Senado aprova medida provisória que libera R$ 1 bilhão a municípios

Sob protesto do senador tucano Álvaro Dias (PR), o Senado aprovou na tarde de ontem (3) a Medida Provisória 462, que garante, entre vários outros pontos, o repasse de R$ 1 bilhão, este ano, para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para compensar perdas de arrecadação decorrentes da crise financeira internacional.

A aprovação da medida ocorreu graças a um cochilo dos tucanos, que prometeram, pela manhã, obstruir todas as votações devido à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter o regime de urgência para a votação dos quatro projetos que estabelecem as regras para a exploração de petróleo na camara pré-sal.

A pressa do governo em aprovar a medida não se refere só ao mérito das questões pontuadas na proposta, que terá que voltar à Câmara e ser apreciada antes do dia 27 de setembro, quando perde seu prazo de validade. A medida estava trancando a pauta do Senado e impedindo a votação da reforma política, que precisa ser sancionada até o início de outubro para ter validade para as eleições do próximo ano. Os senadores pretendem votar a reforma política no Senado na próxima terça-feira.
Na votação de ontem, diante da posição do tucano Álvaro Dias, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a votação havia sido acordada com o líder do PSDB, Artur Virgílio, que não estava presente à sessão. Álvaro Dias insistiu que o pedido de adiar a votação era uma posição pessoal e pediu verificação de quórum, o que foi negada pelo presidente do Senado, José Sarney durante o processo de votação. “Vou recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) porque essa medida provisória é um monstrengo”, disse Dias.
Além do repasse para os municípios que, na prática, já foi efetuado pela União, a medida trata também de recursos para a Transamazônica, renegociação de dívidas agrícolas, construção de estaleiros e outros pontos. A medida conta com 22 emendas - entre elas, a que possibilita aos empresários incentivo para o pagamento de débitos referentes ao crédito-prêmio do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI).(Fonte: Agência Brasil)

UPB e Amavale participam da II Feira das Cidades

A União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Amavale montaram um stand na II Feira das Cidades, em Guanambi, com o objetivo de atender os prefeitos em diversas áreas. A UPB além de fornecer uma estrutura confortável aos prefeitos, levou uma equipe composta por atendimento especializado, coordenação de engenharia, captação de recursos e imprensa, para oferecer os serviços disponíveis às prefeituras. A entidade está sempre pronta para apoiar iniciativas que fortaleçam o movimento municipalista. O presidente da UPB, Roberto Maia afirma a imensa satisfação em estar presente em mais um grande evento como este, e garante sempre apoiar ações que ajudem no desenvolvimento dos municípios.

Seminário Baiano de Consórcios Intermunicipais

A UPB vai realizar no próximo dia 15 de setembro, o I Seminário Baiano de Consórcios Intermunicipais. No evento serão debatidos os principais aspectos envolvidos na constituição de consórcios: conceitos, vantagens, dificuldades encontradas, áreas de atuação, exemplos práticos, dentre outros. Das 09 às 17h, no auditório da UPB, técnicos da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público, entre outros, estarão apresentando experiências exitosas sobre o assunto.

Os consórcios contribuem com a gestão pública na captação de recurso, redução de gastos e barateamento de despesas, ampliação e melhoria na qualidade de serviços públicos, além de conferirem maior força e prestígio paras os municípios.
A matéria interessa a todos os gestores municipais e, ainda aos servidores das áreas de saneamento básico, gestão de aterros sanitários e usinas de reciclagem, desenvolvimento regional, infra-estrutura, planejamento, meio ambiente, turismo, previdência própria, dentre outras.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas junto a UNIUPB, através do telefone (71) 3115-5954, fax (71) 3115-5951 ou e-mail: uniupb@upb.org.br.

Os Municípios e o Pré-Sal

O governo enviou ao Congresso, no dia 1º de setembro, com pedido de urgência constitucional, quatro projetos de lei estabelecendo regras para a exploração de petróleo e gás na camada pré-sal. Segundo a Associação Nacional dos Municípios Produtores – ANAMUP, a instituição do novo marco regulatório configura um momento que deve ser caracterizado pelo fortalecimento dos municípios.

