Complemento do FPM é feito aos municípios

O envio dos recursos da segunda parcela da complementação ao Fundo de Participação de Municípios (FPM), previsto na Medida Provisória 462/2009, foi adiado feito no dia 22 de junho. A retificação foi feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Segundo a STN, a parcela da compensação seria enviada no décimo quinto dia útil do mês. Os recursos instituídos pelo governo federal no dia 14 de maio de 2009 tem por objetivo repor as perdas no FPM e igualar o repasse ao mesmo valor do ano passado, de R$51,3 bilhões.

No último dia 10 de junho, a Secretaria do Tesouro Nacional informou o montante que cada município receberá. Segundo dados apurados pela União dos Municípios da Bahia (UPB), o total da transferência para todas as prefeituras é de R$ 197,5 milhões. O cálculo adotado pela STN é a comparação dos repasses de janeiro a maio de 2008 e janeiro a maio de 2009.
Mas nem todos os 5.563 municípios brasileiros terão direito à complementação. Ao todo, 357 deles não estão entre os Municípios contemplados. Isso porque, ao contrário de outras prefeituras, nessas 357 o FPM em 2009 foi maior em relação ao do ano passado. Esses Municípios – que representam 6,41% do total - sofreram mudanças no coeficiente populacional, e contam com uma variação positiva em 2009.
A partir dos próximos meses, a diferença dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios será complementada sempre no décimo quinto dia útil do mês. Em caso de disponibilidade orçamentária, ou até o quinto dia útil após a aprovação dos créditos orçamentários. Neste caso, a forma obedecerá à regra a ser fixada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. (Fonte: Tribuna da Bahia)

Repasse premia luta da UPB

O repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com base nos percentuais do ano passado foi uma luta desencadeada pelas associações de municípios de todo o País. Os protestos das prefeituras por mais recursos ganharam corpo à medida que a crise econômica foi se agravando. Responsável por serviços diretos em prol das comunidades, as prefeituras sentiram os efeitos da crise e, para que parte desses serviços não ficasse prejudicada, tiveram que buscar uma compensação.

Na Bahia, a União dos municípios da Bahia (UPB) foi uma das entidades que mais lutaram pela compensação. Liderada pelo presidente Roberto Maia, que também é prefeito do município de Bom Jesus da Lapa, a entidade organizou alguns encontros para que os prefeitos pudessem discutir a crise dos seus municípios e reivindicassem soluções junto aos governos federal e estadual. Segundo a UPB, os protestos tinham como objetivo mostrar a dificuldade que os municípios vinham tendo para honrar os seus compromissos, mas chegaram a ser interpretados como um ato contra o governo.
O presidente da UPB, Roberto Maia, chegou a entregar um documento com três reivindicações básicas ao governador Jaques Wagner (PT), que também tinha como objetivo o socorro aos municípios. Mas, segundo ele, a entidade não foi atendida. O documento solicitava ajuda do estado às prefeituras em relação ao transporte escolar, segurança pública e aumento do repasse do Programa de Saúde da Família. Além da queda nas receitas, os prefeitos queixavam-se da forma como o governo federal estipulou a renegociação das dívidas dos municípios com o INSS. Endividados, eles permaneciam inadimplentes, o que os impedia de realizar novos empréstimos.(Fonte: Tribuna da Bahia)

TCU avalia os critérios de distribuição de recursos do Fundo de Participação de Municípios

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou ao Congresso Nacional que a distribuição dos recursos do Fundo de Participação de Municípios (FPM) poderia levar em consideração o indicador de desenvolvimento humano das municipalidades, além do critério populacional, para maior efeito redistributivo. O TCU analisou os critérios de rateio dos recursos do fundo por meio de estudo da legislação e de análise da distribuição de valores do FPM em 2008.

