Municípios devem cadastrar no FNDE investimentos em educação

Até o dia 30 de abril os gestores das secretarias municipais devem transmitir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), via Internet, os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) relativos a 2009. O sistema já está disponível para download no portal do FNDE.

O Siope coleta, processa e torna públicas as informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com o objetivo de dar transparência aos investimentos em educação no país. O preenchimento em dia do sistema é condição para que estados e municípios recebam transferências voluntárias da União, na forma de convênios.

Fotografia – Segundo o coordenador Paulo Cesar Malheiro, o Siope foi reformulado e apresenta novidades. “Agora, os gestores têm à sua disposição indicadores educacionais do seu município, que podem auxiliá-los no planejamento das ações e na melhor gestão dos recursos”, diz. Como exemplo, cita dados sobre repetência, evasão e gastos por aluno, que dão uma “fotografia de como está a gestão”. Além disso, há também indicadores legais e financeiros.

Outra mudança é a necessidade de o gestor justificar sua declaração retificadora por meio do Siope Fale Conosco. Merece destaque, ainda, o envio automático de ofício aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando os nomes dos municípios que não aplicaram os percentuais obrigatórios das vinculações constitucionais de receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

Senha – Para fazer a transmissão, o gestor deve usar a mesma senha do ano passado. Em caso de extravio ou bloqueio da senha, um novo código pode ser solicitado, conforme descrito em senha de transmissão. (Fonte: Ascom FNDE)

Prefeitura de Botuporã agiliza realização de obras

O prefeito de Botuporã, Moacir Queiroz, vem se empenhando junto ao Governo Federal para viabilizar obras importantes que atendem a demanda da comunidade. A implantação de 13 laboratórios de informática nas escolas da rede municipal, reformas das escolas da zona rural e da sede, construção de uma escola com 6 salas de aula, são ações em andamento na área de educação. Na comunidade de Tigre, uma ponte que estava abandonada há 12 anos, foi reformada viabilizando o acesso dos moradores. Na comunidade de Boa Vista, foi realizado o encascalhamento da estrada em parceria com o Derba.

O asfalto que liga a sede ao distrito já foi licitado pela Secretaria estadual de infra estrutura. O estádio municipal, tomado pelo matagal, teve seu gramado totalmente recuperado e apto para breve realização de jogos.

Escola Agrícola - O Prefeito Moacir Queiroz, recebeu nesta quarta feira, dia 17, a visita do diretor da Escola Família Agrícola, Edmilson Saraiva, que lhe comunicou a publicação no Diário Oficial do estado, da lei 10/03, considerando a unidade como de utilidade pública estadual. A publicação foi viabilizada graças ao empenho do Prefeito junto aos Deputados Luiz Augusto e Gilberto Brito. A escola, presidida por Zenílio Souza Rodrigues, vem prestando relevantes serviços sócio – educacionais a comunidade de Botuporã.

Convênios.- O empenho do Prefeito Moacir Queiroz junto ao Governo Federal, tem se traduzindo em resultados positivos para o município com celebração de importantes convênios junto ao ministério das cidades, foram alocados recursos da ordem de R$: 497.000,00 para pavimentação da Rua Ana Rosa. No mesmo ministério, construção de 2 Km de ciclovia. Uma unidade básica de Saúde (Pequeno Hospital), será construído em convênio com o ministério de saúde. Na comunidade de Boa Vista, em parceria com a Sudesb, esta em andamento a construção de uma quadra poliesportiva. O zelo do Prefeito com os interesses da população, possibilitou a recuperação de um recurso de R$: 238.000,00, perdido por gestões anteriores, para construção de um PSF na sede.

O município foi contemplado ainda com adesão para implantação do Samu, uma ambulância, viaturas para Polícia Civil e Militar, ônibus escolar do FNDE, e ainda recursos em andamento para reforma e ampliação do Centro de Saúde Alípio Marques. “Estamos vencendo as dificuldades com muita determinação, em breve estaremos colhendo bons frutos”, enfatiza o Prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Botuporã)

Projeto prevê planejamento nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei que prevê a elaboração de plano de resíduos sólidos para diversos segmentos. Na forma do PL 203/1991, o texto estabelece que todos os Municípios elaborem o plano de gestão e controle do lixo sólido produzido. Além disso, determina o plano nacional de resíduos elaborado sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, com vigência indeterminada e horizonte de 20 anos, com atualização a cada quatro anos.

Metas de reciclagem e aproveitamento energético, metas de eliminação e recuperação de lixões e normas e condições técnicas para o acesso a recursos da União também devem constar no plano nacional. Já os planos estaduais terão características semelhantes e, depois de dois anos da nova lei, serão requisitos obrigatórios para os governadores terem acesso a financiamentos federais para a gestão dos resíduos.

De acordo com o projeto de lei, os planos mais detalhados serão os dos Municípios que, se aprovado, será critério obrigatório para o acesso a recursos federais depois de dois anos de vigência da nova lei. O PL também prioriza os consórcios intermunicipais e o diagnóstico deve incluir a origem, o volume e as características do resíduo. Com identificação das áreas favoráveis para lixões e os indicadores de desempenho operacional e ambiental esperados dos serviços públicos de limpeza e manejo de resíduos.

