Fogo Simbólico do 2 de Julho sai hoje de Cachoeira

A tocha com o Fogo Simbólico, que representa a união dos povos que lutaram pela independência da Bahia, celebrada no dia 2 de Julho, sairá nesta terça-feira (30), às 7h, da cidade de Cachoeira, a 110 km de Salvador, com destino a Saubara. A tocha será levada por atletas cachoeiranos que se revezarão com atiradores do Tiro de Guerra local, após a bênção na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

A tocha que sairá de Cachoeira, cidade que ganhou o título de Heróica em 1837, por ter participado ativamente da luta pela Independência da Bahia de 1822 até 1823 seguirá para Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho e Salvador, onde será entregue ao prefeito João Henrique, no Panteheon de Pirajá, erguido em homenagem aos heróis do 2 de Julho.
O fogo simbólico sai de Cachoeira para as comemorações do 2 de Julho porque foi na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira que o povo do Recôncavo deu o primeiro passo para liberdade e unificação do País, ao pegar em armas para expulsar militares portugueses que tentavam sitiar a população da vila. No dia 25 de Junho de 1822, a Câmara de Vereadores de Cachoeira, redigiu a ata histórica declarando D. Pedro, príncipe regente perpétuo do Brasil. Em reconhecimento ao papel histórico relevante desempenhado pelos cachoeiranos pela Independência da Bahia, desde 2007, a sede governo do estado da Bahia é transferido para Cachoeira.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Cachoeira)

Uruçuca melhora índices do Programa Bolsa Família

Com melhor avaliação do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), Uruçuca vem obtendo avanços no Programa Bolsa Família. De acordo com as últimas estatísticas, o município possui 3.881 famílias de baixa renda cadastradas, sendo que mais de mil novas inclusões foram feitas neste ano. “A antiga administração não deixou computadores, documentos ou informações. Aos poucos, estamos colocando tudo em ordem para que possamos aperfeiçoar e ampliar os serviços”, informou a secretária de Trabalho e Ação Social, Alice Sena Gomes.

Indicando a qualidade da administração do Bolsa Família pelo município, o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) varia de 0 a 1. Quanto maior seu valor, maior será o valor do recurso transferido pelo governo federal ao município. Em Uruçuca, a avaliação subiu de 0,38 para 0,58 e o aumento das condicionalidades foi um dos requisitos que ajudou a demonstrar o melhor gerenciamento do Programa Federal. “Nossa meta é melhorar a avaliação do município para que possamos executar mais ações ligadas ao Programa”, disse Alice.
Segundo a secretária de Trabalho e Ação Social, as condicionalidades são compromissos obrigatórios nas áreas de educação, saúde e assistência social assumidos pelos beneficiários do Bolsa Família e poder público. Alguns exemplos são: frequência escolar, vacinação, acompanhamento do desenvolvimento e serviços socioeducativos. Estas são algumas exigências do Ministério do Desenvolvimento Social para que as famílias continuem recebendo o benefício.
O objetivo da Secretaria de Trabalho e Ação Social é aumentar o número de beneficiários do Bolsa Família para mais de quatro mil. Para isso, a partir de julho, duas vezes por semana serão efetuados cadastramentos, atualização dos dados e demais atendimentos a cerca do Programa no distrito de Serra Grande. Na zona rural, os serviços serão prestados às segundas e sextas-feiras, enquanto a zona urbana será atendida nos demais dias.
Para o prefeito Moacyr Leite, as melhorias obtidas no Programa Bolsa Família são os primeiros passos para que Uruçuca consiga ampliar sua rede de atendimento aos cidadãos em situação de risco social. Segundo ele, estão sendo adotadas as medias obrigatórias a fim deixar o município habilitado para receber outros programas federais, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)

Envio de informações de saúde e educação do IGD vai até o dia 30 de junho

Gestores municipais devem ficar atentos ao prazo do envio dos acompanhamentos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Os Municípios têm até o dia 30 de junho, próxima terça-feira, para encaminharem as informações de saúde e educação dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF). Os dados sobre o acompanhamento de saúde são referentes ao primeiro semestre, com início em fevereiro e término em junho de 2009. Para educação, o período de análise da presença escolar dos alunos entre seis e 15 anos beneficiários do PBF é de abril a maio deste ano.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância do envio dessas informações. Pois, para que os Municípios recebam os recursos do IGD - repassado mês a mês para apoio a gestão do PBF – é obrigatório cumprir no mínimo de 20% das condicionalidades. O registro é medido porcentualmente numa escala de 0 a 100%.
Outros prazos e compromissos - Além dos dados sobre os dois serviços básicos, os gestores devem atualizar e enviar corretamente o Cadastro Único (Cadúnico). Assim, os Municípios cumprem com os quatro índices impostos para o recebimento total do IGD. O valor repassado aos Municípios será a soma das quatro taxas descritas acima, dividida por quatro, uma vez que o IGD possui quatro componentes.
Para cumprir com esta atualização no Cadúnico, os gestores têm até o dia 31 de agosto 2009. Esta tarefa deve ser realizada a cada dois anos. As famílias que não procurarem o funcionário designado do Município para a atualização serão bloqueadas do Bolsa Família. (Fonte: CNM)

