Município deve apresentar declaração dos convênios de 2008

Municípios que assinaram convênio com o Ministério da Saúde entre 1º de junho a 31 de dezembro de 2008 devem preencher declaração para liberação de recursos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta aos gestores sobre o documento, que servirá de comprovação da regular execução do plano de trabalho e liberação da segunda parcela e seguintes. Um modelo da declaração foi publicado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para que os Municípios preencham, pois a liberação das parcelas pendentes só será efetuada após a apresentação da declaração devidamente assinada e acompanhada dos documentos correspondentes.

O processo, de acordo com o FNS, será necessário em função de os módulos do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) não estarem disponíveis. O artigo 13 do Decreto 6.170/2007 determina que todos os atos relativos à celebração, liberação de recursos, acompanhamento da execução e prestação de contas dos convênios celebrados a partir de 1º de setembro de 2008 sejam registrados no Siconv.

A partir da data, os convênios celebrados com o Ministério estão registrados na Gestão Financeira e de Convênios (Gescon), conforme estabelece Instrução Normativa da Secretária do Tesouro Nacional STN 01/1997. Mas estas não são válidas para aplicação aos convênios celebrados a partir 1º de junho de 2008. (Fonte: CNM com informações do Fundo Nacional de Saúde)

Treze municípios baianos serão contemplados com projeto Praça da Juventude

Os municípios de Simões Filho, Macaúbas, Eunápolis, Glória, Juazeiro, Lapão, Paratinga, Ribeira do Pombal, Pombal, São José do Jacuípe, Sobradinho, Cruz das Almas e Euclides da Cunha são os treze municípios baianos selecionados para receber o projeto do Ministério do Esporte, Praça da Juventude.

Projeto do Ministério do Esporte para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas. Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária.

Cada unidade do projeto Praça da Juventude terá cerca de sete mil m² e prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infra-estrutura completa apresenta-se em módulos: pistas para salto triplo e à distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena, centro de convivência da terceira idade com sala de ginástica, quiosque de alimentação, vestiários e arquibancadas, dentre outros.

Entre os anos 2008 e 2010, foram conveniadas a construção de 150 Praças da Juventude, distribuídas pelo território brasileiro. O investimento em cada Praça é de cerca de R$ 1,6 milhão.

Serrolândia é aprovada pelo Selo Unicef

Em busca de um desenvolvimento inovador em favor dos direitos das crianças e adolescentes, o município de Serrolândia aderiu ao Selo Unicef, traçando o fortalecimento da gestão local. A ação ocorreu por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Prefeitura Municipal, que articulou o encontro e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.

"O município é uma ferramenta essencial para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É aqui que elas crescem e se desenvolvem. Direcionando ações que trazem mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos, o futuro promissor acaba sendo garantido, o que também torna-se uma transformação do desenvolvimento social", ressaltou o padre Tiago, quando relatou sua experiência de ajudar o município de Sonora no Mato Grosso do Sul a conquistar o Selo Unicef.

Avaliado segundo a metodologia desenvolvida pelo UNICEF, num conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas e participação social, as ações de Serrolândia serão monitoradas e avaliadas até 2012. Se o município apresentar avanços consistentes receberá o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.

Selo UNICEF Município Aprovado- O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço do município no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O Pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas.

Vale lembrar que em 2006 o município de Serrolândia aderiu, mas não consegui cumprir as metas. (Calila Noticias)


Cursos promovem capacitação para mulheres de Casa Nova

Ampliar a capacitação local, combater a exclusão social, gerar emprego e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional são os principais objetivos da Escola de Corte e Costura Maria Inês Santos Viana, em Casa Nova. Fundada desde a cidade velha, há mais de 50 anos, a escola oferece aulas gratuitas de corte, costura e bordado.

Atualmente, a instituição atende 30 pessoas, que são acompanhadas e orientadas por professoras altamente qualificadas. De acordo com a diretora da escola, Cristina Pereira, os alunos aprendem a confeccionar diversos modelos de roupas de maneira rápida e prática. “A escola de corte e costura, é uma unidade de formação profissional, coordenada pela Secretária Municipal de Assistência Social. Aqui as alunas aprendem a produzir roupas em malhas, couro, fantasias e fardamentos”, destaca a diretora que também já foi aluna da instituição.