Cadastro - As pessoas jurídicas que operam com resíduos perigosos serão obrigadas a integrar um cadastro nacional do setor e a elaborar um plano de gerenciamento desses materiais. No licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades que operem com resíduos perigosos, o órgão competente poderá exigir a contratação de seguro de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente ou à saúde pública. (Fonte: CNM com informações da Agência Câmara)


Santo Antônio de Jesus faz mega operação para erradicação de palmeiras comprometidas

Conhecida como Cidade das Palmeiras, Santo Antônio de Jesus possui em média 28 palmeiras centenárias imperiais que são o símbolo do município. Porém, devido os longos anos de existência, algumas árvores sofreram um processo de desgaste natural que provocaram problemas fitossanitários como ataques de cupins, ataques de Broca do Olho, necroses, infiltrações, e enfraquecimentos. Diante do problema, a prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente e Superintendência de Serviços Públicos - Departamento de Paisagismo - realizou no último domingo, 14, uma operação para a derrubada das 6 palmeiras imperiais consideradas condenadas na avaliação realizada em dezembro de 2009. "Essas árvores derrubadas serão repostas por palmeiras imperiais mirins, que atingem no máximo 12 m de altura, mantendo assim, a preservação da espécie", revelou o Diretor de paisagismo do Município, Raimundo de Oliveira.

Para a operação, a prefeitura contratou uma empresa de Feira de Santana especializada em Guincho e disponibilizou cerca de 40 funcionários das diversas secretarias na operação, que foi iniciadas às 7h da manhã, sendo finalizada às 16:30h. "Todo trabalho foi um sucesso. A administração teve o cuidado de contratar uma equipe especializada para que a operação fosse realizada de forma responsável e segura, afinal o grande objetivo da retirada das palmeiras é prezar pela segurança da população. A Coelba, Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura também deram apoio importante à operação", destacou ainda o Diretor.

Avaliação - A avaliação das 29 palmeiras imperiais foi realizada, em dezembro de 2009, pela Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio ambiente e Superintendência de Serviços Públicos - Departamento de Paisagismo - com a presença da Engenheira AgroFlorestal e Perita do Ministério Público do Estado da Bahia.

Segundo o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Edson Diniz, a avaliação buscou verificar se as palmeiras representam ou não risco para a população. As árvores foram inspecionadas individualmente sendo observados o aspecto vegetativo, idade, tratos culturais, ataques de pragas e doenças.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)


Ilhéus é beneficiada com implantação de Pronto Atendimento da Dengue

Em mais uma ação de comprometimento no combate à dengue, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, implanta a partir dessa quarta-feira (17) um Pronto Atendimento para cuidar especificamente dos casos de suspeita da doença. Na tarde da última segunda-feira o grupo de médicos que atenderão no PA em sistema de plantão participou de reunião, coordenada pela equipe do Departamento de Vigilância à Saúde, e que teve o objetivo de discutir o manejo clinico desse pacientes e os diferentes planos de atendimento que serão executados durante a ação.

O Pronto Atendimento se encontra instalado vizinho ao anexo psiquiátrico do Hospital Geral Luís Viana Filho, onde uma equipe, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico da vigilância epidemiológica estará todos os dias, em plantão de 12 horas – das 7 da manhã às 7 da noite – realizando atendimento à população. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, o paciente com quadro suspeito deverá se dirigir ao local para que seja feita a coleta do sangue para análise de plaquetas, procedimento realizado duas vezes no dia. “Durante esse intervalo, o paciente fica em observação, já que o local contará com oito leitos de hidratação”.

No dia seguinte o ele é orientado pelos profissionais a retornar para dar continuidade ao acompanhamento das plaquetas e monitorar sintomas que podem indicar dengue hemorrágica, como sonolência, dores abdominais, agitação, irritabilidade, pele úmida e pegajosa, entre outros. Ainda de acordo com Cássia, o PA deverá funcionar até o fim do primeiro semestre deste ano, “período em que, historicamente, o quadro de dengue no município tende a diminuir”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Projeto capacita jovens carentes de Camaçari

Cerca de 20 jovens de Camaçari, com 18 e 19 anos, participam do curso de Operação de Manufatura Automotiva. As aulas começam no próximo dia 20, no Complexo Ford Nordeste. A ação, que conta com apoio da Prefeitura do Município, faz parte do projeto Educando, fruto da parceria entre a Lear do Brasil, Visteon, Faurecia, Benteler, Senai e empresas instaladas no Complexo Industrial Ford Nordeste (CIFN).

Os jovens, selecionados através dos Centros de Referência em Assistência Social/Casa da Família e da Casa da Criança e do Adolescente, se apresentam hoje (16/03), para entrega de documentos, na empresa Lear Brasil, instalada no Complexo Ford.

A Prefeitura ficou responsável ainda pela mobilização e a pré-seleção dos jovens. Mais de 280 pessoas se inscreveram, destes, 170 foram pré-selecionados para realizar as provas objetiva e de redação, e visita domiciliar.