Banco do Brasil facilita o acesso ao crédito para o Empreendedor Individual

O Banco do Brasil irá prestar atendimento diferenciado ao Empreendedor Individual, ou Microempreendedor Individual, figura jurídica criada pela Lei Complementar 128/08 que passa a vigorar a partir do próximo dia 1º de julho. Ao formalizar seu negócio, o empreendedor poderá abrir conta corrente pessoa jurídica no BB e passar a ter acesso a produtos e serviços próprios para empresas, principalmente crédito com taxas mais atrativas.


As necessidades de capital de giro serão atendidas por meio de linha compartilhada com cartão de crédito. A grande vantagem desse empréstimo é que ele permitirá ao empreendedor realizar suas compras com cartão e financiar a fatura em até 18 meses, com taxa de juros abaixo da praticada pelo mercado de cartões, a partir de 2,09% ao mês. O limite de crédito dependerá do faturamento anual do empreendedor e das informações de seu cadastro, com valor mínimo de R$ 1.000,00.

O empreendedor tem outras vantagens como pacote de serviços específico e tarifa reduzida, R$ 5,00, além de isenção da anuidade do cartão de crédito por um ano. O atendimento aos empreendedores individuais será feito por toda a rede do BB, incluindo os canais eletrônicos e alternativos: rede de correspondentes BB (cerca de 9 mil pontos de atendimento), terminais de autoatendimento (mais de 40 mil), Gerenciador Financeiro (portal bb.com.br nas versões web e celular) e Central de Atendimento BB, que dispõe de atendimento humano e eletrônico.

A partir de 1º de julho, o empreendedor poderá acessar o Portal do BB na Internet pelo endereço www.bb.com.br/mpe, para esclarecer dúvidas sobre a nova lei e conhecer os produtos e serviços disponíveis. Em agosto, o Banco do Brasil, em conjunto com entidades parceiras, realizará, em aproximadamente 300 municípios, a terceira edição do Mutirão da Cidadania Empresarial com foco no apoio à formalização do Empreendedor Individual. (Fonte: Ascom do BB)

Campanha de Vacinação vai até 3 de julho

A meta de imunizar 100% das crianças com idades entre 0 e 5 anos deve ser atingida pela Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas até o próximo dia 3 de julho, quando será encerrada a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde já foi superada outros anos, a exemplo de 2008, quando o índice chegou a 107%, por conta das doses aplicadas a moradores de bairros próximos, como Itapuã e São Cristovão. Segundo Kátia Araújo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, no sábado (20), quando aconteceu o dia D da Campanha, foram imunizadas mais de 8.300 crianças, o equivalente a 60,44% do número de crianças foco da campanha. “Isso nos coloca numa posição confortável e confiante para superarmos a meta”, diz Kátia, lembrando que todos os postos da cidade estão abastecidos com as doses da vacina. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)

Governo anuncia concurso para escolha do hino oficial de Ilhéus

O governo municipal anunciou a realização de um grande concurso público para a escolha do hino oficial do município. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, realizada ontem (28), no Teatro Municipal, como parte das comemorações pelos 475 anos de fundação e 128 de elevação à cidade.

Na primeira quinzena de julho, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) estará divulgando a data do início das inscrições para que os interessados tenham acesso ao edital que norteará o concurso. Segundo o governo municipal, o anúncio antecipado da abertura do concurso público foi feito para que os músicos comecem a colocar em prática “seu poder criativo, participando do certame que escolherá um hino à altura de Ilhéus”.
“Apesar de seus 475 anos de fundação e 128 anos de elevação à categoria de cidade, Ilhéus ainda não possui um hino que represente a sua pujança, sua imagem de berço da civilização cacaueira e, principalmente, sua história repleta de lutas e vitórias”, diz o prefeito Newton Lima, um dos principais entusiastas do concurso que deve atrair dezenas de participantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Programa Mais Educação chega a Camaçari em julho

Um conceito de educação em tempo integral por meio de ações culturais, educativas e esportivas. É o objetivo do programa Mais Educação, do Governo Federal, que será implantado, até o final de julho, em 28 escolas de Camaçari. De acordo com o assessor técnico da Secretaria da Educação (Seduc) e coordenador do Mais Educação no Município, Durval Machado, 3.447 alunos serão beneficiados com o projeto. “O objetivo é ampliar os espaços e o tempo para realização de ações sócio-educativas com os estudantes em turno oposto a aula”, explica.


