Projeto de recuperação do Riacho do Lagamar é apresentado ao COMDEMA

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo se reuniram com os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) para apresentar o projeto de Preservação e Recuperação do Riacho do Lagamar. O riacho tem sua nascente localizada no povoado de Furquilha e a foz, na comunidade de Sítio Novo. São aproximadamente quatro quilômetros até desaguar no rio São Desidério. O riacho abastece as duas localidades, e também é utilizado para o uso animal e na irrigação das pequenas lavouras.

Para alcançar a meta do projeto, várias propostas foram lançadas. Entre elas, o isolamento da nascente, construção de 68 unidades sanitárias nas residências que ainda não dispõem desse benefício e a manutenção das veredas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Junior, outras atividades importantes serão desenvolvidas junto à população das áreas. “Ensinar as técnicas de preservação ambiental, trabalhar a conscientização das famílias e promover a troca de experiências entre os pequenos produtores são ações possíveis graças às parcerias que formamos nesse projeto”.

Os membros do COMDEMA, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, alunos da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os próprios moradores dos povoados, participarão dos trabalhos. O lançamento oficial do projeto está previsto para o próximo dia 22. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Ministro Geddel estará em Itambé no próximo sábado

O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, estará no próximo sábado, 21, visitando o município de Itambé, na Região Sudoeste da Bahia. A previsão para s sua chegada será às 16 horas, quando será recepcionado pela comunidade e percorrerá a principais ruas da cidade. O Ministro estará discursando para a população, em seguida, numa cerimônia que será realizada no Cine Teatro Itambé.

O objetivo da visita será a entrega oficial das obras do Convênio nº 056/2007, celebrado entre o Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura Municipal de Itambé: 108 unidades Habitacionais, sendo 29 na sede, 34 no distrito de São José do Colônia, 34 no distrito de Cassilândia, 06 na região da Jussara e 05 na Sapucaia; 04 pontilhões na Zona Rural (Dois Rios, Rio dos Nove, Riacho da Baixa da Fartura e Riacho do Embargo); e 5.251,50 m2 de calçamento na Rua Ronivaldo Soares Velame e no final das Avenidas Vitória da Conquista, Itapetinga e Encruzilhada no Bairro Sidney Pereira de Almeida.

Municípios poderão apresentar propostas para implantação de Cinema

Municípios com até 20 mil habitantes, que queiram desenvolver atividades de cinema poderão apresentar propostas para oficialização de parcerias, com aplicação ao previsto na Lei 8. 666/93 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos - obedecendo os requisitos estabelecidos no regulamento. Por meio do programa Cines Mais Cultura, os Municípios poderão apresentar propostas voltadas para mostra de obras audiovisuais e buscar a formação e aumento de público na área.

O objetivo na seleção de propostas de instalação de Cines Mais Cultura é desenvolver atividades diversificadas como cursos, palestras, conferências e debates relacionados com a linguagem audiovisual.

CNM - A Confederação Nacional de Municípios alerta aos gestores interessados em participar que cabe a autoridade pública representante de cada Município, apresentar propostas para concorrer na implantação do programa.

O Município que for selecionado deverá responsabilizar-se pelas ações que facilitam na democratização e acesso a regularidade das atividades. Deverão ainda estimular palestras, cursos e debates. Será desclassificado o Município que possuir ao menos um Cine Mais Cultura em seu território.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 04 de dezembro deste ano, e devem ser enviadas pelos serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), via SEDEX ou por carta registrada. Deve ainda ser postada até o último dia de inscrição num único envelope.

As propostas aprovadas serão divulgadas após 30 dias do final das inscrições. Cada uma das escolhidas receberá um kit de equipamento audiovisual e 104 programas da Programadora Brasil, com fornecimento em três parcelas trimestrais. (Fonte: CNM)

Em Ilhéus, entidades do Conselho Municipal da Cidade serão escolhidas na segunda-feira

Serão escolhidas na próxima segunda-feira, dia 23, a partir das 17 horas, durante reunião na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), as entidades componentes do Conselho Municipal da Cidade. Criado através da Lei 3265/2006, o órgão colegiado integra o Poder Executivo e tem por finalidade propor diretrizes para a formulação e para a implementação das políticas municipais de desenvolvimento urbano. A criação do conselho é uma orientação da Lei 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), da Lei Orgânica do Município, das Leis do Plano Diretor e da Agenda 21 Ilhéus.

