Deputados aprovam Plano Nacional de Cultura

Em caráter conclusivo – sem necessidade de ir ao plenário -, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 16 de março, o Plano Nacional de Cultura (PNC). A proposta, prevista no Projeto de Lei 6.835/2006, segue agora para apreciação dos senadores. Tendo em vista a importância do PL, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou das discussões sobre o PNC no Grupo de Trabalho do Ministério da Cultura (Minc). A CNM é favorável ao projeto desde que mantido o texto debatido no Ministério. Este texto foi aprovado pelas comissões da Câmara, a CCJ e a Comissão de Educação e Cultura.

O objetivo do PNC é organizar os investimentos na cultura brasileira; reestruturar, planejar, valorizar, divulgar e facilitar o acesso aos produtos culturais produzidos no País; valorizar o patrimônio cultural e capacitar profissionais.

De acordo com a CNM, os recursos para o financiamento desta área, por exemplo, serão mais fáceis e seguros. Cada Município poderá ter um plano específico de desenvolvimento do setor. (Fonte: CNM com informações da Agência Câmara)


Câmara aprova Lei Geral em Barreiras

Depois da audiência pública realizada semana passada, o projeto da Lei Geral foi votado e aprovado, durante sessão da Câmara Municipal de Barreiras. A partir de agora, será sancionado pela prefeita Jusmari Oliveira e passará a vigorar como lei. A Lei Geral visa tirar da informalidade trabalhadores do município, garantindo a pequenos e micro empresários um espaço no mercado legal.

“Regulamentar a Lei Geral é um forte avanço. Temos muitas pessoas na informalidade. A Lei do micro empreendedor vai formalizar essas pessoas, além de gerar emprego, renda e economia para o município. Por ser de nível nacional, Barreiras, não poderia ficar atrás, a prefeita encaminhou o projeto para melhorar e fomentar a economia”, disse o vereador Giovani Mani

A Lei Geral desonera e racionaliza os impostos, permitindo o pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais de forma unificada, reduzindo significativamente os seus valores. Permite ainda a opção de um número significativo de novas atividades do setor de serviços. Fixa limite preferencial para compras públicas junto a micro e pequenas empresas, estimula o acesso ao crédito e a capitalização. Reforça a aplicação de recursos para desenvolvimento e capacitação tecnológica, promove o acesso à justiça e facilita o parcelamento de débitos.

“Agora os empresários poderão se mobilizar para se registrarem como empreendedores individuais, permitindo que eles tenham CNPJ e posam participar das compras públicas da prefeitura. A Lei Geral determina que as compras públicas no valor de até R$ 80 mil sejam feitas preferencialmente por micro e pequenas empresas. Isso vai representar mais dinheiro circulando na cidade”, disse o coordenador de indústria e comércio Carlos Costa. (Prefeitura de Barreiras)

Prefeitos iniciam em Senhor do Bonfim protocolo para consórcio intermunicipal

Em reunião com excelente quorum de municípios (nove dos dez esperados) e a presença pessoal de sete prefeitos, o Território do Piemonte Norte do Itapicuru deu um passo consistente para formar o pretendido consórcio entre Prefeituras da região. Os gestores e suas equipes saíram acordes com a tarefa de elaborar o Protocolo de Intenções que dá origem à formação da sonhada conquista.

O prefeito Paulo Machado, que trouxe técnicos da Sedur ao coletivo, bem como assessores experientes na construção de consórcios territoriais em outras regiões (Feira de Santana e Juazeiro), desde o início propôs e conseguiu a redução da pauta, dando objetividade e andamento prático ao evento. Após encaminhamentos do Diretor José Lourenço quanto aos legistas do DPT e rateio dos municípios para a manutenção do Hospital Regional todas as discussões convergiram para o Consórcio.

Diversas situações quanto a aspectos administrativos, políticos e legais foram abordadas pelos prefeitos de Pindobaçu, Campo Formoso, Antonio Gonçalves, Filadélfia.

Um calendário de datas-chaves a serem cumpridas pelas prefeituras ficou definido. A principal tarefa é a feitura de um Protocolo de Intenções pelos municípios. Técnicos em legislação, procuradores e câmaras municipais serão alvos de consulta pelos prefeitos e no dia 30 de abril nova assembleia será realizada pelo Piemonte. No final, algumas opiniões foram colhidas em entrevistas. Confira:

Roberto Carlos, prefeito de Antonio Gonçalves. “Tenho pactuação com o Aristides Maltez em Salvador e farei pactuação, convênio ou consórcio com o Hospital Dom Antonio Monteiro de Bonfim. Claro que pagarei um valor proporcional à população do meu município, mas pagarei porque tenho compromisso com a saúde de meus munícipes. É por eles que entrarei no consórcio”.

