Expofenita promete programação diversificada

Tudo pronto para a maior evento agropecuário de Itabuna, a Expofenita (Exposição Agropecuária e Feira de Negócios), que acontece de 26 de setembro até 04 de outubro, no Parque de Exposição Antônio Setenta. A comissão organizadora da edição 2009 intensificou os preparativos na perspectiva de que a festa deste ano será uma das maiores dos últimos tempos.

Na reta final dos preparativos para a exposição, a comissão organizadora já definiu a programação das bandas e artistas que vão se apresentar na arena de shows. Na abertura do evento, que começa no sábado (26), quem agita é a Banda Lordão, que promete animar o público durante a gravação de seu DVD. Quem também marcará presença é a Companhia do Caprixo. A escolha da Miss Expofenita é outra atração do primeiro dia de festa, que está previsto para ter início às 18 horas. Já no dia 03 de outubro, penúltimo dia de exposição, o agito fica por conta das bandas: Djavú, Quebra Cadeira e Fusca Virado.

O evento, que terá duração de nove dias, também disponibiliza para o público parque de diversão, barracas de alimentação, palestras, as exposições Expocachaça e Expoverde, a feira de agronegócios e outras atrações. A programação inclui ainda rodeios nos dias 26, 27 e 28 de setembro, sempre a partir das 20 horas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Leilão e julgamento de animais prometem movimentar a Expofenita

A Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita) promete movimentar o mercado com grandes oportunidades de negócios para criadores de bovinos e equinos. Já está previsto na programação do evento, que inicia dia 26 de setembro e se estende até 04 de outubro, o leilão “Marcha, Leite e Corte”, onde vão estar os melhores produtores da região e animais de alta qualidade genética.


O leilão da edição 2009 da Expofenita vai acontecer no dia 03 de outubro, às 17 horas, no Parque Antônio Setenta, com a oferta de cavalos, gado de leite e de corte. Ao todo, serão leiloados 120 vacas em lactação e novilhas Girolando; 500 bezerros e bezerras das raças Nelore, Tabapuã e Cruz Industrial; touros PO Nelore, Gir, Tababuã e equinos da raça Mangalarga Marchador.

Segundo o presidente do Centro Regional de Atividades Sociais e Agropecuária Antônio Setenta (Creasa), Valdemir José dos Santos, as negociações acontecerão no “Tatheesal” que corresponde a um grande salão de leilões. Neste espaço, os pecuaristas vão apresentar seus lances a partir do valor mínimo estabelecido pela avaliação, vencendo quem efetuar a melhor oferta ao leiloeiro. Valdemir dos Santos ainda informa que o pagamento poderá ser realizado em até 20 parcelas. “No leilão da Expofenita, os criadores podem fazer bons negócios e têm a garantia de recebimento”, assegura o presidente da Creasa.

Julgamento de animais - O julgamento de bovinos e equinos é outro evento que promete atrair grande número de animais das mais diversas raças. Serão expostos cerca de 340 animais, entre cavalos, bois e vacas. Também está prevista a apresentação de caprinos e ovinos, além do concurso leiteiro. Marcado para iniciar no dia 01º de outubro, a expectativa é de que o julgamento ocorra até o último dia da exposição (04 de outubro), sempre a partir das 8 horas, na arena de julgamento do Parque Antônio Setenta. O presidente da Creasa, Valdemir dos Santos, explica que o gado será avaliado quanto à morfologia, enquanto os cavalos, além deste item, também serão analisados quanto ao andamento.

Ele ainda diz que a participação no julgamento é uma oportunidade para o criador agregar valor ao seu animal, o que reflete em elevação no preço de venda. O julgamento ainda proporciona um melhoramento na genética e no condicionamento do animal, já que são selecionados os melhores animais para reprodução. Durante o julgamento, ainda está previsto o concurso leiteiro, no qual haverá a seleção da vaca que produz mais leite. Os proprietários dos melhores animais receberão troféu e faixa de premiação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Piritiba comemora aniversário com vasta programação

Para comemorar os 57 anos de emancipação política, a prefeitura de Piritiba organizou uma programação com eventos durante toda a semana.