Para a reunião, as secretarias municipais de Governo e de Infraestrutura e Planejamento estão convidando representantes do Poder Público, dos diversos movimentos sociais e populares, das entidades sindicais, do empresariado, das entidades acadêmicas e de pesquisa e das Organizações Não Governamentais (Ongs). A posse dos membros do Conselho Municipal da Cidade deverá ocorrer no mês de dezembro, quando acontecerá em Ilhéus, em local ainda a ser definido, a IV Conferência das Cidades, segundo informou o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub.

A criação do Conselho das Cidades (ConCidades), representa a materialização de um importante instrumento de gestão democrática voltado para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU. O órgão foi concebido para viabilizar o debate construído em torno da política urbana de forma continuada, respeitando a autonomia e as especificidades dos segmentos que o compõem. O ConCidades é, portanto, uma verdadeira instância de negociação em que os atores sociais participam do processo de tomada de decisão sobre as políticas executadas pelo Ministério das Cidades, nas áreas de habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial, entre várias outras.

A origem plural desses órgãos e entidades possibilita aos diversos segmentos uma atuação caracterizada pela articulação, negociação política, ação propositiva e qualidade técnica nos debates, propiciando, dentre outras coisas, a construção de políticas públicas capazes de favorecer o acesso a todos os cidadãos, tendo sempre como referência as deliberações advindas das Conferências Nacionais das Cidades. Para o Governo Federal, uma das principais lições aprendidas com o ConCidades é que a democracia muda de qualidade quando o Poder Público se une à experiência acumulada da sociedade civil organizada, potencializando sua participação na elaboração das políticas públicas.
Composição – Segundo a Lei 3265/2006, o Conselho Municipal da Cidade terá a seguinte composição: seis representantes do Poder Público Municipal (sendo um de cada órgão e entidade a seguir indicados: secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Turismo, Governo, Assistência Social e Agricultura, Pesca e Interior); cinco representantes dos movimentos sociais e populares; dois representantes de entidades das área empresarial; dois representantes de entidades ligadas aos trabalhadores (sindicatos); três representantes de entidades da área profissional, acadêmica e de pesquisa; e dois representantes de organizações não governamentais (Ongs). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Geração de emprego e desenvolvimento são prioridades do governo municipal

Ao considerar que a geração de emprego e renda, bem como a promoção do desenvolvimento, são prioridades da administração do Capitão Azevedo, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, se dispôs a ser interlocutor de uma agenda comum entre o governo municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Diretores Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista e Associação das Pequenas e Médias Empresas de Itabuna (Apemi). Ele também anunciou, durante reunião da ACI, nesta segunda-feira (16) o projeto de intervenções para reurbanização e humanização da Avenida do Cinquentenário, que está sendo repaginada para o centenário de Itabuna, em 2010.

Carlos Leahy se dispôs a preparar uma audiência entre o prefeito Azevedo e a classe empresarial para discutir mudanças no Código de Posturas e extensão do horário de funcionamento do comércio. A proposta visa permitir a geração de empregos com a ampliação dos turnos de trabalho e abertura de lojas nos finais de semana, com a intenção de ganhar maior competitividade. O assunto será objeto de consultas à Procuradoria Jurídica do Município e de ampla discussão entre empresários, trabalhadores, governo municipal e Poder Legislativo.
O secretário convidou os empresários presentes à reunião coordenada pelo presidente da ACI, Eduardo Fontes Neto, e pelo lojista Juscelino Cruz, para que participem na próxima segunda-feira, dia 23, do lançamento do projeto de reurbanização da Cinquentenário, que terá um moderno sistema de iluminação de leds, passeios padronizados, sinalização e acessibilidade para deficientes, além de melhorias na infraestrutura e na pavimentação.
Leahy anunciou também mudanças em estudo para a modernização da Rua Rui Barbosa, que poderá ter o calçadão substituído por uma pista de rolamento, e a reurbanização da Avenida Amelia Amado, um projeto orçado em mais de R$ 12 milhões, que já obteve a sua licença ambiental. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Projeto atualiza valor da merenda escolar de acordo com a inflação

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5690/09, do deputado Manoel Junior (PSB-PB), que atualiza anualmente os valores per capita repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com isso, as transferências da União aos estados e municípios para compra da merenda escolar vão acompanhar a inflação.

