Santo Antônio de Jesus tem área asfaltada para os forrozeiros

Quase tudo pronto para a maior festa junina de Santo Antônio de Jesus. Nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de junho, será realizado o São João ‘Meu Nordeste Sertanejo’, evento que traz para os palcos grandes atrações musicais do momento. Inserida em uma região de clima agradável e dona de uma paisagem natural espetacular, a cidade também se destaca pela a forma carinhosa que seus moradores acolhem os visitantes durante os dias de festa. A mega estrutura já está montada e para garantir o conforto dos forrozeiros, este ano a prefeitura realizará o São João em uma área de 32 mil m² totalmente asfaltada.

O asfalto começou a ser colocado no domingo (14) e de acordo com o secretário de infraestrutura, Cézar Queiroz, toda área estará pronta até o dia 16 (terça-feira). “Este ano os forrozeiros terão uma área 3 vezes maior que o ano anterior e com 4 cm de asfalto que dará total conforto ao público que estará curtindo os 5 dias de festa em Santo Antônio de Jesus”. Garantiu Queiroz.
O prefeito Euvaldo Rosa que acompanhou as obras neste domingo, (14) informou que tudo está sendo feito e organizado para que a população da cidade e os visitantes conheçam uma festa de muito forró e com total segurança. “Toda estrutura já está sendo montada, teremos uma segurança de primeiro mundo com as policias civil, militar e apoio do corpo de bombeiros, câmeras, detectores de metal, além de equipes do conselho tutelar, Cras, Creas, posto médico, ambulância, enfim, não estamos medindo esforços para que o forrozeiro daqui e de fora tenha o melhor São João do País.
ESTRUTURA DE PONTA - Para construir a “cidade” dentro da cidade, serão utilizadas tecnologia de ponta e uma ampla estrutura de suporte e apoio, que conta com equipamentos de som e iluminação de última geração, palco em formato de concha com 18m de extensão, segurança particular e mobilização da polícia militar para garantir a diversão de cerca de 200.000 pessoas durante os cinco dias de festa.
Será a maior estrutura já vista numa cidade do interior. Em nenhum outro lugar será possível encontrar uma Vila assim, que abriga diversão gratuita, conforto, luxo e sofisticação ao mesmo tempo. Um lugar como a Cidade do Forró, que fervilha de gente e energias positivas só pode mesmo ser o melhor destino pra esse São João. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus).

São João 2009 de Ilhéus vai agitar a avenida Soares Lopes a partir do dia 23

Resultado de uma grande parceria entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado e iniciativa privada, o São João de Ilhéus 2009 acontece nos dias 23, 24 e também no dia 28. Este ano, o palco e o espaço de dança serão instalados na avenida Soares Lopes, com ornamentação e praça de alimentação para a venda de bebidas e comidas típicas. A festa, que integra o aniversário de 475 anos de Ilhéus, contará com toda a infra-estrutura necessária para que o público possa dançar e se divertir bastante.

A programação do primeiro dia começa às 19h30min com a apresentação da Banda Luiz Bob e os Gonzaga, seguida da Banda Fetiche, que sobe ao palco a partir das 21h30min. A grande atração da noite, o cantor Luiz Caldas, inicia sua apresentação às 23h30min e deve fazer o público relembrar grandes sucessos do passado, como “Fricote” e “Tieta”. Caldas lançou mais de 10 discos e vendeu cerca de dois milhões de cópias. Após a performance do cantor, a Banda Zabumbahia encerra a primeira noite.
No dia 24, o arraía de Ilhéus contará com show do cantor Itassucy e Banda, que sobem ao palco por volta das 19h30min. Na seqüência, as bandas Açucena Cheirosa e Circuito do Forró prometem esquentar o público que comparecer à Soares Lopes. Logo depois, a banda Forró 4 Estações encerra a programação junina de Ilhéus. A secretaria municipal de Saúde vai aproveitar o evento e o grande público para desenvolver uma série de ações através do Núcleo de DST/HIV/Aids, com campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, ministrando palestras e distribuindo preservativos.
Cidade – No dia 28 deste mês, quando Ilhéus comemora 475 anos de fundação, o público volta a curtir os sucessos de grandes nomes do forró, como a Banda Estakazero. Antes do show mais aguardado da noite, sobem ao palco, a partir das 19h30min, as bandas Severina Xique e Jotinha & Cia. Logo depois da Banda Estakazero, a Banda Forró 4 Estações volta a se apresentar, encerrando a programação de aniversário da cidade. Além das bandas, os 475 anos de Ilhéus serão marcados na parte da manhã por hasteamento da bandeira na praça D. Eduardo, missa solene na Catedral e entrega de comendas e lançamento do concurso oficial do hino municipal no Teatro, entre outras. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

São João e Feira do Porto em Cachoeira

A histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador, promove, um dos mais animados e concorridos São João do interior da Bahia. A charmosa cidade colonial é destino certo de milhares de turistas nessa época do ano, para curtir os festejos juninos e a tradicional Feira do Porto, que reúne as mais autênticas manifestações populares regionais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo espera que este ano, a cidade receba cerca de 60 mil visitantes nos dias de São João. Na Feira do Porto, grandes atrações e artistas se revezam para animar o público durante os dias da festa. Feira do Porto como é realizada atualmente começou na década de 70. O evento aproveita a tradição dos festejos juninos mantida pela população e agrega novos valores tornando-se assim uma importante atração turística para a cidade histórica, uma das mais antigas da Bahia tombada como Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico-IPHAN.

