CNM alerta sobre prazo de adesão ao regime especial de Precatórios

Após a promulgação da Emenda Constitucional 62/2009, em dezembro do ano passado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores sobre as ações a serem tomadas e às regras a serem obedecidas no pagamento dos Precatórios. A EC 62 criou um regime especial, que permite aos Municípios que estejam com o pagamento de Precatórios atrasado possam quitar os débitos parcelados em até 15 anos, ou destinando 1% ou 1,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) municipal.

Durante o regime especial, os Municípios depositarão os valores a serem pagos em uma conta especial. Esta será administrada pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Recomendações - A CNM alerta aos Municípios com Precatórios vencidos que, por meio de decreto, façam a adesão ao regime espacial até o dia 9 de março deste ano. Para isso, é necessário optar pela forma de depósito – até 15 anos ou RCL. Os Municípios devem também questionar o Tribunal de Justiça do Estado sobre a existência de conta específica para os depósitos.

Caso o Tribunal não tenha informado a criação de conta, os prefeitos devem fazer abertura dessa conta e depositar o valor correspondente. Eles precisam ainda, encaminhar ao Tribunal de Justiça do Estado decreto registrado (AR) ou por petição protocolizada constando a opção do regime especial, junto ao comprovante do depósito e a informação sobre a conta especial. (Fonte: CNM)

Ourolândia recebe mega obra de Saneamento Básico da cidade

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, em ato oficial juntamente com o prefeito Antonio Araújo, na presença de centenas de lideranças políticas, assinou a ordem de serviço para o início das obras de Saneamento Básico da cidade, projeto orçado em mais de R$ 6,3 milhões.

O prefeito Antonio Araújo em seu discurso emocionado lembrou que aquele era o meio dia mais importante da história política de Ourolândia.

Além do ministro Geddel, do prefeito Antonio Araújo e do grande público, participaram ainda o presidente da Codevasf Orlando Castro e a superintendente do Órgão Ana Angélica, a prefeita de Campo Formoso Iraci Araújo e o ex-prefeito José Santana, o prefeito de Mirangaba e presidente da AMPC, Adilson Nascimento, o ex-prefeito de Morro do Chapéu Virgílio Ferraz, o prefeito de Mairi Antonio Cedraz, o ex-prefeito de Jacobina Rui Macedo, o ex-prefeito de Umburanas José Muniz (Branco), a presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, Madali Santana, os deputados federais, Luciano Simões e Severiano Alves, o deputado estadual Elmar Nascimento, o vice-prefeito de Ourolândia Neitom Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia Petrúcio Matos, os vereadores, Cícero Oliveira, Ademar Ferreira, Janete Bezerra e Janaelson Araruna, o diretor da AMPC Luciano Gallo, o diretor presidente do Hotel Serra do Ouro de Jacobina, Senhor Macedo, o industrial do Mármore Múcio Azevedo, o empresário e presidente da Associação dos Empreendedores de Mármore Bege de Ourolândia João Dantas de Carvalho, o empresário José Moreira, o Engenheiro Civil José Prinz, o gerente da Caixa Econômica Anselmo Cunha, o radialista e apresentador do Jornal da Serrana João Batista Ferreira, secretários municipais, diretores, coordenadores, superintendentes, dezenas de vereadores, vice-prefeitos e lideranças políticas de diversas cidades da Bahia.(José Carlos Benigno) (AMPC)

Ações e serviços do Centro de Referência primam pela Saúde da população bonfinense

No ano de 2008, o Governo Cuidando da Nossa Gente, implementou em Bonfim o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS com a implantação do Centro de Referência em Saúde Sexual e Hepatites Virais, cujo intuito é o de proporcionar à população um atendimento de média complexidade, a nível ambulatorial, conforme diretrizes do Programa Nacional e Estadual de DST/ HIV/AIDS.

A missão do Centro de Referência é oferecer aconselhamento e prevenção das DST /AIDS, promovendo reflexão para mudança de postura no cotidiano, respeitando as escolhas e garantindo o sigilo. Além disso, está disponível o tratamento para as referidas doenças, incluindo as Hepatites Virais.

