Rio de Contas celebra Corpus Christi

O Corpus Christi festejado no dia 11 de junho, é uma festa da igreja católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cânon 944), para celebrar o corpo e sangue de Cristo. O município de Rio de Contas, situada na região da Chapada Diamantina, já começou a celebrar o festejo do Corpus Christi desde o dia 2 de junho e encerra no dia religioso, 11 de junho. A prefeitura sempre está promovendo eventos em comemoração a datas importantes do calendário.

Confira programação:
02/06 a 10/06 - Novenas
10/06 - Noite das Lanternas e show na Praça Canindé
11/06 - Missa, procissão e show com Padre Juarez de Castro


A cidade tem 287 prédios que foram considerados patrimônio histórico nacional. Dentre eles estão o Paço Municipal, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, as igrejas de Nossa Senhora Santana e do Santíssimo Sacramento, a antiga Casa de Fundição, o Teatro São Carlos construído em 1892 (único da Chapada) e o arquivo público – onde nasceu o Barão de Macaúbas e onde estão guardados valiosos documentos que fazem parte da história da Bahia.

Os atrativos naturais de Rio de Contas são inúmeros e belíssimos, como os maiores picos do Nordeste, os rios e as cachoeiras, sendo a Cachoeira do Fraga um dos cartões postais da região. Além do potencial ecoturístico e histórico de Rio de Contas, o povo do lugar e sua cultura são outros atrativos e, para conhecê-los, é necessário visitar seus povoados. Há uma rica tradição em folclore popular e festas religiosas.

Lagedo do Tabocal festeja 20 anos de emancipação

O município de Lagedo do Tabocal comemora 20 anos de emancipação política, nesta sexta-feira, 12 de junho. Para festejar a passagem do aniversário, a prefeita Lilian Nascimento resolveu investir em três dias de festa, com apresentações musicais e culturais na cidade. Lagedo de Tabocal teve sua emancipação em 1989, quando desmembrou-se do município de Maracás. Seu nome deu-se pela quantidade de grandes bambuzais (tabocais) existentes na época, e de um enorme Lajedo.

Confira a programação do evento:
Dia 12
21h - Elizeu e seus teclados e os Afilhados do Forró, Kobra Kriada e Tony Nardes
Dia 13
5h - Alvorada
9h - Desfile das bandas do 19° Batalhão da PM de Jequié e do 9º Batalhão de Vitória da Conquista, com apresentação dos cães e motos da PM.
15h - Projeto Cultural "De olho nas Estrelas de Lagedo". Apresentação das escolas e homenagens a personalidades locais.
21h - Mexe Comigo, Edgar Mão Branca, Elmo Santana e banda.
Dia 14
9h - Maratona e Entrega de premiações
19h - Apresentação dos Ministérios. Trio Vocal Aliança
20h - Siloé, Fanuel e Kirios.

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus aposta em campanha publicitária para estimular citricultura

Com o tema Na hora da muda, mude para melhor busca, campanha busca divulgar os produtores de Citros e estimular a comercialização das mudas no Município.

Santo Antônio de Jesus é um dos maiores produtores de mudas de citros do Estado da Bahia. Levando em conta a importância econômica dessa atividade para o Município, principalmente pelos empregos que gera para homem do campo, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria da Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, lançou na noite de segunda-feira, 08, no Auditório da Associação Comercial, a campanha publicitária: Na hora da muda, mude para melhor. O objetivo é incentivar a comercialização das mudas e divulgar os Produtores de Citros.
“Esperamos que essa divulgação estimule o plantador de laranja a ir direto no pomar ver a qualidade de nossas mudas”, disse produtor de mudas de laranja, Antônio de Souza. “O que queremos é movimentar nosso comércio. Quando a gente vende dá mais vontade de trabalhar, quando não vende desanima”, completa. “Com a campanha vamos ser mais conhecidos e consequentemente mais procurados”, afirma entusiasmado o também produtor de mudas de laranjas, Sr. Antônio José de Almeida.
O Prefeito Euvaldo Rosa , que fez questão de prestigiar o lançamento, aprovou todas as peças da campanha apresentadas no evento. “Estão todas ótimas, tenho certeza que vão surtir o efeito desejado”, disse. “Precisamos valorizar e estimular essa cultura tão importante para a economia de nosso Município. Não temos dúvidas que nossas mudas são as melhores da Bahia”, finaliza.
A campanha é umas das Ações do Programa Municipal de Revitalização da Citricultura, que visa capacitar e incentivar a organização dos produtores das mudas de Citros no Município. O Programa conta com a parceria do Governo Federal, EMBRAPA, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Universidade Federal do Recôncavo – UFRB, CEPLAC e Governo do Estado da Bahia. Atualmente, a Prefeitura atende a 51 Citricultores, que são certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Para 2009, estima-se a produção de cerca de um milhão mudas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)