De acordo com o presidente da ANAMUP, Luiz Caetano, os entes federados precisam e devem fazer parte das discussões que norteiam a questão, sobretudo no que diz respeito à partilha das receitas geradas pela exploração do petróleo. “Nesse contexto de tantas mudanças, a ANAMUP vai fomentar debates e discussões no sentido de promover o fortalecimento do municipalismo. O nosso objetivo é defender a melhoria das receitas por meio de um diálogo aberto com o governo, de modo a garantir a participação dos municípios na divisão das riquezas geradas pela exploração do petróleo na camada pré-sal”, defende.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Aberta oficialmente a II Feira das Cidades

A noite da última quarta feira, dia 2, foi marcada pelo ato de abertura da II Feira das Cidades, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Industria e Comercio e idealizado pela 1ª. Dama, Dona Solange Coelho. O ato contou com a presença do Prefeito Nilo Coelho, Dona Solange Coelho, Secretario de Industria e Comercio Hugo Costa, Secretários Municipais, Presidente da Câmara Elder Guimarães, Vereadores Carlos Jackson, Adão Oliveira, Agostinho Paes, Presidente da UPB Roberto Maia, Deputado estadual Artur Maia, Walguimar Cotrim, representando o Dep. Luiz Augusto, Superintendente da Caixa Econômica, Dr. Paulo Neri, Presidente da Amavale e Prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro, Padre Adão e Pe. Cassemiro da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Guima, Artur Maia, o representante da Caixa e o Presidente da Amavale parabenizaram os organizadores do evento, destacando a importância do evento para a integração regional. O Presidente da UPB Roberto Maia enfatizou: “esta feira é a nossa integração o fortalecimento da nossa unidade e das nossas potencialidades”. Dona Solange agradeceu a presença e a participação de todos que colaboraram com o sucesso da feira.


O Secretário Hugo Costa, frisou o caráter municipalista da feira “é o momento de mostrar o que nossas empresas apresentam de potencial, a feira é a grande vitrine da nossa região”. O ato foi encerrado pelo Prefeito Nilo Coelho que parabenizou o empenho e a dedicação do Secretário Hugo Costa e Dona Solange; “As empresas e os municípios que acreditavam nesta integração”. Nilo Coelho salientou a importância da união da região “não há crise que resista a força do trabalho, a nossa união é o nosso fortalecimento, é nos municípios que as coisas acontecem, o governo tem de olhar os municípios com maior atenção e nos dar a possibilidade de realizar pelo nosso povo”.

Após o ato os Padres Adão e Cassemiro de Bom Jesus da Lapa, abençoaram a feira. Em seguida, uma procissão levou a imagem de Bom Jesus até o stand da Prefeitura do município onde está montada uma replica da gruta de Bom Jesus. A Feira das Cidades conta com a participação de Riacho de Santana, Anagé, Licinio de Almeida, Urandi, Ibiassucê, Rio de Contas, Caculé, Caetité, Carinhanha, Pindaí, Bom Jesus da Lapa. O evento tem o patrocínio da Bahia Mineração, SEBRAE, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Secretaria Estadual do Trabalho, emprego e renda, Bradesco, UPB. A Feira prossegue até o dia 6 de setembro. A programação na integra você tem acesso no site: www.feiradascidades.com.br . (Fonnte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

Itajuípe abre atividades da Semana da Pátria com festa

A chuva não impediu Itajuípe de declarar seu amor pelo país, com a abertura da Semana da Pátria, na manhã de terça-feira (1º). A festividade teve como palco a Praça Adonias Filho, marcando os dias que antecedem a independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro. A solenidade foi acompanhada por membros da comunidade, autoridades municipais, membros da sociedade civil organizada e estudantes.

As atividades da Semana da Pátria foram iniciadas após o hasteamento das bandeiras, quando o prefeito Marcos Dantas discursou sobre o orgulho de ser brasileiro e itajuipense. “Precisamos amar e respeitar a nossa nação para valorizarmos nossas raízes e construirmos um país melhor”, declarou. A festa contou ainda com o desfile das escolas de educação infantil e apresentação da Fanfarra Municipal (FAMUITA), que encantou todos com sua participação.