Os idealizadores do evento aproveitaram existência da feira de produtos típicos juninos, realizada na véspera do dia de São João- uma tradição secular- e contribuindo para sua revitalização. Em paralelo à feira grandes shows para a avenida localizada na margem do Rio Paraguaçu. Assim nasceu a Feira do Porto de Cachoeira, a primeira grande festa junina da Bahia, organizada pelo poder público voltada para incrementar a economia local a partir dos valores culturais regionais.
Na Feira do Porto convive com o forró toda diversidade cultural de Cachoeira. Consta da programação da festa, grupos de samba de roda, bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, tríduos em louvor a São João, casamento na roça, trança-fita e o folguedo*Segura a Veia. Às margens do Rio
Paraguaçu, além das atrações artísticas, são comercializados objetos de cerâmica dos oleiros da comunidade Maragojipinho, artesanato e dezenas de barracas comercializam comidas típicas juninas, a exemplo de pamonha, canjica, milho cozido, bolos de aipim, amendoim, a tradicional maniçoba(prato preparado à base de cachoeirana e os famosos licores de Cachoeira.

A programação do São João se estende até o dia 25 de Junho, data em que a população celebra a Independência de Cachoeira. Desde o ano passado, governo do Estado é transferido para Cachoeira no dia 25 de Junho em homenagem à participação dos cachoeiranos nas lutas pela Independência da Bahia e do Brasil.
COMO CHEGAR: Acesso Rodoviário - Saindo de Salvador pela BR-324, são 59 km até o entroncamento da BR- 420, percorrendo mais de 11 km em direção a Santo Amaro; daí segue-se para cidade de Cachoeira pela mesma Br-420 por mais 38 km. São boas as condições da pista. Outra opção é pela BR- 101, ligando Cachoeira a Feira de Santana e cidades do sul do Estado.
Diariamente partem ônibus da Estação Rodoviária de Salvador para Cachoeira. A empresa que opera a linha é Transporte Santana. Outra Opção é Empresa de Transporte Jauá, que faz a linha Salvador/Maragojipe via Cachoeira.
ACESSO HIDROVIÁRIO: A viagem é feita pelo Rio Paraguaçu, navegável de sua foz até Cachoeira, com trechos de belíssimas paisagens, principalmente o lagamar do Iguape. O transporte é feito por meio de agências de viagens, em lanchas e escunas, via Cachoeira/Salvador.
Programação – segunda-feira (dia 22/06):20h Samba de Roda Esmola Cantada; 22h Vírgilio; 00h Mulher Bandida; 02h00 Forró Fantástico; terça-feira (dia 23/06): 20h Sedução do Prazer; 22h banda Forró da Discarada; 00h Vou de Xote; 02h Cavaleiros do Forró; quarta-feira (dia 24/06): 14h samba de roda Filhos da Barragem; 16h samba de roda Filhos do Caquende e Filhas de Vamin; 18h samba de roda de Dona Dalva; 20h Nenho e grupo Jeito de Amar; 22h Saia Rodada: 00h Tio Barnabé; 02h Marron Glacê.
Quinta-feira (dia 25/06): 16h banda Só as Cabeças; 18h Vibra Samba; 20h Agita Samba; 22h Calipso; 00h Psirico; 02h Sine Calmon e banda Morrão Fumegante. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Cachoeira).

São João de Itapetinga terá 40 horas de forró

Uma grande festa de São João está sendo preparada em Itapetinga. A prefeitura está programando 40 horas de forró durante o “São João de Itapetinga: do tradicional ao moderno”, que acontece entre os dias 20 a 23 de junho. Mais de 20 atrações irão se apresentar de graça para a população, na cidade do forró, que será instalada no Parque Poliesportivo das Lagoas. Além de nomes consagrados da tradicional música nordestina, como os forrozeiros Dorgival Dantas e Waldenys, grandes bandas nacionais, como Aviões do Forró, Caviar com Rapadura e Forró do Bom farão a alegria do povo junto com outras 24 bandas locais e regionais.

Foi realizado o lançamento oficial da festa, para um público formado por empresários locais e regionais, que serão parceiros do município na realização do evento. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapetinga, Oniel Dantas, afirmou que os empresários locais estão dispostos a colaborar com a realização do São João. “É uma festa que movimenta o comércio, amplia a geração de empregos e traz grande retorno para todos os setores da economia local. Eu mesmo farei campanha junto aos companheiros da CDL para garantir esse apoio”.
O prefeito José Carlos Moura (PT), afirma que Itapetinga não está imune à crise que afeta a economia brasileira e tem reflexos na arrecadação dos municípios, mas não poderia deixar de realizar a festa, que é uma tradição nordestina. “Para isso buscamos parceria com a iniciativa privada, e conseguimos garantir nosso São João. Encontramos um município arrasado, mas estamos enfrentando todas as adversidades com planejamento e ousadia”.
Os empresários poderão comprar cotas de patrocínio e divulgar suas empresas nos espaços públicos e na propaganda oficial do evento. “As dificuldades existem, mas é em meio à crise que devemos ser mais criativos e não permitir que o pessimismo domine nossas ações. Com essa parceria ganha o município, que garante emprego, renda e diversão ao povo, ganham as empresas, que terão suas marcas expostas a milhares de consumidores potenciais, e ganha a comunidade local e regional, que terá direito a um lazer de qualidade e sem ter que pagar por isso”, observa o prefeito. São esperadas mais de 100 mil pessoas para o São João de Itapetinga.
Mais festa - A festa aberta ao público, promovida pela prefeitura, tem como objetivo atrair pessoas de todas as idades, níveis sociais e gostos musicais, o que pode ser visto a partir do seu slogan. Mas a cidade ainda vai abrigar outras duas grandes festas particulares no período junino, o Forró da Vaca Lôca e Forró Bacana. São duas realizações da iniciativa privada, mas que projetam o nome de Itapetinga para o Nordeste e o país, além de gerarem mais de 700 empregos. A Vaca Lôca terá atrações como Calcinha Preta, Jammil, Cavaleiros do Forró e Lordão, enquanto Forró Bacana aposta em Parangolé, Cueca Roxa e Cangalha de Jegue. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga)