Distribuição de um milhão de mudas de seringueira acontece em Uruçuca

A entrega simbólica de um milhão de mudas de seringueira a agricultores familiares de 11 municípios do Território da Cidadania Litoral Sul foi realizada na última sexta-feira (05), em Uruçuca. A solenidade marcou a ação do Programa Mata Verde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Realizada no Centro Cultural Água Preta, a cerimônia contou com a participação do secretário Roberto Muniz, dos superintendentes da CEPLAC, Antonio Zózimo de Matos Costa, e de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio dos Santos.

O início da solenidade de entrega das mudas de seringueira foi marcado com a declamação de uma poesia do artista e agricultor, Galeguinho do Forró. Em seguida, para compor a mesa, foram convidados os prefeitos de Uruçuca, Moacyr Leite; de Itacaré, Antônio de Anízio, de Ilhéus, Newton Lima; de Itapé, Jackson Rezende, e de Buerarema, Mardes Monteiro. A cerimônia ainda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Raimundo Rocha; pelo gerente regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Franklin Passos e pela gerente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Anorina Smtih. Ainda compuseram a mesa os deputados federais José Carlos Araújo e Mário Negromonte.

A articuladora do Território da Cidadania Litoral Sul, Marília Anunciação, foi uma das primeiras a se pronunciar, ressaltando que a entrega das mudas de seringueira marca o fortalecimento da agricultura familiar, já enxergada como segundo plano. “Com a ação do Programa Mata Verde, está sendo criado um mecanismo de controle social e mais um passo dado rumo ao desenvolvimento sustentável”, declarou.
Responsável pela produção de três milhões de mudas de seringueira, o Instituto Biofábrica de Cacau, é um dos integrantes do Programa Mata Verde, vinculado à Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF). Para o diretor da entidade, Moacir Smith, a distribuição das mudas é um novo marco de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar. Já o superintendente da SUAF, Ailton Florêncio dos Santos, afirmou que a cultura da seringa na região terá papel importante não só para o desenvolvimento econômico, mas também para reverter danos ambientais.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, também elogiou a iniciativa do Programa Mata Verde ao trazer uma alternativa à cacauicultura, dando oportunidade de crescimento à agricultura familiar. “A seringa permite a inserção de outras culturas, como o cacau, mandioca, banana e abacaxi. Assim, os pequenos produtores terão alternativas para incrementar seus lucros”, complementou. Encerrando as falas da cerimônia que marcou a entrega de um milhão de mudas de seringueira, o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, lembrou a todos que o declínio do cacau trouxe impactos sociais grandes, como a pobreza e a violência. “Aqueles que acreditam no restabelecimento da região terão de volta seus lucros, fortalecendo a economia e devolvendo a esperança aos agricultores”, disse. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)

Reserva de Cassurubá vai beneficiar pesca no Extremo Sul

Em visita ao município de Caravelas, extremo sul da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Reserva Extrativista (Ressex) do Cassurubá, atendendo a antigas solicitações de ambientalistas e da comunidade, e assinou um pacote de medidas de proteção ambiental. As ações fazem parte da meta de ampliação da proteção de áreas marinhas, do Ministério do Meio Ambiente.

A reserva pode beneficiar marisqueiros, pescadores artesanais e pessoas que vivem da pesca na região. A Ressex tem 100.687 hectares - sendo 31.996 de estuário e 68.665 de área marinha - e está localizada entre o município de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa. A área apresenta a maior diversidade de peixes e crustáceos do Atlântico Sul. A pesca nas regiões vizinhas ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, movimenta mais de R$ 100 milhões por ano.
De acordo com o Ministro do meio ambiente, Carlos Minc, a criação da reserva vai servir também para a inclusão social com valorização da cultura e da autoestima da população, além de contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável para Abrolhos.
As Ressex são unidades de conservação de uso sustentável, categoria que tem como objetivo harmonizar a exploração dos recursos naturais renováveis e o bem estar sociocultural das comunidades locais com a conservação da biodiversidade. A reserva extrativista é utilizada por populações tradicionais, cuja subsitência baseia-se na criação de animais de pequeno porte.

