Muquém do São Francisco comemora 20 anos de emancipação política

Em comemoração ao 20º aniversário de emancipação política, o município Muquém de São Francisco vai promover uma série de atividades comemorativas com diversas atrações de sucesso na região. O município já é conhecido como melhor São João antecipado da Bahia. A cidade já está em pleno vapor para deixar tudo pronto, pois além das bandas que farão a animação do público, esses também poderão desfrutar da ampla área de alimentação contando com barracas padronizadas, área de estacionamento, exposição do artesanato local dentre outros.

Estima-se que um evento dessa amplitude gere cerca de aproximadamente 120 empregos para a população do município, potencializando assim a economia local e contribuindo para a oferta de emprego à população, ressaltamos que o município também é um dos municípios baianos que foi reconhecido e aprovado pelo Selo Unicef Edição 2008. O evento começou no dia 25 no o Futsal em várias modalidades na quadra poliesportiva e estádio municipal, e encerra no dia 7 de junho com muito forró de bandas regionais.
Confira a programação:
De 25/05 a 03/06 às 18:00 hs – Futsal em várias modalidades (Quadra Poliesportiva – Sede)
Dia 03/06 às 18:00 hs – Final do Futsal Principal (Quadra Poliesportiva – Sede)
Dia 03/06 às 21:30 hs – Entrega de Troféus do Futsal (Praça Jaime Oliveira do Amor)
Dia 04/06 às 06:00 hs – Maratona do Projovem (Avenida Chico Mendes - Sede)
Dia 04/06 às 16:00 hs – Missa em Ação de Graças (Auditório do Colégio ACM)
Dia 04/06 às 20:00 hs – Bandas Locais (Praça de Eventos)
Dia 05/06 às 21:00 hs – Bandas: Denis & Denniel, Silvanno Salles e Moleca 100 Vergonha (Praça de Eventos)
Dia 06/06 às 08:00 hs – Amistosos de Futebol (Estádio Municipal Valdemar Ribeiro)
Dia 06/06 às 15:00 hs – Bloco na Balada com Banda Toinho & Cia e Trio Elétrico (Ruas da Cidade)
Dia 06/06 às 21:00 hs – Bandas: Farol de Fusca, Bota Rasgada e Desejo de Menina (Praça de Eventos)
Dia 07/06 às 14:00 hs – Bandas Regionais: Genivaldo e os Feras do Forró, Jairo & Gil, etc... (Praça de Eventos). O prefeito José Nicolau Teixeira Leite está convidando a todos para as comemorações no município.

Ziulkoski chama a atenção dos representantes municipalistas quanto à LRF

Orientações quanto às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal foram feitas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, aos novos integrantes da diretoria, aos presidentes de entidades estaduais e regionais durante reunião de trabalho, realizada na manhã da última quarta-feira, 27 de maio. De acordo com Ziulkoski, o propósito é o fortalecimento das entidades em projeção ao movimento municipalista. Na ocasião, planejamentos e temas ligados à organização da XII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios entraram na pauta. O presidente da CNM ponderou que a base do debate é o pacto federativo e explicou que o pacto federativo é tudo que os entes – União, Estados e Municípios – executam como, por exemplo, as responsabilidades na área de Meio Ambiente, saúde, educação, desenvolvimento de projetos e programas.

“A crise economia mundial aflorou a importância do pacto federativo”, disse Ziulkoski. Ele defendeu, novamente, a urgência de se definir algumas posições e responsabilidades das esferas para que o município desenvolva uma boa gestão e os benefícios cheguem ao cidadão.
Encontro - Promover maior orientação, por meio de debates que abordem os problemas e as situações cotidianas dos municípios, com objetivo de incluir os prefeitos que assumiram o primeiro mandato este ano, também foi outra pauta do encontro. Após o termino da reunião, teve inicio a cerimônia de posse da nova diretoria da CNM. Além dos presidentes das entidades regionais, prefeitos, representantes do governo federal, parlamentares, assessores e secretários participaram do evento. (Fonte: CNM)

MEC cria pacote para formar professores

O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem (28/05) um pacote de medidas para reformar a carreira do magistério. De acordo com o Ministério cerca de 600 mil professores da educação básica de escolas públicas de todo o país não possuem curso superior ou atuam em área diferente da qual se formaram.