Arraiá do Camisão vai esquentar Ipirá

O município de Ipirá, situado no Paraguaçu, já está todo enfeitado para receber os visitantes que vão cair na folia junina. Durante quatro dias (de 20 a 23 de junho) a cidade se transforma num verdadeiro arraiá. Quadrilhas, pau de sebo, quebra pote, casamento caipira, comidas e bebidas típicas estarão à disposição dos festeiros. Entre as atrações do Arraiá do Camisão estão confirmadas as bandas Saia Rodada, Arreio de Ouro, Capim Molhado, Lua Cheia, Luizinho de Irauçuba, Flor Serena, Forrozão, Flor d´açucena, Xinela de Couro, Paraíba do Acordeon e muitas outras atrações.
Além do Arraiá do Camisão que atrai multidões para as brincadeiras da época, com o forró até o dia amanhecer e muitas comidas típicas nas barracas em volta, haverá também o Forró do Bonde com o autêntico forró pé de serra, e as festas de camisa. Quatro dias para ouvir sanfoneiros tocando noite e dia e, para aguentar o rojão só mesmo desfrutando do licor, quentão, milho cozido, amendoim, pamonha e canjica
INDEPENDÊNCIA - A independência da localidade se deu após a resolução provincial número 520, de 1855, que criou a Vila Santana do Camisão, passando a se chamar depois Ipirá (palavra de origem Tupi que significa Cabeça de Peixe) por determinação do decreto 7521, de 20 de julho de 1931. O município de Ipirá, localizado na extremidade leste da Chapada Diamantina, a 200 quilômetros de Salvador, foi desmembrado de Feira de Santana, recebendo o nome de Santana do Camisão. O antigo nome do município, Camisão, possui várias hipóteses que explicam a origem. A primeira é que um proprietário de um dos vários ranchos existentes na região, um velho português tinha como hábito vestir longas camisolas de algodão, tornando-se conhecido como o homem do camisão.

Outra hipótese é que teria sido uma homenagem prestada a um entradista português pelo Governador Geral do Brasil, nomeando o nascente aglomerado de ranchos, de Povoação Coronel Manoel Maria Camisão, de cuja descendência saiu o herói da retirada de Laguna, durante a guerra do Paraguai. Não existem provas documentais nem dessa nem da outra hipótese.
As terras que hoje integram o município eram habitadas por índios e receberam os primeiros colonizadores no final do século XVII. O primeiro nome provavelmente decorre da existência de um fazendeiro de origem portuguesa, que se instalou na região e tinha o costume de andar sempre vestido com um camisão azul, daí a denominação de homem do camisão. Agora é arrumar a roupa da festa e cair na folia do São João de Ipirá.

Escolas e programas municipais festejam São João

Com o objetivo de resgatar as tradições populares e valorizar a cultura regional, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está promovendo uma série de atividades para comemorar o São João. Além do Forró Pé de Serra do Periperi, que acontece de 17 a 28 de junho nas praças Barão do Rio Branco, Nove de Novembro e Tancredo Neves – com apresentações de forrozeiros e bandas pé-de-serra locais e regionais – escolas e programas do município também estarão comemorando a data.

Ontem, terça-feira, 16, o Vivendo a Terceira Idade comemorou o São João com os quase 500 idosos que participam do programa. O Arraiá da Terceira Idade aconteceu na AABB, a partir das 16h e contou com a apresentação de Rubinho dos Teclados e de outros forrozeiros. Concurso da Rainha do Milho, comidas típicas e uma grande quadrilha completaram a programação.
Na próxima sexta-feira, 19, a partir das 21h, o Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, no distrito de Bate Pé, realiza o 6° Arraiá do Peri, festa já tradicional na localidade. A animação fica por conta da dupla Toni & Berg e de antigos forrozeiros da região. “A gente pretende resgatar o forró pé de serra, que é um objetivo também da Prefeitura”, enfatiza a diretora da unidade escolar, Rosânia Oliveira. A programação inclui ainda a apresentação de quadrilha junina e os ingressos custam 4 reais para homens, 3 para mulheres e alunos pagam 2 reais. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para montar o laboratório de informática da escola, que atende mais de 1.000 alunos.
Também na sexta-feira, a Creche Municipal Prascóvia Menezes Lapa, em Iguá, promove seus festejos juninos. As atividades acontecem a partir das 16h, com comidas típicas e apresentação de quadrilha.
No Programa Conquista Criança, o São João também será comemorado com a participação dos educandos e funcionários. “Estaremos realizando o resgate da cultura popular regional, através de brincadeiras populares, quadrilhas, concurso de forró tradicional e muitas comidas típicas”, afirma a coordenadora do programa, Eslange Sousa. Na quarta-feira, 17, o programa realiza a Festa Junina dos Curumins, para educandos de 07 a 11 anos; na quinta, 18, a data é comemorada pelos educandos de 12 a 18 anos incompletos e, na sexta, 19, é a vez dos funcionários. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitoria da Conquista)

Uauá e Itabela

Feira de Cultura Popular dos Sertões se apresentará em Uauá
Uauá vai receber nos dias 17,18 e 19 de junho, a II Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões, com apresentações de quadrilhas juninas, feira de artesanato, cordelistas e repentistas. O evento vai abrir oficialmente os festejos juninos na cidade. A iniciativa integra o projeto - A Caminho dos Sertões de Canudos, promovido através da parceria Cidades-irmãs, entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e as prefeituras das cidades de Uauá, Monte Santo, Canudos e Euclides da Cunha.

Itabela inaugura CRAS
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, projeto do governo Federal em parceria com os municípios, teve sua sede inaugurada, no dia 10 de junho, em Itabela. O centro possui uma equipe com pedagoga, psicóloga e assistentes sociais que contribuem para o resgate da autonomia dos cidadãos. A secretária da Ação Social, Josefa Jocivalda, ressaltou a importância do apoio da prefeitura para a boa realização do projeto, “graças ao apoio total que recebemos da prefeitura, pudemos colocar o Cras para efetivamente funcionar".

