FPM tem queda de 17% no mês de janeiro, segundo previsão do Tesouro Nacional

De acordo com informações da Secretaria do Tesouro Nacional, a previsão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de todo mês de janeiro é 17% menor que o mês de dezembro de 2009. No primeiro repasse de 2010, segundo informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) o valor equivale a 19% a menos que o mesmo período do ano passado.

A CNM ressalta que esta diminuição no repasse do FPM logo em janeiro de 2010 ainda é resultado das desonerações do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Outra causa é a mudança no cronograma das restituições do Imposto de Renda (IR) em 2009. Juntos, o IPI e o IR formam o Fundo de Participação dos Municípios.

Práticas municipais serão reconhecidas e pautarão debates

As boas práticas municipais serão reconhecidas por meio do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social. Para concorrer ao prêmio, o gestor deve inscrever o Município até o dia 24 de janeiro. O Objetivo é destacar as melhores práticas que envolvem a assistência social, a segurança alimentar e nutricional, a transferência de renda e a inclusão produtiva.

Este ano, o prêmio trabalha com o tema: Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social. Além dos projetos municipais, podem concorrer os Estados, o Distrito Federal, a sociedade civil e estudos acadêmicos. As inscrições são gratuitas.

Ao todo, serão premiadas oito ações de governos municipais e quatro para os estaduais e o DF. Para a sociedade civil, serão selecionadas quatro iniciativas e aos estudos acadêmicos, serão premiados três na categoria profissional e na categoria estudante. A divulgação dos escolhidos será em março em data ainda não confirmada.

Antes da inscrição, os interessados em concorrer ao Prêmio Rosani Cunha precisam efetuar um Cadastro de Usuário. Após o cadastro basta que o concorrente preencha o formulário do prêmio. (CNM)

Prêmio reconhece trabalhos voltados para valorização da cultura afro-brasileira

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) e a Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura, abriram as inscrições para o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. O objetivo da premiação é financiar projetos que valorizam a cultura afrodescendente e suas manifestações contemporâneas.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, Elias Lopes, o prêmio é resultado da demanda dos próprios artistas que já desenvolvem trabalhos na área. “O prêmio vai fazer com que os artistas tenham seu trabalho reconhecido e incentivado”.

A banca julgadora, composta de nove especialistas indicados por órgãos públicos e a sociedade civil, foi escolhida por meio de votação aberta ao público. De acordo com a fundação, os nomes dos integrantes serão divulgados.

O prêmio, de R$ 1,1 milhão, será distribuído igualmente em três seguimentos nas cinco regiões do país. Em cada uma, serão contemplados dois projetos de artes visuais, um de teatro e um de dança. As inscrições serão encerradas no dia 5 de março e podem ser feitas apenas no site www.premioafro.org (Agência Brasil)

Cairu comemora 400 anos com desfile de grupos populares

As comemorações de 400 anos de Cairu, único município arquipélago do Brasil, localizado na Costa do Dendê, continuaram ontem, com desfile de grupos folclóricos como Congo, Chegança e Marujada, que se apresentaram na manhã de domingo pelo Centro Histórico da cidade.

Às 11 horas foi celebrada uma missa em frente ao Convento de Santo Antônio, mas importante monumento arquitetônico do município, com a presença de moradores e autoridades, como o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

O desfile dos gupos populares foi assistido por habitantes do local e turistas. Segundo Hamilton Oliveira do Rosário, coordenador do Congo, o grupo foi fundado junto com a Vila Nossa Senhora de Cairu em 1610. Ele disse que o objetivo do desfile é saudar São Benedito, também chamado de "Santo dos Pobres", que tem vários adeptos no município.

Outro importante desfile foi o da Chegança, formado só por homens vestidos de marinheiros. Os dois grupos se encontraram durante o cortejo e seguiram para o Convento Santo Antônio. A ornamentação das ruas de Cairu foi confeccionada com base no estilo barroco, na cultura local e no dendê.

Petruska de Mello, secretária de Turismo de Cairu, ressaltou que o objetivo dos eventos que acontecerão durante todo o ano de 2010 é transformar a cultura local em produto turístico, além de integrar as 16 ilhas que compõe o município.

Localizada no aqruipélago fluvial do Rio Una, na região da Costa do Dendê ao sul do Estado, Cairu é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Ela é formada por 26 ilhas, que vivem de atividades associadas ao turismo.