Confira a programação para o final de semana:

Dia 25/09 - Sexta-feira
Abertura do Simpósio Agrícola, com apresentação dos temas:
Lançamento do Programa Mais Leite
Palestra Nutrição do Solo
Reserva Estratégica
Inseminação Artificial

A noite apresentações das bandas Canta Piritiba, Banda Fases, Luzo e Bando Xodó de Pai

Dia 26/09 - Sábado
Segundo dia do Simpósio Agrícola com apresentação dos temas: Desenvolvimento Sustentável e Potencialidades de Piritiba

A noite terá festival de danças e shows das bandas Malandros de Plantão, Ricardo Mecês e Marcleide e Juventude do Forró.

Dia 27/09 - Domingo
Alvorada e hasteamento da bandeira da cidade, na Praça Getúlio Vargas
Passeio ciclístico com participação das escolas e comunidade (sorteio de uma bicicleta)
Apresentações culturais de Capoeira, Karatê, Bumba-meu-boi, bonecões
Fala do prefeito
Shows com Banda Forró no Grau, Ivete Lima e Banda Stilo Livre

Câmara dos Deputados aprova a MP 462

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (22/09) a Medida Provisória 462/09, que além de incluir o Porto Sul, localizado na região de Ilhéus, no Plano Nacional de Viação (PNV), garante um repasse adicional de R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para ajudar as prefeituras a enfrentar as consequências da crise financeira. A matéria só depende agora de sanção presidencial. O socorro às prefeituras deve ainda, segundo o governo federal, compensar a queda nos repasses ao FPM provocada pela menor arrecadação de tributos durante a crise – efeito do recuo da produção industrial e de incentivos fiscais.

Inscrições abertas: Selo UNICEF Município Aprovado chega à Amazônia

A partir desta semana, mais de 2,2 mil municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal podem aderir ao Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012). Após duas edições voltadas para os 11 Estados que integram a região do Semiárido brasileiro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) expande a iniciativa para a Amazônia, fortalecendo a mobilização de governos e da sociedade brasileira para que o País conquiste suas metas prioritárias para reduzir as desigualdades regionais, relacionadas à proteção e à garantia dos direitos da infância e adolescência, e alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Ao mobilizar gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes do Semiárido. Entre os resultados alcançados nos últimos anos, está a redução da mortalidade de crianças menores de 1 ano. De 2004 a 2006, esse indicador caiu 15,2% nos municípios da região que foram certificados pelo UNICEF. A média nacional de queda do indicador, nesse mesmo período, foi de 3,1%. Da mesma forma, o crescimento do acesso ao exame pré-natal no Semiárido foi muito acima da média nacional. O número de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal aumentou 30,2% nos municípios que receberam a certificação, enquanto o crescimento médio do País ficou em 7%.
“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos”, ressalta a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier. O objetivo do Selo é, justamente, fortalecer a gestão local, desenvolvendo capacidades de diferentes atores sociais do município, incluindo adolescentes e crianças, incentivando-os a conhecer, avaliar e melhorar os indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.
Os municípios que se inscreverem na nova edição serão convidados a participar de encontros de capacitação, realizar atividades de participação social, além de ter um conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas monitorado e avaliado. No final desse processo, que vai durar de 2009 a 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de avaliação desenvolvida pelo UNICEF, receberão o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.
Como se inscrever – As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro. O Termo de Adesão e o regulamento foram enviados pelo correio para cada prefeitura e também estão disponíveis nos sites www.unicef.org.br e www.selounicef.org.br. O documento deverá ser assinado pelo(a) prefeito(a) e encaminhado para o Escritório do UNICEF responsável pelo Estado onde está situado o município. As inscrições feitas por fax e/ou e-mail deverão ser confirmadas com a entrega do documento original até o dia 30 de outubro de 2009. Em caso de envio pelo correio, também só serão consideradas as inscrições com data de postagem até o dia 30 de outubro.
Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
Lançado no Ceará, em 1999, o Selo teve o seu lançamento nacional em abril de 2005 nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A iniciativa faz parte da contribuição do UNICEF ao Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, 11 ministros de Estado e os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas.
Na Amazônia, o Selo é a contribuição do UNICEF para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil. A Agenda Criança Amazônia, por sua vez, é uma contribuição ao compromisso Mais Amazônia pela Cidadania, assinado pelo Presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008, para o desenvolvimento social da região.
O Pacto do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia contam com o apoio e a participação do governo federal. Os dois compromissos traduzem um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger(-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial. Fonte: Ascom da UNICEF)

Municípios terão recursos para financiar construção de unidades básicas de saúde

O Ministério da Saúde publicou portaria no Diário Oficial da União que institui, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, o Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde. O plano vai financiar a construção de unidades básicas de saúde (UBS) para as equipes do Programa Saúde da Família.