Juazeiro e Ubatã

Prefeito de Juazeiro apresenta edição da Fenagri em Brasília
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, foi a Brasília, ontem (16/06), para lançar a 20ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), na Câmara dos Deputados. O tema desta edição será ‘A Sustentabilidade na Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco - Cenários, Desafios e Perspectivas'. A Fenagri é um evento que vem proporcionando a atualização tecnológica do agronegócio, consolidação e ampliação da comercialização para os mercados internos e externos, propagando o maior pólo exportador de frutas do Brasil.
A Fenagri começa no dia 15 de julho, e desenvolve um trabalho em conjunto da prefeitura de Juazeiro com os governos federal e estadual; Uneb; Univasf; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Sebrae; Embrapa-Semiárido; Codevasf; Valexport; Irpaa; Instituto Agrotecnologia; Promo/Bahia; Brasilian Fruit; Ibraf; Apex Brasil; Aciaj; Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Ubatã resgata cultura através do "Arraiá Sociá"

A prefeitura de Ubatã vai promover nos dias 17 e 18 de junho, o “Arraiá Sociá”, com o objetivo de resgatar a cultura do interior e divulgar a tradição dos festejos juninos. O evento terá estandes mostrando a história, a música, cultura, a dança e a culinária típica do interior, além de apresentações teatrais, mostras de artesanatos, brechó e a colocação de jogos típicos das festas juninas. O projeto envolve as escolas municipais e as secretarias de Saúde, Assistência Social, Cultura e Obras, e o apoio de instituições privadas.

Bancada Nordestina discutirá desenvolvimento da região

A bancada nordestina vai discutir nesta quarta-feira (17) o Plano de Desenvolvimento do Nordeste, que será apresentado pelo ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, em reunião do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados. O projeto que envolve nove estados nordestinos, propõe ações de longo prazo para superar os problemas da região.

Foram propostas 11 iniciativas para alavancar o desenvolvimento do Nordeste, são elas: criar agência de empreendedorismo; construir vínculos entre grandes projetos industriais e as pequenas e médias empresas; potencializar as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs); adotar novo modelo institucional de irrigação, com Parceria Público-Privada em novos perímetros; organizar a agricultura do semiárido a partir da comercialização; riar nova escola média, a partir dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia; estruturar o ensino a distância; criar programa regional para desenvolvimento tecnológico e inovação, com fomento para entidades estaduais de tecnologia; formar gestores sociais como promotores de políticas de renda; integração física do Nordeste com ênfase no acesso rodoviário pleno a todos os municípios; dar destino à Sudene como coordenadora das ações dos governos federal, estaduais e municipais no Nordeste.
O documento será discutido no dia 23 de junho, em Fortaleza, pelo Parlamento Nordestino, que congrega as nove assembléias legislativas dos estados do Nordeste.

MP 462/2009: complementação do FPM será enviada aos Municípios no dia 22 de junho

Foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 22 de junho, o envio dos recursos da segunda parcela da complementação ao Fundo de Participação de Municípios (FPM), previsto na Medida Provisória 462/2009. O governo federal havia divulgado que a ajuda financeira seria enviada às prefeituras nesta segunda-feira, 15 de junho. A retificação foi feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Segundo a STN, a parcela da compensação será enviada no décimo - quinto dia útil do mês. Os recursos instituídos pelo governo no dia 14 de maio de 2009 tem por objetivo repor as perdas no FPM e igualar o repasse ao mesmo valor do ano passado, R$51,3 bilhões. Esta parcela refere-se a junho de 2009.

Na quarta-feira, 10 de junho, a Secretaria informou o montante que cada Município receberá. O total da transferência para todas as prefeituras é de R$ 197,5 milhões. O calculo adotado pela STN é a comparação dos repasses de janeiro a maio de 2008 e janeiro a maio de 2009. Nem todos os 5.564 Municípios brasileiros terão direito à complementação. Ao todo 357 entes não estão entre os Municípios contemplados. Isso porque, ao contrário de outras prefeituras, nessas 357 o FPM em 2009 foi maior em relação ao ano passado. Esses Municípios – 6,4% - sofreram mudanças no coeficiente populacional, e contam com uma variação positiva em 2009.
Próximos repasses - A partir dos próximos meses, a diferença de repasses será complementada sempre no décimo - quinto dia útil do mês. Em caso de disponibilidade orçamentária ou até o quinto dia útil após a aprovação dos créditos orçamentários. Neste caso, a forma obedecerá à regra a ser fixada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. (Fonte: CNM)

Camaforró agrada a todos os gostos

A grade de atrações do Camaforró deste ano vai agradar a todos os gostos. Uma megaestrutura com palco principal, coreto e Carramanchão, está sendo montada para receber as mais de 40 atrações que animam o público a partir de domingo (21/06). As quadrilhas juninas completam a beleza e diversidade da festa, que só termina na madrugada de quinta-feira (25/06). O Carramanchão abre espaço para os artistas da terra. No primeiro dia, se apresenta a banda Tempero Baiano, com o forró pé-de-serra e mais Neide Bassan, Jorge Forrozão, Kris Miraih e o forrozeiro Quininho de Valente. Um coreto, a ser montado no espaço, contará com shows ininterruptos. No primeiro dia, se apresentam Unidos do Forró, Morais do Forró, Esperança do Nordeste e Forró Manhoso.

As atrações do palco principal começam na segunda-feira (22/06) com o cantor e compositor, Carlos Pita. As bandas Saia Rodada, Cactus e Bonde do Forró completam a festa. No Carramanchão, a segunda-feira (22/06) será animada por Jane Som, Menina Sensual e a banda Canjica Mole. No coreto, a animação fica por conta dos grupos Humildes do Forró, Alegres do Forró, Nando do Acordeom e General dos Teclados. Na terça-feira (23/06), o palco principal será animado pelo forró eletrônico da banda Limão com Mel. A noite ainda será esquentada pelo som de Imortal, Arreio de Ouro e do maior forrozeiro da Região Metropolitana, Miguelão.

