SEC abre inscrições para cursos técnicos

A partir de hoje, dia 28 de julho até o dia 4 de agosto estarão abertas as inscrições para 1.490 vagas de cursos técnicos oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio dos Centros de Educação Profissional, para o segundo semestre deste ano.

Serão oferecidos cursos em Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações e Enfermagem.

Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio, oriundos da rede pública de educação (escola federal, estadual ou municipal). As inscrições serão feitas pelo site da SEC (www.sec.ba.gov.br). No ato da inscrição, o aluno, se maior de 18 anos, ou seu responsável legal quando menor, deverá informar o nº do CPF e indicar um único centro, curso e turno desejados. As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto. Os alunos escolhidos deverão efetivar a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do histórico escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação.

Número de vagas por Centro de Educação Profissional:

Feira de Santana
Técnico em Contabilidade – 80 ; Técnico em Design - 80 ; Técnico em Manutenção Automotiva – 80; Técnico em Agroindústria – 80; Técnico em Segurança do Trabalho – 80; Técnico em Edificações – 160.

Alagoinhas
Técnico em Segurança do Trabalho – 60

Itaberaba
Técnico em Enfermagem – 60

Livramento de Nossa Senhora
Técnico em Administração – 80

Santa Maria da Vitória
Técnico em Administração – 70

Salvador
Técnico em Administração – 180; Técnico em Administração – 180; Técnico em Rede de Comunicação - 120; Técnico em Alimentos – 120; Técnico em Eletroeletrônica – 120.

Exame para instrutores e examinadores do CFC será obrigatório

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na quarta-feira, 22 de julho, a Resolução 321/2009 que torna obrigatório o exame de avaliação de instrutores e examinadores de trânsito. De acordo com a nova determinação, os exames nacionais devem contribuir, significativamente, para a melhoria da qualidade do ensino nos Centros de Formação de Condutores (CFC), incluído os municipais.

Seguindo as determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as provas serão eletrônicas e realizadas a cada três anos. Os Departamentos Estaduais –responsáveis por realizar os exames – contarão com um sistema informatizado com banco de questões atualizado, para gerar e aplicar os exames em todo o País.
De acordo com o Contran, a medida tem o objetivo de melhorar a qualidade do processo de formação dos condutores e avaliar o grau de conhecimento dos profissionais. Além de viabilizar a capacitação dos profissionais que apresentam falha de conhecimento e possibilitar o acompanhamento dos serviços prestados à comunidade.
Pela nova resolução, o profissional que não atingir nota igual ou superior a 70 terá o credenciamento suspenso, até apresentar ao Detran o certificado de participação na atividade de requalificação. E o instrutor ou o examinador que não fizer o exame também terá o credenciamento suspenso, e só poderá exercer a atividade após a apresentar o certificado de participação na atividade de requalificação. A atividade de requalificação também será responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito ou de instituições por eles credenciadas. (Fonte: CNM)

Prefeituras podem aderir ao Garantia Safra

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, está incentivando as prefeituras baianas a aderirem ao Programa Garantia Safra para a safra de verão 2009/2010. Os municípios interessados devem preencher o formulário até o dia 31 de agosto, no site da Seagri e encaminhá-lo via sedex para a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), criada para proteger o agricultor familiar em caso de perda de safra por causa da seca
ou do excesso de chuva. O programa paga R$ 600,00 ao agricultor que sofreu prejuízos, em quatro parcelas de R$150,00.

A contrapartida da prefeitura é de 3% do valor do seguro. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil, num total de 765 mil famílias, equivalentes a mais de quatro milhões de pessoas.

De acordo com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, que está visitando as prefeituras apresentando as vantagens em adquirir o programa, os municípios de Riacho de Santana, Casa Nova, Central, Seabra, São Felix do Coribe, Iuiú, Juazeiro e Pilão Arcado já aderiram ao Garantia Safra.

Podem aderir ao programa os agricultores familiares que ganham até um salário mínimo e meio, cultivam áreas não irrigadas. As culturas cobertas são arroz, feijão, mandioca ou milho, e a área plantada permitida para fazer parte desta iniciativa é de 0,6 até 10 hectares.

