Dívidas de municípios com INSS poderão ter novo parcelamento

O governo estuda criar novo programa de parcelamento de dívidas de contribuições em atraso com a Previdência Social, só para municípios. Muitos prefeitos pedem que débitos já renegociados em programas anteriores sejam consolidados com novas dívidas e parcelados em até 20 anos. Eles reclamam que, em função da dificuldade de pagar dívidas de contribuições previdenciárias, estão impedidos de firmar convênios com a União para recebimento de recursos. Para receber dinheiro federal, os municípios precisam, entre outras exigências, estar em dia com a Previdência.

Diferentemente dos estados, a maioria dos 5.563 municípios brasileiros não mantém Regime Próprio da Previdência Social (RPPS) para os servidores. Assim como as empresas, recolhem contribuições ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), pelo qual se aposentam funcionários municipais e também trabalhadores da iniciativa privada. Vale acrescentar que mesmo municípios que já instituíram regimes próprios têm dívidas com o INSS, em relação aos seguros obrigatórios do RGPS.
Outra reivindicação do movimento municipalista: além dos 240 meses de prazo, eles pedem que a soma das respectivas prestações com o fluxo normal de novas contribuições seja limitada a um percentual da receita corrente líquida (RCL) dos municípios. Eles pedem ainda que não se adote como fator de correção a taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.
Legislação - As condições pedidas são semelhantes às que foram dadas no último parcelamento especial concedido pelo governo passado. Em setembro de 2000, a Medida Provisória 2.060 concedeu às prefeituras 20 anos para pagamento de débitos previdenciários relativos a fatos geradores ocorridos até junho daquele ano. Sem ter perdido validade, a última reedição dessa MP, publicada sob o número 2.187-13 e ainda em tramitação, estendeu essa data de corte para junho de 2001. O fator de correção adotado na época foi a Taxa de Juros de Longo Prazo, atualmente em 6,25% ao ano. O limite de comprometimento da RCL foi fixado em 15%.
Em novembro de 2005, a lei 11.196 criou novo parcelamento especial - também de 240 meses - para dívidas contraídas até setembro daquele ano. Dessa vez, no entanto, determinou-se correção pela Selic, o que levou muitos municípios a não aderir, informa a CNM. Segundo a Confederação, a lei também estabeleceu que essas prestações tinham que ser, pelo menos, de 1,5% da RCL, o que na prática tornou o prazo inferior a 240 meses, em muitos casos.
As dívidas de fatos geradores posteriores a setembro de 2005 também puderam ser parceladas, mas no máximo em 60 meses e com correção pela Selic. Em dezembro do ano passado, no entanto, a MP 449 dificultou esses parcelamentos administrativos de cinco anos, ao alterar a lei 8.212, de 1991. Com essa MP, a necessidade de um novo programa de parcelamento tornou-se ainda mais urgente.
Ziulkoski destaca a importância da revisão de dívidas - Além de um programa de parcelamento de 20 anos, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, destaca que esta mudança não será suficiente para solucionar as dívidas dos municípios com o RGPS. Antes disso, Ziulkoski afirma que é preciso fazer uma revisão das dívidas e um encontro de contas, ou seja, permitir às prefeituras considerar os créditos que elas já têm com o Regime.
A CNM defende que também deveriam ser abatidos das dívidas pelos prefeitos valores relativos a contribuições cobradas até 2004 sobre a remuneração de agentes políticos (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores). Após mudanças na legislação brasileira, os vínculos destes agentes, antes opcional, tornou-se obrigatório ao RGPS. Por este motivo, não faz sentido, segundo a CNM, transformar em débito contribuições que não eram devidas ao RGPS.
Em relação ao encontro de contas a que se refere Ziulkoski, a CNM leva em consideração a chamada compensação previdenciária, ou seja, contribuições que a Previdência Social já devolve às prefeituras que criaram regimes próprios de previdência a seus servidores, passando a ter a responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias. (Fonte: CNM com informações do jornal Valor Econômico)

