Ator Marcos Palmeira elogia organização do Festsol de Itororó
Postado por UPB2009 às 05:43PR faz encontro regional pensando em 2010
Postado por UPB2009 às 05:42Municípios podem promover as micro empresas ao mercado internacional
Postado por UPB2009 às 05:41O acesso das micro e pequenas empresas ao mercado internacional é o objetivo do Sistema de Apoio à Exportação (SAX), projeto desenvolvido pela prefeitura de Santo André (SP), e serve de exemplo para os demais municípios brasileiros. O programa propõe principalmente desenvolver ações que projetem a capacitação, orientação e fortalecimento das empresas locais.
A falta de informações sobre o mercado internacional, o desconhecimento do processo de inclusão no comércio externo – documentação necessária e nos trâmites de exportação – e a maneira de como as empresas podem se adequar para competir são algumas das dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas e também pelos municípios.
Diante desta realidade, esclarecer as dúvidas, fomentar a exportação e disseminar essa cultura são ações primarias do Sistema. Para, posteriormente, gerar relacionamentos e parcerias com organismos e instituições nacionais e internacionais.
A execução do projeto propicia benefícios em toda a cadeia econômica, pois uma empresa capacitada e devidamente legalizada alcança novos mercados, aumentar vendas e, consequentemente a produção. Com essa expansão surge a necessidade de novas contratações e maior consumo de matéria prima.
Ações do SAX
• O ciclo de palestras do ABC para o Mundo: palestras com Embaixadas, Câmaras de Comércio, Consulados para debater sobre economia, cultura e costumes dos países que representam, levantando os aspectos mais importantes que uma empresa brasileira interessada em exportar para aquele determinado país deve levar em consideração.
• Visitas Técnicas: quando um grupo de empresários para conhecer in loco alguma das etapas que seus produtos deverão passar quando exportados, como exemplo: a visita ao Porto de Santos, Correios e EADI’s.
• Curso Capacitar para Exportar: cursos e consultorias gratuitos a número limitado de empresas que demonstrarem interesse e comprometimento com o projeto e com a internacionalização da empresa. O curso Capacitar para Exportar é dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado.
• Participação em feiras e eventos internacionais: a participação das empresas em feiras e eventos internacionais representa uma das formas mais eficazes de estudar um mercado, conhecer a concorrência, identificar um representante e promover vendas. Participar de feiras internacionais no Brasil e no exterior é também um meio de aproximação com o mercado que se quer conquistar. Mais informações pelo e-mail cnminternacional@cnm.org.br (Fonte: CNM)
Confirmada a realização do São João em Itambé
Postado por UPB2009 às 05:40Missa em defesa das Nascentes do Rio das Mulheres
Postado por UPB2009 às 05:39Apicultura é alternativa rentável para o produtor baiano
Postado por UPB2009 às 05:38Plenária discute melhorias para aquicultura e pesca no litoral sul
Postado por UPB2009 às 05:37“Consolidação de uma política de estado para desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca” foi o tema central da 1ª Plenária do Litoral Sul da Bahia, realizada na última quarta-feira (27), em Itacaré. Realizado na quadra poliesportiva do Colégio Manoel Castro, o evento reuniu membros de associações, cooperativas e colônias de pesca não apenas da cidade onde foi realizado, mas também de Ilhéus, Canavieiras, Una, Ubaitaba e Aurelino Leal.
A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceplac, SEBRAE, BahiaPesca e Instituto de Turismo de Itacaré (ITI). Durante a Plenária de Aquicultura e Pesca do Litoral Sul da Bahia foram eleitos delegados que irão apresentar as demandas regionais durante a conferência estadual, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho, em Salvador. A próxima etapa será uma preparação para o evento nacional, previsto para o mês de outubro, em Brasília.
Durante a abertura da Plenária, o superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, Marcelino Galo, falou sobre a necessidade dos pescadores e marisqueiras da região se organizarem a fim de lutar pelo desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca. Segundo ele, o evento possibilitou a oportunidade de valorizar esta atividade significativa, construindo políticas participativas que venham atender às necessidades do segmento. “Além de viabilizar o diálogo, o governo Lula reconhece a importância da pesca ao criar um Ministério específico para tratar das ações voltadas ao setor”, complementou.
O Deputado Estadual Edson Pimenta acompanhou o início do evento, lembrando que a pesca compõe, junto com o turismo e a agricultura, as bases econômicas da região. Desta forma, pescadores e marisqueiras devem lutar pela valorização do seu trabalho e alternativas para incrementar seus rendimentos. Ele ainda aproveitou o momento para anunciar algumas benfeitorias conseguidas para Itacaré, como a liberação da licença ambiental para eletrificação da comunidade quilombola de João Rodrigues.
O prefeito Antônio de Anízio agradeceu ao superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal por ter escolhido Itacaré como sede da 1ª Plenária de Aquicultura e Pesca do Litoral Sul da Bahia. “Esperamos que o diálogo com o poder público possa dar subsídios para que os pescadores e marisqueiras se organizem para usufruir de uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
Outras autoridades que acompanharam o evento foram o vice-prefeito de Itacaré, Rosival Bispo, a representante da gerência regional do INSS, Polyanna Magalhães; o chefe da unidade técnica do litoral sul da Bahia Pesca, Edvaldo Ferreira, e o chefe do escritório da Ceplac, Paulo Roberto de Sá. O coordenador regional do PCdoB e vereador de Itabuna, Wenceslau Junior, também participou do início dos trabalhos da Plenária.
