Coronel João Sá comemora aniversário e recebe prêmio do IRFS

O município de Coronel João Sá tem motivos de sobra para comemorar. A cidade estará comemorando 47 anos de emancipação política, festejados nos dias 26 e 27 de julho, na Praça do Mercado. A celebração será seguida de inaugurações de várias obras, como: o pelotão da Polícia Militar, do CAPS, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Transportes, com a presença do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Outro motivo de orgulho para esta cidade do Semi-Árido baiano, com uma população estimada em 18.600 habitantes, foi o prêmio concedido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entregue na XII Marcha em Defesa dos Municípios (16/07), em Brasília. O prêmio corresponde aos melhores Índices de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) de cada estado brasileiro. O ex-prefeito José Romualdo Souza Costa de Coronel João Sá esteve na marcha para receber a homenagem como primeiro lugar do ano de 2007. Em 2006, o município também foi premiado entre os dez primeiros.

Romualdo atribui o prêmio ao investimento que fez na sua equipe, com a qualificação de secretários através de cursos de gestão pública. O ex-prefeito também acredita que a prioridade dada na área de educação, capacitando professores e implantando faculdades na cidade contribuiu muito para a boa colocação do município. "Estou muito feliz com esse prêmio, e acho de extrema importância para os municípios porque incentiva os prefeitos a investir mais em qualificação dos seus secretários, para que o trabalho seja eficiente".

José Romualdo com o prêmio Índices de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão
O ex-prefeito administrou por três vezes Coronel João Sá, e apóia o prefeito atual. Romualdo que esteve fora por três meses, volta ao município para comemorar o aniversário de emancipação e dividir a alegria com a população de receber o prêmio por boa gestão.

O prêmio IRFS está na sua segunda edição e tem como objetivo incentivar a boa gestão por meio do controle financeiro, das aplicações e da prestação de contas. O IRFS significa anualmente o desempenho das administrações municipais nas áreas fiscal, social e de gestão. Esse dado serve com parâmetro para a avaliação dos gestores. Nesta edição, os dados mostraram um destaque no desempenho da área fiscal.

Sucesso no curso de análise de recursos de infrações de trânsito

Terminou ontem com sucesso de público o Curso de Análise de Recursos de Infrações de Trânsito. A iniciativa foi do Conselho Estadual de Trânsito, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito e o apoio da UPB União dos Municípios de Bahia e a empresa Águia Branca. O curso foi ministrado pelo professor José Ricardo Cintra técnico do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran e teve como público alvo todos aqueles gestores públicos que trabalham na área de trânsito, especialmente os membros de Jarí – Junta Administrativa de Recursos de Infrações e gestores públicos que de certo modo trabalham em julgamento de processo de multa ou infração de trânsito. Participaram do evento 17 municípios já integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

O curso teve o inicio no dia 20 e o seu termino no dia 22 do corrente às 16 horas quando foram conferidos os respectivos certificados. Faz parte da programação do Cetran para capacitação dos profissionais e gestores públicos dos municípios que estão com o seu trânsito municipalizado. Ainda na programação do Cetran está acontecendo no Município de Jacobina curso de capacitação dos Agentes de Trânsito para 40 agentes de trânsito, já concursados dos municípios de Jacobina e Senhor do Bonfim, este curso está tendo a duração de 140 horas tendo iniciado no dia 13 do corrente e terá o seu termino no dia 31 deste. O curso tem a parceria com o Departamento Estadual de Trânsito através da Escola Pública de Trânsito e da Prefeitura Municipal de Jacobina.

O Cetran já programou para a primeira quinzena do mês de agosto palestra sobre a integração de município ao Sistema Nacional de Trânsito na Região do Agreste de Alagoinhas – Litoral Norte em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas que dará apoio ao evento a ser realizado naquele município. A Região contempla 22 municípios.

Prefeituras brasileiras podem concorrer ao Prêmio ODM Brasil

A terceira edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil) será divulgada em abril de 2010. Criado para estimular as iniciativas de prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil, o prêmio contribui para o cumprimento de projetos relacionados ao desenvolvimento dos Municípios. As inscrições para concorrer ao prêmio poderão ser feitas entre os dias 27 de julho e 2 de outubro de 2009.


Os seminários que antecedem a premiação vão ocorrer nas 26 capitais e no Distrito Federal nos meses de julho, agosto e setembro de 2009. No mesmo evento, vai incidir o lançamento do 4º Relatório Brasileiro de Objetivos do Milênio.

O evento é promovido pelo governo federal por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Para conferir a programação dos seminários, da premiação, inscrições e outras informações, acesse o site da ODM: www.odmbrasil.org.br. (Fonte: CNM)

São Desidério faz parceria para beneficiar produtor rural

A Prefeitura de São Desidério firmou convênio com o Banco do Brasil para prestação de assistência técnica aos produtores rurais, tendo como público alvo os beneficiários do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) de Mandiocultura.

