Adilson Nascimento é o novo presidente da AMPC

Na foto, os prefeitos Adilson Nascimento (AMPC), Roberto Maia (UPB) e Lúcio Vieira, presidente estadual do PMDB

Adilson Almeida do Nascimento (PMDB), prefeito de Mirangaba, acaba de ser eleito presidente da Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada. A eleição para a composição da nova diretoria aconteceu no Hotel Serra do Ouro, e contou com a presença de 11 prefeitos da região. Nascimento disse que ficou agradavelmente surpreso com a sua indicação por unanimidade e quanto às metas para o biênio 2009/2010 garantiu que serão traçadas em conjunto com os demais prefeitos integrantes da AMPC. “Apesar de a AMPC ser presidida por um prefeito nenhuma decisão será tomada isoladamente, vamos estabelecer uma linha de trabalho com a participação de todos os prefeitos”.

O novo presidente garante que vai administrar a AMPC com a mesma seriedade e responsabilidade dedicada a sua administração na prefeitura de Mirangaba. “Juntos vamos promover ainda mais o crescimento e desenvolvimento da nossa região, e essa entidade tem um papel fundamental nesta busca, pois num momento de crise mundial a união é que fará a grande diferença”, lembrou.

Adilson Nascimento também destacou a necessidade de manter a forte parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), que tem como vice-presidente o prefeito Antonio Araújo, do vizinho município de Ourolândia, e com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O novo presidente acrescentou ainda que, além montar em Jacobina um escritório com pleno funcionamento, é pensamento criar o Consórcio Intermunicipal em todas as áreas da administração. “Acredito que muitas ações de governo poderão ser desenvolvidas em parceria entre os municípios da nossa região”, concluiu Nascimento.

Veja a composição da nova diretoria: Presidente: Adilson Almeida do Nascimento (Mirangaba); Vice Presidente - José Ricardo Leal Requião (Miguel Calmon); 1° Secretário - Gilberto Ferreira Matos (Caém); 2° Secretário - Valdice Castro Vieira da Silva (Jacobina); 1° Tesoureiro - Érico Moreira de Araújo (Várzea Nova); 2° Tesoureiro - Carlos Alberto Silva Santos (Piritiba). (Fonte: Noticia Livre).

Municípios poderão assumir gestão de hospitais estaduais

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4577/2009, autoria do deputado Dr. Pinotti (DEM-SP), que busca regulamentar uma política colocada em prática pelo Ministério da Saúde: a gestão e gerência de hospitais estaduais pelos municípios. De acordo com a proposta, serão criados/estabelecidos critérios de habilitação para que o SUS municipal possa assumir a gestão e a gerência dos hospitais estaduais, desde que estejam situados na área de abrangência do município. Ainda de acordo com o PL, o SUS municipal passaria a administrar o hospital estadual e seus recursos e orçamentários.

Para que os municípios assumam a direção dos hospitais estaduais, alguns requisitos precisam ser observados como, por exemplo, apresentar quantitativo populacional de 150 mil habitantes, estar próximo da capital ou de um hospital com referência em saúde e com capacidade e facilidade para transferência de pacientes. Também há a exigência de que o secretário de saúde tenha experiência de mais de cinco anos em cargo semelhante e com, pelo menos, um título universitário de doutorado.

Em relação à aprovação do PL, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para um detalhe: os gestores municipais precisam ter autonomia para decidir se assumem – ou não - a direção dos hospitais estaduais. Como essa autonomia precisa ser respeitada, a CNM acredita que o projeto, que já está sendo analisado pela área técnica responsável da entidade, precisa de algumas modificações.

Além de contemplar critérios de habilitação, a CNM destaca que compromissos dos três níveis de gestão – federal, estadual e municipal - para garantir a sustentabilidade do processo de municipalização dos hospitais devem ser cumpridos.

Devem ser analisados, por exemplo, itens como: comprovação de capacidade técnica, financeira e de gestão do município para assumir a direção do hospital; existência de complexo regulatório funcionando para os serviços ambulatoriais e hospitalares; fluxos de referência e contra-referência de usuários; programação pactuada e integrada da assistência em saúde atualizada; garantir as transferências financeiras mensais federais e estaduais referentes ao orçamento do hospital; manter, por parte do estado, o quadro de recursos humanos do referido estabelecimento de saúde por tempo indeterminado. (Fonte: CNM).