Valdemar Borges, consultor do Território Sertão do São Francisco. “O consórcio, uma vez legalmente construído passa a ser uma autarquia municipal, no município. Ou estadual ou federal quando nestas outras esferas. Então ele necessita de leis que serão aprovadas nos municípios da região pelas câmaras municipais. Mediante as propostas que formem o Protocolo de Intenções dos municípios, este será assinado pelos prefeitos e pelo governo do Estado, que também é consorciado. Consórcio é rateio. E a lei é quem aprova o poder de repasse de um município para outro. As dificuldades de rateio que vi na questão dos médicos legistas é um exemplo da carência de consórcio para os municípios.” (Prefeitura de Senhor do Bonfim)


Prefeito entrega escola restruturada e frota de veículos com ônibus escolar

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação Plínio Amorim, entregaram à Juazeiro mais uma unidade de ensino totalmente reformada e ampliada. Além da Escola Municipal Educandário João XXIII, localizada no bairro Piranga, que ganhou estrutura nova, foi apresentada à comunidade a frota de veículos que está sendo renovada. O primeiro, dos três ônibus, adquiridos através do projeto “Caminho da Escola”, do Ministério da Educação, já chegou à cidade e fará o transporte de alunos na zona rural.

Segundo relatos da gestora e de professores, os problemas estruturais do Educandário João XXIII causavam impactos negativos no processo de aprendizagem. “Quando cheguei aqui o prédio não possuía nem nome e o muro era de arame farpado. A recuperação dessa escola, portanto, constitui um marco para atual gestão, e a restauração da dignidade dos nossos alunos e profissionais”, declarou a gestora Almira Terezinha Ribeiro.

Após as apresentações de música, repente e do agradecimento dos alunos, o gestor municipal falou sobre a importância da educação. “Era impossível ver o que estava acontecendo aqui e não fazer nada. Essa é uma mudança de comportamento, tratamento e de visão. Uma casa se começa a construir pelo alicerce, e esse ninguém vê. Investir em educação é investir na base, em oportunidades, e no desenvolvimento”.

Sobre a renovação da frota e aquisição do primeiro transporte público escolar de Juazeiro Isaac Carvalho acrescentou, “a rede municipal de educação é muito grande, e precisamos estruturá-la para darmos respostas rápidas. Não podemos ficar esperando para resolver um problema em uma escola localizada nos bairros mais carentes ou no interior. Os alunos jamais devem ser prejudicados. Mais dois ônibus escolares chegarão em breve, atendendo a demanda do interior e servindo de apoio as atividades de campo da sede”.

Na reforma foram construídas sala de professores, laboratório de informática, ampliadas cozinha e secretaria, e os banheiros foram adequados com acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Além disso, a unidade ganhou uma pequena quadra, para realização de atividades esportivas e de lazer, e o muro foi levantado para dar segurança e tranquilidade às crianças e profissionais. As salas ganharam revestimento em cerâmica até uma altura de dois metros, pintura em esmalte, grade nas janelas, e a madeira do telhado tem proteção anti cupim. (Prefeitura de Juazeiro)


IBGE abre mais de 197 mil vagas de emprego nos Municípios

Estão abertas, por meio de processo seletivo simplificado, 197.972 vagas temporárias para o cargo de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os aprovados trabalharão na coleta de dados do Censo 2010 por um período que pode chegar a até cinco meses. As inscrições estão abertas até o dia 19 de março, mas o prazo da candidatura via Internet é maior, até 4 de abril.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a seriedade do trabalho do IBGE e destaca a importância de que o levantamento seja feito por recenseadores locais, ou seja, que conheçam a realidade dos Municípios onde vivem. Por este motivo, é importante que os gestores municipais divulguem as vagas disponíveis, os prazos e essa oportunidade de trabalho.

As inscrições custam R$ 18,00 e podem ser feitas em postos existentes em todos os Municípios ou na página da Fundação Cesgranrio, a banca examinadora do concurso. Os candidatos devem se inscrever na área de trabalho do Município onde desejam trabalhar. Há Municípios que possuem mais de uma área para atuação.