O projeto Educando tem como principal objetivo formar futuros talentos e dar oportunidades a jovens de famílias com baixa renda. O curso tem duração de um ano e será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no CIFN. Os estudantes vão receber uma bolsa proporcional a seis horas/dia (com base no salário mínimo), assistência médica, alimentação, transporte, seguro de vida e certificado de conclusão do curso pelo Senai. Outro projeto semelhante foi realizado no Município, entre 2007 e 2008, tendo resultado na contratação de 18 dos 20 alunos envolvidos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)


Prefeitura realiza em Olivença mutirão de limpeza e ação social

Numa ação que envolveu as secretarias de Serviços Urbanos, Interior e de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus a prefeitura realizou um grande mutirão na Estância Hidromineral de Olivença durante a última segunda-feira (15). A força-tarefa contou com a participação de 80 operários do município que concluíram o trabalho de roçagem, capinagem, limpeza das ruas, pintura de meio-fio, retirada de entulhos e outros serviços básicos. O secretário Carlos Freitas disse que a ação tornou-se ainda mais emergencial, já que, durante o verão, milhares de visitantes e veranistas estiveram na localidade, aumentando consideravelmente a produção de lixo.

Em paralelo à ação agentes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho se engajaram na luta para o recadastramento de programas sociais do governo federal, a exemplo do Bolsa Família e retirada de fotos 3x4. O mutirão faz parte de estratégia adotada pelo atual governo para dotar a localidade de serviços essenciais e contribuir para melhorar a auto-estima da população, além de uma boa impressão junto aos visitantes. Olivença dista cerca de 17 quilômetros do centro de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Imeam reinicia aulas como escola em tempo integral

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, participam, na próxima segunda-feira, dia 22, da aula inaugural do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron, a primeira escola itabunense que irá funcionar em tempo integral. O evento está programado para as 9 horas da manhã, na quadra da escola, que recebe este ano 500 alunos, ganhou um novo refeitório e foi inteiramente reformada.

A aula será iniciada com uma apresentação dos integrantes da coordenação do Imeam sobre a parte pedagógica do projeto e que vai servir de referência para o Programa Mais Educação, a ser implementado nas demais unidades da rede municipal de ensino. Ainda este ano, outros 10 mil alunos da rede terão acesso a 24 escolas semi-integrais, que também vão funcionar em dois turnos.

O modelo de educação integral foi uma proposta de campanha do prefeito Azevedo, que pretende assim ampliar o tempo dos jovens no ambiente escolar, que é projetado para ser instrumento de inclusão social. No sistema de ensino em tempo integral, a escola oferece educação formal e oficinas diversas.

Presídio - Também na segunda-feira, dia 22, o secretário Gustavo Lisboa participa, no período da tarde, da aula inaugural do Proeja I, para 50 detentos do Presídio de Itabuna, que serão distribuídos em quatro turmas com alunos dos sexos masculino e feminino. Os professores envolvidos no projeto têm um adicional de 30% no salário.

Segundo a assessora do Proeja, Keila Valéria Soares, o programa no nível I terá duração de três anos, equivalentes aos quatro anos do ensino fundamental. O programa oferece livros de alfabetização para as turmas iniciais, além de material didático compatível para os alunos de nível mais avançado, que são atendidos na Escola Fernando Cordier. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)


Balcão d e Empregos oferece v agas na área de monitoramento eletrônico

O Balcão de Empregos, instância da Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Indústria e Comércio, está com duas vagas para uma empresa de monitoramento eletrônico com os seguintes perfis:

- Vaga N. 1: Desejável experiência em instalação de alarmes;

  • Vaga N. 2: Desejável experiência em instalação elétrica de veículos.


Os interessadas podem levar currículo atualizado, o mais breve possível, no Balcão de Empregos, localizado no Mercado Municipal. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3451-4724.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)


Sedes anuncia recuperação do CSU de Serrinha

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), anuncia a recuperação do Centro Social Urbano (CSU) do município de Serrinha. Na segunda-feira (15), o secretário Valmir Assunção esteve no município para conferir o início das obras junto com técnicos da Sedes, representantes da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e da empresa responsável pela obra.

O trabalho de recuperação começou nesta terça-feira (16) e a previsão é de que a reinauguração do espaço seja realizada no dia 28 de maio de 2010. Dentre as melhoras que o CSU Serrinha vai receber estão a recuperação do prédio, telhados, sanitários, quadra de esportes, campo de futebol, alambrado, vestiários e iluminação das quadras.

Segundo Assunção, essa recuperação estava no cronograma do ano passado, mas a crise impossibilitou. “Agora será possível transformar este CSU em um espaço de serviço à população desta cidade”, afirmou o secretário da Sedes.

No dia da reinauguração do CSU de Serrinha também será instalado o Centro Digital da Cidadania (CDC). Para a recuperação do espaço, que será feita em parceria com a Sucab e a CBA, empresa responsável pela obra, serão empregados R$ 420 mil.


São Desidério presente na II Conferência Nacional de Cultura

O diretor de Cultura Vanderlino Barbosa e o delegado eleito pela sociedade civil durante as conferências municipal, regional e estadual, Jason Lopes da Costa, representaram São Desidério na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), que aconteceu em Brasília (DF), de 11 à 14 deste mês. Uma realização do Ministério da Cultura, a conferência teve como tema: Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento.

Um misto de artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores, ativistas da cultura discutiram sobre os rumos da cultura brasileira no país. A diversidade das expressões, estratégias de fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável, consolidação da participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura foram alguns eixos temáticos.

Segundo Vanderlino Barbosa, “a conferência expressa o resultado de um trabalho de construção coletiva que se estendeu durante todo o ano de 2009 e em 2010, do qual participaram milhares de pessoas de todo o Brasil ao longo dos sucessivos debates nas conferências de cultura municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres e nas pré conferências setoriais”.