Vale salientar que desde o início do corrente ano, o Centro de Referência vêm atendendo as demandas dos municípios pertencentes à 28ª DIRES, no que diz respeito às DST/HIV/AIDS e hepatites virais, através de uma pactuação com os oito municípios da regional.

Realizou eventos e parcerias com o Hospital Dom Antonio Monteiro; treinamento com Enfermeiros do Hospital Dom Antonio Monteiro; treinamento com Técnicos de Enfermagem do HDAM; eventos como o do Dia Nacional da Saúde: Hepatite C; Seminário de Có-Infecção – TB HIV / AIDS; Evento Enduro Extreme; Caminhada do ECA; 1ª Amostra da Saúde da Família; Caravana da Educação; Ação Cidadania: PSF do Alto da Maravilha; Reuniões do SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas); 1º Encontro de Direitos e Cidadania das pessoas que vivem com HIV / AIDS.

É importante registrar que através de parceria com o HDAM, há o acompanhamento das parturientes (HIV positivo) e recém-nascidos, de forma a introduzir a profilaxia. Vale registrar que os RN são acompanhados pela Nutricionista do Centro de Referência, havendo ainda a distribuição de fórmula láctea (leite) até o 6° mês de vida. (Prefeitura de Senhor do Bonfim)

Barra recebe Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local

A Prefeitura de Barra representada pelo Prefeito Artur Silva Filho, recebeu das mãos do Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, o certificado de premiação da VI Edição do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010.

A Barra concorreu com cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, entre outros grandes centros nacionais; o que só aumenta o orgulho por seu projeto “Barra Desperta” ter sido selecionado entre os quinze melhores.

Promovido pela Caixa Econômica Federal desde 1999, o Prêmio Melhores Práticas que é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais), da ONU/Habitat, comemorou os seus 10 anos de existência e sucesso. Seu principal objetivo é identificar, documentar, premiar e disseminar melhores práticas de gestão local - iniciativas inclusivas, inovadoras e sustentáveis, desenvolvidas em parceria com a CAIXA. Nesses 10 anos já concorreram 1.153 projetos, desses, 200 só agora em 2009/2010. (Prefeitura de Barra)

Baile de Carnaval anima o Conviver

O carnaval começa mais cedo para os 870 idosos do Espaço Conviver. É que o espaço vai organizar um baile na quarta-feira (10/02), das 9h às 16h. A festa, que será regada à muita marchinha e brincadeiras, acontece na sede do Conviver, localizada na avenida Francisco Drummond.

Durante o evento, haverá ainda um desfile para escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Três ônibus garantem o transporte dos idosos, que contam com o conforto e a segurança de serem pegos próximos as suas residências. Este mês, os idosos farão também uma visita à igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Cruz das Almas: Centro de abastecimento ganha novo mercado de carne

Comerciantes e consumidores iniciaram uma nova história do centro de abastecimento de Cruz das Almas. A Prefeitura entregou à população o novo mercado de carne. O local conta com 90 boxes com toda infra-estrutura elétrica e hidráulica para a comercialização de aves, carnes, peixes e mariscos.

Reivindicação antiga da população, a obra começou a ser projetada ainda em 2006. “Foram 18 meses para provar que o mercado municipal pertencia à Prefeitura, pois não havia nenhum documento que comprovasse a posse”, revelou o prefeito Orlandinho no momento de descerrar a placa do Mercado de Carne Maria de Lourdes Oliveira, antiga comerciante do local.

Conforme a determinação do Ministério Público, comunicada à prefeitura de Cruz das Almas no último mês de novembro, todos os comerciantes só poderão vender seus produtos dentro de balcões frigoríficos ou frízeres. O novo mercado conta com banheiros públicos, melhor ventilação e luminosidade.

Além do novo mercado de carne, a Prefeitura também entregou 12 boxes da Praça de Alimentação Vicente de Paula Sampaio. Os dois novos espaços fazem parte da primeira etapa da reforma do mercado municipal.

