São Desidério comemora o 48º aniversário

Para comemorar o 48º aniversário de emancipação política de São Desidério, dia 22, o Governo Municipal antecipou as comemorações que começaram no dia 21, domingo. Pela manhã, às 08h foi dada a largada do 15º Rally Masculino de Bike, que este ano conta com a participação de cerca de 1300 homens, num percurso de aproximadamente 70 km de estrada de chão por povoados do município.


Dia 22, segunda-feira, data oficial do aniversário, às 04h uma alvorada festiva percorre as principais ruas da cidade. Às 08h haverá o momento cívico com hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura Municipal com participação da Filarmônica os filhos do este de Angical, e do coral de São Desidério. Às 11h o Governo do Desenvolvimento e Cidadania irá inaugurar a escola Henrique Vieira de Barros, no povoado de Almas, a cerca de 40 km da sede. A nova estrutura oferece seis salas, laboratório de informática, secretaria, quatro sanitários, cantina e espaço para recreação. Uma nova escola que oferecerá mais qualidade à educação do município. A solenidade de inauguração conta com a participação de representantes políticos municipais e população em geral.


Rally Masculino - Tudo começou quando há 15 anos um grupo de 18 amigos decidiram encarar a aventura e percorrer de bicicleta estradas chão que cortam e ligam alguns povoados. Denivan Conceição era um desses aventureiros. Ele relembra a primeira vez que participou e afirma que cada ano é uma emoção diferente. “Nós já tínhamos o costume de fazer esses passeios e era sempre muito bom”.



Denivan ressalta que o número de participantes no evento aumentou a cada ano. Até que a partir do quinto ano, com mais de 100 participantes, ganhou apoio da prefeitura e passou a ser melhor organizado, com distribuição de camisetas e prêmios. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A chegada do rally na cidade ao final da tarde reserva sorteio de prêmios e festa com trio elétrico na orla da barragem. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Desidério)

CNM agenda duas reuniões para os dias 9 e 10 de março

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) agendou para o próximo mês duas reuniões municipalistas em Brasília. A primeira, dia 9 de março, reunirá os presidentes das entidades estaduais e os integrantes da diretoria da CNM para uma Assembleia-Geral Extraordinária. A segunda, dia 10, reunirá gestores municipais de todo o País para discutir temas de interesse dos Municípios.

Para o primeiro encontro, destaque na pauta para discutir estratégias de mobilização no Congresso Nacional, com todos os prefeitos, para reivindicar junto aos parlamentares a partilha dos Royalties do pré-sal com todos os Municípios e a regulamentação do financiamento da Saúde.

A CNM também irá destacar aos presentes a importância de manter a população informada sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em razão da injusta partilha de recursos e o excesso de descentralização de responsabilidades. Além disso, será discutida a necessidade de uma mobilização nacional sobre temas como Saúde, Educação e Finanças.

O planejamento, a organização e a discussão dos principais tópicos da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – agendada para o mês de maio – também estão na pauta do dia 9 de março. Por ser o maior evento municipalista do Brasil, o encontro favorece o diálogo entre os gestores municipais e o governo federal.

Mobilização - A mobilização do dia 10 de março também vai tratar de temas como os Royalties do pré-sal, perspectivas das finanças municipais para 2010, a XIII Marcha e o piso salarial do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde. Todos os gestores também serão convidados a apoiar uma mobilização nacional da CNM no dia 19 de março. (Fonte: CNM)

Serrinha constrói Unidade de Saúde para o bairro da Santa

O Prefeito Osni Cardoso realizou uma visita técnica ao terreno onde será construída a Unidade de Saúde da Família do bairro da Santa/Ozeas. A USF será instalada na Rua João Antonio da Silva e contará com três consultórios, sala de imunização, sala de coleta e banheiros que serão construídos em terreno próprio, em um área total de 130m2.


Esta obra é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Serrinha e o investimento está estimado em 117 mil reais, com previsão de entrega para junho/ 2010. A empresa responsável pela execução é a Futura Construções e a fiscalização da obra fica por conta da equipe de Engenharia da prefeitura. (Prefeitura de Serrinha)

Santa Brígida: Conclusão da obra de Pavimentação do acesso ao Cemitério

Em 2009, a prefeitura lançou a campanha “Transforme seu IPTU em Obras”. Como objetivo principal da campanha, a prefeitura se comprometeu em complementar a pavimentação da Rua dos Romeiros, que dá acesso ao cemitério local, mas, além disso, a obra atende diretamente as famílias da Vila São Pedro.