Maracás promove campeonato nos bairros

O município de Maracás está promovendo o 1º Campeonato Esportivo nos Bairros, que terá início com um torneio de futebol. O projeto também contemplará competições nas modalidades de futsal, voleibol, basquete e handebol. O campeonato acontecerá sempre aos finais de semana, até o mês de dezembro, com a participação de oito equipes por modalidades. Segundo o diretor de esportes do município de Maracás, Alex Silveira, o principal objetivo do projeto é mobilizar crianças, adultos, pais, escolas e comunidades para a realização de atividades desportivas, visando atingir as comunidades da zona rural e periféricas da cidade.

Começa vacina contra poliomielite em Barreiras

Começou no último domingo (07/06) a campanha de vacinação contra Paralisia Infantil, em Barreiras. Estarão disponíveis 15 postos na cidade para vacinação de crianças menores de 5 anos, e equipes também na zona rural.


O Dia D de mobilização nacional da campanha de vacinação contra Poliomielite, é em 20 de junho, mas a prefeitura resolveu antecipar a data por causa das festas juninas. O encerramento da campanha será no dia 3 de julho. A expectativa é de que sejam vacinadas mais de 14 mil crianças em Barreiras e mais de 40 mil na região Oeste.

Saúde leva carro da fumaça aos bairros para eliminação do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SMS) informa que o carro fumacê começa na última terça-feira (8) até 30 de junho, as atividades de aplicação do inseticida para eliminação do mosquito Aedes Aegypti nos imóveis dos bairros Dom José Rodrigues, Tabuleiro, Maria Gorete, Alagadiço e Centro. O carro borrifará em todos os quarteirões, das 17h30 às 20h30. Devido ao fluxo de veículos, apenas no Centro, o serviço estará sendo realizado das 5h às 8h da manhã. O trabalho de erradicação será feito periodicamente de 5 em 5 dias até o final deste mês. “Como a incidência do mosquito adulto (que transmite o vírus da dengue) está elevada solicitamos a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) a aplicação das nuvens de fumaça, que daqui para frente será realizada constantemente, caso sejam confirmados focos maiores do Aedes Aegypti” informou o coordenador de Endemias, Edésio Santos.

A ação acontece somente nas localidades onde foram confirmados maior incidência do Aedes no mês de maio. O objetivo é bloquear a infestação do mosquito e proliferação da doença em Juazeiro. “Programamos o carro da fumaça nestes bairros por motivo da confirmação laboratorial de casos positivos nestes bairros no mês de maio. É importante que a população saiba que apenas nestes locais foram encontrados casos positivos no mês passado”, explicou Edésio Santos.
O coordenador chama atenção dos pais para detalhe importante referente ao trabalho do carro da fumaça. “Pedimos para os pais não deixarem os filhos acompanharem a viatura por conta do inseticida, que é prejudicial à saúde”, disse. O carro fumacê está programado para borrifar o veneno em 385 quarteirões, onde estará realizando o trabalho de bloqueio dos focos em 12,5 mil imóveis.
Itinerário do carro fumacê no mês de junho (programação): Dom José Rodrigues- dias 08, 13, 18, 23 e 28 junho; Tabuleiro- dias 9, 14, 19, 24 e 29; Maria Gorete- dias 10, 15, 20, 25 e 30; Alagadiço- 8,9,13,14,18,19,23,24,28 e 29;Centro- dias 10,11,15,16,20,21,25,26 e 30. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Projeto Governo Itinerante leva serviços à comunidade do Fojo

A Prefeitura de Itacaré realiza, nesta quinta-feira (11), o projeto Governo Itinerante. Das 8 às 19 horas, a comunidade rural do Fojo será beneficiada com diversos serviços gratuitos e atendimentos de representantes das secretarias municipais. O prefeito Antônio de Anízioe o seu vice, Rosival Bispo, também participarão da iniciativa, recebendo apenas membros da localidade visitada. “Uma das marcas da nossa administração é a participação popular. Com este projeto, queremos dar oportunidade a todos os munícipes de apresentar suas reivindicações”, declarou o chefe do executivo municipal.