O próximo espaço a receber as obras é o antigo mercado de carne. Após o término da reforma, o local, que será transformado em um shopping popular, receberá os comerciantes de confecção, que ficam na frente da feira. (Prefeitura de Cruz das Almas)

Abatedouro em Jussara começa a funcionar na terça-feira

O abatedouro de ovinocaprino do Complexo Agroindustrial de Jussara foi inaugurado na última quarta-feira, dia 3. O início de suas atividades está previsto para a próxima terça-feira, dia 9, com 50% da produção vendida até dezembro. O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner.

A inauguração do abatedouro marca a segunda etapa do complexo agroindustrial, que já possui um laticínio funcionando e vai contar ainda com um curtume, previsto para ser inaugurado em junho, e uma fábrica-escola de artefato de couro para ensinar as pessoas da comunidade a confeccionar peças de artesanato. O abatedouro, que tem capacidade de processar 100 animais por dia, é o primeiro da região e já começa com um contrato fechado de 130 toneladas para entregar à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). (Fonte: Ascom do Sebrae)

Festa da padroeira de Ipecaetá

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes realiza neste mês de Fevereiro a Festa de Nossa Senhora de Loudes Padroeira de Ipecaetá entre os dias 02 a 11 de Fevereiro de 2010, onde tem o tema geral "Veneramos Maria e adoramos seu filho Jesus".

Durante todos os dias haverá quermesse e cada noite terá um tema específico para convidados distintos sendo reservado os dias 06/02, à noite (sábado) ás 19:00h além da programação normal terá leilão de objetos e dia 07/02 às 09:00h da manhã será o leilão de animais.

Dentro da programação o tema: “Dízimo fiel ou taxa de sacramento” ficou reservado para os funcionários público de Ipecaetá. (Prefeitura de Ipecaetá)

Clube Cultural de Governador Mangabeira passa por uma grande reforma

Quem passa pela frente do Clube Cultural fica surpreso com a iniciativa de gestão municipal em realizar uma grande reforma no local. Algumas modificações já começam a ficar aparentes, mas muita novidade ainda há de vir e o local será um grande centro de lazer, saúde e qualidade de vida.

As infiltrações já comprometiam a estrutura do prédio. Nos dias de chuva, em alguns pontos críticos da parede parecia jorrar água pela dimensão das rachaduras. Além dos reparos necessários, a estrutura será ampliada e será uma grande surpresa para os mangabeirenses que utilizavam o prédio apenas para eventos. (Prefeitura de Governador Mangabeira)

Luís Eduardo Magalhães está entre os municípios autorizados a conceder averbação de reserva legal

A secretária de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, esteve em Salvador onde participou de reunião com o Secretário Estadual, Juliano Matos e o Diretor de Florestas do Instituto de Meio Ambiente (IMA), Ruy Murici. Em pauta o convênio entre o IMA e os municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Barreiras para que estes passem a autorizar a averbação de reserva legal em seus territórios.

Atualmente esta competência é exclusiva do Estado, mas com a assinatura do convênio estes municípios serão os primeiros a autorizar a averbação de reserva legal na Bahia. O pré-requisito para o município foi o reconhecimento da capacidade de trabalhar a gestão ambiental pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEPRAM), ocorrido na sexta-feira, 29.

Com isso Luís Eduardo Magalhães está apto a emitir licença ambiental em nível 3, o máximo concedido pelo Estado aos municípios. A decisão do CEPRAM aconteceu depois da defesa do processo durante reunião do Conselho na manhã de sexta-feira. Na defesa, feita pela secretária Fernanda Aguiar foram apresentadas fotos da cidade, do Centro Industrial, dos empreendimentos que o município comporta e da estrutura e ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

O três municípios vão receber capacitação técnica do Estado. A previsão, segundo o que foi debatido na reunião, é que o convênio seja assinado no mês de março. Os proprietários de área rural poderão pleitear, através de processo próprio, a autorização do município para averbar os 20% de vegetação natural da propriedade, e com isso, averbar no cartório de registro de imóveis, esclarece Aguiar.

