Produtores querem garantia na comercialização do sisal

“Os Sisaleiros Pedem Socorro”, este foi o tema do evento realizado na Casa da Cultura/Casa Brasil em Valente, na ultima sexta-feira (11), o encontro reuniu centenas de produtores de sisal da região, lideranças de organizações sociais, prefeitos, deputados e representantes de secretárias do estado, para debater e construir propostas de resolução dos problemas com a produção e comercialização do sisal.Um documento com dez propostas consideradas essenciais para que o sisal saia da crise foi discutido junto ao publico presente e já encaminhado para vários ministérios, inclusive o Governador Jacques Wagner, parlamentares e outras autoridades da instancia estadual e federal.

Entre as propostas contidas no documento está a liberação de recurso para compra do sisal, manter um processo de equalização de preço e prêmio para o exportador, liberação de recurso para assistência técnica e capacitação de forma permanente, créditos especiais para produtores e empresários, associações e cooperativas, implantação de unidades produtivas para garantir o melhor uso do sisal, com o aproveitamento do resíduo, bucha, sucos e a fibra do sisal entre outras.

Uma comissão formada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB) e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (CODES-Sisal), ficará responsável pela continuidade do trabalho. De acordo com o diretor executivo da APAEB Ismael Ferreira a principal reivindicação das organizações é a liberação de recursos, caso isso não seja atendido em até 15 dias, o passo seguinte será um grande evento em Salvador onde pretende chegar ao governador, secretários e outras autoridades.

“Acredito que a partir desta mobilização conseguiremos conquistas rápidas, para que venha melhorar a situação da região, agente espera que de fato entendam a necessidade e urgência de se resolver este problema”, declara Ismael. A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, compra o sisal da mão do produtor pelo preço mínimo de R$ 1,04 /kg, o preço foi determinado pelo governo federal para, safra 2009/2010.

“A CONAB vem fazendo a aquisição do sisal tentando regular o mercado, para este trabalho continuar é necessário a liberação de recurso pelo Ministério da Fazenda e Planejamento, se isso acontecer às forças da CONAB serão colocadas a serviço da região do sisal”, garante o gerente de operações da CONAB, Mário Alves. “Nos últimos 02 anos estamos vivendo uma grande dificuldade e esse encontro nos possibilita trabalhar juntos, produtores, empresários, organizações em busca de uma saída para esta crise, a nossa proposta é que a CONAB, continue financiando o sisal, comprando sem armazenar”, disse um dos diretores das FATRES, Urbano Carvalho.

O encontro Regional “Sisaleiros Pedem Socorro” foi organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia - CODES-SISAL, e as organizações do Território do Sisal: FATRES, APAEB, MOC, Fundação APAEB, COOPERAFIS, ARCO SERTÃO e STR – Valente – Bahia.

A opinião dos produtores - Muitos produtores participaram do evento e colocaram as suas opiniões a respeito dos problemas enfrentados com a comercialização do sisal. O produtor de sisal Gabriel Cassiano Oliveira Rios, residente do município de Retirolândia, espera que a partir desta mobilização se encontre logo uma solução.

“A situação se agravou tanto a ponto de pedirmos aos municípios para decretar estado de calamidade publica, a dificuldade tem sido muito grande, principalmente para nós que somos pequenos produtores, pois produzimos e hoje não temos onde vender esperamos que esta situação se resolva logo”, confia Cassiano.
“Precisamos nos mobilizarmos, este encontro foi um passo mas não devemos parar aqui, precisamos levar isso a diante, o sisal precisa de lideranças fortes que saiam em sua defesa”, afirma o produtor de sisal Misael Ferreira residente no distrito de Salgadália,Conceição do Coité. (Fonte: Ascom Apaeb).

Censo 2009: esforço dos Municípios garante aumento das matrículas em creche

O Censo Escolar da Educação Básica 2009, publicado no dia 30 de novembro, evidencia o esforço dos Municípios em cumprir suas responsabilidades. Comparadas ao Censo do ano passado, as matrículas na creche municipal tiveram um aumento de 9,7%. Enquanto em 2008 aproximadamente 1,1 milhão de crianças estavam matriculadas em creches municipais, em 2009 o total passou para 1,2 milhão, o equivalente a 109,7 mil alunos a mais.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os resultados são positivos. Os dados do Censo mostram que, ainda que os Municípios enfrentem dificuldades em relação ao financiamento da creche, eles têm se esforçado cada vez mais para ampliar o atendimento nesta etapa de ensino.