Após a solenidade de abertura, o evento seguiu com palestras ministradas por Marcelino Galo e pelo analista ambiental do setor de pesca do IBAMA, José Armando Magalhães. Eles responderam a questionamentos dos pescadores e marisqueiras presentes e tiraram dúvidas sobre a legislação e projetos ligados ao setor de aquicultura e pesca. Após o intervalo do almoço, os participantes foram divididos em grupos de trabalho. Alguns sub-temas abordados foram: problemas enfrentados pela pesca artesanal, desafios da aquicultura familiar e dificuldades das mulheres no processo de produção, beneficiamento e comercialização do pescado.
De acordo com o secretário Ricardo Brazão, a 1ª Plenária de Aquicultura e Pesca foi um sucesso e ajudará a impulsionar o desenvolvimento do setor no município. “Estamos buscando mais parcerias com os governos estadual e federal, para que os pescadores e marisqueiras de Itacaré incrementem seus rendimentos e fortaleçam a atividade”, declarou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)
Juazeiro sedia Seminário Regional de Saúde sobre doenças e agravos não-transmissíveis
Postado por UPB2009 às 05:36O município de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, vai sediar o II Seminário Macrorregional Norte sobre a Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT). A abertura do evento acontece no Grande Hotel, no dia 1º de junho, segunda-feira, das 8h às 18h, com palestras informativas sobre o quadro atual da violência na região, os tipos de violência e a forma essencial de investigação. As principais doenças e agravos não transmissíveis são homicídios, agressão, suicídio, afogamento e acidentes de trânsito.
O Seminário visa iniciar o processo de implantação e utilização de fichas de notificação pelos profissionais da Rede Básica até a Rede Hospitalar, nos 27 municípios da região Norte da Bahia, inclusive Juazeiro, para obtenção de dados detalhados e formulação do diagnóstico da situação do município mais preciso. “Com isso poderemos apontar os bairros de Juazeiro que necessitam de maiores intervenções socio-educativas”, frisou o coordenador do Núcleo de Prevenção de Violência e Cultura de Paz, Cláudio Claudino.
De 2 a 4 de junho o seminário acontece simultaneamente na Univasf, no laboratório de informática, das 14h às 17h e no Grande Hotel, das 9 às 12h. Na programação, oficinas de treinamento para a implantação da ficha de notificação e investigação de violência. “Todos que fazem parte das equipes da Rede Municipal de Juazeiro, desde o posto de saúde aos hospitais deverão notificar a violência”, informou o coordenador.
As palestras serão ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). O encontro tem como público-alvo: agentes comunitários de saúde, enfermeiros e dentistas. Uma média de 150 profissionais da macrorregional Norte, sendo 117 de Juazeiro e os demais das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) de Paulo Afonso e Senhor Bonfim participarão do Seminário.
O objetivo do evento é sensibilizar os profissionais de saúde para a incorporação da violência como problema de saúde pública e consolidar a notificação compulsória de violência nos municípios. Existem vários tipos de violência, dentre elas, a física, psicológica e emocional. “Nosso objetivo é mapear a violência em Juazeiro para formular ações de combate”, explicou o coordenador do Núcleo de Prevenção de Violência e Cultura de Paz de Juazeiro.
Diagnóstico da DANT em Juazeiro - Dados de 2008 apontam que em Juazeiro as causas externas de mortalidade (homicídios, agressões, acidentes de trânsito, entre outras) ainda lideram o ranking de óbitos e são responsáveis por 23,5% de todas as mortes na cidade, enquanto as Doenças do Aparelho Circulatório (como a Hipertensão Arterial Sistêmica) estão em segundo lugar (23,1% das mortes).
Segundo informações epidemiológicas do Ministério da Saúde, extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade, em 2008, o coeficiente de mortalidade por agressões em Juazeiro foi de 39,6 óbitos por 100 mil habitantes, vitimando mais do que qualquer outro agravo de relevância na saúde pública, como Doenças Cerebrovasculares a exemplo de Infarto e AVC (26,9 mortes/100 mil habitantes), Diabetes Mellitus (16 mortes/100 mil habitantes), Acidentes de transporte (15,6 mortes/100 mil habitantes) e Aids (3,8 mortes/100 mil habitantes);
Em relação às internações de Juazeiro em 2007, os hospitais da cidade internaram mais por agressão que por acidentes de trânsito. Uma média de 7, 2 mil internações foram por motivos de agressões, sendo as maiores ocorrências em dezembro, janeiro e julho. Este número superou, por exemplo, as internações por Acidentes de Trânsito (5,1 mil).
O evento é uma realização da 15º Dires e Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro em parceria com a Coordenação de Prevenção à Violência e Cultura de Paz (CAPAZ). Foram convidados a participar do encontro os profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina objetivando a consolidação da gestão regionalizada, que terá como cidades pólos Juazeiro e Petrolina. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)