“Trata-se de um grande avanço na descentralização da gestão ambiental. O Estado está reconhecendo a capacidade dos municípios. Esta capilaridade vai agilizar o andamento dos processos, dando uma resposta mais rápida ao produtor rural”, finaliza Fernanda. (Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães)

Boi Janeiro de Parafuso ganha Prêmio Culturas Populares

A manifestação cultural mais antiga de Camaçari, Boi Janeiro de Parafuso, foi um dos dez vencedores do Prêmio Culturas Populares 2009 -Edição Mestra Dona Isabel. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Cultura (MinC). O grupo concorreu com 60 projetos no estado da Bahia, e vai receber R$10 mil para investimento e revitalização no projeto. O grupo foi inscrito pelo Núcleo de Elaboração de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). No total foram inscritos 2.833 projetos em todo o Brasil e contemplados 195 representantes das culturas populares por região, entre representantes de grupos/comunidades informais e formais, com um investimento de R$2 milhões.

A seleção foi realizada por uma comissão composta por artistas, pesquisadores, técnicos e dirigentes do MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Segundo Valdomiro Nascimento de Souza, conhecido como mestre Miro, responsável pelo grupo Boi Janeiro de Parafuso, o dinheiro do prêmio será investido em novas indumentárias, instrumentos musicais para os 30 integrantes do grupo, além da confecção de um novo Boi, Burrinha e Loba e a criação de um projeto de artesanato, para geração de renda. “É bom educar, ajudar a desenvolver os jovens através da cultura popular e a saírem das drogas, trazendo benefícios para a comunidade”.
No ano passado, o Município recebeu dois prêmios do governo Estadual, concedidos às mestras Elizabete de Souza, do grupo Chegança Feminina de Arembepe e Eliene dos Santos, do Mandú de Monte Gordo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Encontro na FLEM vai orientar gestores municipais baianos sobre redução de despesas previdenciárias

Com o objetivo principal de demonstrar aos gestores públicos municipais da Bahia equívocos no cálculo de recolhimento para o INSS e apresentar alternativas para redução do custo previdenciário, a Associação Transparência Municipal e o escritório Gilberto Viera Neto Advocacia promovem encontro na tarde do próximo dia 11 de março na Fundação Luis Eduardo Magalhães, em Salvador.

Entre as alternativas que serão apresentadas em palestra pelo advogado Gilberto Vieira se destacam a reorganização dos pagamentos efetuados ao INSS através de processo de auditagem individual de cada servidor; reestruturar cargos e funções públicas, vantagens e benefícios de servidores e regulamentar as incorporações das gratificações existentes na Folha de Pagamento.

O resultado da adoção destas medidas é a redução da carga tributária de encargos previdenciários, inclusive com a recuperação de valores indevidamente pagos, além de afastar os municípios do limite de 60% da receita corrente líquida com gasto com pessoal, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O encontro será aberto pelo diretor-presidente da ATM, Paulo Sérgio Silva, que fará uma breve exposição dos seus objetivos, seguida da apresentação sucinta das atividades desenvolvidas pela instituição junto a Prefeituras e Câmaras de Vereadores de todo o país, atividades estas iniciadas em 2003 através da empresa Dom Publicações Legais, cuja estrutura foi incorporada à ATM a partir de abril de 2007.

O encontro na FLEM terá formato de um curso assim designado: “INSS: Por que pagamos mais do que devemos? Aprenda a reduzir seu custo previdenciário”. O detalhamento do seu conteúdo e vários aspectos da sua importância, como forma de agregar eficiência à administração de Prefeituras e Câmaras de Vereadores, foram abordados em entrevista com o advogado Gilberto Vieira Neto, diretor-presidente da Gilberto Vieira Advocacia.


Confira entrevista com o advogado Gilberto Vieira Neto

- Em que consiste o serviço de desoneração da folha de pagamentos que será oferecido às Prefeituras baianas por seu Escritório de Advocacia, em parceria com a Associação Transparência Municipal?

- A parceria com a ATM decorre de uma necessidade do gestor público também cumprir o princípio constitucional de transparência perante os seus próprios administrados, perante os seus próprios servidores. Então é importante como os servidores passem a entender como funciona a relação deles com o município e daí a segurança que estes servidores têm, qual são as vantagens, qual são os benefícios que estes servidores têm em sendo servidores do município.