Manoel Junior lembra que não houve reajuste nos valores entre 1994 e 2003, houve acréscimo de R$ 0,09 entre 2003 e 2006, e os valores só voltaram a ser modificados em setembro de 2009. O INPC calculado pelo IBGE para os últimos 12 meses garantiria um reajuste de 4,176% nos valores.

Atualmente, o valor repassado pela União, por dia letivo, é de R$ 0,22 por aluno. Para creches, o valor per capita é de R$ 0,44. Mesmo valor utilizado para estudantes das escolas indígenas e localizadas em comunidades quilombolas. O orçamento total do programa para 2009 é de R$ 2,02 bilhões.

"É importante que a devida correção dos valores per capita esteja prevista em lei, sobretudo a partir desse momento histórico, em que também os alunos do ensino médio público passam a ser beneficiários", diz o deputado. Ele lembra que a nova lei sobre repasses da educação (11.947/09) acaba de entrar em vigor. (Agência Câmara)

Prefeitura de Camacan está realizando a limpeza do Córrego Sapucaia

O trabalho consiste em limpeza e roçagem numa extensão total de 1310 metros. Durante a execução dos serviços foi retirado vários entulhos, como sucata de fogão, geladeira, pneus, e vários outros objetos, além de muito lixo residencial que castigavam esse pequeno córrego que corta a Zona Urbana. A limpeza se faz necessária, pois durante muito tempo a comunidade despejou seus entulhos no pequeno córrego afluente do Rio Panelão.

Porto Seguro vai participar de Festival de Turismo de Gramado

Porto Seguro participará de mais um importante evento do setor turístico: o Festival do Turismo de Gramado, que acontecerá entre 19 e 21 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul.

A participação é a continuidade do trabalho conjunto de divulgação do destino, realizado pela parceria entre os empresários do trade turístico e a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo. A iniciativa também conta com o apoio do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau e do Sindhesul (Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Extremo Sul da Bahia).

A cidade contará com um estande de 21 metros quadrados onde apresentará sua campanha de divulgação "Porto Seguro é Show, Eu Vou". O estande será decorado com painéis que mostram as belezas e atrações da cidade. Um índio da etnia Pataxó fará pintura com carvão e urucum nos visitantes, além de uma cabeleireira afro, que enfeitará as pessoas com os tradicionais tererês (trancinhas nos cabelos).

De acordo com o secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulo César Magalhães, esta já é a terceira participação da cidade em eventos estratégicos do turismo nacional e internacional neste ano. "Participamos da Avirrp, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e da ABAV, no Rio de Janeiro, dois eventos extremamente importantes e que deram resultados imediatos para Porto Seguro como um todo e principalmente para os empresários que estiveram presentes durante os eventos", explicou.

Entre os resultados imediatos estão a conquista de voos do interior de Minas Gerais, operados pela companhia aérea TRIP, e da Argentina, organizados por um pool de empresas turísticas. Para os empresários, foram fechados negócios inclusive com o mercado europeu, além do estabelecimento de novos contatos.

Para o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, a participação da cidade nestes eventos estratégicos é indispensável. "Aos pouco estamos restabelecendo a confiança na relação da Prefeitura com os empresários, e a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido deverá trazer muitos ganhos para Porto Seguro, como já temos observado", afirmou o prefeito. (Prefeitura de Porto Seguro)

Caravana Nacional do Desarmamento e Regularização estará em Jequié

O jequieense que possui arma de fogo e deseja sair da ilegalidade terá oportunidade de fazer o recadastramento de sua arma sem precisar sair de Jequié. De 23 a 28 de novembro, policiais federais estarão na cidade, em local a ser anunciado, para atender os municípios da região de acordo com a estratégia da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado da Bahia, órgão responsável pela campanha “ARMA LEGAL SÓ COM REGISTRO FEDERAL”.

Jequié foi escolhida em razão de sua posição geográfica na circunscrição territorial da Superintendência na Bahia. Para garantir o sucesso da Caravana Nacional do Desarmamento e Regularização, foi solicitada a participação da Prefeitura de Jequié, a quem caberá a designação de servidores, equipamentos, bem como a disponibilização de um local de fácil acesso aos interessados no combate à clandestinidade.

A campanha visa à entrega espontânea pelo proprietário da arma de fogo que não mais desejar possuí-la, ou o registro das armas de uso permitido não registradas ou ainda a renovação dos registros expedidos pelos órgãos estaduais. Os procedimentos são gratuitos. A regularização é obrigatória e quem não registrar ou renovar o registro da arma de fogo que esteja em seu poder, até o dia 31 de dezembro de 2009, poderá ter sua arma apreendida, podendo ainda, incidir na prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento – Lei n°. 10.826/03.