A proposta visa estimular o aumento da jornada escolar, seja em sala de aula ou em atividades de extensão educacional como experiências esportivas e culturais. O programa é composto por sete eixos: meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos e cidadania, cultura e artes, inclusão digital, saúde, alimentação e prevenção. A monitoria das aulas será feita por estudantes universitários e coordenado por um professor da rede municipal de ensino. As escolas vão poder buscar apoio das associações de bairros, igrejas e clubes, no intuito de criar uma integração entre o colégio e a comunidade do bairro.

O Mais Educação foi instituído em abril de 2007 e, segundo o MEC, cinco mil colégios do Brasil aderiram ao programa. Na Bahia, o projeto existe nas escolas estaduais de Salvador, e no segundo semestre, será implantado nos municípios de Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Capital do Recôncavo recebe cerca de 200 mil pessoas em cinco dias de festa

Cinco dias de festa e muito forró. Esse é o resumo do São João de Santo Antônio de Jesus, que conseguiu reunir cerca de 200.000 pessoas de diversos lugares do país no maior complexo de eventos juninos da Bahia com área de aproximadamente 37.000 m². Foram cerca de 30 bandas locais se apresentando no coreto, circuito alternativo da festa, e 25 se apresentando no palco principal. Adelmário Coelho, Banda Magníficos,Sarapatel com Pimenta, Flor de Maracujá, Calypso e Victor e Leo foram algumas das atrações que fizeram o público delirar e forrozear a noite toda ao som de grandes sucessos.

Além de atrações de peso, o sucesso da festa só foi possível graças a uma mega estrutura montada, inédita na Bahia: dois palcos, camarote com 2 andares, arena para encontro de quadrilhas, vila junina com dezenas de barracas, coreto onde se apresentaram artistas locais, stands com artesanato, arena para jogos e brincadeiras típicas e réplica da igreja de Santo Antônio. Tudo especialmente preparado para proporcionar muita diversão aos visitantes. Para construir a “cidade” dentro da cidade, foram utilizadas tecnologia de ponta e uma ampla estrutura de suporte e apoio, que contou com equipamentos de som e iluminação de última geração, além de segurança particular e mobilização da polícia militar.
A grandiosidade do São João atraiu a curiosidade de vários políticos que fizeram questão de conferir de perto o melhor São João do País, a exemplo do deputado estadual, Rogério Andrade; do deputado federal Jutahy Júnior; do presidente do PSDB, Antonio Imbassay; do diretor de serviços turísticos da BahiTursa, Weslen Moreira; do deputado Artur Maia; do senador César Borges, do ex-Governador Paulo Souto, da deputada Tonha Magalhães, do diretor da UPB, Marcelo Neves; do deputado ACM Neto e do Secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer.
Celebridades como Armandinho, de Dodô e Osmar; Aline Rosa, do Cheiro de Amor; o apresentador Zé Eduardo, da Record e Chimbinha, da Banda Calypso também aproveitaram sua passagem pela cidade para conhecer um pouco mais da festa. Com certeza, esse ano, o São João de Santo Antônio de Jesus se estabeleceu como referência nacional em festa juninas fazendo jus ao slogan São João é na capital do Recôncavo! (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)

Concurso de quadrilha junina atrai grande público para o arte na praça

Resgatar as tradições, promover o entretenimento da comunidade e também exercer o direito à cidadania. Foi com este objetivo que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) promoveu no último sábado (27), um concurso de quadrilha junina dentro do Projeto Arte na Praça, realizado todo final de semana na praça Otávio Mangabeira, em Itabuna. Foram seis grupos de estudantes de municípios da região que ao som do tradicional forró pé-de-serra deram um show de dança e performance. Eles capricharam diante do público e de jurados atentos quanto à coreografia, figurino, repertório musical, marcador e conjunto. Cada uma das quadrilhas mostrou que se divertir e entreter a população com brincadeiras, o casamento na roça, num clima descontraído e animado numa época junina é uma pratica nunca sai de moda.