Em 2009, a escola se consolidou com a aquisição de mais oito máquinas industriais (overlock, galoneira e reta), hoje a instituição conta com 13 máquinas em funcionamento. Os uniformes da creche da cidade, dos vigilantes, garis e roupas de festas comemorativas são confeccionados na casa. (Prefeitura de Casa Nova)

Cursos de informática e acesso a internet em Ipecaetá

O Governo Municipal “O Trabalho Continua” realiza uma verdadeira transformação no que se refere à tecnologia e informação no município, com a implantação do Telecentro a população terá cursos de informática (Windows XP, Introdução à Informática e Internet) além do livre acesso a rede, graças à parceria entre Ministério das Comunicações, Atn, Fundação Bradesco e o Dr. Micro.

Vale destacar que foram entregues 300 Telecentros em todo o País, graças aos esforços do Prefeito Ailton Silva, Ipecaetá também foi contemplada.

É o Governo Municipal “O Trabalho Continua” trabalhando cada dia mais, por um município cada vez melhor. (Prefeitura de Ipecaetá)


Produtores de cacau recebem kits tecnológicos em Jequié

A Prefeitura de Jequié distribuiu, a produtores de cacau do Município, 50 kits de enxertia e 30 mil sementes para produção de mudas resistentes ao mal de facão, durante a apresentação do calendário de atividades da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, relativas a 2010. Esse trabalho é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado, no ano passado, pelo prefeito Luiz Amaral e pelo Superintendente Regional da Ceplac, Antônio Zózimo, que permite o desenvolvimento de ações conjuntas em torno do plano de desenvolvimento da lavoura cacaueira, que envolve outros parceiros como EBDA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Federação da Agricultura do Estado da Bahia.

O secretário Walter Sampaio Filho falou do compromisso do prefeito Luiz Amaral com a zona rural. “A Prefeitura já fazendo sua parte, com a distribuição de insumos, oferecendo cursos para que o produtor tenha uma maior capacidade de gerenciamento e organização de suas fazendas; dando assistência técnica; buscando ampliar a participação do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Ceplac, no dia a dia de vocês”, comentou. Informou ainda que está decidido o início do programa de recuperação das estradas vicinais para permitir o escoamento da produção.

Em 2009, a Prefeitura de Jequié e a Ceplac promoveram ações que permitiram a capacitação de 150 agricultores na aplicação do manejo integrado no cultivo do cacaueiro. Para o secretário Walter Sampaio, a distribuição de 500 hastes de clones autocompatíveis (CCN – 51, CCN – 10, PH – 16 e SJ – 02), em kits de 10 hastes para agricultores capacitados em enxertia, poda e coleta de amostras de solos pelos técnicos da Ceplac, representa um avanço para o projeto de recuperação da lavoura de cacau e coloca à implantação de uma unidade demonstrativa para pesquisas na área de cacau irrigado no semi-árido de Jequié, como outra importante conquista. (Prefeitura de Jequié)


Distribuição de sementes em Mata de São João

Pelo terceiro ano consecutivo, o programa Salvação da Lavoura vai ser desenvolvido pela prefeitura. No último fim de semana, 13 e 14/03, foram distribuídos 650 kit´s de ferramentas agrícolas, adubos e sementes para os trabalhadores rurais da nossa Zona rural e do litoral cadastrados na secretaria de agricultura.

Neste ano, o Kit possuía 2 novos itens, carrinho de mão e ancinho, além das diversas espécies de sementes, como amendoim, feijão e milho; adubos orgânicos para o solo e algumas ferramentas como enxada e enxadeta.