A principal estratégia do MEC é a criação do Plano Nacional de Formação dos Professores. Serão oferecidas em 90 universidades públicas 330 mil vagas extras para formar os docentes que já atuam na rede e não possuem graduação. Vinte e um estados elaboraram seus planos e encaminharam as demandas de formação às instituições de ensino que começam a capacitação desses profissionais já no próximo semestre.
Segundo o ministro, se houver mais demanda do que vagas disponíveis nesse primeiro semestre, cada instituição poderá decidir como selecionar seus alunos – seja por sorteio ou por meio de um processo seletivo. Os professores interessados deverão se inscrever nas Secretarias de Educação. O processo para seleção começa até o fim de junho.
A formação vai atender três perfis diferentes de profissionais: primeira licenciatura para professores que não têm curso superior, segunda licenciatura para aqueles que já são formados, mas lecionam em áreas diferentes da que se graduaram, e a licenciatura para bacharéis que necessitam de complementação para o exercício do magistério.
Como parte do pacote de socorro ao magistério, Haddad encaminha também ao Congresso Nacional um projeto para alterar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e determinar como obrigatória a formação em nível superior para todos os professores dos ensinos fundamentais e médio. Hoje a LDB admite formação mínima de nível médio na modalidade Normal para os profissionais que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.
Outra medida que faz parte do esforço para melhorar a seleção dos profissionais é a criação de um concurso nacional para professores. A primeira edição da prova será em 2010. A seleção ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o MEC, o objetivo é constituir um banco nacional de professores formados que tenham passado por essa seleção. A nota da prova será utilizada para contratação dos profissionais pelos sistemas estaduais e municipais que aderirem ao modelo.
O MEC ainda pretende, em conjunto com o Consed e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), divulgar os critérios de atendimento a estados e municípios que alegam não ter condições de pagar aos seus professores o piso nacional do magistério. A lei que estabeleceu o piso de R$ 950 já previa essa complementação via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas uma parcela extra para essa complementação específica poderá ser requerida ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Presidente sanciona lei que obriga divulgação de gastos públicos na internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta-feira (27/05), a lei complementar que obriga os governos federal, estaduais e municipais a tornarem disponíveis na internet, receitas e gastos. Um dos objetivos é dar transparência á administração pública, além de incentivar a participação popular e a realização de audiências públicas na elaboração de planos e diretrizes orçamentárias.

A lei prevê prazos para os entes federados colocarem a medida em prática: um ano para União, estados, Distrito Federal e cidades com mais de 100 mil habitantes, dois anos para municípios de 50 a 100 mil habitantes e quatro anos para cidades com até 50 mil habitantes. O gestor que não divulgar as informações poderá ter congelado o repasse de verbas federais. Qualquer cidadão, partido político, sindicato ou associação pode denunciar aos tribunais de contas e Ministério Público quem não estiver cumprindo a lei.

Norte e Nordeste recebe recebem atendimento emergencial do BB

O Banco do Brasil dará tratamento especial aos clientes dos municípios do Norte e Nordeste do país que, em virtude das chuvas, tiverem dificuldades de realizar ou quitar suas operações bancárias. Para tanto, o BB prevê linhas de crédito em condições diferenciadas, com redução dos encargos financeiros e prazos e carências alongados. As medidas são válidas para aqueles municípios onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública e visam manter os níveis de emprego e renda na região.

Para micro e pequenas empresas, os financiamentos por meio da linha Proger Urbano Empresarial poderão ser renegociados em até 84 meses, com nova carência de até três meses, mantendo-se as taxas de juros originalmente contratadas e dispensando-se a entrada mínima. Na linha BB Giro Rápido, as parcelas que vencem entre junho a agosto poderão ser prorrogadas para o final do prazo, mantendo-se os valores das prestações.