Turistas do Brasil e do mundo visitam Itacaré mesmo em tempos de crise

O mês de julho é a época de férias de alguns países e também das regiões sul e sudeste. E, apesar de o mundo estar vivendo um momento de crise econômica, brasileiros e estrangeiros continuam procurando Itacaré como destino turístico. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade está recebendo um considerável volume de visitantes. “Apesar de ser um período curto, esta época ajuda a movimentar bastante a cidade, que enfrenta uma grande queda de procura após o verão”, declarou a secretária Diana Quadros.

A maioria dos visitantes de Itacaré vem, principalmente, de São Paulo e outros estados da região sudeste. De acordo com a assessora administrativa da Secretaria de Turismo, Michele Franco, há ainda alguns do Maranhão e Pará. Já grande parte dos estrangeiros atraídos pelas belezas naturais da cidade são oriundos da Argentina, Espanha, Alemanha, Israel, Inglaterra e Estados Unidos.

O aumento do número de turistas da cidade ajuda a incrementar, consideravelmente, o setor hoteleiro. De acordo com a responsável pelo setor comercial de um grande hotel da cidade, Priscila Damasceno, durante todo o mês de junho, a ocupação este próxima dos 100%. “Apesar da maior procura, o movimento está inferior ao ano passado. Talvez devido à redução de vôos e também aos casos de gripe suína”, avaliou.

Já a recepcionista de uma pousada de Itacaré, Jamile Sampaio, disse que o movimento está equivalente ao ano passado, registrando uma média de 80% de ocupação. Segundo ela, grande parte dos hóspedes é brasileira. A proprietária de um albergue, Soeli Castilho, também afirma que o movimento está parecido com a mesma época de 2008. Ela ainda informa que o perfil das pessoas que procuram seu estabelecimento é de estudantes com média de 25 anos e estrangeiros.

Para orientar os visitantes que escolhem Itacaré para desfrutar suas férias, a Secretaria Municipal de Turismo disponibiliza o serviço de informação em espanhol, inglês e francês, folheteria e mapas do município. Os atendimentos são diários, das 8 às 20 horas, na Rua João de Souza, Centro da cidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Senhor do Bonfim incentiva a educação com biblioteca móvel

A Secretaria de Educação do município de Senhor do Bonfim lançou o projeto “Leia Mais Bonfim", com o objetivo de fortalecer o ensino fundamental e a cultura da cidade. Com recursos próprios a prefeitura adquiriu um ônibus novo, e o transformou em biblioteca móvel, levando educação por todo o município.

Além da biblioteca móvel o "Leia Mais" terá uma equipe formada por um arte educador, uma pedagoga, e uma bibliotecária, capacitada através de uma parceria com a UNEB. (Fonte: Site Interior da Bahia)

Órgãos de saúde trabalham em Ilhéus para acompanhar possíveis casos de Gripe Suína

