Secretários municipais, vereadores e instituições como Ceplac, SEBRAE, EBDA, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Instituto de Turismo de Itacaré (ITI) participaram do evento. O representante da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), Josevaldo Cerqueira, e o vereador de Itabuna, Wenceslau Junior também compareceram. O prefeito Antônio de Anízio, que acompanhou toda a atividade, considerou a ação muito importante para valorizar os moradores da zona rural.
O Primeiro Dia de Campo em Taboquinhas também marcou a inauguração da sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a primeira na zona rural. Ela funcionará no Centro Administrativo do distrito, que abrigará também postos do Conselho Tutelar e da Secretaria de Desenvolvimento Social, além da Diretoria de Turismo Rural. Para realizar a solenidade, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito deu suporte interditando as ruas próximas ao local.
Um vídeo sobre o potencial agrícola do município foi exibido durante o evento, mostrando algumas atividades que já são desenvolvidas em diversas propriedades, a exemplo da piscicultura, suinocultura, hortaliças, seringa, açaí, floricultura e apicultura. Segundo o secretário Ricardo Brazão, "através das parcerias com instituições estaduais e federais, investiremos em ações para estimular o aumento da produção, principalmente na agricultura familiar".
O desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será uma das primeiras medidas em benefício aos pequenos agricultores. A iniciativa do governo federal se constitui na compra, a preço justo, dos produtos para abastecimento de creches, escolas e hospitais. O governo municipal ajudará na constituição da cooperativa dos produtores e cadastramento dos beneficiados.
O prefeito Antônio de Anízio aproveitou a oportunidade para falar sobre algumas ações em andamento, como a reforma de escolas e a garantia do transporte dos produtos dos pequenos agricultores para as feiras. Natural de Taboquinhas, o chefe do Executivo Municipal disse que sua administração preza pela valorização dos cidadãos e que a zona rural receberá os investimentos necessários para que os homens e mulheres do campo tenham uma vida digna. "Itacaré já tem aprovados mais de R$ 3 milhões em emendas, que serão aplicados em obras e serviços para a comunidade", informou.
Alguns serviços de saúde também foram prestados durante o evento no maior distrito de Itacaré. Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social efetuou cadastros para o Programa Bolsa Família. Já a Secretaria de Saúde de Itacaré ofereceu testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, vacinação e encaminhamento dos pacientes para atendimentos posteriores. Houve ainda palestras sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, distribuição de preservativos e orientações sobre como manter a saúde bucal, com o fornecimento gratuito de kits com escovas e pastas de dentes.
Após as considerações das autoridades e representantes das instituições parceiras, foram distribuídos, entre produtores cadastrados, 10 mil alevinos, 500 mil mudas de árvores frutíferas e sementes. Houve ainda o sorteio de uma leitoa e uma caixa de abelhas. O pequeno agricultor, Osvaldo dos Santos, disse que a atividade foi muito boa para conhecer os projetos do governo. "Fico feliz em saber que há interesse em nos ajudar a melhorar de vida", afirmou.
O Primeiro Dia de Campo contou ainda com momentos culturais e de entretenimento. O grupo de dança Raízes, de Taboquinhas, fez uma apresentação inspirada na cultura africana. E, para marcar o encerramento das atividades, houve a participação da banda Madame Buchada, tocando o tradicional forró pé de serra. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)