O Fundo é um tipo de transferência intergovernamental de recursos da União para municípios, com o objetivo de minimizar as diferenças entre municípios. O objetivo do trabalho do TCU foi verificar se os critérios de repartição do FPM contribuem para a redução do desequilibro sócio-econômico entre as municipalidades. De acordo com a lei que regula a distribuição de recursos do FPM, o TCU é órgão responsável pelo cálculo dos valores a serem repassados aos municípios.
A distribuição de recursos do Fundo é feita de acordo com número de habitantes dos municípios, sem levar em conta o índice de desenvolvimento humano. Quanto menor a população, mais recursos ela recebe. De acordo com esse critério, as municipalidades foram divididas em pequenas, médias, grandes e muito grandes. De um total de 5563 municípios contemplados pelo Fundo, 4421 são considerados pequenos. Esses têm a população entre 804 habitantes e 29000.
Pelo critério de rateio, municípios de pequeno porte ganham mais do FPM, independentemente da renda per capita. Os municípios de médio porte que são muito pobres recebem cerca da metade dos recursos repassados a municípios pequenos, sejam eles pobres ou ricos. Verificou-se a necessidade de reformulação da legislação que regula o tema para incluir critérios de distribuição que incluam algum indicador de desenvolvimento sócio-econômico e não apenas número de habitantes. A legislação dessa parte é muito complexa e seus princípios não estão explicitamente definidos.
A avaliação do TCU foi feita por meio de comparação entre os valores recebidos pelo município do FPM e índices de desenvolvimento humano das municipalidades. A partir dos valores recebidos por cada município em 2008, foi calculado o valor per capita , a isso foi contraposto o índice de desenvolvimento humano do município.
Cópia da decisão foi enviada às Comissões de Assuntos Econômicos ,de Assuntos Sociais, de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado Federal. Foi enviada também para as Comissões de Constituição de Justiça e Cidadania , de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. O ministro Walton Alencar foi o relator do processo. (Fonte: Portal do TCU)

Festejos em Ourolândia

O Santo Antônio de Ourolândia 2009 foi realizado de 11 a 14 deste em uma belíssima festa. Apresentou o tema Ourolândia 20 Anos, uma linda história de amor! A programação festiva iniciou-se na manhã do dia 11 com uma partida de futebol do Programa Bom de Escola, Bom de Bola que lotou o Estádio Municipal, ainda na tarde do dia 11 aconteceram apresentações culturais organizadas pela secretaria municipal de Educação e Cultura que retrataram a linda história do município por meio de danças, manifestações folclóricas. Homenagearam-se pessoas que contribuíram para a evolução da comunidade, entre os quais desenvolveram funções na comunicação, religiosidade, educação, entre outros, contou ainda com pau de sebo e quebra pote. Foi uma tarde muito animada, e, à noite o forró do estudante fez a alegria do folião.


