Prestação de contas do Pnate deve ser enviada ao Conselho do Fundeb até 28 de fevereiro

Os Municípios têm até o dia 28 deste mês para apresentar ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb os documentos que compravam as despesas efetuadas com recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) de 2009.

O Conselho do Fundeb é o responsável por analisar a documentação e emitir parecer conclusivo sobre a prestação de contas. Também compete ao Conselho encaminhar todos esses documentos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 15 de abril.

Os Municípios precisam estar em dia com a prestação de contas do Pnate Aqueles que não apresentarem a prestação de contas no prazo estabelecido e que não conseguirem comprovar que os recursos do Pnate foram utilizados corretamente, correm o risco de deixar de receber o repasse do programa federal. (CNM)

Município pode ganhar mais por exploração

O diagnóstico do Ministério de Minas e Energia é que a tributação do setor, da forma como é feita hoje, não incentiva a agregação de valor na indústria. O minério bruto paga menos imposto do que os produtos manufaturados. Uma mudança na política tributária inverteria essa lógica.

A comparação é com os municípios do Rio de Janeiro, como Campos, que recebem por uma atividade exploratória em alto-mar, enquanto bem menos é repassado a municípios que ficam com áreas deterioradas pela atividade mineradora, com forte degradação ambiental.

Hoje, o governo federal fica com 12% da CFEM, o Estado, com 23%, e o município, com 65%. Pela proposta em estudo, a União ficaria com 10%, os Estados, com 20%, os municípios, com 60%, e seria criado um fundo (Fundo Especial de Mineração, Femin), que ficaria com 10%, com o objetivo de compensar outros municípios afetados.

A proposta do governo é que a alíquota da CFEM seja diferenciada por minério. (Jornal Folha de São Paulo)

Sucesso do Arena Mult Esportes em Santo Antônio de Jesus

A adrenalina tomou conta do primeiro dia do Arena Mult Esportes, na Praça da Biblioteca Municipal, em Santo Antônio de Jesus.

Oferecendo várias modalidades desportivas para o público, como vôlei de praia, futebol de golzinho, tirolesa, boxe, basquete de rua e skate, o Projeto tem o objetivo de estimular a prática esportiva, levando as atividades com monitores especializados a cidades onde elas não existem.

Segundo o Presidente da Federação de Esportes Radicais e organizador da Arena, Jorge Reis, essa é a primeira edição do projeto. "Muito mais que oferecer entretenimento, buscamos educar os jovens quanto à importância da prática esportiva saudável", destacou Reis, referindo-se ao ciclo de palestras que acontece todos os dias a partir das 9h.

Para Hernane Mercês, Superintendente de Esporte, Cultura e Lazer de Santo Antônio de Jesus esse evento será um marco na cidade. "Com certeza é um grande evento. Nosso jovens estão tendo acesso a um mundo esportivo que talvez não conhecessem. Isso é ótimo! E o objetivo da administração é exatamente este: estimular cada vez mais a prática esportiva no município, por isso fez questão de apoior a Arena e apoiará todos os outros projetos que vieram para somar".

Além das modalidades desportivas, os equipamentos de entretenimento como GiroMaster, Full Pipe e Bungee Trampolim chamaram a atenção e fizeram sucesso entre o público.

Criado pelo Ministério dos Esportes, o projeto conta com a parceria da Petrobras e é realizado pela Associação Bom Samaritano, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Escolinha de skate - Outra grande atração do evento é a Escolinha de Skate. Formado por 6 integrantes, a escolinha proporciona um momento de aprendizagem aos jovens, oferecendo, além do skate, instrutores e equipamentos de proteção. (Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)

Prefeitura de Ourolândia inaugura PSF

A Prefeitura de Ourolândia em parceria com o governo do Estado e o governo Federal presenteou no início deste mês (fevereiro de 2009) aos moradores dos povoados de Casa Nova, Alagadiço e Baixas de Zé Félix, com uma Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) em cada um destes povoados.

Está previsto também a inauguração do PSF do povoado de Aurora ainda para este mês. Segundo a secretária de Saúde Josicléa Rebouças, a equipe já está contratada aguardando apenas a data da solenidade de Inauguração que deverá contar com representantes do governo do Estado, Dires e do prefeito Antonio Araújo.