Terminadas as apresentações, o público foi convidado a participar do ato cívico que será realizando na próxima segunda-feira (7). No dia da Independência do Brasil, haverá hasteamento das bandeiras, desfile cívico com a participação dos alunos da rede municipal de ensino e a apresentação da FAMUITA. Além do prefeito, entre as autoridades presentes na abertura da Semana da Pátria estavam a vice-prefeita, Graciela Souza, e representando o legislativo municipal, o vereador Gilmário Costa. (Fonte: ASscom da Prefeitura de Itajuipe)

Jussari lança programação para dia cívico em 7 de setembro

A próxima segunda-feira (7) será marcada em Jussari pela passagem dos festejos da Independência do Brasil, mas também por uma série de atividades cívicas promovidas pela Prefeitura Municipal daquela cidade. Coordenada pela prefeita Neone Barboza, envolvendo o vice-prefeito Guimarães, as diversas Secretarias e convidando os vereadores, a programação conta com desfile das unidades escolares, lançamento do Programa Jussari Cidadão, além da reabertura e inauguração de Centros de Cidadania Digital (CDC) e Infocentros na cidade e no distrito de Areia Branca. Ainda serão realizadas mais uma etapa do projeto Prefeitura nos Bairros, com entrega de duas casas populares, e entrega das obras de reforma do Centro de Referência à Assistência Social (Cras).

De acordo com a prefeita Neone Barboza, a programação foi construída para resgatar o civismo proposto pela passagem da data 7 de setembro, com o agendamento de atividades coletivas e de caráter público. “Teremos a programação solene e tradicional, mas também atividades de valorização do patrimônio público e de responsabilidade social, mostrando que a independência de nossa terra construímos a cada dia”, refletiu a prefeita Neone.
Assim, de acordo com a programação, ainda às 8 horas haverá o hasteamento das Bandeiras e apresentação do Hino nacional, da Bahia e de Jussari. Já com a participação dos estudantes da rede pública municipal e com a apresentação do novo corpo da Fanfarra Municipal de Jussari, inteiramente reestruturada pela atual administração e sob a regência de Givanildo Assis, ainda haverá apresentação cívica dos símbolos oficiais de Jussari, atividade coordenada pela Secretaria de Educação.
Após o desfile cívico percorre as principais ruas de Jussari, o grupo finalizará apresentação na praça 10 de Janeiro, onde, a partir das 10 horas, será r lançado do Programa Jussari Cidadã. “Neste Programa estaremos apresentando novos projetos a serem executados a partir deste segundo semestre na área do protagonismo social. Coordenado pelo Gabinete junto a diversos parceiros, inclusive o Ministério Público e a Justiça Estadual, estaremos focando a consolidação da cidadania de nossa comunidade, fortalecendo nosso slogan Gente que cuida da gente”, definiu a prefeita.
Na sequência, autoridades políticas e gestores públicos, bem como a comunidade, participarão da inauguração e reabertura de Infocentros e Centros de Cidadania Digital (CDC), instalados em Jussari. Já no período da tarde, às 17 horas, será realizada a entrega da nova Casa do Cras, com reabertura das atividades do segundo semestre. “Estaremos com nosso grupo de idosos presentes, com os adolescentes do Projovem, com as famílias do Cras integrados em uma programação festiva”, explicou a coordenadora geral do Cras, Maria das Graças Viana.
Já ás 18 horas, será realizada mais uma etapa do Projeto Prefeituras nos Bairros, prevista para o Leonel Batista, onde serão entregues duas casas populares construídas com recursos próprios naquele bairro. A solenidade de entrega das chaves às famílias contempladas está agendada para a avenida Levi Mariano Cardoso. O show do Trio Fascinação encerrará a programação cívica do 7 de setembro.
Programa Jussari Cidadã - Voltado para a consolidação da cidadania da comunidade jussariense, a prefeita Neone Barboza e o vice Guimarães apresentam, neste 7 de setembro, em praça pública, uma série de projetos a serem implementados em Jussari. Entre os destaques, o Projeto de Formação sobre o ECA; Projeto de Estímulo ao Reconhecimento de Paternidade; Projeto Documentação Legal; Projeto de Educação no Trânsito; Projeto Gincana Sócioeducativa; Projeto Pré-vestibular da Gente; Projeto I Natal da Gente, agregando realização do Natal Ecológico, Cultural e Solidário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jussari)

Audiência pública apresenta novo Plano Plurianual de Itajuípe

A apresentação da proposta final do Plano Plurianual (PPA) de Itajuípe aconteceu com a realização de uma audiência pública, na última segunda-feira (31), na Câmara de Vereadores. Na ocasião, foram expostas as metas de ações para os anos de 2010 a 2013, elaboradas durante a campanha do PPA Comunitário Participativo.

