Aumenta repasse da Cide do último trimestre de 2009 para os Municípios

Os Municípios receberam um aumento de 13% da Contribuição Para Intervenção do Domínio Econômico (Cide). No dia 13 de janeiro, foi depositado nas contas municipais um montante de R$ 113,2 milhões da cobrança sobre combustíveis e lubrificantes.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez o cálculo desse repasse e constatou quanto cada Estado recebeu da Cide. A CNM elaborou uma tabela comparativa, mostrando os valores da contribuição no último mês de outubro de 2009 e repassados em janeiro deste ano. O montante depositado é referente ao trimestre passado – meses outubro, novembro e dezembro de 2009.

A Cide registrou uma redução no ano passado, que chegou a quase 60%. A diminuição dos valores foi causada pela redução da base de cálculo de incidência somada a uma manobra contábil da Petrobrás. A decisão tomada pelo governo federal buscou evitar um amento no preço dos combustíveis. Mas agora, com este repasse os valores retomam os patamares de 2008.

Distribuição

Do total arrecadado, em tese, são destinados 29% aos Estados, mas devido a Desvinculação de Recursos da União (DRU) – que desvincula 20% dos recursos – a proporção efetiva repassada é de 23,2%. A distribuição entre os Estados é feita segundo critério que pondera o tamanho da malha viária, o consumo de combustíveis e a população. Por fim, os Estados repassam aos seus municípios 25% do valor recebido. Em resumo, essa distribuição significa que os Municípios ficam com apenas 5,8% da contribuição. (CNM)

Prefeitura de Caculé convida população para II audiência sobre PLHIS

O Governo de Caculé convida a população para participar da II Audiência Pública que irá discutir sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, a ser realizada no dia 20 de janeiro de 2010, às 9:00 horas, na Câmara de Vereadores.

O planejamento das ações do setor habitacional visa garantir moradia digna à população de baixa renda. O município de Caculé está na fase de diagnóstico, que envolve análise da infraestrutura do município.

Para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social, a participação popular é muito importante. (Ascom Prefeitura de Caculé)

Prefeitura recupera estádio para garantir jogos do Colo-Colo

A Prefeitura de Ilhéus recuperou o estádio Mário Pessoa visando garantir os jogos do Colo-Colo no campeonato baiano 2010. Sob a coordenação das secretarias de Obras e de Serviços Públicos uma operação-tarefa foi montada por determinação do prefeito Newton Lima para que os trabalhos fossem concluídos dentro do cronograma estabelecido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Dentre as ações implementadas estão a recuperação das gaiolas dos refletores, troca de lâmpadas, melhoria em todos os sanitários dos vestiários e as cadeiras numeradas, colocação de piso emborrachado nos vestiários e o gramado está recebendo uma atenção especial. No elenco de medidas que está sendo posta em prática consta a implantação de parapeitos nas arquibancadas, melhor visualização dos painéis de saída de emergência, manutenção na iluminação de emergência nas saídas, colocação de alarme para alertar possíveis incêndios, instalação de novos extintores e pintura em toda sua estrutura.

O secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas, assegura que o serviço foi realizado com recursos próprios do município. Segundo ele, o prefeito Newton Lima determinou prioridade nessa atividade para que o Colo-Colo garanta o seu “mando de campo” e realize seus jogos junto com a torcida. Após transferir as famílias desabrigadas que se encontravam alojadas no estádio agora a prefeitura envida esforços para entregar o Mário Pessoa dentro do prazo pré-estabelecido.

A prefeitura construiu sanitários masculino e feminino, cantina e bar. Um dos objetivos é valorizar o espaço esportivo e oferecer comodidade aos torcedores das arquibancadas. Carlos Freitas disse que existiam sanitários mas não ofereciam higiene e comodidade. Cada um possui seis vasos privativos, sendo que os da cantina e do bar são do mesmo material usado nos sanitários. As paredes foram revestidas de cerâmica, assim como as do bar e da cantina. (Ascom Prefeitura de Ilhéus)

Itabuna terá recursos para fortalecer combate à violência

Como consequência dos últimos resultados da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam o município de Itabuna como líder nacional do ranking do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, a Prefeitura adere ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como objetivo ações de promoção de direitos humanos, criação e fortalecimento das redes sociais, promoção da segurança e da convivência pacífica.