Sexta-feira 12, dia dos namorados, a festa ficou por conta do forró sertanejo da dupla Jô e Magno, forró universitário de Um Xote Novo e o forrozão de Fifó Aceso – foi uma noite de muito alegria e muito romantismo, um verdadeiro presente para os casais enamorados que entraram no clima de amor proposto pela festa.
Dia 13, dia do santo casamenteiro e também data em que se comemora a emancipação política de Ourolândia, ocorreu a final da COPA 13 DE JUNHO, uma partida disputadíssima entre os times Bahia e Casa Nova, que resultou em um placar de 1 X 1, sendo a partida decidida nos pênaltis, com vitória consagradora do Bahia. Segundo a Liga Desportiva de Ourolândia houve 1.258 pagantes. “Foi realmente um clássico entre dois timaços que mereceram estar na disputa final da Copa que já é uma paixão de todo ourolandense – a qual leva para o Estádio desde crianças a idosos, emociona e faz a alegria de todos”. Declara o diretor da Liga Desportiva de Ourolândia, Osvaldo Júnior.
No início da noite ainda do dia 13, o Rancho da Saudade – Grupo de idosos, puxado pelo trio Esmeralda, animação de Aprígio do Acordeom e organizado pela Secretaria de Ação Social, deu um verdadeiro show pelas ruas e avenidas da Cidade e circuito do arraiá, apresentando o tema Ourolândia meu amor, utilizando muito colorido: vermelho, branco, amarelo, carroça ornamentada portando um bolo simbólico de aniversário de 20 anos e os animados noivos, arcos enfeitados, bonecas de pano, corações e muito brilho. “A festa do Rancho da Saudade é com certeza uma bonita forma de homenagear e valorizar todos os idosos de Ourolândia que nunca receberam tanto carinho e atenção como nesta administração”, afirma o Srº Juraci P. da Silva, 63 anos – componente do Rancho.
“O Grupo de Idosos em sua 5ª edição deu uma verdadeira demonstração de vitalidade e alegria de viver, encantando os olhos de todos aqueles que tiveram a oportunidade de apreciar a sua apresentação, deixando a lição de que a juventude está dentro de cada ser humano”, afirma a secretária de Ação Social, Valéria Brito.
Dia 14 – o forró de despedida teve como bandas principais, Mulheres Perdidas e Mulher Sarada que fizeram uma festa pra deixar saudades, fazendo o folião dançar como se fosse o primeiro dia de forró, deixando a certeza que o Santo Antonio de Ourolândia 2009, vai ficar marcado na história do município como uma grandiosa festa. Grandiosa em cada detalhe: ornamentação impecável, índice de ocorrências policiais zero (dados da Polícia Militar) e uma média de 10 mil pessoas por dia.
Durante os dias de festa passaram pelo palco muitas bandas de expressão local, regional e nacional a exemplo de Explosão do Forró, Fera Bandida, Aprígio do Acordeon, Um Xote Novo, Filé de Mulher, Mulheres Perdidas, Desejo de Menina, Mulher Sarada, Fifó Aceso e muitas outras que contribuíram para abrilhantar a festa que contou com o importante apoio do deputado Maurício Trindade, senador César Borges, ministro da Integração Nacional – Geddel Vieira Lima, Ministério do Turismo, entre outros. A festa contemplou um importante sistema de transmissão ao vivo pelas emissoras de rádios: Serrana FM, Rádio Clube, Jacobina FM e Brilhante FM.
Ourolândia recebeu visitas ilustres como as dos deputados Maurício Trindade e Sérgio Passos, dos prefeitos das cidades de Mirangaba, Várzea Nova e Caém – Adilson, Tica e Gilberto respectivamente e da ex-prefeita Íris Gomes, das assessoras da deputada Virginia Hage, Idalba Paula e Rosa, dentre tantos outros.
“Fizemos um esforço gigantesco para realizar o Santo Antonio de Ourolândia e aniversário de 20 anos do Município, e, estamos certos de que valeu a pena retratar a linda história de amor deste lugar aconchegante, de um povo caloroso e trabalhador, e agora nos resta agradecer o sempre constante e gigante apoio do Ministro Geddel, o verdadeiro presente que o Deputado Maurício Trindade deu para Ourolândia realizar este evento, através do Ministério do Turismo e de tantas outras ajudas de amigos de Ourolândia e de todos os visitantes que trouxeram alegria e energia positiva. Agradecer também a competente equipe das secretarias que compõem a nossa administração, que se empenhou para que o Santo Antonio de Ourolândia 20 anos se tornasse na maior e mais linda festa da história deste Município, realizada com tanto brilhantismo e amor, o incansável trabalho de planejamento e execução das diversas tarefas desde a estonteante ornamentação até a competente limpeza, e particularmente quero destacar a implacável segurança realizada pela Polícia Militar (24ª CIA E CAESA) e pela Guarda Municipal, proporcionando tranqüilidade para toda população que viveu a festa sem violência e com muita paz no coração. Por fim queremos agradecer toda população ourolandense que sabe fazer e participar de festas como esta”, finalizou o prefeito Antonio Araujo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ourolândia).

Dia da Cidade será marcado por lançamento de concurso, entrega de comenda e shows

No próximo domingo, 28, Ilhéus comemora seus 475 anos de história, e para festejar a data a Prefeitura programou eventos para a parte da manhã, iniciando com o hasteamento das bandeiras, na praça Dom Eduardo, às 8 horas, seguindo-se de missa solene na Catedral de São Sebastião. Posteriormente, no Teatro Municipal de Ilhéus acontecerá o lançamento do concurso para criação do Hino Oficial, e a solenidade de outorga da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéos para cinco personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município nas mais diversas áreas.

