UPB visita Secretaria da Agricultura do Estado

O presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa, fez uma breve visita ao secretário da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), Roberto Muniz na quarta-feira, dia 04 de março. Maia foi acompanhado do vice-presidente administrativo, o prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo de Souza e sete vereadores de Bom Jesus da Lapa junto com o presidente da Câmara de Vereadores Enio Guedes. Na oportunidade falou-se sobre a questão do matadouro, fechado há três anos e que logo depois de reaberto, poderá ser administrado pela iniciativa privada ou associação de pecuaristas. Um consultor vai fazer uma visita ao município para uma vistoria e sanear qualquer problema que houver.

Os vereadores aproveitaram para reivindicar apoio para a troca do sistema de irrigação mais moderno, o custeio da energia elétrica e a consultoria na área do cacau e as doações de mudas. Foi feito um diagnóstico sócio-econômico ambiental do Perímetro de Irrigação Formoso, numa área (19.471,5 ha) compreendida entre a margem esquerda do Rio São Francisco, margem direita do Rio Corrente a a Rodovia BR-349 que liga Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória. Os principais problemas fito-sanitários que ocorrem no perímetro são as doenças do Mal do Panamá e o Mal de Sigatoka Amarela na cultura da banana. Criou-se um programa de revitalização para o cacau e da goiaba.
A cultura da banana ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas e consumidas no Brasil (principalmente consumida em Salvador, Brasília e Goiania) e a terceira posição em área colhida. Nos últimos cinco anos uma doença fúngica (Mal do Panamá) vem de forma crescente se manifestando no Projeto Formoso com maior intensidade no Setor H, atingindo hoje 800 hectares da área plantada. Os vereadores juntamente com o prefeito Maia convidou o Secretario da Agricultura para uma visita ao município. Sempre bem disposto, Muniz concordou em agendar uma visita.
O vice presidente da UPB, prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo de Souza abordou a questão dos tanques de resfriamento da lista feita em parceria com os Territórios de Identidade do Estado da Bahia. São 100 tanques que dependiam de liberação e que já está sendo resolvido pela Caixa Econômica Federal.

PL prevê gestão de hospitais estaduais por municípios

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4577/2009, autoria do deputado Dr. Pinotti (DEM-SP), que busca regulamentar uma política colocada em prática pelo Ministério da Saúde: a gestão e gerência de hospitais estaduais pelos municípios. De acordo com a proposta, serão estabelecidos critérios de habilitação para que o SUS municipal possa assumir a gestão e a gerência dos hospitais estaduais, desde que estejam situados na área de abrangência do município. Ainda de acordo com o PL, o SUS municipal passaria a administrar o hospital estadual e seus recursos orçamentários.

Para que os municípios assumam a direção dos hospitais estaduais, alguns requisitos precisam ser observados como, por exemplo, apresentar quantitativo populacional de 150 mil habitantes, estar próximo da capital ou de um hospital com referência em saúde e com capacidade e facilidade para transferência de pacientes. Também há a exigência de que o secretário de saúde tenha experiência de mais de cinco anos em cargo semelhante e com, pelo menos, um título universitário de doutorado.
Em relação à aprovação do PL, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para um detalhe: os gestores municipais precisam ter autonomia para decidir se assumem – ou não - a direção dos hospitais estaduais. Como essa autonomia precisa ser respeitada, a CNM acredita que o projeto, que já está sendo analisado pela área técnica responsável da entidade, precisa de algumas modificações. Além de contemplar critérios de habilitação, a CNM destaca que compromissos dos três níveis de gestão – federal, estadual e municipal - para garantir a sustentabilidade do processo de municipalização dos hospitais devem ser cumpridos.
Devem ser analisados, por exemplo, itens como: comprovação de capacidade técnica, financeira e de gestão do município para assumir a direção do hospital; existência de complexo regulatório funcionando para os serviços ambulatoriais e hospitalares; fluxos de referência e contra-referência de usuários; programação pactuada e integrada da assistência em saúde atualizada; garantir as transferências financeiras mensais federais e estaduais referentes ao orçamento do hospital; manter, por parte do estado, o quadro de recursos humanos do referido estabelecimento de saúde por tempo indeterminado. (Fonte: CNM).

Município de Cardeal da Silva recebe ambulância


A prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes entregou ao secretário municipal de Saúde, Dr. Lucas Natividade Athaide uma ambulância zero quilômetros, adquirida com recursos próprios para servir a comunidade. Presente ao ato, além da prefeita e o Secretário de Saúde, estavam o vice prefeito Tiago Carvalho, vereadores e demais secretários, além de uma grande multidão de pessoas demonstrando a sua credibilidade na nova administração que, com apenas 60 dias da posse, já levou vários benefícios à localidade.