Os clientes também poderão aproveitar as alterações recentes que o BB fez nas condições de sua linha BB Crédito Material de Construção. Essa linha de crédito financia a compra de material básico, tais como cimento, areia, madeiras, ferragens e encanamentos; e material para acabamento, como azulejos, tintas, pisos, armários planejados e louças. Seu prazo passou de 48 para 60 meses e a carência para pagar a primeira parcela foi estendida de 59 dias para até 180 das. As taxas de juros da linha também foram reduzidas, sendo que o valor mínimo passou a ser de 1,69% ao mês.
Financiamentos rurais - O BB irá estender o prazo para pagamento de dívidas rurais dos agricultores familiares residentes nos municípios afetadas pelas enchentes nos do estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. Podem se beneficiar desse alongamento de prazo os municípios onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, entre 1 de abril a 13 de maio desse ano, e reconhecida a situação pelos governos estaduais até 15 de maio.
Serão abrangidas as operações de custeio da safra 2007/2008, no caso de culturas bianuais, e de custeio da safra 2008/2009, desde que as operações não tenham sido enquadradas no Proagro ou "Proagro Mais"; Pronaf Custeio prorrogadas de safras anteriores e Pronaf Investimento; Banco da Terra e Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF; Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária – Procera.
Os produtores terão suas parcelas automaticamente prorrogadas para até 01 de outubro desse ano, desde que tenham parcelas vencidas ou vincendas entre 01.04.09 e 30.09.09 e que a operação esteja em situação de adimplência em 01.04.09. O mutuário também poderá solicitar prorrogação da parcela vincenda entre 01.08.09 a 30.12.09, para até três anos (custeios não enquadradas no Proagro ou "Proagro Mais", das safras 2007/2008 bianuais e 2008/2009), com pagamento a partir de 2010, ou um ano (demais financiamentos abrangidos) após o vencimento da última parcela prevista no contrato. (Fonte: Ascom do Banco do Brasil na Bahia)

Em Brasília, nova diretoria assume CNM no triênio 2009/2012

Em solenidade realizada na última quarta-feira, 27 de maio, em Brasília, a nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi empossada para dirigir a entidade no triênio 2009/2012. Lideranças municipalistas de todo país, deputados, senadores e representantes do governo federal prestigiaram a cerimônia que oficializou a reeleição do presidente Paulo Ziulkoski.


“A luta só vai continuar se os novos membros da diretoria nos ajudarem. Nós temos o dever de formular estratégias para fortalecer, ainda mais, o movimento municipalista” afirmou Ziulkoski, ao iniciar seu discurso. Ele também agradeceu o empenho e a dedicação dos membros da antiga diretoria em defender, nos últimos três anos, os interesses dos Municípios. “Ninguém trabalha sozinho. Nossas conquistas são resultado da união de todos”, destacou.

Após a leitura do termo de posse, Ziulkoski lembrou as dificuldades dos primeiros anos de atuação da CNM, época em que os representantes do municipalismo ainda não haviam conquistado a credibilidade junto ao governo que hoje possuem. “Este resultado é fruto de muito trabalho”, disse, enumerando conquistas do movimento municipalista nos últimos anos. Entre as metas da diretoria para o próximo triênio, Ziulkoski afirmou que uma das principais bandeiras da CNM será trabalhar pela aprovação da Emenda Constitucional n.º 29, que regulamenta a distribuição de repasses para a área da Saúde, além de dedicar importância ao tema previdenciário e à luta por uma melhor distribuição dos recursos.

O presidente da CNM também afirmou que outra reivindicação da nova diretoria será a aprovação da PEC dos Precatórios – no modelo em que o texto foi aprovado no Senado – e o aumento do valor/aluno dos repasses da União para ajudar os Municípios a financiar a merenda escolar. Sob aplausos, Ziulkoski finalizou a cerimônia reafirmando o compromisso da nova diretoria em trabalhar em prol dos interesses dos Municípios. “Vamos continuar nesse caminho, buscando debates produtivos com o governo federal e sempre em defesa do municipalismo”.

Ao lado de Ziulkoski, formaram a mesa de autoridades: João Guerino Balestrassi, novo vice-presidente da CNM; Leonardo Azeredo Bandarra, Procurador Geral de Justiça do Distritos Federal e Territórios; Manoel Paulo de Andrade, representante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Alexandre Padilha e Gilmar Dominici, da subchefia da Secretaria de Assuntos Federativos (SAF); Wilson Santos, 1.º vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Edson Brum, deputado estadual (PMDB-RS); Manoel Junior, deputado federal (PSB-PB); Valter Pereira (PMDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES), senadores;