No terceiro dia do Camaforró, quem se apresenta no palco do Carramanchão é o cantor Tenilson Del Rey, além das cantoras Nadja Meireles, Lívia Nunes e a banda Brega e Vinho. Se apresentam no coreto, Mimi dos Oito Baixos, Coração do Nordeste, Zé da Galera e Edy Xote. No último dia de festa, o espaço Camaçari vai ficar pequeno para os fãs das bandas Aviões do Forró e Mastruz com Leite. As bandas se apresentam no palco principal, juntamente com Meninas Atrevidas e Flor de Maracujá.
O palco Carramanchão, na quarta-feira (24/06), só tem nome de peso. Virgílio, Renato Fechine e Zelito Miranda animam o público. Completando as atrações, o Trio Jacobina. A animação do coreto fica por conta das bandas Diagonais do Forró, Luiz do Baião, Estrela da Noite e Forrozão Cara Feia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Itabela e Seplan

Prefeito de Itabela comemora obras no aniversário da cidade

O prefeito de Itabela, Osvaldo Caribé, comemora os 20 anos de emancipação política do município inaugurando até o final do mês a realização de 20 obras na sua gestão. A programação começou no dia 10/06, com a inauguração da reforma do CAPS- Centro de Atenção Psicossocial e da inauguração da reforma do CRAS- Centro de Referência em Assistência Social, ambos uma parceria entre o governo federal e municípios. Foram inaugurados também o Departamento de Cultura, o sistema de iluminação da quadra de esportes da Praça do Fórum e a a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Dona Noca.
SEPLAN promove seminário para gestores públicos
O seminário Democracia e Orçamento Municipal, que será promovido pela Secretaria do Planejamento (Seplan), nos dias 30 de junho e 1º de julho, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, tem como objetivo ressaltar o papel dos instrumentos orçamentários como elementos fundamentais do planejamento e a participação social como elemento legitimador da democracia. O evento é voltado para gestores municipais da Bahia, e trará apresentações de experiências bem sucedidas na área e de oficinas teórico-práticas sobre planejamento e diálogo social, com base na elaboração das peças orçamentárias: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). São experiências de prefeituras de Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, além do município baiano de Alagoinhas.

Feira de Santana cria projeto com destinação social para imóveis abandonados

A prefeitura de Feira de Santana apresentou um Projeto de Lei, que prevê a destinação social a bem imóvel urbano abandonado. O projeto propõe dar uma destinação de elevado alcance social aos imóveis urbanos que não se encontrem na posse de terceiro e cujos proprietários estejam inadimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O prefeito destacou os prejuízos que o abandono de imóveis vem causando em Feira de Santana, com a proliferação de insetos e ratos e até mesmo sendo utilizado como esconderijo por bandidos. Lembrou ainda que a administração municipal vem sofrendo prejuízos ao utilizar recursos na limpeza de terrenos baldios, que poderiam ser revertidos em benefício da população.
Os imóveis identificados em situação de abandono serão cadastrados para arrecadação - novo mecanismo de aquisição de domínio pelo Município. Cessados os lastros de posse do imóvel e passados três anos, o imóvel passará ao domínio do Município, como é corriqueiro na aplicação do Uso Capeão.

Prefeitura de Itagimirim reforma farinheira

O município de Itagimirim recebeu na semana passada, a Farinheira Comunitária. A Farinheira passou por uma reforma e teve todo seu equipamento recondicionado. A Prefeitura Municipal alocou recursos e colocou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável a serviço da reforma.

A Secretaria ressaltou a grande importância da reativação da farinheira já com uma dezena de mulheres e homens em plena atividade, trabalhando na raspa da mandioca. A farinheira será importante na geração de renda à várias famílias de baixa renda.
A Prefeitura de Itagimirim expressou a emoção de estar entregando à comunidade uma obra de tamanho valor social, onde dezenas de famílias serão beneficiadas, desde os moradores dos corredores da BR 101, que cultivam mandioca, até mães de famílias que residem na cidade, vítimas do êxodo rural.

Município Governador Lomanto Júnior volta a se chamar Barro Preto

O Ministério Público Estadual (MPE/BA) promoveu uma ação possibilitando que o município de Governador Lomanto Júnior, no sul da Bahia, voltasse a se chamar Barro Preto, nome pelo qual era conhecido há cerca de 40 anos.

A modificação foi promovida pela Câmara Municipal de Vereadores do município, que, no último mês de maio, aprovou um projeto de lei apresentado pelo prefeito municipal, José Bomfim Santos, e promulgou emenda à Lei Orgânica do Município, dispondo no artigo 1º que determina que “passa a denominar-se Barro Preto o atual Município de Governador Lomanto Júnior”.
O projeto de lei foi apresentado pelo prefeito à Câmara após o gestor firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPE, no qual se comprometeu a promover o encaminhamento com o objetivo de modificar a denominação do Município batizado em 1967, com nome de pessoa ainda viva, o que, segundo o promotor de Justiça, Patrick Pires da Costa, contraria dispositivo da Constituição Federal.

Aquicultura e Assistência social

Câmara aprova projeto sobre política de aquicultura e pesca

A Câmara aprovou , o Projeto de Lei do Senado (PL 687/95), que define os objetivos para a formulação da política nacional de desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca. O projeto também estabelece as regras e proibições para o setor pesqueiro nacional, e o enquadramento dos aquicultores e pescadores como produtores rurais, permitindo com isso que eles tenham acesso a crédito rural. (Fonte: Agência Câmara)

Estado disponibiliza R$ 16 milhões para assistência social nos municípios
Representantes do Governo da Bahia e mais de 300 gestores municipais formalizam parceria para repasse de recursos estaduais voltados à assistência social. Cerca de R$ 16,6 milhões será aplicado na manutenção de diversos serviços e ações, a exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e gestão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa vai beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, idosos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, entre outros públicos.

