UPB homenageia as mulheres

Quando se fala do Dia Internacional da Mulher, fala-se muito mais do que tão somente da figura feminina. O dia 8 de março é para festejar e relembrar das lutas femininas, das conquistas das mulheres brasileiras, da História da mulher no Brasil, da sua participação política e do seu papel na sociedade brasileira. Ao criarem essa data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, o esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira: foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. A brasileira Luiza Alzira Soriano Teixeira, 32 anos na época (1928) disputou as eleições para prefeita no município de Lages, Rio Grande do Norte, e venceu o pleito (contra um homem) com 60% dos votos. Ela tomou posse em 1º de janeiro de 1929, tornando-se assim a primeira prefeita eleita no Brasil e na América do Sul.

Em 1958, na Bahia, Dejanira Resende de Souza tomava posse, na cidade de Belmonte, tornando-se a primeira prefeita do Estado. Cinqüenta anos depois, a Bahia já conta hoje com 45 mulheres no comando do Executivo – quantidade importante, mas inexpressiva diante de um horizonte de 417 municípios baianos.

PRESENÇA FEMININA - O momento da elaboração da nova constituição brasileira foi fundamental, para que as mulheres, a partir de sua atuação, conquistassem direitos legais e obtivesse legitimidade para suas reivindicações, inclusive na esfera da política institucional. Nesse período foram criados os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais da Condição Feminina, as delegacias da mulher, os coletivos de mulheres nos partidos e sindicatos, a implementação da Lei das Cotas. Porém, essas instâncias de representação e reconhecimento político não determinaram um equilíbrio entre homens e mulheres em termos de representação no legislativo.

A história a cada dia desvenda a importância da participação das mulheres e de sua ação política nos processos revolucionários. Da Revolução Francesa e Americana à Revolução Industrial, da abolição da escravatura à ampliação dos direitos dos/as cidadãos/cidadãs, as mulheres foram força e presença em todos os processos revolucionários que mudaram as relações entre os homens e entre os gêneros. No Brasil, a presença das mulheres nas lutas libertárias está sendo desvendada à medida que as pesquisas com enfoque de gênero trazem à tona novos sujeitos, antes invisíveis por uma ciência que não lhes reconhecia como tal. A participação das mulheres na política é de fundamental importância para o avanço das políticas de gênero no Brasil, e, sobretudo, da transformação social em todas as esferas.


Projeto deve exonerar ou reduzir contrapartidas municipais

Está em debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, o Projeto de Lei (PLS) 331/2006. A proposta altera o Estatuto das Cidades e fixa novas regras no Plano Nacional de Saneamento. Com este PLS, poderão ser exoneradas ou reduzidas as contrapartidas pagas pelos Municípios em convênios de programas habitacionais de interesse social. Essa mudança deve beneficiar os Municípios que não tenham condições de arcar com contrapartidas em convênios com a União. Desde que o governo municipal que promove ou executa o programa realmente apresente dificuldade nos custeios.

Os beneficiados serão Municípios com população de até 25 mil habitantes, localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e nas Mesorregiões da Metade Sul ou Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Eles devem ter indicador de desenvolvimento econômico e social inferior à média nacional.

Posição da CNM - Por entender que os Municípios menores e com baixa arrecadação não podem estar de fora de programas habitacionais e de saneamento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia o PLS 331/2006. A CNM representa os interesses de pequenos Municípios, exatamente os maiores beneficiados pelo projeto. O PLS deve ser votado pela Comissão do Senado a partir de hoje, dia 8 de março. (Fonte: CNM)

Irecê comemora dia da mulher

No dia 8 de março de 2010 o mundo celebra os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. Uma história que começou nos primeiros anos do século passado, quando as mulheres começavam a se organizar para lutar contra as inúmeras injustiças de que eram vítimas. Jornadas de luta feminista foram aparecendo em diferentes locais do continente europeu, organizadas sobretudo em torno da defesa do voto feminino e da denúncia da exploração e opressão contra as mulheres.


Mas a proposta de criação de um dia internacional da mulher de fato veio em 1910, feita pela socialista alemã Clara Zetkin durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. A partir de então, as comemorações começaram a ganhar caráter internacional e, nos anos seguintes, o dia seguiu sendo celebrado em datas diferentes, de acordo com o calendário de lutas de cada país.