Por que isso? Porque deste a constituição de 1988 que nós temos uma exigência de que os servidores só podem entrar no serviço público através de concurso e consequentemente só podem ser exonerados, demitidos a partir de um processo completo. Do mesmo jeito que no período que ele for servidor ele tem alguns direitos e esses direitos vão se tornando direitos adquiridos, que não devem ser alterados no decurso do trabalho deles, no curso do tempo. Mas infelizmente, principalmente no Nordeste, as Prefeituras, não são bem estruturadas no setor de pessoal organizado e normalmente política que impera com as mudanças de gestão faz com que você conceda e retire vantagens ao bel prazer do gestor de momento, o gestor que está ocupando o espaço.

Então nós identificamos isso como um nicho de mercado de mercado de advocacia, mas identificamos também uma necessidade de trazermos ao poder público algumas regras e algumas observações e como eles devem cumprir isso. Na nossa visão não adianta o gestor ser transparente perante a sociedade nos contratos que ele faz, não adianta ser transparente perante a população, perante os órgãos públicos se ele não conseguir ser transparente perante ser próprio servidor. Se o funcionário, se o servidor público não estiver acreditando naquela gestão toda a gestão é atravancada, complicada. E esse é nosso objetivo.

O primeiro foco que nós identificamos de problemas quanto a isso é com relação à aposentadoria do servidor. Como é que o servidor público se aposenta? E como não é só em quanto tempo ele se aposenta, mas é quais as vantagens com que ele se aposenta. Quando uma pessoa escolhe o serviço público para trabalhar normalmente ela pensa mais em uma estabilidade e num compromisso final de tranquilidade com a aposentadoria. É por isso que um advogado às vezes sai da faculdade querendo fazer um concurso para juiz, querendo fazer um concurso para promotor. Às vezes não há nenhum advogado no mercado tão preparado, mas ele faz a opção pelo serviço público onde vai ganhar menos do que poderia ganhar, o mercado está apto a assimilar um advogado daquele porte e pagando bem, mas a pessoa prefere optar pelo serviço público em nome de uma segurança e de uma aposentadoria no final.

Mas como é que a pessoa chega a isso? Esse é nosso primeiro problema. Em nosso escritório trabalhamos com mais ou menos 110 profissionais especializados em vários segmentos tanto da área empresarial quanto na administração pública.

O setor voltado para a área da administração pública tem tido da nossa parte atenção especial, em razão da necessidade que tem de qualificação, de organização, o que gera uma demanda significativa de serviços oferecidos por nosso escritório.

Assim temos uma atuação significativa na área de licitações e contratos, na área de servidores públicos, na área de formação de preços – nós participamos em Sergipe de alguns seminários de formação de preços de obras públicas onde pudemos mostrar qual o caminho justo: nem para o empresário ganhar mais dinheiro, nem para o município não conseguir fazer a obra porque está pagando menos.

No que diz respeito aos servidores públicos voltamos atenção especial para a área de aposentadoria. Antes de tudo, estamos empenhados em trazer para o Nordeste uma coisa muito comum nas cidades do Rio Grande do Sul, que o instituto de previdência privada. Trata-se de uma inovação da Constituição de 1988. Ele previu que todo ente público pudesse ter seu próprio instituto de previdência, o seu próprio INSS privado.

- A atuação do escritório nesta parceria com a ATM incluirá o estimulo à criação desses institutos em Prefeituras da região Nordeste?

- Não, porque aqui no Nordeste isto ainda não é possível acontecer porque as Prefeituras são muito pequenas e o custo operacional do instituto de previdência é grande. Começamos a realizar pesquisas a partir disso. Em alguns municípios nós assessoramos a montagem dos seus próprios institutos de previdência, mas na grande maioria dos municípios isto não é possível.

- E qual seria a alternativa?

- A alternativa é organizar a relação do município com o INSS.

- Conforme foi dito, uma parte do assessoramento que será oferecido aos prefeitos nesta parceria com a ATM está relacionada com aposentadoria. O assessoramente incluirá também questões relacionadas com o acesso ao serviço público, que, regra geral, deve ocorrer através de concurso?

- Relativo a concurso, não.