Além disso, é importante ressaltar que mesmo com a queda no número de matrículas das outras etapas de ensino em 2009, a participação dos Municípios no atendimento da demanda da educação básica continua expressiva. Do total de 52,6 milhões de alunos matriculados, 46% - 24,3 milhões - são da rede municipal.(Fonte: CNM)

MDS premia práticas municipais para desenvolvimento social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está premiando “Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social” e o seu nome presta uma homenagem à ex-secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Rosani Cunha, falecida em novembro de 2008. Serão contempladas as áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, transferência de renda e inclusão produtiva.

Com a finalidade de contribuir para o aprimoramento, a sistematização e a divulgação de práticas e do conhecimento produzido na área de desenvolvimento social, o prêmio também pretende articular e integrar o debate e as reflexões entre pesquisas e estudos sobre desenvolvimento social e as práticas desenvolvidas por governos e pela sociedade civil organizada.

A seleção ocorrerá em três etapas e serão premiadas 12 ações na modalidade Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do DF – sendo quatro para governos estaduais ou do DF e oito para governos municipais. Na modalidade Práticas da Sociedade Civil, serão selecionadas quatro iniciativas. Outros cinco prêmios serão distribuídos para Estudos Acadêmicos – sendo três na categoria profissional e dois na categoria estudante.

As inscrições vão até 15 de janeiro de 2010. A entrega do prêmio será em março de 2010, em data a ser confirmada. Não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Mais informações no site: www.mds.gov.br/premiorosanicunha (Ministério do Desenvolvimento Social)

Natal em São Desidério promete novidades este ano

Uma das novidades para o Natal em São Desidério este ano é o Auto de Natal, evento que promete reunir centenas de pessoas durante a programação no dia 24. A orla da barragem será palco do espetáculo que inclui a missa solene do galo, às 21 horas, seguida da apresentação de um coral e a encenação do Auto de Natal.

O evento é uma iniciativa da Casa da Família vinculada à secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias de Cultura e de Educação, e propõe a inclusão de dois projetos alí desenvolvidos que são o Arte em jogo, voltado a crianças e adolescentes e o AtivIDADE com pessoas acima de 55 anos. O auto irá retratar o nascimento de Cristo ao som do coral composto por cerca de 80 pessoas entre jovens e adultos acompanhados de um grupo de músicos da cidade.
Para o coordenador da Casa da Família, Roberdan de Almeida, “a maior parte dos idosos inscritos na apresentação do Auto faz parte do projeto ativIDADE e todas as pessoas abaixo de 17 anos estão inscritas no coral, ações que também acolheram a participação de outras pessoas da sociedade que se mostraram interessadas”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Inauguração de mais dois PSF's em Santa Brigida

A Prefeitura de Santa Brígida através da Secretaria Municipal de Saúde entregou mais dois PSF's (Posto de Saúde da Família). Os postos foram construídos um no Conjunto Habitacional Madrinha Dodô e outro no povoado Marancó, ambos equipados.

Com a entrega dessas duas unidades, já são quatro construídas e a do centro da cidade reformada, desde 2005. A próxima conquista deverá ser a construção de uma unidade no Km 40, o que atenderá centenas de famílias, desde o povoado Barriga, para isso, falta a aprovação de uma emenda parlamentar.

Vários investimentos vem sendo feitos na área da saúde, como a aquisição de ambulâncias e equipamentos laboratoriais e de exames, além da contratação de profissionais da saúde.

Segundo o prefeito, os recursos direcionados aos PSF’s não são suficientes, o que obriga o município a complementar os altos salários de médicos. Uma das problemáticas para com a saúde municipal é o repasse de verbas do SUS provindos do Governo Federal, que deveriam ser repassados pela secretaria de saúde de Paulo Afonso para custearem os tratamentos e exames feitos nos hospitais e em alguns laboratórios conveniados, além de partos, o que não vem sendo realizado regularmente, isso faz com que muitos exames solicitados pela população de Santa Brígida não são atendidos com rapidez. Mesmo assim, diante das limitações as obras vão acontecendo e o povo vai sendo o maior beneficiado. (Prefeitura de Santa Brigida)

Mais obras na zona rural em Santo Antônio de Jesus

O secretário de infraestrura de Santo Antônio de Jesus visitou as obras que foram iniciadas em várias localidades da zona rural do município, como: Alto do Morro, Água Comprida, Sapucaia e Preto.