O programa Salvação da Lavoura a cada ano apresenta crescimento significativo no número de beneficiados. Desde a sua primeira edição até este ano, já houve um incremento de 37%. Neste ano, serão 650 beneficiados. Uma iniciativa que contribui para a diversificação e ampliação da produção, a geração de renda no campo e mais qualidade de vida aos trabalhadores rurais. (Prefeitura de Mata de São João)

Abaré é contemplada com Cine Mais Cultura

Sabendo da escassez de salas de cinema no país, o Ministério de Cultura lançou o edital Cine Mais Cultura, com o objetivo de contemplar municípios com menos de 20 mil habitantes, com um kit audiovisual com tecnologia digital. "Apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas comerciais de cinema, boa parte da população não tem condições de pagar pelo ingresso. O Mais Cultura tem como objetivo principal democratizar o acesso da população a bem e serviços culturais", destacou a coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles.

Foram escolhidos projetos de 150 prefeituras brasileiras, entre as quais 50 são da região Nordeste, e 14 municípios selecionados são baianos. O Território de Itaparica foi contemplado pela cidade de Abaré.

Os habitantes receberão: uma tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos. Além disso, poderão escolher 104 filmes brasileiros do catálogo da Programadora Brasil. (Prefeitura de Abaré)

Município de Wagner na direção do futuro

A visão moderna e administrativa do prefeito do município de Wagner, Elter da Silva Basto, com investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura têm feito o município caminhar em direção ao futuro.

A administração municipal vem preparando um conjunto de obras realizadas em sua grande maioria com recursos próprios do município, para serem entregues a população nos dias 7,8 e 9 de maio, mesmo período em que o município estará realizando a 36ª Edição da tradicional Festa de Vaqueiros.

Obras - Dentre as obras está a entrada da cidade que foi construída em parceria com o Ministério do Turismo. O projeto dispõe também de monumento com a réplica da fachada Instituto Ponte Nova (IPN), em homenagem aos fundadores da instituição educacional , que foi erguida no município em 1906, um quiosque comercial, parada de ônibus, bancos, ciclovias e pista para caminhadas.

"Os investimentos que fizemos na entrada da cidade além de urbanizar a área vai oferecer conforto e bem-estar para a população. É com esse objetivo que a Prefeitura de Wagner continua investindo em obras de infraestrutura", afirmou o gestor Elter Bastos.

A prefeitura investe também com recursos próprios na reurbanização de avenida, no centro da cidade, com a paviemntação do canteiro e troca do projeto paisagístico com o plantio de árvores nobres como oitizeiros que tem frondosas copas e que vão substituir as algarobas, que dão poucas sombras e possuem raízes superficiais.

Na área de Educação, a administração "Renovação e Progresso Continua" fomenta o Centro de Educação Infantil. Para implantação do projeto, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação utilizou os espaços das escolas Violeta Araújo e Otaviano Alves, que foram reformadas e adaptadas para receber mais de 300 crianças de 2 a 6 anos. (Jornal da Chapada)

Fábrica de leite em Coaraci vai beneficiar 300 produtores de oito municípios

Já está pronto pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) o edital de licitação para a as obras de engenharia e equipamentos da fabrica de leite da Bacia do Almada, que será instalada no município de Coaraci e terá capacidade de processar 10 mil litros diários de leite na sua fase inicial de produção. A fábrica de leite, inteiramente financiada pelo governo do estado, vai beneficiar oito municípios sul baianos: Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicarai, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus. Serão instalados 13 tanques de resfriamento nos oito municípios que serão administrados pelas associações locais de produtores, o que vai garantir a armazenagem do produto.

O governo do estado está investindo R$ 1.2 milhão na obra beneficiando diretamente 300 pequenos e médios produtores dos oito municípios. A fábrica será administrada por uma cooperativa de produtores a Cooperativa dos Produtores de Leite da Bacia do Almada e Gongogi(Coopragi). “A fábrica de leite é um investimento construído coletivamente pelos produtores, prefeituras e governo do estado”, disse Epifânio Soares Neto, ativista social e um dos articuladores do investimento.

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional do governo do estado, Edmon Lucas reuniu-se com produtores e prefeitos em Coaraci na tarde de quinta-feira (11) para falar do investimento. Ele disse que a previsão do governo do estado é que a fábrica esteja pronta em junho já para início de produção. “É um trabalho que vem sendo feito a várias mãos, há mais de seis meses com várias reuniões com produtores aqui e em Salvador”, disse o secretário.

