Prefeitos são premiados por boa gestão

No último dia da XII Marcha a Brasília, quinta-feira (16/07), 150 gestores municipais (sendo três de cada estado) foram homenageados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com troféus. O prêmio refere-se ao Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) no ano de 2007.

O prêmio IRFS está na sua segunda edição e tem como objetivo incentivar a boa gestão por meio do controle financeiro, das aplicações e da prestação de contas. O IRFS significa anualmente o desempenho das administrações municipais nas áreas fiscal, social e de gestão. Esse dado serve com parâmetro para a avaliação dos gestores. Nesta edição, os dados mostraram um destaque no desempenho da área fiscal.

Os três municípios baianos homenageados no evento foram: em primeiro lugar, Coronel João Sá, em segundo lugar Dias D'Ávila e em terceiro lugar Santo Estevão. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski parabenizou os prefeitos por vencer as dificuldades da administração e desenvolver uma gestão eficiente.

Hoje tem curso sobre análise de recursos de infrações de trânsito

Por iniciativa do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN, será ministrado a partir de hoje e vai até o dia 22, quarta-feira pelo DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito o Curso de “Análise de Recursos de Infrações de Trânsito. O curso será ministrado no auditório da UPB - que estará dando o apoio ao evento e está dirigido para gestores municipais. Estão escritos representantes de 16 municípios contando com 80 participantes.

O curso tem como finalidade a capacitação de gestores municipais para a área de trânsito estando representados no evento os Municípios: Salvador, Senhor do Bomfim, Guanambí, Camaçarí, Cruz das Almas, Caetité, Juazeiro, Ilhéus, Alagoinhas, Stº Amaro, Eunápolis, Itapetinga, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Jacobina, Paulo Afonso.

Adroaldo tem aprovação de 83,5% em Itororó

Uma pesquisa realizada no início do mês pela Farani Consultoria e Pesquisa no município de Itororó aponta uma aprovação de 83,4% para a administração do prefeito Adroaldo Almeida. Esse índice agrega as avaliações “Boa” (49,7%), “Ótima” (12,1%) e “Regular mais para boa” (21,7%). Avaliaram como “Regular” 5,7% dos entrevistados. Para apenas 4,1% dos entrevistados, o governo até aqui é “Regular mais para ruim”, enquanto 2,5% dizem que é “Ruim”, e 1,9% que é “Péssimo”. Outros 2,2% não souberam avaliar. A pesquisa ouviu 314 pessoas no dia 1º de julho e tem uma margem de erro 4,5%.

O prefeito Adroaldo Almeida comemora os números da administração, e diz que essa elevada taxa de aprovação se deve ao fato de as pessoas, mesmo aquelas que porventura não votaram em seu nome para prefeito em 2008, percebem a nova forma de governar o município. “Nossa administração busca atender as reais necessidades das pessoas. Governamos para o povo de Itororó e seus distritos. São apenas seis meses, a máquina administrativa ainda está sendo ajustada. Faremos um governo histórico nessa cidade”, afirma o prefeito.
A mesma pesquisa aferiu a aprovação pessoal do prefeito, assim como a sua competência para governar. Esses índices apontam o nível de confiança da população no gestor, ao tempo que demonstram a satisfação do cidadão com o trabalho do prefeito. Quando perguntados diretamente se aprovavam ou desaprovavam o prefeito Adroaldo, 71,3% da população afirmaram que aprovam. Apenas 9,9% desaprovaram, enquanto 18,8% não souberam avaliar. Números parecidos foram auferidos quando a questão era se o prefeito é competente ou não para governar o município: 77,4% disseram que Adroaldo é competente como prefeito; 12,1% acreditam que não é; e 10,5% não souberam avaliar.
Caráter - O prefeito destaca que esses números apenas aumentam a sua responsabilidade com a gestão do município. “É o resultado de tudo que plantamos na nossa vida pública e também na particular, antes de sermos eleitos. Um exemplo disso é que mais de 64% me tem como cumpridor de promessas, e 76% como honesto, pessoa de caráter”.
Adroaldo observa que se forem confrontados esses números com os da sua eleição, fica claro que até quem não votou nele para prefeito confia na sua honestidade, na capacidade de governar e de cumprir com os compromissos assumidos na campanha. “Por isso faço questão de governar para todos os cidadãos, com ações na educação, cultura, agricultura, assistência social, urbanismo, esportes e muitas outras”, enumera o prefeito Adroaldo Almeida. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)