São obras de patrolamento, cascalhamento, recuperação de pontos críticos e limpeza, em um total de mais de 10 quilômetros. Os trechos recuperados são importantes, pois além de servir como fonte de escoamento da produção da região é ainda usado por alunos para os acessos até as escolas

Segundo o produtor Antônio Valdomiro da localidade Água Comprida, as obras chegam em boa hora. "Agora é um período de colheita desta região que gera recursos para nós agricultores e o trabalho nas estradas está sendo muito bem feito", disse ele.

O secretário municipal de Infraestrutura, Cezar Queiroz, se refere à recuperação como um "trabalho imprescindível para o desenvolvimento do município", e disse que este é um serviço constante que a prefeitura realiza.

"A Prefeitura está ouvindo os produtores para executar as obras. São eles que dizem quais são os pontos mais críticos e quais estão precisando de reparos mais urgentes", informou Queiroz. (Prefeitura de Santo Antônio de Jesus)

Mototaxistas ganham sede em Alagoinhas

O Prefeito Paulo Cezar assinou a autorização de construção da sede da associação dos mototaxistas de Alagoinhas. A assinatura se deu durante uma reunião realizada no Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. A sede ficará localizada no entorno do Estádio Antônio Carneiro, o Carneirão.

Na ocasião, o prefeito ressaltou alguns empreendimentos de sua gestão em benefício da cidade, como a implantação da Rede Wall Mart e do Iguatemi, a colocação de novas sinaleiras nas ruas da cidade, o Minha Casa Minha Vida, a melhoria das praças, dentre outros programas.

“Alagoinhas tem hoje uma população de 200 mil habitantes, sendo um pólo. Tem uma população flutuante muito maior. É uma cidade que tem que crescer cada vez mais”, disse o prefeito, que ressaltou que a sede dos mototaxistas foi uma promessa de campanha. (Prefeitura de Alagoinhas)

Caetité: Saúde em Movimento

O Projeto Saúde em Movimento está movimentando a cidade e a zona rural de Caetité. Milhares de pessoas serão atendidas durante os dez dias em que a equipe oftalmológica de Ribeirão Preto permanecerá em nossa cidade, realizando exames de vista e cirurgias de pterígio (carne no olho) e catarata.

Somente no primeiro dia de início das atividades, foram atendidas mil e quatrocentas pessoas e aquelas em que foi detectada a necessidade de intervenção cirúrgica, foi feito o agendamento para a realização deste procedimento já no início da semana.

O Prefeito Zé Barreira, a Vice-Prefeita Dra. Fátima e a Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Marques têm acompanhado, frequentemente, no local, a realização das atividades e a atenção que as pessoas têm recebido. (Prefeitura de Caetité)






Salvador sediará o 1º Encontro Teia da Memória

O Município de Salvador (BA) irá sediar, nos dias 16 e 17 de dezembro, o 1º Encontro Teia da Memória. O evento visa promover a troca de experiências entre as iniciativas comunitárias. Salvador foi uma das 12 capitais selecionadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), onde será desenvolvido o projeto Pontos de Memória. Outro objetivo do evento é construir coletivamente as diretrizes que orientarão as ações para o fortalecimento dos Pontos de Memória em 2010.

Estarão reunidos representantes do Museu da Maré (Rio de Janeiro - RJ); do Ecomuseu da Amazônia (Belém, PA); do Museu Vivo do São Bento (Duque de Caxias, RJ); do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), do Ministério da Cultura; do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) - do Ministério da Justiça; do Departamento de Museus da Bahia (Dimus); e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Pontos de Memória - O projeto Pontos de Memória busca apoiar a criação de museus em Municípios que possuem comunidades caracterizadas pelo alto índice de violência. Além disto, pretende-se trabalhar na reconstrução e proteção da memória social e coletiva das comunidades a partir de moradores, origens, histórias e valores.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais quanto à importância do estimulo às iniciativas comunitárias na busca das próprias soluções. Para que o Município possa fortalecer a construção coletiva e ter mais empenho e resgatar as riquezas existentes no local.