Funasa convoca municípios para agilizar ações do PAC

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) editou quatro portarias em fevereiro de 2009, estabelecendo os critérios e procedimentos para a implementação das ações de saneamento de responsabilidade da Funasa, no âmbito do componente de infraestrutura social e urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As Portarias nº 199, 200, 201 e nº 202, de 17 de fevereiro de 2009, promovem uma nova convocação dos municípios selecionados na Portaria nº 1.381, de 12 de novembro de 2007, para serem apoiados técnica e financeiramente na implantação ou ampliação das ações de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de melhorias sanitárias domiciliares, de melhoria habitacional para o controle da doença de Chagas e de Saneamento nas Escolas.

A portaria nº 199 destina-se a atender as prefeituras que apresentaram projetos técnicos incompletos ou insuficientes à análise de engenharia no prazo estabelecido pelas Portarias n.º 55 e 56. O não cumprimento do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 2º e 3º do artigo sexto dessa Portaria poderá acarretar a desclassificação do município, selecionado e a consequente reprogramação dos valores previstos para o atendimento de novos municípios seguindo-se o critério de maior taxa de mortalidade infantil.

O objetivo da Portaria nº 200, é propiciar o pronto atendimento aos governos estaduais e municipais contemplados no PAC/Funasa 2007 a 2010. A portaria visa à eliminação e/ou redução das limitações técnico-administrativas, por intermédio das Coordenações Regionais (Core), da Funasa, para viabilizar o repasse financeiro. Já a portaria nº 201, contempla os municípios que não apresentaram os projetos técnicos de engenharia no prazo estabelecido pelas portarias n.º 55 e 56.

A Portaria nº 202, também visa eliminar e/ou reduzir as limitações técnico-administrativas, por intermédio das Core, e estabelece formalmente atribuições das Coordenações Regionais e designa os responsáveis das áreas técnicas envolvidas, entre outras definições.

Veja nos anexos: As Portarias Funasa 199 e 201, Termo de Pendência, Lista de Processos com pendências técnicas por estado, Listagem dos analistas de infraestrutura/interlocutores e respectivos estados.

Pela portaria, as Coordenações Regionais (Core) farão a convocação dos titulares das entidades convenentes (prefeituras e governos estaduais), bem como dos técnicos responsáveis pelos projetos de engenharia, para comparecimento junto à sua sede, em tempo de discutir providências para a correção de todas as pendências evidenciadas na análise técnica e na habilitação. A portaria estabelece ainda a data de 10 de abril de 2009 como limite para a conclusão do atendimento aos convenentes, conforme o cronograma.

As Core realizarão também visitas técnicas preliminares aos projetos contratados por meio dos termos de compromissos e convênios celebrados.

Data Limite, os municípios convocados por estas Portarias deverão apresentar os projetos técnicos de engenharia, das respectivas ações selecionadas, nas Core da Funasa localizadas nos Estados. A documentação técnica deverá ser entregue e protocolada, nas unidades regionais da Fundação, até às 18:00 horas do dia 8 de maio de 2009, devendo o proponente manter em sua guarda, para futura averiguação, o comprovante de entrega.

As Coordenações Regionais da Funasa nos Estados deverão encaminhar, impreterivelmente, até o dia 13 de maio de 2009 à Presidência da Funasa a relação dos municípios que regularizaram seus projetos técnicos de engenharia com os respectivos valores e a data de entrega. Na oportunidade informamos endereço e contatos da Coordenação da Bahia, Rua do Tesouro, nº 21/23 - 7º andar - Ajuda - Salvador/BA CEP: 40020-050, Telefones: (71) 3241-4992/4991/3266-0421 - Fax: (71) 3266-6103. (Fonte: www.funasa.gov.br).

Inaugurada primeira fábrica de Poções

O primeiro passo foi dado para a nova era de Poções, inaugurada segunda-feira (02), a primeira indústria de porte grande do município. Palmilhas do Nordeste foi entregue a população pelo empresário gaúcho Luiz Moschen e o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas. Ocupando uma área de mil metros quadrados, modernas instalações e com tecnologia avançada, a Palmilhas Nordeste irá produzir seus produtos usando a mão de obra do município. Inicialmente ela emprega 100 trabalhadores e a meta é atingir 200 funcionários.