Camaçari terá 3 mil novas mudas de árvores

Camaçari terá, em agosto, três mil novas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A Coordenação de Manutenção de Áreas Verdes, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com o Insec (Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros), Polícia Federal, e Polícia Militar promovem o plantio para recuperação do anel florestal e corredores ecológicos do Município. As primeiras 1.500 mudas serão plantadas no Morro da Manteiga, beneficiando a comunidade do Novo Horizonte e Nova Vitória, e as outras 1.500 dentro da área do 12° Batalhão da Polícia Militar.

Serão plantadas mudas de pau-pombo, umbaúba, sucupira, aroeira, camassary e quaresmeira, além de espécies frutíferas de jaqueiras, mangueiras, jambo, abacateiro, açaí e cajueiro. De acordo com a bióloga Marinalva Cruz, coordenadora de Manutenção de Áreas Verdes, a iniciativa tem a finalidade de recuperar as áreas degradadas, a exemplo do Morro da Manteiga e matas ciliares, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade.
Somente neste ano, foram plantadas, na sede e orla do Município, 16 mil mudas. A meta é, até dezembro, realizar o plantio de 100 mil, com a ajuda da equipe da coordenação, Limpec (Empresa de Limpeza de Camaçari) e da comunidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Festa de Nossa Senhora da Boa Morte

A Festa anual da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, Cidade Histórica Histórica e Monumento Nacional acontecerá nos dias 13,14 e 15 de agosto. A festa de Nossa Senhora da Boa Morte é considerada como a mais importante manifestação sincrética religiosa da Bahia, que une rituais essencialmente católicos com elementos do culto afro-brasileiro. Os tradicionais festejos da irmandade composta por mulheres afrodescendentes com idade acima de quarenta anos, começa no dia 13 com o ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, às 18 horas, com saída do anexo da Capela d'Ajuda que pertence à Boa Morte, com destino à capela da Irmandade na Rua 13 de Maio, onde haverá uma celebração religiosa em memória das falecidas. Nesse dia, as irmãs vestem-se de branco em sinal de luto.

Em seguida, as Irmãs participam da Ceia Branca com familiares e convidados. A ceia é composta por alimentos à base de peixe e frutos do mar, pão e vinho. Os pratos não levam azeite de dendê por isso é denominada de Cia Branca. No dia 14, segundo dia da festa que costuma atrair um grande número de turistas, principalmente afroamericanos, as integrantes da Irmandade usam a beca com saia preta plissada, blusa branca bordada, cobram os cabelos com um lenço branco bordado chamado biôco. Elas usam também um chale de veludo que possui duas faces: uma preta e outra vermelha. Durante o ritual da procissão que simboliza o enterro de Nossa Senhora, as irmãs usam o chale com a face preta à mostra. A procissão do enterro de Nossa Senhora sai às 19 horas da igreja da Irmandade e percorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.
No dia 15, o último dia das celebrações religiosas públicas, acontece a grande procissão festiva da Assunção de Nossa Senhora. O cortejo sai da igreja da irmandade após a missa, marcada para ás 8 horas. Nesse dia, considerado o ponto alto da programação religiosa, as integrantes da irmandade vestem a beca, usam, jóias e deixam à mostra as contas de sues orixás, além de deixar a face vermelha do xale exposta. Esta manifestação religiosa é marcada pelas cores das flores que decoram o andor de Nossa Senhora da Glória, foguetório e muita alegria. Para as irmãs, é o dia da Ressurreição de Nossa Senhora e por isso é festejado com muita alegria. Após a procissão, as irmãs trocam o traje de gala por saias coloridas e blusa branca. Todas participam do samba de roda em homenagem à Nossa Senhora. A irmandade oferece a todos os presentes um farto banquete com feijoada, assados e saladas.
No dia 16, a Irmandade oferece à população, o tradicional escaldado com diversos tipos de carnes, verdura e pirão. O samba de roda também se apresenta e todos que quiserem pode sambar. A partir das 18h. No dia 17, também a partir das 18h, a festa continua com o samba de roda de Nossa Senhora e a distribuição de caruru e mungunzá. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Cachoeira)