A cidade tem uma economia baseada na mariscagem, extrativismo mineral, além da piaçava, já que é a única exportadora desse produto no mundo. (Matéria do Jornal A Tarde de 11/01/2009)

Prefeitura de Mucuri adquire veículos com recursos próprios

Quem passou pela área de eventos durante as festividades do Reveillon pode conferir que a Prefeitura Municipal de Mucuri adquiriu cinco novos veículos: três Unos para atender a Secretaria Municipal de Saúde e duas Combis para atender a Secretaria de Ação Social.

O Prefeito Paulinho destaca que "a compra destes veículos foi efetuada paraatender as necessidades das secretarias de Saúde e de Ação Social e, ao mesmo tempo, para reduzir o número de carros locados. E a Prefeitura também já estuda a possibilidade de comprar novas ambulâncias para prestar serviços à população", destaca o Prefeito. (Sul Bahia News)

Prefeito de Itamaraju inaugura ESF, calçamento e saneamento básico

Os filhos de Campo Alegre (povoado de Itamaraju) tiveram quase todas as vias (duas avenidas e três ruas vicinais) pavimentadas em paralelepípedo, uma transformação como que, da água para o vinho.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Reges Gonçalves, foram 4.800 metros quadrados de calçamento, um investimento total de aproximadamente R$ 490 mil. Gonçalves ainda ressalta que não foi apenas a pavimentação, mas também o saneamento básico, “todas as ruas foram dotadas de rede de esgoto”, diz.

Os moradores do pequeno povoado, um dos menores do município, ficaram muito felizes com a transformação. Felicidade externada pela senhora Rosineia Pereira da Rocha, 32 anos. Residente no povoado desde que nasceu, ela contou ao portal de notícias SulBahiaNews que antes do calçamento, o povo convivia com a poeira, lama, buracos e esgoto a céu aberto, pois não havia uma rua calçada sequer. “Aquela ladeira que fica na entrada e dá acesso a Igreja, quando chovia, nenhum carro conseguia subir”, lembra á moradora.

Além da pavimentação da grande maioria das ruas, o povoado de Campo Alegre também ganhou um novo Posto de Saúde, considerado o mais moderno do município, com 130 metros quadrados de área construída e dotado de toda a infraestrutura básica para o atendimento aos pacientes daquela região.

O ESF Joana Costa Souza presta uma homenagem a uma das fundadoras do povoado. A parteira Joana, falecida em 1985 aos 71 anos de idade, foi a responsável pela grande maioria dos partos realizados em Campo Alegre e, segundo sua filha Ednalva, gostava de servir as pessoas. “

ESF (Estratégia de Saúde Familiar) é uma nova escrita de PSF (Posto de Saúde da Família); e a unidade de Campo Alegre, situada á Avenida Principal ao lado do campo de futebol, tem uma história interessante. Para que a obra acontecesse, houve um empenho por parte do enfermeiro responsável pelo Posto. Jamerson Santos de Oliveira sabia que as duas salas, um banheiro e uma recepção (estrutura antiga), não eram suficientes para a prestação de um bom serviço àquela comunidade. Foi então que ele resolveu fazer o desenho do que seria o local ideal. Esse “projeto” foi apresentado ao prefeito Frei Dilson que, deslumbrado, não titubeou e autorizou a realização da obra com recursos próprios do município.

Para entregar a pavimentação das ruas e a reforma e ampliação do Posto de Saúde ao povo, a Prefeitura realizou uma grande festa no povoado. Antes da solenidade de inauguração, houve um churrasco na escola municipal local.
Frei Dilson, que administra o município pela terceira vez, também fez um retrospecto, principalmente das duas gestões anteriores. Ele destacou os inúmeros avanços obtidos na Educação, citando a construção de várias escolas; na Saúde, destacando o crescimento no número de Postos de Saúde e implantação da Policlínica municipal Ernesto Che Guevara; e no funcionalismo, o gestor destacou a valorização dos servidores e os pagamentos que estão sendo feitos religiosamente em dia.

“Muitos perguntam por que eu não fiz mais, e eu respondo, tanto na primeira, quanto na segunda gestão, minha administração foi atrapalhada pela inadimplência herdada dos meus antecessores, por isso ficamos impedidos de crescer ainda mais”, desabafou o prefeito. (Sul Bahia News)

Itacaré cadastra quilombolas no programa Dias Melhores

A Prefeitura de Itacaré cadastrou 160 famílias quilombolas no programa de habitação Dias Melhores, iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Os inscritos pertencem às comunidades de Santo Amaro, João Rodrigues, Campo Seco, Fojo, Serra de Água e Tesouras. O objetivo é que suas atuais moradias, feitas de taipa ou madeira, sejam substituídas por casas de alvenaria com dois quartos, sala cozinha e banheiro.