Confira o nome dos integrantes empossados: No Conselho Diretor foram eleitos: Paulo Ziulkoski, Presidente; João Guerino Balestrassi (ES), como 1º Vice-presidente; Luiz Benes Leocadio de Araújo (RN), 2º Vice-presidente; Pedro Ferreira De Souza (MT), 3º Vice-presidente; Valtenis Lino Da Silva (TO), 4ºVice-presidente; Vicente De Paula Souza Guedes (RJ) para o cargo de 1º Secretario; Rubens Germano Costa (PB), 2º Secretario; Joarez Lima Henrichs (PR) como 1º Tesoureiro e Gilmar Alves Da Silva (GO), 2º Tesoureiro.

Para o Conselho de Representantes Regionais assumirão: na Região Norte, Jair Aguiar Souto (AM), como titular e Rildo Gomes de Oliveira (AP), suplente. Região Sul, Glademir Aroldi (RS), titular e Mauri Heinrich (RS), suplente. Região Sudeste, David Loureiro Coelho (RJ), titular e Elbio Trevisan (SP), suplente. Região Nordeste, Renilde Bulhões (AL), titular e Eliene Leite Araújo Brasileiro (CE), suplente. Região Centro Oeste, Simone Nassar Tebet (MS) como titular e Abelardo Vaz (GO) como suplente.

No Conselho Fiscal, assumirão como Titulares: Helder Zahluth Barbalho (PA), Luis Coelho da Luz Filho (PI) e Orlando Santiago (BA). Para suplentes, Evandro Bazzo (MS), 1º Suplente, Liberato Rocha Caldeira (SP), 2º Suplente e Jose Maria Bessa de Oliveira (AP) como 3º Suplente. (Fonte: CNM)

Municípios sofrem segundo ajuste do Fundeb 2009

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais que começará nesta sexta-feira, 29 de maio, o segundo ajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2009. Esse novo ajuste é consequência da apuração da receita disponibilizada pelos estados ao Fundeb em 2008 e a efetivamente arrecadada, em que foi constatada uma diferença financeira de R$ 476,5 milhões. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) teve de refazer o cálculo do montante de recursos do Fundeb e dos valores aluno/ano, além de recalcular a distribuição da complementação da União.

O novo cálculo do Fundeb apresenta como consequência a redistribuição dos recursos da complementação da União em que 1.756 municípios de nove estados que receberam esses recursos em 2008 serão afetados. Desses, 788 municípios de cinco estados – Alagoas, Amazonas, Maranhão, Paraíba e Pernambuco – terão débitos no valor de R$ 70,4 milhões. Já os outros 968 municípios de quatro estados - Bahia, Ceará, Pará e Piauí - terão créditos a receber da União no montante de R$ 81,2 milhões. "A situação é traumática, pois muitos municípios sofreram o primeiro ajuste no mês de abril e agora terão de passar novamente pela situação de ver suas contas no vermelho", afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Créditos a receber dos estados - Outra consequência diz respeito aos recursos repassados a menos para o Fundeb em 2008 por dezesseis estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Os 4.146 municípios desses estados têm um crédito de R$ 279,3 milhões a receber, mas dependem que os recursos sejam disponibilizados pelos governos estaduais para que o Banco do Brasil possa efetuar os créditos. Por esta razão, Ziulkoski alerta os prefeitos sobre a diferença financeira verificada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que deve ser corrigida e disponibilizada pelos estados aos municípios. Ele também recomenda aos prefeitos que “procurem suas entidades estaduais para que, de forma articulada, reivindiquem aos governos dos estados que disponibilizem esses recursos que deixaram de ser repassados para o Fundeb em 2008”. (Fonte: CNM)

Feira de Santana vai investir R$ 5 milhões em obras

O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, anunciou ontem (28/05), que vai realizar licitações para obras na cidade e na zona rural, com recursos de R$ 5 milhões, provenientes de emendas parlamentares e da própria prefeitura.

Algumas das obras atendem antigas reivindicações da comunidade, como a pavimentação da rua Olney São Paulo, que liga o Anel de Contorno ao bairro Aviário. "Vale ressaltar que a aplicação desta verba só possível porque a Prefeitura se mantém em dia com todas as obrigações sociais, condição que é exigida pela União e pela Caixa Econômica Federal para a liberação das emendas", afirmou Pimenta.