A Secretaria de Saúde de Ilhéus, em parceria com a 6ª Dires e em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo um cronograma de atividades com o objetivo de acompanhar os casos suspeitos da Gripe A, popularmente conhecida como Gripe Suína. Na última quarta-feira (22) foi realizada uma reunião no Hospital Geral Luiz Viana Filho com a presença de representantes dos principais órgãos envolvidos e do técnico da coordenação estadual das Vigilâncias de Emergências de Saúde Pública, Juarez Dias. Na oportunidade, foram definidos os papéis de cada instituição, visando o melhor acompanhamento de eventuais ocorrências no município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, foi realizada na manhã de sexta (24) em Ilhéus uma capacitação para técnicos dos laboratórios das instituições envolvidas. Já no próximo dia 7 de agosto acontecerá uma capacitação voltada para médicos, enfermeiros e técnicos de nível médio da cidade e dos municípios que integram a 6ª Dires. O chefe da Divisão de Vigilância da Saúde, Antônio Luiz Firmo, informa que, dos nove casos suspeitos até agora em Ilhéus, três tiveram seus materiais coletados. Um no Hospital Geral Luiz Viana Filho, dando negativo, e dois no Hospital São Rafael, em Salvador, com resultado positivo. “É importante dizer, entretanto, que os pacientes com resultado positivo para ‘Gripe A’ vieram da Argentina. Já os outros seis casos suspeitos não tiveram materiais coletados em função dos sintomas apresentados”.
A partir da identificação dos primeiros casos da “Gripe A” na Cidade do México, em abril passado, a doença vem se espalhando pelo mundo e assumindo as proporções de uma pandemia (epidemia de alcance mundial). Na Bahia, até o último dia 14, foram considerados como suspeitos 222 casos, com 29 confirmações e nenhum óbito. Já no Brasil, também até o dia 14 deste mês, foram registrados 1.027 casos e três óbitos. O Ministério da Saúde considera que a transmissão no país, até o momento, não apresenta evidências de transmissão do novo vírus de pessoa para pessoa, tendo em vista que todos os casos registrados têm vínculo epidemiológico com ocorrências importadas.
A Gripe A (Gripe Suína) é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Os sintomas humanos são bastante parecidos com os da gripe comum, incluindo febre, tosse, dor de garganta, mialgias, coriza e espirros freqüentes. Este novo subtipo do vírus influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Garrafas viram vassouras e vassouras que geram emprego e renda

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, com o apoio do Governo de Caculé, está produzindo a Vassoura Ambiental. Ecologicamente correta, a vassoura é fabricada a partir de garrafas PET, materiais 100% recicláveis.

A Vassoura Ambiental já está sendo vendida no comércio de Caculé. Quem separa garrafas PET para a Cooperativa e quem adquiri a vassoura está contribuindo para a conservação do meio ambiente, além de propiciar gerar emprego e renda no município. Então, adote também esta idéia.


Lembre-se sempre: Você é nosso principal aliado neste Programa Social e Ecológico. Não descarte o seu lixo de qualquer maneira: Separe numa sacola, os papéis, plásticos, vidros e metais e coloque, diariamente, na porta de sua casa que o carro da Cooperativa passará para recolher.

A Coleta dos Materiais Recicláveis acontece no mesmo horário da Lig-Lixo. Não vamos deixar que tanto material passível de reaproveitamento vá parar no lixão. Pois o seu lixo gera trabalho, renda, desenvolvimento sustentável, inclusão social e ainda preserva o meio ambiente! (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)

Juazeiro investe em programas para formações esportivas

Através do Programa Juazeiro Saudável crianças e adolescentes entre 09 e 14 anos, estudantes de escola pública e que participem de programas sociais como por exemplo, o bolsa família, poderão se inscrever até o dia 29 de julho, para as formações esportivas de várias modalidades. Cerca de 200 crianças e adolescentes serão beneficiadas.

Uruçuca debate planos para educação durante Conferência Municipal

“Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação” foi o tema central da Conferência Municipal de Educação, realizada nos últimos dias 23 e 24, em Uruçuca. O evento aconteceu na Escola Estadual Carneiro Ribeiro, reunindo cerca de 250 pessoas entre professores, coordenadores, diretores, além do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA). O prefeito Moacyr Leite, vereadores e representantes das Secretarias de Saúde e de Trabalho e Ação Social também acompanharam a abertura da iniciativa.

O foco principal da Conferência Municipal de Educação foi apresentar um diagnóstico da realidade municipal, através do conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais. Entre as metas do encontro também estavam a garantia da democratização da gestão e reformulações para o oferecimento de uma melhor qualidade de ensino.

Com palestras e debates, o evento foi dividido em sete eixos temáticos. Os assuntos trabalhados foram: “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regularização da Educação Nacional; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Financiamento da Educação Básica e Controle Social e Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, Diversidade e Desigualdade”.

Após a realização das plenárias, sempre moderadas por especialistas, mestres e doutores, os participantes da Conferência Municipal de Educação elegeram quatro delegados que representarão Uruçuca na etapa estadual do evento, em novembro deste ano. O evento precederá a Conferência Nacional de Educação (Conae), marcada para abril de 2010, em Brasília.