O cadastramento dos quilombolas de Itacaré foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. "O convênio com o governo estadual possibilitará a melhoria da qualidade de vida dessas famílias que vivem em condições insalubres. Mesmo aqueles que têm apenas o terreno poderão ser beneficiados", disse o titular da pasta, Ricardo Brazão.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, está otimista quanto à possibilidade dos quilombolas cadastrados serem contemplados pelo programa de habitação do governo estadual. "As famílias inscritas atendem aos requisitos que o Governo da Bahia classifica como prioritários. Faremos o possível para que esses homens e mulheres tenham uma moradia digna o mais rápido", afirmou.

Além da inclusão no cadastro do programa Dias Melhores, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré vem realizando outras ações voltadas aos agricultores familiares das comunidades remanescentes de quilombos. Em parceria com o SEBRAE, mais de 250 famílias tiveram aulas sobre horta orgânica, apicultura e avicultura. As capacitações foram gratuitas e ensinaram técnicas para diversificar e agregar valor às produções. (Ascom Prefeitura de Itacaré)

Oficina capacita agentes de saúde de Camaçari

Os agentes comunitários de saúde da sede e da orla de Camaçari estão recebendo mais uma capacitação. Eles são considerados pela Secretaria de Saúde (Sesau) como o elo de ligação entre a comunidade e o poder público, devido à importância do trabalho que realizam.

A oficina começou na manhã do dia 11 e vai até sexta-feira (15/01) e tem o objetivo de garantir uma cobertura de 100% dos profissionais nos domicílios. As aulas estão sendo ministradas pela equipe de enfermeiras da atenção básica da Sesau.

Ana Maria da Conceição, 42 anos, reside no Verde Horizonte e trabalha como agente de saúde no local desde 1997. Ela faz visitas diárias às comunidades da área, ajudando na orientação de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e adolescentes.

Na opinião dela, a oficina é sempre importante e gratificante porque é uma troca de experiências e conhecimentos com os colegas, principalmente com os que acabaram de chegar, a exemplo da concursada Gabriela Mendes, 22 anos, que mora no Novo Horizonte.

A oficina será realizada na quinta-feira (14/01) em Arembepe, na escola Lídia Coelho, e na sexta-feira, (15/01) em Monte Gordo, na escola Amélia Rodrigues. Todos os agentes recebem um kit contendo o fardamento completo fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em parceria com a (Sesau). (Ascom Prefeitura de Camaçari)

Projeto transforma Centro Comercial de Itabuna em Shopping Popular

Um projeto da Prefeitura de Itabuna pretende converter o Centro Comercial, hoje uma área degradada e subutilizada, em um shopping popular, com organização, logística e planejamento estratégico. A ideia, de acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Veloso Leahy, é revitalizar aquele espaço, permitindo que ele volte a atrair consumidores não só de Itabuna, mas de toda a região. Contribui para isso a excelente localização do Centro, que fica próximo à estação rodoviária e aos principais acessos a Itabuna, pelas BRs 101 e 415.

O secretário afirma que a intervenção contará com recursos já garantidos pela Sudic e prevê a construção de novos boxes, ativação do mercado de carnes, recuperação de ruas e melhor aproveitamento da área denominada “Sombrinha”. Além da obra física, o poder público estará mais presente no Centro Comercial, inclusive com a intensificação do policiamento na área. Para a criação de novos espaços, as operações de descarga de caminhões serão transferidas para uma central de abastecimento, que ficará entre os bairros de Nova Itabuna e Ferradas.

Além da feira livre, o shopping popular terá condições de abrigar todo o comércio ambulante de Itabuna, desocupando os passeios da avenida do Cinquentenário. Os boxes existentes na avenida Amélia Amado também serão desativados, em função das obras de revitalização daquela via. “Pela primeira vez em Itabuna, o poder público está empenhado em oferecer um lugar onde os comerciantes informais possam exercer sua atividade de maneira organizada e digna”, afirma Leahy.