O evento foi aberto com a Caminhada da Cidadania, indo da Praça Adonias Filho até a casa legislativa municipal. A mobilização contou com apresentações de capoeira dos alunos dos projetos do Departamento de Cultura do município. À frente da mobilização, estavam o prefeito Marcos Dantas, a vice-prefeita Graciela Souza e a mascote da campanha, a Formiguinha.

Durante a audiência pública, o prefeito agradeceu e parabenizou a todos pela iniciativa e pelo sucesso da campanha do PPA Comunitário Participativo. “Desde o dia 08 de junho, foram realizadas várias atividades que promoveram a integração do povo de Itajuípe com o poder público. Desta forma democrática, pudemos estabelecer as metas para melhorar as condições de vida dos munícipes”, disse Marcos Dantas.

Durante a campanha do PPA, houve duas Audiências Públicas, 11 atividades de mobilização comunitária, 11 Plenárias Municipais de Delegados e um congresso, que obteve a participação de cinqüenta e seis delegados. Mais de 200 famílias foram visitadas e aproximadamente mil pessoas estiveram envolvidas nas 150 horas das ações de participação popular.

Dando encerramento, o coordenador da campanha, Alex Souza, disse que é preciso força para sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê, lembrando todos que o trabalho ainda não terminou. “A partir de agora, a Câmara vai analisar o anteprojeto e, se estiver de acordo com os trâmites legais, será aprovado e retornará ao executivo para sanção. Posteriormente, a comunidade será convocada para constituir o Fórum de acompanhamento do PPA”, informou o coordenador. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuipe)

PAC Saneamento destina 170 milhões para Lauro de Freitas

Município contemplado com maior volume de recursos, Lauro de Freitas vai receber R$170 milhões dos convênios anunciados pelo Ministério das Cidades para a Bahia, no valor total de R$324 milhões. Além do ministro das Cidades Márcio Fortes, participaram da solenidade a ministra da Casa Civil Dilma Roussef, governador Jaques Wagner, governadores e prefeitos de todo o país.

Os recursos provenientes do PAC Saneamento vão assegurar um índice em torno de 95% de ligações de esgoto em Lauro de Freitas, beneficiando quase todo o município, que apesar da sua importância econômica e índice de desenvolvimento, tem apenas 10% das moradias ligadas a rede de esgotamento sanitário. Da Bahia foram contemplados ainda os municípios de Barreiras, com R$78,4 milhões, e Teixeira de Freitas com R$ 75,7 milhões.

Para a prefeita Moema Gramacho, o impacto da obra ultrapassa a dimensão física de escoamento dos dejetos, repercutindo diretamente na questão ambiental, na saúde e qualidade de vida da população e na quantidade de empregos que serão gerados na construção do sistema.

Emocionada, a prefeita, que teve seu nome citado pela ministra Dilma durante a solenidade, disse não ter dúvida de que as obras vão realizar um sonho tão importante para a população de Lauro de Freitas quanto o da casa própria. “A ministra Dilma é, de fato, mãe do PAC e madrinha do saneamento. É por isso que na área da habitação já circula o slogan “Minha casa, minha Dilma”, brinca a prefeita, satisfeita com a perspectiva de praticamente zerar, na sua gestão, o déficit de saneamento básico no município.

Em Lauro de Freitas, as obras terão grande impacto também na despoluição dos rios, córregos, lençol freático e praias. O projeto prevê a construção de uma rede coletora que vai canalizar todo o esgoto doméstico do município até o interceptor da Avenida Paralela. De lá o esgoto será direcionado à estação de condicionamento prévio do Sistema de Disposição Oceânica (SDO Jaguaribe), cujas obras já se encontram em fase adiantada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)

Regulação de consultas e exames descentralizados em Poções

Implantado com sucesso o novo modelo de atendimento para regulação de consultas e exames feitos pela antiga Central de Marcação da Praça Cel. Raimundo Pereira de Magalhães. O programa passou por uma reestruturação ganhando agilidade e tempo para o usuário do sistema de saúde da rede municipal.