Guardas Municipais participam de curso de capacitação

Começou no último domingo, 24, e vai até o dia 09 de junho o Curso de Capacitação para a Guarda Civil Municipal de Itambé. Este curso é promovido pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (PROSEM), e financiado pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Renomados profissionais da segurança pública estarão passando no município para ministrar as aulas para os guardas municipais.

O curso acontece no Cine Teatro Itambé em regime intensivo, abordando entre vários temas: direito e processo penal, planejamento de ações em espaço público, preservação ambiental, prevenção ao uso de drogas, Primeiros socorros, defesa pessoal e vários outros temas. Participam os 42 Guardas Municipais da sede e dos distritos de Catolezinho e São José do Colônia.
De acordo com o coordenador da capacitação, Flander Rogério de Souza, este curso promove uma qualificação social. “Queremos mostrar que a Guarda Municipal pode desempenhar um papel social muito importante dentro da comunidade, promovendo ações de cidadania”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itambé)

São João de Camaçari reúne mais de 40 atrações

Camaçari prepara um São João inesquecível para as mais de 200 mil pessoas que devem passar pelo arrasta-pé entre 21 e 24 de junho. As mais de 40 atrações previstas agradam a todos os gostos. Já está confirmado o forró de Flávio José, Saia Rodada, Bonde do Forró, Limão com Mel e Mastruz com Leite. Completam a grade deste ano, Santana, Arreio de Ouro, Dorgival Dantas, e mais 30 bandas do Município. A intenção é valorizar os cantores da terra e levar o arrasta-pé para todos os cantos de Camaçari.

O projeto do Camaforró traz novidades para os amantes do São João. O Espaço Camaçari vai contar com cidade cenográfica decorada com balões, bonecos e bandeirolas, lembrando o clima do interior, palco, coretos que vão tocar nos intervalos dos shows principais, além do tradicional Carramanchão, que garante o concurso dos grupos juninos. A grande novidade é a instalação de duas torres sineiras com bancos e jardins. As estruturas substituem as antigas igrejas que decoravam as edições anteriores da festa. O Carramanchão vai contar com uma arquibancada para 500 pessoas. Durante os intervalos dos grupos, começam as apresentações no coreto.
O arrasta-pé ainda vai contar com decoração das ruas da cidade, do Centro Comercial e Estação Rodoviária. Está previsto um pequeno palco com um trio nordestino em cada local para atrair as pessoas. A intenção é aquecer o comércio durante os festejos.
ORGANIZAÇÃO - O maior São João da Região Metropolitana é organizado por mais de 1 mil pessoas, que durante os quatro dias de festa trabalham para garantir o sucesso do evento. A saúde vai contar com um posto com mais de 30 profissionais. A segurança será mantida por 60 Policiais Civis, 400 Militares, 30 funcionários da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e 30 do Juizado de Menores. Outros 300 profissionais, contratados pela Prefeitura, garantem uma festa tranquila.
Para completar a mega-estrutura, o público terá à disposição 80 barracas de bebidas, 30 de comidas típicas e 20 de drinks, 120 banheiros químicos, além de 18 postos de serviços. Dois telões transmitem as imagens da festa. O monitoramento eletrônico será feito por 4 câmeras de segurança na parte interna e externa do Espaço Camaçari.
LANÇAMENTO - A cerimônia de lançamento do Camaforró aconteceu na noite de ontem (27/05), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Durante o evento, o prefeito Luiz Caetano, falou da importância em estabelecer novas parcerias. “Mesmo com a crise econômica mundial o São João de Camaçari está garantido, mas é preciso o envolvimento de todos, inclusive do empresariado local”, afirmou.
Os interessados em firmar parceria com o Município têm garantido a dedução do imposto de renda em 100% do valor investido. O beneficio está assegurado no artigo 18 da Lei Rouanet, que prevê incentivo a projetos culturais. Participaram da solenidade secretários, vereadores, empresários e comunidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Marinha do Brasil em Cachoeira

Nos dias 29 e 30 de maio, a Marinha do Brasil, em parceria com a prefeitura municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Saúde, estará desenvolvendo diversas atividades de atendimento gratuito à população local. Denominadas de Ações Cívico-Sociais (Aciso), a operação tem como objetivo oferecer gratuitamente atendimento médico-odontológico, palestras e divulgação da Marinha do Brasil.