Neste 8 de março de 2010, a Prefeitura de Irecê apoiada por diversos parceiros, como a Direc 21, a EBDA e as Associações de Bairros do município, organizou um grande evento em comemoração a esta data que representa a luta pelos direitos do gênero, a união e seu fortalecimento, com o tema “Mais Mulheres no Poder – Eu assumo este Compromisso!”


Comemore conosco o Centenário do 8 de março - Confira a programação:

16h – Concentração ao lado da Rodoviária

17h – Grande caminhada em direção à Praça da Prefeitura

18h – Ato público, apresentações artístico-culturais, distribuição de brindes (pelas empresárias do comércio local), exibição de vídeo;

19h – Show da Banda Kravo e Kanela com as participações de Eraldo Maciel e Del Feliz.

Para mais informações, entre em contato através do número (74) 3641-3116 ramal 213 ou pelo e-mail: comunicacao@irece.ba.gov.br


Deam itinerante começa hoje

Começa hoje (08/03) mais uma ação de combate a crimes contra mulheres no município de Camaçari, o projeto Deam itinerante. A proposta da Secretaria da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), é inibir a ocorrência de crimes contra as mulheres que residem em povoados mais distantes do centro urbano.

O Deam itinerante consiste em uma delegacia móvel que se desloca às localidades mais distantes e com maior incidência de crimes contra a mulher, vítimas de cárcere privado e violência doméstica (lesão corporal, ameaças e abusos sexuais).

A partir de hoje um módulo itinerante da Deam percorrerá a orla. Neste sábado, o projeto vai atender a comunidade do distrito de Vila de Abrantes. Nos sábados seguintes (13, 20 e 27), o projeto chega, respectivamente, à Barra de Pojuca, Arembepe e Monte Gordo. A inauguração do projeto será na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, na praça da igreja Matriz, em Vila de Abrantes.

No módulo itinerante, as mulheres contarão com os serviços da Deam e do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires. No local, será possível ouvir e registrar queixas, marcar audiências, realizar flagrantes, entregar intimações, realizar expedição de guias para exame de corpo delito, entre outras. Mais de 20 profissionais estarão envolvidos no projeto, prestando serviços social e jurídico, entre delegados, agentes, assistentes sociais, auxiliares administrativos, psicólogos e advogados. A iniciativa faz parte das comemorações do Março Mulher. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)




Professores de Santo Antônio de Jesus participam de capacitação para o Brasil Alfabetizado

O início das aulas do Brasil Alfabetizado no município está se aproximando - 15 de março - e para que Programa transcorra de forma eficiente, a Secretaria de Educação iniciou uma capacitação para cerca de 70 professores inscritos. Ao todo, serão 15 dias de formação.

O Brasil Alfabetizado, este ano, irá contemplar 700 alunos, distribuídos em 50 turmas. "É o recorde desde o início do Programa. Ao todo, desde 2005 já formamos cerca de 3000 alunos", revelou a Coordenadora do Programa no Município, Luciana Paixão.

O Prefeito Euvaldo frisou a importância do professor na vida dos alunos. "Eles vêm vocês como um referencial, por isso vocês tem um papel muito importante para eles e para nosso município", concluiu.

Ao final, a Secretária de Educação Norma Lúcia Assis falou sobre o valor da educação e provocou uma reflexão expor um vídeo com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas marcadas positivamente por algum educador. "Nós educadores temos que encantar nossos alunos. Esse é o verdadeiro sentido da educação".

Sobre o Programa - O Brasil Alfabetizado tem o objetivo de alfabetizar jovens e adultos, que ao longo de suas vidas não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever.

Implantado pela administração municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Federal; o Programa oferece também materiais didáticos necessários para o desenvolvimento das atividades educacionais, merenda escolar de qualidade e uma bolsa benefício distribuída em parcelas no período do Programa. (Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)





Prefeitura inicia campanha em Ilhéus contra a gripe A

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Saúde, montou a estratégia de prevenção conta a gripe A – conhecida como gripe suína. A ação começa dia 8 (segunda-feira) e se estende até o dia 19 deste mês, para os trabalhadores da rede de atenção à saúde e demais profissionais envolvidos no controle da doença e também na população indígena.

A enfermeira Cássia Virgínia Brito, coordenadora do departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus – que se reuniu com profissionais da área de saúde, no auditório da Justiça Federal –, diz que nessa estratégia prioritária consta de 22 deste mês a 2 de abril a vacinação em pessoas portadoras de doenças crônicas. Já em crianças de 6 meses a menores de 2 anos será aplicada a primeira dose da vacina, também de 22 deste mês a 2 de abril, enquanto na população com idade de 20 a 29 anos o trabalho de imunização prevê sua realização de 5 a 23 de abril.