A entrega da Comenda será realizada pelo prefeito Newton Lima, sendo os seguintes homenageados; José Leite de Souza, Raimundo Diógenes (Mundinho Campos), João Higyno Filho, Guarani Valença Araripe e Domingos Leonelli Netto. “Acredito que todos os escolhidos são merecedores desse reconhecimento pela municipalidade, pois em suas áreas específicas contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento do nosso município, e sempre foram consagrados pela sociedade pelos relevantes trabalhos em prol da nossa comunidade”, afirmou o prefeito Newton Lima, que ligou pessoalmente para cada homenageado para dar a notícia.
SHOW – À noite, a partir das 19h30min, no palco armado na avenida Soares Lopes, acontecerá o show do Dia da Cidade, tendo como atração principal a Banda Estakazero. Antes, sobem ao palco as bandas Severina Xique e Jotinha & Cia, e logo depois da Banda Estakazero, a Banda Forró 4 Estações irá se apresentar, encerrando a programação de aniversário da cidade (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilheus)

Novos desafios no 475° aniversário de Ilhéus

“A beleza daqui é estonteante, não tem como chegar aqui e não se encantar”. Essa é opinião da empresária Gracie Lisen, natural do litoral do São Paulo, mas que reside em Ilhéus há 19 anos. Essa também é opinião compartilhada por tantos outros visitantes que chegam à cidade, e que acabam residindo na cidade. Depois de conhecer melhor todos os encantos de suas ruas e todo o aconchego de seus munícipes, eles descobrem que a cidade tem muito mais a oferecer do que a beleza de 8 mil quilômetros de praia ou dos seus casarões repletos de histórias centenárias.

No dia 28 de junho, Ilhéus chega à marca de 475 anos e 178 de elevação à cidade. Ao retornar à sua origem chegamos ao período das capitanias hereditárias, durante o século XVI, quando o rei de Portugal D. João III fez a doação uma grande extensão de terra para o escrivão da corte real, Jorge de Figueiredo Correia, que instalou a sede administrativa na Ilha de Tinharé em 1535. Após Francisco Romero, que foi designado que passou a ficar à frente da administração da capitania enfrentar e pacificar sua relação com os índios Tupinambás, tornou-se possível a Fundação Cultural da Vila de São Jorge dos Ilhéus.
A região tornou-se produtora de cana-de-açúcar, impulsionando a circulação de riquezas e a construção de muitos casarios, igrejas à exemplo da que resiste até os dias de hoje no distrito do Rio de Engenho, a Capela de Nossa Senhora de Sant’ Ana, tombada como patrimônio pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A igreja é a terceira capela rural mais antiga do país e foi construída sob as ruínas do engenho de Sant’Ana, um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar no Brasil, fundado em 1537. Em 1548, é estabelecido o Governo-Geral da colônia acabando com o sistema de capitanias hereditárias, período em que a lavoura canavieira já se encontrava em decadência.

No século XVIII, foram trazidas mudas de cacaureiros vindos da Amazônia, que logo se adaptaram às condições climáticas da região. Em pouco tempo, a fruta, ou melhor o fruto de ouro (numa alusão à sua cor laranja-amarelada), transformou Ilhéus na principal produtora de cacau na Bahia, fazendo com que o início do século passado fosse marcado por uma explosão de desenvolvimento. Durante várias décadas a cidade viveu um novo cenário de muita riqueza e a chegada de muitos grupos de imigrantes ajudou a influenciar numa nova identidade para o município. A economia de cidades vizinhas também foi contagiada dando origem a região da Costa do Cacau.
Mesmo após a crise protagonizada pela vassoura-de-bruxa, que assolou a lavoura cacaueira, abalou a economia local e endividou dezenas de produtores, a região continuou mundialmente conhecida pelo nome do fruto, graças a boa parte das obras do escritor Jorge Amado, que ajudou a propagar nossos costumes pelo mundo. Porém, a realização da primeira edição do Festival de Chocolate, entre os dias 10 e 14 deste mês no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães deu fortes indícios de que os efeitos da decadência da lavoura cacaueira parecem ter ficado aprisionados no passado. O grande volume negócios, público total estimado em oito mil pessoas e data certa para a segunda edição (De 2 a 6 de junho de 2010) atestam o sucesso do evento e revelam que o grande empenho do empresariado local em transformar a região cacaueira em região produtora de chocolate fino, são em prol de uma causa que tem tudo pra dar certo.
Voando alto – Mesmo passando por sérias dificuldades no que diz respeito ao funcionamento do Aeroporto Jorge Amado – principal porta de entrada e saída de turistas para a região sul e que desde o ano passado continua sem suporte eletrônico, apenas visual, o que ocasionou a perda de quatro vôos diários – Ilhéus respira um pouco mais aliviada com a chegada da companhia regional Trip Linhas Aéreas e da linha Ilhéus - Vitória (ES). Além de ser uma nova opção de horário e de trazer maior comodidade à pessoas que necessitam voar com frequência até esses destinos, o novo vôo significa uma luz nesse momento atribulado e de futuro ainda incerto.
Complexo Porto Sul – Ilhéus está prestes a escrever uma nova página em sua economia com a implantação do complexo Intermodal Porto Sul, cujas obras devem ser iniciada já neste segundo semestre. O Porto Sul será construído na Ponta da Tulha e contempla porto off shore, aeroporto e ferrovia com 1,5 km que ligará Ilhéus à cidade de Caitité, sendo responsável pelo escoamento de grãos e minério de ferro. Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, “essa página a ser escrita vai significar um novo animo para a região e a uma ótima oportunidade de fazer Ilhéus despontar no cenário econômico nacional”.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Newton Lima faz balanço positivo de ações e garante estar otimista

