Na UPB tem Encontro de Especialidades em Transplantes

Está sendo realizado no auditório da UPB o Encontro de Especialidades em Transplantes. O evento teve início ontem, dia 16, e prossegue até sexta-feira, dia 18. Na abertura, presenças do Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte Júnior, do prefeito de Ourolândia e vice presidente da UPB, Antonio Araújo de Souza, da Coordenadora da Central de Doação de Órgão da Secretaria de Saúde do Estado, Ana Cristina Lourdeiro e do Coordenador de Transplante do Estado da Bahia, Heraldo Salustiano de Moura.

“O transplante começa na saúde básica e termina na saúde especial. Perpassa por todas as fases do atendimento da saúde. A finalidade nossa, durante esse encontro, é para debater com todos vocês profissionais e estudantes de enfermagem, co-responsabilizando transplante não é só do estado, não é só de determinado setor da saúde, mas é da sociedade e de cada cidadão. Se a sociedade doa, recupera, mas se não doa membros da sociedade termina sem benefícios com pior qualidade de vida”. A opinião é do Coordenador de Transplante, Heraldo Moura.
O vice-presidente da UPB, prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo falou que a instituição se sente feliz em ser parceira do evento pela ação que ela pode desencadear e aproveitou para convocar a todos para a caminhada em Brasília no próximo dia 23 a favor do cidadão. Falou da crise estrutural de poder onde o município fica com grande responsabilidade e pouco dinheiro. “O dinheiro que é arrecadado, de cada 100 reais, 60% fica com a União, 25% fica para os 27 estados e 15% para os municípios. È preciso que a gente reveja essa distribuição para que os municípios possam ter mais recursos. Para vocês terem uma idéia, o FPM que é a principal fonte de receita dos municípios mais pobres (80%) é apenas um terço que o governo federal gasta apenas com a conta de pessoal. É preciso rever isso em favor do cidadão”
O Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte Jr, representando o Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, afirmou que “não existe saúde sem enfermagem e equipe multidisciplinar. O objetivo é agregar mais pessoas para a questão da doação de órgãos. A doação de órgão é mais do que uma cidadania. A doação de órgão compreende a palavra solidariedade. Nossa atividade na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em realizar esse evento na sede da UPB demonstra a necessidade que precisamos ter de doação de órgãos, pensar cada vez mais, massificar mais na nossa população. Aumentamos 300% a capacidade de doação de órgão, mas é muito pouco. Somos o primeiro país em transplante de doação de órgão, só perdemos para os EUA. Só que aqui 95% são realizados pelo SUS e nos EUA são realizados com recursos privados, pois lá não tem sistema público de saúde”
O Encontro de Especialidades em Transplantes é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, através da Superintendência de Atenção Integral à Saúde - Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes, com o apoio da UPB. A cada dia o evento destina-se a um publico específico. Ontem o publico alvo foram os profissionais e estudantes de enfermagem, abordando temas como: Processo Doação/Transplante; Enfermagem na Entrevista Familiar; Manutenção do potencial doador; Enfermagem no pré e pós transplante de Córnea, Fígado, Coração e Rim
Hoje, dia 17 o tema será “Encontro Estadual de Psicologia e Serviço Social em Transplante”, e o publico alvo são profissionais e estudantes de psicologia e serviço social. Serão abordados os temas: Processo de Doação / Transplante; Perspectivas de Atuação do Psicólogo e do Assistente Social no Sistema Estadual de Transplantes; Reflexões sobre a família, a Morte e a Vida;Inserção/Interlocução dos Psicólogos e Assistentes Sociais com os profissionais da equipe de saúde;Acompanhamento pré e pós transplante.
Na sexta-feira, dia 18/09 o tema será: “II Encontro Baiano Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Transplantes” e o publico alvo são profissionais e estudantes de fisioterapia e Terapia Ocupacional. Serão abordados os temas: Fisioterapia na manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos; Fisioterapia e Terapia Ocupacional no pré e pós transplante de Fígado, Coração e Rim; Debate.