Segunda dose – De acordo com a estratégia montada pela secretaria municipal de Saúde a segunda dose da vacina na campanha nacional será aplicada de 24 de abril a 7 de maio. Nesse período o atendimento prioritário será para crianças de 6 meses a menores de 2 anos, quando acontece também a campanha nacional de imunização do idoso. “Pessoas com mais de 60 anos serão vacinadas contra a gripe comum. Já as pessoas portadoras de doenças crônicas também receberão doses contra a gripe A. A população com idade de 30 a 39 anos estão incluídas nessa ação”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Alagoinhas reinaugura maternidade em dia Internacional da Mulher

Em comemoração a Semana da Mulher, com atividades iniciadas no dia 1º de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Alagoinhas - SEMAS realizou na última sexta-feira, 05, na Câmara Municipal de Vereadores, palestra com a Juíza Márcia Lisboa, da Vara de Violência Domestica Contra a Mulher de Salvador.

O evento faz parte da Campanha Municipal de Combate a Violência, desenvolvida pela SEMAS, através da titular da pasta, Tatiana Andrade, que vem fazendo um trabalho na proteção e conscientização de mulheres que sofrem maus-tratos em Alagoinhas.

Além da palestra, grupos continuam percorrendo as ruas do centro da cidade, distribuindo folhetos informativos com objetivo de chamar a atenção da população sobre a questão, que vem afligindo sociedades do mundo inteiro, principalmente pelo índice elevado de mortes no seio da própria família.

E no dia 08, no Dia Internacional da Mulher, acontece o momento maior das comemorações, com a reinauguração da Maternidade Municipal às 18h, com a presença do Prefeito e autoridades. (Site Bahia Já)

Investimento de R$ 12,5 milhões amplia abastecimento de água em Cruz das Almas

Começa neste mês de março as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água dos municípios do Recôncavo Sul. O investimento de R$ 12,5 milhões realizado pelo Governo Federal e Estadual faz parte do PAC II (Plano de Aceleração do Crescimento). O primeiro, em andamento desde novembro de 2008, levará o saneamento básico para todas as residências do município ao custo de R$ 33 milhões.

A obra vai proporcionar melhorias nos equipamentos, ampliação das adutoras e extensões nas redes de distribuição, expandindo a oferta e o consumo de água nas comunidades assistidas pelos sistemas integrados de abastecimento na região.

Os municípios beneficiados com a obra são Cruz das Almas, Muritiba, São Félix, Governador Mangabeira, Sapeaçu e Conceição do Almeida. As localidades de Baixa do Palmeira, Água Branca, São José do Itaporã e São Francisco da Mombaça também foram contemplados com o projeto.

Em Cruz das Almas, as melhorias na expansão da oferta de água vão atingir as localidades da zona urbana e da zona rural como Sapucaia, Poções, Engenho da Lagoa, Alto da Embira, Pumba, Pumba II, Sapucainha e Alagados, locais onde os moradores ainda são abastecidos pelos carros pipas e que devem receber redes de distribuição. O Município conta atualmente com 15.600 ligações, dispondo de um sistema de abastecimento implantado há 37 anos e que recebe água da Barragem de Pedra do Cavalo. (Prefeitura de Cruza das Almas)

Jequié: Pequenos produtores rurais fazem despesca

Antônio Marcos Queiroz Mendes e Jocélio Firmino, pequenos produtores rurais do Assentamento Flor da Terra, localizado na região de Tamarindo, fizeram a primeira despesca do Projeto “Peixe Fundo de Quintal. Eles produziram cerca de 500 quilos de tilápia, já comercializados no mercado local. A captura foi acompanhada pelo secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente do Município de Jequié, Walter Sampaio Filho e outros técnicos.

É gratificante ver os produtores satisfeitos com o resultado de um trabalho como este, que visa beneficiar a agricultura familiar, criando mais uma importante fonte de renda e melhorando a qualidade da alimentação do produtor e de seus familiares”, destacou Walter Sampaio Filho, ao falar da importância do projeto para mais de 60 pequenos produtores em diversas regiões do Município.