Organizado pela Ouvidoria Geral, o projeto Governo Itinerante prevê o oferecimento de serviços gratuitos. A Secretaria Municipal de Saúde prestará atendimentos médicos e odontológicos. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, aproveitará a oportunidade para efetuar cadastramento e atualização de dados do Bolsa Família e outros programas sociais. Ainda serão ministrados cursos gratuitos de culinária regional e alimentação enriquecida, que aproveita melhor os alimentos, utilizando partes não convencionais.
O projeto ainda proporcionará recreação para as crianças e adolescentes do Fojo, com a realização de brincadeiras tradicionais, a exemplo de pau-de-sebo, dança da cadeira, corrida de saco, além de exibições de vídeos educativos. “Queremos resgatar os jogos infantis que, por várias gerações, mantém suas regras básicas. Assim, estimulamos a ludicidade e a integração”, afirmou a secretária de Esportes, Juventude e Cultura, Irley Novais.
Para o ouvidor Rogério Lúcio da Silva, o projeto Governo Itinerante é uma ferramenta importante de inclusão social, elevação da auto-estima e promoção da cidadania. “Começamos a iniciativa pelo Fojo, mas pretendemos levar os mesmos serviços a outras comunidades rurais e bairros periféricos de Itacaré”, informou.
Raízes quilombolas - O Fojo está localizado na estrada Itacaré – Taboquinhas e é remanescente de um quilombo rural. O seu nome está relacionado à armadilha para caças, feitas em buracos na terra e cobertos com folhagens. Alguns moradores ainda trazem o samba de roda como um elemento de manter viva a memória dos antepassados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Secretaria de Saúde fortalece ação do Programa “Paz nas Comunidades”

A Secretaria de Saúde de Juazeiro continua, esta semana, com atividades de apoio junto ao Programa “Paz nas Comunidades”, que acontece no bairro Piranga. Nesta quarta-feira (10), o público poderá conferir palestra sobre Álcool e Drogas, no Codefas, às 10h. A programação prossegue com debates sobre DST/AIDS, no dia 12 de junho, também no Codefas, às 10h. Neste sábado (13), das 8h às 17h, vários serviços serão oferecidos na Escola Estadual Pedro Rego, como aferição de pressão, tipagem sanguínea, teste de glicemia e orientações sobre a Saúde Bucal.

Ainda no dia 13 junho, profissionais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica (dengue) estarão tirando as dúvidas e divulgando os serviços da saúde. O evento deste sábado será animando com a apresentação do grupo de teatro da dengue. O Programa “Paz nas Comunidades” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro, Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros e visa promover uma cultura permanente de paz nos bairros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Primeira reunião para implantação de unidadedo IFBahia em Ilhéus acontece hoje

Nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, a secretaria municipal de Educação promove a primeira reunião de trabalho voltada para a implantação em Ilhéus de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (atual IFBahia e antigo Cefet). Uma das propostas do evento, que contará com a presença de representantes do Instituto, é dar início a um movimento de construção coletiva com vistas à elaboração de um grande projeto educacional. Em março passado, o prefeito Newton Lima assinou o termo de doação de um terreno, para a construção da futura unidade do IFBahia, que se encontra localizado em Vila Cachoeira, numa área de 4 hectares, próximo ao bairro Banco da Vitória.

Segundo o secretário de Educação, Sebastião Maciel, durante a reunião, vários aspectos do projeto serão apresentados, como um histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e das modalidades de curso que ele oferece. Na oportunidade, também serão detalhadas algumas questões referentes ao concurso público para nomeação de professores e de servidores técnico-administrativos.
Maciel ressalta que estão na agenda, ainda, os seguintes tópicos: apresentação do catálogo nacional dos cursos técnicos disponíveis; resumo do processo de expansão da rede de educação profissional no Brasil; processo de construção do campus de Ilhéus, abordando as contrapartidas (obrigatórias e complementares) e a licitação para as obras; e, por fim, criação das condições necessárias para que haja uma ampla participação de todos os interessados no esboço preliminar dos possíveis cursos que serão ofertados inicialmente, definindo um calendário e criando grupos de trabalho.
Entenda o que é um Instituto Federal - Na Bahia, o Centro Federal de Educação Tecnológica foi inaugurado, em 28 de setembro de 1993, pela Lei 8.711. Com a publicação da Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro de 2008, todos os Cefets passaram a ser Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, o CEFET-BA, instituído em 1993, passa à denominação de Instituto Federal da Bahia, que será formado por 16 campus até 2010.
A entidade oferece gratuitamente educação tecnológica profissional em todos os níveis: básico (cursos de qualificação, requalificação e profissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Alunos da Cidade do Saber se preparam para o Bolshoi