- Não do concurso em si, mas de avaliar eventuais distorções, dificuldades, falhas que ocorrem no acesso ao serviço público. O que quero saber seguinte: ao se ocupar da desoneração da folha de pagamentos não chegará o momento em que poderá encontrar algum servidor indevidamente contratado ou afastado de maneira irregular, por exemplo?

- Sim, esse assessoramento faz parte do escopo do nosso trabalho. Nós vamos assessorar o município, o gestor, de modo a que ele tenha uma ampla análise de seus recursos humanos. Aquele servidor ali teve acesso equivocado, não por concurso; aquele outro servidor, durante o período de trabalho dele, teve uma perda de vantagens que lá na frente vai gerar uma demanda judicial em favor daquele servidor e prejuízo para o município. Isto nós vamos mostrar.

- Outro aspecto do momento: a questão do nepotismo. A observância da questão relativa ao nepotismo também se insere nessa preocupação?

- Claro, naturalmente. O nosso principal objetivo é não permitir um passivo dentro de sua própria casa. Quando você não paga ao seu funcionário, ao seu servidor, não paga o direito às férias que ele tinha, o décimo terceiro, quando você não paga a equiparação dele a um servidor que faz o mesmo trabalho você está criando um passivo interno. Mais dia menos dia, aquele passivo vai ter que ser pago. Mais dia menos dia, aquilo ali vai criar um problema para o próprio gestor. Se isso é feito de forma consciente ele comete um ato de improbidade.

- E ele pode ser punido por esse ato mesmo depois de deixar o cargo?

- Sim, ele se expõe ao risco de ser punido num processo de improbidade que pode até gerar a inelegibilidade.

- Retomemos sua exposição a respeito da parceria do seu escritório com a ATM, quando você falava a respeito de aposentadorias.

- Quando analisamos o relacionamento entre o INSS e as Prefeituras na condução das aposentadorias nós percebemos que alguns pequenos princípios estão equivocados nas leis municipais. Por que nas leis municipais? Porque o INSS a partir de 1996 ele deixou de ser um instituto de previdência pra ser também uma agência, hoje a função do INSS é: ser um instituto de previdência para diversos tipos de empregados e empregadores, entre eles públicos e privados, e ser uma agência que regula os demais institutos de previdências próprios. Então na Bahia nos temos um instituto de previdência do Estado, em Salvador temos o instituto de previdência do município de Salvador. Quem regula esse instituto, quem controla, quem avalia se isso está funcionando de maneira correta ou não é o INSS. O INSS funciona como a ANP, ANEL, ANATEL, o INSS é também uma agência reguladora.

- Você ressalta isso por quê? Voltando a nossa aplicação direta no relacionamento com a ATM?

- Porque o INSS não utiliza a regra especifica a cada município como deveria. Por ser uma agência, o INSS deveria ter uma regra pra todos os trabalhadores privados e os trabalhadores públicos deveria ter a regra do município. Para o trabalhador privado, se você ganha um adicional, pra você empregado de uma ONG durante um período você ta ganhando uma hora extra, por exemplo, duas horas extras diárias. Após 10 anos aquilo se incorpora ao seu salário. No município de Potiraguá, o prefeito pode entender que a incorporação se dê com três anos, é um ato político dele. O que isso significa? Significa uma mudança muito grande na hora de você se aposentar.

Digamos que você tinha seis anos ganhando hora extra e chega o momento de sua aposentadoria. Você como empregado privado não vai levar para sua aposentadoria aquele adicional das duas horas extra. Digamos que você tenha o seu irmão gêmeo na mesma situação em Potiraguá, ele com seis anos iria se aposentar com as horas extras porque lá a regra municipal com três anos seria incorporado no salário dele. Então o INSS deveria analisar as regras de cada município, de cada órgão público para poder conceder os benefícios. Resumindo, para todos os empregados privados vale a regra da CLT, para os empregados públicos vale a regra que cada empregador colocou. O INSS não faz essa diferença. A nossa função é organizar a legislação do município atendendo a função, a vontade política do gestor, mas deixando isso dentro de uma regra estabelecida que beneficie o servidor no futuro.

- Compatibilizar essa relação na lei.