Os recursos estão previstos no Plano Purianual (PPA) 2008/2011. Os municípios com população de até 50 mil habitantes receberão R$ 200 mil para a construção de uma unidade e aqueles com mais de 50 mil moradores terão R$ 400 mil. O dinheiro será repassado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao Fundo Municipal de Saúde ou ao Fundo de Saúde do Distrito Federal, de forma regular e automática.

A primeira parcela será equivalente a 10% do valor total aprovado. A segunda será de 65% do montante, mediante apresentação da ordem de serviço. O documento deverá ser assinado por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), ratificado pelo gestor local e pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e autorizado pela Secretaria de Atenção à Saúde. A terceira parcela, equivalente a 25% do valor total aprovado, será liberada após o término da construção da unidade e a apresentação do respectivo atestado, também assinado por profissional habilitado pelo Crea, ratificado pelo gestor local e pela CIB e autorizado pela Secretaria de Atenção à Saúde.

Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil vai percorrer municípios baianos

O Governo do Estado da Bahia lançou o projeto Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. A iniciativa resulta da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Unicef, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, entre outros órgãos e entidades.

A caravana percorrerá todos os territórios de identidade baianos, com o objetivo de sensibilizar os gestores municipais e sociedade civil para o comprometimento com o enfrentamento e erradicação do trabalho infantil. No total serão 191 municípios e 122 mil crianças atendidas.

Festejos da Padroeira reúnem cerca de 1500 fiéis

A missa festiva da Padroeira de São Desidério, Nossa Senhora Aparecida, realizada no sábado 19, teve novidades. Tradicionalmente celebrada pela manhã, este ano foi às 18h30 no pátio da Igreja Matriz, comandada pelo Bispo de Barreiras Dom Ricardo Weberberger. O evento fez parte da programação dos 30 anos da Diocese de Barreiras, daí ser celebrado pelo bispo. Cerca de 1500 fiéis participaram do ato de fé.

A missa encerra as celebrações do novenário de Nossa Senhora Aparecida e é preparada pelos organizadores da festa, chamados de juízes e vespeiros - pessoas da comunidade e devotos. Às 04 horas da madrugada, uma alvorada saiu pelas principais ruas da cidade sob o comando de uma orquestra sinfônica. Ao final foi servido um café da manhã.
Durante o dia os fiéis realizaram os últimos preparativos e a ornamentação do local. Na celebração animada pela banda local Gerações uma série de apresentações foi realizada. Em seguida os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade, em honra à padroeira.
“Há muito tempo não acontecia uma manifestação tão bonita e com a participação de tantas pessoas. É uma grande satisfação celebrar a missa da padroeira em São Desidério onde sempre fui bem acolhido”, declarou o D. Ricardo. Ao final da missa foram escolhidos por sorteio os novos juízes da festa de 2010. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Matrículas em creches crescem 6% em um ano

As matrículas em creche registraram um aumento de 6% entre 2008 e 2009, segundo os dados do censo escolar divulgados hoje pelo Ministério da Educação. As informações ainda são preliminares e podem ser corrigidas por estados e prefeituras, mas em comparação ao ano anterior o número de crianças que frequentavam essa etapa de ensino subiu de 1.751.736 para 1.860.872. Entretanto, nas outras etapas da educação básica (pré-escola, ensino fundamental e médio), verificou-se queda no número de alunos. A maior redução foi na pré-escola (3%). As matrículas passaram de 4.967.525 para 4.809.620.