A Caravana estará também em Feira de Santana, Guanambi, Paulo Afonso e Barreiras.

A nova campanha para o desarmamento vai até o dia 31 de dezembro em todo o país. Qualquer tipo de arma pode ser entregue em delegacias ou superintendências da Policia Federal, inclusive as que não possuem número de fabricação. (Prefeitura de Jequié)

Secretaria de Agricultura de Barra do Choça realizou dia de campo sobre a cultura do abacaxi

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou na comunidade de Morrinhos (região Sudoeste do município) um dia de campo sobre a cultura do abacaxi. O objetivo foi proporcionar, aos pequenos produtores da região, o conhecimento técnico e fitossanitário voltado para a melhoria na qualidade e ao aumento na produção da fruta. Na cerimônia de abertura, participaram o prefeito Oberdam Rocha, o secretário de agricultura Marcos Soares, técnicos da Secretaria de Agricultura, EBDA, ADAB, vereadores e lideranças políticas. O público-alvo do evento foram os produtores interessados na atividade.

Inicialmente foi apresentada, no Centro Comunitário do Povoado dos Morrinhos, uma análise sobre a cultura do abacaxi. Os técnicos da Empresa Baiana para o Desenvolvimento Agrícola (EBDA) mostraram os tratos fitossanitários do abacaxizeiro. Em seguida, foi realizada uma visita técnica às unidades de demonstração da fruta.

A fruta - O fruto do abacaxizeiro é utilizado tanto para o consumo in natura quanto na industrialização, em diferentes formas: pedaços em calda, suco, pedaços cristalizados, geléias, licor, vinho, vinagre e aguardente. Como subproduto desse processo industrial pode-se obter ainda: álcool, ácidos cítrico, málico e ascórbico; rações para animais e a bromelina. A bromelina é uma substância de alto valor medicinal, trata-se de uma enzima muito utilizada como digestivo e anti-inflamatório. Na culinária, o suco de abacaxi é utilizado para o amaciamento de carnes. Além disso, os frutos do abacaxi são ótimas fontes de cálcio, vitaminas A, B e C.

Na Bahia a produção (67%) concentra-se nas regiões econômicas do Paraguaçu, Sudoeste e Litoral Norte onde aparecem os municípios de Coração de Maria, Santa Ines, Inhambupe, Cravolandia, Irajuba e Entre Rios com produções expressivas. As regiões Oeste e Baixo Médio São Francisco mostram-se promissoras para a cultura do abacaxi. (Prefeitura de Barra do Choça)

Barreiras é destaque em evento estadual de Assistência Social

O secretário do Trabalho e Promoção Social de Barreiras Otoniel Teixeira participou no período de 11 a 13 deste mês em Juazeiro, do V Encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS). O evento buscou o fortalecimento do órgão para consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia, Valmir Assunção.

A equipe de Barreiras fez uma apresentação dos projetos desenvolvidos na área social no município. As ações do poder público municipal na manutenção do Projovem, Peti, Colméia, Flores da Inclusão, Casas da Família, Programa Idade Viva foram destacadas pelo secretário Otoniel Teixeira. “Foi muito produtiva nossa participação no encontro que pela primeira vez é realizado fora da capital, Salvador. Estamos concorrendo para que Barreiras seja sede da próxima edição, de 2010”, disse o secretário.

Inaugurações Projovem – Mais dois núcleos do programa serão inaugurados em Barreiras. Ontem, 17, será a vez do bairro Santa Luzia, e na hoje, dia 18, no Conjunto Habitacional Rio Grande, ambas às 18 horas. (Fonte: ascom da Prefeitura de Barreiras)

Projovem realiza desfile para comemorar Dia da Consciência Negra em Ilhéus

A data 20 de novembro é dedicada pela celebração do Dia da Consciência Negra. A data não foi escolhida por acaso, pois remete ao dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, e serve para relembrar a resistência dos negros à escravidão. Dessa forma, os adolescentes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Ilhéus, vão homenagear a data promovendo a primeira edição do Desfile da Beleza Afro, na próxima quinta-feira (19), na AABB de Ilhéus.

Durante a manhã do dia 19, os adolescentes dos bairros Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença, farão um grande desfile, apresentando roupas, linguagem, danças e comidas típicas do povo africano. O grupo cultural Dilazenze também irá participar do evento mostrando a dança afro e os costumes da população. Além disso, também serão realizadas apresentações de capoeira, maculelê e samba de roda.