Para a secretária municipal de Educação, Fabrícia Ferreira, a Conferência foi um sucesso. “Estiveram envolvidos diversos segmentos da sociedade e, através da troca de experiências e debates, conseguimos definir nossas bases para a execução de políticas educacionais que promovam a inclusão social”, disse. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)

Fórum de segurança e encontro de guardas municipais reúnem 400 pessoas em Ilhéus

Representantes das guardas municipais de várias cidades, como Valença, Itabuna, Jequié, Eunápolis e Teixeira de Freitas, participaram do II Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal e do I Encontro de Guardas Municipais da Bahia, realizados na última sexta-feira (24), no auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus. O evento, que atraiu cerca de 400 pessoas, contou com as presenças do prefeito Newton Lima, do presidente da Câmara Municipal, Jaílson Nascimento, da titular da Delegacia da Mulher, Ângela Lopes, do coordenador nacional do Prosem e Anpuad, Marcos Vinícius, e do presidente do Sindguardas-Bahia, Pedro de Oliveira, além de representantes da Polícia Militar e da Polícia Federal, entre outros.


Em seu pronunciamento, o prefeito Newton Lima destacou a importância do Fórum, haja vista que “a segurança pública é hoje uma cobrança diária de todas as comunidades brasileiras, realidade reproduzida igualmente no Sul da Bahia, cuja população também sofre os efeitos danosos do crescimento da violência”. Sobre a Guarda Municipal, Newton reafirmou a importância da instituição para aumentar a tranquilidade das pessoas e construir municípios com uma melhor qualidade de vida. “Estamos abertos para fornecer instrumentos e viabilizar caminhos no sentido de que a nossa Guarda possa beneficiar ainda mais a população”, disse.

No decorrer do II Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal e do I Encontro de Guardas Municipais da Bahia, vários temas importantes foram debatidos, como as Guardas Municipais no contexto da Segurança Pública, As Guardas Municipais e o seu papel no Estatuto do Desarmamento, A Guarda Municipal e as polícias estaduais, a contribuição das Guardas Municipais frente a atual legislação e a regulamentação e o poder de polícia das Guardas. Os principais objetivos do evento foram discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança, difundir entre os organismos representativos da sociedade os conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal, debater as formas de atuação e definir alternativas de planejamento e execução para a segurança municipal, entre outras.

O presidente do Sindguardas-Bahia, Pedro de Oliveira, informa que o prefeito Newton Lima autorizou a elaboração de um projeto que, uma vez concluído e devidamente aprovado, permitirá o recebimento de recursos do Ministério da Justiça. “Com isso, será possível a realização de vários investimentos na Guarda Municipal de Ilhéus, entre os quais um grande curso de formação, que incluirá, entre outros temas, a ministração de aulas de tiro”, acrescenta, ressaltando que em várias cidades do Brasil integrantes das Guardas já trabalham armados e contribuem, dessa forma, de forma mais efetiva com a Segurança Pública. “Para isso, bastam o curso de formação, uma avaliação psicológica e o porte de armas”, lembra, salientando que novos concursados para a Guarda de Ilhéus devem ser chamados nas próximas semanas.

Promoção, parcerias e apoios - Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, Câmara Municipal e Ministério da Justiça, o II Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal e o I Encontro de Guardas Municipais da Bahia foram promovidos pela Sindguardas Bahia. O evento contou ainda com o apoio da Guarda Municipal de Ilhéus, do Prosem (Promoção da Segurança Pública Municipal), Anpuad (Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas), Força Sindical – Sul Bahia e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Prefeitura de São Francisco do Conde cria centro de saúde para a mulher

O município de São Francisco do Conde inaugurou o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Cresam), que presta atendimento integral em diversas especialidades médicas.


O Centro é equipado com aparelhos de última geração e conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar de cerca de 50 profissionais, que prestam assistência nas áreas de cardiologia, ginecologia, mastologia, psicologia, fisioterapia, entre outras. Tem capacidade para atender cerca de 150 mulheres por dia.