Banco do Brasil reinaugura agência J.J. Seabra em Feira de Santana (BA)

O Banco do Brasil investe na remodelação de suas agências em Feira de Santana, dada a importância da cidade para a Bahia. Todas as filiais do BB na cidade estão sendo ampliadas, proporcionando mais conforto aos clientes e cidadãos feirenses.

Nesta quinta-feira, 17, a agência J.J. Seabra será reinaugurada após a reforma de sua área de atendimento, com ganho global de 600 m² e a criação do segundo pavimento. Com a nova infraestrutura de 1.047 m², a dependência disponibiliza 15 terminais de autoatendimento, possibilitando mais comodidade aos seus clientes e usuários. Ao todo, o BB investiu cerca de R$ 1 milhão na ampliação da dependência.

Em consonância com as normas de acessibilidade, os terminais da nova agência possuem adaptações como teclados em braile e cabo para instalação de fone de ouvido. Além disso, um elevador foi instalado na agência para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

Atualmente, o BB dispõe de cinco agências na praça de Feira de Santana (BA) e, em breve, inaugura duas agências no município. Além disso, o Banco do Brasil dispõe de 107 terminais de autoatendimento, 16 Pontos de Atendimento Eletrônico, 12 correspondentes bancários e quatro Postos de Atendimento Bancário na cidade. (Fonte: Ascom do Banco do Brasil)

Prefeitura de Poções recupera campo da Peixoto Junior

A Secretaria de Infra Estrutura e Serviços Urbanos recuperou o campo de futebol do Caldeirão na Avenida Peixoto Junior. Uma equipe de homens e máquina fizeram na área um alargamento, retirada de entulhos e terraplanou o piso, oferecendo segurança e conforto para a bola rolar perfeitamente durante os jogos. Segundo Cel Leal, responsável pela reforma do Caldeirão, o Secretário Jorge Luiz ofereceu todo o apoio necessário e um par de traves foi colocado no campo, substituindo as antigas. Ele ressaltou ainda, que por terminação do prefeito Luciano Mascarenhas, todos os campos da cidade receberão tratamento igual, visando apoiar o esporte e o lazer da população dos bairros.

Com oito equipes, o Caldeirão recebeu no domingo (13) a realização de um torneio com os jogos classificatórios: Barretos venceu Bragantino por 2X0, Lagoa Grande após empate no tempo normal, venceu nos pênaltis Camarões por 7X6, Divinense venceu o Argentino Junior pelo placar de 1X0 e a Guarda Municipal passou pelo Quirino também por 1X0.

Os organizadores do torneio, Carlito, Jorge Junior e Cel Leal marcaram para domingo (20) as partidas da semifinal e a final entre as equipes classificadas, Barretos, Lagoa Grande, Divinense e Guarda Municipal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)

Ilhéus vai debater nesta 6ª feira o combate à violência no campo

A Câmara de Ilhéus estará sediando nesta sexta-feira (18), a partir das 9 horas, a 56ª reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo. O evento deverá contar com a presença de Gercino José da Silva Filho, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo e Ouvidor Agrário Nacional, cargo vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também estarão presentes o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o presidente do Legislativo ilheense, Jailson Nascimento.

Na oportunidade, serão discutidos vários temas interligados, como conflitos agrários, reforma agrária e violência agrária no sul da Bahia. O encontro dará ênfase ao relatório da Funai que visa demarcação de terras, envolvendo os municípios de Ilhéus, Buerarema, Una e São José da Vitória. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Cerest realiza Treinamento em Saúde do Trabalhador

Sensibilizar profissionais e gestores de saúde dos municípios de abrangência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), visando implementar critérios e procedimentos de referência e contra-referência. Este é o principal objetivo do I Treinamento em Saúde do Trabalhador que a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna promove nesta quinta-feira (17).