Embora a população já houvesse solicitado ao Poder Público tal obra, já que na época de chuva o transtorno era constante, inclusive de difícil acesso às pessoas que conduzem seus entes queridos falecidos para os sepultamentos no cemitério; a prefeitura entende a necessidade da obra pelo ponto de vista de também esta rua ser entrada na cidade de quem vem no sentido Ingazeira/centro.


Desde 2005, praças e ruas vem sendo pavimentadas e conservadas com estes recursos, gerando um bem estar na população.


Ao todo são mais de 3 mil m² de calçamento com meio fio e passagem de esgoto e foram investidos mais de 150 mil reais. Segundo o secretário municipal, Ronaldo Nunes e o prefeito Teles, mais obras acontecerão a partir da contribuição dos impostos da população, afinal, esta é a principal finalidade, mas também mediante recursos provindos de emendas parlamentares que tramitam no Governo. (Prefeitura de Santa Brígida)



Grande expectativa para a conclusão da escola do povoado Tapera em Ribeira do Pombal

Há alguns meses atrás foi dado início a uma das mais importantes obras no Município, o Pólo Educacional do Povoado Tapera, uma gigantesca obra que a Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal vem realizando com recursos próprios e que dará ao Povoado e região uma importante unidade escolar composta por 8 salas de aula, além das salas de direção, coordenação e secretaria. A escola também contará com biblioteca, sala de informática, cantina, pátio e uma quadra poli-esportiva.


A obra tem gerado 69 empregos diretos para pedreiros, serventes, carpinteiros e outros profissionais e o bom andamento nesta fase de conclusão tem proporcionado uma maior expectativa para toda a população que será beneficiada com este investimento. Com isto a cidade tem crescido também em qualidade educacional, não só no que diz respeito á qualidade de ensino, mas também na formação de estrutura física de qualidade. (Prefeitura de Ribeira do Pombal)


Escolas de Porto Seguro estão sendo preparadas para volta às aulas

A Secretaria de Educação de Porto Seguro está trabalhando em ritmo acelerado no sentido de preparar as escolas do município para receber seus 32 mil alunos na volta às aulas, que acontecerá a partir da primeira semana de março. Para isso, segundo o novo secretário, Marcius Beltrão, estão sendo feitas intervenções, como reforma de banheiros e salas de aulas, pintura, recuperação de carteiras e aquisição de mobiliário. Além disso, está em curso a licitação para aquisição da merenda escolar.


“A orientação do prefeito Abade é para que não falte merenda escolar nem transporte de qualidade para nossos alunos”, salienta o secretário, acrescentando que o objetivo principal de sua gestão é trabalhar para aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos alunos da rede pública. “Também não vamos permitir que alunos fiquem fora das salas de aulas. Quem tiver problema com vaga deve procurar a Secretaria de Educação ou a direção da escola para encontramos uma solução”, avisa.


Além de cuidar da estrutura física e do mobiliário das escolas, a grande preocupação do secretário é com a qualidade de ensino nas salas de aula. “A educação acontece nas escolas, não no prédio da Secretaria, que precisa dar suporte às demandas. Aplicamos um modelo de gestão descentralizada, onde procuramos dar responsabilidades, oferecer condições de trabalho e cobrar resultados”, afirma. (Prefeitura de Porto Seguro)

Pojuca ganha mais uma biblioteca

Uma parceria firmada entre a Prefeitura Popular, Ferbasa e Fundação José Carvalho vai garantir a construção de mais um espaço de convivência em nossa cidade. Dessa vez, os beneficiados serão os moradores do bairro de Central.


Na localidade, será erguida uma Biblioteca com o objetivo de estimular a cultura literária nos jovens. O novo espaço será construído no lugar onde funcionava a creche Almerinda Bonfim.

A estrutura será composta por salas de informática e de leitura, onde monitores ajudarão os estudantes em pesquisas escolares e na busca de livros e outras publicações.

A idéia é estimular a leitura, trabalhar a produção literária e incutir nas crianças e jovens que estudam ou moram no bairro a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual do indivíduo.