As atividades previstas acontecerão na Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande), onde serão armados toldos para exposição de equipamentos e materiais da Marinha, de material de combate à dengue e aferição de pressão de glicemia. Os atendimentos médicos e as palestras educativas serão no Centro de Promoção à Saúde e no Colégio Montezuma. Os procedimentos odontológicos serão efetuados em uma unidade móvel de saúde. Além das palestras de prevenção às doenças com ênfase para a saúde bucal e o combate à dengue, serão ministradas palestras sobre o serviço militar obrigatório e também como ingressar na Marinha do Brasil.
O evento será aberto na sexta-feira dia 29, às 8 horas da manhã e se estenderá até às 18 horas. Às 20 horas acontecerá uma apresentação da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, na Praça Ubaldino de Assis com a presença de 30 músicos. No sábado, segundo e último dia das ações da Marinha em Cachoeira, as atividades serão encerradas às 16hs. As ações vão envolver um efetivo de 57 militares da Marinha, além do apoio de profissionais da área de Saúde do município de Cachoeira. A equipe de Saúde da Marinha será composta de três médicos, quatro dentistas, dois técnicos em higiene bucal, enfermeira e dois auxiliares de enfermagem. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Cachoeira)

Um dia de educação em Saúde na cidade de Caculé

Dia 25 de maio, a equipe de saúde do Governo Caculé saiu da sua rotina de atendimentos internos e foi à praça pública, numa integração total entre profissionais e população. A II Feira de Saúde foi sucesso! A população aprovou tanto que solicitou mais dias para o evento. “Ótima a iniciativa, pena que foi só um dia! Tinha que ser a semana toda!” opinou a dona de casa Silvana Cardoso. O evento foi realizado através da parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Segundo um dos organizadores, o coordenador de Atenção Básica do município, Ari Teixeira, a Feira atingiu a sua meta, “a nossa intenção é fortalecer a atenção básica municipal, discutir temas em evidência e de interesse público e proporcionar momentos mais interativos e educativos. Esta também é uma forma de promover saúde.” alegou o coordenador.

A Praça Coração de Jesus se transformou em um espaço repleto de serviços em saúde e de muita informação para uma melhor qualidade de vida. Cada stand trabalhou um tema específico (tais como: Saúde da Mulher, do Homem, Saúde Mental, Sexualidade, Hipertensão, Diabetes, Saúde Bucal, Alimentação Saudável, Vacinação etc). Também fizeram parte da programação, palestras (com a Dra. Soraia Pereira sobre Saúde Bucal e com Dr. Luiz Moura sobre Medicina Tradicional Chinesa), apresentações culturais (com os Grupos de Teatro Emergente e Kadoshi, da Igreja Nova Sião), práticas de atividades físicas (com a participação dos educadores físicos Iara Coelho e Washigton Luiz), dentre outras atividades descontraídas.
Cada Unidade de Saúde abordou um tema, e preparou o seu espaço de esclarecimentos e orientações. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé).

Governador inaugura obras e lança programa em Lauro de Freitas

O governador Jaques Wagner inaugura, nesta sexta-feira, 29, em Lauro de Freitas, a reforma e ampliação do centro cirúrgico do Hospital Geral Menandro de Faria, a ligação Caji/Jambeiro e a Delegacia de Portão. Lança, ainda, o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo). A maratona de entrega de obras e projetos começa às 16h, no Caji, onde foram realizados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização em 50 mil metros quadrados de pista, somando investimento federal e estadual da ordem de R$ 5 milhões. A via alternativa de tráfego interliga a sede do município ao bairro do Jambeiro e à rótula do Ceasa/BR 324.