Newton defende maior participação dos municípios no FPM e ICMS

Com um discurso municipalista e defensor de maiores índices para os municípios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, abriu na manhã da última segunda-feira, dia 02, as atividades oficiais da edição baiana do Encontro Nacional de Prefeitos que segue até terça-feira, dia 03, no Hotel Canabrava, em Ilhéus. Com o tema “Novos gestores – Um pacto pela qualidade da gestão – Edição Bahia”, o evento reuniu dezenas de gestores e gestoras municipais do estado eleitos em outubro passado, sendo promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da União das Prefeituras da Bahia (UPB) e da Associação dos Municípios da Região Cacaueira do Estado (Amurc).

Fizeram parte da mesa para a abertura do evento o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; o presidente da Amurc, Orlando Filho; o presidente da UPB, Orlando Santiago; a representante da Secretaria de Assuntos Federativos, Francisca Carvalho e o representante do governo do Estado, Paulo Ribeiro. Também integraram a mesa a deputada estadual Ângela Souza, a representante da Secretaria de Assuntos Institucionais do Estado, Elisa Pelegrini.
No seu discurso como prefeito anfitrião, Newton Lima falou sobre a dura realidade enfrentada pelos gestores municipais com a infinidade de tarefas e programas governamentais criadas a partir da constituição cidadã, em 1988. “Os municípios ainda não estão nutridos de ferramentas fiscais que possam corresponder às inúmeras e crescentes demandas sociais”, afirmou. Lima aproveitou para defender novos modelos organizacionais “sem esquecer que as fontes de recursos são as bases para que os municípios possam cumprir com suas políticas públicas”.
Segundo Newton Lima os prefeitos devem lutar para uma participação mais efetiva e substancial no bolo tributário nacional, salientando que “não importa que tipo de reforma tributária possa ser concebida pelos técnicos fazendários; o que importa é os municípios terem maiores índices de participação no FPM e no ICMS, as duas grandes âncoras de recursos municipais. Afinal de contas a base do desenvolvimento econômico está locada no âmago do município. As coisas acontecem nos municípios, portanto, os recursos devem ser proporcionais a essas competências. Não podemos ficar agradecendo as poucas migalhas oferecidas pela União”, afirmou.
Os presidentes da UPB, Orlando Santiago e da CNM, Paulo Ziulkoski defenderam o fortalecimento do municipalismo por meio da união dos municípios e do reconhecimento dos entes municipais como agentes diretos de desenvolvimento do país. “Uma grande nação é formada por municípios administrados por gestores éticos e compromissados com o crescimento de sua cidade, e consequentemente de seu país”, disse Santiago. Ainda pela manhã, Ziulkoski proferiu a palestra “A CNM e o Movimento Municipalista: lutas, conquistas e perspectivas”, que foi seguida do almoço entre prefeitos e demais participantes do evento no restaurante do hotel.
Programação – Pela parte da tarde, a programação foi aberta às 14 horas, com a palestra “Tecnologia e modernização administrativa”. Também foram abordados os temas “Finanças públicas: formas de incrementar a arrecadação dos municípios”; “Seguridade e previdência social: o município perante a previdência social” e “planejamento e desenvolvimento urbano: gestão responsável”. Após os debates, a solenidade de posse da nova diretoria da UPB, a partir das 19h30min.
O segundo e último dia do Encontro Nacional dos Prefeitos – edição Bahia foi marcado, a partir das 8h30min, pela abordagem de novos assuntos, como “Jurídico: temas fundamentais para a administração pública”; “Saúde municipal: orientações para qualificação na gestão”; e “Educação de qualidade: o desafio de todos os municípios”. Segundo a programação, após novo debate, a iniciativa será encerrada com um almoço. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Prefeitos definem por chapa de consenso na Amurc

Os prefeitos de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, e de Barra do Rocha, Jonathas Ventura, definiram construir uma chapa de consenso na eleição para a direção da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) que acontece nesta quinta-feira (5). O acordo foi costurado pelo presidente da Amurc, Orlando Filho, e pelos prefeitos de Ibicuí, Cláudio Dourado, e de Iguaí, Ronaldo Moitinho dos Santos, o Roni.