O município será credenciado como um órgão de assistência técnica oficial para a prestação de serviços de financiamento. A princípio cerca de 300 produtores serão atendidos. De acordo com o gerente geral do Banco do Brasil de São Desidério, Carlos Henrique dos Santos a região é pioneira na promoção de convênio de prestação de assistência técnica entre o Banco do Brasil e municípios.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico dispõe de uma equipe de assistência técnica que presta serviços de apoio e acompanhamento aos projetos de agricultura familiar. Poderá também elaborar projetos de captação de recursos financeiros aos pequenos produtores rurais que trabalham com a cultura de mandioca.

Festa dos vaqueiros em Riachão comemora 26 anos

A tradicional festa de vaqueiros, que acontece no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, estará comemorando 26 anos de festa. O evento sempre é realizado na última semana de julho, e é considerado um dos maiores do segmento na Região Sisaleira. Neste ano a programação o evento trará o forrozeiro Del Feliz, "O Rei do Forró Enredo", no dia 25 de julho. Nos outros dias serão apresentados shows na Praça Teodoro Queiroz, além de um documentário mostrando os aspectos culturais que evolve o evento. Vaqueiros, fazendeiros e organizadores da festa contam a história, as dificuldades e suas realizações.

Conceição do Coité inscreve para o Pró Jovem

O município de Conceição do Coité já está oferecendo as inscrições para o Pró Jovem Urbano 2009. O curso será destinados a alunos de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental (da primeira a oitava série) e que não estiverem estudando.

O aluno poderá se matricular em qualquer turno, além de poder participar de cursos profissionalizantes que está inserido no projeto. Estarão disponíveis cursos de: Telemática (Informática com conserto de micros) e Agro extrativismo (ligado ao campo). As especializações tem duração de 18 meses, com direito a uma bolsa auxílio no valor de cem reais, disponibilizada pelo Governo do Estado.

O Programa foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos.

UESC oferece curso de Biologia a distância para professores da rede pública

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, localizada em Ilhéus, abriu inscrições até o dia 2 de agosto para o Vestibular do curso de licenciatura em Biologia, a distância. O curso é oferecido especialmente para professores da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal) e em efetiva regência de classe, sendo 70% para candidatos não-graduados ou graduados em licenciatura curta em Ciências e, 30%, para portador de diploma de bacharelado em qualquer área ou licenciatura em Pedagogia.

Serão disponibilizadas 174 vagas pelos polos de Vitória da Conquista (39), Teixeira de Freitas (47), Santa Antonio de Jesus (38) e Jacobina (47). Esses polos integram também os municípios de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Jequié, Itapetinga, Brumado, Caetité, Feira de Santana, Valença, Itaberaba, Amargosa, Cruz das Almas, Serrinha, Piritiba, Irecê e Senhor do Bonfim.

O curso tem a duração de quatro anos, e atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação da Bahia para o Programa de Formação Inicial para Professores em exercício no ensino fundamental e médio (Pró-Licenciatura). As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela Internet, através do site (www.uesc.br).

Chapada Diamantina é considerada ecodestino

A região da Chapada Diamantina foi escolhida pelo portal Uol, como um dos dez principais ecodestinos do país. A região abrange 28 municípios e é conhecida pela riqueza naturais principalmente pelas variedades em pedras preciosas e semipreciosas.

A Chapada foi tombada há 26 anos pelo Iphan. É cercada por serras onde nascem todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas, que formam piscinas naturais. Outras belezas podem ser encontradas no local, como a Cachoeira da Fumaça, o Poço Encantado e rochas com até 40 metros de profundidade. Possui também o Parque Nacional, criado em 1985, com uma área de 152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê.

Camaçari realiza atividade em homenagem aos avós

Camaçari homenageia o Dia dos Avós, comemorado no dia 26, e realiza, nesta sexta-feira (24/07), um desfile para a escolha do Vovô e da Vovó Simpatia 2009. Após o desfile acontece um baile, com a participação do Tiro de Guerra. A atividade está prevista para as 9h. O evento terá ainda a escolha do sorriso mais bonito e do cabelo branco mais atrativo. A intenção é de que toda a população participe das atividades do Conviver, fortalecendo e integrando os idosos a comunidade e a família.