Na primeira etapa do trabalho, técnicos da Coordenação de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais (CMSE/Depmus/Ibram) visitaram as localidades definidas pelo Pronasci para a implantação dos Pontos de Memória em Brasília, Belém, Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. (Fonte: CNM com informações da Ministério da Cultura)

Fórum Estadual de Turismo faz balanço anual do setor

A Secretaria de Turismo da Bahia realiza, nesta sexta-feira (18), a última reunião mensal do Fórum Estadual voltado para o setor. O evento ocorrerá no auditório do Edifício Suarez Trade, em Salvador, a partir das 14h.

Entre os temas previstos, estão: a apresentação dos resultados do ano turístico, que será feita pelo trade, a mostra do projeto do governo baiano para a Copa 2014 e as ações de capacitação profissional e empresarial e de desenvolvimento das zonas turísticas e dos destinos indutores do estado.

Também haverá painéis com assuntos, como as ações de segurança para o verão 2009/2010, o plano de marketing da Chapada Diamantina, o Plano Náutico da Baía de Todos-os-Santos, projetos da Bahia no Ministério do Turismo e Emendas Parlamentares para o Turismo e o Calendário Setur/Bahiatursa 2010.

De acordo com o coordenador do fórum, José Carlos Oliveira, “essas reuniões servem para definir a formatação de políticas públicas voltadas para o turismo e realizar avaliações periódicas do setor no Estado”. Oliveira conta ainda que o Fórum reúne representantes do trade, prefeituras, câmaras técnicas e governo estadual.(Fonte: Ascom Setur)

Cidade é iluminada com as luzes de Natal

“Toda a cidade feliz a cantar, toda enfeitada de paz e de luz, outra vez já é Natal, outra vez é Natal”. Em São Desidério, pela Avenida JK, rua Dr. Valério de Brito, Praça da Prefeitura e Juarez de Souza, igreja matriz, estátua do Cristo Redentor, ponte e Orla da Barragem – onde foi montada uma árvore de Natal - as luzes e os enfeites natalinos já foram preparados.
É nesse clima natalino que o Governo do Desenvolvimento e Cidadania por meio da iniciativa da secretaria de Cultura de São Desidério se baseia na temática “Natal é tempo de alegria e de paz” para enfeitar a cidade de luz.
“A ornamentação não valoriza a questão do papai Noel, o objetivo é resgatar o valor família. Todas as peças destacam a presença de estrelas que são fonte de luz que guiaram a família à Belém e os anjos que anunciaram o nascimento do menino Jesus”, explicou uma das organizadoras, Manuella Sant’Ana.
São cerca de seis mil metros de mangueira luminosa e 800 peças de ferro que são os principais materiais dos enfeites. Eles estão suspensos em postes de luz, árvores, sacadas ou mesmo no chão e canteiros.
De acordo com o secretário de Cultura, João Neres Filho, todas as peças confeccionadas agora são patrimônio do município e que a cada ano passarão por um processo de reciclagem. “O prefeito Zito não contratou uma empresa especializada para esse tipo de ornamentação ele procurou valorizar a mão de obra de uma artesã da terra, Irianna Rocha, e toda a estrutura montada com a ajuda da secretaria de Infraestrutura”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Mostra de Arte Sacra em Cerâmica integra programação do Natal da Cidade

Com argila (terra-cota), moldadas manualmente: assim foram feitas as obras que compõem a Mostra em Arte Sacra em Cerâmica que acontece na Casa da Rede de Atenção, localizada na Praça Tancredo Neves, até o dia 30 de dezembro, no horário das 11 às 18hs. A mostra é uma realização da Prefeitura Municipal, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e faz parte da programação do Natal da Cidade.

Composta por peças de nove aprendizes e de seu mestre – o artista plástico Gilvando Oliveira –, a exposição é fruto da Oficina de Cerâmica do bairro Bruno Barcelar, vinculada à Unidade de Inclusão Produtiva da Coordenação de Políticas Especiais de Inclusão Social que atende a 15 jovens em situação de vulnerabilidade social. Durante nove meses, nas tardes de segunda a sexta-feira, os aprendizes se ocuparam com as aulas de cerâmica e cidadania.