O evento acontece no Auditório Paulo Bicalho, do Hospital Calixto Midelj Filho, das 13 às 18 horas. Durante o treinamento, que será ministrado por técnicos do próprio Cerest, os participantes serão informados sobre a importância dos profissionais de saúde conhecer os procedimentos necessários sobre a atenção à saúde do trabalhador.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é responsável por atender de forma diferenciada atividades de assistência e vigilância, atuando, principalmente, na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho no município de Itabuna e dos demais 42 municípios da região de sua abrangência.

Através do Cerest, o Sistema Único de Saúde (SUS) quer proporcionar aos usuários a ampliação do acesso ao atendimento à Saúde do Trabalhador, seja na zona rural ou urbana, tendo a Carteira de Trabalho assinada ou não. A atuação da equipe multiprofissional do Cerest visa desenvolver acompanhamento específico para garantia da saúde e segurança no meio ambiente do trabalho. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Fórum debate acessibilidade

Camaçari deu um grande salto na execução de políticas para pessoas com deficiência, nos últimos quatro anos e meio. Investimentos que garantem acessibilidade nos setores da educação, assistência social, esporte e saúde, com melhorias para centenas de pessoas. São estruturas como a Escola Especial do Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic), Centro de Apoio e Educação Inclusiva (CEI), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dos deficientes visuais de Camaçari e Pestalozzi, mais o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que em seis meses já atendeu mais de seis mil pessoas.

Isso tudo sem falar na construção da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, considerada um dos maiores complexos de inclusão social. A instalação de rampas de acesso, piso táctil, elevadores e corrimão nas escolas, praças e equipamentos públicos da cidade também mudaram a vida dos moradores. Além disso, os portadores de necessidades especiais e famílias contam com diversos programas, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC), que garante a permanência do estudante nas unidades de ensino, SOS Cidadão e Passe Livre Municipal, com 1.900 benefícios.
“Camaçari está em um bom patamar de acessibilidade à pessoa com deficiência, se comparada a diversas cidades brasileiras. Acredito que o trabalho desenvolvido pela atual gestão está ampliando as políticas para o setor”, opina o coordenador executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, Alexandre Carvalho Baroni.
O representante baiano proferiu a palestra no 3º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada hoje (16/09), na Casa do Trabalho. Após o evento, Alexandre Carvalho, que é tetraplégico, visitou alguns locais da cidade para conferir as condições de acessibilidade. É a segunda vez que ele vem ao Município.
O coordenador afirma que a criação da Coordenação Executiva na Bahia representa um grande passo no fortalecimento de políticas para o setor. “Só se consegue efetivar ações para pessoa com deficiência se esse público estiver à frente do processo”, opina. Segundo o cadeirante Rosemauro Santos Rocha, 17 anos, as dificuldades são maiores com o sistema de transporte. Ainda assim, o estudante reconhece as melhorias e faz investimentos futuros. “Agora ficou mais fácil até para eu me capacitar. Em poucos dias começo um curso de formação profissional”.
O morador do bairro Jardim Limoeiro avalia que o Fórum traz resultados positivos porque “a sociedade passa a ouvir quem tem o problema e identificar o que pode ou não ser projetado como investimento”. De acordo com o prefeito Luiz Caetano, atualmente Camaçari dá um tratamento humanizado às pessoas com deficiência. “A Prefeitura, por exemplo, já tem rampas de acesso e elevadores para que a população procure o prefeito e faça suas reivindicações e sugestões. Além disso, a cidade conta com várias ferramentas de apoio ao portador de necessidades especiais”.
O chefe do Executivo lembrou da renovação do convênio com a Associação Pestalozzi e APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e cobrou urgência na implantação do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência. O órgão ficará responsável pela fiscalização e deliberação das políticas voltadas ao segmento. O Fórum é uma realização das secretarias municipais do Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Sesau) e Educação (Seduc). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Banco de Sangue da Santa Casa faz campanha de emergência

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) através de seu Banco de Sangue realiza no Hospital Manoel Novaes (HMN), uma campanha de emergência para captação de doadores de sangue. Durante os dois dias (ontem e hoje), parte da equipe do Banco de Sangue estará deslocada para o prédio da Escola de Saúde no HMN, com o objetivo de regularizar o estoque de sangue que acusou uma queda drástica neste mês de setembro. O trabalho conta com a colaboração da Gerência de Enfermagem daquela unidade hospitalar e tem uma previsão de captação de 200 bolsas de sangue durante a campanha.