De acordo com a gerente do espaço, Nivalda Neves, o projeto Conviver faz um trabalho educativo, de resgate da cidadania e auto-estima dos idosos. Atualmente, cerca de 780 pessoas com mais de 60 anos participam das atividades do local. A meta é atender 1 mil até o final do ano. O Conviver conta com uma equipe formada por sociólogo, fisioterapeuta, psicólogo, professor de educação física e técnicos de enfermagem. O espaço é mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e faz parte do Núcleo Interinstitucional de Ações Pró-Idosos (Niapi), Organização Não-Governamental formada por instituições que desenvolvem ações para pessoas na terceira idade.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Controladoria Geral proporciona transparência na aplicação dos recursos

Garantir a transparência integral dos atos praticados pela máquina pública municipal foi o fator determinante da medida adotada pelo prefeito Capitão Azevedo, no sentido de dotar a Controladoria Geral do Município de Itabuna dos meios eficientes de trabalho. Além de proporcionar um melhor desempenho das atividades contábeis e financeiras, também resguarda a aplicação criteriosa dos recursos públicos.


A Controladoria tem a finalidade de atender às diretrizes emanadas pela Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal, legislação da atividade pública e resoluções do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Para garantir independência e mobilidade, a Controladoria Geral do Município é autônoma e possui status de Secretaria. Criada através da Lei Municipal 1.970, de 6 de outubro de 2005, a Controladoria dispõe sobre o Sistema de Controle Interno Municipal e tem como objetivos o controle interno e externo dos atos e fatos de competência da Administração Municipal. Entre as finalidades da Controladoria Geral do Município de Itabuna estão a supervisão do conjunto de recursos, métodos e processos adotados pela própria gestão do serviço público, com o objetivo de comprovar fatos, impedir erros, fraudes e ineficiência referente ao controle interno.

Outro objetivo da Controladoria Geral é atuar como um órgão de controle externo, reunindo as unidades técnicas articuladas a partir de uma unidade central de coordenação, orientando-as para que possam desenvolver suas atividades de controle. Para comandar o processo de transparência na Prefeitura de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo escolheu Rubem Piropo Filho – contabilista, bacharel em Administração de Empresas, acadêmico em Direito e pós-graduado em Gestão Pública Municipal –, profissional de reconhecido conceito no serviço público, com 23 anos de experiência em controladoria.

Verificação constante - Segundo o controlador-geral, Rubem Piropo Filho, a Controladoria funciona como uma auditoria, examinando atos e fatos da Administração Municipal, identificando e respaldando as operações realizadas pela máquina pública. É através desse processo de constante verificação que se constata se os processos e procedimentos adotados foram realizados com as formalidades apropriadas e registradas de acordo com as orientações e normas legais vigentes.

Na opinião de Rubem Piropo, a Controladoria garante a transparência e a confiabilidade na aplicação dos recursos públicos, pois controla todas as fases da execução das despesas, mesmo antes de realizar os pagamentos. “Todo o nosso trabalho é norteado pelos princípios da economicidade, razoabilidade, eficiência e eficácia, no sentido de mantermos o equilíbrio entre a receita e as despesas”, ressalta.

O controlador-geral lembra que a administração pública é obrigada a seguir ritos e formalidades, e somente pode executar o que é permitido em lei, ao contrário da iniciativa privada, que pode orientar seu comportamento de acordo com o princípio de que é legar tudo aquilo que não é proibido. “Quando o ordenamento legal determina que temos que aplicar 54 % da receita em pessoal, 15% em saúde e 25% em Educação, temos que seguir este preceito à risca, e esse é um dos trabalhos de competência da Controladoria”, admite.

Capacitação - Com a implantação da Controladoria Geral do Município houve uma mudança significativa na qualidade do serviço, haja vista a sistematização da legislação que normatiza a receita e a despesa pública. “Essa é uma área bastante complexa, pois a legislação está em constante mudança, o que requer um acompanhamento na elaboração de licitações, contratos administrativos, enfim, em todas as fases do processamento de despesas, que vai desde a licitação, passando pelo empenho, liquidação e pagamento”, informa.

Para garantir a eficiência da máquina administrativa, a Controladoria Geral vem investindo na capacitação do pessoal envolvido com licitações, contabilidade pública e finanças, obtendo resultados positivos. Hoje, todas as contas do Município são abertas, dentro do prazo legal, a exame da população, bem como são realizadas audiências públicas, o que garante total transparência na aplicação dos recursos do contribuinte.

“Além do ótimo rendimento conseguido com os profissionais da área, também promovemos uma interação perfeita com a Secretaria da Fazenda, Procuradoria Jurídica e a Comissão de Licitação, o que nos garante lisura e transparência em todos os processos”, finaliza Rubem Piropo Filho. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preza pelo associativismo

O associativismo e cooperativismo são os instrumentos mais utilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para o desenvolvimento econômico em Itabuna, segundo o titular da pasta, Antônio Marcelino Oliveira. Ele diz que, para o bom funcionamento, foi preciso organizar o setor com a criação de departamentos que funcionam interligados à secretaria.

