto, cujas obras estão sendo retomadas, é o Orla Sul, que foi recebido com bastante entusiasmo principalmente pela comunidade da zona sul de Ilhéus. A iniciativa prevê a pavimentação, iluminação e sinalização das laterais da pista que segue do Opaba Praia Hotel até o trevo do Ceplus. Ilhéus também está inserida na relação de municípios baianos que serão contemplados com o programa “Minha Casa, minha Vida”, do governo federal. O projeto prevê a construção de três mil unidades habitacionais.

Reforma e construção também foram duas palavras de ordem este ano na gestão de Newton Lima. A cidade ganhou uma moderna sede para o Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192), que passou a funcionar no Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus. Outros importantes serviços na área de saúde foram a inauguração do Posto de Saúde do bairro São Miguel e a reforma da unidade de Saúde do bairro Teotônio Vilela. A reforma geral do Núcleo de Apoio Especializado (NAE) e a nova sede do Centro de Assistência Especializada na Assistência Social (Creas) também foram outras importantes vitórias para a cidade.

Serviços essenciais como coleta diária de lixo, varrição, operação tapa-buracos e de iluminação foram intensificados visando atender à comunidade de maneira eficiente. Além disso, a prefeitura também investiu na construção de praças, como as do Horto Florestal, bairro da Conquista, Proa, Distrito do Santo Antônio, entre outras. Também foram construídos trevos, e escadarias de acesso à altos da cidade, e realizada a pavimentação e melhoria de ruas, ladeiras e avenidas, limpeza de praias, trevos e abrigos de ônibus. A atual administração também investiu na melhoria da estrutura física do prédio do Centro Administrativo e da recuperação da frota de veículos que auxiliam o trabalho das secretarias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Prefeito de Santo Antônio de Jesus concorrerá ao programa Prefeito Amigo da Criança

O prefeito municipal de Santo Antônio de Jesus concorrerá ao Programa Prefeito Amigo da criança 2009/2012 da Fundação Abrinq.

O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 pela Fundação Abrinq, como parceiro das gestões municipais, pretende contribuir para o fortalecimento dos mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

As mudanças mais significativas dessa edição são o diagnóstico que retrata a situação da infância no município, o estabelecimento de metas de gestão, a elaboração do plano de ação e a inclusão deste plano no ciclo orçamentário, que originará a partir de 2009 o Mapa do Programa Prefeito Amigo da Criança, ferramenta eletrônica que contém indicadores nos eixos de educação, saúde e assistência social.

A coordenadora do CREAS Manoela de Souza, representando a articuladora do programa a secretária de Ação Social, Dalva Mercês, participou do Seminário de Capacitação para preenchimento do Mapa-PPAC realizado em Recife no dia 10/12/2009 que contou com a participação de prefeitos, secretários municipais e articuladores do programa. (Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)

Muquém do São Francisco sai na frente na inovação em segurança pública

Mesmo não tendo uma delegacia de polícia e não sendo atribuição da prefeitura, a mesma cedeu um espaço físico dotado de móveis, computador, sinal de Internet, veículo gol que serve como viatura para as polícias Civil e Militar.

Enquanto a nível nacional se discute a INTEGRAÇÃO, nós já adotamos esse sistema por força da necessidade estrutural e geográfica, aumentando a qualidade do atendimento e melhorando a eficácia e eficiência nos serviços ofertados ao cidadão. (Prefeitura de Muquém de São Francisco)

Padaria comunitária já realidade em Aracatu

Em pleno funcionamento, a Padaria Comunitária "Pão e Sonhos", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social do município de Aracatu, é um verdadeiro exemplo de promoção da cidadania e da inclusão produtiva e social. Com uma estrutura de excelente qualidade e equipamentos modernos, a Padaria Comunitária funciona de segunda a sexta beneficiando toda população de Aracatu.

Além de distribuir pães de ótima qualidade e a um custo menor que o do mercado, a padaria viabilizou a geração de trabalho e renda para 14 pessoas, das quais 10 são jovens que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio. A compreensão de que o acesso a educação é um valor fundamental determinou um dos requisitos principais para a admissão dos jovens neste projeto: a frequência obrigatória e regular a escola. Agora graças a "Pão e Sonhos", eles deram um importante passo na superação do desafio do primeiro emprego e já podem sonhar com um futuro melhor.