Em seu discurso, o empresário Luiz Moschen enalteceu a preocupação do prefeito Luciano Mascarenhas que em novembro o procurou no Rio Grande do Sul e não mediou esforços para a implantação da fábrica no município e “isso mim sensibilizou, pois além de ser jovem, mesmo antes de assumir o município já estava preocupado com a geração de emprego e a melhoria da renda da população”, disse Luiz.

O prefeito Luciano Mascarenhas falou para a platéia que este sonho está realizado e agradeceu a Deus, a força e confiança do povo de Poções e ao seu pai Tonhe Gordo, que muito lutou para que este primeiro passo fosse dado hoje e aqui está a realização do trabalho de 60 dias a frente do governo. Um momento de fé e agradecimento a Deus foi feito pelo pastor Edílson, presidente da Omep e o padre Estevam, pároco da Igreja do Divino. O vice-prefeito e secretário de saúde, Dr. José Schettini Neto, disse que a inauguração da fábrica marca o trabalho do governo em servir a todos e não a um grupo determinado.

Presente a inauguração personalidades representativas dos municípios da região, empresários, secretários, membros de entidades, vereadores, funcionários da fábrica e a população, que conheceu as instalações, a linha de produção e as mais de trinta máquinas que processam em várias etapas a palmilha de todos os tipos de calçados, tênis e sandálias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).

Prefeitura de Barreiras no combate à dengue

Hoje, 04, a partir das 7h, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde dará inicio a uma mobilização de combate à dengue em todos os bairros da cidade. Os primeiros bairros visitados serão Vila Rica, Cascalheira, São Sebastião e Conjunto Habitacional Barreiras I.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura (VIEP), a Vila Rica é o bairro com maior índice de notificações neste ano, com 70 casos registrados. Ainda de acordo com a VIEP, até agora em todo o município são nove casos confirmados laboratorialmente, 169 confirmados por clinico epidemiológico e 142 aguardando resultados.
A mobilização contará com 60 agentes de endemias que visitarão as casas examinando as condições sanitárias. Também serão utilizadas caçambas e caminhões para limpeza de terrenos baldios e canais. Uma campanha de conscientização sobre a doença será desencadeada com a utilização de carros de som, panfletos informativos e orientações técnicas repassadas por profissionais da Secretaria de Saúde.
O mutirão sairá da primeira rua da Vila Rica, seguindo pelas demais e posteriormente, se estendendo aos bairros relacionados nesta etapa inicial. A intenção é permanecer nestes locais até sexta-feira, 06. A mobilização será realizada também em toda a cidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Barreiras).

Movimentos sociais realizam programação unificada para o Dia Internacional da Mulher

A Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência de Vitória da Conquista realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades serão promovidas de 2 a 14 de março. Exposições, palestras, oficinas, chá cultural e inauguração da sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O ponto alto da programação será uma Marcha Temática, no dia 8 de março, com a participação das entidades da Rede. A saída está prevista para às 8h, do Seminário de Fátima. A marcha vai percorrer as Avenidas Frei Benjamin, Alagoas até o Parque das Bateias. No parque, estandes de programas de saúde, prestação de serviços e atividades culturais estarão funcionando, a partir das 10h30. Nesse mesmo dia, o Centro de Referência em DST/Aids, um dos parceiros do evento, vai realizar uma Blitz Educativa na feira do Bairro Brasil.

Toda a programação tem o objetivo de comemorar as conquistas obtidas pelas mulheres ao longo das últimas décadas, mas acima de tudo, lembrar daqueles direitos que ainda não foram concretizados, como explica a presidente do Conselho da Mulher, Marlúcia Alves. “Nós estaremos cobrando a implantação imediata da Vara Especializada de Violência Doméstica contra a Mulher, a criação da Casa Abrigo, ampliação dos serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e a plena aplicação da Lei Maria da Penha”, disse.