A redução em mais de 50% do número de bolsas coletadas nesta primeira quinzena de setembro foi a principal motivação da campanha, já considerada como ação de emergência para elevar o estoque do banco de Sangue da Santa Casa. Ainda de acordo com o coordenador administrativo, apesar de conseguir realizar o atendimento de todas as unidades hospitalares com uma coleta média de 50 bolsas por dia, mantendo assim o estoque em limite tolerável, a média diária dos primeiros 15 dias de setembro não ultrapassou 20 bolsas.
Em funcionamento entre as 7 e as 17 horas, o posto deslocado de coleta de sangue no Hospital Manoel Novaes funcionará com o serviço de recepção e credenciamento, teste rápido, entrevista e coleta, sendo ainda servido um lanche para o doador. “Todo aparato do Banco de Sangue será disponibilizado lá no Manoel Novaes, apesar de mantermos o funcionamento regular do Banco de Sangue em sua sede, mas com horário alterado entre as 7 e 12 horas”, explicou coordenador administrativo , André Minervino.
“Somente neste ano de 2009 é a segunda vez que estamos recorrendo à campanha interna no Hospital Manoel Novaes, apostando assim na captação de doadores entre funcionários, colaboradores e prestadores de serviço, mas também entre acompanhantes e visitantes do Hospital”, frisou O coordenador de captação, Rosildo Ribeiro.
O envolvimento dos diversos setores do Hospital Manoel Novaes, com campanha de incentivo à doação de sangue e premiação funcional dos maiores envolvidos também têm aumentado a expectativa sobre a quantidade de bolsas a serem coletadas. “Prevemos uma média entre 80 a 100 bolsas diárias, com esperança de chegarmos a 200 bolsas de sangue nos dois dias de campanha. Este já é um número considerado bom, que deverá auxiliar na regularização do estoque para este mês e estimular a prática da doação de sangue como um gesto de solidariedade à vida”, declarou o coordenador de captação, Rosildo Ribeiro.
Mais coleta - Ainda cumprindo o objetivo de regularização do estoque de sangue, para este sábado (19) outra coleta externa será realizada, desta vez no Colégio Polivalente, no Centro da cidade. “Para esta outra campanha teremos envolvidos estudantes, professores, mas também comunidades religiosas e grupos organizados”, finalizou Rosildo. (Fonte: Ascom do Hospital)

Camaçari comemora melhorias no trânsito

Camaçari tem muito a comemorar durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. O fim dos engarrafamentos no centro e a redução do número de acidentes são algumas das melhoras sentidas no trânsito do Município. Atualmente, o número de veículos que circula diariamente na cidade chega a 68 mil, três mil veículos a mais que ano passado. Nem o aumento no fluxo comprometeu o resultado de uma das intervenções mais importantes na história do Município, a construção de três novas passagens sobre a linha férrea e modificação do sistema viário em toda região.

Funcionando há pouco mais de três meses, o novo sistema de trânsito diminuiu o tempo gasto com as travessias de um lado a outro da cidade. Quem gastava 14 minutos para fazer o percurso do bairro Gleba B a Gleba C, hoje faz em apenas cinco. Da prefeitura à praça Abrantes os motoristas fazem o percurso em três minutos, cinco vezes menos que o tempo gasto antes das mudanças. O número de vítimas do trânsito apresentou uma queda de quase 15%. Os primeiros seis meses de 2008 tiveram um total de 81 acidentes com vítimas, enquanto em 2009, somou 69 casos, 12 a menos que ano passado.
A eficiência do sistema também reduziu de forma significativa os números de acidentes envolvendo veículos. No primeiro semestre deste ano foi registrada uma queda de 22% em relação ao mesmo período de 2008. Foram 644 acidentes no ano passado, enquanto que em 2009 a STT contabilizou 502 casos, 142 a menos que ano passado.