Todos os jovens e adultos participaram do Curso de Panificação promovido pela Secretaria de Ação Social em parceria com o CRAS. No curso, além de aprenderem a produzir pães, bolos e outras guloseimas, os alunos tiveram noções básicas de Higiene e Ética Profissional. (Jornal Tribuna do Sertão)

Implantação e manutenção de rede de esgoto trazem qualidade de vida para Paulo Afonso

Obras de implantação e manutenção da rede de esgoto em vários bairros da cidade estão trazendo qualidade de vida à população. A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Infraestrutura, tem investido em obras que beneficiam a comunidade. Na Barroca, a obra de 298 metros de rede de esgoto foi concluída, no Riacho mais de 100 metros de esgoto também já foram concluídos.

No Bairro Prainha, 410 metros de rede esgoto já estão em andamento e a previsão é que até o início do próximo mês a obra já esteja concluída. A moradora do bairro, Maria Valdirez da Silva, mostra sua satisfação com a obra. "Antes não se tinha como andar e nem comer por conta do mau cheiro, agora tenho certeza que vai melhorar para as crianças brincarem e pra gente andar por aqui. Primeiro agradeço ao homem lá de cima e segundo ao prefeito Anilton Bastos", declarou a moradora. (Prefeitura de Paulo Afonso)

Prefeitura de Itanhém irá construir unidade de saúde em Santa Rita do Planalto

A saúde do município de Itanhém continua avançando a passos largo, graças ao empenho da atual administração e ao brilhante trabalho que vem sendo realizado pela secretária Maria Rita Barreto.

Depois de muitas idas e vindas à capital baiana e ao Distrito Federal, finalmente, mais uma promessa de campanha será realizada; trata-se da construção de uma unidade de saúde para o distrito de Santa Rita do Planalto. A cada dia, a atual administração vem ampliando os serviços do SUS, garantindo maior cobertura da saúde básica. A obra dará os primeiros passos de sua construção no mês de janeiro de 2010. Além da Unidade de saúde, os moradores do distrito receberão uma ambulância que fará exclusivamente o transporte de pacientes da comunidade. O veículo, totalmente equipado com equipamentos modernos, foi conquistado por intermédio da devolução do duodécimo, recurso disponibilizado pela prefeitura para a Câmara de vereadores. (Prefeitura de Itanhém)

Parceria retoma trabalho de recuperação da Rua São Francisco em Luís Eduardo Magalhães

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) iniciaram a recuperação do trecho pavimentado da Rua São Francisco no bairro Mimoso II.

A companhia está trabalhando na compactação das irregularidades deixadas durante as obras de saneamento básico no município. Concluído o serviço, previsto para os próximos dias, a prefeitura vai retomar o trabalho de pavimentação, iniciado em setembro.

De acordo com Sérgio Verri, secretário de Infraestrutura do município, o material utilizado na obra é mais resistente e durável. “Estamos trabalhando com um produto, concreto asfáltico, com durabilidade estimada em 10 anos” aponta. (Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães)

Instituições Municipais incluem picolé de leite de cabra nas refeições em Barreiras

Fonte importante de cálcio, fósforo e vitaminas, o picolé de leite de cabra agora faz parte das refeições em instituições municipais em Barreiras. Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e as pacientes da Maternidade municipal já puderam conferir a novidade, que foi aprovada, principalmente pelas crianças. “Tomar picolé no lanche é muito bom, achei bem gostoso”, afirmou Luzanir dos Santos, estudante do PETI.

Entre os benefícios do leite de cabra estão a grande quantidade de vitaminas e a semelhança com o leite materno. Segundo o produtor Janeivaldo Guedes, a produção do picolé tem dado certo na região. “O picolé dura mais tempo, de seis meses a um ano quando armazenado corretamente o que facilita a comercialização”, explicou.

Vantagens do leite de cabra - Pode ser considerado uma alternativa para quem tem problemas digestivos ou intolerância ao leite de vaca. Muitas vezes as reações alérgicas desaparecem ou melhoram significativamente após a mudança para o leite de cabra. A Proteína do leite de cabra coalha de uma forma suave, o que faz com que seja mais fácil de digerir. Esta pode ser uma vantagem para os bebês que sofrem de refluxo. (Prefeitura de Barreiras)

Simões Filho agora tem SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, já está funcionando, com uma equipe de médicos, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem, trabalhando em plantões de 24 horas para atender a população.