A palavra do Secretário da Saúde, Dr Lucas deixou os participantes animados. Foi bem claro e objetivo de como ia administrar a secretaria municipal de Saúde. Sua esperança é contar não só com o apoio da prefeita, mas também dos órgãos do governo federal e estadual. E espera contar também com a compreensão dos moradores do municípios que irão ser beneficiados, ajudando a saúde no que for preciso.
Disse ainda que encontrou o posto de saúde da sede do município em estado lamentável, e todas as ambulâncias estavam imprestáveis. Agradeceu o recebimento da primeira ambulância e deseja receber mais, não só ambulâncias como remédios e profissionais da área.
O vice prefeito Tiago Carvalho, em suas palavras demonstrou otimismo dizendo que esta ambulância é a primeira e que breve virá mais. Demonstrou ao público que o seu papel é ajudar e isto estava fazendo, e desejava fazer mais como já fez no passado quando foi prefeito do município.
A prefeita Quitéria Mendes entregou a chave da ambulância ao Dr. Lucas dizendo que encontrou o posto de saúde danificado, com parte do telhado caído, as ambulâncias quebradas e sem condições de serem recuperadas. Seu desejo é leiloá-las, as três existentes, para com os recursos adquirir uma nova para servir a comunidade.
A prefeita disse ainda que já tinha recuperado o posto de saúde, as escolas municipais, e estava iniciando a recuperação das estradas municipais para que os estudantes tenham segurança quando forem transportados a partir da próxima semana com o início das aulas. Disse ainda que já tinha assinado alguns convênio com o Governo do Estado e espera que breve receba os recursos para iniciar os serviços. “Infelizmente o município está inadimplente, mas o quanto antes tudo será solucionado”, disse a prefeita que espera também atender as demais secretarias dando suporte necessário para que os senhores secretários possam atuar nas suas áreas. E frisou que pretende, o mais breve possível, adquirir máquinas agrícolas junto às associações para a secretaria municipal de agricultura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Cardeal da Silva).

MP cobra ensino da cultura indígena e afro-brasileira

Municípios estão sendo cobrados pelo Ministério Público (MP) para incluir nos currículos das escolas o estudo sobre a história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros. A cobrança se dá por conta da Lei 10.639, de 2003, ampliada pela Lei 11.645, de 2008, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão dessas temáticas no currículo do ensino fundamental e médio público e privado.

A não implantação da lei federal em algumas escolas do país fez com que municípios de alguns estados tivessem investigação oficial instaurada pelo MP com o intuito de constatar e acompanhar a inclusão do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e dos povos indígenas no currículo oficial das escolas.
Para assegurar o cumprimento da lei federal, os promotores de justiça estão requisitando dos gestores municipais informações sobre o currículo das escolas e sobre as providências adotadas para a implementação da lei.
Essas ações do MP já foram constatadas em municípios de pelo menos 15 estados, entre eles, Pernambuco, Goiás, Pará, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.
Assim, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os municípios para que revejam o currículo das suas escolas de forma a atender o que estabelece a lei federal, adotando providências para a inclusão do conteúdo sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e indígena, evitando assim a responsabilização dos gestores pelo descumprimento da lei.(Fonte: CNM).

Centro de Educação Científica beneficiará três territórios

O Centro de Educação Científica do Semi-Árido vai beneficiar a população de três territórios de identidade: Sisal, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe. Dentro deste projeto, Feira de Santana sediará o Instituto de Biotecnologia e Bioprospecção, que vai dar suporte a pesquisadores, numa parceria com a Uefs, e Serrinha recebe a Escola de Ciências, voltada à preparação de jovens e crianças.

A Escola de Ciências é concebida nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Norte, e tem o apoio do médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade, coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos e diretor do IINN-ELS.
O objetivo do Centro é incentivar as atividades de pesquisa e desenvolvimento e a produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico. Para isso, implantará oficinas e laboratórios de Ciência e Tecnologia, Ciência e Meio Ambiente, Ciência e Robótica e Ciência e Arte.
O cientista paulistano radicado há quase vinte anos nos Estados Unidos Miguel Nicolelis, 47 anos, desenvolve algumas das pesquisas mais importantes do mundo sobre o cérebro. Atuando na área de fisiologia de órgãos e sistemas, é responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo. Reconhecido internacionalmente, Nicolelis está à frente do centro de neuroengenharia da Universidade de Duke, no estado americano de Carolina do Norte. Apenas uma das pesquisas desenvolvidas no centro tem orçamento de US$ 30 milhões.
Segundo o secretário estadual de C&T, Ildes Ferreira, os investimentos da pasta em Feira de Santana têm sido substanciais. “Ao olhar para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado, precisamos reconhecer a importância de valorizar a segunda maior cidade, que abre caminho ao crescimento de diversos outros municípios”, ressaltou. Além deste projeto, coordenado pela a Associação Alberto Santos Dumont de Apoio à Pesquisa (ASSDAP), a Secti tem levado inúmeras outras iniciativas para Feira de Santana. O município será a primeira Cidade Digital do estado, tem o primeiro Centro Vocacional Tecnológico Territorial inaugurado da Bahia e é a cidade do interior com maior número de Centros Digitais de Cidadania implantados. (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).

Antônio de Anízio avalia sua gestão na abertura dos trabalhos da Câmara

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, fez uma breve avaliação dos primeiros dois meses de sua administração, durante a abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores. A cerimônia foi realizada na manhã da última terça-feira (03), contando com a presença da comunidade itacareense, secretários municipais, além da participação da Promotora de Justiça, Aline Salvador, e do coordenador regional do PCdoB, Wenceslau Junior.