Durante a cerimônia de abertura o presidente Luís Inácio Lula da Silva reforçou a importância da distribuição dos recursos no setor cultural. “Nós descobrimos que onde há dinheiro, há muita cultura, mas que também há muita cultura onde não há dinheiro”, afirmou. Para o presidente Lula, a presença dos atores da sociedade civil só reforça a necessidade e a preocupação em se construir uma sociedade que faz e respeita sua cultura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desiderio)

Ilhéus ganha “motolância” para dinamizar atuação do Samu

A partir da primeira semana de abril, Ilhéus passa a contar com mais um importante suporte no atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Ilhéus foi um dos municípios baianos contemplados pelo Ministério da Saúde com uma “motolância”. Além de permitir maior agilidade no atendimento às vítimas, o veículo aumenta a excelência no atendimento, diminuindo consideravelmente as chances de sequelas, complicações, tempo de internação e até de reabilitação.

A motocicleta, do tipo trail, de 250 cc, já se encontra na sede do Samu em Ilhéus e deve entrar em operação durante o feriado da Semana Santa. De acordo com a chefe de Enfermagem do serviço, Carla Cristiane Almeida, durante o período de adaptação do veículo às condições de trafego da cidade – que deve durar em torno de três meses – o veículo funcionará das 7 da manhã às 7 da noite, somente nos fins de semana e feriados. “A condução da motolância será feita por técnicos de enfermagem que já integram a equipe do Samu e atendem a todos os requisitos necessários solicitados pelo MS, como Carteira Nacional de Habilitação (categoria A), curso obrigatório para capacitação de Condutores de Veículos de Emergência e experiência em pilotagem no mínimo de um ano, entre outros requisitos”.

Sobre a moto, Carla explicou que se trata de um modelo cuja potência permite alcançar velocidades seguras fazendo com que o tempo de chegada diminua cerca de três a cinco minutos, comparado ao tempo percorrido pelas ambulâncias. “Por meio da intervenção rápida, o técnico e condutor prestará os primeiros socorros, enquanto espera a chegada da ambulância, que também será acionada. A ideia é otimizar o atendimento e garantir que mais vidas possam ser salvas. Desta forma, a “motolância” pode ser vista como uma grande solução para locomoção mesmo em condições de tráfego ruim e também para difícil acesso em áreas remotas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Atividade forte reforça caixa dos Estados no 1º bimestre de 2010

Os Estados começaram 2010 com o caixa reforçado. No primeiro bimestre, a arrecadação de impostos mostrou crescimento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado, na esteira da recuperação da atividade econômica. A base fraca de comparação também ajudou, devido ao impacto da crise sobre a economia no começo de 2009. Em Estados como Minas Gerais e Bahia, a receita com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) superou em mais de 15% a dos dois primeiros meses do ano passado, em termos nominais. Paraná e Rio de Janeiro também experimentaram altas significativas na arrecadação. São Paulo só divulgou os números de janeiro, que também mostram um resultado positivo - alta de 7,2% na receita de ICMS, já descontada a inflação. Com essa situação fiscal favorável, os Estados não devem ter problemas para cumprir os seus programas de investimento, prioritários num ano eleitoral.

Em Minas, a arrecadação de ICMS no primeiro bimestre cresceu 16% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2009, atingindo R$ 3,894 bilhões. "O crescimento está em linha com a programação orçamentária", diz o secretário da Fazenda de Minas, Simão Cirineu Dias. Ele afirma, porém, que esperava uma alta um pouco maior, dado o resultado favorável dos últimos meses de 2009.

Dias lembra que o resultado do primeiro bimestre do ano passado havia sido muito fraco pelos impactos negativos da crise. Para o ano de 2010, a expectativa da Fazenda mineira é de uma alta de 10%. O ICMS arrecadado na indústria cresceu 28,9% no acumulado de janeiro e fevereiro, mas chegou a 50% no setor siderúrgico. No comércio, também houve alta forte, de 30%. No caso do ICMS sobre minerais, houve queda de 14,2%.

Na Bahia, a arrecadação do ICMS atingiu R$ 1,901 bilhão no primeiro bimestre, 17,9% acima do mesmo período de 2009, também em termos nominais. A alta mais forte foi no comércio, de 33,2% no período. O secretário da Fazenda baiana, Carlos Martins Santana, atribui o resultado às vendas expressivas no Carnaval e à força do mercado de trabalho. Há um aumento expressivo do emprego formal na Bahia, segundo ele. Na indústria, a alta da arrecadação foi mais modesta, de 9,5%. Santana diz que a recuperação do preço do petróleo e da nafta foi importante para explicar a recuperação da arrecadação do setor, por conta do Polo Petroquímico de Camaçari.

Santana afirma que a arrecadação de janeiro e fevereiro foi bastante positiva, superando as suas expectativas. "Eu esperava um aumento de 10% a 12%", diz ele, para quem a arrecadação permitirá ao Estado realizar os investimentos programados, que devem atingir R$ 1,4 bilhão neste ano.

No Rio, a retomada do crescimento não beneficia tanto a arrecadação. Segundo o secretário de Fazenda, Joaquim Levy, como o Estado não tem muitas indústrias em sua base, não sofre tanto quando há um freio na economia. Do mesmo modo, também não é beneficiado tão diretamente pela expansão. Mesmo assim, a arrecadação de janeiro cresceu 18,9% em relação ao mesmo mês de 2009, para R$ 1,981 bilhão, e a de fevereiro, 14,5%, para R$ 1,709 bilhão.