Parte dos produtores está cadastrada no Compra Direta, projeto do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – envolvendo o Governo Federal e a Prefeitura, tendo como uma das principais características permitir a comercialização de produtos sem a figura do atravessador. Toda a produção é comercializada com preço justo e destinada a entidades filantrópicas como a FUAN, APAE, AJECE, entre outras.

PROJETO “PEIXE FUNDO DE QUINTAL”-O Projeto peixe Fundo de Quintal é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jequié e o Governo do Estado, que garantiu, em 2009, a distribuição de 38 mil alevinos, beneficiando cerca de 60 famílias. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Jequié, com o apoio da Bahia Pesca, órgão ligado a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado.

O peixamento de barragens, iniciado há seis meses, significa não somente mais comida na mesa do pequeno produtor, como também uma excelente alternativa de renda, já que a produção será comercializada para o governo, com preço justo, através do recém implantado Programa Compra Direta da Agricultura Familiar.

O trabalho de povoamento de barragens no município de Jequié é um dos programas de maior interesse do prefeito Luiz Amaral, que deseja fortalecer a agricultura familiar, a partir da promoção de alternativas de renda para quem vive no campo. (Prefeitura de Jequié)

Feira de Santana: Mais R$ 1 milhão investidos no campo

O orçamento destinado às ações voltadas para a zona rural de Feira de Santana terá o reforço de mais R$ 1 milhão ainda este ano. O incremento dos recursos da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural foi anunciado pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Os recursos serão remanejados de outras secretarias. Serão investidos em ações emergenciais de enfrentamento dos efeitos da seca, a exemplo de construções de cisternas para captação de água, aumento do tempo de tratores para aragem de terras para duas horas e meia, aumento no volume de sementes distribuídas pelo Governo Municipal para dois quilos de feijão e mais dois quilos de milho, recuperação de solo dentro de método agroecológico, instalação de mesa permanente de diálogo formada por seis representantes da Prefeitura e mais seis dos trabalhadores rurais.

Além destes investimentos, o Governo Municipal pretende retomar a construção, ainda este ano, de 200 casas através do programa Minha Casa, Minha Vida, e construir mais 200 casas nos próximos dois anos, sendo 100 casas em 2011 e mais 100 em 2012.

Outro benefício anunciado para o homem do campo foi a construção de um Centro Distribuidor de Hortifrutigranjeiros na zona rural, para captar e distribuir mercadorias de Feira de Santana e outros municípios. O equipamento será implantado na zona rural e vai desafogar o Centro de Abastecimento com a transferência do setor de atacado.

Os investimentos anunciados pelo Governo Municipal foram comemorados pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, que viu como positivo os avanços nas ações voltadas para o homem no campo. (Prefeitura de Feira de Santana)

Mata de São João prepara o município para o período de chuva

O trabalho da Defesa Civil já foi intensificado para preparar a cidade para o período de chuva e, assim, minimizar os impactos sociais. Homens estão nas ruas realizando a limpeza das caixas, córregos e calhas. Nesse momento, o trabalho está sendo feito no bairro Bela Vista.

No Caboré, uma das áreas de risco da cidade, já foi concluída a construção da contenção da encosta e, para finalização da obra, já está sendo implantada a rede de drenagem. Na comunidade do Tauá, no bairro do Monte Líbano, homens também estão trabalhando, avaliando a necessidade de construção de contenção de encosta. O Monte Líbano, o Caboré e as regiões da rodoviária e do cemitério são locais que estão sendo analisados cuidadosamente para definir as melhores alternativas para esses locais.

Uma campanha educativa também vai começar a ser desenvolvida para conscientizar a população sobre a importância de respeitar os horários da coleta de lixo, evitando assim o acumulo do material descartado na rua e, conseqüentemente, o entupimento de bueiros e caixas. Um outro aspecto abordado sãos os prejuízos com as ocupações irregulares que está sendo ‘combatida’ pela atual administração. (Prefeitura de Mata de São João)


Novos Convênios em Banzaê

Mais dois novos Convênios no município de Banzaê foi anunciado esta semana pela prefeita Jailma Dantas.

O primeiro é para compra de uma Caçamba e de uma PÁ Carregadeira, assinado pela prefeita Jailma Dantas e a CAIXA Econômica Federal no valor de R$438 mil reais.