A transferência dos ambulantes foi discutida em uma reunião nesta sexta-feira, 08, entre o secretário e representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna (Avai). O encontro foi convocado pelo vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) e também contou com a presença do vereador Milton Cerqueira (DEM). Outra reunião está marcada para esta quarta-feira, 13, às 10 horas, novamente na sala da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Na oportunidade, os secretários da Infraestrutura, Fernando Vita, e do Planejamento, Maurício Athayde, darão esclarecimentos sobre a ação no Centro Comercial. (Ascom Prefeitura de Itabuna)

Catorze paradas de transatlânticos agitam Ilhéus neste mês de janeiro

O mês de janeiro reserva 14 paradas de transatlânticos no Porto Internacional de Ilhéus, dando, dessa forma, continuidade à programação 2009/2010 que se estende até o próximo mês de abril. Todos os anos, a chegada de turistas a partir do Porto propicia um significativo incremento econômico, uma vez que mobiliza uma grande rede de comerciantes e prestadores de serviços. Um dos navios que retornam a Ilhéus neste mês de janeiro é o MSC Ópera. Com bandeira do Panamá, o transatlântico possui 252 metros de comprimento e capacidade para 2.055 hóspedes. Como estrutura, oferece, entre outros, academia, minigolf, salão de beleza, duas piscinas, sete bares, cassino, virtual games, internet café, miniclube, shopping e teatro para 713 cruzeiristas.

Após abrir a temporada, o MSC Ópera retorna a Ilhéus neste mês de janeiro em duas datas: na quinta-feira, dia 14, e no próximo dia 28. Segundo a programação, o navio de bandeira panamenha ainda irá aportar no município nos dias 11 e 25 de fevereiro, 11 de março e 2 de abril. Já o Costa Mágica volta no dia 20 de março. Por sua vez, o navio Costa Concórdia estará na cidade nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, 17 de fevereiro e 13 de março. Finalmente, o MSC Orquestra faz mais onze paradas no total: dias 18 e 25 deste mês; 1, 8 e 17 de fevereiro; 1 e 15 de março; e 11 de abril.

Completando a programação 2009/2010 de paradas de transatlânticos no Porto de Ilhéus, o ‘Lírica’ retorna nos dias 7 e 21 de janeiro e 4 e 18 de fevereiro. O Grand Celebration faz paradas nos dias 3 e 19 de janeiro, 3 de fevereiro e 8 de abril. E o Delphin Voyage e Veendam visitam a cidade nos dias 2 e 27 de março, respectivamente.

Os cruzeiristas desta temporada, bem como os visitantes que chegam através das rodovias e do aeroporto, poderão curtir uma vasta e diversificada programação preparada pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo. Depois de promover um dos maiores reveillons da Bahia, Ilhéus realizará vários eventos tradicionais para esquentar ainda mais o verão na cidade. Já estão confirmadas a Lavagem das Escadarias, a Puxada do Mastro e a Festa de Iemanjá, entre várias outras realizações. (Ascom Prefeitura de Ilhéus)

Secretaria de Saúde de Brumado intensifica ações no combate a dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. No Brasil vem atingindo nos últimos 15 anos todos os estados e na Bahia, dos 417 municípios está presente em 402, portanto, devendo ser considerado um dos nossos maiores inimigos.

Em Brumado as ações são contínuas no combate ao mosquito e no início de 2009 foi realizado um trabalho intenso de conscientização da população com a realização de uma gincana que envolveu todas as unidades de saúde e a população.

O trabalho alcançou um resultado excelente, porém, no início do mês de dezembro o município se deparou com o primeiro caso de dengue e iniciou-se desde então a intensificação das ações de combate ao mosquito.

Uma das primeiras ações foi à solicitação de apoio técnico da SESAB, através da DIVEP – Diretoria de Vigilância Epidemiológica, que prontamente atendeu enviando uma equipe técnica para avaliação do Município e construção de um plano estratégico para evitar a proliferação dos focos.

Detectou-se que os bairros com maior índice de casos suspeitos foram: Malhada Branca, São Félix e Urbis II, sendo desta forma realizada a aplicação de inseticida ultrabaixo volume (UBV), mais conhecido como fumacê. Ressaltando que a utilização desta ação de combate ao mosquito só é liberada pelo governo do Estado quando da confirmação de caso de dengue, pois a sua ação, apesar de na atualidade o inseticida estar sendo diluída em água, afeta o meio ambiente.