O objetivo do programa é complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Para a coordenadora do programa em Ilhéus, Aleide Amorim, o evento serve para “valorizar a cultura e importância da história do negro na sociedade brasileira”. Para o secretário da pasta, Augusto César Macedo, o serviço do ProJovem serve de importante suporte para os jovens e suas famílias, já que eles ocupam seu tempo livre com variadas atividades sócio-culturais”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Camaçari festeja Dia da Consciência Negra

Durante o mês de novembro, quando se comemora o Dia de Consciência Negra, diversas atividades ressaltam o valor do negro na sociedade e põem em evidência questões relacionadas à igualdade racial. A programação do Novembro Negro começa com ciclo de palestras em 10 escolas do Município, cujos temas são De onde viemos e como estamos, Doença que nos acometem, Juventude e violência e amostra de vídeos. As palestras acontecem até o dia 27.

No dia 19 tem sessão especial na Câmara de Vereadores sobre o Dia da Consciência Negra, que antecede a data comemorativa. Dia 21, das 8h às 17h, na Associação de moradores de Cordoaria, acontece o Seminário Quilombola, cujo tema é Orgulho de ser Quilombola. As atividades seguem com o encerramento da 2ª Etapa do Projeto Mulher Cidadã, previsto para dia 26, e a disposição de um estande no Espaço Pólo de Cidadania, na Cidade do Saber, no dia 28, das 8h às 17h, com serviços de orientação jurídica, corte de cabelo, penteado afro e distribuição de material informativo.

A última atividade acontece dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, doença que tem causado a morte de muitos negros na África. Pela manhã, equipes em estandes nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes distribuem materiais informativos e preservativos. Ainda no dia 1º, às 16h, uma sessão especial na Câmara de Vereadores trata sobre a AIDS. À noite, um show beneficente com atração musical, no espaço Perfil, encerra o projeto Novembro Negro em Camaçari. A programação envolve as secretarias de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), através da Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Saúde (Sesau). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Produtor rural de Poções recebe 2º lote de sementes

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuária da Bahia (EBDA) começaram a entregar aos produtores rurais ligados as associações do município de Poções o segundo lote de sementes de milho e feijão da lavoura 2009/2010. A parceria este ano já entregou 2.500 kg de sementes no mês de março e agora entrega cerca de 4.500 kg beneficiando todas as regiões da caatinga e da zona da mata.

O trabalho começou nesta semana atendendo Bandeira Nova, Bom Jesus de Cima, Santa Rosa, Lagoa do João, Pimenteira, Umbuzeiro de Cima, Lagoa da Serra, Jacutinga, Mundo Novo, Roçado Grande e Lagoa Nova. Para a próxima semana a distribuição começa dia 16/11/2009 na Boa Sorte, Salinas, Bezerro, Mulungu, Porteira Velha, Galiléia, Cachoeira, Craúno, Paus Brancos, São José I, Umbuzeiro I e Assentamento Iguai. O trabalho termina no dia 23/11/2009 no Bernardino.

O Secretário Mateus Cruz disse que este ano a parceria teve o apoio dos técnicos, não deixando o produtor sem as devidas orientações sobre o plantio, a colheita e a comercialização. Alguns produtores até estocaram sementes para o novo plantio, mesmo assim o governo e o escritório em Poções mantêm o cronograma de distribuição a todos os produtores do município.

Mateus aproveitou a reportagem para tranqüilizar a população da zona da caatinga, que mesmo com as chuvas, o prefeito Luciano Mascarenhas e o Exército Brasileiro mantém o programa de distribuição de água nos carros pipas. Outro assunto citado pelo secretário é a conclusão da topografia da região do Bernardino, visando à recuperação da estrada no projeto dos 52 km do convênio com o governo federal para a região do Tarugo.

Falando sobre o projeto da Indústria do Lixo, a Agro Eco 1 que será implantada em Poções, o secretário Mateus Cruz disse que sempre foi apoiado pelo Prefeito Luciano Mascarenhas, “fizemos a estruturação do meio ambiente, instalação do conselho, criação da cooperativa dos catadores do lixão e tantos outros meios para fortalecer e abrir caminhos para a proteção sustentável da natureza.