A construção da Biblioteca atende a uma demanda dos moradores de Central e do Corujão, que em 2009 participaram de algumas reuniões com representantes da Prefeitura Popular e aprovaram a construção do espaço.

O início está previsto ainda para o primeiro semestre deste ano. (Prefeitura de Pojuca)


Obras do ‘Minha Casa Minha Vida’ geram emprego e renda em Juazeiro

A construção de 2.500 casas do Programa Minha Casa Minha Vida foi iniciada nos últimos meses de 2009 e está movimentando a geração de emprego e renda na cidade. Nos canteiros de obras das empresas Gráfico Empreendimentos no bairro Park Residencial e Sertenge nas proximidades do Campus II da Univasf, muitos profissionais que estavam fora do mercado de trabalho, encontraram na obra a oportunidade de emprego e segundo as construtoras, novas vagas estão disponíveis.


No canteiro de obras da empresa Sertenge as 1.500 casas estão sendo executadas por 680 funcionários. Segundo o engenheiro responsável Guilherme Luz, daqui a 30 dias mais encanadores, eletricistas e calceteiros serão necessários para a continuidade do cronograma. “Terminamos a fase da fundação e agora as atividades executadas são para a estruturação das casas. A expectativa é entregar todas as casas até o mês de agosto”, informou.


Os profissionais da construção civil interessados em trabalhar nas obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ devem se dirigir ao SINE BAHIA que funciona no Campus II da UNIVASF na BA 210. As 2.500 unidades habitacionais vão atender famílias que recebem de 0 a 3 salários, e em Juazeiro mais de 16 mil pessoas se inscreveram para o Programa. (Prefeitura de Juazeiro)

Secretaria de Cultura de Jequié pretende atualizar Inventário Turístico

A Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié busca a atualização do Inventário Turístico do Município, conforme modelo indicado pelo Ministério do Turismo. O trabalho será feito a partir de uma parceria envolvendo a Prefeitura Municipal e a Fundação Visconde de Cairu [FVC]. Na semana passada, o diretor de Turismo do Município de Jequié, Ricardo Ferreira, entrou em contato com o presidente da FVC, professor Jorge Carvalho, a fim de acelerar o processo.


O Inventário Turístico é um documento elaborado com o objetivo de identificar os atrativos, serviços, equipamentos, infraestrutura, meios de acesso, fornecedores, concorrentes, clientes, mão-de-obra, entidades de classe, características socioeconômicas, tecnológicas, legais e políticas de uma localidade. De acordo com o secretário de Cultura, Bené Sena, a atualização dos dados é de grande importância não somente para a Prefeitura, a fim de obter subsídios para planejamento turístico sustentável, assim como para turistas em busca de informações sobre a região; estudantes para realização de pesquisas e estudos; empreendedores com objetivo de ter maiores informações sobre o local que pretende abrir empreendimento turístico ou não; imprensa e outros interessados. (Prefeitura de Jequié)


Sete escolas serão construidas na Zona Rural de Barra

As comunidades de Cachoeira, Porto de Palha, São Gonçalo, Bonfim, Fazenda Saco e Baixão de Arcanja terão em breve, uma nova escola para educar suas crianças. Em cada uma dessas localidades será construído um prédio com quatro salas de aula, dois sanitários, biblioteca, pátio coberto, cantina, despensa e infocentro (sala equipada para aulas de informática). A população da Boca do Saco também será contemplada, a diferença é que a construção terá duas salas de aula, e não quatro – Isso, devido à menor demanda de alunos no local. (Prefeitura de Barra)


Santa Casa de Itabuna completa dois anos da cirurgia cardíaca

Com a primeira cirurgia cardíaca realizada na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna em 15 de fevereiro de 2008, o Serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca da instituição comemorou dois anos do feito, apesar de o serviço permanece sem o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde. Apesar da média de 150 cirurgias já realizadas em pacientes conveniados e particulares no Hospital Calixto Midlej Filho durante este tempo, uma demanda reprimida continua sem ser atendida. Nesta terça-feira (23), uma nova vistoria será realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).


Para o coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca da SCMI, o médico Décio Cardoso, a urgente necessidade de credenciamento do serviço pelo SUS está diretamente ligado à grande demanda na região. “Hoje temos toda a infraestrutura necessária, realizamos cirurgias com sucesso, mas o nosso paciente SUS tem que ser mandado para uma fila de mais de dois anos em hospitais de Salvador”, declarou Décio.