PROGRAMAÇÃO - Carreata com mais de 100 veículos e 20 ciclistas abre o ciclo de atividades comemorativas por conta da Semana Nacional de Trânsito. De sábado (19/09) até sexta-feira (25/09), a avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, dá lugar a rua viva, com bancos e belos jardins. No dia 19 as atividades vão acontecer na praça Desembargador Montenegro. Cinco estandes vão oferecer serviços médicos como verificação de pressão, glicemia, colesterol e palestra sobre stress. Para isso vão contar com dois técnicos de enfermagem, um médico clínico e um psicólogo.

O Ciretran também participa com um estande, onde serão exibidos vídeos e slides mostrando o que acontece nos acidentes de trânsito. A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e o Centro de Controle de Zoonoses fazem a conscientização dos condutores e pedestres sobre a importância e a necessidade de ruas limpas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil fazem simulação de primeiros socorros. Todos os estandes funcionam das 9h às 12h. O dia 19 é o único dia com programação prevista para a tarde, quando os motoristas do Município participam de palestra sobre direção defensiva e pilotagem.
No domingo (20/09), agentes de trânsito fazem distribuição de panfletos, em Vila de Abrantes, durante o desfile em comemoração aos 251 anos de Camaçari. Já nos dias 21 e 22 os estandes voltam com os mesmos serviços, mas dessa vez nas praças dos 46 e Alto Cruz, respectivamente. Para encerrar a Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) em parceria com Ciretran e SAMU realizam a palestra Futuros Condutores, que tem como público alvo jovens entre 17 e 19 anos. O ciclo de palestras começa no dia 23, pelo Centro Educacional Miguel Alves (Cema), e segue nos dias 24 e 25 para as escolas Luiz Eduardo Magalhães e na municipal Lídia Coelho, em Arembepe. As palestras acontecem às 9h. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Ilhéus amplia atendimento médico nas comunidades rurais não assistidas pelo PSF

Além dos serviços prestados pelas Unidades Móveis Odontológicas (odontomóveis), a população da Zona Rural de Ilhéus também vem sendo beneficiada pela expansão da assistência médica no interior, que atinge atualmente 29 comunidades bases e 32 comunidades satélites, não atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF). O esforço da Secretaria de Saúde integra o conjunto de ações do prefeito Newton Lima viabilizado para melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, através de intervenções variadas que também passam pela educação e pela infra-estrutura.

A secretária Marleide Figueiredo explica que a comunidade base é aquela que dispõe de postos médicos ou de referências avançadas em saúde rural (locais cedidos para o atendimento). Já as comunidades satélites são aquelas que se encontram nos entornos das comunidades bases e que convergem em busca dos serviços oferecidos. “Para termos sucesso, foi necessário o entendimento com os líderes comunitários visando um limite de fichas para as localidades satélites. Objetivando um atendimento mais humanizado, atendemos 30 pacientes por dia em cada comunidade base”, afirma.

O coordenador distrital Orlins Ferreira acrescenta que as comunidades bases e satélites, não cobertas pelo PSF, além de serem beneficiadas por uma escala regular de médicos, também são favorecidas com a dispensação de medicamentos. “Todo esse esforço objetivou não só permitir a acessibilidade da população rural à assistência médica, como também minimizar os fluxos, outrora crescentes, em busca desse serviço nas unidades de saúde do Iguape, Banco da Vitória, Hernani Sá e Olivença”, diz, salientando que a proposta do governo é transformar comunidades satélites em comunidades bases, que, assim, passarão a receber o atendimento diretamente.