Requisitos - Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau), estar com 18 anos completos na data da contratação, ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

Não podem concorrer às vagas servidores da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os empregados de suas subsidiárias e controladas, além dos contratados temporariamente nos últimos 24 meses, também não podem se candidatar. A prova objetiva está prevista para 30 de maio.

Os classificados farão um treinamento, com caráter eliminatório e classificatório. A efetivação dos contratos de está condicionada ao resultado do teste final. Os aprovados serão pagos por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados e também terão direito 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção. A previsão é que o resultado final seja publicado em 1.º de julho. (Fonte: CNM)

****




Prefeitura de Botuporã agiliza realização de obras

O prefeito de Botuporã, Moacir Queiroz, vem se empenhando junto ao Governo Federal para viabilizar obras importantes que atendem a demanda da comunidade. A implantação de 13 laboratórios de informática nas escolas da rede municipal, reformas das escolas da zona rural e da sede, construção de uma escola com 6 salas de aula, são ações em andamento na área de educação. Na comunidade de Tigre, uma ponte que estava abandonada há 12 anos, foi reformada viabilizando o acesso dos moradores. Na comunidade de Boa Vista, foi realizado o encascalhamento da estrada em parceria com o Derba.

O asfalto que liga a sede ao distrito já foi licitado pela Secretaria estadual de infra estrutura. O estádio municipal, tomado pelo matagal, teve seu gramado totalmente recuperado e apto para breve realização de jogos.

Escola Agrícola - O Prefeito Moacir Queiroz, recebeu nesta quarta feira, dia 17, a visita do diretor da Escola Família Agrícola, Edmilson Saraiva, que lhe comunicou a publicação no Diário Oficial do estado, da lei 10/03, considerando a unidade como de utilidade pública estadual. A publicação foi viabilizada graças ao empenho do Prefeito junto aos Deputados Luiz Augusto e Gilberto Brito. A escola, presidida por Zenílio Souza Rodrigues, vem prestando relevantes serviços sócio – educacionais a comunidade de Botuporã.

Convênios.- O empenho do Prefeito Moacir Queiroz junto ao Governo Federal, tem se traduzindo em resultados positivos para o município com celebração de importantes convênios junto ao ministério das cidades, foram alocados recursos da ordem de R$: 497.000,00 para pavimentação da Rua Ana Rosa. No mesmo ministério, construção de 2 Km de ciclovia. Uma unidade básica de Saúde (Pequeno Hospital), será construído em convênio com o ministério de saúde. Na comunidade de Boa Vista, em parceria com a Sudesb, esta em andamento a construção de uma quadra poliesportiva. O zelo do Prefeito com os interesses da população, possibilitou a recuperação de um recurso de R$: 238.000,00, perdido por gestões anteriores, para construção de um PSF na sede.

O município foi contemplado ainda com adesão para implantação do Samu, uma ambulância, viaturas para Polícia Civil e Militar, ônibus escolar do FNDE, e ainda recursos em andamento para reforma e ampliação do Centro de Saúde Alípio Marques. “Estamos vencendo as dificuldades com muita determinação, em breve estaremos colhendo bons frutos”, enfatiza o Prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Botuporã)


Farmacia Básica aumenta disponibilidade de medicamentos em Glória

Com funcionamento diário e variedade de 172 itens de medicamentos essenciais para atender as mais diversas enfermidades da população de Glória, a Farmácia Básica desempenha papel fundamental na saúde pública do município.

Localizada no Centro municipal de Saúde, com área de atendimento e armazenamento, e funcionamento das 7h às 17h, a Farmácia Básica vem garantindo à população medicamentos para hipertensão, diabetes, saúde mental, planejamento familiar, entre outros.

Aproximadamente 19 mil receitas médicas foram atendidas em 2009. Os medicamentos são obrigatoriamente dispensados na rede ambulatorial do SUS sob prescrição médica, estipulados segundo normas do Ministério da Saúde.

Estes medicamentos são recebidos trimestralmente do governo estadual e outros adquiridos com recursos do município, para, em seguida, serem distribuídos mensalmente para PSF e Unidades Básicas de Saúde, além de serem dispensados aos pacientes nas instalações da Farmácia Básica. (Prefeitura de Glória)


Prefeitura de Irecê entrega quadra poliesportiva

O município de Irecê recebe mais uma quadra poliesportiva, desta vez o bairro contemplado é o Loteamento Félix, situado na zona oeste da cidade.

Foram investidos mais de R$ 107 mil entre os recursos oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Zézeu Ribeiro e a contrapartida do município.