Levy explica que também houve crescimento no setor de automóveis e no siderúrgico. "A Peugeot, por exemplo, está abrindo um terceiro turno, o que significa que eles estão com as vendas aquecidas." O secretário estima para o ano um crescimento de 10%. Isso significa que ele espera arrecadações mensais menores que as do primeiro bimestre. "Foi um início de ano encorajador, mas estamos analisando com cautela". Levy explica que os setores que estão com maior crescimento são de supermercado, bebidas e energia. No entanto, eles não fazem parte do que chama de "tutano do ICMS", porque não são capazes de gerar volume como o setor industrial.

As projeções de crescimento da economia em 2010 já começam a se materializar no caixa do governo do Rio Grande do Sul. No primeiro bimestre, a arrecadação bruta de ICMS aumentou 9,5% nominais em comparação com o mesmo intervalo de 2009, para R$ 2,686 bilhões, valor que ficou ainda 8% acima do previsto para o período no orçamento deste ano, segundo o secretário da Fazenda, Ricardo Englert. Para este ano, o Estado prevê uma arrecadação bruta de R$ 17 bilhões em ICMS, ante os R$ 15,1 bilhões de 2009.

Englert acha que ainda é cedo para prever uma eventual superação das projeções de desempenho do ICMS neste ano. Mas, de qualquer forma, o cenário é bem melhor do que em 2009, quando a receita com o imposto ficou R$ 700 milhões abaixo do orçado e obrigou o governo a cortar gastos de custeio e a reduzir planos de investimentos de R$ 1,25 bilhão para R$ 662 milhões.

"Todos os setores da economia estão bombando", diz o secretário. Para março, a previsão de arrecadação de ICMS é de R$ 1,420 bilhão, com alta de 27,2% nominais sobre o mesmo mês de 2009. Neste ritmo, Englert não vê dificuldades para o governo cumprir o plano de investimentos do ano, que chega a R$ 1,6 bilhão na administração direta, principalmente em obras de infraestrutura, sem considerar os aportes de R$ 1,2 bilhão das estatais. O cenário favorável também encorajou o governo gaúcho a reduzir de 17% para 12% a alíquota de ICMS sobre sacolas e copos de plástico. A medida entrou em vigor no dia 1º deste mês e pretende estimular a produção desses itens no Estado usando matéria-prima do polo petroquímico de Triunfo. Ele não espera queda da arrecadação setorial porque hoje a maior parte desses produtos é comprada em outros Estados com alíquota interestadual de 12%.

A Secretaria da Fazenda do Paraná informou que também verificou aumento na arrecadação de ICMS, "decorrente de uma aceleração na atividade econômica". No primeiro bimestre de 2009, a arrecadação somou R$ 1,906 bilhão, sendo R$ 1,011 bilhão em janeiro e R$ 895 milhões em fevereiro. A evolução nominal no primeiro bimestre de 2010 foi de 14,9%, com arrecadação de R$ 2,19 bilhões, com R$ 1,16 milhão em janeiro e R$ 1,02 milhão em fevereiro.

São Paulo ainda não divulgou a arrecadação de fevereiro. Em janeiro, a receita do Estado com o ICMS ficou em R$ 6,652 bilhões, alta de 7,2% em relação a janeiro de 2009, já descontada a inflação. Esses números deduzem a arrecadação obtida com o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). Segundo informações da Secretaria da Fazenda, a receita de ICMS da indústria cresceu 10,9% sobre igual mês de 2009. No Ceará, que também não divulgou os dados de fevereiro, a alta do ICMS em janeiro foi de 17,5% sobre 2009. (Fonte: Valor Econômico, em 15.03.10).

Associações rurais de Poções empossam Conselho

Reunião realizada no último dia 11 de março de 2010 na Câmara de vereadores de Poções com os presidentes das entidades representativas das Associações de Produtores Rurais de Poções efetivou o novo Conselho para o Desenvolvimento Regional Sustentável – Coderes (antigo Fumac). A reunião foi conduzida pelo Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Mateus Cruz, com as presenças do Coordenador das Associações, Vilton Silva; do Chefe do Departamento de Agronomia da Secretaria, Henrique Magalhães e do Vereador Vilmar Leite.

Após discussões sobre a composição da comissão, foram eleitos os representantes dos segmentos: Governo Municipal, Mateus Cruz - Presidente; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gil - Vice Presidente; Associação Rio das Mulheres, Eliane - 1ª Secretária; Associação do Bezerro, Adão - 2º Secretário; Legislativo, Vilmar Leite - 1º Tesoureiro e Sindicato Rural Patronal, Cesar Magalhães - 2º Tesoureiro.