Buscando o envolvimento da sociedade civil organizada foi constituído através de portaria o Comitê Gestor da Dengue, com representantes da Direc, Dires, Hemoba, Embasa, Promotoria, Câmara de Vereadores, Associações, Secretarias Municipais, Hospital e Conselho de Saúde. Estes representantes se reúnem todas as segundas-feiras para deliberarem sobre as novas estratégias a serem implantadas e a verificação da realização das já iniciadas.

O Comitê Gestor esteve nas rádios locais solicitando da população um maior envolvimento nas ações, pois a sua participação é fundamental no processo de combate à dengue, principalmente dentro de casa, com a eliminação de recipientes que podem acumular água parada, servindo de criadouro do mosquito.

Para ajudar nessa eliminação de focos as equipes de Agentes Comunitários de Saúde estão realizando mutirões de limpeza com a comunidade e a administração municipal, através da Secretaria de Infra Estrutura realizando a retirada do lixo e entulho, assim como também a retirada de pneus em borracharias e outros locais onde aja muita concentração, pois os pneus são verdadeiros criatórios para o mosquito.

A secretaria municipal de Saúde, através de seus profissionais, está realizando uma verdadeira campanha de conscientização sobre a urgente necessidade da mobilização de toda a comunidade contra o Aedes aegypti com a realização de palestras nos bairros (colocação de telão e exibição de filmes explicativos) e nas empresas privadas. Representantes de bairro também foram convidados a participarem de uma reunião na Sala de Treinamento falando sobre as ações que estão sendo realizadas e salientando a necessidade da colaboração de todos. “Este é um trabalho conjunto e precisamos de todos vocês para que sejamos vencedores nesta luta contra o mosquito da dengue”.

A equipe de agentes de endemias também foi ampliada e todos receberam um novo treinamento realizado pelo Coordenador de Entomologia da VIGEP (SESASB), assim como passaram por uma prova de avaliação.

O governo municipal tem feito a sua parte e precisa contar com a colaboração indispensável de toda a comunidade e também das parcerias para vencer esta batalha contra o mosquito da dengue. Atualmente em Brumado foram notificados 261 casos, descartados 21 e confirmados 23 com um óbito. (Prefeitura de Brumado)

Desfile e Apresentação dos Ternos de Reis Levaram o Povo a Praça de Poções

Com um desfile pelas Ruas e Praças de Poções, os Ternos de Reis levaram alegria, fé e o mais importante, mantiveram a tradição de uma cultura que vem de gerações. Os grupos que nasceram de famílias e de amigos, passando de pais para filhos, e agora aos netos e bisnetos.

O 17º Encontro de Ternos de Reis de Poções, contou este ano com 13 grupos participantes, com destaques para o Estrela do Sul, do Alto do Paraíso com Adelicio de Jesus; Três Reis Magos, do Açude, com Acinor Pereira de Souza; Santo Reis, do Santa Rita, com José Divino (Douro); São Sebastião, do Açude, com Wagner Oliveira Nascimento (Fofão); Divino Espírito Santo, do Tiradentes, com Eliziário Souza Santos; Servo de Maria, do Alto do Paraíso, com Dario Avelino da Silva; Bom Jesus, do Primavera, com Nelzite Ribeiro dos Santos e Santo Reis Bumba Meu Boi, do Alto da Vitória, com José Bispo Reis (Zé Preto).

Os grupos fizeram um desfile pelas Ruas e Praças do centro da cidade e com destino final a Praça do Divino, que recebeu mais de quatro mil pessoas para conferir as apresentações dos Ternos de Reis no palco armado no centro da Praça. Este ano a Prefeitura Municipal armou um conjunto de toldos com sonorização, ornamentação e luzes, dando um brilho maior a festa de Reis.

O prefeito Luciano Mascarenhas ao lado da Primeira Dama Mariana de Carvalho, do Padre Estevam Santos e do Coordenador do Selo UNICEF, João Paulo, entregou a cada representante um troféu de participação. Os Grupos de Ternos de Reis receberam uniformes completos na cor de cada entidade e premiação em dinheiro.