Segundo explicou o Coordenador da Central de regulação Municipal, Oldegar Junior, os estudos foram feitos nestes meses do novo governo: as queixas e filas na porta do órgão foram analisadas por uma equipe especializada; visitas foram feitas aos bairros onde funcionam os PSFs, bem como na zona rural. Para atender os reclamas da população e melhorar o atendimento, foram necessários adesão ao programa de regulação do Ministério da Saúde e da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), e hoje mesmo sendo feito de forma manual e por moto boy, já se tem uma visão de melhor atendimento da Central junto a população, “fim das filas”, o paciente ao fazer a sua consulta no seu bairro, já marca ali mesmo os exames e consultas complementares, ficou fácil até para os exames de alta e média complexidade”, afirmou Junior.

O Coordenador explicou ainda que esta cultura de anos não se acaba de uma hora para outra, a participação da população é fundamental para o programa dar certo. Na rede básica municipal trabalha com a prevenção e por orientação do Secretário de Saúde, Dr. José Schettini Neto, servir a população como um todo deve ser a meta de todas as unidades e completou, “pelo processo antigo a prioridade era a fila, quem chegava primeiro marcava e levava as cotas disponíveis do dia e com a regulação é diferente, o atendimento vem pelo modelo de priorização, as necessidades do paciente já vem expressa pelo médico do município ou privado do convênio SUS. Agora é o fim das filas e com a regulação o paciente é atendido no bairro e na Unidade de Saúde Básica (antigo puericultura), que serve de base para a população da zona rural”, concluiu Junior. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)


Colégio de Ilhéus realiza ação pedagógica na Semana da Pátria

Despertar no aluno a valorização do civismo; resgatar o sentimento de patriotismo; oportunizar o conhecimento sobre os símbolos da pátria e sensibilizar a comunidade escolar para a conservação do patrimônio natural, cultural e histórico. Estas são algumas das principais ações pedagógicas que estão sendo desenvolvidas no Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro) Eusínio Lavigne durante a Semana da Pátria, inclusive com ensaio para o desfile oficial do 7 de Setembro, que acontece na avenida Soares Lopes.


A diretora do IME-Centro, Lidiney Campos de Azevedo, diz que para esta sexta-feira (4), está programada para o auditório da escola palestra sobre “A valorização dos símbolos nacionais” a ser proferida pelo professor Arléo Barbosa. A ação é dirigida a alunos do ensino fundamental II (5ª à 8ª séries), Educação de Jovens e Adultos (Eja), componentes da banda marcial do IME e representantes de pais do colegiado escolar.

Segundo ela, os trabalhos serão iniciados a partir das 9 horas, com o hasteamento de bandeiras. Em seguida todos os convidados vão assistir palestra sobre a valorização dos símbolos nacionais. Participam do evento o prefeito Newton Lima, vereadores, secretários e assessores municipais e representantes das forças armadas, dentre outras autoridades.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Lázaro Ramos visita Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha

O mais novo Embaixador do UNICEF no Brasil, Lázaro Ramos, foi recebido por mais de 250 crianças e adolescentes no Centro Cultural da Escola Indígena da Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. O ator baiano, de 30 anos, aproveitou uma folga das gravações da nova temporada do seriado O Pai Ó, em Salvador, para conhecer o Projeto Território de Proteção da Criança e do Adolescente, desenvolvido em parceria pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Instituto Tribos Jovens (ITJ), com o apoio da empresa Veracel Celulose. O projeto promove a proteção de adolescentes indígenas contra a violência sexual, trabalho infantil, HIV/aids e drogas, a prevenção da gravidez na adolescência, além do fortalecimento da rede municipal de atenção à infância e à adolescência. O Embaixador acompanhou rituais do povo Pataxó, ouviu depoimentos de estudantes, educadores e lideranças locais, foi homenageado e entrevistado por meninas e meninos da aldeia. Confira alguns trechos desta conversa.

Como foi a sua infância?
Meu pai trabalhava de turno e minha mãe era empregada doméstica. Eles não tinham muito tempo livre comigo. Dindinha, uma tia-avó, foi a mulher que me criou. Minha família é da Ilha do Pati, município de São Francisco do Conde, na Bahia. Dindinha saiu da ilha e foi morar em Salvador. Fui criado com primos-irmãos e com regras rígidas. Não podia ir para a rua, mas a gente tinha um quintal maravilhoso para brincar.