Gilvando escolheu as melhores peças de seus aprendizes, jovens entre 14 e 22 anos, que representaram a arte sacra e tradições natalinas, a exemplo do presépio. Cada artista buscou representar de maneira própria os santos e santas, como foi o caso dos Reis Magos, com características de São Francisco; outra peça com grande riqueza de detalhes é a representação de Nossa Senhora da Conceição.

O ARTISTA - Gilvando Oliveira, natural da comunidade remanescente de quilombo Ribeirão dos Paneleiros, município de Vitória da Conquista, começou ainda na infância a confeccionar brinquedos em cerâmica. Aos 11 anos de idade, foi trabalhar com o tio na produção de cerâmica de torno. Aos 17, passou a reproduzir em cerâmica obras e imagens da mitologia grega e foi encaminhado por seu pai para o Seminário N. Sa. de Fátima para trabalhar com Artes Sacra e, com esta atividade, garantir sua renda. Hoje é Mestre Popular em Arte em Cerâmica e dá aulas na Oficina de Cerâmica do bairro Bruno Bacelar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)

Governo e Despertar valorizam o ensino da zona rural de Poções

Concurso realizado pelo Programa Despertar e a Secretaria Municipal de Educação de Poções, buscou a valorização e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor do ensino fundamental da zona rural do município, tendo com objetivo o desempenho dos alunos, a capacitação pedagógica dos professores e a integração com a comunidade. O concurso teve três modalidades e os trabalhos foram julgados por uma banca examinadora, composta por membros da Secretaria de Educação. A entrega dos prêmios aconteceu na quinta-feira (9) nas escolas vencedoras de cada categoria.

Na categoria Desenho, o 1º lugar ficou com o aluno da Escola Municipal Abílio Ferreira Campos no Mulungú dois, Gustavo Sampaio Silva recebeu um certificado em vidro e ganhou um Micro System, o 2º lugar ficou com Marcos Santos Silva do Instituto Educacional Manoel Padre em Bandeira Nova e o 3º lugar a aluna Erica Novais da Silva da Escola João Chaves no Tarugo, eles ganharam um certificado em vidro. Já em Redação, o 1º lugar ficou para Luciano de Souza do Pólo Educacional Evando Mascarenhas no Roçado Grande, ele ganhou um certificado em vidro e uma bicicleta, no 2º lugar venceu Lilian de J. Souza e o 3º Dayane L. de Jesus, alunas do Instituto Educacional Manoel Padre em Bandeira Nova, cada uma ganhou um certificado em vidro. Na Experiência Pedagógica, a vencedora foi à professora Rosely Maria de Jesus Rocha da Escola Abílio Ferreira Campos no Mulungú dois, o seu trabalho irá ajudar em outros projetos educacionais e na aplicação da qualidade do ensino, ela ganhou um certificado em vidro e um Notebook.

Segundo o Coordenador do Programa Desperta, Rafael Brito, o convívio com as escolas, mudou com forma de fazer o despertar de todos, sendo um diferencial na formação dos alunos e na capacitação dos professores e concluiu, “a visão do gestor municipal na pessoa do prefeito Luciano Mascarenhas foi importante para o programa ao longo deste ano, mudando a vida de muita gente na zona rural. Hoje graças à ajuda do prefeito, o trabalho é reconhecido pelo Senar”, afirmou Rafael.

Presente a solenidade de entrega dos prêmios, a Coordenadora do Programa Despertar, Núcleo de Jequié, Renir Alves Melo, ficou encantada com o trabalho feito por Rafael Brito e o valioso apoio do prefeito Luciano Mascarenhas. Para ela, somente com investimentos, reconhecimentos, o trabalho feito pelos professores e a boa vontade dos alunos, resultou no destaque merecido do município perante os demais integrantes do núcleo. “Fico pensando, porque o gestor do meu município, não segue o bom exemplo de Poções, alem de aplicar a risca o programa, ainda oferece prêmios aos professores e alunos”, afirmou Renir.