Os alunos de balé da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro se enchem de esperança e expectativa com a nova seleção para a Escola de Teatro do Bolshoi, que acontece nesta sexta-feira (12/06). Além dos alunos balé, participam da audição os jovens da capoeira, karatê e ginástica rítmica. A seleção acontece no ginásio de esportes, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Ariane Nascimento, 10 anos, é aluna de balé do complexo e está ansiosa pela seleção. “Estou muito feliz e me dedicando para ser escolhida”, conta. A mãe da garota, Maria Íris da Silva, está orgulhosa e acredita no potencial da filha. Ela disse que se não fosse o projeto da Cidade do Saber, a menina não poderia fazer o curso.

De acordo com a professora Renata dos Anjos, na primeira etapa, o Bolshoi vai avaliar o perfil físico, por isso crianças praticantes de outra modalidade poderão participar. Já na segunda fase, que acontece em outubro, a avaliação é de balé. A escolha de Alexandre dos Santos, Daiane da Silva, Érica de Oliveira e Rodrigo Júnior para ingressar no Bolshoi, encheu de esperança os jovens do Município.
Atualmente, existem 340 alunos no curso de balé do complexo. O garoto Fernando Brasil, 9 anos, é educando da Cidade do Saber e faz balé há três anos. Ele está confiante para a audição e acredita que com muito empenho tem chances de ser escolhido. Jéssica da Silva, 9 anos, já pediu aos pais a autorização para participar da seleção. “Acho que posso passar. Faço balé há três anos e sou muito dedicada.”
SELEÇÃO - A seleção é para crianças que tenham entre nove e 11 anos de idade. Para participar, os pais dos alunos interessados devem preencher uma ficha de autorização, que será entregue à Coordenação de Cultura e Arte da Cidade do Saber. No dia da audição (12/06), tem início às 8h, uma reunião com os responsáveis pelos alunos que participarão da seleção. O encontro trará mais explicações sobre o processo seletivo e exibição de vídeo institucional do Bolshoi. Este ano, estarão em Camaçari para a seleção, as coordenadoras de Audições, a fisioterapeuta Sylvana Albuquerque, e a Artística do Bolshoi no Brasil, Maria Antonieta Spadari. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Mutirão beneficia moradores do bairro Corbiniano Freire

Um mutirão de moradores em parceria com a Secretaria de Administração vai mudar a fisionomia do bairro Corbiniano Freire, que além de ganhar uma pequena praça comunitária, terá seis ruas pavimentadas e vem desenvolvendo uma série de atividades através do Projeto Samba Vida. O trabalho é coordenado pelo líder comunitário Josué Bispo dos Santos, conhecido como Tadeu, que motiva os mutirões com a realização de atividades de integração dos moradores e com propostas visando a melhoria da sua qualidade de vida.

Tadeu calcula que a cada semana de trabalho serão utilizados um caminhão de brita, um de areia e 20 sacos de cimento, mas as obras serão concluídas até 28 de julho, servindo como uma referência de integração e trabalho conjunto entre o poder público e a comunidade para outros bairros. O projeto inclui ainda a realização de obras de infraestrutura, como a melhoria da iluminação pública e do saneamento, além da construção de uma quadra e de uma biblioteca comunitária.
O pedreiro Reginaldo Pereira da Cruz conta que no projeto todo mundo trabalha, alguns carregando cimento, areia e pedra, outros nivelando o solo e um grupo aplicando cimento numa proporção média de 2,5 galeotas de brita, para três de areia e um saco de cimento: “Neste domingo, dia 7, iniciamos a pavimentação de uma área equivalente a 180 metros quadrados na rua Senhor dos Passos, melhorando as condições de tráfego uma área de difícil acesso”.
A obra é uma prioridade para um outro morador Aderaldo Costa ao lembrar as dificuldades para transportar pessoas doentes em ruas que não ofereciam condições de tráfego para veículos e que estão sendo urbanizadas agora: “Para nós esse é um sonho que se realiza e beneficia a toda a população do bairro,que tem participado do projeto”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Educação no Brasil melhora, mas desigualdades ainda criam barreiras

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou nesta terça-feira o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades, uma análise sobre o direito de aprender no Brasil realizada a partir das estatísticas mais recentes relacionadas ao tema.