- Sim. Vou dar um exemplo. O que você leva para sua aposentadoria? Você um empregado privado, você recolhe sua aposentadoria sobre qual valor? Se você recebe cinco mil reais, você recolhe a aposentadoria de três mil, o seu limite é de três mil e pouco reais hoje. Você recolhe trezentos e pouco reais por mês, o INSS recebe e coloca na sua conta. Isso o empregado privado. O empregado público é diferente, digamos que você em um determinado momento no município exerça cargo de secretario municipal e seu salário sai de mil para cinco mil reais. Essa diferença vai ter algum reflexo na sua aposentadoria dependendo da legislação do município. A nossa função é chegar na legislação do município sentar e organizar isso. Acreditar que haja estas distorções.

- Em que consiste o serviço que estão sendo oferecidos às Prefeituras por seu escritório nesta parceria com a ATM

- Consiste na reorganização da relação servidor-município, poder público, com o objetivo de reduzir a carga tributária de encargos previdenciários. O objetivo final é economia para a Prefeitura e benefício para o servidor.

- Que elementos o Senhor destacaria para demonstrar a necessidade do serviço? O quadro de desorganização que se observa em muitas Prefeituras, conforme constado na pesquisa realizada por seu escritório, é por si mesma, um argumento em defesa do serviço?

- O maior passivo, o maior débito existente hoje no país é o débito dos municípios com o INSS. Todos os municípios devem ao INSS e isso decorre especialmente da falta de uma organização legislativa por parte dos municípios, da falta de leis que regulamentem corretamente como deve ser a relação de cada município com os respectivos servidores.

- Está implícito nesta informação que o serviço que agora será oferecido às prefeituras baianas é algo capaz de ter repercussão, impacto nacional. Tem conhecimento da prestação desse serviço em outros Estados?

- Com a amplitude que nós estaremos oferecendo, não. Alguns municípios ganham uma determinada ação dizendo que sobre determinada verba não incide o INSS. Um exemplo: com intermediação do nosso escritório, alguns municípios ganharam ações já Justiça dizendo que sobre a gratificação de um terço de férias que é pago pelo município ao servidor não deve haver desconto. Em português claro: uma folha de município de 1 milhão de reais mensal, que é uma folha pequena; todos os servidores tomam férias a cada ano, então temos que 1/3 de 1 milhão é a gratificação de férias que é paga pelo município. Então em um ano este município paga por ano mais ou menos 330 mil reais de gratificação. Sobre esse valor ele paga aproximadamente 70 mil reais ao INSS. Vários escritórios de advocacia estão trabalhando para recuperar esses 70 mil porque já existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal dizendo que o município não está obrigado a pagar. O nosso trabalho nesta parceria com a ATM não é este, embora não exclua estes casos. O nosso trabalho é muito mais abrangente. Trata-se de um trabalho de reorganização da legislação municipal visando uma economia de Previdência.

- É possível estimar um resultado médio dos valores que poderão ser economizados pelos municípios como decorrência deste assessoramento no que estamos nos referindo genericamente como desoneração da folha de pagamentos?

- Depende muito de como a Prefeitura já trabalha no seu dia a dia. Nossa experiência tem demonstrado que é possível atingir uma economia entre 30 e 50 por cento das despesas atuais com o INSS.

- Este seria um resultado direto do assessoramento, uma economia específica. Que outros benefícios ou economias estariam associadas à prestação do serviço que será disponibilizado para as prefeituras baianas a partir de fevereiro próximo?

- A partir do momento que o gestor diminui a quantidade de dinheiro que paga para o INSS terá condições de reverter o valor economizado em benefício do servidor na forma de um aumento, um plano de carreira mais atraente e melhor elaborado. Sabe você que os municípios só podem gastar até 60% da sua receita corrente líquida com pessoal e todos os municípios estão no limite ou muito próximo dele. Com a economia ele poderá se afastar do limite ou aplicar os valores economizados em beneficio da comunidade de maneira geral, na forma do calçamento de uma rua, urbanização de uma praça, uma rede de esgotos, etc. Os valores decorrentes da economia com pessoal não têm destino específico determinado em lei.

- Qual sua expectativa de trabalhar em conjunto com a Associação Transparência Municipal?