Durante a reunião ficou decidido que haverá uma reunião mensal para tratar dos assuntos ligados a zona rural, sempre na 1ª quinta-feira de cada mês. O Presidente do Conselho, Mateus Cruz, disse que muito trabalho terá para organizar toda a estrutura e colocar em prática os projetos para o beneficio da população rural e completou: “o governo do prefeito Luciano Mascarenhas já vinha colocando todos os dispositivos disponíveis a serviço do produtor e agora com o novo conselho a luta será maior e fortalecida pela presença do associado em sua associação e dos presidentes neste conselho, espero cumprir com as metas a serem traçadas em cada reunião, visando somente o desenvolvimento sustentável do município”, afirmou Mateus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)


IMA promove laboratórios para discutir construção do novo aeroporto de Ilhéus

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo responsável pelos licenciamentos ambientais no estado, estará realizando esta semana oficinas preparatórias visando à elaboração do Termo de Referência (TR), instrumento que servirá de base para o edital de contratação de empresa para realizar os Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) necessários para o licenciamento ambiental da obra de construção do aeroporto de Ilhéus. O novo equipamento, que será edificado no quilômetro 13 da rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Itacaré, integra um grande complexo logístico formado por porto, ferrovia, área industrial, novos acessos rodoviários e uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE). As oficinas acontecerão nesta quinta (18) e sexta-feira (19), sempre das 8h30min às 17h30min, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, e na Associação Cultural Tribo do Porto, situada na Ladeira da Paz, Porto Detrás, no município de Itacaré.

Abertas ao público em geral, as oficinas dirigem-se especialmente para as comunidades que serão afetadas, direta ou indiretamente, pela construção do novo aeroporto. Após a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), deverá ser realizada uma Audiência Pública para instrução de todo o processo, com as prováveis manifestações do empreendedor e, principalmente, da população e dos representantes da sociedade organizada.

O projeto preliminar do novo aeroporto de Ilhéus prevê a construção de duas pistas de 3.000 metros cada. O valor estimado é de R$ 150 milhões para as obras e R$ 5 milhões para o projeto executivo. Segundo os especialistas, será necessária a realização de várias adequações no sistema viário e de acesso, bem como a implantação da infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica, água, telefonia e dados.

IMA - O Instituto do Meio Ambiente é uma autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Criado pela Lei 11.050, com jurisdição em todo o território do Estado da Bahia, o Ima tem como finalidade executar a Política Estadual de Administração dos Recursos Ambientais, instituída pela Lei Estadual 7.799/01. Entre suas atribuições, a autarquia trabalha para promover o desenvolvimento com qualidade ambiental, incorporando novas tecnologias e normas de defesa do meio ambiente. O IMA também assegura a conservação e preservação ambiental, promovendo o conhecimento técnico-científico de acordo com a política de desenvolvimento sustentável do Governo da Bahia e com as diretrizes do Conselho Estadual de Meio Ambiente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Falta de acesso à água potável e ao saneamento mata anualmente 1,5 milhão de crianças no mundo, diz OMS

O mundo deverá alcançar o Objetivo do Milênio de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável. A cinco anos do prazo para a meta, que vence em 2015, 87% da população mundial dispõem de fontes de abastecimento de água potável, de acordo com o relatório divulgado na última segunda-feira (15) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Apesar do avanço em relação ao acesso à água potável, os números sobre o saneamento básico ainda são ruins. Mais de 2,6 milhões pessoas – 39% da população mundial – continuam sem esse serviço. De acordo com o documento, o problema ainda mata anualmente 1,5 milhão de crianças de até 5 anos. As crianças e mulheres, segundo a OMS/Unicef são as mais atingidas pelas dificuldades no acesso à água e à falta de saneamento básico.

O estudo monitorou dados de 209 países. Em algumas regiões, houve mais avanços, como no Sudeste da Ásia. O relatório cita, por exemplo, que defecar ao ar livre caiu consideravelmente no continente. Em todo o mundo, essa prática diminuiu de 25%, em 1990, para 17% em 2008, o que significa que 168 milhões passaram a ter acesso a sanitários.

As populações rurais também são consideradas mais vulneráveis ao problema. Segundo o informe, sete em cada dez pessoas sem serviços de saneamento e mais de oito de cada dez sem acesso à água potável vivem em zonas rurais. O documento cobra ações imediatas das instâncias governamentais e não governamentais para acelerar o acesso à água potável e garantir condições de saneamento a todas as populações do mundo.(Fonte: Agência Brasil).


Emasa realiza seminário para debater o tema “água e saúde”

As diversas etapas da produção de água em Itabuna serão amplamente discutidas no Seminário “Água & Saúde: como Tratar esta Questão?” a ser realizado pela Emasa, nesta quinta-feira (18), no auditório da FTC, das 8 às 17 horas, com apoio da Prefeitura e Quimil. O gerente de Produção de Água da Emasa, João Bittencourt, faz a palestra de abertura do evento, discorrendo sobre o tema Qualidade da Água.

Em seguida, o químico e mestre em Engenharia Ambiental, Edilson Gonçalves, conduz o painel Interface entre Saneamento e Meio Ambiente. Logo depois, o engenheiro ambiental Aridson França apresenta as Etapas de Tratamento da Água (coagulação, floculação, decantação e filtração), com enfoque em Projetos de Estações de Tratamento de Água (ETAs).

No turno da tarde, os trabalhos começam com a palestra Barreiras de Proteção e Boas Práticas Operacionais em Sistema de Abastecimento de Água, conduzida pelo químico Noelson Aquino, da Embasa, a partir das 14 horas. Encerrando o seminário, o bacharel em Química Tecnológica, Jorge Macedo, discorre sobre o tema Desinfecção de Águas.