Antônio de Anízio iniciou seu discurso lembrando a importância da Câmara de Vereadores em sua vida, uma vez que seu pai serviu a Casa Legislativa por dois mandatos e ele por cinco vezes, ocupando duas vezes a presidência. Ele disse estar muito feliz em abrir os trabalhos enquanto prefeito e colocou-se disponível para ouvir as reivindicações dos parlamentares ou prestar quaisquer esclarecimentos sobre a administração municipal.
Em sua avaliação do que já foi feito no primeiro bimestre da sua gestão, Antônio de Anízio relatou o estado em que assumiu a Prefeitura de Itacaré. “A antiga administração não realizou o processo de transição e nem deixou documentos para conhecermos a real situação do município. Além do prédio em estado precário, com mobiliário e demais equipamentos sucateados, aos poucos, descobrimos as pendências deixadas. Só ao INSS, devemos mais de R$ 12 milhões”, informou o prefeito.
O prefeito de Itacaré falou dos desafios encontrados na reorganização da administração municipal. Entre as ações emergenciais adotadas estavam a regularização da coleta de lixo e ordenamento do trânsito. “Assumimos o governo no auge da alta estação, com a cidade repleta de turistas e também de lixo, já que a limpeza pública não funcionava”, declarou.
Outros avanços relatados por Antônio de Anízio foram a informatização de todas as Secretarias, com a aquisição de novos equipamentos e recadastramento dos funcionários, com implantação do ponto digital. O prefeito também noticiou o aumento das matrículas na rede municipal, implantação de creches nos bairros periféricos Santo Antônio e Passagem e reforma de escolas das zonas urbanas e rural. Ainda no setor da educação, ele citou a realização da Jornada Pedagógica, que acontece desta quinta-feira a sábado (5 a 7), com a participação do professor Jorge Portugal e do cordelista Bule-Bule.
O trabalho voltado para os moradores da zona rural também foi abordado pelo prefeito, em sua fala durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itacaré. Antônio de Anízio lembrou da realização do Primeiro Dia de Campo em Taboquinhas, quando foram anunciados vários convênios para beneficiar os agricultores familiares. Ele também informou a recuperação de estradas vicinais, como o acesso à localidade de Serra D’Água, que não era beneficiado há cerca de 20 anos e obrigava os moradores a andar oito quilômetros.
O setor turístico também recebeu atenção especial já nos primeiros dois meses da nova gestão municipal. Há cerca de três semanas, os visitantes já tem à sua disposição a central de atendimento com recepcionistas trilínges, para dar orientações e informações sobre a cidade. Antônio de Anízio também falou sobre a importância de iniciativas para combater a sazonalidade, como a promoção de Itacaré como destino turístico em eventos nacionais.
Sobre o quadro funcional da Prefeitura de Itacaré, o prefeito relatou a necessidade da realização urgente de um concurso público. “A Prefeitura necessita de profissionais capacitados para que sejam oferecidos os melhores serviços à população. Está sendo feito um levantamento sobre o número de vagas e, em meados de maio, deveremos anunciar o novo concurso”, informou.
Mesmo com os avanços abordados, Antônio de Anízio disse que ainda há muito a ser feito por Itacaré e a participação dos vereadores é imprescindível. Segundo ele, é preciso investir no planejamento urbano, com melhorias no saneamento básico e recuperação da orla. “Já mantivemos contato com a Embasa, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). Além disso, o nosso vice-prefeito Rosival Bispo, também esteve em Brasília, conversando com ministros e deputados federais para que possamos trazer investimentos para nosso município”, informou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Camaçari terá 95% de cobertura até final de 2010

Camaçari terá 95% de cobertura com esgotamento sanitário até final 2010. A afirmação foi feita na manhã de ontem (04/03) pelo projetista, Ivan Paiva, do Consórcio Ebisa/Sertenge, empresa responsável pelas obras de esgotamento na sede do Município, durante reunião com presidentes e representantes de associações de moradores de Camaçari. A intenção é esclarecer à comunidade sobre os benefícios da obra. As intervenções de saneamento básico promovem melhorias na qualidade de vida, gera mais saúde e preserva o meio ambiente.

No entanto, para garantir o sucesso do projeto é necessário o esforço, a mobilização e a compreensão da população. “Com certeza os transtornos são transitórios e benefícios superam todos os inconvenientes”, explica a assistente social da Ebisa/Sertenge, Taís Nunes. A Prefeitura quer minimizar os impactos causados pela execução da obra como o excesso de poeira, dificuldade de acesso à residência e em alguns casos a impossibilidade de usar a água encanada durante o processo de colocação dos dutos.

De acordo com o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Everaldo Siqueira, se as ruas não forem pavimentadas, o serviço de ampliação da rede será paralisado para que o calçamento seja concluído e não gere mais transtornos à população. Até o momento 35% das obras de esgotamento da sede já foram executadas. Na orla, o processo está mais adiantado, com 82% das intervenções concluídas. No distrito de Monte Gordo já está em andamento a construção de 19 elevatórias e da estação de tratamento, previstas para inaugurar em novembro.

CADASTRO - Os presidentes de associações devem atualizar os cadastros junto à Sedur, ou através do telefone (71) 3621-6867. A iniciativa permite a participação de um maior número de entidades representativas durante as reuniões. Atualmente, existem 165 cadastradas, no entanto, quase 50% estão desatualizadas.

Participaram do evento coordenadores e fiscais das secretarias de Infra-estrutura e Desenvolvimento Urbano e da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Pronaf ganha novos rumos em Poções

Com a presença dos presidentes e vice-presidentes de treze (13) associações de pequenos produtores de diversas localidades do município, foi realizada na terça-feira (03), uma reunião que discutiu os novos rumos a serem seguidos pelos associados junto às entidades parceiras do Pronaf. Com a presença do Secretário da Agricultura e meio Ambiente, Mateus Cruz, os representantes: do Banco do Brasil, Marco, gerente e Gircelio, agente de negócios; o chefe do escritório da EBDA, Edson Meira e do presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Poções, Jonas Delfino. O secretário Mateus, abriu o encontro dizendo que o fortalecimento de toda a zona rural está no associativismo e “nossas forças se juntam nesta parceria para discutir os novos rumos para o Pronaf”, afirmou.