- Nossa parceria com a ATM se explica a partir do fato de que nosso trabalho não evolve apenas uma economia monetária de imediato para o município. Nosso trabalho envolve uma reestruturação voltada para a implantação de uma política de transparência do gestor municipal junto ao seu servidor. A meta final é qualificar o servidor para que este possa realizar um trabalho muito mais organizado e de melhor qualidade. O servidor mais tranqüilo em relação aos seus direitos estatutários, o servidor ganhando mais tem mais segurança daquilo que faz e vai produzir melhor. Nosso objetivo final é contribuir para uma gestão mais transparente, mais organizada e mais eficiente em todos os sentidos. (Fonte: Ascom da Associação Transparência Municipal)

Policiamento é reforçado em Camaçari

No intuito de reforçar a segurança pública em Camaçari, a Polícia Militar da sede articulou ações conjuntas de enfrentamento ao crime e combate à violência com a Companhia Independente de Policiamento Especializado do Pólo Industrial (Cipe/PI). Estão sendo realizadas rondas e abordagens. Atualmente, o policiamento acontece em todos os pontos da cidade, com reforço em Cordoaria, Parafuso, Gleba A, Jardim Brasília, Bomba, Lama Preta, Gleba H e Centro Comercial de Camaçari, locais onde, segundo o comandante da CIPE/PI, major Adalberto Piton, há maior necessidade da presença policial.

“Houve um mudança de estratégia e estamos planejando ações mais enérgicas nesses locais”, diz o major Piton. De acordo com ele, o policiamento especializado passa por treinamento intensivo e trabalha com armamento pesado. A companhia se caracteriza como unidade de suporte e apoio operacional. “A Cipe atua em operações mais perigosas, que envolvem, por exemplo, assalto a banco, roubo de carga e tráfico de drogas. No entanto, se o comandante do 12º BPM solicitar reforços, nós apoiamos”. Atualmente, o grupo participa das ações realizadas nos bairros, distritos, área industrial e BA 093.

“Com a nova estratégia, a PM pretende evitar superposicionamento de patrulhas em locais que já contam com o serviço e obter melhores resultados na área de segurança pública”, esclarece o tenente-coronel Ivanildo Castro, comandante do 12º BPM.

CAMÊRAS - Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do Estado, a Prefeitura assume importantes investimentos na área. Camaçari conta com 40 câmeras de segurança, 22 adquiridas pelo Executivo, através do Plano Municipal de Segurança, mais 18 equipamentos do Pronasci, que contempla os bairros Phoc 1, 2 e 3 e investiu, para execução da ação, R$ 409 mil.

O sistema, que monitora as ruas durante 24 horas, é formado por rádios transmissores, monitores de plasma de 42 polegadas e computadores – utilizados para armazenar as imagens e transmiti-las. As imagens captadas são emitidas, em tempo real, para o 12º Batralhão da Polícia Militar de Camaçari (BPM), no bairro Ponto Certo, onde funciona a Central de Monitoramento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Vigilância Sanitária promove ações de Saúde Pública no Mercado Municipal

Em mais uma de suas atividades, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, realizou na última segunda feira, (01/02 de fevereiro, a entrega de 150 kits para os comerciantes do Mercado Municipal de Guanambi. Os kits contém máscaras, luvas e aventais e é uma continuação do Projeto para Manipuladores de Alimento da Coordenadora de Saúde do Trabalhador, Paula Luísa Lima Melo, cuja 1ª etapa foi realizada na Câmara de Vereadores com uma palestra sobre boas práticas na manipulação de alimentos para diversas classes do setor.

Durante a entrega dos kits, houve a participação do Secretário de Saúde, Dr. Robério Moraes, e do Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, que parabenizaram e apoiaram a execução do projeto. Segundo William Brito, Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, “os kits são apenas incentivo para que os manipuladores de Alimentos entendam a importância do uso contínuo dos EPI’s”.

Com essa medida, a Vigilância incentiva o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) protegendo a saúde do trabalhador e dos consumidores dos alimentos produzidos, evitando a propagação de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s).(Fonte: Ascom daPrefeitura de Guanambi)