A vencedora do concurso, a quadrilha formada por estudantes de Ilhéus, levou o titulo de campeã e junto com ele, um prêmio no valor de R$ 500,00, além de muito aplauso do público presente. Também participaram da competição representantes dos municípios de Jussari, Itapé, Itororó e Una. O júri, formado por cinco pessoas, foi presidido pelo presidente da Ficc, Cyro de Matos.
O presidente disse o evento é um bom momento para se exercer a cidadania e a fundação tem esse objetivo através do incentivo, do apoio e do levar a arte até a população, mas que para isso aconteça e dê certo, é preciso a participação da comunidade. “Um evento como esse, por exemplo, tem tudo para ficar”, assegurou. Ele adiantou que a proposta da fundação é a partir do próximo ano aumentar o número de participação dos municípios, de estudantes itabunense e dos próprios moradores dos bairros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Governo inaugura estrada recuperada

Foi inaugurada no dia 18/06, a BA 131 que liga os municípios de Jacobina e Miguel Calmon. A obra permitirá a melhoria do escoamento dos produtos das principais atividades econômicas da região como a pecuária, a mineração e a agricultura. A rodovia possui 31 quilômetros de extensão. Em média, 400 veículos trafegam pelo trecho, diariamente. A estrada recebeu pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD), tido como o mais adequado para este tipo de restauro.

Além da inauguração do trecho restaurado, foram entregues intervenções emergenciais visando aumentar em 40% a oferta de água em Jacobina. Ainda em Jacobina, o governador entregou uma ambulância à prefeitura e assinou a autorização para implantação de sistemas de abastecimento de água em 10 localidades de quatro municípios da região. As obras, que irão contemplar as cidades de Jacobina, Serrolândia, Ourolândia e Várzea Nova, vão beneficiar cerca de 2.400 habitantes.
Miguel Calmon - O trecho da BA 131 também foi inaugurado no município de Miguel Calmon. Na solenidade, foram entregues uma ambulância e 137 títulos de terra.

Igreja do Senhor do Bonfim completou 255 anos

A igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, um dos mais tradicionais e conhecidos templos católicos da Bahia, completou no dia 24 de junho, 255 anos. A igreja celebra diversas manifestações de fé, uma das mais famosas é a Lavagem do Bonfim, onde baianas limpam as escadarias com água de cheiro e ao som dos cânticos.

Com arquitetura em estilo neoclássico e fachada rococó, a construção se destaca no alto da Sagrada Colina, na Península de Itapagipe, em Salvador. No teto, se encontram pinturas feitas pelo artista Joaquim Franco Velasco e, na sacristia, a coleção de quadros é do pintor baiano do Século XVIII José Teófilo de Jesus.

O Senhor do Bonfim é conhecido por curar doenças, salvar vidas e atender a todos os pedidos, muitos feitos a cada nó. Na Sala dos Milagres, a devoção ao Senhor do Bonfim é demonstrada através de objetos como cartas, diplomas, moldes de partes do corpo humano e milhares de fotos. São registros de graças alcançadas.

Projeto que cria Região Metropolitana de Feira tem o apoio da prefeitura

O prefeito Tarcízio Pimenta se colocou a disposição para discutir amplamente o projeto que visa a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS). Ele garantiu a participação no processo de debates durante a abertura de um seminário em torno do assunto, que aconteceu no dia 19/06, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs).

O projeto da Região Metropolitana de Feira de Santana é de autoria do deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB). De acordo com a sua proposta, a RMFS será composta, a princípio, de 14 municípios que fazem limite territorial com Feira. Mas, "pode ser ampliado de acordo com o interesse de cada cidade", observou o parlamentar feirense, que desde 1994, ainda deputado estadual, elaborou o projeto.
Os municípios que vão integrar a Região Metropolitana, além de Feira de Santana, são Serra Preta, Candeal, Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Irará, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Antonio Cardoso, Ipecaetá e Santo Estevão. Se o projeto for aprovado será a sétima Região Metropolitana a ser implantada no interior do Brasil.

Cachoeira foi sede do governo

A cidade de Cachoeira foi sede do governo estadual pelo segundo ano consecutivo. A transferência está prevista na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner, e determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município. O 25 de Junho é a data magna de Cachoeira. Em 1882, foi ali que começaram as lutas que terminaram com a independência da Bahia, em 2 de julho.