A presidente da União de Mulheres, Elizabete Felício, disse que a data também é importante para lembrar os crimes contra as mulheres que estão impunes. “Não podemos esquecer os casos de conquistenses mortas, pelos próprios companheiros, cujos acusados continuam soltos e sem julgamento marcado”, afirmou.

Sobre a Rede de Proteção – A Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência de Vitória da Conquista garante atendimento articulado às mulheres e é formada por 19 entidades, entre elas o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, União de Mulheres de Vitória da Conquista, Polícia Militar, Núcleo de Atendimento à Mulher/UESB, Núcleos Jurídicos da UESB e FTC. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).

Ladeira do Moradas do Bosque passa por novas intervenções

Como parte da política de reurbanização da cidade, a Prefeitura de Ilhéus está fazendo mais uma recomposição à base de paralelos, desta vez na ladeira que dá acesso ao Condomínio Moradas do Bosque. A obra foi determinada pelo prefeito Newton Lima, tendo em vista melhorar às condições de tráfego da única via de acesso de carros e pedestres ao bairro, que fica localizado na avenida Roberto Santos, na zona norte da cidade. Para facilitar o escoamento das águas, a ladeira está recebendo também serviços de drenagem pluvial.

Os trabalhos atendem solicitação dos moradores do condomínio e são tocados com recursos oriundos dos cofres municipais, através da Secretaria de Engenharia e Obras, segundo o secretário Paulo Goulart. Compreendem quase trezentos metros lineares de extensão e vão beneficiar os moradores locais, além de entregadores de gás e de outros produtos.

O acesso passa ainda por processo de recuperação da rede pluvial e isso visa a preservação da pavimentação e o escoamento das águas de chuvas por meio de canalização. Esse serviço é feito através da limpeza dos bueiros e da reconstrução de algumas caixas que captam as águas. Para não obstruir completamente o acesso, a Prefeitura está pavimentando a pista que fica do lado direito de quem sobe a ladeira. Neste local, o trabalho está praticamente concluído.

Depois que os serviços forem concluídos, a Secretaria de Engenharia e Obras vai recuperar o trecho que fica do lado esquerdo da ladeira. A via não passava por intervenções semelhantes há vários anos. Como o tráfego é intenso no local, a pista começou a apresentar irregularidades, a exemplo dos buracos que dificultam a vida das pessoas e provocam avarias nos veículos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Prefeitura entrega moderna creche municipal em Itabuna

Um espaço amplo, com salas arejadas e bem reequipadas e um número maior de crianças atendidas e o mais importante, um ensino de qualidade que visa não apenas o ingresso à educação básica na rede municipal, mas, sobretudo a inclusão social. Esta é a filosofia da Creche-escola Pequeno Lar, reinaugurada na última sexta-feira, 27, no bairro de Fátima em Itabuna.

Na abertura da solenidade o secretário municipal de Educação e Cultura, Gustavo Lisboa, representando o prefeito Capitão Azevedo disse que a Pequeno Lar é uma das poucas unidades que conseguem aliar educação, cidadania e o social num mesmo espaço, “devido ao trabalho do seu idealizador, Dr. Baldoino Azevedo, que tem compromisso social com qualidade e esse é o grande diferencial”.

Gustavo disse que acredita numa educação pedagógica quando ela tem cunho humanitário “e isso só é possível quando há dedicação, respeito e amor ao próximo e Dr. Baldoino é uma exemplo para todos nós”. Além de reinaugurar o novo espaço, o secretário anunciou também a inauguração de outras duas unidades, no bairro Bananeira, com previsão de 30 dias, e a outra no Jorge Amado, até junho.

A ampliação da oferta de vagas na educação infantil e a melhoria da qualidade social da escola segundo Gustavo, faz parte das políticas que estão definidas no Plano Municipal de Educação implantando pela Secretaria Municipal de Educação (SEC) e aprovado em setembro do ano passado pela Câmara de Vereadores de Itabuna .

“O secretário de Educação Gustavo Lisboa foi peça chave para a concretização desse sonho que começou em 1988 quando foi implantada a primeira sementinha e hoje vemos o resultado positivo desse sonho”, declarou o médico Baldonino Azevedo, num discurso breve e emocionado. Ele contou que a creche está sendo possível graças a essa importante parceria firmada com a SEC.