Para os prefeitos Lenildo Santana de Ibicaraí e Josefina Castro de Coaraci a fábrica vai trazer um alento aos produtores. “Os produtores enfrentam dificuldade de comercialização agora terão vendas garantidas e por um preço justo”, disse Josefina. “O governo do estado está nos apoiando em ações para fortalecer o desenvolvimento regional”, afirmou o prefeito de Ibicarai, Lenildo Santana.

Comercialização - Principal gargalo desse tipo de investimento a comercialização está garantida. Toda a produção será absorvida pelo governo do estado e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “Antes de dar início à fábrica desenvolvemos um rigoroso estudo de viabilidade econômica do investimento. Queremos que ela sirva de modelo para outras no estado”, afirmou Herbert Frank, coordenador executivo da Sedir. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Coaraci)

Projeto de Lei resgata cooperação entre entes no SUS

O Projeto de Lei 373/2009 tramita no Senado Federal. Caso aprovado irá alterar a Lei 8.080/1990, para definir os procedimentos de gestão cooperativa do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos entes federados – União, Estados e Municípios.

A CNM concorda com a necessidade de avançar na consolidação do SUS e aperfeiçoar a legislação pertinente, mas discorda em alguns pontos do projeto. “Por ser o ente mais próximo da população o Município é o mais demandados judicialmente”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O senador Papaléo Paes (PSDB – AP) é o autor do relatório que ressalta a competência ao Município na prestação dos serviços de atendimento à saúde da população, com a cooperação técnica e financeira da União e dos Estados. O PL recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS).(Fonte: CNM)


Projetos que tramitam no Congresso trazem impacto aos Municípios

Os prefeitos que compareceram à mobilização organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na última quarta-feira, 10 de março, tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional e trazem impacto direto aos Municípios. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, chamou a atenção dos gestores e destacou a importância deles estarem atentos às discussões dos parlamentares.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 153/2003 do deputado Maurício Rands (PT-PE) foi a primeira da apresentação. Ela trata da criação, por meio de concurso público, do cargo de procurador municipal organizado em carreira. A PEC sugere alteração do caput do artigo 132 da Constituição Federal, igualando o procurador municipal ao dos Estados e do Distrito Federal. A proposta aguarda parecer de Comissão Especial e Plenário.

Outra PEC que tramita no Congresso Nacional é a 324/2001. A CNM acompanha a proposta porque ela sugere a vinculação de 1% das receitas do Município para aplicação na preservação da cultura nacional e preservação do patrimônio cultural. Para a União, o porcentual de vinculação é de 2% e, para os Estados, 1,5%.

A CNM alerta que, de acordo com o texto da PEC, o Município será passível de intervenção federal e estadual se não aplicar o valor estabelecido pela Lei. A PEC aguarda inclusão na Ordem do Dia. O autor da proposta é o ex-deputado Inaldo Leitão (PSDB-PB).

Educação - Na área de Educação, o PLS 277/2007 é um dos que mais preocupam os Municípios e a CNM. O Projeto altera artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para determinar que as turmas de alunos nas escolas de ensino fundamental tenham, no máximo, 25 alunos, e dois professores regentes.

A proposta implica na duplicação do quadro do magistério dos Municípios e aguarda deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). (Fonte: CNM)


CNM recomenda transparência das contas municipais por meio da Internet

A prestação de contas aos demais governos e à sociedade é uma obrigação prevista na Lei 131/2009. A chamada Lei da transparência determina que os entes federados – União, Estados e Municípios – divulguem o total de arrecadação e gastos da máquina pública. Com objetivo de ajudar os Municípios a cumprirem com a legislação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) oferece a ferramenta Site Município.

O espaço no portal da CNM é destinado à publicação on-line das Contas Públicas – conforme a Lei 9.755/1998. De uma forma simples, fácil e em tempo real, o site torna a gestão mais transparente utilizando-se da tecnologia digital. Para a CNM, a transparência como qualquer outro serviço deve ser oferecida aos contribuintes.

Segundo o prefeito de Pimenta Bueno (RO), Antônio Plaça, nenhum munícipe tinha tido interesse a acessar a prestação de contas do Município. “As pessoas devem acompanhar aquilo que acontece nas finanças locais. Quando era em papel, ninguém vinha na prefeitura fiscalizar. Agora todos têm acesso pela Internet e podem até questionar as contas”, explicou.