O relatório conclui que o País obteve importantes avanços nos indicadores de acesso, aprendizagem, permanência e conclusão do Ensino Básico. Na publicação, o UNICEF analisa as desigualdades educacionais no Brasil – especialmente as regionais, étnico-raciais e socioeconômicas, bem como as relacionadas à inclusão de crianças com deficiência. São essas desigualdades que impedem que parcelas mais vulneráveis da população brasileira tenham garantido seu direito de aprender, sobretudo nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e nas comunidades populares dos centros urbanos.
Para se ter uma ideia, 97,6% das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos estão matriculados na escola, o que representa cerca de 26 milhões de estudantes. Esses 2,4% podem parecer pouco, mas representam 680 mil crianças fora da escola. É mais do que a população do Suriname. E desse total de crianças fora da escola, 66% (450 mil) são negras. Da mesma forma, o percentual de crianças fora da escola na Região Norte é duas vezes maior do que o mesmo percentual na Região Sudeste.
“O UNICEF reconhece e comemora os avanços, apontando a necessidade e assumindo o compromisso de apoiar e participar de ações que garantam a sustentabilidade e aprimoramento das políticas e programas que lhes dão apoio. A capacidade demonstrada pelo País de melhorar esses indicadores é que nos permite afirmar que é possível sim universalizar o direito de aprender para todas e cada uma das crianças e adolescentes no Brasil”, afirma Marie-Pierre Poirier, Representante do UNICEF no País.
Marie-Pierre destaca ainda que, para que os avanços conquistados pelo País alcancem todas e cada uma das crianças e adolescentes, são necessárias a criação e a implementação de políticas públicas que tenham como resultado a efetiva redução das desigualdades em todas as suas dimensões. Ao mesmo tempo, considera fundamental a continuidade e o fortalecimento das articulações entre ações governamentais e sociais para superação das barreiras existentes.
Veja a seguir alguns dos principais dados apresentados no relatório:
Educação Infantil
No Brasil, o atendimento de crianças de até 3 anos tem aumentado (Pnad 2007).
1995: 7,6 %
2001: 10,6%
2007: 17,1%
No mesmo período, foi ampliado o atendimento de crianças de até 4 a 6 anos (Pnad 2007).
1995: 53,5%
2001: 65,6%
2007: 77,6%
Ensino Fundamental
Do total de crianças entre 7 e 14 anos, 97,6% estão matriculadas na escola. O que representa cerca de 26 milhões de estudantes (Pnad 2007). O percentual de 2,4% de crianças e adolescentes fora da escola pode parecer pouco, mas representa cerca de 680 mil crianças entre 7 e 14 que têm seu direito de acesso à escola negado. As mais atingidas são as negras, indígenas, quilombolas, pobres, sob risco de violência e exploração, e com deficiência. Desse contingente fora da escola, 450 mil são crianças negras e pardas.
Ensino Médio
Segundo uma análise da Pnad feita pelo Ipea, 82,1% dos adolescentes entre 15 e 17 anos frequentam a escola. Entretanto, 44% dos adolescentes ainda não concluíram o Ensino Fundamental e apenas 48% cursam o Ensino Médio dentro da faixa etária adequada para esse nível. No Nordeste, apenas 34% dos adolescentes de 15 a 17 anos frequentam o Ensino Médio. No Norte, 36% dos meninos e meninas de 15 a 17 anos cursam o Ensino Médio. A média nacional, de acordo com a Pnad, é de 48%. Na Região Sudeste, esse percentual fica em 58,8% e, no Sul, 55%. (Pnad 2007)
Desigualdade racial
O número de pessoas brancas matriculadas no Ensino Médio é 49,2% maior do que o mesmo número entre a população negra. Percebe-se uma significativa melhora na adequação idade-série entre os adolescentes negros.
Anos de estudo
Enquanto a população urbana possui, em média, 8,5 anos de estudo concluídos com sucesso, a rural tem apenas 4,5. Em relação à população branca, os negros possuem, em média, dois anos de estudo a menos. A população nordestina acima de 15 anos é a menos escolarizada do País. Essa parcela da população possui apenas seis anos de escolaridade, enquanto a média nacional é de 7,3 anos.
Analfabetismo:
Do total de crianças com 10 anos de idade no Nordeste, 12,8% não sabem ler. A média nacional é de 5,5%. Já no Sul o indicador é de 1,2%. Embora importantes conquistas tenham sido obtidas nos últimos 15 anos, os Estados da Amazônia Legal Brasileira ainda têm mais de 90 mil adolescentes analfabetos e cerca de 160 mil meninos e meninas entre 7 e 14 anos fora da escola.