A unidade que funciona na rua São Francisco, bairro de Itabuna e conta com seis salas de aula, de recreação e de diretoria, cozinha, sanitários adaptados e atende 100 crianças entre dois e três anos e nove meses em tempo integral. Elas recebem quatro refeições diárias e contam com uma equipe multidisciplinar que soma 31 funcionários. A diretora da unidade Elba Maria Dórea Gonzaga disse que a fila de espera é grande. São mais de 40 alunos que aguardam por uma vaga. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Marcha contra a violência e show de Mariene de Castro

O Dia Internacional das Mulheres vai ser comemorado, em Camaçari, nesta sexta-feira (06/03), às 15h, com a realização da 3ª Marcha de Mulheres por uma Vida sem Violência. O tema deste ano é Lei Maria da Penha – Comprometa-se. O evento terá a participação da cantora Lívia Nunes, do grupo de Mulheres que Cantam e Encantam, e show da cantora Mariene de Castro.

A caminhada sai do antigo Assisto até a praça dos 46. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas, entre dirigentes sindicais, comerciantes, funcionários públicos e lideranças políticas e estudantis, com o objetivo de chamar a atenção para os casos de violência e a necessidade de fazer cumprir a Lei Maria da Penha. Ainda estão previstas a realização de palestras durante todo o mês de março.

De acordo com a titular da Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), Aurenita Castillo, a finalidade é elevar a auto-estima das mulheres do Município e conscientizá-las de que não devem se dedicar somente ao lar, mas também ao trabalho, ao estudo e a política.

PROJETOS - A Seprom pretende implementar este ano novos projetos de atendimento e valorização. Um destes marcos será a inauguração do Centro de Referência Yolanda Pires, (CRM) na rua da Ambrósia, s/n, no bairro Dois de Julho.

O equipamento oferece atendimento psicossocial e jurídico, terapias de grupo, primeiros socorros, palestras e oficinas às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. Camaçari é o quinto Município da Bahia a implantar o serviço, que deve atender, mensalmente, 300 pessoas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Itabuna quer participação dos municípios para preservar meio ambiente

A educação ambiental, a prática sustentável e uma atenção especial para as nascentes e áreas ribeirinhas estão dentro do plano de ação prioritário da Secretaria Municipal de Agricultura através da Diretoria de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos. Segundo a diretora, Maria Luzia de Mello, o trabalho que já começou a ser feito a partir do diagnóstico que delineia a situação do meio ambiente na região, será realizado com a participação das secretarias municipais de Educação, Agricultura e Saúde de Itabuna.

A participação dos municípios que formam o comitê das bacias hidrográficas, dos fazendeiros que vivem no entorno das bacias e da comunidade regional será decisiva para o desenvolvimento dos projetos elaborados. “Se temos uma bacia, não vamos tratar apenas o rio, mas convocar todos os municípios para trabalhar em suas áreas”, diz Maria Luzia.

A diretora afirma ainda que as matas ciliares foram destruidas e as nascentes estão no mesmo ritmo, daí a importância de se realizar um trabalho de recuperação a partir dos 12 municípios que integram o comitê com a retomada do projeto de recuperação da mata ciliar. Maria Luzia afirma que o rio cachoeira não está morto, “ele precisa ser revitalizado, e isso vai depender da comunidade regional”, completa.

Ela frisa que não adianta ter recursos disponíveis para se trabalhar se não houver a conscientização de todos e isso só será possível a partir de um trabalho sério e continuado de educação ambiental, sanitária científica e tecnológica,fatores que ela considera determinante para o nível de conhecimento e o apoio da comunidade .

Parques e jardins - A diretora do Meio Ambiente de Itabuna informou ainda que pretende transformar praças e jardins em espaço para a cultura e o lazer a partir de um planejamento que será discutido durante um seminário programado para a segunda semana de março. Participarão do evento, técnicos das secretarias municipais, de outras instituições públicas a exemplo da Uesc, Emasa, Câmara e Ficc e de empresas particulares. O Day Horc,segundo ela, já firmou parceria para o desenvolvimento do projeto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Crise no abastecimento de água é motivo de preocupação na Câmara de Vereadores

Muitos foram os assuntos abordados durante a realização da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi na noite desta segunda-feira, 02 de março. Contudo a grave crise do abastecimento de água para Guanambi e as cidades vizinhas de Candiba e Pindaí, foi o alvo principal das manifestações de todos os edis. A tônica das discussões girou em torno do engajamento de toda a região em busca de uma solução definitiva e urgente para o abastecimento dágua, uma vez que os reservatórios de Ceraíma que se encontram no seu estado mais critico de toda a sua história e Poço do Magro em um nível muito aquém do esperado.