Bases e Satélites - Entre as comunidades bases, não atendidas pelo PSF, estão, entre outras, Retiro, Rio do Engenho, Ribeira das Pedras, São José, Tibina, Vila Santaninha, Vila Olímpio, Vila do Serrado, Itariri, Japu, Juerana, Lagoa Encantada, Lava-Pés, Maria Jape, Ponta do Ramo e Ponta da Tulha. Entre as comunidades satélites, entre outras, Retiro de Cima, Aderno, Vila São Miguel, Alto Bonito, Camacanzinho, Mamoan, Ponta Grossa, Fazenda Santa Maria, Ribeirão, Cutiatan, Ronaldo Santana, Fazenda Porto Seguro, Terra Nova II, Inhaupe, Jóia do Atlântico, Cedro, Maria Preta e Granja Poly. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Expofenita terá programação diversificada e muitas atrações

A Comissão Organizadora da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), está ultimando os detalhes para a realização do evento, que acontece no período de 26 de setembro a 4 de outubro, no Parque de Exposições Antonio Setenta, com uma programação diversificada e muitas atrações. O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, explica que várias equipes estão trabalhando na limpeza do parque e da infraestrutura, inclusive montagem de estandes, recuperação das redes elétrica e hidráulica, bem como das vias de circulação no interior do parque visando o início do maior evento agropecuário e de negócios da região.

Para o secretário, a expectativa agora é em relação não apenas à adesão de um grande número de empresas com participação confirmada, como também de um público de Itabuna e a da região para acompanhar não apenas dos shows, como também de leilões, cursos, exposições e rodadas de negócios. “O segredo do sucesso do evento está numa união de esforços e na manutenção de uma tradição que precisa ser preservada”, ressalta.

Carlos Leahy observa que, em paralelo aos eventos, está sendo montado um grande esquema de segurança, com apoio das polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual, visando de assegurar aos visitantes proteção e facilidades no acesso ao parque durante o período da exposição. Ele explica que a Expofenita vai marcar não apenas a reabertura do Parque de Exposições, mas o ponta-pé inicial visando a sua transformação e utilização como área de lazer da cidade.

Além do apoio institucional do Governo Municipal e de empresas, bem como de produtores rurais já inscritos para a feira de negócios e exposição agropecuária, a Expofenita terá a presença da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), com uma mostra do Programa Agricultura Familiar na Bahia e da Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abará), organização não-governamental.

Outro destaque na abertura da exposição será a realização da 20ª Marcha Eqüestre Itaju/Itapé/Itabuna e que este ano deverá contar com a participação de mais de 400 participantes para um percurso de 80 quilômetros entre Itaju do Colônia e Itabuna. Maiores informações sobre o evento no site www.expofenita.com.br. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Secretário quer maior atenção do governo no combate a dengue

O Secretário Municipal de saúde de Guanambi, Robério Moraes, defendeu maior atenção da secretaria estadual de saúde no combate a dengue. “Depois da gripe suína, houve um afrouxamento com relação a dengue, que mata mais do que a gripe”, afirmou Robério durante a entrevista a Rádio Cultura de Guanambi, no programa Tribuna do Povo. Ele enfatiza que graças ao trabalho contínuo da Vigilância Epidemiológica, Guanambi vem tendo sucesso no trabalho de prevenção, evitando um surto da doença.

“Fizemos uma intensa campanha no ano passado, este ano, e tivemos que bancar com os custos, já que os recursos prometidos pelo governo do estado não vieram”, informa o secretário. Ele destaca que é preciso que as autoridades estaduais voltarem sua atenção para a dengue e recomenda que a população continue colaborando. No que diz respeito a gripe suína. O secretário afirma que os “dados que me foram revelados pela 30ª DIRES por telefone, portanto, extra oficiais, mostram um quadro tranqüilo, mas que ainda exige alerta, e neste sentido vamos continuar fazendo nossa parte”.