Entre eles, estão o de Meio Ambiente, que inclui os setores de fiscalização e licenciamento e o de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos, com a presença de técnicos, geógrafos, engenheiros civis e técnicos em gestão ambiental. Criados pelo prefeito Capitão Azevedo, os novos setores. Além deles, estão em pleno funcionamento as diretorias de Associativismo e Cooperativismo a e de Assistência Técnica e Extensão Rural que dão suporte ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o carro chefe da secretaria. Segundo Marcelino, o programa dispõe de recursos de R$1,3 mil, e é desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna através da parceria com o Governo Federal.

O fruto de uma produção eficiente - São mais de 372 produtores rurais de Itabuna beneficiados pelo programa. Eles plantam, cultivam e colhem produzem, mas contam com o incentivo técnico e financeiro da Secretaria de Agricultura. O município compra os produtos para repassa-los a 37 entidades filantrópicas e as famílias de baixa renda cadastradas pela Prefeitura. Os produtores são selecionados e orientados pela Ceplac, com relação às normas do Programa Nacional da Agricultura Familiar – Pronaf.


O secretário informa que a proposta da secretaria é aumentar, ainda este ano, o número de famílias beneficiadas pelo programa. Além das entidades e famílias, os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes, Maternidade Ester Gomes e o Hospital de Base também recebem parte da produção dos agricultores. Marcelino explica que a Prefeitura compra, em média, cinco toneladas de alimentos por dia, das seis associações e de um assentamento de Sem Terra. Ele anunciou também uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, com o Peti e o Ministério de Assistência Social, para a implantação de hortas comunitárias.

Outro projeto importante destacado pelo secretário é o “Água Para Todos “, na zona rural, através da perfuração de poços artesianos que vão beneficiar os produtores da Roça do Povo, Serrado, Murumbi e Horteiro de Nova Ferradas. O projeto tem parceria com o Governo do Estado. Itabuna conta também com o programa Luz Para Todos do Governo federal. Marcelino disse que outros 28 produtores estão na associação do Horteiro de Nova Ferradas e vão receber do prefeito Capitão Azevedo, uma área 16,5 hectares, que através de um decreto, eles poderão fazer sua própria plantação. Mas os projetos não param por aí. A Secretaria de Agricultura acaba de assinar um convenio com o Estado para a recuperação das estradas vicinais através do Derba, uma reivindicação dos produtores. As feiras itinerantes são uma realidade em Itabuna e funcionam nos bairros do Pontalzinho e Conceição e em breve em Ferradas e Nova Califórnia.


Uma grande conquista do governo municipal apontada pelo secretário foi a aquisição de um incinerador, o primeiro do interior da Bahia , para resíduos sólidos hospitalares e industriais. O lixo hospitalar não poderá segundo decreto do prefeito Capitão Azevedo.
Bairro verde - Numa iniciativa do Departamento do Meio Ambiente, estão sendo criados os “bairros verdes”, um programa que consiste na urbanização e arborização de parques e jardins, além da realização de palestras para a comunidade. “A nossa proposta é atrair voluntários ambientais para nos ajudar com essa missão”, sugeriu a diretora do departamento, Maria Luzia de Melo.

Ela explicou que durante as reuniões, serão discutidos os problemas ambientais, desde o uso da água, coleta e seleção do lixo. Os bairros Bananeiras e Banco Raso serão os primeiros bairros a receberem o programa. Ao lado disso, uma parceria com a iniciativa privada tem garantido o plantio de árvores em vários espaços na cidade, entre eles está a praça do Rio Cachoeira onde já foram plantadas mais de 70 mudas de árvores. Mas a meta é replantar três mil mudas em praças centrais e periféricas durante o governo do prefeito Capitão Azevedo.

O secretário Marcelino oliveira explicou que os empresários compram as mudas e a prefeitura entra com o plantio e a manutenção. Oito fiscais, uma engenheira civil e dois engenheiros ambientais são responsáveis pelo licenciamento e a fiscalização ambiental na cidade. E para concluir, Marcelino ressalta que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é uma conquista grande para Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Educadores de Uruçuca aprendem a usar matemática de forma divertida

Através da I Oficina de Jogos da Vila Aprendiz, nove coordenadores e dois professores de educação física de Uruçuca aprenderam a utilizar brincadeiras para estimular o raciocínio lógico e ensinar matemática. Oferecida pelo Instituto Arapyau, a capacitação aconteceu entre os últimos dias 16 e 18, em Serra Grande, reunindo também profissionais da educação de Ilhéus e Itacaré.