O programa da Capriovinocultura será implantado no município, a garantia vem do secretário que participou de uma reunião da comissão executiva do projeto, que devolve ao produtor rural que vive na caatinga a possibilidade de geração de renda e emprego, “um sonho de Tonhe Gordo que seu filho, prefeito Luciano, coloca em discussão com os agentes financeiros BNB e BB e os parceiros dos setores Federal, Estadual, Municipal e Privado. A diferença agora é o gerenciamento do programa pelo governo municipal e tendo como base a responsabilidade do produtor em pagar um empréstimo com juros de 1% ao ano e em até 10 anos para pagar. O programa também contará com a assistência técnica do início até o fim com acompanhamento permanente”, afirmou Mateus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)

O poder da arte na cura

O último fim de semana foi super envolvente para a equipe do CAPS I – Centro de Assistência Psicossocial de Caculé, já que a arte predominou nas atividades durante um curso de capacitação em artesanato ministrado pela artista plástica Lúcia Freitas, filha de Caculé, e muito conceituada no Estado da Bahia, especialmente em Vitória da Conquista, onde reside há 22 anos e desenvolveu sua carreira.

A capacitação durou três dias, com carga-horária de 24 h e teve o objetivo de renovar as técnicas praticadas nas oficinas terapêuticas do CAPS. No encerramento, que aconteceu no dia 09 de novembro, foi realizada uma Vitrine Cultural, com exposição dos objetos confeccionados, que encantaram o público.

Os participantes aproveitaram cada momento dedicado à arte. Para o psicólogo do CAPS, Dr. Arthur Marques, a arte como forma de expressão e manifestação da individualidade vem desempenhando um papel fundamental dentro das atuais práticas de Saúde Mental. “A oficina terapêutica tem a missão de resgatar a auto-estima e desenvolver ao portador de sofrimento mental o direito de se expressar dentro do contexto familiar e social.” (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)

Em Ilhéus, nova temporada de transatlânticos será aberta neste domingo com o MSC Ópera

A temporada de transatlânticos, que mobiliza anualmente uma grande rede de comerciantes e prestadores de serviços, terá início no próximo domingo, dia 22, com a chegada ao Porto Internacional de Ilhéus do navio MSC Ópera. Com bandeira do Panamá, o primeiro transatlântico a aportar na cidade nesta nova temporada possui 252 metros de comprimento e capacidade para 2.055 hóspedes. Como estrutura, oferece, entre outros, academia, minigolf, salão de beleza, duas piscinas, sete bares, cassino, virtual games, internet café, miniclube, shopping e teatro para 713 cruzeiristas.

Após abrir a temporada, o MSC Ópera retorna à Ilhéus nos dias 27 de novembro, nos dias 3 e 17 de dezembro, dias 14 e 28 de janeiro, dias 11 e 25 de fevereiro, e 11 de março e 2 de abril. Já o Costa Mágica aporta na cidade nos dias 3 de dezembro e 20 de março. O navio Costa Concórdia estará em Ilhéus nos dias 7 e 30 de dezembro, 5,13, 20 e 27 de janeiro, dia 17 de fevereiro e 13 de março. O MSC faz parada única no dia 10 de dezembro. Já o MSC Orquestra faz onze paradas no total (dia 21 de dezembro; dias 4, 11, 18 e 25 de janeiro; 01, 8 e 17 de fevereiro e dias 1 e 15 de março e 11 de abril).

O transatlântico Sovereign of the Seas estará em Ilhéus nos dias 23 e 29 de dezembro. Assim como o MSC Música, o Zenith também só faz uma parada na cidade: no dia 24 de dezembro, mesmo dia em que o MSC Lírica aporta pela 1ª vez no município. O ‘Lírica’ retorna nos dias 7 e 21 de janeiro e 4 e 18 de fevereiro. O Grand Celebration faz paradas nos dias 3 e 19 de janeiro, 3 de fevereiro e 8 de abril. Também visitam a cidade o Delphin Voyage, dia 2 de março e o Veendam, dia 27 de março.

Receptivos - Este ano, visando obedecer às recomendações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), todo o receptivo dos cruzeiristas será realizado ao lado do Porto Internacional, na área da Concha Acústica. As empresas de receptivo de turistas que atendem aos navios ficaram responsáveis em realizar o transporte dos passageiros até a Concha, onde estarão montados estandes para distribuição de materiais informativos e receptivos formados por baianas, ‘gabrielas’ e grupos afro, de capoeira e de samba de roda, além de vans, táxis e ônibus de passeio cadastrados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)