Dentre as sugestões levantadas, está organização de uma grande mobilização envolvendo Câmaras de toda a região afetada pela estiagem e que diretamente sofre as conseqüências, para reivindicar junto aos governos estadual e federal a solução considerada como a única e definitiva: a Construção da Adutora do Rio São Francisco.
Ainda na sessão desta segunda-feira, fizeram uso da Tribuna Livre – espaço reservado à participação popular - o estudante Wanderson Pimenta na condição de representante da REG (Residência dos Estudantes de Guanambi em Salvador) fazendo uma breve prestação de contas das atividades da Casa, agradecendo ao Poder Legislativo pela relevante contribuição dada para que aquela instituição fosse revitalizada, destacou o aumento do espaço e realçou a luta pela compra definitiva de um imóvel pelo município.
Na Tribuna Livre o estudante Jardel Silva Rodrigues, usou do espaço para solicitar apoio da Casa da Cidadania no sentido de buscar junto ao Executivo do município apoio para que os praticantes de Skate possam ter um espaço adequado para suas atividades esportivas. Os vereadores se comprometeram a apoiar e buscar a solução para as reivindicações levantadas no espaço popular da Casa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi).

Saúde implanta ambulatório e outras medidas contra a dengue em Ilhéus

Esse período quente e abafado, com chuvas esparsas durante os meses de janeiro até o final de março, costuma ser considerado crítico pelos órgãos que atuam no combate à dengue. Em Ilhéus, que atualmente possui o índice de infestação do mosquito transmissor da doença em torno de 4% - número considerado baixo em comparação a outros municípios da Bahia –, a Secretaria de Saúde criou e intensificou algumas medidas para evitar o crescimento dos casos da doença na cidade e para reforçar, junto à população, a importância de lutar em conjunto contra a doença.

Uma das ações realizadas pela Prefeitura de Ilhéus é a instalação de um Pronto Atendimento, no anexo psiquiátrico do Hospital Geral Luís Viana Filho, a partir desta quarta-feira, dia 4, para cuidar, especificamente, dos casos de suspeita de dengue. Uma equipe, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico da vigilância epidemiológica estará todos os dias, em plantão de 12 horas, inclusive nos fins de semana e nos feriados. “Uma equipe da Secretaria de Saúde ficará de sobreaviso para atuar após o horário de plantão, garantindo que a população tenha acesso ampliado ao serviço”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo.
Duas parcerias importantes também foram firmadas a fim de reforçar o apoio na luta contra a proliferação do mosquito. Com o Corpo de Bombeiros, os agentes da dengue poderão atuar em áreas de difícil acesso, “permitindo que esses locais sofram a intervenção necessária e tenham diminuídos seus focos da larvas”, afirmou o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Antônio Firmo. Já em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, a Secretaria de Saúde pretende realizar a retirada de entulhos e a desobstrução de canais em toda a cidade, que também facilitam o desenvolvimento do mosquito.
Além disso, o carro ‘fumacê’ já foi solicitado ao governo do estado e ainda esta semana deve iniciar visitas aos bairros do Salobrinho, Malhado e os altos de seu entorno. De acordo com a secretária de Saúde, esses locais possuem um índice de infestação e, por isso, esse trabalho será intensificado apenas nessas áreas. “Caso haja necessidade, a visita do carro fumacê será expandida para outros bairros da cidade”. Máquinas portáteis que contêm o mesmo produto do ‘fumacê’ já são utilizadas pelos agentes da dengue em áreas onde a confirmação do caso da doença costuma ser freqüente. Nos casos do tipo hemorrágica da doença o trabalho é feito, independente do resultado laboratorial. Telas de proteção para reservatórios de água também são distribuídos pela Prefeitura
Do início do ano até o último dia 2, Ilhéus registrou 259 casos de suspeita da doença, com apenas um caso confirmado de dengue tipo hemorrágica. Em municípios vizinhos, a exemplo de Itabuna, esse número passa de 1.800 casos suspeitos, neste mesmo período. Para a secretária Marleide Figueiredo, “essas ações, paralelas às atividades educativas realizadas junto à comunidade e ao cronograma anual mantido pela secretaria com o objetivo de diminuir os índices da doença no município, mostram o quanto atual gestão municipal está comprometida na luta contra a dengue”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Passagens de nível ficam prontas em 30 dias