A Oficina foi ministrada pelo professor Fernando Marcelino, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele apresentou a história e regras de 10 jogos de estratégia praticados há séculos em diversas civilizações. De acordo com ele, “o exercício da racionalidade pode e deve ser lúdico, ajudando no desenvolvimento da aprendizagem de conceitos ou noções”.

Após as aulas teóricas, com a participação dos alunos e da comunidade de Serra Grande, foram confeccionados grandes tabuleiros ao ar livre, criando uma alameda de jogos na Praça Pedro Gomes. A expectativa é que as brincadeiras sejam utilizadas de forma permanente, envolvendo toda população. Aqueles que não participaram da Oficina poderão aprender as regras dos jogos através de tabuletas que serão instaladas no local.

Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Uruçuca, Suemey Gomes, a I Oficina de Jogos da Vila Aprendiz foi bastante enriquecedora. “Além de aprendermos novas ferramentas para ensinarmos a matemática, nos divertimos muito através da integração com a comunidade”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)

Prefeitura de Itacaré constrói canal para evitar alagamentos

A Prefeitura de Itacaré, através das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Administração, deu início à construção de um canal entre a Rua do Campo e o Terminal Rodoviário. A intervenção visa dar melhor vazão às águas da chuva e evitar alagamentos no local. Os trabalhos foram iniciados no último dia 15, utilizando maquinários e uma equipe formada por cinco homens.

A previsão é que as obras para construção do canal estejam concluídas até meados de agosto. Entre as intervenções realizadas para melhorar o sistema de drenagem pluvial, estão o reforço da galeria subterrânea, troca das manilhas e substituição do bueiro que havia no local. “Quando chovia mais forte, os moradores sofriam com alagamentos constantes. Além dos transtornos evidentes, eles também corriam o risco de contrair doenças, como a leptospirose”, declarou o secretário de Administração, Josaci dos Santos.
Outra obra de melhoria do sistema de drenagem pluvial feita pela Prefeitura de Itacaré foi a limpeza do canal do bairro da Passagem. Os trabalhos foram realizados no final do mês de maio, através de mutirão que envolveu a comunidade local. A prova da eficiência do serviço foi comprovada com as últimas chuvas fortes, quando o local não sofreu com alagamentos, apesar do grande volume de água. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Conceição da Feira ganha loja da Cesta do Povo e Centro Digital

O território do portal do sertão virou um canteiro de obras do Estado. No mesmo ritmo acelerado das obras de saneamento básico do município de Feira de Santana, nesta quinta-feira (23), às 14h, o governador Jaques Wagner homenageia os 183 anos de emancipação política do município vizinho de Conceição da Feira com a inauguração da loja 285 º da Cesta do Povo, além de entregar para a comunidade local o Centro Digital de Cidadania (CDC), o 3º do município. Também será dada a ordem de serviço para o calçamento das ruas dos loteamentos Juliana, Rocinha e Mário Brandão e a pavimentação das ruas B e D, das Acácias e Moisés Cardoso.

Situada na Travessa Firmino Serra, no Centro, a nova loja da Cesta do Povo tem mais de 254 m2 de área construída e vai garantir o acesso a produtos de qualidade a partir de preços baixos. A inauguração da loja dá prosseguimento ao esforço do Governo da Bahia na recuperação da rede da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), que hoje é a maior da Bahia, atingindo 231 municípios baianos com mais de 2 mil itens comercializados.
Os 20 mil moradores do município também vão aumentar a conexão da cidade com a aldeia global a partir da inauguração do Centro Digital da Cidadania (CDC) da Associação Comunitária Nova Esperança. Somente no mês de julho, além do CDC de Conceição da Feira, foram inaugurados pela Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia 22 CDC pela Bahia: Ourolândia, Mirangaba, Juazeiro, Catu (duas unidades), Mundo Novo, Teixeira de Freitas, Lajedinho, Pedrão, Caldeirão Grande, Macaúbas, Boquira, Ibipitanga, Utinga, Muniz Ferreira, Mucugê, Andaraí, Aiquara, Iaetê, Iraquara, Abaíra, Nova Itarana e Teodoro Sampaio. Cada CDC é equipado com dez computadores, impressora e internet banda larga para usuários que têm renda familiar de até 2 salários mínimos.(Fonte: Agecom)