Para o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, a adesão ao programa vai fortalecer ainda mais o Fórum Municipal Contra a Violência, deflagrado ano passado pelo prefeito Capitão Azevedo. O fórum preconiza a integração de ações entre governo municipal, sociedade civil e organismos de segurança social, no caso, o 15º Batalhão da Polícia Militar, 6ª Coordenadoria de Polícia, 4º Grupamento de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e outras instituições.

O processo de adesão ao Pronasci obedece a todo um cronograma, que vai desde a elaboração de projetos pelas Secretarias de Planejamento e Tecnologia e Assistência Social, até a realização de uma audiência dia 19 de janeiro, às 16 horas, no gabinete do prefeito Azevedo. Na oportunidade, serão apresentadas às autoridades de segurança pública e lideranças comunitárias as propostas dos projetos a ser implementados em Itabuna, a partir da Comissão Municipal Contra a Violência e do Conselho Municipal de Segurança Pública. O projeto prevê a implantação de um Gabinete de Gestão Integrada.

Para garantir a realização das ações do Pronasci no âmbito municipal, serão celebrados dia 26, em Brasília, convênios, contratos e acordos para implementação de pelo menos 10 projetos financiados com recursos federais, que têm como alvo o combate à violência.

Já a diretora do Departamento de Políticas Sociais da Secretaria da Assistência Social, Luiza Padilha, explica que está elaborando um estudo e um relatório que vão indicar os projetos prioritários para implementação em Itabuna. As propostas serão discutidas com representantes da comunidade e do Ministério Público no dia 19, no Centro Administrativo Firmino Alves. Ela explica que pelo menos dez projetos serão selecionados e encaminhados ao Pronasci, entre os quais o do Território da Paz e da Praça da Juventude.

Os projetos têm como base principal a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que será ligado ao gabinete do prefeito e vai fortalecer o Fórum Municipal de Combate à Violência, lançado ano passado, pelo governo municipal, em parceria com a sociedade civil organizada. (Ascom Prefeitura de Itabuna)

São Desidério tem novas estradas vicinais

São Desidério possui cerca de 3.000 km de estradas vicinais. O Programa de Recuperação de Estradas da prefeitura, em 2009, realizou melhorias em cerca de 70% das vias em todo o município. Além de recuperar pontos deteriorados pela ação das chuvas e do tráfego de veículos, o programa inclui a ampliação e a abertura de novas estradas.

O objetivo é facilitar o aceso aos cerca de 125 povoados localizados no vasto território de São Desidério. Segundo o prefeito Zito Barbosa, é preciso que as vias estejam em boas condições e que novas estradas sejam abertas para possibilitar segurança, comodidade e economia aos usuários.

“Alguns povoados são próximos, mas as estradas que os ligam dão muitas voltas e prolongam a viagem. Este é o exemplo das localidades de Boa Vista e Varginha, a estrada aberta diminuirá mais de cinco quilômetros do percurso entre os povoados”.

A nova via beneficiará também as localidades de Vila Nova Conceição, Sítio Novo, Furquilha, Grota da Onça, São Longuinho, Manoel Lopes, Olho D’água e Coqueiro. O trabalho é realizado pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura, mas os moradores fazem questão de acompanhar o andamento da obra.

“Estou feliz de ver o antigo carreirinho que nós abrimos para passar com o cavalo e encurtar o caminho se transformar nessa estrada bonita e bem feita”, comemora o morador de Boa Vista, Durval Rodrigues.