O credenciamento do serviço está diretamente ligado ao oferecimento do que se chama de integralidade da assistência, verificada na disponibilização pela Santa Casa de todos os trâmites necessários para um paciente cardíaco. “Após esta vistoria, com a possibilidade de inclusão do serviço na contratualização da Santa Casa com a Sesab, ofereceremos as consultas clínicas, realização de exames e o tratamento cirúrgico e hemodinâmico, tudo em um sistema integrado, a partir da entrada do paciente pelo Pronto Socorro do Hospital São Lucas, ou pacientes já internados em outras unidades hospitalares”, declarou o médico Décio Cardoso.


Hoje, em Itabuna, consultas clínicas de cardiologia somente são oferecidas de forma particular e conveniada, com a disponibilidade de poucos exames pelo SUS, a exemplo do ecocardiograma e eletrocardiograma. “Com o credenciamento SUS, teríamos além destes, exames de holter, mapeamento e teste ergométrico, além de procedimentos cirúrgicos como angioplastia e cateterismo”, definiu o coordenador do Serviço.


Com o esperado credenciamento SUS, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna passará a ter o primeiro serviço de cirurgia cardíaca na região Sul e Extremo Sul da Bahia. Mesmo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde de que seja oferecido um serviço de cirurgia cardíaca para cada 500 mil habitantes, toda estrutura médico hospitalar já em funcionamento no Hospital Calixto Midlej Filho e com todos os critérios de avaliação já cumpridos, a Santa Casa de Itabuna permanece sem o credenciamento SUS para o serviço. (Fonte: Ascom da instituição)





Educação especial na rede municipal

Seguindo a proposta de implantação de sistemas educacionais inclusivos, a rede municipal de educação disponibiliza em escolas da sede e dos distritos salas de recursos com materiais específicos e tecnológicos para atender aos estudantes com deficiências, transtornos globais e altas habilidades/superdotação. Conforme o censo educacional de 2009 da Secretaria de Educação, dos 51.351 estudantes da rede municipal, 375 com algum tipo de deficiência foram atendidos.



Segundo a chefe da Divisão de Ensino Especial, Jayana Bastos Miranda, os alunos com deficiência da rede municipal são matriculados normalmente e no turno oposto às aulas freqüentam as salas de recursos multifuncionais, com computadores, regletos (material para utilização do Braille), softwares educativos para estudantes com surdez, livros em Brille e jogos.



“O trabalho é desenvolvido por professores com formação específica. Na jornada pedagógica deste ano já fizemos atividades voltadas para a educação especial, um grupo de professores está participante de um curso de especialização em parceria com o Ministério da Educação e outro grupo começa em março”, destaca. Ao todo, 31 professores atuam nas 19 salas de recursos multifuncionais em Feira de Santana. Em cada distrito do município há uma sala do tipo, enquanto que na sede, as salas são localizadas em escolas pólos que atendem além dos estudantes da casa, os das escolas vizinhas.



Jayana Bastos constata que, devido a existência de políticas de inclusão, a procura dos pais por educação especializada está bem mais frequente, o que não acontecia antes. Para ela, a avaliação de 2009 é bastante positiva, já que foi concluída a formação especial de um grupo de professores, foram apresentados trabalho em congresso a nível nacional e realizada o V Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, também em parceria com o MEC.“Já estamos organizando o seminário de 2010 para o segundo semestre deste ano”, informa.



Para um maior abrangência do atendimento aos estudantes com algum tipo de deficiência, a Secretaria de Educação atua em parceria com Associação dos Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Associação Filantrópica de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Afada), Fundação Jonathas Telles de Carvalho, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e Centro de Atendimento Especial (Caesp). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)







Saúde amplia facilidades para tratamento fora de domicilio

Com o atendimento a uma media mensal de 400 pacientes, que necessitam de tratamentos não-disponíveis na rede de saúde itabunense, a Unidade de Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria Municipal da Saúde vem investindo na ampliação e racionalização dos serviços. As ações incluem a disponibilização de transporte do domicílio do paciente até a rodoviária de Itabuna e convênios com três pousadas em Salvador, que oferecem hospedagem e transporte dos pacientes e acompanhantes para as unidades de atendimento especializado.