Embora ao completar 475 anos de história em 28 de junho o município de Ilhéus atravesse uma forte crise econômica, o prefeito Newton Lima se mostra otimista e confiante de que, em breve tempo a situação voltará a se normalizar e uma nova onda de desenvolvimento poderá ser comemorada pelos munícipes. Esta sua opinião está baseada nas medidas que vem adotando desde o início do ano, quando a crise começou a atingir com mais ênfase as finanças municipais, além dos projetos que começarão a ser implantados já a partir do próximo semestre, a exemplo do Projeto Intermodal, que inclui a construção de um porto, aeroporto e uma ferrovia, além da Zona de Processamento de Exportação.

Reconhece Newton Lima que a paciência, a calma e a ponderação são essenciais nestes momentos de turbulência econômica, mas, admite, a comunidade não pode ser prejudicada como um todo, havendo a necessidade premente de se manter em ordem o funcionamento da máquina pública para garantir o acesso aos serviços essenciais, como saúde, educação, limpeza (coleta de lixo e varrição). Por isso, argumenta, adotou inúmeras medidas de contenção de despesas atingindo todas as áreas administrativas, mas sem afetar o atendimento público. “Nós só podemos gastar aquilo que podemos, e cabe a cada secretário dar a sua parcela de contribuição, racionando ao máximo os gastos e investindo apenas e tão somente no que seja primordial e de interesse público”, afirma.
Mesmo com essas dificuldades, onde se somam a crise internacional, a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto Sobre Serviços e Circulação de Mercadorias (ICMS), além do pagamento de precatórios através de constantes seqüestros de agências bancárias oriundos de administrações passadas, o prefeito salienta que nestes primeiros seis meses do 2009, muitos avanços já foram registrados na administração municipal, “o que demonstra, na prática, que, quando se planeja com os pés no chão, dentro da realidade econômica em que se vive, podemos manter um relativo nível de investimentos para melhorar a infra-estrutura do município e oferecer melhor qualidade de vida para a população”,
Entre esses avanços, Newton Lima destaca a inauguração da nova sede do Samu, agora localizada no Centro Administrativo, na avenida Itabuna, com toda a infra-estrutura necessária; a inauguração de um moderno Centro de Saúde no bairro Teotônio Vilela e um outro de menor porte no bairro São Miguel; a implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços que vai melhorar sensivelmente a arrecadação de tributos; a instalação de vários laboratórios de informática na rede municipal de ensino; a reforma geral do Teatro Municipal de Ilhéus; a doação de terrenos para a construção do Fórum Eleitoral e de um Cefet. Isso, além das reformas do Ginásio de Esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, e do Centro de Atenção Especializada, na avenida Soares Lopes, prestes a serem entregues à população.
Lembra ainda o prefeito que duas outras importantes obras se encontram em andamento, sendo uma delas o projeto de se construir 272 casas no bairro Teotônio Vilela para abrigar famílias que residem em área de preservação ambiental ou em áreas de risco, como encostas dos morros.Esse mesmo projeto inclui a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, de águas pluviais e de água para os domicílios, além de sistema de iluminação pública e pavimentação de ruas. Já o outro projeto beneficia a orla sul da cidade, indo do início da rodovia Ilhéus/Olivença (Hotel Opaba) até o trevo de Ceplus. Todo esse trecho será beneficiado com nova pavimentação, iluminação, sistema de esgotamento pluvial, abertura de rua paralela e arborização.
Destaca ainda Newton Lima como esforços administrativos a manutenção do compromisso em priorizar o pagamento da folha salarial, que, mesmo com a crise, vem sendo feito dentro dos prazos legais; a realização da reforma administrativa que reduziu gastos com cargos comissionados; o cadastramento para o passe-livre nos transportes públicos para idosos e deficientes físicos; o cadastramento de famílias de baixa renda para o projeto “Minha Casa, Minha Vida”. “Em fim, podemos até mesmo dizer que não estamos satisfeitos, pois a nossa vontade era ter podido realizar muito mais. Entretanto, temos a consciência tranqüila de que, tudo que esteve ao nosso alcance foi feito, dentro da ética e transparência que norteiam nosso governo”, finalizou.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Prefeitura investe R$ 1,8 milhões na compra de patrulha mecânica