Segundo o chefe da EBDA, Edson, a produção, o financiamento e comercialização passam pelos técnicos da entidade, que mesmo passando por uma reestruturação vem atendendo não só Poções, como Planalto e Bom Jesus da Serra e hoje já conta com três (03) técnicos e em breve estará recebendo outro veiculo para auxiliar os serviços.
O gerente do Banco do Brasil em Poções, Marco, disse que estas parcerias ajudam e hoje o perfil do Pronaf pode ser melhor e mais ágil se o associado fortalecer sua entidade e buscar ajuda aos parceiros na área técnica, produtiva e financeira, sabendo usar o dinheiro que será no final do contrato devolvido a instituição. Hoje são aplicados cerca de 6 milhões nos três municípios: Poções, Caetanos e Bom Jesus da Serra, mas este volume pode aumentar na proporção que a inadimplência baixe. “Já chegamos a 28%, hoje estamos na casa dos 12% e a meta é chegar a 2%, acrescentou Marco.
Para o presidente do sindicato, Jonas Delfino, antes o agricultor nem passava na porta dos bancos, hoje o governo, as entidades e o banco estão presente com o Pronaf. “Se este programa vem caindo a culpa é nossa que não ajudamos, se tomamos o dinheiro, o dever é pagar e não esconder a cara e deixar um programa desse, que é bom para todos, acabar. Isso não pode acontecer e tomamos como exemplo a cultura do café em nosso município, já vem dando sinal de acabar e este encontro é justamente para melhor o plano e encontra com vocês a saída e os meios necessários de desenvolvimento”, concluiu Jonas.

Foram firmadas parcerias com cinco (05) associações e as demais ficaram de responder na próxima reunião, provavelmente em abril. Estiveram presentes, Antonia, da Jacutinga; Maria Caetité, do Mulungu; Edvalda, do Craúno; Gilmar, da Lagoa do João; Silvia, do Roçado Grande; Zezinho, da Pimenteira; Valdeci, do Mundo Novo; Roque Costa, de Duas Barras; Olívia Gomes, do Umbuzeiro de Cima; Adenice Santana, da Santa Rosa; Marcos, do Barro Branco; José Dias, do Bernardino e Elisângela Coordenadora do Projeto Sol Nascente, que apresentou um documento contendo propostas da entidade para a região do Craúno e Água Branca.
O secretário Mateus Cruz, aproveitou a reunião e informou que o prefeito Luciano Mascarenhas está em Salvador assinando o PAA (programa de aquisição de alimentos) “e o assim o governo municipal poderá comprar o que vocês produzirem. Organizar, fortalecer e lutar pelos interesses de cada um dos produtores pronafianos é hoje a meta deste governo”, concluiu Mateus
Heraldão recuperado - O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, autorizou o Secretário de Infra Estrutura e Serviços Urbanos, Jorge Luiz Santos Lemos, a fazer a reforma do Estádio Municipal Heraldo Duarte Curvelo com recursos do município. Segundo o Administrador do Heraldão, Davi Chaves, a primeira etapa foi feita em janeiro com o corte das árvores, e em seus lugares serão levantadas arquibancadas nas laterais de acesso pelo Hospital e pela Lagoa Grande. O projeto está sendo feito pelo setor de engenharia da prefeitura.
A segunda etapa está sendo feita desde fevereiro e deve ser concluída no final deste mês. Davi disse que o gramado foi cortado em seus pontos críticos, retirando o capim e as evas que impediam o crescimento da grama original. Várias caçambas de terra vegetal estão sendo espalhadas nos pontos abertos, que receberão fertilizantes, compactação e água. Toda a grama será recomposta em 90 dias “claro com a ajuda das chuvas” disse Davi. Existe a idéia de melhorar os vestiários, um muro em volta dos vestiários para as delegações, árbitros, autoridades e a imprensa. Outra mudança será transferir a portaria para a rua em frente ao Hospital, a reforma dos sanitários e das atuais arquibancadas.
Unidade Móvel de Saúde - A população residente na zona rural do município de Poções, continua sendo atendida pela Secretaria Municipal de Saúde, serviços médicos e odontológicos são feitos através da Unidade Móvel de Saúde. Segundo Dr. José Schettini Neto (PDT), o agendamento das consultas feitas antes pelos agentes comunitários de saúde de cada localidade, antecipou pela segunda vez o cronograma de março, a divulgação na rádio e nas comunidades ajudou a diminuir o atendimento na sede e deu nova dinâmica na prevenção, o objetivo da unidade.
O micro ônibus de atendimento a saúde do povo, chega cedo às localidades e só retorna depois de atender todos os pacientes agendados, confira o cronograma de março de 2009: A sua consulta para a unidade móvel de saúde é marcada pelo paciente junto ao agente comunitário de saúde da localidade. Segundo Dr. José, a equipe esta elaborando um plano fácil e rápido para o paciente marcar o seu exame solicitado na hora pelo médico, junto a Central de Marcação na sede do município, sem a presença do paciente.
Na sessão do dia 16 de fevereiro de 2009, o vereador Clemente da Silva Chaves – Kelé (PSDB) iniciou a sua falação parabenizando o trabalho dos profissionais da unidade móvel de saúde feito na zona rural do município, reconhecendo que o serviço está no caminho certo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).