O SAMU é regulamentado pela Portaria GM/MS nº 2048, 1863 e 1864, e faz parte da Política Nacional de Atenção as Urgências implantadas pelo Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios.

O Serviço Médico dispõe de 1 motocicleta e 3 ambulâncias totalmente equipadas e já realizou cerca de 40 atendimentos na cidade.

“Temos um tempo resposta de em média 8 minutos e já atendemos diversos casos, como enfarto, derrame vitima de arma branca, porém, os acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas são os que mais ocorrem na cidade, devido à imprudência dos condutores”. Comentou o médico Lucas Falcon.

A população que precisar de atendimento médico de urgência deve ligar gratuitamente para 192. (Prefeitura de Simões Filho)

Agentes de saúde de Itororó são presenteados com novas fardas

Os agentes de saúde municipais receberam da prefeitura novos kits de fardamento, contendo boné, três camisas e uma mochila. Os produtos foram enviados pelo governo do estado para que os profissionais possam ser facilmente identificados pela população. A Secretaria de Saúde de Itororó ainda doou outros materiais de trabalho: cadernos, canetas e protetores solares.

Além de entregar os kits aos agentes comunitários de saúde, o prefeito do Município ainda ouviu algumas reivindicações dos profissionais, comprometendo-se a buscar soluções para os problemas e esclarecendo dúvidas trabalhistas. “Eu admiro esses profissionais que estão na linha de frente do Sistema de Único de Saúde e fazem tudo com um amor enorme. Em nossa administração, buscaremos sempre manter diálogo, tratando-os com o respeito que merecem”, discursou.

Os agentes comunitários de saúde ficaram satisfeitos com os kits recebidos e a atenção dada pelo prefeito de Itororó. “Pela primeira vez em vários anos, estamos caminhando para um entendimento com o governo municipal. O prefeito tem se mostrado aberto para diálogo e isso é um grande começo”, disse uma agente de saúde. (Prefeitura de Itororó)

Restaurante Popular a partir de janeiro em Feira de Santana

O Restaurante Popular, instalado no Centro de Abastecimento, vai começar a funcionar a partir de janeiro de 2010. A informação foi divulgada pelo prefeito Tarcízio Pimenta em visita ao local juntamente com os secretários de Planejamento Carlos Brito, de Desenvolvimento Econômico Artur Euclides Andrade e de Agricultura e Recursos Hídricos Ozeny Moraes.

Os recursos para a construção do Restaurante Popular foram provenientes do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.

Uma empresa terceirizada, que vai concorrer à licitação, será responsável pelo fornecimento do almoço. De acordo com o prefeito, a refeição será servida a partir das 11 horas, quando serão distribuídas as senhas. Serão colocados toldos ao redor do restaurante para as pessoas se acomodarem. A obra custou R$ 2 milhões, sem incluir os equipamentos.

Segundo o secretário Euclides Artur Andrade, esta é uma ação bastante positiva, por proporcionar refeições a preços mínimos para a população carente. “A princípio, devemos começar servindo média de um mil almoços diários para trabalhadores regularmente cadastrados, mas o restaurante pode chegar a fornecer três mil”, afirma.

O Restaurante Popular possui equipamentos modernos para a produção de alimentos em larga escala, com qualidade: câmara de congelamento, câmara fria e cozinha industrial com aparelhamento em aço inoxidável para garantir a higienização do ambiente e caldeirões de até 300 litros. A licitação para mobiliários foi realizada no dia 15 deste mês.

Antes da inauguração do equipamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico deve tomar as devidas providências para que as pessoas sejam atendidas da melhor forma possível. A exemplo de criar, por portaria, as regras para cadastramento dos usuários do equipamento, contemplando preferencialmente os trabalhadores do Centro de Abastecimento. (Prefeitura de Feira de Santana)

Prefeitura amplia atendimento para idosos e deficientes

Uma das prioridades do governo do Capitão Azevedo na área social tem sido a ampliação do atendimento aos idosos e deficientes, bem como aos moradores de rua, sendo estes últimos através de um trabalho de reinserção na família e na comunidade. O diretor do Departamento para Melhor Idade e Pessoas com Deficiência, Francisco Pereira, destaca como um dos pontos altos do programa o Plantão Social, que funciona das 8 às 14 horas e mantém um telefone para atendimento ao público: 3214 6359.