A secretária de Saúde de São Francisco do Conde, Marília Fontoura afirma que “essa é uma iniciativa pioneira no município e, talvez, em toda região do Recôncavo”. Ela ressalta que a prefeitura deu um importante salto na saúde do município, oferecendo atendimento de média complexidade num só local.

Camaçari conta com 40 câmeras de segurança

Camaçari sai na frente de todo o Estado e implanta, de forma pioneira, um moderno sistema de monitoramento eletrônico. Após a instalação das últimas quatro das 18 novas câmeras de segurança, o Município passa a contar com 40. A previsão é de conclusão da instalação até o final de agosto. Com os equipamentos, Camaçari se projeta como única cidade do Estado a investir intensamente na segurança.

O sistema é formado ainda por 18 rádios transmissores. São contemplados pela iniciativa os bairros Phoc’s 1, 2 e 3. As imagens serão transmitidas em tempo real 24 horas para o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, onde funciona uma central de monitoramento. Os aparelhos eletrônicos foram adquiridos com recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e está orçado em R$ 409 mil. A nova ferramenta soma a estrutura adquirida pela Prefeitura em junho de 2008, através do Plano Municipal de Segurança. Na ocasião, foram compradas 22 câmeras.
Todo processo de instalação é acompanhado pela Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura, que monitora a rede sem fio da Prefeitura. As câmeras passam por manutenção preventiva a cada dois meses. As correções acontecem quando a CCTGI aciona as empresas responsáveis pela instalação.
ÍNDICES - O sistema de equipamento eletrônico, junto com os trabalhos das Polícias Civil e Militar de Camaçari, trouxe uma contribuição significativa na redução dos índices de criminalidade. De acordo com levantamento feito pelo 12º BPM, as ocorrências diminuíram em 55,72% no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho o número de homicídios foi de 15 casos. No mesmo período do ano passado foram registrados 26. Os índices de roubo também caíram de 559 para 267. Os assaltos a ônibus reduziram de 26 para 7 e o número de roubo de veículos, que era de 132 passou a 37.
Segundo o tenente-coronel Ivanildo Castro, comandante do 12ºBPM, a redução é resultado do policiamento reforçado nos bairros onde a criminalidade é maior. “O trabalho conta com a parceira da administração municipal e da comunidade que informa os locais mais perigosos através de denúncia anônima”, diz. As queixas podem ser feitas através do telefone 3235-0000, ou pelo e-mail camacariempaz@bol.com.br. (Fonte: Ascom da Prefeitrura de Camaçari)

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lança proposta para a Semana do Estudante

O diretor de Cultura de São Desidério, Vanderlino Barbosa e o diretor de Esporte, Claudiney Barbosa, apresentaram na manhã da última sexta-feira, 24, a diretores e coordenadores educacionais, o projeto “Temos mil razões para viver”, uma promoção da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer que subsidiará a Semana do Estudante, de 10 a 15 de agosto. Em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Turismo e de Saúde, o projeto quer revelar talentos e habilidades dos estudantes. A importância dos valores morais, da prática no convívio social e a interação das escolas por meio de atividades lúdicas também serão pontos abordados durante a execução do projeto.

Voltado para o ensino fundamental e médio, o projeto pretende envolver escolas da sede, zona rural e do estado. As escolas terão até o dia 04 de agosto para realizarem inscrições. “Espero que seja um projeto que traga bons resultados e que os alunos demonstrem suas habilidades de maneira saudável”, disse Vanderlino Barbosa. A programação está sujeita a adaptações e inclui a realização de cine cultural, maratona estudantil com modalidades esportivas, recital de poesia e música, apresentação de peças teatrais, mini feira da saúde, palestras e premiação.