Na avaliação do ministro da Educação Fernando Haddad, essa queda é efeito do novo ensino fundamental de nove anos. Como agora o ingresso das crianças no ensino fundamental se dá aos seis e não mais aos sete anos, há uma migração de matrículas da pré-escola para a etapa seguinte. Na educação de jovens e adultos, a redução foi ainda maior. O número de estudantes que frequentavam essa modalidade de ensino passou de 4.945.424 para 4577.517 (-7,4%).
O censo mostra ainda uma pequena queda no número de alunos no ensino fundamental de 32.086.700 para 31.490.955 (-1,8%). O ensino médio também registrou um decréscimo as matrículas entre 2008 e 2009, passando de 8.366.100 para 8.280.875 (1,1%). Conforme explicou Haddad, essa redução não significa que menos crianças estão na escola, já que a taxa de atendimento educacional verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cresce a cada ano. Uma das explicações para essas reduções é demográfica: há uma queda no número de nascimentos no país.
Estados e prefeituras têm agora 30 dias para pedir correções nos dados do censo. É a partir do número de matrículas que calculam-se os valores a serem repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para as redes estaduais e municipais. (Fonte: Agência Brasil)

Prefeitura estuda parceria esportiva no Luiz Viana Filho

Discutir com transparência uma proposta de gestão compartilhada do Estádio Luiz Viana Filho, que é um espaço público administrado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, foi o objeto de uma reunião entre os secretários de Administração, Gilson Nascimento, e de Esportes, Alcântara Pellegrini, com o presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, e com o presidente da Liga Itabunense de Futebol Amador, Roberto Carlos Nascimento, o Deco. A reunião teve ainda a participação do subprocurador administrativo da Procuradoria-Geral do Município, Antônio Calhau, que prepara o anteprojeto a ser encaminhado ao Poder Legislativo.

Para o secretário de Administração, Gilson Nascimento, o objetivo é definir normas para utilização de um espaço público através de uma parceria com o Itabuna Esporte Clube, LIF e outras entidades, mostrando com transparência à comunidade como é feita a exploração dos serviços e gerando receitas para apoiar não só a participação da equipe itabunense no Campeonato Baiano e da seleção local no Intermunicipal. O processo só é possível com o estabelecimento de mecanismos jurídicos que serão analisados pela Procuradoria do Município.

Já o titular da Secretaria de Esportes, Alcântara Pellegrini, considera a discussão da parceria um marco e um avanço legal, até porque o governo municipal foi provocado por desportistas e usuários do Luiz Viana Filho, que queriam saber sobre a utilização comercial dos espaços e a possibilidade de destinação dos recursos para entidades esportivas.

O subprocurador administrativo do Município, Antônio Calhau, explicou que a proposta em fase de implementação vem sendo discutida agora com entidades esportivas e desportistas, que são os principais interessados no projeto, abrindo perspectivas para a exploração de um grande equipamento em parceria com clubes esportivos, com a LIF, CDL e outras entidades diversas.

Passo importante – O presidente do Itabuna, Ricardo Xavier, elogiou a iniciativa do governo municipal e que vem sendo coordenada pela Secretaria de Administração no sentido de legalizar a situação não apenas com relação ao clube dirigido por ele, como também para outras entidades esportivas que utilizam o estádio para competições e eventos diversos. “Este será um passo importante no sentido de definir o repasse de recursos para clubes de futebol e mesmo para a Liga Itabunense de Futebol”.
Xavier falou ainda do projeto de fortalecimento do Itabuna Esporte Clube que vai disputar o campeonato baiano de 2010 com uma equipe competitiva, marcando sua participação nos festejos centenário de Itabuna. O clube também iniciou uma campanha comunitária de filiação de sócios torcedores, anunciada recentemente e que será suplementada por uma campanha publicitária. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Prefeitura de Serrinha distribuiu kits escolares

A Prefeitura Municipal de Serrinha, através da Secretaria de Educação, distribuiu para dezoito mil alunos da Rede Municipal de Ensino kits escolares compostos de: short, camisa, tênis, mochila, copo, tabuada, caligrafia, caderno, lápis de cera, lápis, borracha, caneta e apontador. De acordo com o Secretário de Educação, Elissandro Magalhães, foi feito um diagnóstico da rede de ensino do Município de Serrinha e verificado que muitas crianças e alunos não compareciam nas creches e escolas por falta de roupas e calçados. Esta é a primeira vez que os alunos da Rede Municipal recebem um investimento desse porte. (Fonte: Calila Noticias)

Comissão aprova Emenda da Cultura no Congresso

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (23/09) a Proposta de Emenda à Constituição 150 (PEC 150), que destina recursos dos orçamentos da União, dos estados e dos municípios para a área da cultura. O texto aprovado, com um substitutivo do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), reserva ao setor cultural e à preservação do patrimônio cultural brasileiro 2% dos impostos federais, 1,5% dos impostos estaduais e distritais e 1% da arrecadação com impostos municipais.