Segundo a Pnad de 2007, 82,7% dos analfabetos de 15 anos ou mais do Norte são pretos ou pardos, o que evidencia a desigualdade racial.
Educação no campo
No campo, encontram-se as maiores taxas de analfabetismo e o maior contingente de crianças fora da escola. De maneira geral, os currículos estão desvinculados das realidades, das necessidades, dos valores e dos interesses dos estudantes que residem no campo, o que impede que o aprendizado, de fato, se transforme em um instrumento para o desenvolvimento local.
A escolaridade média da população rural de 15 anos ou mais corresponde a menos da metade do índice entre a população da área urbana. Enquanto a população urbana possui, em média, 8,5 anos de estudos concluídos com sucesso, a rural tem apenas 4,5. No Nordeste, a situação é mais grave: a população rural da região tem, em média, apenas 3,1 anos de escolaridade. Menos da metade que a população urbana. Do total da população rural com 15 anos ou mais, 25,8% são analfabetos. Esse indicador entre os habitantes da área urbana é de 8,7%. Apenas pouco mais de um quinto dos adolescentes da área rural está matriculado no Ensino Médio. No Nordeste, esse índice é de 11,6%. Nas escolas do campo, a defasagem idade-série nas séries iniciais do Ensino Fundamental é de 41,4%. Nos anos finais é de 56%, e no Ensino Médio sobe para 59,1%.
Crianças com deficiência
Há muitos obstáculos físicos e sociais que impedem o livre acesso das crianças com deficiência à escola e à educação inclusiva. Os dados do Censo Escolar 2007 confirmam essa dificuldade: enquanto 70,8% cursam o Ensino Fundamental, apenas 2,5% estão no Ensino Médio. O número de estudantes nesse nível de ensino é muito mais baixo do que na educação de jovens e adultos (11,2%). Por exemplo, há poucas escolas de Ensino Médio que oferecem atendimento e salas de recursos aos estudantes com deficiência.
De acordo com dados do Censo Escolar, houve um crescimento de 94% nas matrículas na Educação Especial.
1998: 337.326
2007: 654.606
Em relação ao ingresso em classes comuns do ensino regular, o aumento foi de cerca de 597%
1998: 43.923
2007: 304.882
Educação indígena
Foi registrado um aumento de 50,8% no número de 2002 a 2007 do número de estudantes indígenas:
2002: 117.171
2007: 176.714
Nesse mesmo período, o crescimento de matrículas de alunos indígenas no Ensino Médio subiu 665%.
Apesar desse grande aumento, apenas 4,8% dos indígenas que estudam estão nessa modalidade de ensino, totalizando somente 8.418 alunos. 80% das 2.480 escolas indígenas do Brasil estão localizadas nos Estados da Amazônia Legal (Educacenso 2007).
118.223 meninas e meninos indígenas estão matriculados nos estabelecimentos de ensino da Amazônia. Eles representam 66,8% dos alunos indígenas brasileiros. 10% dos professores indígenas em atuação nessas escolas não só não concluíram o Ensino Fundamental como nunca receberam nenhuma formação para atuar como professores.
Na Região Norte, 18,4% dos docentes indígenas têm apenas o Ensino Fundamental incompleto, o que evidencia a necessidade contínua de investimentos específicos na área. (Estatísticas sobre Educação Escolar Indígena no Brasil, Inep 2007, com base nos dados do Censo Escolar 2005).
Em relação ao acesso ao Ensino Médio, de cada 16,3 alunos indígenas no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental, um está no Ensino Médio (considerando Ensino Médio regular e EJA Médio). Essa relação era de 86,4 para 1, em 2002, o que mostra uma tendência de expansão do acesso a esse nível de ensino.
Educação quilombola
Até dezembro de 2008, havia 1.305 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas no País. Em 2006, o número de escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos cresceu 94,4%, chegando, em relação a 2005, a 1.283 unidades e 161.625 matrículas. O Maranhão é o Estado com maior número de escolas em áreas quilombolas: 423.
Infraestrutura escolar
Das mais de 58 mil escolas do Semiárido, 51% não são abastecidas pela rede pública de água, 14% não dispõem de energia elétrica e 6,6% não têm sanitários. A grande maioria (80%) não possui biblioteca ou sala de leitura, computador (75,8%) e muito menos acesso à Internet (89,2%). (Fonte: Ascom do Unicef)