A chapa Municipalismo Forte e Inovador contempla na diretoria executiva e no conselho todos os partidos políticos. As negociações tomaram toda a tarde desta terça-feira (3) e o início da noite. "Trabalhamos pelo fortalecimento da instituição", salientou o atual presidente da Amurc, o advogado Orlando Filho. Para outro articulador do entendimento, Cláudio Dourado, os dois candidatos demonstraram maturidade política. "Eles entenderam que a disputa não é partidária e a busca é pelo fortalecimento dos nossos municípios", afirmou o prefeito do PTB.

Para o candidato a vice-presidência Jonathas Ventura, o Sul da Bahia serve de exemplo nas disputas políticas estaduais. "Diferentemente da UPB, aqui perseguimos todo o tempo a unidade", disse ele. O prefeito, que foi reeleito com 78% dos votos válidos em sua cidade, disse que continuará atuando como fez na gestão de Orlando Filho "contribuindo no fortalecimento da instituição".

Já o prefeito de Itororó Adroaldo Almeida do PT, que abriu mão da vaga de vice-presidente na chapa de Moacyr, "a Amurc está acima da vaidade por cargos". Ele garante que será atuante em defesa das causas regionais e que será um cobrador de metas da nova gestão. Membro do Conselho Fiscal, Antônio de Anízio, prefeito de Itararé (PCdoB), quer a Amurc atuando em defesa dos municípios e pelo fortalecimento do turismo na Costa do Cacau e na área de abrangência da entidade.

Candidato a presidente, o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior disse que cumprirá as propostas defendidas em campanha. Ele que foi candidato a presidência da entidade em 98, disse que agora vai cumprir um sonho adiado naquele período. Moacir garantiu que será um incansável defensor dos interesses dos municípios. Das primeiras ações a mobilização dos prefeitos para a marcha que acontece nos dias 11 e 12 em Brasília. (Fonte: Ascom da Amurc)

Itacaré espera matricular maior número de alunos

A Secretaria de Educação de Itacaré pretende superar o número de matrículas na rede municipal. Um meio de atrair os estudantes será o sorteio de três computadores no dia da aula inaugural, em 02 de Março. Apenas poderão concorrer ao prêmio estudantes matriculados no Centro Educacional de Itacaré, Manoel Castro e Maria Benjamina, que abrangem turmas do Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Outro objetivo da Secretaria de Educação de Itacaré é aumentar os matriculados na Educação Infantil, que atende crianças de dois a seis anos. Para facilitar a inclusão dos pequenos, duas creches que funcionavam no centro da cidade foram mudadas para os bairros Passagem e Santo Antônio. Assim, os alunos não precisarão percorrer longas distâncias para estar em sala de aula.

Segundo a secretária de Educação de Itacaré, Juliana Delmont, no último ano, a rede municipal efetuou cerca de 3.500 matriculas, nas zonas urbana e rural. "A expectativa é que ainda mais crianças, adolescentes, jovens e adultos não apenas possam ser matriculados, mas também concluam todo o ano letivo, evitando a evasão escolar", declarou a secretária. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Sedur realiza projetos para o uso eficiente de energia

A elaboração de projetos voltados para a melhoria do sistema de energia nos diversos bairros de Itabuna, com redução de custos e melhoria da infra-estrutura de iluminação pública, através das mudanças de lâmpadas e braços com luminárias. Esse foi o tema de uma audiência em Salvador, do Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Fernando Vita, com o superintendente de Energia e Comunicação da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Silvano Rego.

No projeto, segundo Fernando Vita, a Eletrobras participaria com 75% dos recursos aplicados e a prefeitura com uma contrapartida de 25% para a iluminação dos diversos bairros e da área central da cidade. “O problema é que os custos são relativamente elevados e, para um bairro como o Jorge Amado, por exemplo, a previsão é de um investimento de R$ 398 mil”.