A PEC 150, que agora vai a plenário, é uma reivindicação antiga da classe artística e tem o apoio do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que festejou a votação. A área econômica do governo, no entanto, se mostra contrária à vinculação de recursos do projeto - atualmente, o orçamento da cultura representa 0,5% das receitas federais, o que equivale a cerca de R$ 1,3 bilhão. Se esse porcentual subir para 2%, a União seria obrigada a destinar cerca de R$ 5,3 bilhões para o setor.

"As Nações Unidas recomendam que nunca seja inferior a 2%", afirmou Juca Ferreira. Segundo ele, a proposta de reforma da Lei Rouanet não perde o sentido com a iminente aprovação da PEC 150, já que são mecanismos complementares. "A mudança da lei visa requalificar a distribuição de recursos. A PEC 150 trata dos orçamentos."

Evento em Madre de Deus discute direitos do menor

O município de Madre de Deus está sediando a 1ª Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região Metropolitana de Salvador. O objetivo do evento é discutir a prioridade do menor de acordo com as leis federais. A Conferência acontece no auditório da Câmara de Vereadores, das 8 às 17 horas. Além de autoridades locais, o encontro conta com representantes de onze municípios, a exemplo de Itaparica, Lauro de Freitas, Candeias e Camaçari.


Lauro de Freitas lança campanha para descarte responsável de pneus

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) de Lauro de Freitas lança neste sábado (26) uma campanha para incentivar a coleta seletiva de pneus usados. Com a imagem do mascote “Sr. Recicleu”, a intenção da campanha é alertar a população para os bens ambientais que se podem obter com a destinação correta desses materiais, que também evitam a aparição de focos de dengue, febre amarela e doenças transmitidas por roedores, como a leptospirose.

Em 2008, a prefeitura firmou, através da Sesp, um convênio com a Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, cujo foco principal é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil. O convênio busca desenvolver ações conjuntas e integradas, visando proteger o meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneumáticos inservíveis.
Os pneus coletados são estocados no Centro de Podas e Entulhos (CPE), antigo lixão do Quingoma, que ganhou reforma em sua infraestrutura, com a colocação de cerca, portões, construção de guarita e instalação de balança rodoviária. Antes da reforma, o local ficava sujeito à ação de pessoas que invadiam o local e queimavam os pneus para vender o aço que os constitui. “Hoje isso não mais ocorre, e o CPE tem capacidade de estocar até 8 mil pneus, sendo que coleta uma média de 250 por dia”, disse a coordenadora executiva da Sesp, Márcia Dantas.
A coleta dos pneus é realizada todas as terças e quintas-feiras nos 42 estabelecimentos cadastrados com um caminhão com carroceria de madeira. Para acionar a Sesp, a população pode ligar para o 0800 284 8833. Quando há quantidades maiores que três mil pneus estocados nos 150 metros quadrados do CPE, é chamada uma unidade da Reciclanip que faz a coleta do material sem qualquer custo para a prefeitura. Os pneus são encaminhados para São Paulo onde podem alimentar os fornos de fábricas de cimento cadastradas pelo IBAMA ou podem virar matéria-prima para a confecção de solas de calçados ou tapetes para veículos, dentre outros fins.
“A nossa campanha é um projeto de utilidade pública, pois buscamos colocar esse material que antes poluía os rios e causava obstrução de galerias de esgotos como matéria-prima de volta para o sistema produtivo. E se olharmos para o Sr Recicleu, nosso mascote, veremos que ele é uma figurinha simpática, que só tem um único fio de cabelo, já está careca, e que agora não será mais abandonado”, comentou Márcia Dantas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)

Crianças de Ilhéus participam de projeto sobre educação ambiental

Com o objetivo de formar nas crianças de Ilhéus, com idades a partir de 4 anos, atitudes voltadas para a preservação ambiental, a escola municipal de educação infantil Perpétua Marques realiza um grande desfile ecológico amanhã, dia 25. A saída será da praça Florêncio Gomes, bairro Cidade Nova, a partir das 15 horas, com parada final na praça J. J. Seabra, centro da cidade. Em paralelo a essa ação eles participam desde julho do projeto “Preservar também é coisa de criança” com ensinamentos sobre conscientização do exercício da cidadania, do desenvolvimento da curiosidade e dos valores de preservação da vida.