Em Ilhéus, caminhada vai lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Comemorado todos os anos no dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é um alerta em favor do desenvolvimento normal das crianças, que têm o direito de brincar, estudar e se desenvolver socialmente. Este ano, a data também marcará o décimo aniversário da adoção da simbólica Convenção nº 182 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil. Em 2009, o dia 12 de junho, ao mesmo tempo em que celebrará os progressos alcançados nos últimos dez anos, mais uma vez, estará colocando em relevo os desafios que ainda restam, enfatizando o papel fundamental da educação na solução do problema, bem como, a exploração de meninas no trabalho infantil.

Em Ilhéus, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, através do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), iniciativa do governo federal, promove nesta quarta-feira, dia 10, uma caminhada em favor da conscientização das pessoas sobre esse problema que atinge milhares de crianças no Brasil. A caminhada vai acontecer a partir das 14 horas, partindo da praça Dom Eduardo, seguindo pelas ruas do centro da cidade e tendo o mesmo local de saída como ponto de retorno. O evento vai contar, entre outros, com a participação de autoridades locais, crianças do PETI, banda da Polícia Militar e funcionários da secretaria municipal de Assistência Social.
Segundo Leli Guimarães, coordenadora do PETI, “é na infância que o cidadão é formado. Por isso, ela não pode ser perdida”. Leli lembra que, para denunciar esse tipo de ato, é fundamental que as pessoas entrem em contato com o Conselho Tutelar, Justiça do Trabalho e Vara da Infância e Adolescência. O secretario de Assistência Social, Augusto Macedo, por sua vez, acredita que “ações como essa fazem com que a população fique atenta e procure os órgãos competentes para eventuais denúncias”.
No Brasil, ainda existem milhões de crianças e adolescentes que trabalham e que são privados de direitos básicos como lazer, saúde e educação. Muitas, ainda, estão expostas às piores formas de trabalho infantil, sendo envolvidas em atividades que prejudicam, de forma irreversível, seus desenvolvimentos físico, psicológico e emocional plenos. A OIT, desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, incentiva a comemoração do ‘12 de Junho’ como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No Brasil, contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data Nacional, por força da Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007. Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade Brasileira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Poços artesianos vão garantir água para pequenos produtores

Numa parceria com o Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), a Prefeitura de Itabuna está investindo na abertura de poços artesianos para a agricultura familiar. O secretário de Agricultura, Antônio Marcelino, explica que a iniciativa faz parte do Programa Água Para Todos e visa abastecer áreas da zona rural do município onde, a maioria das residências ainda não tem água para consumo e beneficiamento da produção. Como resultado dessa parceria, no último sábado (6) o secretário da Agricultura acompanhou, ao lado de técnicos e geólogos da Tecnopoços, o teste de vazão do primeiro poço numa área rural localizada em Nova Ferradas. Ele informou que o projeto visa o fortalecimento da agricultura familiar e que a água será distribuída para produtores rurais das associações como Ribeirão Seco, Serrado, Roça do Povo, Renascer e Horteiros de Nova Ferradas.

Segundo Antônio Marcelino, o projeto de perfuração de poços vai beneficiar cerca de mil produtores das associações cadastradas na Secretaria da Agricultura, que serão beneficiados com a implantação da rede de distribuição. Dos seis poços perfurados, três deram água e estão sendo submetidos a testes de 12 horas de operações para exame da vazão. O técnico da Tecnopoços, Waldir Gomes, explica que a vazão média estabilizada no poço após dois dias de perfuração é de 9,3 mil litros por hora, com uma profundidade média de 90 metros, o que dá para atender à demanda da Roça do Povo e dos Horteiros de Nova Ferradas, que fica a 1,5 quilômetros do poço.
A presidente da Associação dos Horteiros de Nova Ferradas, Ivonete Alves explica que a água representa tudo para as 64 famílias que integram a entidade. “A Secretaria da Agricultura tem nos ajudado muito e o projeto representa a realização de um sonho que era considerado impossível”. Ela disse ainda, que em função da vazão, a água também será destinada aos produtores da Roça do Povo e outros projetos em fase de implementação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).