Geração de emprego e atração de novas empresas são focos do Pater

A isenção fiscal prevista com o lançamento do Programa de Aceleração do Trabalho, Emprego e Renda (Pater), reflete a preocupação da Prefeitura de Lauro de Freitas em combater a crise econômica com a criação de novas frentes de trabalho em setores fortes do município, como o comércio e os serviços. O Pater será lançado hoje, quarta-feira (17), às 8h no auditório da Unime, no Centro.

O pacote de medidas que visa fortalecer a economia da cidade, oitava maior economia do estado, prevê também linhas de crédito especiais para micro e pequenos empreendedores, além de cursos de qualificação, negociação de débitos fiscais, apoio técnico e acompanhamento de resultados. Os incentivos fiscais são válidos para as empresas que se instalarem na cidade a partir do dia 17. “Queremos gerar mais postos de trabalho”, diz o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Francisco Franco.
Para obter a redução de taxas, as empresas precisarão empregar mais de 50 funcionários residentes no município. O benefício é ampliado para dois anos às empresas que contratarem entre 101 a 200 colaboradores. A partir deste número a isenção pode alcançar os três anos. Caso empreguem jovens de até 24 anos, os incentivos terão uma duração maior.
O Programa de Recuperação Fiscal, o Refis, utilizado em outros anos para negociação de dívidas fiscais, faz parte do pacote econômico que a Prefeitura lança nessa quarta-feira e a expectativa é que tenha os mesmos bons resultados para a arrecadação dos anos anteriores. Com o acordo, o débito poderá ser dividido em até 48 parcelas, com juros de até 1%/mês. Também serão anistiadas dívidas de até R$200 contraídas com o município até o dia 31 de dezembro de 2004.
Parceiros - Segundo o secretário da Fazenda, Luis Claudio Guimarães, o Pater vai contar com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco do Nordeste e do Desenbahia. “O objetivo é criar linhas de crédito para os novos negócios e para fortalecer os já existentes”, completa. Mas o dinheiro sozinho não resolve. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai disponibilizar técnicos e consultores, tudo para que o empreendedor tenha bases sólidas para a gestão empresarial.
Outra vertente de atuação do programa é a formalização de micros e pequenas empresas. Com esta ação, chamada de Micro Empreendedor Individual, a Prefeitura espera trazer para a formalidade empresas que tenham até três funcionários contratados e rendimentos de até R$36 mil/ano. As imposições fiscais serão reduzidas e não ultrapassam a casa dos R$60,00/mês. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)

Itabuna usa material reciclado para ampliar luta contra a dengue

Um importante aliado na luta contra a dengue em Itabuna vem conquistando o interesse e a participação da comunidade. É o Projeto Mosquitérica, criado pela Diretoria de Vigilância a Saúde visando a distribuição de armadilhas para captura do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo explica o diretor do órgão Florentino Souza Filho, as armadilhas são feitas com aproveitamento de material inteiramente reciclável e estão sendo confeccionadas por alunos da rede municipal e estadual de ensino, com a participação das igrejas evangélicas de Itabuna e de outros segmentos da sociedade civil organizada.

O projeto aproveita garrafas Peti e é realizado com base no trabalho de pesquisa do professor Mauro Ari Cabral, da Universidade do Rio de Janeiro, que desenvolveu um equipamento simples, de baixo custo e fácil manuseio, com o objetivo de aprisionar as larvas do mosquito da dengue, onde ovos serão depositados pelas fêmeas, que procuram áreas com água limpa. A armadilha oferece uma fonte de alimentos ao inseto, servindo como iscas para os mosquitos.
Florentino Filho explica ainda que a preocupação da Secretaria de Saúde do município é incorporar agora, no terceiro ciclo de combate à dengue, mais uma ferramenta para prevenir e tentar combater os focos, uma vez que as armadilhas servem para verificar o nível de infestação do inseto e ao mesmo tempo evitando a sua proliferação.
As oficinas para montagem das armadilhas já foram iniciadas nas escolas, como explica a enfermeira Aurelinda Vilas Boas, do Departamento de Vigilância. Ela ressalta que neste primeiro momento, as escolas envolvidas são as do bairro São Caetano, que apresentava um elevado índice de infestação predial e onde ocorreu um grande número de casos da doença durante o surto epidêmico.
A enfermeira conta que o trabalho foi iniciado com alunos da quarta série da escola Everaldo Cardoso, em conjunto com os professores e também a escola Felix Mendonça, que é da rede estadual. Foram confeccionados até agora cerca de 500 armadilhas, mas a meta é chegar a 15 mil unidades, que serão colocadas nas residências a partir da próxima semana, pelos agentes de combate a dengue.
Aurelinda Vilas Boas explica que com a confecção das armadilhas e sua distribuição domiciliar será iniciado o monitoramento nas residências. O projeto já envolveu a realização de oficinas com educadores itabunenses e com representantes das igrejas evangélicas, que vão oferecer suporte ao projeto através da implantação de bases de coleta nos bairros onde atuam, como também no apoio à produção das armadilhas. Mais informações sobre o projeto, através do telefone 3613-1042. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Técnica da Setre mostra experiência do CrediBahia em vários municípios

Com a finalidade de dar apoio e apresentar experiência bem sucedida na utilização do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia - Credibahia -, está na cidade de Alagoinhas a supervisora técnica do Território Semi-árido e Sertão II, Claudete Castro, e funcionária da Coordenação de Microfinanças da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A supervisora informou que os juros são de 1,8% ao mês com empréstimos que variam de R$ 200 a R$ 5 mil. Alagoinhas vai ganhar um escritório do Credibahia nesta sexta-feira, 19, no centro da cidade, próximo à Farmácia Popular, com a função de fornecer recursos para os micros e pequenos empresários, principalmente os feirantes da Central de Abastecimento.