Mais de 15 veículos entre caminhões, carro pipa, escavadeiras, patrol e tratores realizaram o trabalho. O Programa de Recuperação de Estradas é contínuo, as atividades agora se concentram nas localidades de Roçado Velho e Brejo da Furquilha. (Ascom Prefeitura de São Desidério)

Ibicaraí define propostas para a Conferência das cidades

Garantir maior flexibilidade na captação de recursos a serem aplicados nas áreas de habitação, saneamento básico e ambiental, assegurar recursos do Governo Federal para a regularização fundiária, com contra partida do governo estadual e municipal, unificação dos conselhos de todos os setores para as cidades com menos de 20.000 habitantes com a implementação de câmaras técnicas são as principais propostas que Ibicaraí levará para a Conferência Estadual das Cidades que acontece em Salvador.

O município realizou sua conferência durante todo o dia de quinta-feira (14) na Câmara de Vereadores com a participação de cerca de 150 pessoas. Aberta pelo prefeito Lenildo Santana, a conferência contou com palestras e debates temáticos. "Nunca na história de Ibicaraí tivemos uma participação efetiva da sociedade nas conferências. Antes o debate era restrito, eram conferências de papel", disse o prefeito. Para ele, Ibicaraí vive um novo tempo com um governo aberto para o diálogo e o estímulo a participação popular.

A Conferência Municipal das cidades de Ibicaraí contou com palestras do professor de direito da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e vereador, Wenceslau Júnior, abordando a Aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade. De Maria do Socorro Mendonça da ONG Ação Ilhéus, que falou sobre Criação e implantação de conselho das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no distrito federal e da representante da secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Telma Elisia Matos que fez a apresentação da Sedur e falou da relação dos programas governamentais como PAC e Minha Casa Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano.

Foram eleitos como delegados para representar o município em Salvador César Ferreira da Silva (ACRRA), Maria Célia da Paz da CASA, Maria Natalina Alves Oliveira (AACS) representando a sociedade civil e Osaná Crisostomo do Nascimento, Adenildes Santos de Jesus (Doutora NIDE), Romilso Ferreira Dos Santos representando o poder público.

Mais propostas

Garantir recursos para mobilidade, funcionamento e capacitação dos Conselhos tendo por fim suportes para os membros, estimular o Ministério das Cidades para que cobre a revisão dos planos diretores municipais,difusão por parte do Poder Público Federal de material didático referentes ao Estatuto da Cidade e PDU para sociedade como um todo são as outras propostas que Ibicaraí levará para a etapa estadual da conferência. (Ascom Prefeitura de Ibicaraí)

Cachoeira prepara festa para yemanjá

O povo de santo de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano, já começou os preparativos para a festa deYemanjá que este ano será no dia 7 de fevereiro. De acordo com aSecretaria de Cultura e Turismo do município e da ACYO - AssociaçãoComunitária Yemanjá Ogum-Té, que estão à frente da organização doevento, este ano estão sendo aguardados representantes de 50 terreirosde candomblé de Cachoeira e de cidades vizinhas para a entrega dasoferendas às divindades das águas.

As atividades que antecedem a saída das embarcações com os presentesserão concentradas na área do cais do Porto de Cachoeira. Neste local,será armado um toldo para os balaios das oferendas. Na pista do palcoda Feira do Porto, a prefeitura montará um barracão com madeira epalhas para a realização da cerimônia do xirê. Os presentes serãolevados para o local sagrado conhecido como Pedra da Baleia, no RioParaguaçu, a partir das 11h. Até agora já foram confirmadas dezembarcações que transportarão os religiosos com os balaios deoferendas. A partir das 8h da manhã, as pessoas já podem depositarseus presentes nos balaios que estarão disponíveis no Porto.