Para a presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Félix, Edileide Silva, a construção da quadra poliesportiva do Félix concretiza “um sonho antigo dos moradores, em especial os jovens, está sendo concretizado, pois agora terão um espaço de lazer privilegiado”. (Prefeitura de Irecê)


Moradores do Zizo contam com associação beneficente

Melhorar a qualidade de vida da comunidade do bairro de Zizo. Esse é o principal objetivo da Associação Beneficente Comunitária do Zizo, entidade sem fim lucrativo que vai atender idosos, crianças e jovens, oferecendo benefícios em parceria com órgãos municipais, estaduais, federais e iniciativa privada.

A inauguração da sede, na Rua Bela Vista, está programada para o dia 28 de março, às 11 horas. Na oportunidade, também haverá a posse dos membros da diretoria: João Soares de Souza (presidente); Antônio Carlos Oliveira (vice-presidente); Marcos Santos Souza (tesoureiro); José Roberto dos Santos (diretoria de esporte); Rejane Reis de Almeida, Nayara Ferreira de Souza e Rosivaldo Batista Góes (membros do conselho fiscal).

Fundada em 14 de fevereiro, a associação contará com um número ilimitado de associados. “Nossa intenção é buscar o bem-estar para a comunidade, defendendo e organizando seus direitos, bem como desenvolvendo trabalhos sociais”, enfatiza o presidente João de Souza.

Os membros da entidade encaminharam algumas reivindicações ao governo municipal: reforma do posto de saúde e do campo de futebol e quadra poliesportiva. Os representantes ainda solicitam a construção de biblioteca comunitária, creche, obra de saneamento e pavimentação da rua Bela Vista, além de reforço na iluminação pública.

As solicitações já se encontram sob análise do governo, que confirma a construção de 70 unidades habitacionais no bairro, viabilizadas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, que ainda inclui obras de pavimentação e revitalização do bairro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Prefeitura inicia recuperação de estradas vicinais em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Interior, Agricultura e Pesca, está realizando vários serviços de recuperação em pontos críticos nas estradas de acessos aos distritos, vilas e povoados do município de Ilhéus, que, devido as últimas chuvas, vêm causando transtornos às comunidades rurícolas que necessitam se deslocar até a zona urbana. Um dos acessos já beneficiados, de acordo com informações do secretário Geerdheson Ribeiro, foi o que interliga o bairro de Banco da Vitória até o distrito de Maria Jape.

Além disso, continua, as máquinas também estão realizando a recuperação dos pontos críticos da localidade de Búzios, que, devido o caos na estrada, estava impedindo, inclusive, o acesso de ônibus, prejudicando estudantes e aqueles que trabalham na zona urbana. A próxima etapa dos serviços, adianta Geerdheson Ribeiro, está prevista para beneficiar o trecho que interliga Maria Jape a Rio de Engenho/Santo Antônio.

Ainda de acordo com o secretário, por determinação do prefeito Newton Lima, ainda neste primeiro semestre será iniciada uma grande operação visando realizar serviços de terraplenagem em todas as estradas vicinais do município, “e conforme o cronograma que já estamos elaborando, iremos dar o pontapé inicial no distrito de Sambaituba, promovendo melhorias até a Fazenda Santa Rita, na rodovia Ilhéus/Uruçuca”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Secretaria promove Curso de Saúde Bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, através da coordenação de saúde bucal, em parceria com a Sesab, irá promover o Curso de Habilitação profissional e Formação técnica em Saúde Bucal. A carga horária é de 1500 horas, com duração de 18 meses, e ministrado pelos profissionais das Unidades de saúde que atuam como docentes da Escola de formação técnica em Saúde da Bahia. A aula inaugural foi realizada nesta terça feira; dia 16, na Câmara de Vereadores, com a presença do Secretário de Saúde; Dr° Robério Moraes, Presidente da Câmara; Elder Guimarães, Coordenadora Regional de Saúde Bucal da 30ª Dires, Drª Maria Beatriz Prates Dias, Coordenadora do PSF/PACS; Drª Roberta Gonçalves Mota, além de alunos e professores.