Camara vai comemorar Dia Internacional da Mulher

A Câmara de Vereadores de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, promove sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda-feira, 9, às 19h30min. Para marcar importância da data, a psicopedagoga Leysliani Costa da Silva Vieira vai proferir a palestra A Mulher Hoje no Mercado de Trabalho. Ainda durante a sessão especial, a Câmara de Vereadores irá homenagear algumas mulheres que se destacam em seus respectivos campos de atuação em defesa dos direitos humanos e nas lutas pela valorização da mulher na sociedade.

São elas: A assistente social Denise de Oliveira Alem; a musicista e diretora da Filarmônica Minerva Cachoeirana, Denise Ferreira de Almeida Marques; Dona Dalva Damiana de Freitas, compositora e fundadora do Samba de Roda Suerdieck; as funcionárias públicas Alina Maria do Nascimento e Teresinha Lima Brito das Chagas e a educadora Noélia Limeira.

Para coroar a homenagem, serão distribuídas rosas para todas as mulheres presentes com o objetivo de relembrar a manifestação de 1908, quando mais de quatorze mil mulheres marcharam nas principais ruas de Nova Iorque e reivindicaram o mesmo que as operárias do ano de 1857, e o direito de voto, até então negado as mulheres dos Estados Unidos da América. “Pão e Rosas” foi o slogan da caminhada, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

No Brasil o direito do voto feminino só chegou depois da revolução constitucionalista na década de 1930. Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher", forma simbólica de reverenciar o martírio das operárias têxteis de Nova Iorque.O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Cachoeira).

Surto de dengue motiva audiência do Capitão Azevedo com Jaques Wagner

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo e o vice, Antônio Vieira, que ocupa a Secretaria Municipal de Saúde têm, nessa quinta-feira, dia 5, uma audiência em Salvador, com o governador Jaques Wagner, que deverá assinar o decreto de emergência em Itabuna e outros cinco municípios baianos onde é maior a incidência de dengue, entre os quais Jequié e Porto Seguro. A cidade registra até agora 2,2 mil casos de dengue, com cinco óbitos, dos quais quatro confirmados de dengue hemorrágica, além de outros três em fase de exames laboratoriais.

A agenda do prefeito inclui ainda um encontro com o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, a quem serão encaminhadas reivindicações visando assegurar o suporte financeiro necessário ao combate à doença, além da disponibilização de recursos materiais, inclusive medicamentos e mais 30 leitos hospitalares para atendimentos de adultos e crianças acometidos de dengue no Hospital de Base, com o suporte de uma equipe de profissionais especializados.
Para tentar reverter o avanço da dengue a Secretaria Municipal da Saúde vem intensificando a realização de ações integradas nos bairros,com ênfase ao trabalho das equipes de campo com a mobilização de agentes de endemias e de saúde para um trabalho de erradicação de focos das doenças, através de visitas domiciliares em áreas criticas. Também vêm sendo realizados mutirões,com apoio da Comissão de Defesa Civil e ações educativas nas escolas para que os alunos atuem nas comunidades onde vivem como formadores de opinião.
A Secretaria de Saúde também investe na ampliação do atendimento nos postos de saúde, com o estabelecimento de plantões nas unidades de maior movimentação de usuários dos serviços, bem como com a contratação de médicos e outros profissionais para atendimento aos pacientes.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Projeto leva arte às escolas municipais

Fazer da escola um espaço de expressão criativa onde os alunos possam imprimir, por meio de grafite, elementos de suas culturas de origem, criando um ambiente acolhedor propiciando uma reflexão à cerca do zelo para com o patrimônio escolar. É isto que espera a Secretaria da Educação de Itabuna com o Projeto “Cara da Escola”, implementado pelo Departamento de Infraestrutura Escolar que vem dando um novo visual às fachadas e muros das escolas municipais.

A idéia, segundo a diretora do Departamento de Infraestrutura, professora Rosangela Ferreira, é melhorar o aspecto visual das escolas do meio urbano e rural com temáticas que reflitam os anseios da própria comunidade escolar, criando uma cultura de que todos são responsáveis pela melhoria do aspecto físico da escola.
“Gestores, coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos podem contribuir de maneira significativa para a preservação da unidade escolar. Isto reflete diretamente na comunidade externa que passa a identificar-se mais com a escola, evitando a depredação do seu patrimônio”, frisa Rosangela.

A execução das temáticas em grafites está sendo coordenada pelo artista plástico itabunense, Diovane Tavares, que já conseguiu imprimir as temáticas definidas pelas escolas Lúcia Oliveira, tratando da questão da preservação da Natureza, Flávio Simões, abordando a problemática do lixo, e na Creche Otaciana Pinto, focando o mundo de descobertas e encantos da educação infantil. A previsão é que até o final do primeiro semestre deste ano os trabalhos sejam concluídos em todas as escolas da rede. (Fonte: Asccom da Prefeitura de Itabuna).

Orçamento Participativo abre trabalhos sábado

As assembléias do Orçamento Participativo (OP) voltam a todo vapor este ano, com um novo ciclo de debates entre a população, associação de moradores e representantes do governo. A abertura acontece neste sábado (07/03), às 14h, na Casa do Trabalho. A primeira etapa será de março a maio, e segunda de julho a setembro. De acordo com o coordenador do OP, Raimundo Diácomo, a finalidade das assembléias é criar uma relação direta entre a gestão e a comunidade, tratando os problemas da cidade de uma maneira mais rápida. As reuniões discutem as demandas, obras e serviços da administração municipal.