Pimenta Bueno é um dos diversos Municípios que usam atualmente a rede mundial de computadores para mostrar à população o que ocorre com o dinheiro público. Todos os Municípios filiados à Confederação podem requerer o espaço para publicação das contas municipais. A ferramenta é o canal direto entre a prefeitura e o cidadão. (Fonte: CNM)


Luis Viana Filho tem verbas para nova etapa de obras

Itabuna já tem R$ 550 mil disponíveis para a realização da terceira etapa da reforma do Estádio Luis Viana, cujo início ocorreu há cerca de dois anos. Os recursos são provenientes de emenda do deputado federal Félix Mendonça (DEM), que soma R$ 2,5 milhões para cinco etapas de execução. A Ordem de Serviço (OS) foi assinada na manhã de segunda-feira, (15) pelo prefeito Capitão Azevedo e a empreiteira que venceu a licitação para executar as obras. Participaram também do ato os secretários Alcântara Pellegrini (Esportes) e Fernando Vita (Desenvolvimento Urbano).

A etapa teve início no mesmo dia da assinatura da OS e contempla a instalação de placar eletronico, construção do acesso à nova arquibancada, bancos de reserva, alambrados, banheiros e bares para a nova arquibancada, reforma dos portões principais, iluminação e pintura da fachada. A previsão é de que o serviço seja concluido até o início de julho, segundo a construtora. Trinta operários trabalham no local, com acompanhamento da Sedur.

Ao assinar o documento, Azevedo destacou seu compromisso de valorizar o esporte, por meio de projetos e incentivo aos atletas e do resgate e melhoria dos equipamentos esportivos. “É preciso adequar, melhorar, e se for possível, ampliar esses espaços para que os nossos jovens, nossos atletas e a comunidade em geral possam ter acesso ao lazer, à integração e à saúde por meio da prática esportiva”.

“Com mais essa etapa da obra, vamos poder concretizar um antigo sonho da comunidade esportiva, a implantação do painel eletrônico e com isso estamos também cumprindo um compromisso do prefeito Azevedo. Desde o inicio da sua gestão, o que ele prometeu para o esporte em Itabuna vem sendo executado”, declarou o titular do Esporte, Alcântara Pellegrini. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)


Emasa investe R$ 1 milhão para substituir redes de esgoto

Cerca de R$ 1 milhão, em recursos próprios, estão sendo investidos pela Emasa para substituir o sistema de esgoto condominial em nove bairros de Itabuna. As redes condominiais são consideradas tecnicamente inviáveis para grandes comunidades, que estão em constante expansão. Ainda assim, governos anteriores investiram no modelo, que se transformou em fonte de transtorno para muitos moradores de Itabuna.

“O esgoto condominial, feito com tubos de apenas 100 milímetros, não resiste ao volume de dejetos e por isso ocorrem entupimentos”, afirma o prefeito Capitão Azevedo. A Emasa adquiriu 30 mil metros de tubos com 150 milímetros de diâmetro, feitos de material resistente e apropriado ao solo.

A substituição das redes condominiais pelas convencionais será feita nos bairros Manoel Leão, Jorge Amado, Vila Anália, Parque Santa Clara, São Pedro, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Zizo e Nova Califórnia. Em alguns pontos dessas comunidades, o esgoto corre pela superfície das ruas em função da deficiência da rede condominial.

O presidente da Emasa, Alfredo Melo, afirma que a empresa trabalhará todo o ano de 2010 na mudança das redes de esgotamento sanitário. “É um investimento necessário, embora tenhamos que lamentar o desperdício de dinheiro público que foi cometido com a implantação desse sistema condominial”, ressalta o presidente.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)


Fábrica de chocolate em Ibicaraí estará pronta em junho

Estão em ritmo intenso as obras da primeira fábrica de chocolate da região cacaueira, em Ibicaraí no sul da Bahia. O projeto financiado pelo Governo da Bahia e BNDES tem previsão de inauguração em junho. A fábrica de Ibicaraí vai produzir chocolate com 70% de concentração de cacau e seus subprodutos. Terá capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor,ela integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau.