Banco Popular facilita vida dos moradores de Camaçari

A população de Camaçari conta com mais agilidade e comodidade na hora de usar os serviços bancários com o Banco Popular. Os moradores podem pagar contas e realizar saques em uma das duas unidades do Município, localizadas no Centro Comercial e na Estação Rodoviária. O horário de atendimento é diferenciado. O Banco Popular, projeto do governo federal, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Além de pagar as contas de água, luz, telefone e títulos, a população pode consultar saldo e realizar saques de até R$ 500,00, se correntistas do Banco do Brasil, e de R$ 830,00, aposentados e pensionistas.

A iniciativa tem a aprovação dos moradores. O pedreiro Joselito Reis complementou dizendo que foi uma ótima idéia para facilitar a vida de quem trabalha. “Aproveito o sábado, dia em que os bancos não funcionam para realizar todos os meus pagamentos”.
Para a comerciante Jessinalva Rios de Menezes, depois da instalação do posto no Centro Comercial, as vendas aumentaram. Na opinião dela, “quem saca dinheiro aproveita sempre para fazer uma comprinha”. O dono da loja de ferramentas e eletrodomésticos, Alaildo Aragão da Silva, disse que não precisa mais fechar a loja para pagar as contas.
De acordo com o administrador da feira, Antonio Bittencurt, foi uma ótima idéia ter uma subsidiária do Banco do Brasil no local porque aumentou o fluxo de pessoas que compram com tranquilidade e segurança. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Itacaré intensifica recadastramento de beneficiários do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itacaré intensificou as atividades para recadastramento do Bolsa Família. O serviço começou pela zona rural, com equipes fazendo varreduras pelas localidades. Já na zona urbana, os atendimentos estão sendo realizados no Centro Digital da Cidadania (CDC), desde segunda-feira (13). “Este é um procedimento obrigatório que deve ser feito até o dia 31 deste mês. Ampliamos as ações para que nenhum beneficiário seja penalizado e novas famílias sejam inseridas no programa federal”, informou o secretário Cirilo Santos.

Desde maio, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão percorrendo distritos, vilas e povoados, sendo Pancada Grande e Matinha as últimas localidades visitadas. Até o momento, foram realizados cerca de 700 atendimentos, entre atualização dos dados e novos cadastros.

Na zona urbana, o serviço foi levado ao Centro Digital de Cidadania, onde há mais espaço e conforto para os beneficiários. Além do recadastramento do Bolsa Família, a equipe de seis profissionais realiza o desbloqueio dos cartões e consultas de liberação. Os atendimentos acontecem das 7h30min às 14 horas, com a disponibilização de 130 fichas por dia.

Para atualizar os dados no cadastro do Programa, é necessária a apresentação dos documentos de identificação de cada membro da família e mais o CPF e o título de eleitor do responsável legal. Também são obrigatórios o comprovante de residência atualizado e declaração da escola dos filhos com idade entre 6 e 17 anos. Caso não seja feito o recadastramento, o benefício será bloqueado até setembro e desligado do Bolsa Família até janeiro de 2010. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Camaçari pode ter casas ecológicas

Na próxima quarta-feira (22/07), às 10h, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, se reúne com representantes da empresa Image Brazil, para avaliar a construção de uma vila residencial com casas ecologicamente corretas para os servidores públicos do Município.

Os imóveis contarão com energia solar. A construção será realizada por meio de parceira entre a iniciativa pública e privada. As residências poderão ser financiadas pelo sistema bancário.
Durante a reunião ainda será discutida a possibilidade da realização de um show ecológico no Município. O projeto, denominado de EcoShow, é uma ação de lazer com vista a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente.
No primeiro encontro, realizado no último dia 10, Caetano demonstrou interesse pelos projetos, e disponibilizou uma área para a realização da festa. O projeto vai passar por 20 cidades brasileiras, com a apresentação de mais de 50 artistas renomados. A iniciativa foi apresentada pela cantora Margareth Menezes. A artista baiana é embaixadora do projeto Ecoshow. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)