Você participou de algum projeto como o Território de Proteção da Criança e do Adolescente?
Eu morava no Garcia, bairro de classe média baixa de Salvador. Participei do Projeto Recreio, que proporcionava lazer e esporte para a comunidade. Tive contato com o teatro na escola. O teatro ajuda a trabalhar os valores. Eu não pensava em ser um adolescente melhor. É muito bom conhecer um projeto como o de vocês, que promove a arte-educação e a proteção de crianças e adolescentes. É bom estarmos juntos trabalhando para acabar com as doenças sexualmente transmissíveis e a exploração sexual infanto-juvenil.
Os seus pais conversavam sobre sexualidade com você?
Imagina! (risos) Meus pais não sabiam como falar sobre sexualidade, mas o meu primo André... (risos) Ele falava sobre sexo, mas não sobre prevenção. Eu entendo a dificuldade dos meus pais porque eles eram de outra geração e o tema, um tabu. Mas acho importante o diálogo entre pais e filhos. Hoje a gente não pode deixar passar a oportunidade de conversar e buscar informação sobre sexo e prevenção.

Como foi sua primeira apresentação no teatro?
Fiquei muito nervoso. Eu tinha 10 anos e participei do elenco da peça “A bruxinha que era boa”. Esqueci o texto e comecei a improvisar. Quando terminou, todo mundo perguntava: quem é esse menino? (risos) Acho que foi nesse momento que descobri que eu era um ator. (risos)

O que você aprendeu com o teatro?
Faço teatro há 20 anos. O Bando de Teatro Olodum me ensinou a cantar, dançar e atuar no palco, mas, principalmente, a gostar de mim mesmo. Ganhei argumento para falar de mim. Descobri quem sou. É fundamental a aceitação de quem se é. O que você é nem sempre é aceito aonde você vai. O Bando me ensinou a gostar de mim e essa foi a minha maior lição.
Você teve muitas dificuldades no começo da carreira?
Já fui técnico em patologia, minha primeira profissão, mas sempre fiz teatro. Carreira de ator é difícil porque tem muita gente talentosa e espaço para poucas pessoas. O Bando me ensinou a acreditar em mim e cuidar de mim. O teatro também me deu a oportunidade de aprender a ouvir e a olhar nos olhos do outro. E estar em grupo com pessoas que tinham um pensamento comum ajudou muito.

Você já sofreu algum tipo de preconceito na sua carreira?
Preconceito explícito, não. Acho que a carreira que eu construí no teatro e no cinema de alguma forma me protegia. Começar num grupo como o Bando, no qual vivi personagens bem variados, me fez ter um diferencial em início de carreira. Os primeiros personagens que eu fiz no cinema não exigiam atores negros. Depois que eu fiquei mais conhecido, curiosamente, isso mudou um pouco. Alguns convites que recebo têm a rubrica: “personagem negro”. Acredito que o lugar de cada um de nós é onde sonhamos estar e não o que a rubrica indicar.

O que te fez aceitar ser um Embaixador do UNICEF?
Quando você vem de uma comunidade que enfrenta dificuldades, quer ajudar a transformá-la. Fui crescendo bem sucedido no que faço e as pessoas começaram a prestar atenção no que eu digo. Decidi contribuir mais para garantir o direito das pessoas a uma vida melhor. Nosso país pode cuidar melhor das crianças e dos adolescentes. Recebi o convite para ser Embaixador porque o UNICEF percebeu que eu falava coisas que tinham a ver com a missão da organização. Foi uma união de desejos. Estou feliz e sei que é uma grande responsabilidade.

Qual a visão que você tem dos índios?
Vou confessar uma coisa para vocês: tudo o que eu sei sobre povos indígenas, aprendi na escola, nos livros e nas entrevistas que li e vi. Esse é o meu primeiro contato direto com uma aldeia indígena. Estou feliz que a minha primeira visita de campo, como Embaixador do UNICEF no Brasil, tenha acontecido na Bahia. Gosto de minha terra e acredito em comunidades que pensam os seus valores, como a Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha. Estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre as crianças e adolescentes indígenas. Vocês me disseram que querem ser vistos fora daqui como irmãos na luta contra a discriminação. Levo comigo esta mensagem que aprendi com vocês. (Fonte: Ascom Unicef)