“É um projeto muito interessante, espero que se concretize da forma como realmente está propondo, assim os alunos vão ficar muito motivados porque eles sempre esperam que esse momento de interação aconteça”, declarou a diretora da Escola Municipal O Pequeno Príncipe, Hilda Molina. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Em Ilhéus, Aeroporto Jorge Amado voltará a operar vôos noturnos a partir de outubro

O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, voltará a operar vôos noturnos a partir do próximo mês de outubro. A notícia foi confirmada durante reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 24, em Brasília, com a presença de Jorge Godinho, secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Landim, representando o prefeito Newton Lima, e da deputada estadual Ângela Sousa. Também estiveram presentes o gerente de terminais aeroportuários do Derba, Jocaeis Mariano dos Santos, representando o secretário de infra-estrutura da Bahia, Antonio Carlos Neves, a coordenadora chefe da representação da Bahia em Brasília, Sonia Abranches, o piloto chefe e o comandante de vôos padronizados da TAM, Alex Frischmann e Castelo Branco, e o diretor de controle operacional da Gol, comandante Adalberto Bogsan.


Na oportunidade, o representante do governo estadual, Domingos Leonelli, lembrou que, em reunião recente também realizada em Brasília, entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva, o governador Jaques Wagner e dirigentes das Instituições envolvidas com os aeroportos brasileiros - Ministério da Defesa, comando da aeronáutica, ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) e DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) – foi firmado o compromisso de se buscar uma solução definitiva para a normalização de vôos noturnos no aeroporto Jorge Amado. Leonelli comentou ainda que “a continuidade da recuperação econômica da Região Cacaueira dependerá do pleno funcionamento deste aeródromo”.

Por sua vez, o secretário Alfredo Landim detalhou todos os prejuízos que a redução de vôos diurnos e o cancelamento de vôos noturnos regulares, charters e fretamentos vinham ocasionando ao Sul da Bahia, afugentando investidores e reduzindo a competitividade do Pólo de Informática, com declínio do faturamento e de impostos para o Estado e para o município de Ilhéus; cancelamento de eventos de negócios e turísticos no período 2008/2009 por conta de 120.000 assentos/ano não mais ofertados, afetando investimentos e gerando expressivo acréscimo no preço das passagens aéreas, em virtude de existir demanda pré-estabelecida e ter havido redução na oferta de vôos.

Landim lembrou também que um dos setores mais afetados foi o do turismo, principalmente em Ilhéus e Itacaré, reduzindo a taxa de ocupação dos hotéis da Costa do Cacau, deixando de irrigar a economia de toda esta Região. O secretário concluiu suas palavras afirmando ser de vital importância a regularização em definitivo deste aeroporto, também porque alguns empresários já estão chegando a Ilhéus ávidos por notícias sobre o complexo intermodal, com perspectivas de implantação da ferrovia Oeste/Leste, do porto off shore, do novo aeroporto internacional e da Zona de Processamento de Exportação, “sem dúvida alguma, investimentos fundamentais para que a Região Cacaueira vença as desigualdades regionais e retome o desenvolvimento”.

Já a deputada estadual Ângela Sousa comentou os efeitos nocivos que a redução de vôos tem exercido sobre o comércio regional, deixando de exercer efeito multiplicador na economia, além de afetar o setor de saúde, uma vez que muitos residentes da Região necessitam ser transportados via aérea para outros centros onde os serviços médicos ofertados são mais avançados. Lembrou aos presentes a luta que todo o Sul da Bahia vem enfrentando, há dois anos, pela normalidade de vôos no aeroporto Jorge amado e aproveitou a oportunidade para solicitar que todos finalmente encontrassem uma solução conciliatória em torno de um objetivo comum.

Os representantes das empresas aéreas Gol e TAM falaram das dificuldades em pousar a noite, sob condições visuais, e citaram o fato de a cabeceira 29 se localizar ao lado do mar, o que confunde os pilotos e também da cabeceira 11 onde, se surgirem eventualmente nuvens baixas, o piloto pode ficar confuso entre nuvens e um pequeno morro existente naquelas proximidades. Afirmaram que o desejável para a operação noturna é que as aeronaves sejam posicionadas alinhadas em qualquer uma das duas cabeceiras, sempre no sentido longitudinal da pista. Concluíram que, se o Ministério da Defesa aceitasse implementar esta idéia, os vôos noturnos retornariam.