Ampliação dos Serviços - Durante a entrevista, Robério Moraes enumerou as ações que vem sendo realizadas como a construção de PSF do Bairro São Sebastião, reforma e ampliação do 1º Centro de Saúde, Construção da Nova Central de Marcação e parcerias com a iniciativa privada para construção da Central de Hemodiálise e da implantação de um centro de ressonância magnética.
O secretário anunciou a decisão de construir um PSF na região do baixio, beneficiando moradores do Suruá, Capim de Raiz, Morro da Inácia, entre outras localidades. Para fortalecimento da municipalização plena da Saúde, esta sendo executado o PPI que irá aumentar dos atuais 21, para 40 municípios pactuados com Guanambi como Pólo Regional. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

CRIE promove semana dedicada ao deficiente auditivo em Ilhéus

O Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie) promove a partir da próxima segunda-feira (21) a Semana do Surdo em Ilhéus. A iniciativa visa intensificar os canais de comunicação e informação com a população em geral, e principalmente com as famílias de deficientes auditivos, que muitas vezes desconhecem os direitos e benefícios destes cidadãos. Este ano, a mobilização traz como tema “Surdo-mudo, apague esta idéia”, com o objetivo de mostrar que, nem sempre, a deficiência auditiva está diretamente ligada a mudez.

Durante toda a semana dedicada aos deficientes auditivos, a equipe de CRIE realizará visitação às escolas públicas municipais que possuem alunos surdos para fazer a divulgação da língua de sinais, a libra. Para a professora e intérprete, Simone Angeli Santos, essas atividades serão uma ótima oportunidade de reforçar o quanto é necessário o apoio da família e o respeito aos surdos, “que representam uma minoria linguística e que por isso necessitam de atenção especial”. O objetivo das visitas também será reforçado com a distribuição de panfletos com o alfabeto como forma de socializar o alfabeto, buscando diminuir a distância entre a língua de sinais e a comunidade.

A semana também será marcada pelo encerramento do curso da língua de sinais, que acontece na quarta-feira (23) e que conta com 41 participantes, entre educadores e demais pessoas das comunidades que possuem ou necessitam do contato com os surdos, como pais, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros. Para a professora Cristiane de Almeida considera que iniciativas como estas ajudam a melhorar o índice de inclusão de novos alunos. “As ações desenvolvidas pelo CRIE têm permitido uma melhoria na auto-estima e principalmente no rendimento escolar dos alunos com deficiência.

A Semana do Surdo será encerrada na sexta-feira (25) e será marcado pela presença de profissionais do CRIE que estarão, durante todo dia, em stands localizados na Praça JJ. Seabra, realizando orientações e palestras sobre a deficiência auditiva e também sobre os demais serviços oferecidos pelo centro. Pela manhã, será ministrada palestra sobre dos direitos sociais dos surdos, enfatizando o acesso dessa parcela da população à aposentadoria e ao passe-livre. Pela parte da tarde, o enfoque da palestra é o implante Coclear, procedimento que possibilita pacientes, em casos específicos, a ter acesso a um aparelho que auxilia na melhora da recepção do som.

As atividades marcam o Dia Nacional do Surdo, lembrado em todo o país no dia 26 de setembro. Também fazem parte da programação do último dia do evento, a amostra de vídeos sobre surdez e de materiais produzidos pelos alunos do centro. O evento conta com apoio do Lions Clube Pontal e da Escola Rotary Renato Leite da Silveira, que também possui uma sala exclusiva para deficientes auditivos.