Na primeira etapa são eleitos os novos delegados que auxiliam os conselheiros no acompanhamento das obras e dificuldades dos bairros. Os representantes são escolhidos através dos participantes das assembléias regionais e temáticas na proporção de um para 10. Criado em 2005, o Orçamento Participativo já reuniu mais de 30 mil pessoas, da sede, orla e zona rural, sendo um importante mecanismo do governo que permite a população ajudar sobre a aplicação das verbas públicas.
PROGRAMAÇÃO - A primeira reunião acontece no dia 10 de março, às 19h, na escola Denise Tavares, na Bomba, e contará com a participação dos moradores da Vila Irmã Dulce, Bomba, Gleba B, Natal, Parque Florestal, Alto da Cruz, e Parque Satélite. A programação prossegue com assembléias na sede, sempre às 19h. Dia 11, o OP se reúne na Escola Alberto Brandão, na Gleba H. No próximo dia 12 a assembléia chega a Escola Edgard Santos, na Gleba A e dia 18, na Escola Joana Angélica, Mangueiral.
As reuniões continuam 19 de março, na Escola Luis Rogério, Gleba C e dia 24 na Escola Ilay Garcia Ellery, Novo Horizonte. Os encontros do OP seguem 25 de março, na Escola Municipal Maria Quitéria, Inocoop e dia 26, na Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, em Parafuso.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Lenildo anuncia prioridade e avalia dois meses de governo

A reativação de unidades de saúde, a recuperação de escolas, o pagamento de salário em dia e a captação de recursos em várias áreas foram citadas pelo prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, como algumas das ações dos dois meses de governo. Os primeiros dias têm sido difíceis diante da dificuldade encontrada e a política de terra arrasada praticada pela gestão anterior, após a derrota eleitoral, segundo avalia. “Mas a cidade já tem uma nova cara por conta da disposição e colaboração de todos e das ações do nosso governo”.

Os salários dos servidores vêm sendo pagos religiosamente em dia e os atrasados deixados pelos ex-gestores foram quitados. “A valorização do funcionalismo é importante para que possamos oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão ibicaraiense”. A recuperação das unidades de saúde, a reativação dos serviços de odontologia e os investimentos no hospital municipal foram citados como conquistas importantes na saúde.
Lenildo lembra que, por conta do descaso, há quatro anos o hospital municipal não realizava procedimentos como parto natural. As gestantes tinham que se deslocar até Itabuna para ter seus filhos. “Acabamos com essa cena triste. As nossas crianças já nascem em Ibicaraí”. Foram cinco partos realizados logo na primeira semana de janeiro.
No último sábado, 28, a prefeitura realizou reunião de planejamento estratégico e definiu as prioridades para os próximos quatro anos, no colégio Ana Nery. A gestão já assegurou recursos que vão estimular a agricultura familiar em Ibicaraí, com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que será executado numa parceria da prefeitura com o governo federal.
O prefeito diz que as parcerias com os governos Lula e Wagner serão imprescindíveis para executar programas e obras que o município necessita. O município vai investir em qualificação dos educadores e já firmou compromisso para melhorar os índices do ensino na rede própria. O compromisso é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que hoje tem conceito 3 para as séries iniciais.
Outra meta é o combate ao analfabetismo, que atinge cerca de 20% da população adulta. O município vai interagir com a Secretaria Estadual de Educação (SEC) para instalar o maior número possível de turmas do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), que beneficia jovens e adultos que ainda não sabem ler ou escrever. “Temos consciência de que só podemos crescer oferecendo educação de qualidade”, diz.
GERAÇÃO DE EMPREGO - A qualificação, cita Lenildo, é um dos primeiros passos para a atração de investimentos que possam gerar emprego e renda. O prefeito destaca que, em fevereiro, a cidade recebeu a visita de empresários interessados em investir na construção de um parque têxtil no município. Os empreendedores possuem indústrias de roupas femininas em São Paulo e no Paraná. “Já fizemos contatos com o governo estadual para assegurar os incentivos necessários para que possamos garantir esses empreendimentos”.
Ele diz que o governo está trabalhando para garantir recursos federais e estaduais que possibilitem a execução de obras de impacto nas áreas de urbanismo e de habitação já neste primeiro ano. A prioridade na área de urbanismo é a garantia de verbas para tocar um arrojado programa de pavimentação, que começaria pelas principais ruas e avenidas de Ibicaraí.
Os contatos, segundo Lenildo, já foram feitos. O município já garantiu a instalação de uma agência dos Correios, durante audiência do prefeito com o ministro da Previdência, José Pimentel. A audiência foi solicitado pelo deputado federal Geraldo Simões (PT-BA). “Nossas parcerias visam garantir uma melhor qualidade de vida a quem vive aqui”.
O prefeito também afirmou que vai iniciar discussões com municípios vizinhos e com o governo estadual para revitalizar o Hospital Regional de Ibicaraí, reequipando-o e tornando-o habilitado a fazer atendimentos nas áreas de média e alta complexidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).

Em Ilhéus, Centro de Zoonoses realiza controle na Zona Norte

Evitar a transmissão de doenças entre seres humanos e animais é uma das funções do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus. O órgão, que funciona em sede própria nas proximidades da entrada do bairro Teotônio Vilela, realiza rondas constantes no município com o intuito de impedir que a população tenha contato com animais nocivos ao homem, a exemplo dos roedores. Na semana passada, a equipe visitou o condomínio Mar e Sol e a localidade de Juerana, ambos na zona norte da cidade.