A assessora de Tratamento Fora de Domicílio, Rita de Cássia Gama Machado, informa que o paciente tem direito a passagem e ajuda de custo. A Secretaria da Saúde está disponibilizando em Itabuna um serviço de busca, que faz o transporte do domicílio até o ponto de embarque, na Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva, eliminando gastos com táxis e fazendo ao mesmo tempo o acompanhamento dos beneficiários do serviço.


Em Salvador, a Secretaria oferece o apoio de três pousadas conveniadas e o transporte dos pacientes até a unidade hospitalar ou clínica especializada. “Isso facilita o atendimento de pessoas carentes, que precisam se dirigir até a capital para submeter-se a algum tratamento de saúde”, salienta. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Camaçari caminha para a retirada da linha férrea

A retirada da linha férrea do centro de Camaçari, tão esperada pela população, começa a se tornar realidade. Nesta semana, o prefeito Luiz Caetano participa, em Brasília, do lançamento do edital para a construção do Contorno Ferroviário do Município. A notícia foi dada agora a pouco, pelo próprio prefeito, durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores.


A obra, com verba de R$ 185 milhões, acontece de Parafuso até Dias D’Ávila e é o primeiro passo para a retirada da linha férrea do centro da cidade. O recurso é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a licitação será feita pelo Governo Federal. A iniciativa é um antigo anseio da população de Camaçari.


Tão logo acabe o processo de licitação, as obras começam. Depois da construção do contorno ferroviário, a linha férrea será retirada. A obra trará um grande impacto na vida do morador, pois aumentará a segurança no trânsito e reduzirá o risco de acidentes com produtos químicos na cidade.

Diversas reuniões foram realizadas para viabilizar a iniciativa. O projeto executivo da obra teve de ser aprovado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes) e receber a licença ambiental do Ibama. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Prefeitura de Barra do Choça consegue liminar que garante limites do município para Censo 2010

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça conseguiu uma Liminar que garante os limites do município para o Censo de 2010 a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Ação Anulatória foi julgada procedente pelo Desenbargador Antonio Pessoa Cardoso.


A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia notifica o IBGE para que utilize o mapa anterior no próximo Censo Populacional a ser realizado neste ano. No conteúdo da Liminar, o Tribunal aponta para a necessidade de garantir à população das áreas que foram transferidas para os municípios de Planalto e Vitória da Conquista o direito aos serviços básicos de saúde e educação. Esses serviços, dentre outros, são oferecidos por Barra do Choça às populações das áreas em litígio, há mais de 50 anos.


Com o Censo realizado em 2007, no qual essas áreas não foram incluídas para Barra do Choça, o município perdeu cerca de 30% da arrecadação, o que ocasionou a redução de cerca de R$ 5 milhões, em 2008 e 2009.


“Com essa decisão nós estaremos, a partir de agora com esse novo Censo, retomando os reais limites do município, para que possamos encontrar a população correta de Barra do Choça”, disse o prefeito. Segundo ele, essa medida poderá contribuir para a retomada do desenvolvimento, na medida em que recupera as receitas e a capacidade de investimentos do município. (Prefeitura de Barra do Choça)



Programa Minha Casa Minha vida chega ao município de Itarantim

O esforço do Prefeito Gideão Mattos juntos aos órgãos dos Governos Federal e Estadual vai da à comunidade carente do município de Itarantim a alegria de ter a Casa Própria.


O Programa habitacional Minha Casa Minha Vida terá contrapartida da Prefeitura de Itarantim. Para maior esclarecimento o Programa consiste em financiamento da Casa Própria, mais em Itarantim em particular o Prefeito Gideão Mattos juntamente com a Secretária de Assistência Social Ana Paula Dantas Mattos assinaram o termo de adesão de contrapartida quando a Prefeitura de Itarantim está oferecendo terrenos e mão-de-obra isentando o beneficiário de pagar R$ 50,00 mês no período de 10 anos.


O Projeto Habitacional em Itarantim é uma meta incansável da Administração Municipal na parceria com o Ministro das Cidades Drº. Marcio Fortes e do Secretário de Infra-estrutura do Estado o Dep. Federal João Leão.


O município de Itarantim foi contemplado com 30 casas no Programa Minha Casa Minha Vida e que vai atender famílias carentes no município. (Prefeitura de Itarantim)



Prefeito de Morpará conhece as ações do Rede Pintadas

O prefeito de Morpará, Lelei Novaes Barreto esteve visitando a cidade de Pintadas, para conhecer os projetos que estão destacando aquele município em nível estadual e nacional, principalmente o Projeto Rede Pintadas, que recebeu o Prêmio Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas em 2002.