Para idosos e deficientes, o departamento tem agendado o encaminhamento de pessoas para o INSS, com hora marcada e criando facilidades ao acesso do sistema de benefícios continuados, explica Pereira. “Situações que envolvem moradores de rua são avaliadas e resolvidas através do Plantão Social, que encaminha pacientes para hospitais com apoio do Samu, acompanha o processo de internação, faz a localização da sua respectiva família e até ajuda a pessoa a retornar para a sua cidade quando não-residente em Itabuna”.

Ele explica que um levantamento mostra que apenas 30% dos moradores de rua são da própria cidade. As pessoas em situação de rua têm sido submetidas a triagem e encaminhadas para atendimento. “Elaboramos um projeto, junto ao governo federal, para implantação de uma casa de apoio para moradores de rua, mas enquanto isso não ocorre, estamos providenciando um abrigo provisório, com atendimento de saúde e todo o serviço social de acompanhamento”.

O departamento presta ainda apoio a idosos na obtenção do passe livre interestadual para viagens de ônibus, mediante apresentação de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3 x 4. As empresas de transporte de passageiros são obrigadas por lei a destinar dois assentos para idosos nas linhas interestaduais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

A agricultura orgânica de Mata de São João é premiada na Fenagro

Na primeira edição do Prêmio Destaques do Agronegócio, patrocinado pelo Banco do Nordeste e Petrobrás, Mata de São João foi a vencedora na categoria de produtos orgânicos. Com esse reconhecimento, a produção agrícola do município passa a ser considerada a melhor do Estado da Bahia.

O prêmio foi entregue no ultimo dia da Fenagro, no parque de exposições de Salvador, ao secretário de agricultura do município, Tomohide Takenami, um dos produtores de orgânico da cidade.

O município produz frutas e verduras orgânicas desde da década de 80, quando os colonos japoneses começaram a desenvolver a atividade. A produção de orgânicos é hoje a principal fonte de renda de muitas famílias rurais do município e é a segunda atividade econômica mais rentável no município, perdendo apenas para o turismo. (Prefeitura de Mata de São João)

Prefeitura de Camacan com o apoio de Vereadores promove Campanha Contra as Drogas

Durante três dias a Cidade de Camacan esteve mobilizada com palestras, apresentações musicais e mensagens contra as drogas. Participações especiais de Paulo Baruk, Kléber Lucas, Davi Sacer Vocalista do Trazendo a Arca, Banda Evidências e Bandas locais. E ainda contou com passeata contra as drogas com trio elétrico. (Prefeitura de Camacan)

Itagimirim investe na saúde bucal da população

Os dentes assumem importantes funções, dentre elas, a fala, a alimentação e a mastigação dos alimentos, o que também é uma garantia de uma boa digestão. Sem eles as pessoas não se articulam bem, prejudicando até a comunicação. Em resumo, sem os dentes as pessoas vivem mal e por isso a importância de mantê-los sempre bem cuidados.

Para tanto, o atendimento odontológico nas Unidades de Saúde da Família de nosso município tem suprido com êxito as necessidades de tratamento bucal da comunidade. Com atendimento diário, estão disponíveis nas unidades do município e distrito os procedimentos de extração, restauração, limpeza, drenagem, tartarectomia, atendimento de urgência, bem como o auxílio na prevenção de patologias odontológicas.

Em média são atendidos semanalmente cerca de oitenta pacientes, distribuídos nos grupos de hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes e com atenção redobrada ao grupo de idosos, onde a saúde bucal representa fator decisivo na manutenção da qualidade de vida dessas pessoas.

A organização do pronto atendimento é de acordo com a realidade do local, avaliando a condição da saúde bucal do paciente e orientando ao usuário a retomada ou continuidade no tratamento.

Os consultórios estão dentro das condições sanitárias de estabelecimento de assistência odontológica, climatizados e com equipamentos modernos que dispõem de melhores condições de qualidade e resolutividade dos casos, assegurando qualidade na saúde bucal da população, especialmente daqueles que necessitam das ações da saúde pública. (Prefeitura de Itagimirim)

Biblioteca Municipal de Vitória da Conquista ganha Centro Digital de Cidadania

O Centro Digital de Cidadania/CDC inaugurado na Biblioteca conta com 10 computadores, 01 impressora, 01 quadro e 01 servidor de rede com softwares livres conectados à Internet.