Após o retorno das embarcações estão previsto show com o Grupo GêgeNagô e apresentação de samba de roda. Além disso, a organização doevento distribuirá mingaus, bolos, arroz doce e mungunzá para todos osparticipantes da festa. Há cinco anos a festa coletiva dos terreirosem homenagem a Yemanjá em Cachoeira foi revitalizada com apoio daprefeitura municipal. A manifestação existe há mais de meio século,porém estava quase desaparecendo. A revitalização por iniciativa debabalorixás, ialorixás, filhos e filhas de santo, tem atraído a cadaano, um grande número de turistas para participar do evento. Dessaforma, a grande manifestação pública religiosa vem contribuindo paraaumento do fluxo turístico em Cachoeira conhecida internacionalmentepela preservação da cultura e religiosidade dos afrodescendentes. (Ascom Prefeitura de Cachoeira)

Cortejo arrasta multidão na homenagem a Santo Amaro de Ipitanga

O povo de Lauro de Freitas foi às ruas do Centro da cidade celebrar os 402 anos de fundação da então Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga na manhã do último sábado (16/01). Ao som dos tambores, baianas e devotos lavaram as escadarias da secular Igreja Matriz, após cortejo repleto de manifestações culturais que saiu da Praça de Arcanja (Vila Praiana). Fanfarras, grupos de samba de roda, baianas com água de cheiro, capoeiristas e os jovens pernas de pau do Grupo Bambolê fizeram o brilho do cortejo cultural, que contou também com a presença da prefeita Moema Gramacho, do deputado federal Emiliano José, secretários municipais e vereadores.

O colorido dos grupos culturais se estendeu pelas ruas de Vila Praiana e arrastou uma multidão pelos mais de dois quilômetros do trajeto até a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas. Na chegada ao templo, foram entoados os hinos ao santo beneditino e ao Senhor Bom Jesus do Bonfim. "Lauro de Freitas é uma cidade muito movimentada do ponto de vista cultural. E hoje culminamos a festa do padroeiro com este cortejo maravilhoso, que representa uma riqueza, uma diversidade cultural que devemos sempre valorizar como marca do município: a participação social", disse a prefeita Moema.

A água de cheiro, símbolo de fé, também serviu para amenizar o calor. Este ano, o cortejo contou com a presença do grupo de baianas "Eterna Juventude", do Pelourinho, que confecciona a roupa de material reciclado. Depois da lavagem das escadarias, o samba correu solto pela praça com os grupos Saia Rodada, de Areia Branca, e o Samba de Roda do Quingoma.

O secretário de Cultura, Antônio Lírio, ressaltou que Lauro de Freitas é uma cidade extremamente religiosa "e a marca de Santo Amaro de Ipitanga como padroeiro está na cidade, independente de credo. Neste quinto ano após a retomada do cortejo, vemos esta festa ficar maior, com expressões daqui e de outras cidades da região metropolitana. E a cada ano temos expressões culturais maiores e melhores, com a multidão prestigiando o cortejo", destacou Lírio. (Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas)

Carrefour será inaugurado em fevereiro. Mais de 300 empregos serão gerados em Barreiras

A partir do dia 11 de fevereiro começa a funcionar em Barreiras o hipermercado atacado-varejista Atacadão, pertencente ao Grupo Carrefour. Após cinco meses de obra, a nova loja oferecera mais de cinco mil itens para comercialização no atacado ou varejo. Um investimento que movimentará a economia local, gerando 360 empregos diretos.

Segundo o engenheiro Sergio Mota, responsável pela construção do Atacadão, todo o processo de implantação do hipermercado foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Barreiras. “Em nenhum momento a prefeitura dificultou ou impediu a instalação do Atacadão em Barreiras, pelo contrário, fomos muito bem recebidos e auxiliados durante a contratação do pessoal e legalização da obra”.

De acordo com a prefeita Jusmari Oliveira, que a convite do Grupo Carrefour, visitou na tarde de quarta,13, a obra do Atacadão, a busca por empresas geradoras de emprego e renda é um dos principais compromissos do Governo Cidade Mãe. “O Carrefour com certeza já está movimentando toda economia da cidade. A nossa meta é de atrair ainda mais empresas e com isso gerar mais oportunidades para o nosso povo. Durante anos a economia de Barreiras ficou estagnada. Isso deve ficar no passado. Agora é o momento de renovação de proporcionarmos um novo ciclo de desenvolvimento com oportunidade para todos”.