Nos dois locais, a equipe do CCZ realizou o controle de roedores e caramujos durante dois dias. De acordo com o coordenador do CCZ de Ilhéus, Aloísio Correia, também foi feito um trabalho educativo junto a essas comunidades reforçando a importância da utilização dos serviços do Centro logo após as pessoas detectarem a presença desses ou de outros animais noviços. “Após ser comprovada a denúncia, nossa equipe se descola até o local e realiza a catagem e incineração desses animais. Além disso, é feita a iscagem como forma de capturar o animal, sem causar danos ao meio ambiente”, afirmou. Por dia, o CCZ chega a receber 40 solicitações de serviço e denúncias.
Denúncias - A equipe do Centro de Controle de Zoonozes de Ilhéus é formada por nove técnicos veterinários, três veterinários e uma bióloga. Além de evitar a proliferação de animais como roedores e caramujos, a equipe também realiza a checagem de maus tratos com animais, captura de animais de pequeno e de grande porte e orientações junto à população sobre como agir com outros animais, como pombos e morcegos. Para obter mais informações e fazer denuncias, o interessado deve ligar para (73) 3634 – 4434, já que o número gratuito encontra-se temporariamente desativado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Prefeitura prioriza contratação de médicos

Umas das prioridades da Prefeitura de Camaçari é a saúde da população. Prova disso, é o esforço da Secretaria da Saúde (Sesau) em conseguir preencher as vagas disponíveis para médicos no Município. Até a sexta-feira (06/03), está aberto processo seletivo para a contratação de 147 profissionais de nível superior, entre médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas e farmacêutico bioquímico.

Este é o segundo processo seletivo feito após o concurso público, realizado em janeiro do ano passado, para contratar médicos e outros profissionais para área de saúde. Dos 95 médicos convocados durante o concurso, apenas 40 permaneceram na rede pública de Camaçari. De acordo com a secretária da Saúde do Município, Efigênia Cardoso, a falta de profissionais é causada pela expansão de postos de trabalho na Região Metropolitana e em Salvador. “Muitos médicos residem na capital e por isso optam em trabalhar lá”, afirmou.

Após a convocação do concurso, foi realizado um processo seletivo para contratar novos médicos. Dos 63 aprovados, apenas 36 se apresentaram. Grande parte dos aprovados já trabalhava na rede de saúde do Município. Segundo Efigênia Cardoso, a situação nos Postos de Saúde da Família (PSF’s), onde o número de horas trabalhadas pelos profissionais é maior, começa a ser resolvida.
Camaçari conta com 30 equipes para atender os PSF’s e a Prefeitura quer ampliar ainda mais o quadro de profissionais. Enquanto acontece o processo de contratação é importante que a população colabore com o trabalho é realizado pela Sesau e compreenda os possíveis transtornos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Senai seleciona jovens para aprendizagem industrial

O Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai) do Sistema Fieb (Federação das Indústrias da Bahia) está inscrevendo jovens na faixa etária de 16 aos 22 anos e 6 meses para participarem no processo seletivo que irá oferecer o Curso Gratuito de Aprendizagem Industrial Básica – Eletricidade Predial e Industrial. As inscrições poderão ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 9 de março, exclusivamente via Internet, através do site: www.fieb.org.br/senai.

Com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a gerência regional do Senai está divulgando o processo seletivo entre os jovens itabunenses. Neste sentido, o secretário Carlos Leahy juntamente com o representante da Agência Itabuna do Senai, Jurandyr Hendler da Luz, promoveu um encontro com lideranças comunitárias visando levar aos jovens de baixo poder aquisitivo informações sobre as vagas oferecidas e os procedimentos para efetivar inscrição.

Para este curso de Eletricidade Predial e Industrial estão sendo disponibilizadas 40 vagas, no turno matutino, com uma carga de 600 horas aulas. Além da idade e comprovada baixa renda, os jovens devem ter concluído o Ensino Fundamental II ou um curso equivalente. No site do Senai serão oferecidas 400 inscrições.

Segundo o representante do Senai, os candidatos serão submetidos a uma prova no domingo, dia 29 de março, das 8 às 12 horas. O local e os assuntos do exame serão divulgados também através do site da Fieb/Senai. A divulgação da lista dos candidatos aprovados está prevista para as 10h do dia 9 de abril, sendo que o período de matrícula está programado de 13 a 17 deste mesmo mês.

Durante a reunião com as lideranças comunitárias, Carlos Leahy adiantou que, além do acompanhamento do processo seletivo, após a conclusão e certificação dos cursistas, a Secretaria de Indústria e Comércio estará fazendo encaminhamentos dos jovens para o mercado de trabalho. “Uma das metas do governo municipal para a geração de emprego é atrair indústrias e empresas para Itabuna. Porém, temos que dispor de mão-de-obra qualificada para atender a demanda que estes novos investimentos irão exigir. Por isto, estamos investindo no estreitamento da parceria institucional com o Senai para que os nossos jovens sejam melhor qualificados para este mercado”, afirmou o secretário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Teotônio Vilela ganhará unidade básica de saúde

A comunidade do Teotônio Vilela, bairro localizado na Zona Oeste de Ilhéus, ganhará nos próximos dias uma moderna Unidade Básica de Saúde, que passará a disponibilizar atendimentos médicos e odontológicos na localidade. Programada para ser inaugurada ainda neste mês de março, a unidade prestará uma homenagem ao doutor Euler de Medeiros Ázaro, um dos mais importantes e renomados médicos da história do município, que dará nome ao novo equipamento. O centro de saúde foi construído com recursos da municipalização e fica localizado na avenida Governador Paulo Souto, um dos mais movimentados logradouros públicos locais.