Segundo o Padre Estevam a tradição dos Reisados vem deste o nascimento de Jesus Cristo. As famílias de Poções, mantém esta tradição com as visitas feitas por estes servos de Deus, “fico feliz por fazer parte desta cultura e este ano bem melhor que os outros e parabéns aos organizadores, principalmente os ternos que já incorporaram as crianças como aprendizes desta cultura”, disse o pároco de Poções. Para João Paulo, manter a cultura dos Ternos é importante para o município que leva a sério o selo que tem do Unicef. Já José Onildo, que organizou o evento, espera que os grupos se organizem mais e aproveitem o governo do Prefeito Luciano que vem dando a cultura dos Ternos de Reis no município a devida atenção merecida.

“Manter, conservar e valorizar os Ternos de Reis aprendi desde criança e levarei comigo até o fim, sei que é difícil fazer valer o desejo destas pessoas pela falta de apoio dos órgãos Federal e Estadual, mas a cada ano nosso governo vem melhorando na organização das festividades”, afirmou o Prefeito Luciano Mascarenhas. (Ascom da Prefeitura de Poções)

Secretaria de Infra-estrutura instala revestimento em unidades escolares de Cruz das Almas

Cinco escolas da zona rural e uma da zona urbana ganham neste mês de janeiro revestimento de cerâmica em suas paredes, além de outras reformas como a troca de telhado e pinturas das demais estruturas. O término das obras está prevista para antes do início do ano letivo, marcado para dia 08 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Infra-estrutura instala o revestimento nas escolas da Embira, Alice Araújo, Amaro Francisco Xavier, Carmelito Barbosa Alves, Felipe Teixeira e 29 de Julho, que também recebe reparos no telhado e no piso. Outras 26 escolas do município passam por obras de pintura e manutenção. Os custos com a colocação da nova estrutura de cerâmica nas paredes das unidades escolares, acrescidos das outras reformas estruturais, se aproximam de R$ 140.000,00.

Desde 2005, outros onze colégios como o CEC, CENDEC e o Jorge Guerra já receberam o revestimento de cerâmica em suas dependências, o que gerou uma economia de custos com a pintura das paredes e melhorias no aspecto visual do ambiente escolar. Em 2009, a Secretaria de Infra-estrutura fez a ampliação de salas de aula creche da Tabela, Escola Ana Maria Barbosa, Colégio Virgildásio Sena e Hipólito de Oliveira e promoveu a troca do telhado na Escola Creche Zulmira Cruz Silveira, na Sapucaia.

O secretário de Infra-estrutura, Humberto Brandão, afirma que a instalação dos revestimentos diminui o custo da Prefeitura com a manutenção dos equipamentos. “Evita a necessidade de pintura todos os anos”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ana Alice Teixeira, falou que a nova estrutura de revestimento nas paredes proporciona aos estudantes, professores e funcionários da rede municipal de ensino um ambiente limpo e propício à melhoria na qualidade do processo ensino/aprendizado, fator essencial para uma educação pública de qualidade. “Houve uma mudança significativa no aspecto físico”, afirma a secretária. (Prefeitura de Cruz das Almas)

SEIHASP retoma ação de limpeza dos canais em Juazeiro

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP) está executando desde o início de janeiro a limpeza de alguns canais da cidade com objetivo de prevenir transtornos com a época chuvosa que já se iniciou na cidade. A ação de limpeza está sendo realizada com auxílio de uma máquina escavadeira hidráulica e já foi executada no canal do bairro Itaberaba e até a quarta-feira (06) os riachos do Macarrão, da Malhada e do Expedito Nascimento devem ser limpos.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Aílton Candeia informou que a SEIHASP realizou durante todo o ano de 2009 manutenções na limpeza dos canais da cidade. “Até o início de dezembro as equipes da secretaria limparam e desmataram canais, além disso foi intensificada a coleta de lixo e entulhos em toda a cidade. Mas, a população também precisa cooperar com a Prefeitura e não jogar lixo nas ruas ou deixar os entulhos de obras particulares sem recolhimento”, solicitou o secretário. (Prefeitura de Juazeiro)

O município de Casa Nova realiza IX Nordeste de Futebol de Base

Desde o dia 09 até o dia 16 de janeiro, acontece em Casa Nova a nona edição da Copa Nordeste de Futebol de Base. Estão participando 1.200 atletas de todos os estados do nordeste nas categorias infantil, juvenil e juniores. A promoção é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com o total apoio do Prefeito Orlando Xavier. (Prefeitura de Casa Nova)

Prefeitura de Senhor do Bonfim inaugurou o CRAS Quilombola de Tijuaçu

Com a inauguração do CRAS Quilombola, Centro de Referência e Assistência Social a ser inaugurado pela gestão Cuidando da Nossa Gente e o Governo do Estado da Bahia, a população do distrito de Tijuaçu e adjascências passará a receber um dos mais modernos e completos centros de atendimento social da atualidade.