Prefeitura inicia em Ilhéus uma grande Operação Tapa-Buracos

Uma grande Operação Tapa-Buracos foi iniciada em Ilhéus na manhã de ontem (22) pela secretaria municipal de Serviços Urbanos com o objetivo de melhorar a malha viária da cidade e, consequentemente, o dia-a-dia da população. O trabalho, que nesta primeira etapa deverá consumir cerca de 400 toneladas de asfalto, teve início no bairro Teotônio Vilela, onde pela manhã os trabalhadores começaram a realizar os serviços de varrição e desobstrução dos pontos a serem beneficiados na entrada de acesso àquela localidade. O prefeito Newton Lima lembra que a operação é resultado de uma importante parceria celebrada com a Prefeitura de Itabuna, que, através de um convênio de cooperação técnica, está comercializando as horas ociosas de sua usina asfáltica.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, com a conclusão do trabalho no Teotônio Vilela, a Operação Tapa-Buracos passará a concentrar esforços em vários outros bairros e localidades de Ilhéus. Neste primeiro momento, informa, serão contemplados, entre vários outros, a avenida Itabuna, Pontal, avenida Princesa Isabel, Malhado e avenida Roberto Santos (Esperança). “No entanto, o objetivo do governo municipal é beneficiar todos os bairros da cidade”, enfatiza.
O secretário explica que cerca de 2 mil e 800 toneladas de asfalto deverão ser utilizadas em Ilhéus. Freitas observa que é extremamente vantajoso trabalhar com o asfalto usinado produzido em Itabuna, tendo em vista a proximidade da usina com os locais que serão beneficiados, “realidade que garante uma massa asfáltica ainda quente e cuja composição poderá ser feita de acordo com a nossa necessidade”, salienta. Por sua vez, o secretário municipal da Fazenda, Gilvan Tavares, afirma que, devido a falta de uma usina na cidade, “a assinatura do convênio com a usina de Itabuna, que é bastante operosa, possibilitará a diminuição de custos para a Prefeitura de Ilhéus”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Gripe A continua a preocupar Municípios em todo país, em especial no RS

Para conter as contaminações pelo vírus H1N1 e atender os casos suspeitos da gripe A, o Exercito está em atuação no sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, estado com 11 mortes confirmadas. O trabalho dos soldados consiste também em oferecer informações sobre a doença aos viajantes, principalmente nas fronteiras com a Argentina e o Uruguai, países onde a nova gripe apresenta maior número de vítimas. O reforço ao estado começou nesta terça-feira, 21 de julho.

Ao todo são 500 soldados para ações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está capacitando a tropa para evitar a contaminação de mais pessoas. Os militares irão auxiliar no preenchimento da declaração de saúde, realizada por pessoas que entram no país pelas fronteiras. A maior preocupação dos gestores locais é a entrada e saída diária de caminhoneiros nos países vizinhos.
Os Municípios que inicialmente receberão o Exército são: Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul e Derrubadas. Na Capital, Porto Alegre, uma barraca foi montada pela Força Aérea Brasileira para atender possíveis casos da Influenza H1N1.
Os militares não vão impedir a entrada de nenhum viajante, mesmo se este não for brasileiro. Na declaração, as pessoas devem informar se tiveram ou não sintomas da gripe nos últimos dez dias. Alguns Municípios gaúchos, como Uruguaiana, por exemplo, decretaram estado de emergência. Além das mortes no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo também ocorreram óbitos de pacientes, oito no estado paulista e uma no Rio. A estimativa é de que mais de três mil pessoas tenham sido contaminadas no Rio Grande do Sul, segundo o governo do estado.
Criação de Comitê para enfrentar a nova gripe - Além do trabalho dos militares, uma alternativa para evitar novos casos de Gripe A no Rio Grande do Sul é o Comitê Estadual de Enfrentamento da Doença, criado para conter o número de infectados. A Secretaria Estadual de Saúde, em reunião com o comitê nesta segunda-feira, 20 de julho, tratou sobre os procedimentos com pacientes dos hospitais do estado suspeitos de estarem contaminados.
O Comitê é dividido em três grupos: Vigilância em Saúde, Assistência e Comunicação Social e Educação em Saúde. O primeiro é responsável pelo monitoramento dos pacientes e encaminhamento aos hospitais, a segunda tratará do mapeamento e da estrutura dos atendimentos e por último, a entendimento com a Secretaria da Saúde, Assessoria de Comunicação Social, Anvisa e Casa Militar.
Países da América do Sul se mobilizam contra a Gripe A - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile marcaram reunião para o dia 23 de julho afim de discutirem medidas contra as contaminações e mortes pela nova gripe. Até o momento, 20 pessoas morreram no Brasil por causa da Gripe A e 1.175 estão sendo monitoradas em hospitais especializados, segundo dados do Ministério da Saúde.
A reunião será em Assunção, capital paraguaia, com líderes de saúde e desenvolvimento social dos países do Mercosul e de associados. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, o Chile será o principal país na troca de experiências. O país começou estudos sobre a transmissão da doença e poderá ser exemplo para outros países latino-americanos no monitoramento da Influenza H1N1.(Fonte: CNM com informações do Zero Hora, G1 e O Globo)