A sede da nova unidade básica de saúde possui dois consultórios odontológicos, quatro consultórios médicos, farmácia e salas de nebulização, vacina, expurgo, esterilização e compressor, além de recepção, copa, almoxarifado e cinco banheiros. Entre os serviços que serão oferecidos à população, destacam-se odontologia, pediatria, ginecologia, clínica geral, planejamento familiar, pré-natal, preventivos, curativos, crescimento e desenvolvimento, e hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, executado em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (Sus), visando à geração de informações para gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Ao todo, segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a nova unidade deverá atender em torno de 120 pessoas por dia. Para isso, continua, foram adquiridos equipamentos de última geração, como gabinete odontológico, utensílios de esterilização e materiais ambulatoriais em geral. Seguindo orientação do prefeito Newton Lima, a secretaria municipal de Saúde continuará trabalhando para aperfeiçoar e ampliar o atendimento médico-odontológico oferecido pelo município à população. Nas próximas semanas, também serão inauguradas novas unidades no São Miguel e na avenida Princesa Isabel, além da nova sede do Samu no Centro Administrativo de Ilhéus.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Abastecimento de água: Obras em ritmo acelerado

Até o final do ano, mais três boosters (equipamento utilizado para bombear a água da parte inferior do reservatório para a superior) serão instalados em Camaçari. O primeiro será na Fazendinha, em Parafuso, e deve ser colocado ainda no primeiro semestre de 2009. Os outros dois serão implantados em Coqueiro de Arembepe, e vai normalizar o fornecimento de água na parte alta da localidade, além de permitir o abastecimento da Fazenda Peixe e o loteamento dos Sem Terra.

Entre as ações previstas para este ano, está ainda a perfuração do poço de número sete, na sede do Município, e o de número oito, em Machadinho. As medidas fazem parte do processo de ampliação da rede de abastecimento de água em toda cidade. De acordo com a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), restam apenas 27 mil metros de rede a ser implantada. A previsão é de que até o final do ano, 100% da população tenha água tratada.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA - A parceria entre a Prefeitura de Camaçari e a Embasa trouxe inúmeros avanços ao Município. Entre os mais recentes está a normalização do abastecimento de água das localidades de Busca Vida, Sucupió, Vila do Joanes, Catu de Abrantes e Vivendas do Joanes e do Bosque, que um dia antes do carnaval, passaram a ter água todos os dias.

Outra intervenção importante foi o fornecimento de água para o Loteamento Montenegro, que há dois meses passou a ter água encanada. Antes a localidade era abastecida, a cada oito dias, por meio de caminhão pipa. Para a comerciante, Denise Menezes, moradora do loteamento há dois anos, ter água tratada representa uma grande conquista, uma vez que facilita o dia-a-dia das pessoas e permite o desenvolvimento da localidade.

O aposentado Durval Inácio de Araújo, compartilha da mesma felicidade de Denise e diz que apesar de ser recém-chegado à região, se sente mais seguro em saber que a Prefeitura está preocupada em promover mais qualidade de vida à população. No ano passado, as comunidades do Alto do Triângulo e Parque Satélite também foram contempladas com a rede de água e a instalação de um booster, que garantiu a normalização do abastecimento de água nas localidades.

Nos últimos dois anos, foram feitos cerca de 80 mil metros de rede de abastecimento e realizadas mais de 7.500 novas ligações. O fornecimento de água em Camaçari está entre as prioridades do governo municipal. O serviço garante melhores condições de vida e saúde à população, além de promover o aumento da auto-estima, já que as pessoas deixam de usar águas impróprias para consumo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Diário Oficial digital oferece maior transparência administrativa

A Prefeitura de Itabuna inovou e oferece maior transparência das ações e atos administrativos com a publicação on-line e em tempo real do Diário Oficial através do site www.diariooficialdosmunicipios.org/prefeitura/itabuna, em que todos os documentos são assinados digitalmente. O sistema também pode ser acessado através do site www.itabuna.ba.gov.ba, pelo link Acesso Fácil, tendo como referências o Diário Oficial Municipal e ComprasNet, além de obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e transparência.

Segundo Gláucio Aouad Badaró, responsável pelo setor de Transparência Municipal, o Diário Oficial em sua versão digital foi implementado no atual governo a partir de 15 de janeiro, numa parceria com a organização não governamental Transparência Municipal. O projeto é considerado uma prioridade pelo prefeito capitão Azevedo, como parte do programa de transparência administrativa e de gestão dos recursos públicos já em andamento.

Badaró ressalta ainda, que o objetivo do Diário Oficial em sua edição digital é o de oferecer informações em tempo real à população e às empresas interessadas sobre os atos administrativos e processos licitatórios, que eram divulgados tradicionalmente nos jornais de circulação regional. O sistema tem uma atualização diária e tem como vantagem a facilidade de acesso via Internet, com o reconhecimento legal da assinatura digital por diversas instituições.
Com o novo sistema as informações sobre licitações, decretos e outros atos administrativos podem ser acessadas de qualquer local. O Diário Oficial digital tem ainda uma sistema de buscas próprio, que pode ser acessado a partir do ano, mês e dia solicitados pelo usuário, substituindo assim modelo impresso adotado até o ano passado pelo governo municipal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).