Mais três passagens de nível estão sendo construídas em Camaçari. A intervenção, prevista para ser concluída em 30 dias, diminui os congestionamentos e melhora o tráfego de veículos nas vias públicas municipais. As obras de construção começaram esta semana pela avenida Eixo Urbano Central e praça dos 46. Depois seguem para a rua Paranapanema. A iniciativa ainda contempla a reforma das passagens das ruas da Natividade e Alecrim, localizadas no centro da cidade.

Com a intervenção, o Eixo Urbano Central se torna um binário de trânsito, ou seja, cada uma das vias funciona em sentido único de tráfego. Ao todo, são 1200 novos metros quadrados de cruzamento nas localidades. O investimento é de, aproximadamente, R$ 450 mil. As equipes, que somam inicialmente 20 homens, trabalham em ritmo intenso para conclusão dos trabalhos. A fiscalização é feita pela Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra).
Para garantir a fluidez e tranquilidade do tráfego de veículos, a Superintendência do Trânsito e Transportes (STT) está bloqueando e fazendo o desvio nos locais onde há intervenção. A construção e reforma das passagens de nível mudam o fluxo de trens, que até o início das obras de retirada da linha férrea passam normalmente pelo centro da cidade.
As ações integram o Plano de Ação Imediata no Trânsito (Pait), criado pelo Município com o objetivo de garantir melhores condições de tráfego na cidade. O Pait já foi implantado com obras de sinalização em diversos locais, como avenida Jorge Amado, praça da Noite, além de Jauá e Arembepe, na orla de Camaçari. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), concessionária do transporte ferroviário de cargas, foi a responsável pela liberação do início das intervenções. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Itabuna vai utilizar helicóptero para identificar focos de dengue

O uso de helicópteros para identificar focos de dengue em Itabuna ainda nos próximos dias foi anunciado pelo secretário da Saúde, Antônio Vieira, durante encontro com empresários e representantes da sociedade civil organizada na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, segunda-feira, 3. Ele falou das estratégias na luta contra a dengue em Itabuna, que registrava no início dessa semana 2.054 casos, com quatro óbitos e mais três ainda em fase de confirmação – dois pacientes de Itororó e um de Buerarema.

O secretário informou ainda, que o grande problema da dengue é que os fogos do mosquito aedes aegipty estão no interior de residências. “Estamos vivendo agora um momento decisivo nessa guerra, porque estamos com um índice de infestação predial de 17%, quando o nível aceitável é de 1%”. Lembrou que a estratégia prioriza a identificação dos pontos estratégicos para erradicação dos focos e as áreas onde há maior número de casos da doença.
Antônio Vieira informou ainda, que em função das ações implementadas até agora a movimentação nos postos de saúde e nos hospitais já começa a diminuir, mas como o processo envolve todo um ciclo, os resultados só serão revertidos deforma mais ampla a partir de abril. “Daí a necessidade da participação da sociedade civil organizada a partir das escolas, onde os alunos são mobilizados como formadores de opinião nas comunidades onde vivem”.
Ele destacou ainda que um complicador a mais no processo está no fato de que o mosquito da dengue pode voar num raio de até dois quilômetros e tem uma sobrevida de até dois anos para a eclosão dos ovos. “Semana passada tivemos um encontro com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, a quem encaminhamos uma pauta de reivindicações e solicitamos o apoio de carros do tipo fumacê, camas e material de atendimento, além da disponibilização de técnicos e reciclagem do pessoal do laboratório para exames de sorologia”, disse o secretário.
Para Antônio Vieira, o problema em Itabuna é que 90% dos focos estão no interior das residências e uma fêmea, que vive em média 45 dias, põe uma média de 70 a 150 ovos a cada 48 horas, numa progressão preocupante e que exige um sistema de manejo. Para ele o mais importante instrumento de combate à dengue está no trabalho educativo e na sensibilização da população.
Outro fato importante é que em função de uma liminar concedida pela Justiça os agentes de endemias podem ter acesso a imóveis residenciais ou não para eliminação de focos. “O interessante é que Itabuna nesse caso assumiu a dianteira no processo e também paga o ônus de ser uma referência em saúde recebendo pacientes de outros municípios apesar de ter perdido a gestão plena do sistema na região”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Interior de Ilhéus continua recebendo novas melhorias