Oportunidades iguais - Durante a cerimônia de inauguração do espaço, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, representando o prefeito Guilherme Menezes, destacou que é essencial incluir as pessoas no campo tecnológico, para que elas não estejam em desvantagem na luta pela vida. “Nós estamos plantando uma semente que vai se espalhar de maneira ímpar por Vitória da Conquista. Aqui será a casa digital dos jovens que não têm condições de terem essas máquinas em seus lares. É mais um passo, de uma série de outros, que estamos dando para diminuir as desigualdades.”

O secretário de Cultura, Gildelson Felício, também enfatizou o caráter essencial que a Internet assume na atualidade. “É uma ferramenta altamente revolucionária, que potencializa e deve ser utilizada para a construção do conhecimento. É uma tecnologia fundamental para pensar uma nova sociedade a partir da inclusão digital. Que todos possam divulgar essa iniciativa”, recomendou.

“Há muito tempo a gente vem observando a demanda dos usuários da biblioteca por um espaço como esse. Graças ao empenho do prefeito, fomos contemplados com o CDC, que visa proporcionar inclusão sócio- digital e que vai oferecer não só computadores com internet, mas cursos e oficinas de inclusão social”, afirmou o diretor da Biblioteca, Dernival Araújo.

Inclusão digital- A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes funciona há mais de 50 anos, possui um extenso acervo bibliográfico e é frequentada diariamente por um grande número de usuários. São mais de 32 mil títulos, que vão desde literatura infantil até livros da área de Direito. O CDC é mais uma ação que leva educação e conhecimento para a população da cidade. O novo equipamento faz parte da política de inclusão sócio-digital do governo do Estado através da SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a prefeitura de Vitória da Conquista e tem o objetivo de levar às comunidades, o acesso às tecnologias da comunicação e informação através da internet e de um conjunto de programas e softwares, possibilitando a geração de serviços considerados relevantes para a comunidade local como: educação ambiental, informações sobre geração de trabalho e renda, capacitação profissional etc.

Além disso, o Centro Digital de Cidadania se constitui, também, em espaço concreto para o exercício da cidadania. Através dele o cidadão pode comunicar-se com a ouvidoria Geral do estado da Bahia e do município, acessar as contas do governo do estado, como também obter documentos importantes a exemplo de declaração junto a instituições públicas estaduais e federais, além de vários outros serviços, tais como a divulgação dos produtos agropecuários ofertados, divulgação de preços, cursos digitação de currículos trabalhos escolares etc. ( Prefeitura de Vitória da Conquista)

Saúde em São Desidério avalia 2009

Coordenadores de saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniram na manhã do dia 22, para avaliar as ações de 2009 e planejar atividades para 2010. A última reunião do ano contou com a presença de mais de 20 representantes da sede e da zona rural de São Desidério. De acordo com a secretária de Saúde, Marizete Bastos, este foi um ano de muitas mudanças e ações. “Realizamos investimentos estruturais e obtivemos conquistas a exemplo da Casa de Apoio à Gestante, mas nossas principais ações estão relacionadas à prevenção de doenças”. Ela lembrou as reformas de postos de saúde em diversas localidades do município e da ampliação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida.

Cada coordenador apresentou um relatório sobre as atividades desenvolvidas em sua área. O diretor da Vigilância Sanitária, Ubirajara Marques, afirma que a reunião também foi importante para a socialização de informações. “Podemos conhecer um pouco da realidade de cada setor incluindo as atividades desenvolvidas nas comunidades, isso facilita nosso trabalho”.

A equipe também teve contato com o Plano Municipal de Saúde 2010/2013. O objetivo foi aproximar os profissionais das metas estabelecidas e buscar novas sugestões para incrementar o plano. “A presença dos conselheiros que são representantes do povo e dos profissionais que realizam os trabalhos do dia-a-dia é de suma importância, pois eles conhecem e identificam os problemas”, avaliou o especialista em saúde pública, Maurício Dias.