Com a implantação do sistema de redução de custos o secretário prevê a possibilidade de uma economia de até 30% nos gastos de energia para o município de Itabuna, o que permitiria também a melhoria da iluminação nos diversos bairros, em especial nas áreas mais densamente povoadas. A idéia é elaborar um projeto para toda a cidade e que inclua as áreas mais carentes com ganhos de infraestrutura.

Ele explica que além do projeto de eficientização do uso de energia para a área urbana de Itabuna, a Sedur também estará encaminhando para a Eletrobras uma proposta para iluminação de 13 quadras poliesportivas. As negociações já foram iniciadas e a equipe técnica da Sedur já está elaborando o projeto técnico visando o seu encaminhamento e posterior contratação dos recursos, com uma contrapartida de 25% para o município de Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Conquista integra comissão que decide políticas de saúde do país

“Fazer parte dessa instituição é um reconhecimento à qualidade alcançada pelo sistema de saúde conquistenseO reconhecimento de Vitória da Conquista como uma referência em saúde pública está permitindo que o Município integre entidades de peso na área. O mais novo espaço conquistado pela Secretaria Municipal de Saúde é a Comissão de Intergestores Tripartite (CIT). Essa instância, composta por gestores da União, dos estados e dos municípios, atua na direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e define as políticas de saúde do Brasil, inclusive no que diz respeito ao financiamento e à distribuição dos recursos por todos os estados.

O Município vai representar toda a região Nordeste do país na Comissão Tripartite a partir de fevereiro. A representante será a secretária municipal de Saúde, Suzana Ribeiro. “Fazer parte dessa instituição é um reconhecimento à qualidade e à importância alcançadas pelo sistema de saúde conquistense e também demonstra a força do SUS em tudo o que diz respeito à saúde da população brasileira”, afirmou Suzana.
A Comissão de Intergestores Tripartite é integrada por representantes do Ministério da Saúde e dos órgãos de representação dos conjuntos dos Secretários Estaduais de Saúde - CONASS - e dos Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS. “A presença de Vitória da Conquista nesta entidade é importante porque estaremos em condições de levar as demandas da Região Nordeste e contribuir para uma melhor distribuição dos recursos da saúde”, disse Suzana Ribeiro.
REPRESENTAÇÃO EM CONSELHOS - A Secretaria Municipal de Saúde já faz parte de outras importantes entidades de formulação e deliberação de políticas públicas de saúde. O Município compõe o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), desde 2003, e o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-BA), desde 2006.
Em 2007, a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, assumiu a presidência do COSEMS-BA e a vice-presidência da Região Nordeste do CONASEMS. Como presidente do COSEMS-BA, também está à frente da Coordenação Adjunta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-BA), instância deliberativa da definição das políticas de saúde no Estado da Bahia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)

Newton destaca luta em defesa do meio ambiente

Ao participar da reunião mensal do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (Apa) da Lagoa Encantada e do Rio Almada, realizada na sede da Colônia Z-34, localizada no bairro do Malhado, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, enfatizou a necessidade de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, Lima destacou as questões que envolvem o meio ambiente, em nível mundial, e enalteceu o fortalecimento da luta em defesa dos ecossistemas regionais através da união das instituições públicas e empresas privadas. O encontro também contou com a presença do prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite.