A representante da Dires, Maria Beatriz, parabenizou o município pela adesão e revelou estar satisfeita pela valorização da Saúde Bucal. O Presidente da Câmara, Elder Guimarães, destacou “Temos acompanhando o empenho da Secretaria de Saúde e parcerias como essa que dão resultados, são importantes”. Já o Secretário; Dr° Robério Moraes, afirmou que o “Município vem investindo muito na Saúde Bucal, tanto a nível dos profissionais, como em equipamentos e estrutura, este curso vem fortalecer isto e quem ganha é a comunidade”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

Espicha Verão em Itacaré anuncia festejos juninos

Uma verdadeira quadrilha junina formada por nativos e turistas marcou o encerramento do Espicha Verão em Itacaré, no último sábado (13). Ao som da banda Cangaia de Jegue, o público caiu no arrasta-pé nas areias da Praia da Coroinha e já entrou no clima do São João, próximo grande evento do município. “Este projeto da Bahiatursa não apenas funcionou para prolongar a alta estação, trazendo novas atrações, como também nos ajudou a anunciar a festa do mês de junho”, disse o prefeito Antônio de Anízio.

A última edição do Espicha Verão em Itacaré foi prestigiada por turistas internacionais, sendo alguns vindos da Argentina, Turquia, Alemanha e Holanda. Eles se uniram aos visitantes brasileiros, em sua maioria oriunda de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e população nativa. A designer catarinense, Daniela Toledo, disse que além de aproveitar as belezas naturais da cidade, divertiu-se muito durante o projeto. “O clima estava muito gostoso, mais tranquilo que durante o pico do verão. E a quadrilha junina foi uma surpresa muito animada”, declarou.

Além do show musical à noite, o Espicha Verão contou com atividades que começaram mais cedo, com apresentações culturais de grupos itacareenses e o Cinema na Praia. Esta foi a segunda vez que Itacaré foi incluída na iniciativa da Bahiatursa, que arca com os custos das atrações e realiza a divulgação entre as operadoras turísticas. A Prefeitura e comunidade local também são parceiras, fornecendo apoio operacional.

De acordo com Antônio de Anízio, mais uma vez o Espicha Verão foi positivo ao município. “Após o carnaval, o fluxo turístico diminui bastante, pois marca o fim do período das férias escolares. O projeto motiva os turistas a permanecerem mais tempo na cidade, beneficiando pequenos e grandes empresários, abrangendo do setor hoteleiro aos ambulantes”, destacou o prefeito.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)


Caém: Agricultores da comunidade do Jirau e representante do Sebrae

A parceria da Associação Beneficente da Faz. Jirau, SEBRAE, Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Caém resultou no projeto vitorioso no município. Sob a coordenação do consultor João Cunha e supervisão de Arnaldo Oliveira Filho, a entidade foi contemplada com o curso de processamento de produtos culinários derivados da mandioca. Todos os associados se envolveram num clima de dedicação total e absoluta às atividades do curso.

Para João Cunha, foi cumprida mais uma etapa na região. Ele se disse impressionado com a mobilização e facilidade de resolver necessidades que apareceram durante o curso: “eles resolviam as coisas num piscar de olhos” declarou.

Foi uma grande oportunidade para todos os participantes do curso, e todos ficaram surpresos com os produtos que conseguiram fabricar a partir da mandioca e frutas da região (bolos, Polvilhos, biscoitos, caldos, lasanhas, sucos e outros).

A associação foi beneficiada com recursos através Programa de Aquisição de alimentos (PAA) beneficiando 46 produtores rurais em especial as mulheres, proporcionando a distribuição desses alimentos a 800 pessoas carentes, das comunidades de Pias, Jirau, Cedro e Lages já a partir de desse mês de março. (Blog Noticia Livre)

'Brasil Alfabetizado' começa em Vitória da Conquista

A terceira etapa do Programa Brasil Alfabetizado começou em Vitória da Conquista e terá duração de oito meses. Cerca de 3.100 pessoas, que antes tiveram pouco ou nenhum contato com a alfabetização regular, estão cadastradas para frequentar as aulas em busca de maior contato com a cidadania. Cerca de 300 alfabetizadores participaram do programa de capacitação.

Os alfabetizadores recebem do Governo Federal uma bolsa no valor de R$ 250. Mas outros fatores são analisados por eles no momento em que se inscrevem para alfabetizar quem ainda não tem intimidade com as letras.


Saneamento universal custa R$ 200 bi

Para o Brasil alcançar a universalização dos serviços de saneamento seriam precisos investimentos na ordem de R$ 200 bilhões. Levado em conta o ritmo atual da aplicação dos recursos disponíveis, do crescimento populacional e da evolução urbana e rural do País, a excelência na coleta e tratamento do esgoto e distribuição da água potável a todos os brasileiros seria atingida no prazo médio de 15 anos. Atualmente, quase metade da população do Brasil, 49,44%, possui rede de coleta e apenas 32% do esgoto gerado nas cidades recebe algum tipo de tratamento.