A diretora da escola, Silvana Patrícia de Siqueira Santana, diz que no projeto “Preservar também é coisa de criança” cada turma abordou uma temática diferente, a exemplo de “Água, cuidando hoje para garantir amanhã”; “Bichos da mata”; “Na onda da preservação, praia limpa é a solução”; “Preservação das tartarugas marinhas”; “Sacolas retornáveis e a questão ambiental: uma saída para evitar a poluição” e “Plantas para respirar”. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Educação e da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

Durante os três meses que o projeto vem sendo desenvolvido na escola, a professora explica que “as crianças têm hoje muita preocupação e uma visão diferenciada sobre a questão da preservação. Cada uma delas afirma que em casa lembra aos pais ou responsáveis sobre os cuidados para evitar o desperdício de água, sempre alertando ao perceber a torneira da pia ou a descarga do vaso sanitário derramando”. Segundo Silvana Patrícia de Siqueira Santana, a escola executa o projeto ”Sacolas retornáveis”, com vistas a evitar que as pessoas levem para casa sacolas plásticas que poluem o meio ambiente.

A escola conta atualmente com 240 crianças que estão na educação infantil. Em parceria com o Ministério Público de Ilhéus, os alunos terão seus trabalhos publicados no jornal “Eco Kids”, do MP. Os primeiros materiais editados foram dos estudantes do Colégio São Jorge. “Agora, serão os da nossa escola, o que deixa a equipe técnica da escola Perpétua Marques orgulhosa diante desse resultado positivo do nosso projeto”, completa Silvana Patrícia de Siqueira Santana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Zé das Virgens assina Protocolo para instalação de Consórcio Público Regional

O prefeito Zé das Virgens participou na tarde da última quarta-feira, 23, na cidade de Juazeiro, de audiência para a assinatura do Protocolo de Intenções para a instalação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, que contará com a participação de 8 municípios. O evento aconteceu no auditório da Sede do Rotary Club de Juazeiro, onde estiveram presentes também os prefeitos Rui Dourado (João Dourado), Léo Santana (Central), Pedro Rocha (Uibaí), Zé Carlos (São Gabriel) e representantes do Consórcio do Sertão do São Francisco. Todos assinaram o Protocolo.

Os CDS’s têm entre os objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a gestão associada de serviços públicos de saneamento básico, transporte urbano e intermunicipal, construção e manutenção de estradas, matadouro e frigoríficos; o apoio à gestão pública municipal, bem como a execução descentralizada das políticas estaduais de desenvolvimento urbano, cultura, e de planejamento e ordenamento territorial, dentre outras.
Neste primeiro momento, apenas quatro territórios da Bahia serão beneficiados com a implantação de consórcios, tendo sido escolhido como um deles, o do Território de Irecê, localizado em uma das regiões mais importantes do Estado.
Depois das assinaturas dos prefeitos, o próximo passo será o encaminhamento do Projeto de Lei para as Câmaras de Vereadores. Em seguida será constituída uma diretoria provisória e encaminhada solicitação de CNPJ para a Receita Federal, para o Projeto ser constituído em personalidade jurídica. O Município que aderir ao Consórcio deverá estar com toda a documentação pronta até o dia 20 de outubro deste ano, período limite para captação de recursos via Ministério do Meio Ambiente, entre 400 e 500 mil reais, que serão destinados para custos iniciais de implantação do Consórcio.
Conforme o consultor da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Wladimir Antônio Ribeiro, os consórcios públicos serão responsáveis por viabilizar o desenvolvimento urbano sustentável em todas as regiões que compõem o território do Estado da Bahia, “promovendo o bem-estar da população de forma ecologicamente equilibrada e socialmente justa”. Wladimir informou que inicialmente serão priorizados pelos consórcios os manejos dos resíduos sólidos e alguns aspectos do saneamento básico, inclusive com a construção de um aterro regional em Irecê.
Para o prefeito Zé das Virgens, a constituição do Consórcio é uma grande demonstração da descentralização do Estado a partir da valorização dos Municípios, por parte do Governo Jaques Wagner. “Nosso povo é o principal beneficiado com estas ações. Teremos condições de proporcionar uma qualidade de vida melhor, a partir da união entre as cidades que compõem a nossa região”, disse. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Irecê)

Abrigo São Vicente de Paulo comemora festa do idoso

Promover momentos de lazer visando a valorização pessoal, social e bem-estar do idoso, o Abrigo São Vicente de Paulo realiza mais uma edição da festa do idoso. De 19 a 26 deste mês acontece uma série de atividades, a exemplo de animação sócio-cultural com música de vários estilos, dança e shows de aeróbica com o professor Jujuba. Um dos objetivos do evento é elevar a auto-estima dos internos. A abertura foi com café da manhã promovido pelo Lions Ilhéus-Norte, apresentação da banda de música da Polícia Militar e palestra abordando o tema “Espiritualização dos homens”.

O presidente da entidade, Luiz Roberto Maia, diz que durante a semana todos os internos assistiram a apresentação dos grupos de teatro “Arte do Gueto” e “Tau”, do coral da Ceplac, do grupo de pré-idoso do sul da Bahia, de capoeira do Colégio-Modelo Luiz Eduardo Magalhães, de passeio promovido pelo Lions Clube Ilhéus-Norte e shows do grupo de forró Malagueta. Além disso, o padre Miro Silva e a Irmã Beomira Oliveira fizeram a pregação sobre “O amor de São Vicente às crianças e aos idosos”. O encerramento será sábado (26), a partir das 15 horas, com o grupo de melhor idade da Igreja Batista Lindinópolis.

Inaugurado em 1951, a Sociedade São Vicente de Paulo é uma instituição filantrópica de utilidade pública municipal, estadual e federal. Tem como missão abrigar idosos com mínimas capacidades de realizar as atividades básicas diárias. Na entidade eles recebem acompanhamento de equipe multidisciplinar, a exemplo de médica, fisioterápica, gerontológica, psicólogos, assistentes sociais, enfermagem e espiritual, além da participação de voluntários e corpo funcional, em torno de 40 servidores.

Atualmente, a entidade abriga 95 idosos, mas tem capacidade para comportar 100 pessoas. “A Sociedade São Vicente de Paulo é mantida através de programas governamentais, benefícios dos idosos – aposentadorias – doações da comunidade. Estamos com a campanha junto à população no sentido de ampliar o número de associados. Qualquer pessoa pode se engajar nessa luta. É bom lembrar que não autorizamos que pessoas usem o nome da entidade para esse fim. Basta ligar para (73) 3634-1906 e se tornar nosso sócio”.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Violência no Brasil cresce no interior, e jovens são principais vítimas

O diretor de pesquisas do Instituto Sangari, Julio Jacobo Waiselfisz, afirmou (dia 23), em audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana da Câmara dos Deputados, que as taxas de violência e de homicídios no Brasil cresceram significativamente nos últimos anos no interior do país, mas se mantiveram estáveis na maior parte das regiões metropolitanas. Na análise por faixa etária, os jovens de 15 a 24 anos se consolidaram como principais vítimas dos atos violentos. A taxa global de mortalidade da população brasileira caiu de 633 em 100 mil habitantes em 1980 para 553, em 2007. Entre os jovens, ficou estável, passando de 128 para 129 no mesmo período.

“A esperança de vida da população em geral melhorou sensivelmente nas últimas décadas, mas isto não aconteceu na juventude, devido, principalmente, às mortes violentas”, afirmou o pesquisador, autor do Mapa da Violência nos Municípios, estudo que analisa a mortalidade causada por homicídios, com foco especial nos crimes contra jovens, por acidentes de transporte e por armas de fogo. Segundo Jacobo, a interiorização da violência no Brasil tem como principais explicações a prioridade do Fundo Nacional de Segurança Pública para os investimentos em capitais e regiões metropolitanas violentas, descentralização do crescimento econômico com pólos destacados no interior e a melhoria na captação dos dados de mortalidade.
“No interior há muitas áreas com pouca presença da segurança pública. [Essas áreas] se apresentam como um terreno praticamente virgem para ser explorado pela criminalidade”, ressaltou Jacobo. Entre as 30 cidades mais violentas do Mapa da Violência de 2008, o último divulgado, figuraram apenas duas capitais. Recife (PE), na nona posição, com taxa de homicídios de 90,5 para cada 100 mil habitantes e Vitória (ES), na décima terceira posição, como taxa de 87 para cada 100 mil.
Cidades de fronteira, Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, com 107,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, e Colniza, em Mato Grosso, com taxa de 106,4 homicídios, ocuparam respectivamente a primeira e segunda colocação do ranking.
“As taxas podem ser um reflexo da incidência do contrabando e da pirataria na vida da população das cidades de fronteira”, avaliou Jacobo. “O mapa é importante para ver quais municípios têm índices de violência elevados e serviu para nos dar um panorama do que acontece nos interiores. É um termômetro que indica que determinado município está com febre”, acrescentou. (Fonte: Agência Brasil)

Obra na Gleba E termina nesta semana

O buraco formado na Avenida Eixo Urbano Sudoeste, bairro Gleba E, foi causado pelo rompimento da caixa que protegia uma rede adutora de água da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento). No intuito de resolver o problema da comunidade, a Prefeitura acionou imediatamente o órgão, que já iniciou as obras e se comprometeu a liberar a via ainda nesta semana.

O incidente aconteceu na última terça-feira (15/09), data em que a Prefeitura solicitou o reparo. Assim que a Empresa colocar o concreto no local, o Município inicia as obras de pavimentação asfáltica.
Preocupada em evitar novos danos causados pela atual instalação hidráulica do Município, que constantemente apresenta problemas, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) licitou projeto de reformulação de toda rede de abastecimento de água. A informação é do subsecretário Everaldo Siqueira. A Avenida Eixo Urbano Sudoeste é a principal via de acesso a Gleba E e com o incidente, a população ficou prejudicada. Segundo o comerciante Humberto de Souza Santana, morador da rua há 19 anos, o buraco diminuiu o movimento do estabelecimento e aumentou a poeira, já que os veículos utilizam a rua Juraci Magalhães, que não é pavimentada, para sair do bairro.
FISCALIZAÇÃO - As obras para implantação da rede de esgoto realizadas em Camaçari estão sendo fiscalizadas por uma comissão de acompanhamento. Integram o grupo, moradores, Prefeitura e representantes da empresa responsável pelas intervenções. O trabalho começou hoje (24/09), pelos bairros Recanto dos Pássaros, 46 e Nova Vitória. As visitas são realizadas mensalmente nos locais selecionados pela comissão.
O objetivo é garantir a participação da sociedade civil na execução do projeto de esgotamento sanitário. “O envolvimento da comunidade torna o processo mais transparente e democrático, em que o morador reivindica melhorias e sugere mudanças”, opina o diretor do Instituto Arborize e presidente da comissão, Durval Borges. (fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Secretaria de Saúde quer imunizar quase 27 mil cães e gatos em Ilhéus

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 26, das 8 às 17 horas, com a utilização de 40 postos, o Dia Municipal contra a Raiva. A meta do trabalho, que vai até o próximo dia 30, é vacinar cerca de 80 por cento dos 33 mil cães e gatos existentes em Ilhéus. Aloísio Leite, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ilhéus, chama a atenção para a importância das pessoas levarem seus cães e gatos aos postos, uma vez que o Nordeste vem apresentando uma incidência significativa da doença, que pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos através da mordida.

Segundo o coordenador do CCZ, para atingir a meta municipal e contribuir para o combate à enfermidade, cinqüenta vacinadores estarão trabalhando neste sábado. Ele lembra ainda que a vacina que será ministrada garante um grau de imunização muito maior do que as vacinas anteriores. “Em agosto, todos os profissionais que estarão atuando neste dia 26 receberam um treinamento. Na oportunidade, a veterinária Patrícia Sicupira explicou que a região Nordeste foi a única do país a ser contemplada com a nova vacina anti-rábica, que traz uma fórmula capaz de produzir menos efeitos colaterais”.

A Raiva, também conhecida como hidrofobia, é causada por um vírus Seu agente causador desencadeia-se principalmente em mamíferos como cães, gatos e morcegos. O vírus da doença pode ser transmitido através da mordida do animal. Na fase inicial, há apenas dor ou comichão no local da mordida, além de náuseas, vômitos e mal estar moderado (mau humor). Na fase seguinte, surgem espasmos musculares intensos na faringe e na laringe, com dores na deglutição. O indivíduo, então, ganha um medo irracional e intenso ao líquido, chamado de hidrofobia. Esta fase é considerada terminal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)