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, homologou o resultado de julgamento do pregão presencial 038/2009, para a aquisição de máquinas pesadas para a patrulha mecânica do município, num investimento total de R$ 1,8 milhões. No pregão coordenado por Janice Borges dos Santos e que teve como critério de julgamento a oferta do menor preço global, foram classificadas as empresas Random Veículos Ltda; Bandeirantes Máquinas e Equipamentos Ltda (Bamaq) e Norauto Caminhões Ltda.

A Random Veículos foi ganhadora na venda de uma retroescavadeira pelo valor de R$ 192 mil, e a Bamaq ofereceu uma motoniveladera e uma pá-carregadeira pelo preço de R$ 758 mil. No lote três, a Norauto vendeu cinco caminhões basculantes, com um valor total de R$ 864 mil. A licitação foi estruturada conjuntamente pelas Secretarias de Administração, de Planejamento, de Desenvolvimento Urbano e de Finanças, com a utilização dos recursos oriundos da arrecadação do IPTU. Além de investir na compra da patrulha mecânica, a administração municipal vem investindo também na recuperação dos equipamentos como uma pá carregadeira e uma motoniveladora já em operação e de um trator em fase de reparos nas oficinas da Prefeitura.
Para o engenheiro Sóstenes Souza, do Departamento de Projetos e Engenharia da Sedur, a compra da patrulha mecânica e a recuperação das unidades já existentes vai permitir dinamizar o trabalho de manutenção da malha viária urbana, numa cidade com mais de 300 quilômetros de ruas e avenidas, dos quais mais de 50% sem pavimentação. Com mais de 200 mil habitantes, Itabuna tem ainda cerca de 20 quilômetros de esgotos a maior parte deles correndo a céu aberto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Juazeiro intensifica ações no dia “D” da pólio e se aproxima da meta do Ministério da Saúde

Muitas crianças foram levadas pelos pais ou responsáveis para participar do “Arraiá do Zé Gotinha”, festa que marcou o dia “D“ da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), no último sábado (20), no posto de saúde do bairro Maringá. Entre caretas e choro, a criançada recebeu as duas gotinhas da imunização e ainda levou de brinde bombons, pirulito e pipocas. A turminha também saboreou a diversidade de comidas típicas oferecidas na festa junina, que foi animada com muito arrasta-pé, pela banda Lábios de Mel.