Na entrega dos prêmios a surpresa foi geral: Gustavo ficou emocionado e em um leve sorriso, agradeceu a professora, diretora, colegas, família e o prefeito. Já a sua professora Isabel, disse que o prêmio representa muito, os desenhos feitos pelos alunos, são agora reconhecidos pelo valor que a direção da escola e o prefeito vêm oferecendo ao ensino de Poções. Surpresa mesmo ficou a professora Rosely, que pediu desculpas pela sala não está arrumada. Ela dedicou o prêmio as colegas, não só da sua escola, mas de todas as outras da zona rural. Por fim o aluno Luciano que levou a bicicleta, disse que estudar faz bem e deixa a pessoa cheia de conhecimentos. Ele agradeceu a escolha da sua redação e com carinho ao prefeito pelo presente antecipado de natal. Ainda na escola Abílio Ferreira, a diretora Edivanda de Jesus da Silva, agradeceu aos ganhadores por elevar o nível do aprendizado na escola e completou, ‘estou feliz por saber que o nosso trabalho vem sendo feito com dedicação e profissionalismo de todos os membros da escola, desafio aparece a cada minuto e a nossa força de vencer vem a cada segundo. Obrigado também a Rafael e o prefeito Luciano por acreditar no potencial do ensino da zona rural”, afirmou Vanda.

Para o prefeito Luciano Mascarenhas o trabalho de reforço feito pelo Programa Despertar é fundamental para o governo alcançar a qualidade deseja na educação e tudo será feito pelo governo para melhorar o programa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)

Prefeitura Guanambi autorizada a realizar licenciamento das atividades de impacto ambiental local

O Prefeito de Guanambi Sr. Nilo Coelho, assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Governo Estadual através da Secretaria de Meio Ambiente - SEMA, para participar do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada - GAC.

Após a análise de toda documentação apresentada pelo município, o Conselho Estadual do Meio Ambiente - CEPRAM, aprovou e reconheceu a competência de Guanambi para realizar o licenciamento das atividades de impacto ambiental local. Esclarecemos que Guanambi já vinha realizando o licenciamento ambiental tendo como base o Convênio celebrado com o Governo Estadual na gestão anterior, cujo programa era denominado Gestão Ambiental Municipal - GAM.

Veja a resolução publicada no Diário Oficial da União, nos dias 12 e 13/12/2009.

RESOLUÇÃO Nº 4.023, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2009. O CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - CEPRAM, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo nº 1420090000449, RESOLVE: Art. 1.º - Reconhecer a competência do município de Guanambi, para exercer o licenciamento das atividades e empreendimentos de impacto ambiental local no nível 2 (dois), com base nos artigos 7º e 8º da Resolução Cepram 3.925/09 e conforme anexo único da referida resolução. Parágrafo Único – O exercício da competência descrita está condicionada à conformidade com a legislação federal e estadual. Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Juliano Sousa Matos. Presidente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

Santa Casa de Itabuna é destaque com projeto Doulas

Uma solenidade realizada nesta segunda-feira (14) marcou o encerramento de mais uma turma do projeto Doulas Acadêmicas, que reúne universitárias de cinco diferentes cursos de saúde em atendimento às mulheres antes, durante e no pós-parto. Fundamentado no significado do termo Doulas como “mulher que serve”, o projeto é desenvolvido no Hospital Manoel Novaes e conta com turmas de 80 Doulas renovadas a cada seis meses. Iniciado em 2006, o projeto da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é destaque no Programa de Humanização da Assistência Obstétrica e Neonatal do Ministério da Saúde.

Diretamente ligada à direção técnica do Hospital Manoel Novaes, através do médico Jaime Nascimento, as Doulas são assistidas pela gerência de enfermagem em parceria com as instituições de ensino superior da região. Inovador, o projeto Doulas Acadêmicas é único no interior da Bahia e envolve acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Educação Física na atenção a mulher, família e recém-nascido. Com igual metodologia, técnicas de enfermagem em formação também atuam como Doulas no Hospital Manoel Novaes.

De acordo com o projeto, antes do parto, a Doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, explica procedimentos comuns e ajuda as mulheres física e emocionalmente para a hora do parto. Durante o parto a Doula atua como um elo de ligação entre a equipe de atendimento, sendo médicos e enfermeiros, e o casal, ficando para o período pós-parto o acompanhamento da nova família, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Utilizando o conhecimento adquirido nas faculdades e cursos de saúde aliado à experiência do ambiente hospitalar, as Doulas Acadêmicas são uma variação moderna da tradição de mulheres que “davam o resguardo” a mães de recém-nascidos. Com forte atuação na área de orientação e acompanhamento, as doulas não executam qualquer procedimento médico, não fazem exames e não cuidam da saúde do recém-nascido. “Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. As Doulas, como o próprio nome diz, são as mulheres que servem”, declarou o diretor técnico do Hospital Manoel Novaes, Jaime Nascimento.