O chefe do Executivo ilheense parabenizou os coordenadores do evento, ressaltando sua alegria pela realização da iniciativa “que valoriza a execução de ações capazes de ajudar a desenvolver a região economicamente, sem, no entanto, comprometer o meio ambiente”. Durante a abertura da reunião, houve solenidade de inauguração do espaço onde serão instaladas salas destinadas a cursos, eventos e consultórios médico e dentário da Z-34, uma das entidades do Conselho Gestor.
O presidente da Colônia Z-34, vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), agradeceu o apoio que a entidade vem recebendo do governo municipal e da Bahia Pesca. Zé Neguinho lembrou que toda cadeia produtiva que dependa do meio ambiente precisa de ações capazes de proteger os mananciais, “executadas, evidentemente, ao lado de políticas de desenvolvimento sustentável que consigam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas, como os pescadores”, salientou.
No final da abertura do evento e solenidade de inauguração, realizadas no último sábado (31), na Colônia de Pescadores Z-34, a Petrobras, que está dando apoio financeiro e institucional ao projeto de fortalecimento da gestão ambiental na APA da Lagoa Encantada e Rio Almada, fez a distribuição de kits de informática aos conselhos regionais. É uma maneira de compensar os conselhos pela passagem do Gasoduto Cacimbas/Catu em área da jurisdição da APA Lagoa Encantada e Rio Almada. O prefeito Newton Lima se encarregou de entregar os kits ao conselho regional de Ilhéus.
Gasoduto - Foram contemplados, ainda, os conselhos regionais de Itabuna, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto, Almadina e Uruçuca, todos da gestão da Área de Proteção Ambiental (Apa). A reunião prosseguiu na parte da tarde, quando foram discutidos vários projetos, inclusive o gasoduto que passará na APA da Lagoa Encantada. A reunião também contou com a presença do presidente da BahiaPesca, Isaac Albagli, que falou sobre a implantação dos terminais pesqueiros em Ilhéus e Salvador, salientando que essas suas prioridades na sua gestão, buscando ir diretamente ao pescador atendendo as suas necessidades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Secretaria de Agricultura de Itacaré terá sede montada em Taboquinhas

Comprovando a relação próxima com os habitantes do campo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré terá sua sede no distrito de Taboquinhas. A inauguração será realizada neste sábado (07), quando será realizado o primeiro Dia de Campo. A decisão inédita foi aprovada pelo prefeito Antônio de Anízio, natural do distrito. "Uma marca do nosso governo é o contato direto com a comunidade e nada mais justo a sede da Secretaria estar inserida em sua área de trabalho", declarou

Para dar suporte às atividades, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente terá um posto na zona urbana, mas a maioria das ações estará concentrada em Taboquinhas. Segundo o titular da pasta, Ricardo Brazão, "cerca metade da população de Itacaré vive na zona rural. Com a sede próxima aos moradores do campo, estaremos mais acessíveis àqueles que serão beneficiados e nosso trabalho será mais eficiente".

A abertura oficial da sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em Taboquinhas acontecerá junto com diversas atividades voltadas aos moradores da zona rural. O primeiro Dia de Campo contará com palestras e o lançamento de convênios como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que integra uma das ações do Programa Fome Zero, do Governo Federal. A iniciativa adquire produtos junto a agricultores familiares para atender às populações de baixa renda.

Outras parcerias que serão oficializadas no Dia de Campo em Taboquinhas serão com a Petrobrás para a produção de biodiesel, e com a Biofábrica de Cacau para distribuição de mudas. Também haverá o lançamento de projetos voltados para comunidades quilombolas, raízes, horta orgânica, apicultura e mandiocultura, através do SEBRAE, e cursos de capacitação e assessoria técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Luiz Caetano discute reforma tributária com presidente Lula

O prefeito de Camaçari participa nos dias 10 e 11 de fevereiro, já como presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), da comissão que vai discutir com o presidente Lula, as mudanças no texto da Reforma Tributária. Luiz Caetano assume a Anamup no dia 9 de fevereiro, em Brasília. Defensor intransigente do municipalismo, garante que "não pode concordar com o texto, por ser injusto e manter os municípios completamente dependentes da União e dos estados". Ainda na opinião de Luiz Caetano, "é imperiosa uma modificação nos critérios de distribuição do bolo".