A supervisora esclarece que, dos municípios composto do Território Semi-árido e Sertão II, apenas Rodelas ainda não conta com o programa de crédito e que a experiência com os pequenos empresários destes locais mostra que houve resgate de vários eles para o convívio social. “Temos experiência neste projeto, estamos em Alagoinhas para dar o apoio integral ao município para que o crédito seja utilizado por um grande número de comerciantes”, disse Claudete Castro.
O prefeito Paulo Cezar é um dos mais entusiasmados pela linha de crédito, já que pode ser um diferencial na infra-estrutura da Central de Abastecimento. “É lógico que estamos atentos para todas as questões relacionados à Central e aos feirantes. Com o crédito, eles poderão melhorar os boxes, comprar equipamentos como a câmara frigorífica e outras ferramentas importantes para a comercialização dos produtos”, garantiu o prefeito. Já o secretário Rannyery Miranda afirmou que “o CrediBahia vai dar a oportunidade aos pequenos empresários de conseguirem uma linha de credito para investir. O nosso principal foco são os feirantes, e o mais importante é que para se adquirir um empréstimo não precisa ser correntista”.
Na quinta-feira, 18, haverá uma audiência pública, no Salão Verde da Prefeitura, às 10 horas, quando técnicos estarão apresentando o programa. Claudete Castro disse que o Departamento de Microfinanças supervisiona e capacita os agentes de crédito do município, contando também com o apoio do Sebrae. Dois técnicos que vão atuar em Alagoinhas foram capacitados em Salvador, durante nove dias. O Território Semi-árido e Sertão II, que tem como supervisores Claudete Castro e Valda Santana, é formado por vários municípios, com destaque para Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Cipó e Jereamoabo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)

Exposição de arte: ternos de reis, cultura popular e religiosidade

Ternos de reis, cultura popular e religiosidade, são os temas da exposição da artista plástica Sônia Leite, que acontece até dia 19, no foyer da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ ADTR de Vitoria da Conquista. As telas são uma síntese dos trabalhos desenvolvidos pela artista nos últimos oito anos. “É uma homenagem aos ternos de reis de Conquista e outras impressões da vida humana que me emociona e me faz transportar para este universo da pintura”, ressaltou Sônia.

Entre essas impressões, estão “As Marias e o filho morto”, uma referência às mães que perdem seus filhos na banalidade da violência, além de temas como o frenesi provocado pelo futebol e a luta das mulheres que trabalham em condições de sub-emprego . Expressões faciais de traços marcantes e cores vivas caracterizam as obras.
“A iniciativa de abertura deste espaço é muito importante para os artistas da região”, afirma Sônia. O espaço para exposições da Agência foi criado no início deste ano e já deu oportunidade para vários artistas mostrarem seu talento. Parte integrante da política do Governo Participativo de valorização dos artistas locais, em pouco tempo o foyer já se tornou referência em exposições na cidade. “Estamos tentando articular economia e cultura regional, num projeto de exposição de arte, mobilizando a sociedade para essa discussão, fortalecendo nossa cultura e também resgatando o processo econômico envolvido em sua produção, que é inclusive a orientação do prefeito Guilherme Menezes”, destaca o diretor-presidente da Agência, Marcos Andrade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)

Município vai definir comissão para a Conferência da Educação

A Secretaria Municipal de Educação estará realizando nesta sexta-feira (19), a partir das 9 horas, uma assembléia no auditório da FTC, a fim de criar a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação, que ocorrerá no final do mês de julho próximo, durante dois dias. A comissão será representada por membros da Secretaria da Educação, Direc 7, professores, Conselhos Municipais de Educação, de Pais de Alunos, Alunos, do Território Sul de Cidadania e da Comissão Mista das Relações Étnicos Raciais.

A comissão terá o papel de definir os critérios da conferência, escolher a data do evento, apontar os palestrantes, os eixos temáticos a serem abordados, local, a logística de trabalho, além de estabelecer como será feito o processo de votação de todas as temáticas abordadas. Desta conferência sairão os delegados que representarão Itabuna na Conferência Estadual, que vai ocorrer até o dia 30 de novembro, da qual sairão os delegados que vão representar a Bahia na Conferência Nacional no mês de abril de 2010.
As temáticas desta conferência dizem respeito ao cotidiano das escolas, propondo políticas diferenciadas para melhoria de cada um destes aspectos, que vão desde as questões de financiamento até as questões da saúde do trabalhador da educação. O secretário Gustavo Lisboa disse esperar que as propostas que serão apresentadas pelo município possam fazer parte também de um documento que será encaminhado às conferências Estadual e Nacional.
O secretário explica que as propostas estão divididas em sete eixos que vão abordar as questões do cotidiano da escola. “Como por exemplo, o que diz respeito à saúde do professor, os problemas nessa área, as principais debilidades deste setor, o que poderia ser feito para melhorar a saúde do trabalhador da educação, o que é preciso mudar. Saber se é a carga horária, o trabalho, a relação das pessoas, segurança, violência etc”, justifica Lisboa.
Segundo o secretário da Educação, a partir das propostas elaboradas pelas plenárias, será encaminhado um documento ao Governo Federal, mostrando as necessidades da região sul da Bahia e em cooperação técnica, serão encontradas saídas para esses problemas. “Dessas propostas sairão recursos federais, estaduais, municipais, de maneira que possamos contribuir também com a saúde do trabalhador”, ressalva, dizendo esperar que “Itabuna consiga definir com clareza as suas propostas e que elas sejam defendidas por seus delegados no âmbito estadual e depois no âmbito federal”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Newton participa de reunião sobre Porto Sul e sugere a criação de um “Fórum Gestor”

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, defendeu ontem (16), em Salvador, a criação de um Fórum Gestor para atuar na interlocução com o governo estadual nos assuntos que dizem respeito à implantação do Porto Sul na região cacaueira. O fórum, na opinião de Newton Lima, deve ser composto por representantes das prefeituras de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca, Buerarema e Itacaré, municípios que serão diretamente beneficiados pelo projeto.