A jovem Sheila Karina Leitão, 26 anos, compareceu na unidade com o filhinho de 10 meses, Noah Cohen. “Por questão de segurança, sempre trago meu filhote no posto de saúde para ser vacinado e deixar em dia a carteira de vacinação. Toda vacina previne doenças e com isso deixo meu menino imunizado e com um futuro saudável”, disse.
O recém-nascido, Ângelo Gabriel da Silva, com oito dias de vida, foi levado pela sua tia, Cleide Alves Feitosa de Souza para receber as duas primeiras gotinhas contra a paralisia infantil. “Aproveitei também o momento para vacinar o meu sobrinho contra a Hepatite B. Gabriel foi um presente de Deus para minha irmã Cláudia da Silva, que alegrou seu marido em pleno Dia dos Namorados com o nascimento desse menino lindo. Continuaremos atentos às campanhas, pois saúde é essencial na vida de todos nós e não podemos vacilar”, comentou.
Durante o dia “D” da Campanha de Pólio, os profissionais de saúde trabalharam em todas as unidades do município de maneira intensificada para alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde com relação à imunização das crianças com idades entre 0 a 5 anos. Já foram vacinadas 15,3 mil crianças, o que significa uma cobertura de 67,5%. A Secretaria de Saúde pretende vacinar no mínimo 21,5 mil crianças menores de 5 anos, o equivalente a 95%. Juazeiro conta atualmente com 22,6 mil crianças nesta faixa-etária.
A vacina continua disponível até dia 26 de junho, data que marca o encerramento da campanha, em todas as 44 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. As equipes de saúde também estão vacinando em outros postos fixos localizados na Só Baby, Policlínica e terminal de ônibus, atendendo no mesmo horário. A campanha conta ainda com o apoio dos postos volantes que estão passando pelas escolas, creches e hospitais da cidade.
“Estamos quase nos aproximando do número ideal de vacinados, mas pedimos também a contribuição dos familiares, que não podem deixar de levar as crianças para serem imunizadas. É importante saber que a vacina não tem contraindicação e mesmo a criança que já tenha sido vacinada deve tomar as duas gotinhas contra paralisia infantil”, explicou a técnica da Vigilância Epidemiológica do município, Maria do Livramento Freitas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Prorrogado para dia 30 edital para contratação de assistentes sociais

A Secretaria de Assistência Social de Itabuna prorrogou para o próximo dia 30, o edital para contratação de assistentes sociais e psicólogos que prestarão serviços em diversas programas desenvolvidos pelo município, a exemplo da Casa do Bolsa Família, do Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) e nos abrigos.
As inscrições pode ser feitas na própria Secretaria de Assistência Social no Centro Administrativo Firmino Alves no bairro São Caetano, em horário comercial. Os profissionais que desejem se inscrever devem apresentar diploma e registro profissional, uma foto 3x4, além de currículo pessoal.
O secretário de Assistência Social de Itabuna, José Formigli Rebouças explicou que os inscritos serão chamados para uma entrevista e logo depois assinarão um contrato temporário de um ano com possibilidade de renovação por mais um ano. Os futuros contratados terão uma carga de 30 horas semanais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

São João dos Garis marcou pela grande quadrilha junina

A Secretária de ação Social de Poções em conjunto com o Departamento de Limpeza Pública da Secretária de Infra-estrutura e serviços Urbanos, realizou na sexta-feira (19), o forró dos garis. Bem criativo este ano, o Ginásio de Esportes recebeu decoração, barracas típicas e mesas para o gari e sua família. A festa foi regada a muito milho cozido, amendoim, bolo, biscoito, canjica, refrigerante e o famoso quentão sem álcool servido a vontade para mais de 1.200 convidados que lotaram as arquibancadas e a quadra do Ginásio.