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, continua concentrando esforços com o objetivo de levar novas melhorias para a zona rural do município, que hoje abriga uma população de aproximadamente 70 mil pessoas. Além de várias intervenções executadas nas áreas de saúde, educação e assistência social, o interior de Ilhéus também vem sendo beneficiado regularmente com serviços de recuperação de estradas. De acordo com o secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Lavigne, a proposta do governo é trabalhar para seguir melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais.

No momento, várias estradas vicinais do município vêm sendo beneficiadas por serviços de patrolamento, encascalhamento e, em alguns casos, de compactação. Segundo Isidoro Lavigne, o trabalho já está sendo executado nas estradas de Maria Jape, de Castelo Novo até a Fazenda Renascer e na Pontal/Buerarema, esta última em parceria com o Derba e envolvendo também intervenções de drenagem pluvial.
As próximas localidades a receberem essas melhorias, enfatiza o secretário, serão Cururutinga, Sapucaeira e Santa Maria. “Por determinação do prefeito Newton Lima, o trabalho não pára. Somente este ano, já beneficiamos as estradas do Banco do Pedro, Rio do Braço, ladeira da Lagoa Encantada e o trecho que vai do Loteamento Luzimares até a Ponta do Ramo”, informa Isidoro Lavigne. No ano passado, o governo municipal também recuperou várias estradas rurais, entre elas as que interligam Cerrado a Japu e Japu ao distrito de Cascalheira. O objetivo específico é melhorar a locomoção de moradores e turistas, bem como o escoamento da produção agrícola interiorana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Illhéus).

Itabuna será sede das Olimpíadas Atletas com Cristo

Jovens atletas evangélicos de toda a Bahia estarão reunidos em Itabuna, no período de 17 a 28 de julho, durante as Olimpíadas Atletas com Cristo, cujo projeto foi lançado no último sábado, 28, durante café da manhã no Palace Hotel. A expectativa dos organizadores é congregar dezenas de igrejas evangélicas no maior evento esportivo do gênero do interior do Estado.

O evento priorizará a conversão de jovens não evangélicos, que serão convidados a integrar as equipes participantes nas modalidades de atletismo, voley, basquete, futsal, natação e handebol. Paralelo às competições esportivas, acontece a Feira de Ciências, Natação, Artesanato e Saúde, além de exposição de fotografias, salas de vídeo e palestras educativas, com temas evangélicos ligados aos esportes.
O lançamento das Olimpíadas Atletas com Cristo contou com a participação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, do presidente da Câmara Municipal, Clóvis Loiola, do juiz da Vara da Infância e Adolescência, Marcos Antonio Bandeira, do secretário interino de o Esporte e Lazer, Alcântara Pelegrini, além de diversos pastores e representantes da sociedade civil organizada.
O prefeito e o presidente da Câmara se comprometeram em envidar todos os esforços possíveis, para que as Olimpíadas Atletas com Cristo aconteçam e se consolidem como um dos grandes eventos públicos do município de Itabuna. Alcântara ressaltou a importância de uma iniciativa dessa natureza, no sentido de afastar os jovens da vulnerabilidade a que se expõem diante das drogas e de muitas outras práticas de criminalidade.
Vários nomes conhecidos do grande públicos estão sendo convocados e já confirmaram presença, a exemplo do ex-campeão mundial de Box Acelino Popó Freitas, bem como cantores renomados da música gospel. As competições acontecerão nas dependências da Vila Olímpica e diversos locais de Itabuna.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).