Muquém do São Francisco é contemplado com Ônibus Escolar do Programa Caminho da Escola

O prefeito municipal de Muquém do São Francisco, José Nicolau Teixeira Leite está bastante satisfeito, pois atualente Três Ônibus Escolar do Programa Caminho da Escola fazem o transporte de alunos que residem na zona rural do município, aumentando assim a qualidade na Educação Pública Municipal garantindo o acesso do aluno à escola.

O Programa Caminho da Escola tem parceria da Prefeitura Municipal com o Ministerio da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE). O Programa tem por objetivo renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, visando ainda ampliar, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica municipal e estadual, melhorando o transporte escolar no município. (Prefeitura de Muquém do São Francisco)

Perfuração de poços artesianos na zona rural de Barra

A Barra recebeu a visita do geólogo Jorge Caetano, da Companhia de Engenharia Rural da Bahia, CERB, que veio com o objetivo de fazer a marcação dos melhores locais para a perfuração de poços artesianos em alguns pontos da zona rural do município.

As comunidades visitadas foram: Brejo São Jorge, Abelhas, Vereda do Gavião, Brejo da Estiva, Brejo de Vara, Pajeú, Lagoa dos Vaqueiros, Brejo da Umburana, Comunidade Descoberto, Brejinho e Cachoeira.

Para a população ser beneficiada com a água desses poços é preciso ainda passar pelas outras etapas do processo, que ao todo, são quatro: Marcação do local (concluída); Perfuração do solo; Teste de bombeamento confirmando a presença de água no local; Instalação das bombas. (Prefeitura de Barra)

Alunos especiais têm espaço na escola regular

Quem pensa que os alunos com dificuldade de aprendizado ou com deficiência só podem estudar em escolas especiais está muito enganado. Em Camaçari, há vários alunos com problemas visuais, auditivos e dificuldades para aprender matriculados nas escolas regulares.

Para Nívia Maria da Silva, professora de geografia, a participação dos pais no processo de ensino dos filhos é muito importante, principalmente no caso das crianças especiais. “Seria bom que os pais conversassem conosco sobre a deficiência dos filhos, até mesmo para nos ajudar a trabalhar com eles, mas, infelizmente, muitos só nos procuram para saber se o filho vai passar ou não de ano”.

A filha de Maria de Fátima as Silva, 37 anos, estudante da escola Cosme de Farias, apresentou dificuldade de aprendizado no ano passado. Logo que o problema foi identificado, os professores comunicaram e orientaram a mãe a procurar o Nuaps (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), que funciona na Cidade do Saber. “Gostei muito da iniciativa da escola, graça a eles, buscamos ajuda e a minha filha melhorou bastante na escola”.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Prefeitura de Várzea Nova consegue ônibus pelo Caminho da Escola

Várzea Nova está experimentando um momento de verdadeiras mudanças na administração do prefeito Érico Moreira Araújo(Tica), cujo o próprio slogan do seu governo diz, “Um Novo Tempo Para Nossa Gente.”Após os trâmites legais e o empenho do prefeito, ao lado de sua competente equipe de trabalho, o município conseguiu as certidões negativas na esfera federal, livrando-se da inadimplência, fruto da herança maldita de um recente governo desastroso, conseguindo celebrar um importante convênio com o Governo Federal, através do programa Caminho da Escola, administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE), que contempla o município com a aquisição de um ônibus para o transporte escolar da rede municipal.

A clientela estudantil varzeanovense agora terá conforto e segurança, aumentando a auta-estima, e o interesse pelo aprendizado. Segundo afirmou o prefeito Tica em recente entrevista, “ os recursos são poucos, e as despesas são variáveis, sempre de forma crescente; já iniciamos o ano com uma redução de quase 25% no FPM(Fundo de Participação dos Municípios), mas quando se administra o dinheiro do povo com honestidade e seriedade, dá pra reverter essas dificuldades em ações básicas; cuidando da saúde das pessoas, dando uma assistência social justa para quem precisa, e investir na educação dos nossos jovens, como foi agora com a aquisição deste ônibus”. (Prefeitura de Várzea Nova)

CNM completa 30 anos em defesa do municipalismo

Nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, o municipalismo brasileiro comemora uma data muito importante: os 30 anos da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Nestas três décadas em defesa dos Municípios, a entidade fez história com o trabalho desenvolvido para oferecer uma nova realidade aos cidadãos.