O Brigadeiro Jorge Godinho consultou imediatamente o Diretor do DECEA, Tenente Brigadeiro Ramon Borges, que também aceitou a idéia proposta pelas companhias aéreas. Para finalizar o acordo, ficou definida com todos os participantes a necessidade da estipulação de um prazo em torno de 30 dias, a fim de que os órgãos do Ministério da Defesa efetivem procedimentos indispensáveis à normalização do tráfego aéreo no aeroporto Jorge Amado, dentre eles, a realização de sobrevoos e a elaboração das cartas de navegação aérea, como também a adequação de malha por parte das empresas aéreas que pretendem operar a noite neste importante aeródromo.

Acordo fechado - Fechado o acordo para o inicio das operações a partir do inicio do mês de outubro, coube aos representantes do governo estadual Domingos Leonelli, do município de Ilhéus, Alfredo Landim, e a deputada Angela Souza agradecerem ao Brigadeiro Godinho e aos representantes das companhias aéreas pelos objetivos alcançados. Landim lembrou que o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e a deputada Ângela Sousa batalharam arduamente para a “consecução desta vitória”, em consonância com todas as instituições da Sociedade Organizada do Sul da Bahia, principalmente as de Ilhéus, vinculadas diretamente ao comércio, indústria, turismo, hotelaria, serviços e a imprensa de modo geral. Ficou evidente também neste encontro que as gestões políticas do governador Jacques Wagner, junto ao presidente Lula, foram decisivas no sentido de buscarem uma solução definitiva para o aeroporto Jorge Amado, capaz de proporcionar o retorno do desenvolvimento econômico a esta Região. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Camaçari recebe mais um prêmio em Educação

As políticas públicas desenvolvidas na área educacional trouxeram importantes premiações para Camaçari. O prefeito Luiz Caetano recebe, no dia 10 de agosto, em Billund, na Dinamarca, o Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica, o terceiro internacional. O título, entregue pela primeira vez a um município brasileiro, é concedido anualmente pela Lego Group à autoridades públicas que têm as melhores práticas de gestão em educação. Na Bahia, apenas Camaçari foi selecionada pelo grupo para receber o prêmio.

O Município foi destaque pela inovação e pioneirismo na implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom, que atualmente funciona em todas escolas da sede e orla. Através do projeto, o aluno tem a chance de vivenciar, na prática, por meio da construção de maquetes e robôs controlados por computador, os conceitos estudados em sala de aula. O sistema de aprendizado envolve criação e montagem, utilizando o kit Lego. Segundo a Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa aumentou a frequência escolar, além de ter motivado a participação de alunos e professores. O Lego Zoom foi implantado em Camaçari em 2006.
MELHORIAS - A educação em Camaçari deu um salto, com investimentos em infra-estrutura, melhoria da qualidade do ensino e capacitação de professores. Todas as 87 escolas da rede municipal passaram por algum tipo de intervenção nos últimos anos. Foram implantados laboratórios de matemática, ciências e informática, nova ferramenta de ensino incluída no currículo escolar de 75 unidades do Município. As ações também se estenderam a 1.200 professores que receberam computadores para pesquisas e aprimoramento das atividades em sala de aula.
A merenda escolar registrou avanços. No cardápio foram incorporados novos alimentos, como sopas, bebidas lácteas, peixes, frutas, verduras, sucos, mingau, iogurtes, achocolatados e carnes. Cerca de 80% das unidades de ensino ganharam refeitórios. Todos ficam próximos a cozinha, para facilitar a distribuição da merenda aos alunos, e possuem cerca de dez mesas, cada uma com oito cadeiras. Toda ação educacional do Município é baseada nos eixos educação inclusiva, ambiental, esporte, robótica, informática, arte-educação e ciências experimentais.