O Rede Pintadas é uma organização que representa entidades não governamentais do município, abrangendo organizações sociais, projetos de autogestão, organizações produtivas, comerciais, culturais e religiosas, como a Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Agroindustrial de Pintadas, Cia de Artes Cênicas Rheluz, entre outros. A Prefeitura Municipal de Pintadas atua também como forte parceira da Rede, potencializando suas ações, poder de articulação e captação de recursos. Entre os seus objetivos, estão o de defender o desenvolvimento, a confiança, a segurança e o fortalecimento, trabalhar para a aproximação e o entrosamento das entidades associadas; promover o desenvolvimento sustentável e solidário do município.


Lelei esteve na Casa do Mel de Pintadas, para conhecer o trabalho das cerca de 50 famílias que criam abelhas e produzem mel. Assim como em Morpará, a apicultura em Pintadas constitui uma fonte extra de renda para os agricultores, que sabem que podem confiar no mel, mesmo se outras culturas fracassarem nessa região árida.


Outro local visitado foi o abatedouro de ovinos e caprinos de Pintadas. Com certificação SIE - Selo de Inspeção Estadual e com capacidade para abater cerca de 200 animais/dia é o primeiro abatedouro/frigorífico do Estado administrado por uma cooperativa, a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), que reúne cerca de 100 produtores. (Prefeitura de Morpará)


Vacinação imuniza 1,5 mil crianças até final de março

Começou na última quinta-feira (18/02), na zona rural de Camaçari, a vacinação contra a meningite meningocócica do tipo C. A localidade do Canto dos Pássaros, em Barra do Jacuípe, foi a primeira a ser beneficiada. Até o momento, mais de 30 crianças com idade de dois meses até cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), foram imunizadas. O número deve chegar a 1,5 mil até o final de março. A vacinação será itinerante e acontecerá em locais como associações de moradores, postos de saúde e espaços cedidos pelas comunidades. Ainda nesta quinta-feira (18/02), a equipe passa pelas localidades de Açu da Capivara e Cajazeira de Abrantes.


A equipe da imunização é formada por técnicos e enfermeiros. O número de profissionais varia entre cinco e sete pessoas, e é definido de acordo com a demanda de cada localidade. O grupo conta ainda com dois carros de apoio. Em Camaçari, pouco mais de 11 mil crianças já foram imunizadas, mais da metade da meta, que é de 21.311 vacinas. Além da vacinação itinerante da zona rural, as imunizações continuam sendo aplicadas em 19 unidades de saúde, espalhadas pelo Município.


Na sede, a imunização acontece nas Unidades Básicas (UBS) do Gravatá, Camaçari de Dentro, Glebas E e B, Policlínicas do Centro e Nova Aliança. Além das Unidades de Saúde da Família (USF) de Buri Satuba, Novo Horizonte, Phoc 3, Verde Horizonte e Parafuso. Já na orla, as vacinas são aplicadas nas UBS de Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e nas USF de Areias, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca, Jauá e Fonte da Caixa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camçari)


Jequié atrai novos investimentos

O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Borges, estiveram em Salvador, cumprindo extensa agenda de trabalho. Vários encaminhamentos foram feitos nos encontros mantidos na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, visando o fortalecimento do setor produtivo e geração de renda, bem como na Via Bahia, para a execução de obras estruturantes no Município.


Na Secretaria da Indústria e Comércio ficou acertado que será construído um novo galpão para o Grupo Amazonas, empresa instalada no Distrito Industrial de Jequié que já oferece cerca de 130 empregos. Ficou acordado também que será doado um terreno para a instalação da Le Brut, importante indústria têxtil de Jequié. Foi anunciado ainda que a reforma geral do Distrito Industrial terá início no próximo dia 23 de fevereiro, com investimentos de mais de um milhão de reais.


A reforma das ruas, a restauração da iluminação e a limpeza do Distrito Industrial serão executadas pela Sudic - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, atendendo pedido formal da Prefeitura Municipal de Jequié, que criou o Programa Municipal de Incentivo à Indústria com o objetivo de atrair novos investimentos e promover a geração de emprego.