A iniciativa de fundar um grupo que representasse e defendesse os Municípios brasileiros nasceu em 19 de fevereiro de 1975, quando os presidentes das associações regionais do Rio Grande do Sul receberam do então prefeito de Nova Prata (RS), Nagib Stella Elias, um ofício a favor de uma entidade com estas características.

Coube também a Nagib a iniciativa de apresentar ao presidente da Associação Paulista de Municípios na época, Wilson José Abdalla, a ideia de fundar a Confederação. A partir desta aliança, eles e outras lideranças municipalistas fundaram a Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 8 de fevereiro de 1980.

Com Ziulkoski, uma nova fase - Em 22 de maio de 1997, apenas com um livro de atas em mãos, o atual presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deu início a uma nova fase da entidade. À época presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e prefeito de Mariana Pimentel (RS), Ziulkoski assumiu a CNM com desafio de ser uma voz corajosa para levar os anseios dos Municípios ao Congresso Nacional e ao governo federal. Desafio cumprido com êxito há mais de 12 anos.

As dificuldades não desanimaram Ziulkoski. Com um telefone celular, ele conclamou os prefeitos de todo o Brasil para uma Marcha a Brasília, promovida em 19 de maio de 1998, data histórica para o municipalismo. Foi a primeira vez na história do Brasil em que prefeitos se organizaram para trazer as reivindicações dos cidadãos às autoridades políticas da capital federal.

Mas os prefeitos não foram recebidos no Palácio do Planalto. Pelo contrário, foram recepcionados pela tropa de choque da Polícia Militar com hostilidade e com cães de guarda (primeira foto). História diferente da verificada nas atuais Marchas, que já conquistaram respeito e recebem, desde 2003, o presidente da República e Ministros de Estado.

Hoje, 30 anos depois, a CNM continua sua trajetória de conquistas e defesa dos Municípios. Reúne as entidades estaduais e microrregionais de Municípios de todo o Brasil como parceiras e, por meio das Marchas e de mobilizações, trabalha para dar credibilidade e voz ao movimento municipalista brasileiro. (Fonte: CNM)

Antônio de Anízio reúne equipe para avaliar primeiro ano de gestão

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reuniu sua equipe a fim de fazer um balanço das ações realizadas no primeiro ano da gestão municipal. “Foi uma oportunidade para avaliarmos a administração, apontar os avanços obtidos e também o que precisa ser melhorado”, afirmou Antônio de Anízio.

Entre as principais realizações do primeiro ano da administração está a regularização das pendências financeiras de Itacaré, tirando o município da lista de inadimplentes do Cadastro Único de Convênio (CAUC) e Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). “O maior débito deixado pela antiga gestão foi com a Previdência Social, na ordem de R$ 12 milhões. Limpando o nome de Itacaré, poderemos firmar convênios e receber mais recursos dos governos estadual e federal”, informou o prefeito.

O ordenamento da coleta de lixo foi lembrado como a primeira ação do governo municipal em 2009. Outros avanços obtidos no mesmo ano foram a regularização dos salva-vidas, o aumento de 1.500 alunos na rede municipal de ensino e a implantação de creches nos bairros Santo Antônio e Passagem, que permitiram a matrícula de mais de 500 crianças com menos de seis anos.

A realização de licitações com transparência foi citada como uma das ações que permitiu a geração de economia para os cofres de Itacaré, que pode efetuar compras de produtos a preços mais baixos. Segundo o prefeito Antônio de Anízio, a meta agora é estabelecer um calendário fixo para o pagamento dos fornecedores, cujas dívidas deixadas pela antiga gestão já foram liquidadas.

As implantações da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foram apontadas como avanços para Itacaré. A primeira permitiu o diálogo com os empresários locais e reforçou a divulgação da cidade em eventos nacionais e internacionais. A segunda estreitou a relação com os pequenos produtores, pescadores e marisqueiras, conseguindo convênios e cursos de formação e aperfeiçoamento.

