Acompanhado por secretários e assessores municipais, o prefeito Newton Lima visitou na manhã de terça-feira, dia 19, o centro de saúde Dr. Euler de Medeiros Ázaro, localizado no bairro Teotônio Vilela, Zona Oeste de Ilhéus. A nova unidade de saúde, que prestará atendimentos médicos e odontológicos, além de vários outros serviços, será inaugurada nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 17 horas. A sede da nova unidade básica de saúde está situada na avenida Governador Paulo Souto, e possui dois consultórios odontológicos, quatro consultórios médicos, salas de nebulização, farmácia, vacina, expurgo, esterilização e compressor, além de recepção, copa, almoxarifado e banheiros.
Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, vários serviços serão oferecidos à população, entre eles pediatria, odontologia, ginecologia, clínica geral, pré-natal, crescimento e desenvolvimento, planejamento familiar, curativos, preventivos, aferições de pressão arterial, dispensação de remédios e hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de diabéticos e hipertensos, executado em todos os ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária Marleide Figueiredo informa ainda que a nova unidade deverá atender, aproximadamente, 120 pessoas por dia. Para isso, continua, foram adquiridos equipamentos de última geração, como gabinete odontológico, utensílios de esterilização e materiais ambulatoriais em geral. “Teremos, no Teotônio Vilela, um centro capaz de oferecer serviços comprometidos com uma saúde de qualidade”, garante a secretária.
Ampliar - Além de técnicos, atendentes e pessoal administrativo, a nova unidade básica de saúde contará com o trabalho de uma grande equipe, formada, também, por 7 médicos (3 pediatras, 3 clínicos gerais e 1 ginecologista), duas enfermeiras e 4 dentistas (2 pela manhã e 2 no período da tarde). Seguindo orientação do prefeito Newton Lima, a secretaria municipal de Saúde continuará trabalhando para ampliar e aperfeiçoar o atendimento médico-odontológico oferecido pelo município à população. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).