Indústria, Comércio e Turismo dinamiza a economia de Itabuna

Atrair novas indústrias, organizar o comércio e promover o turismo de negócios são algumas das metas da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. Observando as orientações do prefeito Capitão Azevedo, a Secretaria vem buscando parcerias que contribuam para o desenvolvimento econômico da região, aproveitando os potenciais que ela oferece.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Veloso Leahy, destaca que na área industrial o trabalho está sendo desenvolvido no sentido de atrair novas indústrias para Itabuna. “A nossa obrigação é identificar indústrias que queiram se expandir pelo Brasil e oferecer a estrutura necessária para que elas se instalem no município”, frisou. Uma iniciativa para esse setor é o cadastramento das áreas de galpões disponíveis, sejam de propriedade do município ou da iniciativa privada. “Já observamos que temos galpões que tanto servem para o setor fabril como para transportadoras”, ressalva o secretário.

A instalação da fábrica de chocolate Mata Atlântica, que produzirá desde chocolate em pó ao bombom fino (com cerca de 70% de cacau na sua composição), vai proporcionar cerca de 150 empregos diretos, além da divulgação de Itabuna nos mercados de negócios, segundo projeção da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Pólos graniteiro e moveleiro - Aproveitando a abundância de mármore e granito no Sul e Extremo Sul da Bahia, está sendo lançado o pólo graniteiro em Itabuna, que vai explorar esse potencial da região. “A intenção é deixar de comercializar blocos para exportar o produto polido e acabado. Outra vantagem é que o pólo poderá se integrar ao sistema intermodal do Porto Sul”, disse o secretário. Ele ainda informou que outro pólo, o moveleiro, também beneficiará Itabuna. Esse pólo tem como objetivo agregar as 40 serrarias e carpintarias de Itabuna, incentivando uma nova organização dentro de sua cadeia produtiva.

Organizar o comércio é outra primazia da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. Neste sentido, uma série de ações está sendo desenvolvida na cidade, como o cadastramento do setor informal que traz normas para os ambulantes, exigindo que sejam moradores de Itabuna para liberação de espaço. “Essa medida será adotada até construirmos ou adequarmos uma área para o comércio informal, que será denominada de shopping popular”, explica Carlos Leahy.

Centro Comercial - A intervenção no Centro Comercial, com a organização dos lojistas, cadastramento dos boxes e fortalecimento da segurança com ações para coibir o tráfico de drogas e a prostituição infantil é mais uma iniciativa de destaque da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. “A falta de estrutura e a insegurança afastam o consumidor, por isso resolvemos agir”, diz o secretário.

Carlos Leahy aponta ainda a adequação da avenida do Cinqüentenário, a parceria com a iniciativa privada para viabilizar a reforma do Calçadão da Rui Barbosa e o apoio ao projeto do Shopping a Céu Aberto, na rua Paulino Vieira, como ações relevantes na sua área. Já sobre setor turístico, Leahy mencionou que, por ser uma cidade prestadora de serviços, Itabuna está se destacando no turismo de negócios, promovido através de encontros, workshops e congressos. “Estamos provocando encontros e eventos nas diversas áreas como o esporte, por exemplo, para atrair consumidores e movimentar a economia da cidade”, salientou.
Entre os projetos da Secretaria também desponta o resgate do Carnaval, que de acordo com o secretário, movimentou o comércio informal e o de serviços. “Nosso objetivo é continuar criando eventos que atraiam pessoas”, explica, dizendo ainda que, com esse mesmo objetivo a Secretaria promove o projeto Artes na Praça que oferece uma opção de lazer a família itabunenses e de toda região, com exposição de artesanato, alimentação e apresentações culturais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Fundação Cultural de Ilhéus promove encontro com artistas

A Fundação Cultural de Ilhéus realiza nestas quinta e sexta-feira (23 e 24), a partir das 18 horas, no Auditório da Fundaci, uma Oficina de Planejamento Estratégico em Cultura (OPEC). O objetivo maior é construir um plano democrático para a cultura com todos os profissionais que fazem parte do movimento artístico do município e a comunidade em geral. Isto significa o compromisso de todos com a idéia de desenvolver, de forma transparente, uma instituição modelar, propondo uma política de transversalidade onde a cultura atue integrada às outras áreas da gestão e interaja com a dinâmica da cidade e dos cidadãos.

Para o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, as discussões também servirão de base para a complementação e criação do Plano Plurianual da Cultura, e será um momento de troca de experiências e mútuo aprendizado. “Acreditamos que se trata de um momento novo e histórico para a região, em que Ilhéus segue a sua trajetória de vanguarda política e cultural, devendo se constituir, dentro em breve, em uma das primeiras cidades da Bahia e do Brasil a ter um Plano Municipal de Cultura elaborado e aprovado em conjunto com os artistas e a sociedade civil organizada”.