O segundo é a construção de 30 Unidades Habitacionais no Povoado Monte através do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, o mesmo foi aprovado pelos vereadores do município em Sessão Extraordinária, o convênio foi aprovado por unanimidade, a prefeitura aderiu ao programa Minha Casa, Minha Vida em janeiro. (Prefeitura de Banzaê)



Lula entrega 255 lotes do projeto Salitre a agricultores de Juazeiro


- O governo federal inaugurou na última sexta-feira (5), a primeira etapa do projeto Salitre, em Juazeiro. Na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregou lotes do projeto a agricultores.

O projeto Salitre é a maior obra de infraestrutura e execução no município de Juazeiro, com investimentos de R$ 251 milhões. Nessa primeira etapa, foram entregues 255 lotes de 6,6 hectares cada, para agricultores familiares, e 66 lotes para medioempresas.


Prefeitura inicia recadastramento de benefícios para o Bolsa Família

A Prefeitura de Itabuna inicia nesta segunda-feira, dia 8, no Estádio Luiz Viana Filho, o recadastramento de beneficiários do Bolsa Família. Segundo o diretor de Combate à Pobreza da Secretaria de Assistência Social, Márcio Abreu, serão recadastradas famílias que têm filhos em idade escolar e que ainda não atualizaram as suas informações cadastrais.

Abreu explica que a relação dos beneficiários a serem recadastrados foi disponibilizada pela rede de postos de saúde do município, com informações sobre o calendário das datas por bairro. O objetivo é facilitar o processo de coleta de informações e agilizar o atendimento aos beneficiários no centro de triagem instalado pela Secretaria da Assistência Social no Itabunão.

O recadastramento vai continuar até abril e, entre as 23 mil famílias itabunenses beneficiadas pelo programa, o foco está no atendimento daquelas que tenham filhos em idade escolar e que ainda não atualizaram as suas informações. O beneficiário deverá comparecer ao centro de triagem com os os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência e título de eleitor (das pessoas de maior idade da familia) e identidade ou registro (crianças), no período estabelecido pelo cronograma divulgado nos postos de saúde dos diversos bairros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)



Prefeitura faz vistoria para renovar alvarás para táxis

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus começa hoje, segunda-feira (8) a vistoria para renovar os alvarás de funcionamento de toda frota de táxis do município. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8 horas e se estenderão até as 17h30min, na sede da secretaria, situada no parque de operações, na avenida Itabuna, 2.222. Os permissionários devem abrir processo no setor de protocolo, no térreo do Anexo de Secretarias, levando cópias do alvará, cartões de identificação, carteira nacional de habilitação (do proprietário e do motorista auxiliar) e documento do veículo. A partir de 29 deste mês os alvarás deste ano vão ser entregues.


Jorge Farias, diretor de Transporte e Trânsito da Prefeitura, disse que a medida é válida para toda a frota de táxis que atualmente está em torno de 350 veículos em circulação no município. Os trabalhos serão encerrados até o dia 31. O permissionário só conseguirá a renovação do alvará de funcionamento se cumprir com todas as determinações legais. Além disso, deve apresentar comprovante de pagamento da vistoria do Ibametro. Essa ação faz parte do programa de educação para o trânsito e cidadania. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

IBGE abre inscrições para cerca de 192 mil recenseadores

Há 191.972 vagas em todo o Brasil, para trabalhar no Censo 2010. É necessário ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau). Os recenseadores vão visitar cerca de 58 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios do país. O IBGE vai realizar o Censo 2010, o grande retrato do povo brasileiro. Para essa operação serão selecionados mais de 190 mil recenseadores. Há vagas em todos os municípios do País. Para participar do processo seletivo é necessário ter 18 anos completos na data da contratação, ter concluído o Ensino Fundamental (antigo 1º grau), ser brasileiro ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Há outras exigências, detalhadas no edital, publicado no Diário Oficial da União em 5 de fevereiro de 2010 e disponível no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.brwww.cesgranrio.org.br).

É importante que o candidato tenha habilidade na comunicação interpessoal. As inscrições custarão R$ 18,00 e poderão ser feitas em postos credenciados pelos Correios ou autorizados pela Censgranrio, espalhados por todos os municípios do país, entre 26 de fevereiro e 19 de março. Para quem quiser se inscrever via Internet o prazo será maior: até 4 de abril, através do site da Cesgranrio. Os aprovados no processo seletivo simplificado trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período de um a quatro meses, utilizando computadores de mão. O horário de trabalho será flexível, mas é recomendável que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais para realizar as entrevistas domiciliares.