Àrea construída - Construído em um terreno de 35 mil metros quadrados, o hipermercado atacado-varejista possui um estacionamento coberto com 520 vagas. Ao todo, são 16 mil metros de área construída. Além da loja, funcionara, também, no mesmo local o Atacadão Empresa, destinado à venda de produtos no atacado para microempresários a baixos custos. (Prefeitura de Barreiras)

Escolas municipais de Santo Antônio de Jesus passam por reformas

Possibilitar boa aprendizagem em ambiente adequado e seguro continua sendo prioridade para a administração municipal, por isso, nos últimos dias, a prefeitura iniciou reformas em escolas da rede municipal, beneficiando mais de 2000 alunos.

"O prefeito sempre se preocupa em oferecer um ambiente favorável para nossos alunos estudarem e aprenderem, mas isso é só um item na busca pela educação de qualidade. Precisamos principalmente de professores motivados e dispostos a proporcionar um melhor aprendizado para os educandos. Esse item também é prioridade para nós", revela a Secretária de Educação, Norma Lúcia.

Segundo o Diretor de Transporte Escola, George Cássio, está sendo feito nas escolas: retelhamento total, substituição de madeiras estragadas, capinagem, recuperação de muros, revisão da parte elétrica e hidráulica, pintura total, revisão dos pisos com assentamentos de ardósia em algumas salas e recuperação dos rebocos. "Além disso, estamos recuperando carteiras, armários, bebedouros e substituindo portas e fechaduras. No total serão 40 unidades escolares reformadas", completa o Diretor.

As obras estão sendo realizadas pela administração com recursos próprios e recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. (Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)

Secretaria de Agricultura de Vitória da Conquista promove ações em favor dos agricultores

Com objetivo de melhorar as condições de vida das comunidades da zona rural, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou, em 2009, uma série de atividades, entre elas aração de terras e produção de mudas.

Mais de 1500 tarefas de terras foram aradas atendendo famílias de pequenos produtores rurais de 15 localidades. Ao preparar a terra, a Prefeitura favorece o plantio de várias lavouras que são fonte de renda para os pequenos produtores.

Além disso, a secretaria adquiriu mudas de palma e mandacaru sem espinho nos municípios de Riachão do Jacuípe e Cruz das Almas, introduzidas na fazenda Pedra Mole. Segundo relatório da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, estas espécies foram cultivadas com a finalidade de multiplicação e posterior doação para produtores da região da caatinga. Também foram produzidas mudas de cagáita para posterior reintrodução, espécie que corre risco de extinção, e de maracujá nativo, que serão utilizadas para produção de frutos e para melhorar geneticamente o maracujá amarelo, pois este é mais resistente a doenças de solo causado ao maracujá com fins econômicos. (Prefeitura de Vitória da Conquista)

Professores da rede municipal de Porto Seguro têm acesso a projeto de alfabetização

As escolas municipais de Porto Seguro (BA) serão contempladas com ambientes informatizados e softwares educacionais da Brasil Online, empresa que atua no desenvolvimento de produtos educacionais tecnológicos. Ao todo 660 educadores serão treinados para utilizar os softwares da coleção Cultivar Educação, desenvolvidos pela Brasil Online.

"Os professores vão aprender a melhor forma de utilizar as tecnologias da informação e comunicação que muito ajudarão no ambiente educacional", afirma a coordenadora pedagógica da Brasil Online, Adda Daniela.

Muitos alunos da rede pública de ensino não têm sequer a oportunidade de acessar um computador e é sob essa expectativa de mudança que a prefeitura de Porto Seguro firmou contrato a Brasil Online a fim de alfabetizar digitalmente seus professores e alunos. Serão fornecidas 82.500 licenças de uso dos softwares da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Fundamental II à Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro.

Os alunos da rede municipal de Porto Seguro além de ter contato com a tecnologia vão poder, por intermédio da coleção Cultivar Educação, enriquecer e ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos por meio da utilização dos softwares da Brasil Online.