O CRIE - O Centro de Referência em Inclusão Escolar é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação que há oito anos acompanha cerca de 300 alunos matriculados na rede municipal de ensino, entre crianças, adolescentes e adultos. Destes alunos, trinta são deficientes auditivos. Por meio de uma equipe formada por 20 profissionais, eles são beneficiados com atendimentos psicológicos, psicopedagógico, salas de apoio de déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Bairro de Zizo ganha pacote de obras anunciado pela prefeitura

O Zizo será o próximo bairro de Itabuna a receber todo o serviço de infraestrutura, saneamento e urbanização, a exemplo do que já ocorre em outras áreas da cidade. O projeto já está em fase final e deverá ser concluído dentro de 30 dias. A obra tem inicio previsto para dois meses aproximadamente, segundo o secretario de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, que ao lado do também secretario de Ações Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, visitou o local na manhã de terça-feira (15).

Durante a visita, Fernando Vita, que concedeu entrevista a uma canal de TV, informou ao presidente da Associação de Moradores do Bairro do Zizo, Carlos Severo dos Santos, que a obra só será possível por causa de duas emendas parlamentares dos deputados federais Paulo Magalhães e ACM Neto, numa injeção de recursos no valor de R$1,5 milhão.

O serviço, que será iniciado a partir da avenida Roberto Santos, principal corredor de ônibus, em direção ao Pedro Jorge, onde a Prefeitura já está trabalhando, inclui dentre outros serviços, a recuperação a paralelepípedos, das laterais da Roberto Santos, rede de esgoto, drenagem de água pluvial e asfaltamento em toda a extensão da avenida. “É uma obra de sumo importância para a melhoria da qualidade de vida dos moradores que já vinha há muito sendo solicitada”.

Obras simultâneas - O secretario lembra que o volume de obras que está sendo realizado em Itabuna é nada mais do que a promessa de campanha do prefeito Capitão Azevedo que está sendo colocada. “É a nossa Itabuna se transformando num verdadeiro canteiro, com obras espalhadas em vários cantos da cidade, simultaneamente, a exemplo do Maria Pinheiro que além de todo o serviço de saneamento e urbanização também está prevista a construção de novas casas em substituição aos barracos existentes”.

Outro bairro beneficiado com obras é o Fernando Gomes com drenagem de água pluvial, urbanização e também a construção de mais 90 casas populares. A prefeitura também está presente no Corbiniano Freire e no Jorge Amado onde uma creche que está sendo construída com projetos e captação de recursos da Secretaria de Educação, a exemplo de uma nova escola na Vila Anália.

“O prefeito Capitão Azevedo, com sua incrível energia acelera as coisas com o desejo de realizar seus projetos. Ele quer trabalhar muito em todos os bairros, ao mesmo tempo. Nós tentando acompanhar esse ritmo que não depende apenas de boa vontade, mas de recursos, que nem sempre são suficientes para a grande demanda de serviços prioritários existentes em Itabuna”,defendeu o secretário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Campanha quer imunizar mais de 34 mil animais

Camaçari participa, até o dia 30 de setembro, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar 29.716 cães e 5.813 gatos. Até hoje (16/09), mais de cinco mil animais foram vacinados. O dia D está programado para o dia 26, quando os postos de saúde e associações de bairro realizam um dia dedicado à vacinação dos animais. A atividade acontece das 8h às 16h e terá a participação de 250 pessoas.

Os agentes do CCZ realizam imunização em várias localidades da zona rural, a exemplo de Sucupira, Água Fria, Pau Grande, Fonte das Águas, e Barra do Pojuca. A intenção é garantir que todos os animais sejam vacinados. Na sede, as pessoas podem vacinar nas unidades de saúde dos bairros Camaçari de Dentro, Gleba B, Gleba E, Gravatá, Nova Aliança, Novo Horizonte, Nova Vitória, Piaçaveira, e Parafuso. Na orla, a imunização está disponível nos postos de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Pojuca, Monte Gordo e Barra do Jacuípe.
De acordo com a médica veterinária, Sandra Passos, responsável técnica do CCZ, o último caso de animal contaminado pela doença foi registrado em 2005. A raiva é fatal, afeta o sistema nervoso e pode ser transmitida através da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão. A doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca às pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)