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. É possível que um recenseador consiga completar mais de um setor ao longo do período da coleta de dados do Censo. Em média, os setores poderão propiciar uma remuneração em torno de R$ 800,00 a R$ 1.600,00, dependendo da região do Estado. O recenseador também terá direito ao 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Os grandes municípios foram divididos em áreas de trabalho. É muito importante que os candidatos se informem a respeito das áreas disponíveis e façam sua inscrição no posto referente à área onde desejam trabalhar. Os candidatos que se inscreverem pela Internet também deverão optar por uma área de trabalho. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou a comunidades.

Na Bahia temos um total de 14.449 vagas, sendo 3.000 para o município de Salvador, que está dividido em dez áreas: Amaralina, Brotas, Cidade Baixa / Centro, Itapuã / São Cristóvão, Pirajá, Santo Antonio, São Caetano, Subúrbio, Valéria e Vitória. A idéia é que os moradores dessas áreas se inscrevam no processo seletivo para, se aprovados, poderem trabalhar nas imediações de suas residências. Assim, o IBGE contará com recenseadores perfeitamente ambientados nos locais a serem visitadas pelo Censo 2010.

A mesma lógica será seguida em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras grandes cidades do país. A lista completa com os endereços dos postos de inscrição, por municípios, está disponível na página da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.brwww.cesgranrio.org.br). Os candidatos deverão se inscrever nas áreas de trabalho específicas em que residem e/ou desejam atuar.

Para o Censo 2010 o IBGE também contará com um apoio importantíssimo de vários segmentos da sociedade. Desde a metade do ano passado, as unidades estaduais do Instituto têm coordenado diversas reuniões com membros representativos de todos os municípios do país, através das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs). Com isso, as municipalidades terão ampla participação em todas as etapas do Censo 2010, inclusive dando apoio logístico e estrutural à operação censitária.

Nos municípios maiores é fundamental a participação de associações de bairro, síndicos, associações de classe, além de integrantes da Polícia Militar, entre outras entidades. Com isso, o IBGE espera que a preocupação com a violência e as normas de funcionamento locais não sejam entraves para a atuação dos recenseadores. Informados sobre a importância do Censo 2010, os cidadãos, representantes locais poderão orientar porteiros e vigilantes sobre as várias maneiras de identificar com segurança os recenseadores do IBGE (colete, crachá, PDAs e 0800), colaborando para agilizar a coleta do Censo 2010. Há diversas informações sobre o processo seletivo no portal do IBGE na Internet (www.ibge.gov.brwww.ibge.gov.br). Clique em “Quer trabalhar? Conte com a gente”.(Fonte: IBGE)

PETI é municipalizado em Ilhéus

Um convênio de cooperação técnico-financeiro firmado entre o governo do Estado e Prefeitura de Ilhéus vai permitir a municipalização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (08) pelo secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo. Ele considera que a municipalização vai garantir maior autonomia e gestão plena do programa que atende centenas de crianças e adolescentes em Ilhéus. No turno oposto ao da frequência escolar, o programa desenvolve disciplinas transversais temáticas utilizando principalmente instrumentos lúdicos.

Segundo explicou o secretário enquanto que os governos federal e estadual custeiam o programa, cabe ao município gerir e arcar com outras despesas como aluguel dos espaços onde o programa acontece, assim como o custeio da equipe técnica de coordenação. “Com a municipalização o governo municipal passará a ter novas responsabilidades, como por exemplo, a seleção e contratação dos educadores sociais que atuam como monitores”. Já no próximo dia 18, será iniciada a jornada do Peti como programa municipalizado.

A frequência e o rendimento escolar são alguns dos requisitos básicos para que as crianças e adolescentes possam integrar o projeto. E para auxiliar no acompanhamento dos alunos, a secretaria adquiriu recentemente onze novos computadores. “Esse monitoramento também serve como base para nortear o programa Bolsa Família e é extremamente necessário para acompanhar, mais efetivamente, o envolvimento dessa criança ou desse adolescente dentro e fora da sala de aula”. Além do monitoramento da frequência, que será bimestral como acontece com o Bolsa Família, o acompanhamento também será realizado através de visitas às escolas.

Saiba Mais - O PETI é um programa do governo federal de transferência de renda às famílias com situação de trabalho infantil e oferta do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos às crianças e adolescentes retiradas do trabalho. O programa visa retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. Em Ilhéus, 1.320 crianças e adolescentes são atendidos pelo programa e sua atuação é feita por meio de 37 núcleos distribuídos pelas zonas rural e urbana do município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)