Segundo gerente de Produção de Água da Emasa, João Bittencourt, o seminário tem como objetivo principal socializar o conhecimento de novas tecnologia e eficiência no tratamento de água não só em Itabuna como em toda a Bahia. Devem participar técnicos de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) de diversos municípios, professores e estudantes de instituições de ensino superior de Itabuna e região. “Mas o evento é aberto ao público em geral”, ressalva Bittencourt. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)


Ilhéus participou da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Buscar experiências bem sucedidas aplicadas em outras cidades para que sejam executadas também em Ilhéus. Esse foi o objetivo da participação da Prefeitura de Ilhéus, através do secretário de Planejamento e Infra-Estrutura, Alisson Mendonça, na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) no período de 10 a 13 de março, em Curitiba. O evento contou com a participação de cerca de 3.500 pessoas de 35 países e 72 cidades e ainda com palestras de 105 especialistas de todo o mundo.

O encontro teve a co-promoção das prefeituras de Londres (Inglaterra), Lyon (França), Bengaluru (Índia), Austin (EUA) e Curitiba e apoio das Nações Unidas e Banco Mundial. Nomes de peso apresentaram palestras, participaram de painéis e partilharam informações que têm o poder de melhorar a vida dos cidadãos e abrir novas perspectivas de desenvolvimento econômico e social sustentável. Entre eles, o especialista em espaços verdes e transporte alternativo, Jeff Olson, o educador José Pacheco, o conselheiro das Nações Unidas, Jonas Rabinovitch, o urbanista Jordi Borja, o presidente da Global Urban Development, Marc Weiss, o presidente do Environment Design Institute, Mitsuru Senda, o especialista em cibercultura, Pierre Lévy, o escritor Steven Johnson, o arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, além de prefeitos e vice-prefeitos de Londres, Austin, Lyon, Chattanooga, Santa Maria, Maringá, Monobamba, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.

Para o secretário de Planejamento e Infra-Estrutura, Alisson Mendonça, a experiência foi importante porque a partir dos exemplos de outras cidades será possível aplicar iniciativas positivas e que deram certo em outros municípios. Um dos projetos a serem executados de imediato será o da coleta seletiva e da efetivação do aterro sanitário do Itariri. Além de deixar Ilhéus ainda mais limpa, bonita e preparada para o turismo, esse sistema de coleta, manejo, armazenamento e destino do lixo poderá gerar mais emprego e renda para o município através do comércio do material reciclado. Esse trabalho já está sendo elaborado na cidade e nos próximos dias será desenvolvida uma ampla campanha de conscientização da população sobre a forma de uso e armazenamento do lixo domiciliar.

Além disso, Alisson Mendonça cita uma série de outros projetos e ações na área de desenvolvimento que foram apresentados durante a conferência e que podem ser aplicados em Ilhéus, se adequando à realidade local. "A idéia da conferência não foi dizer como as cidades devem ser administradas dentro dos métodos tradicionais de gestão, mas mostrar como podem ser adotadas práticas inovadoras para o desenvolvimento das áreas urbanas", explicou o secretário. Para ele, as cidades não devem demorar e muito menos resistir em copiar experiências bem sucedidas em outros locais. “É através das experiências bem sucedidas e de exemplos positivos que vamos trazer o desenvolvimento para Ilhéus”, explica.

Pela sua dimensão, qualidade de conteúdo e também pela interatividade digital inédita que proporcionou, a Conferência Internacional das Cidades Inovadoras foi considerada por especialistas e pela mídia como o maior debate mundial sobre planejamento urbano e desenvolvimento. Os participantes inscritos para assistir à conferência tiveram à disposição uma estrutura que permitiu total interatividade, tornando mais interessante os debates. Da platéia, laptop ou celular na mão, davam sua opinião via twitter, que apareciam em telões instalados nos locais das palestras, gravavam e transmitiam palestras ou publicavam em seus blogs. “Foi um evento de alto nível e que contribuirá para orientar a gestão dos municípios”, finalizou Alisson Mendonça.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Juarez Paraíso, um inovador (2)

No dia 20/11/2008 a jornalista Clediana Ramos escrevia no jornal A Tarde na série Mestres da memória: Salvador, às vezes nem percebe, mas respira arte herdada da África. São composições vindas diretamente desta fonte – afinal a cidade foi o maior porto dos povos africanos escravizados no Brasil. Tem também a eternizada no trabalho de artistas que se inspiram nas características próprias desta cultura como cores e formas. A beleza que pode ser contemplada em museus, praças ou mercados como o Modelo é resultado de uma história d

e resistência, afinal a referência sobreviveu a partir da memória. Imagine, por exemplo, alguém que era arrancado abruptamente do que lhe dava localização no mundo – língua, família e nacionalidade – para ser obrigado a trabalhar de forma escrava em uma terra estranha.

Foram estes povos aqui chamados de angolas, congos, cabindas, jeje, ijexá, ashantis, nagôs e tantos outros nomes que deixaram reminiscências de suas culturas. A memória delas foi mantida por seus descendentes. Gente como Juarez Paraíso, um dos mais conhecidos dos artistas plásticos baianos que ao ser inquirido sobre as referências afro-brasileiras na sua obra, começa a resposta pela história do seu pai Isaltino Paraíso que saiu de Arapiranga, parte do município de Rio das Contas para estudar na Escola Normal na capital da Bahia.


O sonho de Isaltino era virar professor, o que conseguiu. Mas para chegar lá teve que suportar obstáculos como a ironia de um professor que o chamava de “Isaltina”, pois homem e negro na sala só havia ele. Pois Isaltino voltou com diploma e mais tarde conquistou o amor de Eulália Martins Alves Paraíso, branca e de uma família da elite local. Dono de um espírito libertário teve que deixar a direção da escola para não ser preso. Veio então para Salvador batalhar. “Meus pais foram a representação do que acho que é a arma para se combater o racismo: a união. No caso deles, o amor triunfou sobre tudo”.