Projeto social será implantado no bairro Fernando Gomes

A secretaria de Assistência Social (SAS) reuniu na sexta-feira (26), no Sítio V, em Ferradas, os beneficiários das 97 casas populares do projeto habitacional financiado pelo Fundo Nacional de Habitação do Interesse Social (FNHIS) com recursos do Governo Federal, em parceria com o município. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto social que é vinculado às obras executadas no bairro Fernando Gomes, tendo como público-alvo as famílias assistidas.
Todo projeto de intervenção física deve ser acompanhado de programas sociais, desenvolvendo ações para contribuir com a geração de renda, melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania da comunidade, conforme explica a chefa de Divisão de Melhoria Habitacional, Jacqueline Lopes. “O projeto social garante que a família não apenas receba a moradia, mas também tenha meios para melhorar sua habitação” ressalta ela.
As famílias são visitadas constantemente, segundo Jacqueline, visando apoiá-las nas diversas fases do projeto habitacional e também no sentido de inibir a venda das unidades. As ações sociais têm como objetivo o acesso e difusão de conhecimento, o fomento à organização comunitária, e o incentivo à capacitação profissional. A técnica social Maria Inês Tavares informa que para atingir esse objetivo o trabalho terá três eixos: mobilização e organização comunitária, educação ambiental e geração de emprego e renda, que deverão ser desenvolvidos no prazo de oito meses. A técnica social Norma Fróes, complementa que também acontecerá a avaliação pós obra envolvendo o acompanhamento das famílias durante o período de cinco meses após a entrega das casas.
A primeira ação nesse sentido já foi realizada com a formação da Comissão de Acompanhamento e Obra (CAO), composta por representantes dos beneficiários, que serão responsáveis pela interligação entre a comunidade; a Verti, empresa responsável pela execução das obras e a prefeitura. “Nossa comunicação será através da CAO” esclareceu Maria Inês Tavares. No eixo mobilização e organização comunitária ainda é prevista escolinha de futebol e oficina de música para as crianças e adolescentes; reuniões quinzenais para as mulheres com debates específicos a este segmento e oficina de artesanato para os idosos.
Já a fase de educação ambiental envolverá o mutirão de higiene e saúde, na feira do meio ambiente, oficina de reciclagem e concurso da casa mais limpa e organizada que premiará três residências. O último eixo prevê quatro capacitações para a geração de emprego e renda: curso de corte e costura, de informática e de padeiro que oferecerão as famílias qualificação para o trabalho autônomo e inserção no mercado de trabalho. Norma Fróes explica que a secretária de assistência social é responsável pela elaboração e acompanhamento do projeto social, já a execução do projeto social, que é um requisito para o recebimento do recurso financeiro, será realizada por técnicos contratados pela empresa Verti. Ela disse que foi firmada uma parceria com a Fundação Marimbeta, onde acontecerão as ações sociais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Rede de esgoto na orla chega a 61%

A mais importante obra da história de Camaçari está em fase adiantada na orla marítima. Nas localidades de Guarajuba, Monte Gordo, Itacimirim e Barra do Pojuca foram realizadas 61,19% das intervenções para implantação da rede de esgoto. A previsão é de que até o final deste ano, a população conte com tratamento sanitário. Dos 130,03 quilômetros de rede coletora e condominial previstos no projeto, as localidades contam com 79,77 quilômetros concluídos. Atualmente, 15 elevatórias estão em construção. Cinco estão localizadas em Monte Gordo, nas ruas da Subestação, Matadouro, Grajerus, Lavra e Travessa Bom Jesus, três em Guarajuba, nas ruas Alameda, praça da Amizade e Acará, quatro elevatórias em Itacimirim, nas ruas Lagoa, Praia da Espera, Felicidade e Itacimirim, e três em Barra do Pojuca, nas ruas da Mangueira, Rodagem e Pó do Sol.

Faltam instalar mais quatro elevatórias em Guarajuba, mas ainda não há prazo para o início das obras. A estação de tratamento de esgoto, localizada em Barra do Pojuca, está em fase de conclusão. Monte Gordo e Itacimirim são os locais onde as intervenções estão mais adiantadas, com 33,61 e 22,11 quilômetros, respectivamente, de rede coletora e condominial executados. As intervenções, realizadas pela Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) em parceira com a Prefeitura, está orçada em mais de R$ 25 milhões.
No intuito de garantir que as obras do sistema de esgotamento sanitário sejam ampliadas para um maior número de moradores, a Prefeitura está trabalhando no projeto de captação de recursos junto aos governos federal e estadual, que pode ser viabilizado através da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Ministério das Cidades ou Governo da Bahia. A previsão é de que Arembepe seja a próxima localidade a ser beneficiada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)