Este ano a comissão inovou com os funcionários públicos das diversas secretarias na formação da quadrilha junina “Juventude em Ação” que contou com a marcação de João Paulo e teve o casal Luciano Mascarenhas (prefeito) e Mariana de Carvalho (secretaria) como atração da noite.
Após a apresentação da quadrilha, o forró ficou por contas de Luciano Gouveia e seu teclado mágico, que levou a música tradicional e todos dançaram a vontade até as primeiras horas do sábado. O prefeito Luciano e a primeira dama Mariana levaram aos presentes o desejo de uma boa festa junina e mesmo cansados pela participação na quadrilha junina, eles ainda dançaram muito no salão em homenagem aos garis.
Os vereadores, Nelsão, Vilmar, Ziza, Gircelio e Kelé estiveram presentes ao evento e ficaram encantados com a organização da festa dos garis. O Vice Prefeito e Secretário de Saúde, Dr. José Schettini Neto, disse “a festa leva o nome dos garis por tradição, mas é de todos os funcionários e o governo mostrou que o valor de cada servidor está na alegria e satisfação em ser tratado como peça importante da administração”, afirmou Dr. José.
Muito feliz e agradecida a sua equipe, a secretária de Ação Social, Mariana de Carvalho disse ao decom, “nada paga quando uma equipe faz tudo que determinamos em beneficio da população e hoje posso dizer que a minha equipe tem um carinho e dedicação em tudo que determinamos, fico agradecida a todos eles e em especial ao prefeito pela confiança em nosso trabalho”, afirmou Mariana.
Circulando pelo Ginásio e falando com cada pessoa, o prefeito Luciano Mascarenhas, agradecia e renovava sempre o seu desejo de continuar contribuindo para no próximo ano fazer sempre diferente a festa dos garis. “Volto ao meu tempo de criança, ao pé da fogueira brincando ao som do forró e comendo de tudo que minha mãe fazia”, falou a nossa reportagem. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)

Camaçari recebe turistas de outros estados

Muitas pessoas de outros municípios e até de outros estados, participam do maior São João da Região Metropolitana. Camaçari, devido a localização privilegiada, 42 quilômetros da capital e próxima de outras cidades do Recôncavo, o Camaforró é a melhor opção para brincar o São João. Grandes atrações, shows em três palcos distintos, cidade cenográfica, barracas típicas e entrada franca. Fatores que influenciam bastante as pessoas na hora de escolher onde passar os festejos juninos.

É o caso do casal Cíntia Santos e Emanuel Santos, que veio de Salvador passar o São João em Camaçari. “A distância e a estrutura são fatores essenciais para passarmos o São João em Camaçari”, diz Emanuel Santos. Ênio Danelon veio de mais longe. Da capital paulista, direto para o Camaforró. “Já tinha vindo no ano passado, gostei tanto que voltei este ano”. As irmãs Sirlandia e Silvana Cavalcanti, vieram em companhia da amiga Márcia Chaves de Salvador para curtir o São João em Camaçari. Segundo Márcia, “a estrutura não deve nada a nenhuma festa do interior”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

BB Educar abre inscrições para novos alfabetizadores em Itabuna

Estão abertas na Secretaria de Educação de Itabuna as inscrições para novos alfabetizadores que deverão integrar o Brasil Alfabetizado do Projeto BB Educar. O programa do Governo Federal é desenvolvido em Itabuna pela Prefeitura, que pretende alfabetizar um total de 3.300 jovens, adultos e idosos que ainda não sabem ler ou escrever no período de 2009 a 2010.

O programa abre vagas para 150 alfabetizadores que deverão apresentar, no ato da inscrição, atestado escolar do ensino médio, (preferencialmente com o magistério) e xérox de documentos pessoais (RG e CPF). Uma das exigências indispensáveis para quem vai atuar no programa é o desejo de realizar uma ação social, conforme ressaltou a coordenadora do projeto em Itabuna, Lucinede Santos da Silva.
Ela explicou que o programa que alfabetiza pessoas carentes não é um emprego e o alfabetizador é um voluntário, uma vez que não recebe salário, mas sim uma bolsa auxilio paga pelo Governo Federal. Além das aulas normais ministradas pelos voluntários, eles precisam participar uma vez por semana, de encontros de formação pedagógicas, segundo Lucinede. O programa Brasil Alfabetizado tem duração de oito meses e o inicio das aulas está previsto para 30 de novembro deste ano.
A coordenadora declarou que Itabuna tem muito que comemorar com o Programa Brasil Alfabetizado porque, mais uma vez, o município foi contemplado com o termo de adesão do Ministério da Educação e Cultural. Ela lembra que Itabuna participa do projeto desde a implantação em 2003. “Isso mostra não só o envolvimento da Secretaria de Educação de Itabuna com a melhoria da qualidade educacional da população como também a seriedade e sucesso com que o projeto vem sendo desenvolvido na cidade”.
Para Lucinede Santos Silva o programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Para a execução do projeto, os municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)