Uma das iniciativas elogiadas pela equipe da Prefeitura de Itacaré foi a implantação da Escola de Gestão e Cidadania, que iniciou uma série de capacitações sobre gestão municipal. Outro empreendimento que permitiu o aperfeiçoamento dos servidores foi o workshop “Pensando Itacaré”. “As duas atividades foram muito construtivas. Esperamos que dêem continuidade com a abordagem de novos temas”, disse a supervisora de receptivo, Michele Franco. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Prefeitura e SENAC divulgam os cursos oferecidos pela Carreta-móvel

O SENAC divulga os cursos que serão oferecidos pela Carreta-móvel do SENAC, instalada ao lado da Prefeitura de Guanambi. A vinda da carreta móvel para Guanambi aconteceu fruto do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio e o SENAC. As inscrições poderão ser feitas no balcão de empregos, localizado na Praça Jacinto Lobo, Centro. Contatos pelo telefone 3451 – 4724. Leia abaixo os cursos oferecidos:
Cozinheiro; Pães ; Tortas Doces e Salgadas ; Sobremesas; Garçom; Pizza; Preparação e Apresentação de Saladas; Culinária Básica; Culinária Italiana; Sushi e Sashimi; Culinária para Executivos; Preparação de Café. (Ascom Prefeitura de Guanambi)

Merenda de qualidade alimenta os alunos da rede municipal

Uma das preocupações na área da educação no município de Caculé é a merenda escolar. Por isso, todo o processo de planejamento, compra, distribuição e preparação dos cardápios é acompanhado pela nutricionista Adahilda Brito.
As merendeiras são devidamente treinadas e trabalham dentro das condições adequadas de higiene. A dedicação ao trabalho faz com que, sem desperdícios, todas as crianças recebam merenda diária saudável em quantidade satisfatória.

A variedade também é um diferencial nos cardápios do município, no ano passado, mais de 50 tipos de deliciosas refeições, balanceadas nutricionalmente, foram servidas aos alunos. E para garantir a qualidade da alimentação escolar, a merenda é preparada na própria sede escolar, tanto nas escolas da zona urbana como rural. Diariamente são servidos mais de 4.500 refeições.

As ações para a melhoria são contínuas, em 2010, as escolas iniciaram o ano ganhando um Kit Cantina novinho, o que proporcionará mais higiene e melhor condição para a preparação dos cardápios. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)

Jornada Pedagógica reúne professores de Caculé

Os professores da rede municipal de ensino de Caculé iniciaram o ano letivo com um encontro que discutiu a inclusão do aluno no ambiente escolar no Século XXI, o momento permitiu ainda o direcionamento das metas educacionais para 2010. Esta foi a V Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que propiciou atividades educacionais, palestras, oficinas, planejamentos e muitas trocas de experiências, tudo com muita emoção e aprendizados.

A abertura aconteceu no dia 01 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, com a participação especial do cantor Thiago Araújo, que recepcionou os professores ao som dos clássicos da MPB. O Grupo de Teatro do Colégio Vespasiano Filho apresentou uma peça teatral que remeteu às práticas retrógradas que ainda hoje acontecem em sala de aula. Logo após, um vídeo relembrou o sucesso dos projetos realizados em 2009, que só foram possíveis devido à dedicação e empenho de cada professor. Os professores presenciaram ainda as palestras “Transposição Didática”, com o prof. José Walter Pires, e “A inclusão do aluno no ambiente escolar”, com a professora Aylana Reis. Neste dia, os professores foram presenteados com um Kit, contendo bolsa, agenda e blusa do professor.

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, prof.ª Adailde Teles, este momento é muito importante, pois proporciona momentos de reflexão, debate, avaliação e construção coletiva sobre as formas de melhorar a qualidade da educação no município. A Secretária relembrou algumas das ações realizadas com o objetivo de dar maior suporte ao desenvolvimento do ensino, tais como a implantação dos laboratórios de Ciências, a informatização das escolas (inclusive as da zona rural), a reforma das escolas e a construção de quadras, o sucesso do Projeto Xadrez nas Escolas, da adoção do Projeto Alfa e Beto (que alfabetiza crianças com seis anos) e do Projeto Gestar, do Topa, o fornecimento do Kit do Estudante (contendo a farda e materiais escolares), dentre outras.

Para a realização da Jornada Pedagógica, foi contratada a empresa de Assessoria em Educação de Ilhéus - BA, Núcleo de Referência Profissional, que dentre as metas almejadas, visam a ampliação da qualidade do ensino/aprendizagem, aprimoramento dos conhecimentos pedagógicos, apresentação de propostas para a mudanças na prática metodológica, promoção de momentos lúdicos para a aprendizagem e motivação dos profissionais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)

Prefeitura de Alagoinhas promove parcerias

Em encontro com o Prefeito Paulo Cezar, o Gerente Geral da Unidade de Negócio, Exploração e Produção da Bahia – UN/BA da Petrobras, Antônio José Rivas, anunciou que em virtude do sucesso obtido com a perfuração do poço de petróleo SP42 na comunidade do Pindobal, em Boa União, no Campo Fazenda Panela, a Petrobras vai perfurar mais 4 poços na região.