Para o provedor Renan Moreira, a importância do projeto estende-se ainda à humanização proporcionada dentro do ambiente hospitalar, bem como a consolidação da integração entre a Santa Casa de Itabuna e as instituições de ensino superior presentes na região. “As Doulas são o reconhecimento de que a Santa Casa de Itabuna, além de prestar assistência médica, destaca-se na formação dos futuros profissionais de saúde em nossa região”, declarou o provedor Renan Moreira. (Fonte: Ascom da Santa Casa)

Atendimento especializado promove a inclusão de pessoas com deficiência em São Desidério

“Eu não imaginava que um dia poderia aprender essa linguagem. Eu estou gostando muito porque aqui eu aprendo e aproveito melhor o tempo e quando eu voltar a enxergar vou estar sabendo muitas coisas novas”. A declaração emocionada é de Márcia de Jesus, 17 anos. Ela adquiriu surdocegueira após contrair meningite em junho de 2008 quando cursava a primeiro ano do Ensino Médio. Todas as quintas-feiras ela se desloca do povoado de Ilha do Vítor, a cerca de 40 km da sede de São Desidério para participar das aulas de orientação e mobilidade, Braille e Libras no Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Para a coordenadora e professora Cristiane Rodrigues Dias, “cada dia é mais surpreendente o desenvolvimento da Márcia, ela tem muita facilidade para aprender. A sensação é muito boa por estar colaborando com pessoas com necessidades educacionais especiais que muitas vezes são julgadas como incapazes ou sem potencial”. Desde março desse ano a Secretaria de Educação de São Desidério mantém o Centro de Atendimento que atualmente atende cerca de 26 alunos com deficiências intelectual, auditiva, baixa visão, cegueira e surdocegueira da sede e zona rural do município. As aulas são de segunda a sexta-feira.
Inclusão - Em São Desidério a inclusão educacional de pessoas com deficiência assinala um novo tempo. O aluno Iclailton Pereira de Souza, 7 anos, além de assistir as aulas no AEE, participa de um momento de socialização na Escola Municipal Deputado Luís Braga que funciona no distrito de Sítio Grande, a 15 km da sede. Marilde Oliveira Pereira, mãe de Iclailton, acompanha o desenvolvimento do filho com alegria. “Estou muito satisfeita com o rendimento dele. Desde quando ele começou a participar das aulas no AEE mudou muito, o rendimento na escola melhorou bastante e ele também aprendeu a fazer o nome”.

Conquistas educacionais - É de praxe nos estados e municípios de todo o Brasil, alunos surdos serem matriculados na rede regular de ensino que oferece o português, língua oral-auditiva com a presença de um intérprete de Libras e em turno oposto freqüentarem o AEE. Nesse sentido os municípios por meio do Ministério da Educação (MEC) estão sendo contemplados com salas multifuncionais. A partir de 2010 seis escolas de São Desidério receberão salas multifuncionais providas de equipamentos, mobiliários, materiais didático-pedagógicos e recursos de acessibilidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Cachoeira inaugura condomínio com 80 unidades habitacionais

O prefeito do município de Cachoeira Tato Pereira inaugurou no último final de semana, o Condomínio 25 de Junho com 80 unidades habitacionais, no bairro da Rua da Feira, totalmente urbanizado com iluminação pública, saneamento básico, água encanada e pavimentação das ruas. A prefeitura também entregou os imóveis com as paredes pintadas. As obras foram executadas com recursos próprios do município.

O prefeito Tato Pereira também entregou aos moradores do local conhecido como Baixa da Olaria, a pavimentação de uma rua que ganhou o nome de Yemanjá Ogum-Té, em homenagem ao terreiro de candomblé existente no local fundado pela ialorixá Narcisa Cândida, mais conhecida como Mãe Filhinha. Após as inaugurações a Filarmônica 25 de Junho, composta por crianças e adolescentes do bairro da Rua da Feira fez uma apresentação, seguida de show com cantor Nenho e o Grupo Jeito de Amar.