A coleção Cultivar Educação estimula o trabalho lúdico e interativo, o raciocínio lógico, a motricidade e possibilita a construção de conhecimento. Todos os softwares da Brasil Online são desenvolvidos de acordo com as diretrizes do governo federal. O ambiente virtual é colorido e respeita o desenvolvimento cognitivo relativo a cada faixa etária.

A Brasil Online é uma empresa que atua no desenvolvimento de produtos educacionais aliados à tecnologia. Dentre eles, softwares para o ensino infantil, fundamental e médio. Do seu leque de produtos consta ainda a produção de players educacionais, cursos de ensino a distância, lousa multimídia e TV educação. Vale destacar que todo conteúdo está em conformidade com as diretrizes do governo Federal. (Prefeitura de Porto Seguro)

Piritiba realiza lançamento do Programa Mais Leite

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou o Programa Mais Leite, que garantirá o beneficiamento através da industria de laticínio, além de oferecer ao produtor a assistência de um médico veterinário, um agrônomo e um técnico agrícola. O programa tem como objetivo a garantia do comércio de leite em Piritiba atendendo as exigências legais garantindo assim a produtores e consumidores um leite de qualidade. (Prefeitura de Piritiba)

Alagoinhas abre inscrições para Projovem e recupera duas praças

A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, informa que estão abertas as inscrições para o Programa ProJovem Adolescente. As inscrições podem ser efetuadas na Associação de Moradores do Barreiro das 08h às 13h.
No ato da matrícula, o responsável pelo adolescente deverá comparecer munido de carteira de identidade e cartão bolsa família, documentos exigidos para a inserção no programa. Estarão disponíveis no local duas profissionais habilitadas pela SEMAS para o atendimento: Nailma dos Santos e Simone Dórea. As inscrições seguem até o dia 20 de janeiro.

Lançado em setembro de 2007 pela Presidência da República, o ProJovem adolescente é um programa de inclusão de Jovens entre 15 e 17 anos que se encontram em situação de risco social.

O Programa tem como principal objetivo, complementar a proteção social básica à família, através de mecanismos para a garantia de uma boa convivência familiar, além de possibilitar oportunidades de inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. O programa cria alternativas para o fortalecimento da família e reforça vínculos familiares e sociais.

PRAÇAS

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Gerência de Projetos - GEPRO dando continuidade ao Programa A Praça é Nossa, inaugura até o final de janeiro, mais dois espaços revitalizados e requalificados aos alagoinhenses. São as Praças de Santa Terezinha IV e a Praça 2 de Julho, em Brasilinha que ganham novos jardins, novo calçamento, novos bancos e nova iluminação.

O Programa desenvolvido pela GEPRO conta com a parceria das Secretarias de Infraestrutura - SECIN e de Serviços Públicos - SESEP, em parceria com as empresas J Nunes e MFP Construções. De acordo com a Secretária de Projetos, Sônia Fontes, até o final do Programa serão 17 praças requalificadas.

Desde o início da execução das obras, em maio de 2009, cinco praças já foram revitalizadas. A primeira a ser inaugurada, a Barão do rio Branco, foi entregue à população no dia 24 de outubro. Logo após foi a vez das Praças Santa Terezinha I e III, em 12 de novembro, seguidas da Santa Terezinha II e a Praça Nulce Pereira Gonçalves, no Bairro Marechal Floriano, em 10 de dezembro.

Com as reformas, as Praças voltam a ser espaços de recreação, encontros e passeios para as famílias e os visitantes de Alagoinhas. "Me sinto cada vez mais comprometida esse governo, cada vez mais responsável por essa cidade", ressalta a renomada arquiteta Sônia Fontes. Ela lembra que uma das primeiras solicitações do Prefeito Paulo Cezar após eleito, ainda em novembro de 2008, foi levá-la para conhecer alguns espaços da cidade que precisavam ser revitalizados.

Na seqüência das praças inauguradas estão: Ruy Barbosa; da Bandeira; Maria Pureza de Jesus; Parque Alagoinhas; Pedro da Costa Dórea; Zé Café; Frei Leão de Marotta; Castro Leal; Barreiro de Cima e Teresópolis. (Bahia Já)