Segundo Rivas, a política de perfuração em campos antigos, tem dado bons resultados, através da revitalização desses campos. O novo poço SP42 do Pindobal, por exemplo, que iniciou a produção na sexta-feira, 22, extraiu, de lá pra cá, 350 barris de petróleo por dia. Produção que corresponde dez vezes mais a média de produção dos demais poços de petróleo existentes em toda a Bahia, resultando em maior produtividade, mais emprego e aumento da arrecadação de impostos para o município.

A partir desta descoberta, a Petrobras vai fazer o asfaltamento da estrada do Pindobal, com a finalidade de melhorar o acesso para o transporte de equipamentos da empresa e também o acesso da população.

Durante o encontro ficou também acertado o início dos trabalhos de revitalização da Estrada do Mangalô, convênio firmado entre Prefeitura e Petrobrás em 2008, na gestão anterior, e que só agora terá as obras iniciadas no governo do Prefeito Paulo Cezar. O Convênio vai garantir a pavimentação de toda a Radial Sul, que vai desde o Cruzeirinho, Bairro 15 de Novembro, até o Trevo da BR 101. Ao todo serão 5 km de estrada asfaltada.

A obra será executada pela Petrobras e a Prefeitura fará o acompanhamento da execução através da Secretaria de Infraestrutura – SECIN. As obras serão finalizadas em dois meses, segundo estimativa da Petrobras. (Prefeitura de Alagoinhas)

Prefeitura de Itacaré acerta últimos detalhes do carnaval

A partir desta sexta-feira (13), Itacaré se entrega à folia carnavalesca, que segue até a madrugada de terça-feira (16). Para garantir a alegria e organização do evento, a Prefeitura está acertando os últimos detalhes da festa, que acontecerá na Avenida Castro Alves, orla do centro da cidade. “Queremos superar o sucesso obtido no ano passado, quando os foliões puderam brincar com segurança e tranquilidade”, disse o prefeito Antônio de Anízio.

A estrutura do Itacaré Folia 2010 contará com palco para shows, mini trio e Tenda Mix, com música eletrônica. Serão quatro bandas se apresentando por noite, entre elas estão as soteropolitanas “O Troco” e “Diamba”, que comandarão a folia junto com vários grupos regionais. A festa momesca contará ainda com a presença de blocos locais.

Entre as preocupações da Prefeitura de Itacaré para o Carnaval está a priorização dos pequenos comerciantes locais. Apenas vendedores ambulantes do município estarão autorizados para comercializar comidas e bebidas no circuito da festa. Todos serão divididos em espaços previamente demarcados e assistirão à palestra da Vigilância Sanitária sobre segurança alimentar.

Atendendo pedido do comando da 4ª Companhia da Polícia Militar, feito pelo capitão Hosannah Rocha, o prefeito Antônio de Anízio assinará decreto proibindo a venda de bebidas em garrafas e copos de vidro, no circuito do Carnaval. “Quando quebra, o vidro se espalha, podendo causar acidentes graves. Em casos de brigas, os vasilhames também podem ser usados como objetos cortantes", destacou o prefeito. Ainda segundo ele, o cumprimento da medida de segurança será garantido pelos fiscais que trabalharão durante o Carnaval.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Cidade Digital tem manutenção constante

O programa Feira Cidade Digital, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, tem seu funcionamento monitorado diariamente por uma equipe de técnicos em informática. Durante o monitoramento, os técnicos observam se o sinal de Internet está em atividade e solucionam as possíveis falhas de conexão.

Conforme o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e administrador do programa, César Orrico, o acompanhamento é realizada também nas antenas retransmissoras instaladas pelo Município. Já a manutenção das antenas residenciais é da responsabilidade do próprio usuário.

Com 10.480 usuários cadastrados até agora o Feira Cidade Digital está recebendo mais quatro gigabytes para melhorar a velocidade de acesso ao serviço. Totalizando oito gigabytes disponíveis para a população, o sinal de Internet gratuita começa a chegar aos distritos feirenses.