Pela divisão atual, o governo federal fica com cerca de 65% do arrecadado, os estados com quase 20% e os municípios, somente 15%, aproximadamente. "Essa anomalia não pode continuar, é antirepublicano. Acredito que a Anamup pode ser um forte instrumento para ajudar a mudar uma realidade tão desigual". O prefeito de Camaçari defende a suspensão temporária do pagamento das dívidas dos municípios com órgãos dos governos federal e estadual, de forma a aliviar a trágica situação vivida pela grande maioria, agravada nos últimos tempos por causa da crise financeira internacional.
Para Luiz Caetano, os municípios precisam de um programa especial de ajuda, assim como é feito para socorrer a indústria e diversos outros segmentos da economia brasileira. O novo presidente da Anamup garante que "chegou a hora de dar voz e vez aos verdadeiros produtores da riqueza do país, que são os municípios. A União e os estados são conceitos, pois concreto mesmo é o município, onde o cidadão vive, mora, produz e gera inúmeras outras relações econômicas, políticas e sociais", garante.
ANAMUP - Caetano vai presidir a entidade no biênio 2009-2010. A eleição foi realizada dia 15 de dezembro. A Anamup representa 937 municípios brasileiros, responsáveis pela grande maioria da produção nacional, dos quais 137 possuem usinas hidroelétricas. A prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, também participa da nova diretoria da entidade. Vai presidir o Conselho Deliberativo.
Foram eleitos ainda três vice-presidentes regionais. Para o Nordeste foi escolhido o prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, para o Sudeste Márcia Mendonça, prefeita de Cubatão (SP), e para o Sul se elegeu o prefeito de Joinvile (SC), Carlito Merse.
EXPERIENTE - Com a experiência de dois mandatos como gestor municipal, Caetano leva também para a Anamup a capacidade de legislador e articulador. Duas vezes vereador e um mandato de deputado estadual, onde defendeu a autonomia dos municípios, Caetano assume o terceiro mandato como prefeito, com 71,92% dos votos válidos, um dos mais altos índices de aprovação das eleições de 2008. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Outeiro festeja 60 anos da Capela N. Sra de Lourdes

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes está completando 60 anos de fundação e para comemorar esta importante data a comunidade do Outeiro de São Sebastião – primeiro bairro de Ilhéus – está organizando uma festa em louvor à santa padroeira do alto, que traz o tema “Maria mãe e discípula, ensina-nos a seguir seu filho Jesus”. Novenário, caminhada de fé e missa solene fazem parte da programação festiva que começou no último dia 2 e segue até o dia 11, ponto alto das homenagens à santa.

Nesta quinta-feira, dia 5, o sub–tema a ser abordado entre a comunidade é “Seguindo seu filho, Maria é aquela que ouve e põe em prática” e vai homenagear os moradores da Rua Leite Mendes. Como convidados da quarta noite do novenário estão a comunidade de Santa Rita e os integrantes da Missa para os homens. Na sexta-feira, dia 6, a quinta noite das homenagens terá o sub-tema “Maria, a nova Era, traz ao mundo o salvador” e recebe os moradores da Rua Muniz Sodré e da Travessa N. Sra de Lourdes como homenageados e o Grupo Jovem da comunidade, como convidado.
O sábado, sexto dia da programação religiosa, segue com a abordagem do sub-tema “Como mãe, Maria nos aponta para o seu filho e nos manda fazer o que ele disser”, que será discutido entre os moradores da Rua Fernando Leite Mendes (homenageados) e pastoral do Dizimo da Paróquia São Jorge (convidados). Já no domingo, o tema é “Diante da cruz de seu filho, Maria torna-se Mãe de toda a humanidade” e vai reunir entre os homenageados crianças, jovens e idosos da comunidade, e a Legião de Maria e Sagrado coração de Jesus, entre os convidados.
Dando seguimento ao novenário, na segunda-feira, o sub-tema “Aos pés da Cruz, Maria representa todas as Mães que sofrem as dores de seus filhos” deve contar com a presença de integrantes dos movimentos, grupos da comunidade, do Coral Dom Eduardo e Coroinhas. A nona noite, na terça-feira, discute “Maria, a mulher vestida de sol, que com o poder de Deus, enfrenta e vence o mal”. Neste dia, os homenageados serão os devotos da santa e aniversariantes, já os integrantes das Associações do Baba do Outeiro (ABO) e dos Veteranos (AVO) serão os convidados.
Ponto alto - A programação diária do novenário acontece a partir das 19h na Capela que leva o nome da santa homenageada e a cada dia, convidados, homenageados e toda a comunidade católica interessada em participar dos festejos à N. Sra. de Lourdes podem doar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica. Na quarta-feira, dia 11, as homenagens à santa chegam ao ponto alto com queima de fogos e alvorada à meia-noite, caminhada de fé no bairro, às 17h e missa solene às 19h. Durante todas as noites de festa, a comunidade está comercializando salgados e produtos religiosos em barracas montada em frente à Igreja. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Lavagem do Beco do Fuxico marca abertura oficial do Itabuna Folia