PRÊMIOS - A educação rendeu à Camaçari os prêmios Integracion Latino Americano 2008, em função da implantação de programas que estimulam a inclusão social, robótica, arte, esporte, capacitação e cidadania e o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2007, dado pela Organização Não-Governamental Ação Fome Zero, graças a merenda oferecida no Município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Polícia Administrativa de Uruçuca recebe novo kit de fardamento

A Prefeitura de Uruçuca, através da Secretaria de Administração, iniciou a entrega de novos kits de fardamento à Polícia Administrativa, cujo papel é equivalente às guardas civis e municipais. Desde o início deste mês, os 30 servidores do setor estão recebendo um conjunto de duas camisetas com a nova marca do governo e um colete com identificação na parte superior das costas.

Segundo o secretário de Administração Antoine Kortbane, o uniforme identifica os profissionais da Polícia Administrativa e deve ser renovado periodicamente para que esteja sempre em perfeito estado. “Apesar de o fardamento ter qualidade superior, todos estão sendo orientados sobre as medidas de conservação do material para que aumente sua durabilidade”, explicou.
Tendo a função prioritária de cuidar dos bens e patrimônio públicos, a Polícia Administrativa de Uruçuca não protege apenas as instalações do governo municipal. Os profissionais ainda auxiliam na manutenção da ordem e segurança, através de parceria com as Polícias Militar e Civil.
De acordo com o chefe do setor, Álvaro Farias Filho, a intenção é que, além de atuar na sede do município, a Polícia Administrativa seja levada também ao distrito de Serra Grande. “Esta é uma antiga reivindicação dos moradores e que estamos estudando as possibilidades junto com o prefeito Moacyr Leite”, informou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente será aberta hoje em Ilhéus

Será aberta às 8 horas de hoje (28), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhéus. O tema do evento, que vai até quarta-feira (29) e deverá contar com a presença de políticos locais, lideranças comunitárias e técnicos governamentais, será “Construindo Diretrizes da politica e do plano decenal”.

A promoção da conferência é baseada nas resoluções dos conselhos nacional (Conandan) e estadual (Ceca-Ba) dos Direitos da Criança e do Adolescente, que realizam conferências a cada dois anos e trazem como principais objetivos os de definir as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal, fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil visando a materialização de uma maior efetividade na formulação, execução e controle da politica para a criança e adolescente e promover a qualificação e garantir a participação de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas.
O conselheiro tutelar Marcos Teles lembra que o evento conta com a parceria do Prefeitura Municipal, através do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Segundo ele, a programação será divida em eixos orientadores, “sendo que ao final da conferência serão escolhidos delegados que representarão a cidade no encontro estadual, que acontece ainda este ano”, acrescenta. Para o primeiro-secretário do CMDCA, Marcos Lessa, “neste momento, trataremos da promoção e da universalização dos direitos, do fortalecimento desse sistema de direitos e da gestão pública”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Prefeitura convoca aprovados em concurso e processo seletivo

A Secretaria de Administração (Secad) convoca, no período de 3 a 7 de agosto, os candidatos aprovados no Concurso Público 001/2007 para os cargos de professor nível 1, nível 4, e Auditor Fiscal, além dos enfermeiros também aprovados no Processo Seletivo Simplificado Edital 001/009. A relação dos nomes se encontra no site oficial www.camacari.com.br, seção editais.

Os aprovados devem se apresentar das 9h às 12h e das 13h às 16h, na travessa 2 de Maio nº 29, Centro (ao lado da Clinica Semed) com cópias e originais dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, diploma de conclusão do curso registrado pelo MEC ( Ministério da Educação), comprovante de escolaridade, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, CPF, certificado de reservista (sexo masculino), Pis/ Pasep, certidão de antecedentes criminais, duas fotos 3X4, certidão de nascimento de filhos (menores de 14 anos) e comprovante de residência.
Por se tratar de etapa eliminatória os candidatos que não comparecerem serão automaticamente eliminados. Não haverá prorrogação de prazo. A Secad informa que no caso dos professores e auditor fiscal serão atendidos, no máximo, 20 candidatos por dia através do sistema de distribuição de senhas, a partir das 8h, de 3 a 7 de agosto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)