De acordo com Corso, esse é um momento para análise de cenários e riqueza de possibilidades, para construção de propostas e projetos de melhoria da produção cultural regional nas diversas áreas da cultura. “O compromisso, a participação e o entusiasmo dos artistas e da comunidade possibilitarão uma rica discussão nos grupos de trabalho, bem como nos momentos de busca de consenso em plenárias, o que deve se traduzir em resultados positivos para a cultura da cidade”, afirma Maurício Corso, que também é Secretário Geral do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia.

No início do próximo mês de agosto, a Fundação Cultural de Ilhéus estará recebendo o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, uma equipe da SECULT e alguns professores e consultores da UFBA para trabalharem no assessoramento e implantação do Sistema Municipal de Cultura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Agricultura familiar é alvo de parceria

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico firmou convênio com o Banco do Brasil para prestação de assistência técnica aos produtores rurais, tendo como público alvo os beneficiários do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) de Mandiocultura. A parceria credencia o município como um órgão de assistência técnica oficial para a prestação de serviços de financiamento. A secretaria de agricultura fará o elo entre produtor e banco.


Segundo o gerente geral do Banco do Brasil de São Desidério, Carlos Henrique dos Santos, no primeiro momento cerca de 300 produtores serão atendidos. “Estimamos um investimento de R$ 900 mil”, disse. Ele conta também que a região é pioneira na promoção de convênio de prestação de assistência técnica entre o Banco do Brasil e municípios. “Estamos iniciando trabalhos de fundamental importância para a capacitação de produtores e o estabelecimento de um novo patamar no relacionamento entre o banco e o município”, acrescenta o gerente.

A secretaria dispõe de uma equipe de assistência técnica que presta serviços de apoio e acompanhamento aos projetos de agricultura familiar. Agora ela terá liberdade para elaborar projetos de captação de recursos financeiros aos pequenos produtores rurais que trabalham com a cultura de mandioca.

De acordo com o secretário de Agricultura, Genivaldo de Assis, os cadastros já estão sendo realizados. “Famílias de mais de 15 povoados estão cadastradas. A parceria veio para ajudar essas famílias a custearem sua produção”, afirma. A secretaria se responsabiliza também em acompanhar os produtores durante o período vigente do acordo e por meio de laudos técnicos manterá o banco informado sobre os trabalhos desenvolvidos. Outro serviço prestado será a orientação quanto às corretas práticas agroeconômicas. O produtor terá dois anos para pagar o valor financiado.

Além das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Turismo e do Banco do Brasil, são parceiros do projeto a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), associações rurais e sindicatos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Governo municipal prioriza investimentos em obras

Mesmo lembrando que gostaria de ter realizado muito mais, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, considerou que 2009 foi, até agora, um ano de superação de dificuldades administrativas, com a reestruturação da máquina administrativa e financeiras, em decorrência da crise internacional que afetou os repasses de recursos do município, com uma perda de R$ 20 milhões na sua arrecadação, quando ao mesmo tempo enfrentava uma epidemia de dengue. Destacou ainda, que a cidade festeja os seus 99 anos de emancipação política e administrativa, com uma série de inaugurações. Um destaque são as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água do São Lourenço, o que vai permitir ampliar em breve a captação de 600 para mil litros por segundo.

Ele também cita como destaque das festividades, a inauguração das obras de infraestrutura realizadas nos bairros Santa Catarina e São Roque, onde além da construção de uma ponte, foram implementadas intervenções voltadas para a substituição da rede de esgotos condominial por uma outra convencional, além da abertura de um acesso para o semianel rodoviário, assegurando assim mais um vetor de mobilidade urbana. A obra vai permitir eliminar uma parte do tráfego para o centro da cidade, oferecendo mais uma opção de saída de Itabuna para as BRs 101 e 415.

A prefeitura também realizou obras de infraestrutura e de construção de uma creche no bairro Jorge Amado, e inaugura uma nova creche no bairro da Bananeira, com um investimento de R$ 800 mil em parceria com o governo federal. Também estão sendo entregues a estação elevatória e a rede de esgotos do Conjunto Habitacional da Bananeira e assinada a ordem de serviço para as obras da avenida Pedro Jorge, realizada com recursos próprios e que visa a melhoria da malha viária urbana.

Capitão Azevedo considera ainda, que as festividades do 28 de julho marcam a largada dos preparativos do Centenário de Itabuna, a partir do lançamento do edital do Projeto de Iluminação elaborado pela Phillips, sem nenhum custo para o governo municipal e da construção de mais de 250 moradias populares nos bairros Fernando Gomes, que está sendo reurbanizado e Maria Pinheiro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)