O secretário de Integração e Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas visitou o canteiro de obras acompanhado do prefeito Lenildo Santana na quinta-feira (11), para verificar o andamento das obras da fábrica. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na obra pelo governo estadual e prefeitura beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares.

O governo do estado vai contratar uma equipe técnica para apoio do projeto. A fábrica será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (COOAFBA). Terá o acompanhamento de Raimundo Mororó considerado uma das maiores autoridades em chocolate da Bahia, e monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“A fábrica vai fortalecer a economia de vários municípios regionais e a agricultura familiar prejudicada com a crise da lavoura cacaueira. É o maior investimento que o nosso município recebe nos últimos vinte anos depois de penalizado com a perda da fábrica de refrigerantes Coca-Cola”, disse o prefeito Lenildo Santana.

Mobilização - O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana foi o primeiro a mobilizar os prefeitos regionais em busca de investimentos em fábricas de cacau desde meados de 2009 quando convocou uma reunião na Ceplac, em Itabuna. O município foi o responsável pela elaboração do projeto e doação do terreno. A fábrica de Ibicaraí servirá de modelo para outras unidades que serão instaladas em Uruçuca, Itajuípe, Buerarema e provavelmente Gandu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)

Revitalização de Arembepe anima moradores

Os moradores de Arembepe, orla de Camaçari, estão bastante animados com o projeto de revitalização da localidade. A obra, que representa investimento de R$ 15 milhões, será realizada em sete etapas. A primeira começou ontem, segunda-feira (15/03). A proposta da Prefeitura é transformar a localidade em um lugar melhor para morar, trabalhar e passear. O projeto foi apresentado e amplamente discutido com a população. “A ideia é bem bacana. Tem que ser isso mesmo. Além disso, as melhorias vão contribuir para atrair, cada vez mais, pessoas para Camaçari”, afirmou o morador Robens Vau Gomes Santos, 40 anos.

O casal Odon Araújo de Souza, 62 anos, e Marluce Freitas, 49 anos, chegaram em Arembepe há cinco meses e já pensam em comprar um imóvel para fixar moradia. “Saímos de Salvador por conta da violência e ficamos encantados com Arembepe”, observou o funcionário público federal, Odon Souza. Na opinião do casal, o projeto é espetacular e vai transformar a localidade em um verdadeiro paraíso. “É coisa para ninguém botar defeito. O prefeito Caetano está investindo muito”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)


Emasa realiza seminário para debater o tema “água e saúde”

As diversas etapas da produção de água em Itabuna serão amplamente discutidas no Seminário “Água & Saúde: como Tratar esta Questão?” a ser realizado pela Emasa, nesta quinta-feira (18), no auditório da FTC, das 8 às 17 horas, com apoio da Prefeitura e Quimil. O gerente de Produção de Água da Emasa, João Bittencourt, faz a palestra de abertura do evento, discorrendo sobre o tema Qualidade da Água.

Em seguida, o químico e mestre em Engenharia Ambiental, Edilson Gonçalves, conduz o painel Interface entre Saneamento e Meio Ambiente. Logo depois, o engenheiro ambiental Aridson França apresenta as Etapas de Tratamento da Água (coagulação, floculação, decantação e filtração), com enfoque em Projetos de Estações de Tratamento de Água (ETAs).

No turno da tarde, os trabalhos começam com a palestra Barreiras de Proteção e Boas Práticas Operacionais em Sistema de Abastecimento de Água, conduzida pelo químico Noelson Aquino, da Embasa, a partir das 14 horas. Encerrando o seminário, o bacharel em Química Tecnológica, Jorge Macedo, discorre sobre o tema Desinfecção de Águas.

Segundo gerente de Produção de Água da Emasa, João Bittencourt, o seminário tem como objetivo principal socializar o conhecimento de novas tecnologia e eficiência no tratamento de água não só em Itabuna como em toda a Bahia. Devem participar técnicos de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) de diversos municípios, professores e estudantes de instituições de ensino superior de Itabuna e região. “Mas o evento é aberto ao público em geral”, ressalva Bittencourt. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)