Começa a contagem regressiva para o Itabuna Folia – Carnaval da Alegria, que começa nesta quinta-feira, dia 5, às 18 horas, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito capitão Azevedo ao rei Momo e a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, com muita água e animação, que esse ano tem como tema Cortejo Folia Cultural. A programação inclui ainda desfiles dos Bonecos da Folia, seguido da Ala das Baianas, que fará Lavagem do Beco com água de cheiro.

O cortejo tem também confirmadas as participações do bloco Casados I... Responsáveis, com a sua bateria, além da Filarmônica Euterpe Itabunense, do bloco Maria Rosa, da Ala de Teatro, de vários Afoxés, do bloco Dezcasados, da
Ala de Folclore, blocos dos Ki Chego, Aluga-se beijo, da Confraria dos Amigos e o Minitrio com Banda Charanga Elétrica. A programação será encerrada com carros pipas e a participação de foliões da turma da pipoca.
Em paralelo à programação, no circuito do Carnaval, na avenida Aziz Maron,começa a partir das 20 horas o desfile de trios e bandas. A primeira a se apresentar será a Banda Abertura. Na seqüência se apresentam ainda Pelagem Nova, Campana, Tah Garoto, DIH, Vera Cruz e Padodence. Nas atrações nacionais o Itabuna Folia traz ainda, no primeiro dia de festa, a cantora Daniela Mercury,além da banda Araketu.
Na sexta-feira, a partir das 20 horas, as atrações ficam por conta da banda Kibalanço, Bete Balanço, Sem Pretensão, Me Leva (Bloco PM), Lordão, DJ, Margarete Menezes, Furacão, Netinho, Banda di Fofoca, Chicabana, Central Sete Manivela, Mister Kuka Balance, Jamaica Roots, Tah Garoto, Banda Veruel e Banda Novo Samba.
No sábado, a programação começa às 16 horas, com Bloco Dezcasados, seguido do Maria Rosa, e das bandas Os Polêmicos, Pagoligth, Ruarez, Beat Bala, Lordão, Chicaiana, Harmonia do Samba, DJ, André Lélis, Coco e Dendê, Zé Paulo, Afroguetto, Juliane Ramos e banda, Íris do Samba, Marcionilio e banda, Sambarka e Tok Baiano. A cantora Carla Perez também é uma das atrações do sábado ,às 17 horas para o público infantil.
O Itabuna Folia também vai oferecer na tarde de domingo, a partir das 15 horas o baile da Melhor Idade com a participação de cerca 150 integrantes e um novo espaço para a criançada, com o Palhaço Cocada, seguido do grupo Encantarte e das Sapecas. Às 17 horas e 30 minutos será a vez do bloco Casados I...Responsáveis.O desfile de trios e bandas começa às 19 horas com Na Bruxa, DJ, Chicabanada, Gang Cidade, Vera Cruz, Vixe Mainha, Sergio Sepúlveda, Xandão, Memé e os Internacionais, Constelação, Chinela Baiana, Sensação da Bahia e Dignidade do Samba. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)