Em reunião com a direção da Via Bahia, empresa responsável pela manutenção da BR 116 [Rio-Bahia], o prefeito Luiz Amaral e o secretário Fabrício Borges abordaram sobre a necessidade de construção de uma Passarela no Km 4. A empresa informou que a obra deverá ser construída ainda em 2010 para garantir a segurança dos moradores do bairro.


A Prefeitura de Jequié vem intensificando suas ações no sentido de fortalecer o setor produtivo, principalmente a indústria, através do Programa Municipal de Incentivo, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa foi criado para viabilizar a atração de novos investimentos. No mês passado, o prefeito Luiz Amaral e o secretário Fabrício Borges estiveram em São Paulo providenciando à vinda da Export Lazer, empresa ligada ao ramo de calçados para prestar serviços a Ramarim. A indústria de calçados Ramarim está instalando uma nova unidade do grupo no galpão do antigo IBC, com capacidade de oferecer entre 1.500 e 2.000 novos empregos. (Prefeitura de Jequié)


Prefeitura investe na recuperação de móveis

Com o objetivo de evitar despesas com a aquisição de novos móveis, a Prefeitura de Itabuna decidiu criar uma unidade destinada à reforma de mesas, cadeiras, estofados e equipamentos elétricos, como ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. A Secretaria da Administração avalia que a recuperação do patrimônio pode representar uma economia de até 90% para os cofres do município.


A unidade responsável pelas restaurações foi instalada no pátio da Adei (Administração dos Estádios de Itabuna) e emprega três profissionais. Segundo Rolemberg Silva de Souza, que é diretor do Departamento Operacional de Transportes, e recebeu também a incumbência de cuidar desse novo serviço, estão sendo recebidos móveis e equipamentos de diversas repartições do município, inclusive escolas e unidades de saúde. “O prefeito recomendou a conservação do patrimônio, para que se evitassem gastos com novas aquisições”, explica.


O diretor acrescenta que muitos bens que antes poderiam ser considerados como inservíveis estão voltando a ter utilidade em pouco tempo e a um custo muito baixo. Para o secretário da Administração, Gilson Nascimento, a medida é um exemplo de “respeito ao dinheiro público, cuja aplicação deve ser otimizada e dar o melhor retorno possível à sociedade”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

FESTA DE AREMBEPE: Psirico, Jorge Aragão, Harmonia e Parangolé confirmados

Um dos eventos mais importantes e esperados da Região Metropolitana, a Festa de Arembepe, já tem a grade de atrações definida. O evento, que acontece de 12 a 15 de março, vai contar com shows de artistas como Psirico, Jorge Aragão, Harmonia do Samba e Parangolé. Logo após o Carnaval, a estrutura começa a ser montada. A festa acontece em ambientes diferentes. Na arena, será montado um palco para a apresentação dos artistas principais e um trio parado fará a animação dos foliões entre os intervalos dos shows do palco. Na quadra de Arembepe, a Coordenação de Eventos montará o Palco da Cultura para apresentação de bandas locais.


Na sexta-feira (12/03), a festa tem início no palco principal, às 19h, com a banda Mega Hits. Na seqüência, às 21h30, sobe ao palco o grupo Psirico. Já no trio parado tem os shows de Aremblack, às 18h, e Kamassa Reggae, a partir das 20h30. A programação do Palco da Cultura ainda será divulgada. No sábado (13/03), a primeira banda a subir ao palco é Karavana Music, às 19h. Depois tem Jorge Aragão, às 22h, e o grupo Harmonia do Samba encerra a festa a partir das 1h do domingo (14/03). No trio, a festa fica por conta da Banda Cactus, às 21h, seguida por Amanda Santiago e Nosso Dom.


O cantor Jau é o primeiro a subir ao palco no domingo (14/03), às 19h. Depois tem o grupo Parangolé, às 21h30, e o grupo Adão Negro, a partir de meia-noite da segunda-feira (15/03). No trio tem as apresentações de Maderada, às 18h, Renato Fechine, às 20h30, e Canto Samba, às 23h. A Festa de Arembepe termina na segunda-feira (15/03), com o tradicional Baile dos Coroas. A festa será realizada em uma área de 22 mil metros quadrados, onde funcionarão os 18 estandes de serviços essenciais, como polícias Civil e Militar, Juizado de Menores, secretarias da administração municipal envolvidas no evento, entre outros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)