O trabalho e o empenho dos profissionais foram destacados pela secretária Marizete Bastos como responsáveis pelas conquistas alcançadas na área da saúde neste ano. No final do encontro cada servidor fez uma avaliação individual da contribuição para a melhoria da saúde pública de São Desidério. (Fonte: Ascom da Prefeitrura de São Desidério)

Em Ilhéus, moradores elogiam a obra de pavimentação da Ladeira do Pacheco

Moradores, taxistas e entregadores de produtos em geral continuam elogiando bastante a obra de infra-estrutura realizada pela Prefeitura de Ilhéus na ladeira do alto da Boa Vista (Alto do Pacheco), artéria que dá acesso à Avenida Petrobras, uma das mais movimentadas da cidade. O trabalho, que integra um grande projeto de melhoria e recuperação urbanística, incluiu serviços de pavimentação a paralelos e drenagem pluvial numa extensão de cerca de 300 metros. A obra envolveu ainda a reposição de manilhas que dão suporte ao escoamento das águas da chuva, bem como à colocação de meios-fios para evitar, entre outras coisas, que o paralelo se desprenda com a movimentação dos veículos.

Segundo a proprietária da Escola Mondrian, Maria Isabel Pacheco, depois da pavimentação da Ladeira, “as coisas mudaram bastante por aqui”. Ela informa que boa parte dos moradores do bairro passou a utilizar a nova artéria, “que, sem dúvida alguma, trouxe mais dignidade para o alto da Boa Vista”. Concluindo, Maria Isabel destaca ainda o grau de contentamento dos donos de veículos escolares e dos pais de seus alunos, “agora, mais tranqüilos com a segurança e comodidade adquiridas”.
Fazendo coro com Maria Isabel Pacheco, o morador Luis Fabiano dos Santos afirma que a qualidade de vida da população melhorou de forma significativa com a obra de pavimentação. “Tínhamos um acesso bastante limitado, uma vez que, em dias de chuva intensa, as vias utilizadas diariamente pelas pessoas costumam apresentar problemas. Com esse novo acesso, criou-se uma outra alternativa, descentralizando, inclusive, o fluxo de veículos”, acrescenta. A pavimentação da Ladeira do alto da Boa Vista (Alto do Pacheco) era uma antiga reivindicação dos moradores locais e, também, dos motoristas que preferem o acesso ao bairro através da avenida Petrobras.
Morada - Ainda no bojo do projeto de melhoria e recuperação física da cidade, a secretaria municipal de Infraestrutura e Planejamento concluiu recentemente a obra de recomposição a paralelos da ladeira que dá acesso ao Condomínio Morada do Bosque, localizado na avenida Roberto Santos, Zona Norte de Ilhéus. Além da recomposição a paralelos, a Ladeira do Morada do Bosque foi beneficiada com a execução de serviços de drenagem pluvial com o objetivo de facilitar o escoamento das águas. A recuperação da Ladeira, que possui cerca de trezentos metros lineares de extensão, foi marcada ainda por melhorias que evitarão novos afundamentos na pista, como a limpeza de bueiros e a reconstrução de algumas caixas voltadas para a captação das águas da chuva. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Atletas itabunenses participam da São Silvestre em São Paulo

A Associação Itabunense de Atletismo (AIA) está enviando nove atletas para a 85º Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. São três mulheres e seis homens que estarão representando o município num dos maiores eventos esportivos do país, com a participação de mais de 20 mil atletas.

Esta não é a primeira vez que os itabunenses representam a cidade na corrida. Em 2005, os atletas Nilton Santos, Itamar Lira, José Raimundo, Pedro Sebastião e Antônio Carlos conquistaram um dos melhores resultados por equipe, classificando-se em oitavo lugar, contra as 290 representações que participaram do evento.

Os itabunenses viajaramm no último sábado (26) e contam com o apoio da Secretaria de Esporte, que forneceu passagens, e da BV Financeira, responsável pela doação de todo o material (kit completo de roupas e tênis). A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o comércio local e amigos dos atletas também ajudaram a equipe, segundo confirmou o presidente da Associação, Marcelo Marques. Ele lembra que as despesas com viagens são muitas altas e, se não fosse a participação de pessoas e empresas solidárias e amigas, seria impossível a participação dos atletas em competições fora da cidade.

O diretor da AIA avalia ainda que 2009 foi um ano bom para o esporte de uma forma geral, com a realização de importantes eventos na cidade, e a participação do atletismo em diversas competições e a conquista de títulos, a exemplo de Marly Xavier, que é uma das melhores atletas da Bahia, na faixa etária dos 45 anos. Na São Silvestre, ela já conquistou o primeiro lugar em sua categoria. Itabuna tem ainda como representantes Eliene Soares, que já ficou em segundo lugar na categoria de 35 anos, e Pedro das Medalhas, que já conquistou a quarta colocação entre os atletas de 50 anos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)