Batalha - E assim vai desfiando sua história um artista de vanguarda, como foram tantos dos afro-brasileiros, que colocaram em sua arte, de forma inconsciente ou no sentido da denúncia, dores e aprendizado como o de compreender e conviver com o outro que pensa diferente. Lição que Juarez aprendeu bem em casa, mas o artista acabou vítima do desrespeito. Parte da sua obra sucumbiu diante da intolerância religiosa. Era de Juarez Paraíso os mosaicos que retratavam o nascimento de Oxumarê, instalados nos antigos cinemas Arte I e II, que ficavam no Politeama. Os painéis foram destruídos a marretadas, em 2000, quando a Igreja Renascer em Cristo comprou o espaço. Além da destruição, picharam por cima dos destroços “Deus é Fiel”.


O artista perdeu outros painéis em situações parecidas. Um ficava no Cine Tupi e foi destruído quando a multinacional CIC comprou o espaço. Um mural de 40 metros quadrados de sua autoria ruiu quando a Igreja Universal comprou o Cine Bahia, que ficava na Carlos Gomes. No caso das obras que estavam nos cines Art I e II, Juarez foi à Justiça.

“O que mais doeu é que o painel era desmontável. Era só pedir que eu tirava”, diz Juarez que ganhou uma indenização de 170 salários mínimos, numa busca de reparação simbólica, pois não há como se reconstruir algo nascido em um determinado contexto da sensibilidade artística. “Eles ainda afirmaram durante o processo como justificativa que o cinema não era o Vaticano nem Juarez Paraíso é Leonardo Da Vinci”, relata. O seu depoimento dá bem uma mostra de como a arte de inspiração africana foi entendida do outro lado do mundo. Num primeiro momento era “selvagem”, “primitiva”, pois não seguia os mesmos padrões da européia.


“A produção artística africana era julgada com os olhos da estética européia que era centrada na representação. Já uma máscara africana, por exemplo, está mais interessada na expressão e não na semelhança do rosto humano por exemplo”, explica o mestre em designer e doutorando em história social, Jaime Sodré. O julgamento depreciativo demorou para acabar. O processo de colonização na África negra começou por volta do século XVI, mas foi a partir da obra de Pablo Picasso, já no século XX, que a arte africana ganhou outro status. Isto porque um dos mais geniais artistas modernos buscou inspiração nas formas e cores do fazer africano.


Ao beber na cultura da África, Picasso a “legitimou” aos olhos ocidentais. “Ele vê na arte africana uma outra estética. Ela é uma arte que trabalha com a geometria e não apenas aquilo que se vê. É uma arte libertária”, analisa Sodré. E este componente libertário se ramificou nas mais variadas direções.

No Brasil e na Bahia a mão destes artistas descendentes de africanos produziu do clássico ao que se pode chamar de moderno. Mesmo que em alguns casos, não tenham utilizado claramente esta influência eles estão entre aqueles que construíram o patrimônio artístico brasileiro. Aleijadinho, Mestre Valentim, Teófilo de Jesus, Leandro Joaquim, dentre outros vão ser seguidos por mestres da contemporaneidade como Rubem Valentim, Hélio de Oliveira, Iedamaria, Emanoel Araújo, Agnaldo Manoel dos Santos, Mestre Didi, Caribé, Juarez Paraíso além dos que não estão listados nos livros, mas se espalham pelos vários cantos da Bahia, mantendo viva uma ligação antiga, mas ao mesmo tempo renovada.

--------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Audiência pública vai discutir ensino superior em Camaçari

O ensino superior em Camaçari será discutido no dia 25/03, às 16h, em audiência pública a ser realizada na Câmara de Vereadores de Camaçari. Dentre os assuntos da pauta, estão a proposta para construção de um campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) na Cidade Técnica Universitária e a avaliação do ensino superior no Município.

A proposta é de que seja definido, na audiência pública, a data para início da construção do campus da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e da sede para o Pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), ambos na Cidade Técnica Universitária. No encontro será decidida também a data da inauguração do campus do IFBA que está na fase final de construção.

Participam da Audiência Pública, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o secretário da Educação do Município (Seduc), Luiz Valter, o coordenador da UAB – Pólo Camaçari, Márcio Neves, o reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim da Silva e a reitora do IFBA, Aurina Santana. A Audiência Pública foi proposta pelo vereador José Marcelino (PT).

AVANÇOS - O ensino técnico e superior em Camaçari apresenta vários avanços. A exemplo da ampliação de ofertas de vagas no CETEB (Centro de Ensino Tecnológico da Bahia), a chegada do antigo Cefet, hoje IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), que oferece dois cursos técnicos e atende 430 pessoas, a implantação da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que oferece seis cursos superiores de graduação, em convênio com cinco faculdades públicas, três cursos de extensão e quatro de pós-graduação e beneficia cerca de 600 pessoas.

Há ainda a oferta de cursos técnicos no Colégio José de Freitas e Mascarenhas, que teve o serviço desativado por anos, e também no Colégio Cidade Camaçari que passou a oferecer cursos técnicos este ano. Os moradores de Camaçari contam também com o auxílio da bolsa estágio para estudantes de nível superior e do transporte universitário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari )