Utinga - 19ª semana de arte e cultura

A Semana da Arte e Cultura tem na cidade de Utinga, tradição há vinte anos, já faz parte do calendário cultural da cidade. Consciente da importância deste evento para a sociedade, a Prefeitura Municipal de Utinga deseja aperfeiçoá-lo ainda mais, atendendo às necessidades de mudança impostas pelo tempo.

O perfil dos produtos expostos e a programação cultural das Feiras refletem a riqueza e a oportunidade que artesãos e artistas têm de mostrar o seu trabalho, devido a ser um espaço aberto, vivo e receptivo à arte e cultura latente na nossa sociedade. A Semana da Arte reúne assim, as diversas manifestações culturais e artísticas de pessoas e grupos que não tem acesso para mostrar e viabilizar o seu negócio, o seu talento, de forma descomplicada, imediata.

A Semana da Arte e Cultura compõe-se de eventos e espaços abertos onde produtos, talentos e ideias são valorizados e compartilhados, favorecendo a tomada de consciência através do contato com a arte como um todo. Composto de mostras artísticas de diversos segmentos (dança, música, artes plásticas), e uma feira de artes, a semana da Arte acontecerá no período de 23 a 27 de Abril de 2010.

Voltada, na sua XIX edição, a Semana da Arte e Cultura ganhará novas formas, expansão, significado comercial, cultural e social dando também condições a artesãos e artistas de mostrarem os seus trabalhos em contato direto com o público. Dentro desta tradição do evento na cidade de Utinga, será inserida a Semana de Arte e Cultura de Utinga, com o objetivo de fortalecer a cultura em todas as suas linguagens dentro do Território de Identidade da Chapada Diamantina, dentro da Semana de Arte e Cultura de Utinga. Teatro, Dança, Manifestações Populares, Música Regional, Manifestações Tradicionais, palhaços, Grupos Folclóricos, Artesãos, enfim, todos os artistas da Chapada Diamantina encontrarão espaço para apresentação, intercâmbio e comercialização de suas “culturas”.

Este ano, as atrações musicais já confirmadas são: Rafaela Melo, Dinho Oliveira, Paulinho Jequié, Negra Cor, Na Pegada, Amor de Novela, Harmonia do Samba, O Troco; as atrações regionais: Di Pakera, Energia Baiana, A Correria; e as locais: Mania do Forró, Grupo Eros, Pagolight, Baêbakana e o lançamento da Banda Raghablack, além de muitos violeiros e músicos populares. (Prefeitura de Utinga)

Municípios de Sergipe se espelham em projeto de merenda escolar de Santo Antônio de Jesus

Após servir de referência para vários locais do Brasil, é a vez de municípios de Sergipe se espelharem no Projeto Muxima- Merenda Escolar Regionalizada e Nutritiva - implantado pela administração de Santo Antônio de Jesus desde 2005. Para isso, uma comitiva formada por representantes dos Municípios de Umbaúba, Estância, Cristinópolis e Lagarto, vieram a Santo Antônio de Jesus na manhã de sexta-feira, 08, conhecer de perto o Projeto. Segundo o secretário de Agricultura de Umbaúba, Edgar Cerqueira, o município de Umbaúba iniciou, este ano, o trabalho com a merenda regionalizada. "Queremos aperfeiçoar este programa que, no estado de Sergipe, fomos os primeiros a implantar".

Além do trabalho com a merenda regionalizada, a equipe também aproveitou para conhecer o trabalho do município com os derivados da mandioca. "A mandioca é nossa segunda cultura. Queremos ver como utilizar da melhor forma esse nosso recurso, levando o produtor a elevar seu nível de produção e agregando valor ao produto", destacou o Secretário. Para conhecer o leque de oportunidades oferecidas pelo produto, a comitiva contou com o apoio do Especialista em Mandiocultura da EMBRAPA, Joselito Mota, que acompanhou a equipe e realizou palestras no Centro de Mandiocultura da Embrapa, em Cruz das Almas.

O produtor rural, João Bezerra, um dos integrantes da comitiva, não escondia a empolgação com as experiências novas que estava adquirindo."Quero chegar em minha cidade e colocar logo em prática". Para o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Edson Diniz, visitas como essa são importantes, pois estimulam a troca de experiências. "Um município aprende com o outro. Isso é o mais importante! E fico feliz de ver que Santo Antônio, hoje, é exemplo para tantos lugares do país". Já o prefeito Euvaldo Rosa, enfatizou a disponibilidade da administração não só para receber as visitas, mas, inclusive, criar um grupo de estudos. "Dessa forma, poderemos tratar os assuntos de forma mais específica".

Impacto - O Projeto Muxima visa à regionalização da Merenda Escolar, no âmbito das vinculações com o desenvolvimento regional e com a cultura local. Para o prefeito "o mais interessante do projeto é que, além de proporcionar ao aluno uma merenda escolar saudável, estimula a economia local, através da compra dos produtos da merenda nas mãos do pequeno produtor do município.

A Coordenadora da Merenda Escolar da Secretaria de Educação,Conceição Lopes, lembra também que o projeto desde 2005 vem se solidificando cada vez mais no município graças a seriedade com que é desenvolvido e ao comprometimento da equipe. "Hoje já criamos uma boa relação com os produtores. Existe uma confiança mútua, mas também uma cobrança para que tudo seja da melhor qualidade", destacou.

Ainda segundo a coordenadora, o impacto para o aluno também é extremamente positivo. "Com alimentos nutritivos, o aluno melhora sua saúde, refletindo no desenvolvimento físico e mental da criança na escola e fora dela", finalizou.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)



Ministro recebe prefeito em audiência

O prefeito Tarcízio Pimenta foi recebido em audiência na manhã de ontem, terça-feira (13) pelo Ministro da Integração Nacional, João Santana. O encontro ocorreu no próprio Ministério, em Brasília. Participaram da reunião os secretários municipais, Carlos Brito (Planejamento), e Mizael Freitas (Prevenção a Violência), Carlos Geilson (suplente de deputado), e o deputado federal Colbert Filho. O ministro esteve acompanhado de assessores. Durante o encontro, o prefeito Tarcízio Pimenta entregou ao ministro relatório da Defesa Civil, com farta documentação fotográfica e de imagem, além de projetos voltados para obras de saneamento pluvial para Feira de Santana.

Além do Ministério da Integração Nacional, o prefeito também visitou o Ministério dos Transportes. Ainda foi entregue uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o pedido de novas unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”, destinado para as pessoas que habitam em áreas consideradas de risco. No último sábado (09), o Ministro da Integração Nacional, João Santana, esteve em Feira de Santana visitando as áreas atingidas pelas chuvas. Ele também visitou as famílias abrigadas e conheceu o suporte oferecido pela Prefeitura às famílias desabrigadas. De acordo com relatório da Defesa Civil, a chuva causou dando em 29 bairros de Feira de Santana, provocando um prejuízo de R$ 15 milhões. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana).




Biofábrica e Embrapa selam parceria para melhoria da produção de mudas

Uma reunião entre técnicos da Biofábrica e Embrapa, realizada na semana passada, em Cruz das Almas, selou a renovação do contrato de cooperação técnica entre as duas instituições visando melhorar a qualidade do material de propagação produzido pela Biofábrica. O presidente da Biofábrica, Henrique Almeida, considera a chancela da Embrapa de fundamental importância para adequar tanto o Laboratório de Propagação quanto a produção de mudas da Biofábrica aos padrões exigidos pelo mercado nacional.

Segundo o diretor técnico da Biofábrica, Durval Libânio, essa parceria proporcionará o lançamento de novas variedades de mandioca e fruteiras, pois a Biofábrica, em função de seu laboratório de cultura de tecidos, poderá multiplicar rapidamente, e em grande escala, esses materiais para serem distribuídos ao produtor. “Dessa forma, seremos parceiros no que tange ao lançamento de novas variedades e de variedades já lançadas de banana, abacaxi e mandioca”, completa.

O alto padrão de eficiência da Biofábrica é destacado pela Embrapa para que o instituto funcione como um dos principais atores na Bahia do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Bananeira desenvolvido pelo órgão federal. Quem diz isso é o analista da Área de Comunicação e Negócios para a transferência de tecnologias, Hermínio Souza Rocha, que participou da reunião em Cruz das Almas.

Para o analista da Embrapa, a parceria com a Biofábrica possibilitará o incremento de vários projetos de pesquisa da Embrapa nas áreas de mandioca e fruticultura tropical. “Enxergamos na Biofábrica a seriedade e competência para nos ajudar a desenvolver esses projetos”, diz Hermínio.

A reunião foi coordenada pelo chefe geral da Estação de Mandioca e Fruticultura Tropical da Embrapa, Domingo Haroldo Reinhardt. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)



Equipe do CRAS divulga entidade para conhecer demanda

Desde que foi implantado o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que a equipe de profissionais contratada para trabalhar no órgão, tem realizado visitas às entidades e associações comunitárias do município, bem como promovido reuniões visando levar ao conhecimento da população a verdadeira função dessa novidade para o município. Dentro da programação, aconteceu às 15 horas da tarde de domingo (11/04), uma reunião na Associação dos moradores dos bairros Alto Caiçara e Sol Nascente. Contando com boa participação popular, a reunião além de divulgar o CRAS, ainda discutiu projetos importantes como “minha casa, minha vida”, “mutirão social” e os cursos do SENAC que são oferecidos em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Avaliando a reunião como positiva, o Presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Alto Caiçara e Sol Nascente Antonio Fernandes Marinho, comentou que “sem o trabalho conjunto da secretaria não se poderia fazer muita coisa na área social.”, disse, ressaltando ainda que aquele “era um momento único para se conhecer os anseios e necessidades da população”, Antonio esclareceu ainda que os bairros que compreendem a Associação contam com mais de 5.000 pessoas e 1.180 famílias, “mas que infelizmente nem todos pensam da mesma forma, não valorizam esse momento tão importante para a melhoria da vida comunitária”.

A Secretária de Assistência Social Graça Cotrim falou sobre o empenho da secretaria da assistência social em melhorar a qualidade de vida da população, ‘ só não cresce quem não quer, pois a secretaria tem buscado incansavelmente implantar cursos e projeto voltados a capacitação e geração de emprego e renda da população”, disse ela, comentando que brevemente o Mutirão Social trará 50 cursos gratuitos para atender as demandas da população.

Com referência ao CRAS, configurando como uma conquista na área social Graça Cotrim enfatizou que se trata de “uma unidade pública estatal de base municipal que atua com as famílias e seus membros em condições vulneráveis, prevenindo os riscos e evitando que as famílias e seus membros tenham seus direitos violados”. “O CRAS contribui com o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentado seu protagonismo, dessa forma, identifica as reais demandas, com o propósito de ofertar uma proteção social básica”, completou Valda Márcia, Assistente Social da Unidade.

Participaram ainda da reunião: O Chefe de Gabinete da Secretaria de Assistência Social Francisco Donato, a Coordenadora do SENAC Madalena Cotrim, O Chefe da Divisão Comunitária Haroldo Barros e a Coordenadora do CRAS, Núbia Nunes e as estagiárias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)




Mais de 40 mil imunizados contra H1N1

As vacinas contra a gripe H1N1 continuam disponíveis para pessoas entre 20 e 29 anos de idade até o dia 23 deste mês. A próxima etapa da campanha beneficia idosos portadores de doenças crônicas. Desde o início da campanha contra a Influenza A, no dia 8 de março, foram imunizadas 40.545 moradores de Camaçari. As pessoas com mais de 60 anos terão um Dia D exclusivo. É em 24 de abril, quando começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Comum, que vai até o dia 7 de maio. Se tiver doença crônica, o grupo será vacinado também contra a gripe A. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

As vacinas contra a Influenza A (H1N1) estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto em Machadinho e Fonte da Caixa, além do Centro de Referência em DST/Aids (Cres) e Hospital Geral de Camaçari (HGC). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o objetivo de proteger o grupo com maior risco de mortandade por H1N1 e assegurar a interrupção da cadeia de transmissão da doença no Município. No HGC, o expediente é das 8h às 12h.

DIA D - O Dia D de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), realizada nacionalmente no sábado (10/04), imunizou 10.044 pessoas em Camaçari. Cerca de 600 pessoas trabalharam em 14 postos volantes e 35 postos fixos, incluindo o HGC.

Ainda podem procurar os postos de saúde para vacinação, pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças de seis meses a 2 anos. A quinta etapa, realizada de 10 a 21 de maio, atende adultos de 30 a 39 anos. Conforme a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), a meta é vacinar 100 mil pessoas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Novos veículos compõem a frota municipal de Mirante

A Administração Municipal, sempre buscando cumprir com os compromissos assumidos e de forma a sanar as carências existentes em cada área, adquiriu novos veículos para compor a frota municipal, como um caminhão F – 4000, um Uno Miller, uma Pick-up S10 e uma ambulância. Também foi adquirido através de convenio com o FNDE um ônibus de 57 lugares no valor de R$ 203 mil.

De acordo com assessoria da prefeitura, o ônibus “Escolarbus” foi desenvolvido para transitarem em estradas de difícil traficabilidade, pois contam com design diferenciado e recursos que facilitam a realização de manobras e protegem os veículos das adversidades do meio. Sua estrutura robusta, inspirada nos ônibus amarelos do transporte escolar norte-americano, como o assoalho acima da altura do capô dos automóveis, coloca o passageiro fora da zona de maior impacto em caso de colisões. Esses micro-ônibus são mais altos e também equipados com cadeiras de rodas e especiais para alunos portadores de necessidades especiais. (Prefeitura de Mirante)

Prefeitura de Uruçuca entrega reformas da Delegacia e Merenda escolar

A população de Uruçuca recebeu, oficialmente, as instalações reformadas da Delegacia da Polícia Civil e prédio da Merenda Escolar do município. Realizadas pelo governo municipal, as intervenções foram entregues durante solenidade no último domingo (11). “Executamos as obras com recursos próprios, pois entendemos que investimos em serviços essenciais à comunidade”, disse o prefeito Moacyr Leite.

A Delegacia da Polícia Civil, que funcionava em condições precárias, recebeu nova pintura e reparos em sua infraestrutura. De acordo com Moacyr Leite, apesar de a segurança pública ser responsabilidade do governo estadual, a Prefeitura pode colaborar em favor da população. “Anteriormente, ajudamos a Polícia Militar, contribuímos para o novo alojamento dos policiais e articulamos a aquisição de uma nova viatura”, informou.

O prédio onde funciona a merenda escolar recebeu o nome de Dioneles Leones Santana e foi totalmente adaptado, seguindo padrões de higiene para manipulação e armazenagem dos alimentos. “Hoje, os funcionários contam com um ambiente adequado para preparar a merenda dos estudantes com qualidade. Muito diferente do espaço insalubre que foi deixado pela administração anterior”, declarou o chefe do executivo municipal. A entrega das novas instalações foi acompanhada por populares, vereadores e demais autoridades municipais. Também estiveram presentes o Deputado Federal José Carlos Araújo, o secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro, e o Capitão da Polícia Militar, Hosannah Rocha.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)


Reuniões periódicas tratam do aterro sanitário municipal

O Aterro Sanitário Municipal é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos e comerciais. Dessa forma, para que o local cause o menor impacto ambiental possível, a administração municipal vem implantando procedimentos que constantemente são discutidos e cobrados em reuniões periódicas com o Prefeito Euvaldo Rosa, como a que aconteceu na manhã de hoje, 12, no próprio aterro municipal. "Esses são momentos onde discutimos a rotina do aterro, buscando avanços contínuos. Já melhoramos muita coisa, mas ainda temos muito a fazer", revelou o Prefeito.

O projeto de reestruturação do aterro está sendo uma prioridade dentro da administração municipal e conta com uma equipe especializada, que planeja, organiza e faz um acompanhamento diário de todo o trabalho com o lixo municipal. "É um trabalho feito com muita seriedade e comprometimento, embora as melhorias apresentem resultados gradativos. Tenho certeza que daqui a algum tempo nosso aterro sanitário será referência não só para a região, mas para todo o Estado", destacou o Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio ambiente, Edson Diniz.

De acordo com a Engenheira Ambiental, Mila Wanderley, o cuidado com o aterro, além do benefício ambiental, tem grande impacto para saúde pública. "Essas melhorias também atingem diretamente para a saúde da população, já que reduzem os focos de vetores transmissores de doenças", explicou. Na ocasião, foram discutidos assuntos como recebimento, disposição e recobrimento de resíduos; cobertura diária e final dos resíduos; drenagem interna e superficial; lagoas de estabilização e queima de gases; além de monitoramento e manutenção.

Equipe - Além do Prefeito, do Secretário de Agricultura e da Engenheira Ambiental, participaram também da reunião a engenheira ambiental, Mila Wanderley; a secretária de ação social, Dalva Mercês; o diretor de Indústria e Comércio, Antônio Galvão; a diretora de agricultura, Maria de Fátima; o Diretor de Serviços Públicos, João Coni; o coordenador da Feira Livre, Osias Lopes; o Encarregado de Terraplanagem do Aterro, Edvan Almeida; o assessor administrativo da Secretaria de Agricultura, Marcos Amparo; além do representante da GSS Ambiental, Edmilson da Silva. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)


Ilhéus protocola pedido de revisão territorial

O município de Ilhéus protocolou junto à Superintendência de Estudos Sócio-Econômicos da Bahia - SEI (Protocolo nº 140110000554712) pedido de revisão dos seus limites territoriais, após conhecer o resultado do novo mapeamento estadual que, por equívocos, trouxe prejuízos para o município, com perda de áreas. Ao encaminhar o pedido, o prefeito Newton Lima salientou a importância de que, no momento da execução dos serviços de revisão, o levantamento seja feito com acompanhamento de representantes dos municípios limítrofes, no intuito de que tudo seja realizado às claras e que não paire dúvidas sobre a decisão final do estudo, conforme correspondência enviada aos prefeitos de Uruçuca, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Buerarema e Uma.

No caso específico de Ilhéus, os equívocos identificados situam-se basicamente nas divisas com o município de Buerarema, na área Sudoeste; com o município de Uruçuca, na região do Sargi e ainda na região do distrito de Banco Central. Esses erros cometidos na elaboração do novo mapa territorial ocorreram, principalmente, por que várias locais ou até mesmo regiões, com o passar dos anos, foram alterando tanto o aspecto topográfico como também aconteceram mudanças de nomenclaturas.

No que se refere aos limites entre Ilhéus e Itabuna, não existe problema de equívoco, mas sim, de conurbação urbana, ou seja, grande área do bairro da Califórnia, pertence legalmente a Ilhéus, desta forma, como todos os serviços públicos são oferecidos por Itabuna, tem ocorrido, ao longos desses anos, uma acomodação pacífica entre os municípios. É determinação do prefeito Newton Lima encontrar uma solução para esse problema, de forma conjunta, para garantir o direito de ambos os municípios, “que deverão estar cada vez mais unidos na busca de soluções dos problemas comuns, inclusive visando a futura região metropolitana, num futuro bem próximo”, concluiu o prefeito, antes do seu embarque para a Itália.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Brigada de Incêndio socorre atingidos

Prezando pela vida humana, a Brigada de Incêndio da Guarda Municipal de Feira de Santana tem socorrido as famílias atingidas pelas fortes chuvas que vem caindo na cidade. Formada por 30 guardas municipais treinados pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar, a Brigada têm prestado assistência em pontos de alagamento. A equipe está realizando o resgate de vítimas nas áreas alagadas e a condução dos desabrigados ao Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva, local onde os atingidos estão recebendo apoio. Até o momento a Brigada já socorreu famílias em alguns bairros como a Queimadinha, Liberdade e Expansão do Feira IX.

Conforme o coordenador da equipe, o guarda municipal Marcos Vinicius Alves, os socorristas estão de prontidão para atender aos chamados. “Aqueles que precisarem do nosso apoio podem ligar para o número criado pelo Governo Municipal, o SOS Chuva: 8844-5209, que estamos prontos para atender”, enfatiza. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)

Prefeitura e SAAE inauguram três sistemas de abastecimento na zona rural

Ter água tratada dentro da residência é comum para muita gente, mas, no ano passado, isso era um sonho para a dona-de-casa Maria Bomfim, de 40 anos, moradora de Bernardo Lapa, distrito de Jequiriçá. Agora já com acesso a água tratada e de qualidade em sua casa, ela já contabiliza as vantagens proporcionadas pelo Programa Água em Casa, criado pela prefeitura municipal em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)


O objetivo do Programa Água em Casa é levar água tratada, de forma ininterrupta, à população de baixa renda residente nas zonas rurais através de implantação de redes de distribuição e ligações domiciliares. O programa tem como missão beneficiar 100 famílias, a meta é triplicar este número através da implantação de outros sistemas de abastecimento. Dona Maria é uma das 100 pessoas beneficiadas, da comunidade do Jequiriçá, e já faz até planos com a novidade. “Agora não vou mais me cansar, o rio fica tão distante de minha casa, agora a água vai cair em minha torneira. Que maravilha”, comemorou entusiasmada.


Para o morador do Orobó, conhecido na comunidade como Pai Nem, a realidade mudou acentuadamente. Antes, recorda a água só chegava às moradias por meio de "gambiarra". Segundo ele, havia dias em que, já por volta das cinco da manhã, era uma grande fileira de pessoas indo buscar água, devido à grande procura. Além de já possuir o líquido na própria torneira, ele também destaca o valor da tarifa. "Como o SAAE já nos ensina a evitar o desperdício vou gastar só o necessário, será bem baratinho pra mim ", ressalta. "A vida de todo mundo mudou pra melhor. Graças a Deus em primeiro lugar e depois o prefeito que valorizou o homem do campo", completa.


Durante a inauguração em Bernardo Lapa, o prefeito Ramiro Campelo recebeu homenagens da comunidade, a exemplo da moradora Sandra Santos. “Quero em público parabenizar ao prefeito e a diretora do SAAE pela eficácia e atenção com nossa comunidade”, agradeceu entregando a diretora, Viviane Mello, um buquê de rosas ofertado pela comunidade. “Estamos muito felizes em perceber em cada rosto aqui presente a alegria e satisfação com mais uma ação de nosso governo. Como sempre digo este é o nosso papel, o papel de uma gestão que quer o bem de sua comunidade, ouvindo, transformando sonhos em projetos, e projetos em realidade. Esta é a missão de nossa equipe, oferecer qualidade de vida a toda comunidade independente de raça, cor ou religião”, esclareceu o prefeito Ramiro.


Logo após aconteceu no evento a distribuição de mudas de Acácia Mangium, coordenada pela secretaria de Agricultura. “A idéia do prefeito Ramiro de trazer esta vegetal, serviu para implantarmos e darmos ampla dignificação a vida do agricultor através deste projeto”, comentou Michel Meireles, diretor de Agricultura. Presentes ao evento secretários e diretores de governo, associações de agricultores e diretores da Federação de Agricultores do Jequiriçá.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Valença)

Pojuca: Crédito para agricultores rurais

Para incentivar ainda mais a agricultura familiar no município de Pojuca, a Prefeitura em parceria com o Banco do Nordeste, está viabilizando crédito para que os agricultores possam investir nas plantações rurais. Através do Crediamigo, Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, os pequenos produtores rurais têm acesso a financiamento para desenvolver atividades relacionadas à produção, comercialização de bens e prestação de serviços. Além disso, o Crediamigo oferece aos empreendedores o acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva ao mercado. Ao todo já foram beneficiados 80 produtores da região. Esse crédito só está sendo liberado porque a Prefeitura, através do Departamento de Desenvolvimento Econômico, regularizou antigos débitos dos agricultores familiares com o Pronaf- Programa Nacional de Fortalecimento Agrícola. Agora que está tudo regularizado, os agricultores já estão sendo contemplados. Outras ações como assistência técnica agrícola, distribuição de sementes e preparação das terras para o plantio, também estão acontecendo para que nossa zona rural volte a se desenvolver. (Prefeitura de Pojuca)


Prefeitura de Uruçuca entrega reformas da Delegacia e Merenda escolar

A população de Uruçuca recebeu, oficialmente, as instalações reformadas da Delegacia da Polícia Civil e prédio da Merenda Escolar do município. Realizadas pelo governo municipal, as intervenções foram entregues durante solenidade no último domingo (11). “Executamos as obras com recursos próprios, pois entendemos que investimos em serviços essenciais à comunidade”, disse o prefeito Moacyr Leite.

A Delegacia da Polícia Civil, que funcionava em condições precárias, recebeu nova pintura e reparos em sua infraestrutura. De acordo com Moacyr Leite, apesar de a segurança pública ser responsabilidade do governo estadual, a Prefeitura pode colaborar em favor da população. “Anteriormente, ajudamos a Polícia Militar, contribuímos para o novo alojamento dos policiais e articulamos a aquisição de uma nova viatura”, informou.

O prédio onde funciona a merenda escolar recebeu o nome de Dioneles Leones Santana e foi totalmente adaptado, seguindo padrões de higiene para manipulação e armazenagem dos alimentos. “Hoje, os funcionários contam com um ambiente adequado para preparar a merenda dos estudantes com qualidade. Muito diferente do espaço insalubre que foi deixado pela administração anterior”, declarou o chefe do executivo municipal.

A entrega das novas instalações foi acompanhada por populares, vereadores e demais autoridades municipais. Também estiveram presentes o Deputado Federal José Carlos Araújo, o secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro, e o Capitão da Polícia Militar, Hosannah Rocha. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)


Guanambi terá novo frigorífico

O Prefeito do município de Guanambi, Charles Fernandes, o Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, e o Presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, Elder Guimarães, visitaram na manhã da última segunda-feira, 12/04, as instalações do futuro frigorífico de Guanambi, de propriedade do empresário Mauro Moraes. Destinado ao abate de bovinos, ovinos, caprinos e suínos e com capacidade para abater cerca de 50 animais por hora, a previsão para o início das operações do frigorífico está prevista para o final do ano de 2010. A estrutura empregada da construção do mesmo aponta para um elevado padrão técnico de produção que, certamente, aumentará a oferta, variedade e concorrência no mercado de carnes da região.

O prefeito Charles Fernandes elogiou o empreendimento, principalmente a atenção dada pelo empresário ao cumprimento das especificações técnicas necessárias para um abate e manuseio seguro e higiênico. Élder Guimarães parabenizou a iniciativa ao passo que o secretário Hugo Costa reafirmou a necessidade de novas empreitadas no mercado regional a fim de oferecer uma maior oferta de itens ao consumidor local, bem como o aumento da geração de emprego e renda no município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

Saúde vacina mais de 22 mil pessoas em Itabuna

A Secretaria Municipal da Saúde comemora os números registrados durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Itabuna. Foram mais de 22 mil pessoas imunizadas nessa primeira etapa, que envolveu crianças (entre seis meses e um ano), adultos (entre 20 e 29 anos), gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas. De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, a campanha de vacinação em Itabuna foi deflagrada no começo de março e intensificada no dia nacional, sábado (10), em todas as unidades de saúde do município.

A estudante Camila Andrade, 22 anos, do bairro Pontalzinho, foi uma das que destacaram a importância da vacinação, ao afirmar que “a gente tem contato com diversas pessoas e há uma preocupação muito grande de todos nós, no momento em que a doença está presente no dia a dia”. A auxiliar administrativa Maria Cecília da Cruz, 31 anos, também reconhece a necessidade da imunização porque, segundo ela, “traz mais segurança para as pessoas e principalmente para mim, que estou gestante”. Para ela, com a dose recebida, “até meu bebê estará mais seguro”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Seminário discute políticas públicas para os jovens

A Prefeitura, através da Coordenadoria de Juventude de Camaçari, promove sexta-feira (16/04) o 2º Seminário de Políticas Públicas da Juventude, às 8h, no auditório da Cidade do Saber. O objetivo é capacitar os gestores das secretarias, no que diz respeito aos assuntos relacionados às políticas públicas para a juventude.

A capacitação será realizada pela Secretaria Nacional de Juventude, ligada à Secretaria Geral da Presidência da República, que encaminhará os técnicos para a realização do evento. O seminário contará com a presença do prefeito Luiz Caetano, de representantes da Secretaria Nacional de Juventude, da Coordenação Estadual de Juventude, da Coordenação do Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Governo e da Coordenadoria de Juventude de Camaçari. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

PAA de Itororó realiza primeira compra de alimentos do ano

A Casa do Agricultor, órgão ligado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Itororó, realizou a primeira compra do ano através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Produzidos por 40 famílias de pequenos agricultores cadastradas, os alimentos foram adquiridos na última sexta-feira (09). Os produtos serão destinados a entidades assistenciais do município, como: Igreja Batista, Igreja Batista Nova Sinai, Centro Bandeirante de Recreação de Itororó, Associação Fraternal Vale do Colônia, Caixa Escola do Colégio Estadual Getulio Vargas e Casa do Idoso.

Estima-se que, anualmente, o Programa de Aquisição de Alimentos aplicará mais de R$ 144 mil no setor da agricultura familiar. O PAA é uma das ações do Fome Zero, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social. O programa visa incentivar os pequenos agricultores, adquirindo suas produções a preços justos e destinando os alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar ou entidades assistenciais.

O PAA está sendo visto como uma ferramenta importante para fortalecer a agricultura familiar em Itororó. “Antigamente, eu ficava o dia inteiro na feira, não vendia todos os meus produtos porque os clientes queriam pagar pouco e não compensava. Hoje, já penso em economizar essa ajuda que ganho vendendo para o governo, para, no futuro, comprar uma vaquinha de leite”, disse a pequena agricultora da região da Piabanha, dona Lucineide Souza. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)

Saúde Mental foi o tema discutido em Caculé

“Saúde Mental - direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” foi o tema discutido durante a reunião municipal, realizada no dia 07 de abril, pela Secretaria Municipal de Saúde e equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. A reunião teve o objetivo de discutir os eixos temáticos que serão trabalhados na IV Conferência Nacional em Saúde Mental, para isso, houve avaliação e debate sobre a realidade municipal nesta área, explanação sobre direitos humanos e cidadania, além de levantamentos de propostas que serão encaminhadas para a Conferência Regional.

A reunião contou com a participação de usuários, familiares e equipe do CAPS, demais profissionais da saúde, profissionais da área educacional, da assistência social, representantes da sociedade civil e comunidade em geral. A avaliação da atuação do CAPS de Caculé foi positiva, o centro é referência na região no atendimento e apoio aos portadores de transtornos mentais. “Em cinco anos de atuação, os avanços foram muitos, o serviço ampliou e se consolidou e o que precisamos agora são de novos parceiros; é necessária uma ação em conjunto com todos os segmentos da sociedade” avaliou a coordenadora de saúde mental no município de Caculé, a Enfermeira Sâmara keyse Domingues. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)