Seguindo a metodologia de trabalho implantada pelo prefeito Capitão Azevedo de priorizar programas de assistência social visando a melhoria da qualidade de vida da população carente de Itabuna, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) abraçou a causa ao doar esta semana, alimentos e dinheiro para a Creche da Igreja Maria Goreti, no bairro da Mangabinha.
Os recursos, no valor de R$ 500,00 entregues pessoalmente pelo presidente da fundação, Cyro de Mattos, à diretora da creche Maria Sueli Valete Ribeiro, serão destinados às obras de melhoria no prédio, a exemplo de pintura do muro e o plantio de grama tratada no parque infantil da unidade. Já os alimentos com cerca de 50 quilos de produtos não perecíveis foram arrecadados pela Ficc durante o espetáculo teatral “As Solteironas”, no Centro de Cultura Adonias Filho patrocinado pela fundação e vão beneficiar às mais de cem crianças da creche.
Durante a entrega das doações, Cyro de Matos conheceu as instalações da creche e ficou impressionado com o trabalho social que vem sendo desenvolvido na unidade. Ele também elogiou a diretoria e as funcionárias pela organização e a dedicação de cada um e falou que seu desejo é poder ajudar todas as instituições que prestam este de tipo de serviço em prol dos mais necessitados.
Para ele, um programa social não é só a questão da alimentação ou no trato, mas todo um conjunto de assistência que contribui para o desenvolvimento sócio, cultural e educativo dos assistidos, “para que amanhã estas crianças possam ser cidadãos de bem mas isso não é uma tarefa fácil. Cyro explicou que os recursos transferidos para a FICC atender as atividades culturais e de cidadania são limitados. “Fazemos o que podemos para não ficarmos omissos”. Ele ressalta que vem seguindo uma das metas traçadas pelo prefeito Capitão Azevedo em sua administração ao afirmar que “estamos sempre mostrando que olhamos para essa gente dedicada que, num gesto de amor, se doa para o bem estar de nossas crianças carentes”.
Doação de livros - Visando a reestruturação da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, o presidente da Ficc também tem buscado parcerias com instituições públicas e privadas para a aquisição de livros e equipamentos que permitam a ampliação do acervo literário e o bom funcionamento do setor. Na semana passada a fundação doou 125 novos títulos de autores variados, incluindo escritores regionais, além de 16 periódicos e revistas para pesquisa de estudantes e a comunidade que freqüenta o espaço.
Cyro de Mattos também solicitou através de oficio encaminhado ao Sistema de Bibliotecas da Bahia, a promoção de cursos de capacitação de funcionários e professores da biblioteca, a atualização permanente do acervo de livros e a criação de um projeto amplo para contação de histórias, biblioteca itinerante e programação festiva para datas comemorativas, a exemplo do dia da música, da dança, da cultura, dentre outras.
A diretora da biblioteca, Maristela Rezende reconhece o esforço do presidente da fundação, ao lembrar que desde quando ele assumiu entidade, tem se movimentado buscando apoio para dinamizar os espaços culturais e com isso divulgar e valorizar o setor no município. Ela também disse que doações tanto de livros quanto de periódicos e revistas são sempre são bem vindas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)