No Hospital Geral Menandro de Faria, o centro cirúrgico passa a contar com quatro salas e o número de leitos pré-parto foi ampliado para oito. Unidade de saúde do estado que atende ao Litoral Norte, o HGMF ganha ainda um novo lactário destinado ao preparo das refeições dos recém-nascidos que não podem ser amamentados. Na solenidade, o governador Jaques Wagner, anuncia a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva- UTI, com cinco leitos.
Acompanhado da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, Wagner coloca em funcionamento a 34ª Delegacia Circunscricional, em Portão, que estará sob o comando da delegada titular Luciana Cortes dos Anjos, do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil. Na sequência, Wagner lança o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) que prestará assistência a 115 jovens adolescentes de Lauro de Freitas, na faixa de 15 a 24 anos, moradores de Itinga.(Fonte: Ascom de Lauro de Freitas)

Médico comemora ampliação do centro cirúrgico

Diretor do HGMF, o médico Rogério Medrado comemora a ampliação do centro cirúrgico e obstétrico em Lauro de Freitas, que além de aumentar a capacidade de atendimento, passará a realizar cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade. Melhorias foram realizadas também na climatização, tanto no centro cirúrgico quanto no posto de enfermagem e nos corredores. O governador vai conferir ainda o posto do cartório implantado na unidade que já contabiliza mais de 1,5 mil crianças registradas.

Com 63 leitos de internação, sendo 42 de obstetrícia e os demais de pediatria, clínicas médica e cirúrgica, emergência e berçário, o HGMF realiza de 300 a 350 atendimentos e contabiliza em torno de 300 partos/mês. Além do atendimento de urgência e emergência, a unidade presta assistência ambulatorial nas especialidades de gastroenterologia, cardiologia, proctologia e pré-natal. Referência para o município de Lauro de Freitas, o HGMF atende também a clientela de São Cristóvão, Itapuã, Simões Filho, Mata de São João e Camaçari. Ano passado, o HGMF ganhou um moderno laboratório, totalmente informatizado.
Protejo beneficia jovens - Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável, o Protejo permitirá que 115 jovens adolescentes de Itinga, bairro de Lauro de Freitas, de 15 a 24 anos, tenham formação em cidadania por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais visando resgatar sua auto-estima e disseminar uma cultura da paz em suas comunidades.
Durante um ano, prorrogável por mais um, o jovem ou adolescente recebe ajuda de custo de R$100,00 e pode escolher entre as seguintes modalidades de oficinas: modelagem, mosaico, música, grafite, artes plásticas, técnicas de xilogravura, dança (street dance, breack dance, hip hop, etc.), Educação (alfabetização visual, técnicas de vídeo e fotografia, etc.), literatura, esportes (capoeira, basquete de rua) e informática. Serão quatro turmas, com aulas diárias de terça-feira a sábado. As aulas ocorrerão em uma sala do Colégio Estadual Alfredo Augustinho de Deus e na sede da organização não governamental Rever Juntos, no Parque Santa Rita (Itinga).
O investimento é do Governo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, executado pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Governo. O Protejo, 62ª ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), é coordenado na Bahia pelo Instituto Anísio Teixeira-IAT. (Fonte: Ascom de Lauro de Freitas)

Secretaria de Saúde intensifica ações contra a dengue

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, continua se dedicando com ações educativas e informativas para combater a dengue no município. Nesta sexta-feira (29), em parceria com a comunidade do bairro Parque Residencial acontece palestra em praça pública sobre a dengue, antecipando a atividade do mutirão marcada para sábado (30 de maio). O objetivo do encontro é informar a sociedade sobre o trabalho de prevenção da doença e intensificar as ações de combate à larva do mosquito Aedes Aegypti. A palestra vai acontecer na praça principal do bairro a partir das 19h. Para auxiliar o trabalho da Secretaria de Saúde de Juazeiro, a associação do bairro mobilizou durante esta semana a população do bairro com atividades e reuniões educativas com a participação dos representantes de igreja, escolas e empresas.