César Orrico declarou também que a Prefeitura adquiriu 159 novos equipamentos de rádio utilizados na transmissão do serviço. Importados de Israel, da empresa Alvarion, os aparelhos estão chegando de forma gradativa e estão sendo instalados simultaneamente.“Assim que chegam, os equipamentos estão sendo instalados pela nossa equipe. A meta é atingir todo o território pertencente a cidade de Feira de Santana com o serviço. Interligar todas as secretárias municipais também é nosso objetivo”, informa Orrico, lembrando que os serviços de saúde do Município já utilizam da digitalazição.

Para obter informações sobre as áreas que já contam com a cobertura do Feira Cidade Digital, como se cadastrar e como utilizar o serviço o interessado deve entrar em contato através do telefone 0800 075 7171 ou do site
www.feiradesantana.ba.gov.br. O serviço de telefone é gratuito e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Em breve, os horários de atendimento aos usuários também serão ampliados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)

Itiruçu começa a construir creche

Com muita alegria, o Prefeito Carlos Roberto acompanhou de perto o início da construção da Creche.

Um projeto bastante ousado, que receberá crianças carentes, proporcionando uma educação de qualidade, aplicada por profissionais capacitados. Vale salientar que foram inúmeros os cursos de capacitação para profissionais da educação que atuam na rede pública Municipal, o que diretamente influencia na qualidade do ensino que será aplicado em mais este estabelecimento de ensino. (Prefeitura de Itiruçu)

Prefeito Ramiro participa de Encontro Pedagógico 2010

O encontro pedagógico 2010, realizado na última terça-feira,teve como tema foco “Escola e Comunidade construindo parcerias por uma educação de qualidade”, reuniu mais de 1.000 profissionais de educação entre professores, auxiliares escolares, coordenadores pedagógicos e dirigentes escolares. O presidente do Conselho Municipal de Educação, Joilson Almeida, contemplou a ação da prefeitura em aceitar a municipalização das escolas, e citou a maior preocupação dos profissionais: a violência. “Vale a pena sim estarmos discutindo a educação, principalmente com a comunidade, desta forma saberemos as maiores necessidades do coletivo”, opinou.

O prefeito em suas palavras disse saber de suas obrigações e que estará dando prosseguimento as reformas das escolas que ainda não foram contempladas. “Estamos no momento dando atenção às escolas que acabamos de receber do estado, mas nossas escolas serão incluídas também neste processo. Queria mais uma vez colocar-me a disposição de cada dirigente escolar, para que estejam entrando em contato comigo comunicando-me quanto a necessidade de sua unidade escolar”, declarou

A deputada Alice Portugal realizou uma palestra abordando vários temas educacionais e demonstrando aos educadores os direitos e deveres para aquisição de uma educação digna para todos. Outro ponto abordado pela deputada, como todos os outros que se pronunciaram, foi a violência nas escolas, Alice acredita que só a conscientização poderá mudar a realizada atual. “Temos que preparar escola e família para lidar com o aluno e com seu filho de forma que consigamos exibir que a educação é a único caminho para formação de um ser humano, outrossim e termos nas escolas profissionais comprometidos”, confirmou Alice.

O objetivo do Encontro foi repensar a práxis pedagógica a partir dos resultados obtidos nos anos anteriores, ainda proporcionar reflexões e troca de experiências repensando o fazer pedagógico, “acreditamos que desta forma valorizemos a valor de cada ator social para o sucesso da escola, e conseqüentemente, do aluno”, explanou a secretária Adriana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Valença)

Comércio na Micareta de Feira em discussão

O funcionamento do comércio durante os dias 17 e 18 de abril, respectivamente sábado e domingo de Micareta, será discutido pela comissão organizadora, Conselho Municipal de Festejos Populares, Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A reunião será realizada no próximo dia 23, às 17 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAP).

A discussão sobre o impacto do funcionamento do comércio durante a maior festa do interior da Bahia foi reivindicada durante reunião do Conselho de Festejos Populares. O evento foi coordenado pelo presidente do conselho e secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alcione Cedraz.

No encontro também esteve em discussão a oficialização de mais um dia de Micareta, já que na quarta-feira, dia 16, alguns blocos já desfilam. Representantes de entidades observam que em função de ser oficialmente véspera da festa, a Polícia Militar atua em horário reduzido, o que inviabiliza a permanência dos foliões nas ruas durante a madrugada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)