“São municípios com capacidades e necessidades diferentes. A idéia do fórum é permitir um diálogo permanente com o governo e promover a integração regional com projetos que beneficiem a todos e não a um só lugar”, afirmou Lima. Ao lado de José Nilton Azevedo (Itabuna), Moacir Leite (Uruçuca) e Marcos Dantas (Itajuípe), Newton Lima voltou a defender a consolidação do Porto Sul e lembra que o empresariado e os gestores da região têm esperança de que este projeto traga um novo ciclo de desenvolvimento ao sul da Bahia.
O Encontro de Planejamento Territorial da Região de Influência do Complexo Porto Sul – que integra uma ferrovia, um porto off shore e um aeroporto internacional - reuniu durante dois dias, em Salvador, técnicos do governo do estado, prefeitos e secretários municipais. Participaram da abertura os secretários estaduais Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração), Walter Pinheiro (Planejamento) e Juliano Matos (Meio Ambiente). Segundo Amoedo o encontro consolida um trabalho que consubstancia o projeto como um todo. “Mais do que um projeto de integração, queremos construir uma nova realidade de desenvolvimento junto com os representantes dos municípios”, afirmou.
As obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo após a liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias, segundo informações recentes do presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra, José Francisco das Neves. O trajeto da estrada de ferro é resultado de uma discussão com toda a equipe de governo e fruto da observação de elementos importantes, como reservas indígenas, rampas, entre outros detalhes técnicos e ambientais. Neves explicou que o cronograma está sendo cumprido e já foi entregue o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
A ferrovia contribuirá para o escoamento da produção de minério de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar e algodão, biocombustível e derivados de petróleo. O destaque é para o agronegócio do Oeste baiano e as jazidas minerais da área de Caetité, no Sudoeste. A implantação da estrada de ferro dará impacto significativo no desenvolvimento econômico da Bahia. Entre as vantagens previstas com a construção da Oeste-Leste para a Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos pólos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.
De Ilhéus, além do prefeito Newton Lima, participaram do encontro os secretários municipais José Nazal (Governo e coordenador da Comissão Tripartite), Paulo Goulart (Infraestrutura), Alfredo Landim (Indústria e Comércio) e Edmundo Lemos, representando a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Projeto Governo Itinerante realiza mais de 400 atendimentos no Fojo

Mais de 400 pessoas da comunidade quilombola do Fojo foram beneficiadas através do projeto Governo Itinerante, realizado pela Prefeitura de Itacaré. A iniciativa aconteceu na última quinta-feira (11), das 8 às 17 horas, com a oferta gratuita de serviços médicos e odontológicos, cursos de culinária, palestras, brincadeiras e demais atividades. As ações aconteceram na área da escola municipal da localidade, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus e sob toldos.

O vice-prefeito de Itacaré, Rosival Bispo, e representantes de cada Secretaria Municipal também participaram da iniciativa, recebendo os moradores do Fojo. “Foi uma oportunidade para dialogarmos e ouvirmos as reivindicações exclusivas da comunidade rural, que não tem acesso facilitado à sede do município devido à distância. Com o sucesso desta primeira experiência, esperamos levar a mesma iniciativa a outros locais”, disse Rosival.
Durante o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde prestou atendimentos médicos, como aferição de pressão arterial, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e vacinação de crianças e adultos. Odontólogos também estiveram presentes, ministrando palestras sobre saúde bucal e distribuindo kits com escovas e cremes dentais. A Secretaria de Desenvolvimento Social efetuou cadastramentos e atualizações de dados do programa Bolsa Família.
A Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura ficou responsável pela recreação voltada às crianças e adolescentes, com a realização de brincadeiras tradicionais, a exemplo de pau-de-sebo, dança da cadeira, corrida de saco, além de exibições de vídeos educativos. Já representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente falaram sobre o cultivo do girassol e distribuíram sementes da flor.
O Governo Itinerante ainda ofereceu cursos gratuitos de culinária regional e alimentação enriquecida. Na ocasião, também foram distribuídos donativos para famílias de baixa renda do Fojo. E uma feijoada completa foi o almoço oferecido aos participantes do projeto. “Nosso objetivo foi alcançado, uma vez que conseguimos elevar a autoestima e promover a cidadania entre os moradores da comunidade rural”, destacou o ouvidor Rogério Lúcio da Silva, um dos organizadores da iniciativa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Camaçari espera mais de 200 mil durante o São João

O Camaforró, maior São João da Região Metropolitana, começa dia 21 com o desfile dos tradicionais grupos juninos e o resgate do pé-de-serra nos coretos. A partir do dia 22, as atrações do palco principal vão esquentar a noite das mais de 200 mil pessoas que devem passar pelo Espaço Camaçari. A banda Cactus, revelação do Município, abre a noite, às 20h, em grande estilo. Em seguida, é a vez do Bonde do Forró animar a multidão. Quem não dispensa o pé-de-serra vai curtir o som de Carlos Pitta. A banda Saia Rodada encerra a noite com o melhor do forró elétrico.

A véspera do São João, 23 de junho, reserva uma noite inesquecível para os forrozeiros. Às 20h, Nino Coutinho abre a festa. Arreio de Ouro é a segunda atração a subir ao palco. Em seguida, toca Miguelão. O grupo Limão com Mel é o último a se apresentar no palco principal.
Na quarta-feira (24/06), último dia da festa, a noite começa com o show de Flor de Maracujá. Depois, os amantes do forró elétrico dançam com o som de Aviões do Forró, seguida por Meninas Atrevidas. O grupo Mastruz com Leite fecha o Camaforró 2009. O São João de Camaçari conta com a organização e o trabalho de mais de 1 mil profissionais. Durante os quatro dias do evento, diversas secretarias municipais prestam apoio para oferecer uma festa de qualidade a população. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)