A projeção, considerada otimista, foi feita ontem pelo secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, durante a Conferência Latino-americana de Saneamento (Latinosan 2010). "O governo federal tem destinado R$ 10 bilhões por ano às obras. Esse volume deve subir para R$ 12 bilhões com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", adiantou. Os Estados do Sudeste estão no topo da lista dos mais beneficiados, com R$ 17,4 bilhões repassados nos últimos quatro anos, metade do total liberado.

Prioridade. A maior parte dos recursos vem sendo destinada a programas de recuperação e ampliação da rede nas áreas urbanas do País, onde estão concentrados dois terços da população. Na avaliação do secretário, "desde 2007, quando entrou em vigor a Lei de Saneamento Básico, instituindo os planos nacionais e municipais, o Brasil avançou consideravelmente, mas ainda é preciso um esforço muito maior e contínuo".

Para Tiscoski, municípios e Estados precisam se envolver mais nessas questões. "Os recursos existem. Mas a demora na apresentação de projetos que sejam coerentes com a realidade de cada região e que considerem a evolução das populações e da ocupação territorial acabam atrasando o início das obras", comentou, ao reforçar que a atenção ao saneamento básico deve ser prioridade de qualquer governo já que, entre outros, cada US$ 1 investido na área representa uma economia de US$ 4 em recursos para a saúde.

Conforme estudo feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2.965 municípios, vai começar a faltar água em 1.896 deles (64%) em seis anos, se não receberem investimentos já - em produção de água, coleta de esgotos e proteção dos mananciais.

As condições dramáticas de saneamento das regiões metropolitanas e dos principais municípios do Nordeste e Sul reveladas nos três atlas publicados pela agência deveriam servir de alerta para a União, Estados e municípios providenciarem soluções urgentes para as regiões mais críticas. (Jornal Estado de São Paulo)

Mutirão contra a Dengue acontecerá no Teotônio Vilela e em Vila Nazaré

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus dará continuidade neste sábado, dia 20, ao trabalho que vem sendo realizado no município com o objetivo de combater a dengue. Depois de passar pelos altos do Carvalho, Coqueiro e Boa Vontade, o Mutirão da Dengue volta-se agora para os bairros do Teotônio Vilela e de Vila Nazaré, ambos localizados na zona oeste da cidade. A iniciativa promove a distribuição de panfletos educativos e a coleta de objetos e materiais capazes de contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Como parte da logística utilizada, no dia anterior, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, distribui sacos plásticos de 100 quilos para armazenamento de materiais que serão coletados no dia do Mutirão.

De acordo com Cássia Virgínia, diretora de Vigilância à Saúde, em parceria com o Governo do Estado, outro instrumento de combate à dengue já está sendo utilizado desde ontem, dia 15. Trata-se do carro Fumacê, que, no momento, concentra esforços nos bairros Ilhéus II, alto Formoso, Teotônio Vilela e Princesa Isabel. “Com o passar dos dias, o veículo estará se deslocando para outras localidades com índice de infestação igualmente significativo”, completa a diretora. Cássia Virgínia informa ainda que a Vigilância à Saúde realizará amanhã (17), a partir das 14 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no próprio Teotônio Vilela, uma grande reunião com profissionais de atenção básica, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para distribuir cartilhas educativas e tratar da logística do combate à doença.

O coordenador municipal de combate à dengue, Orlando Mendes, garante que os mutirões serão estendidos a várias outras localidades de Ilhéus, sempre levando em consideração os índices locais de infestação da doença. “Começamos no alto do Carvalho, que possui incidência de 29.5, a maior da cidade. Na sequência, trabalhamos no alto do Coqueiro, que registrou infestação de 21.2, e no alto da Boa Vontade, que cravou 25%. Em todas as oportunidades, distribuímos panfletos educativos e retiramos centenas de quilos de material”, comenta o coordenador. O grau de infestação da dengue, que no Teotônio Vilela é de 12% e em Vila Nazaré, de 19%, é obtido por meio de um levantamento, envolvendo 100 domicílios, visando à coleta de larvas do mosquito transmissor.

Segundo os especialistas, entre as muitas dicas de prevenção, destacam-se as seguintes: evitar água parada; esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acumulam água; manter fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água; limpar, periodicamente, calhas de telhados, marquises e locais rebaixados; não cultivar plantas aquáticas; encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno; e manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e em bom funcionamento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)