“É um evento diferente, pois a comunidade convidou a Secretaria para intensificar as ações no bairro devido ao elevado índice de infestação do mosquito, hoje em 3,8%. Isso comprova que existem pessoas preocupadas em ajudar o poder público de Juazeiro, que tem se empenhado nesta luta diariamente e de forma continuada com agentes educadores nas escolas, nas unidades de saúde, empresas e com os mutirões de combate à dengue, além do trabalho efetivo dos agentes todos os dias nas ruas”, informou o coordenador de endemias de Juazeiro, Edésio Santos.
O coordenador diz ainda – preocupado - que o índice de infestação da dengue em Juazeiro está em 2,4%, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que determina 1%. “As pessoas não estão cuidando dos seus quintais que estão lotados de larvas do mosquito. Observamos o descaso com a doença por parte da população em muitos locais, pois realizamos a visita, orientamos e quando voltamos na mesma residência, encontramos falhas idênticas e focos da larva”, disse.
No Centro e nos bairros próximos, por exemplo, informa o coordenador, locais de bom abastecimento e com a incidência menor de terrenos baldios, lixos e acúmulo de água foi verificado um aumento considerável de larvas do Aedes Aegypti. No bairro Alagadiço, no 1º Ciclo (realizado nos dois primeiros meses deste ano), o índice de infestação foi de 1,5% e foram encontradas 20 casas positivas. No 2º Ciclo (março-abril), o índice subiu para 3,8% com 31 casas positivas. “Vamos ter sempre casos de dengue, mas as pessoas precisam fazer sua parte”, desabafou.
Ele informou ainda que nos bairros Alagadiço, Coréia, Centenário, Piranga, Dom José Rodrigues e Centro foram coletadas 735 larvas de Aedes e apenas 32 de muriçocas. O bairro Coréia, também próximo do Centro, do 2º Ciclo para o 3º, ainda não concluído, subiu de 4 para 15 casas positivas. Edésio Santos deu outro exemplo de situação de descaso. Em Itaberaba, o índice no 1º Ciclo foi de 5% com 77 casas positivas. No 2º Ciclo, após o mutirão da dengue, baixou para 4,3% com 40 casas positivas. No 3º Ciclo, iniciado em 13 de maio, tudo indica que o número vai subir novamente. “Em apenas uma semana de trabalho dos agentes já foram encontradas 34 casas positivas e ainda faltam 2 semanas de trabalho e muitas casas receberão ainda a visita do agente de endemias.
“Estamos borrifando com inseticida todos os muros das casas positivas, mesmo sabendo que este trabalho poderia ser evitado se as pessoas contribuíssem com nosso trabalho. O veneno é aplicado em último caso, pois agride a natureza”, explicou. Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal, o trabalho da Secretaria de Saúde é para que o mosquito não nasça. “Não queremos ter dengue em forma clínica nenhuma. Não estamos em situação de caos, mas a população precisar realizar seu compromisso juntamente com o poder público”, esclarecendo ainda que não dá para prever se o vírus vai formar casos mais graves ou menos graves da doença. “Como a dengue vai se manifestar depende de vários fatores, como infectividade e letalidade, por exemplo. O vírus age de forma diferente em cada organismo. É necessário que as pessoas saibam que a dengue mata e a responsabilidade é de todos. É preferível não ter dengue de jeito nenhum,” concluiu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Seminário de Responsabilidade Médica começa sexta-feira na UESC

Será realizado nesta sexta-feira (29) e sábado (30) de maio o V Seminário de Responsabilidade Médica. O evento é promovido pelo Conselho regional de Medicina da Bahia – Cremeb, no auditório do Centro de Arte e Cultura da na Universidade Estadual Santa Cruz – UESC (Ilhéus/BA). O Seminário vai debater “à responsabilidade civil e penal do médico, o exercício ilegal da medicina, atestados e relatórios médicos e a declaração de óbito, e os limites éticos da medicina e os grandes dilemas da atualidade”. Na pauta consta ainda uma palestra que pretende esclarecer o papel dos Conselhos Regionais de Medicina na atualidade e uma mesa redonda sobre suas atividades judicantes, onde será explicado o passo a passo da tramitação de uma denúncia recebida pelo Conselho.

Além do presidente do Cremeb, Cons. Jorge Cerqueira, e vice, Cons. Abelardo Meneses, outros 15 conselheiros já confirmaram presença: Carlos Caires, Antônio José Dórea, Carlos Eduardo Araújo, Diana Viégas Martins, Hermila Guedes, Jecé Brandão, José Augusto da Costa, Luiz Augusto Vasconcellos, Marco Antonio Cardoso de Almeida, Lúcia Arbex, Maria Madalena de Santana, Otavio Marambaia, Paulo Sérgio Correia, Silvio Porto, Teresa Cristina Santos Maltez. O evento é voltado para Médicos, Advogados e Estudantes de Medicina e Direito, o evento tem a expectativa de receber 400 participantes de todo o estado. (Fonte: Ascom da Uesc)