O CRAS Quilombola vai funcionar na rua José Jenário, s/n, no centro de Tijuaçu e oferecerá serviços continuados de proteção às famílias, grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

De segunda a sexta, essa unidade pública terá uma equipe de profissionais da área de Psicologia, Assistência Social e Administração pronta para prestar atendimentos variados no próprio local ou em visitas domiciliares unidade.

As atividades do CRAS Quilombola deverão garantir diversos benefícios aos cidadãos e cidadãs de Tijuaçu. Por exemplo: direito à igualdade para obter serviços da rede de proteção social; direito à manifestação pública sem sofrer discriminação; direito de ter garantida sua convivência familiar, comunitária e social; direito a participar do controle social; e, entre outros, direito à renda através do desenvolvimento de programas e projetos de inclusão produtiva.

O principal programa desenvolvido pelo CRAS é o Programa de Atenção Integral à Família – o PAIF, que tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais e, ainda, acesso e informações fundamentais aos seus direitos. (Prefeitura de Senhor do Bonfim)

Um Novo Tempo para Alagoinhas

Prefeito fala sobre o desempenho do governo neste primeiro ano de Um Novo Tempo

O primeiro ano de gestão do Prefeito Paulo Cezar foi de fato o início de um Novo Tempo. 2009 foi marcado pelo trabalho de uma equipe empenhada em transformar Alagoinhas em uma das melhores cidades da Bahia. E foi para falar sobre essas conquistas e sobre o que virá, que o administrador, considerado como um dos 100 melhores das Américas, esteve nos dias 22, 23 e 29 de dezembro nas rádios locais, reafirmando o seu compromisso com a população alagoinhense.

“Tenho a honra de concluir o ano comemorando muitas vitórias e acreditando que o ano de 2010 seja ainda mais repleto de novas realizações e sonhos concretizados”, disse emocionado. “Temos que comemorar, porque Alagoinhas respira um novo cenário na modernidade, no desenvolvimento, na qualidade de vida de todos”, completou o administrador.

Revitalização das Praças, recuperação e ampliação de Programas Sociais como a Casa de Acolhimento a Mulher e o Bolsa Família, laboratórios de Informática para as escolas da Zona Rural, implantação de serviço de Urgência Odontológica com funcionamento 24 horas, melhorias no trânsito, pavimentação em Ruas e Avenidas, PAC Saneamento, Programa Minha Casa Minha Vida, com investimentos de 100 milhões e a construção de quase 3 mil residências e um dos melhores desempenhos do país.

Em menos de um ano de governo, por exemplo, mais de 50% das escolas já estão informatizadas e a meta do Prefeito Paulo Cezar é atingir 100% das escolas. Somente no setor de habitação foram gerados em Alagoinhas 2.500 empregos diretos, em 11 meses de governo. Sem contar que o Programa de Arrendamento Residencial – PAR já tem 500 casas prontas para morar, “um investimento de 42 bilhões de reais”, ressaltou o prefeito.

O prefeito afirmou que a população pode esperar muito mais em 2010, já que mesmo num ano de crise, com uma queda de 40% na arrecadação, a cidade passou por grandes transformações. Foram mudanças que começaram no primeiro dia de governo com uma gestão mais aberta e moderna, com o prefeito ouvindo criticas e sugestões sem discriminação e justamente por isso é que os resultados já aparecem em todas as áreas.

As ações de Assistência Social também ganharam espaço na entrevista, através dos elogios tecidos à atuação da Secretária Tatiana Andrade, como a ampliação do Programa Bolsa Família, a revitalização de muitos programas e a reimplantação de outros como o Programa do Leite que beneficia quase 2 mil crianças todos os dias.

“Ainda temos muito a fazer nos próximos anos”, afirmou um prefeito emocionado. E as previsões para 2010 são as melhores possíveis, já que agora o orçamento foi elaborado pela atual administração e já foi, inclusive, aprovado pela Câmara de Vereadores junto com uma importante reforma tributária fundamental na geração de novas receitas para atender as muitas necessidades de investimentos do município. Alagoinhas aguarda a continuidade deste crescimento em 2010. (Prefeitura de Alagoinhas)