UPB entrega documento de reivindicação dos prefeitos baianos ao Presidente Lula

A União dos Municípios da Bahia (UPB) marcou presença na 1a Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional que começou no dia 24 e segue até sexta-feira (27), no Centro de Convenções, em Salvador. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez abertura da mostra que tem como objetivo dá visibilidade aos resultados das ações de desenvolvimento regional em curso no país, voltadas para a redução das desigualdades regionais e para o incentivo da dinamização das potencialidades de cada localidade do Brasil. Lula recebeu um documento do presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia sobre a situação desastrosa em que vivem os municípios com a queda do FPM, principal fonte de receita de 80% das 417 cidades da Bahia.



A queda do Fundo ocorrida este ano foi provocada pelas perdas de receita do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Imposto de Renda - as duas principais fontes de receita. Segundo os prefeitos, a situação que era preocupante agora é desastrosa. Um combinação de queda acentuada de arrecadação e aumento do salário mínimo deixou as prefeituras da Bahia sem receber um centavo do Fundo de Participação dos Municípios.


Maia afirmou que a queda na arrecadação do FPM está relacionada à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para desovar os estoques das montadoras e à desaceleração da atividade econômica, que reduziu também a arrecadação do ICMS, outra importante fonte de recursos para as prefeituras. Com o reajuste do mínimo e a adequação do piso salarial dos professores, aumentaram também os descontos do INSS. E lembra ainda que as prefeituras enfrentam uma situação desfavorável no caso do INSS. “Enquanto uma entidade filantrópica está isenta da contribuição patronal, os municípios pagam a contribuição previdenciária como se fosse uma empresa privada. é preciso mudar.”


SOLUÇÃO - O presidente da República, Luiz Inácio disse que o município é o primeiro pronto socorro para atender a população. “Vamos discutir com muito carinho para encontrar uma solução. Não podemos permitir que as prefeituras fiquem paralisadas. A solução dos municípios é a solução do Estado e do Governo Federal. Vamos fazer uma reunião com os ministros da Fazenda e do Estado para encontrar uma solução para esse problema”, prometeu.


O governador Jaques Wagner disse que a feira é uma demonstração de capacidade do povo brasileiro de superar dificuldades para construir junto com o governo e sociedade civil as saídas para a crise. E pediu ao presidente Lula para olhar mais um projeto para a Bahia: a ponte ligando Salvador a Itaparica. O Ministro de Estado da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima falou das diferenças existentes no país e das diversas obras de integração como as de revitalização do São Francisco, de irrigação, do projeto Salitre, da ferrovia oeste leste e da hidrovia de Ibotirama, Juazeiro e Petrolina.


A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff falou do processo de reconhecimento das desigualdades regionais e deu indicadores da redução da desigualdade: 13,4 milhões de brasileiros que saíram da miséria, 6,5 milhões saíram do Nordeste. A nova classe média cresceu mais no Nordeste do que no conjunto do Brasil (42%), além da elevação no índice de desenvolvimento na educação básica, o programa Luz para Todos atingiu 40% de seus beneficiados no Nordeste.


Cerca de 29 dos 60 territórios da cidadania estão no Nordeste. E 900 município do Nordeste serão contemplados com este projeto. O prefeito de Salvador, João Henrique disse que esta feira integra o calendário de comemoração dos 460 anos de fundação da cidade de Salvador, no próximo domingo, dia 29. No encontro entre as autoridades federais, estaduais e municipais realizado no Centro de Convenções foi assinado o compromisso Mais Nordeste pela Cidadania, para acelerar a redução das desigualdades na região, com foco prioritário na redução da mortalidade infantil, queda do analfabetismo, erradicação do sub-registro civil e fortalecimento da agricultura familiar.

Saúde considera que dengue está sob controle em Itabuna

Ao considerar que a dengue exige uma vigilância e um controle permanentes, inclusive com a mobilização da comunidade, o secretário de Saúde, Antônio Vieira acredita que o avanço da doença já está sob controle, com ênfase para as ações de atendimento aos pacientes com suspeita da doença e combate aos focos nos bairros. A cidade registrava até o dia 24, 4.214 casos, dos quais 105 com complicações e destes 52 de dengue hemorrágica, com um total de 17 óbitos, dos quais 11 de pacientes de Itabuna e seis de outros municípios.


Um dado que ele considera importante é que nos últimos dias não ocorreu nenhum óbito em Itabuna e todos os pacientes internados estão sem anormalidades, saindo de um quadro critico, com provável recuperação de todos eles, como é o caso de um internado no Manoel Novaes e outro no Hospital de Base: “Temos ainda uma criança internada na CTI do Hospital Calixto Mildej,com um quadro considerado estável”.


Antônio Vieira informou que tem visitado diariamente todos os postos e unidades de atendimento, observando que já ocorre uma tendência decrescente no número de pacientes: “ Nós tínhamos uma média de mais de 100 casos por dia e o volume de atendimento nos vários postos de saúde e hospitais já tende a cair graças ao trabalho dos agentes de endemias e de saúde em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Associações de Moradores que vêm intensificando a realização de mutirões em áreas críticas,com apoio de voluntários que aderiram a essa guerra contra a dengue”, complementou.

O secretário da Saúde destacou ainda como importante o reforço das equipes de médicos militares, que têm dado suporte no Hospital de Base,com duas equipes da aeronáutica, sendo uma das 7 ás 13 horas e a outra das 13 às 19 horas, fazendo a triagem dos pacientes e seguindo o protocolo de manejo da dengue preconizado pelo Ministério da Saúde.

No Hospital de Base, dos 22 leitos destinados para crianças somente nove estão ocupados e dos oito leitos destinados para adultos, apenas dois estão sendo utilizados, sendo um deles por um paciente do Banco da Vitória e outro de São José das Vitórias. O secretário também aguarda no final de semana, o anúncio nos níveis de infestação predial, um levantamento que está sendo concluído agora. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Será realizado nesta 5ª feira, dia 26, em Ilhéus, grande encontro com orientadores educacionais

Com o objetivo de ouvir e atender às principais necessidades dos orientadores educacionais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, promove nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 14 horas, um grande encontro com profissionais da área. Denominado “Tempo de estabelecer laços”, o evento acontecerá no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, centro da cidade, e será aberto pelo secretário de Educação, Sebastião Maciel.

A coordenadora educacional Sandra Catharina Santos enfatiza que a realização do encontro, que também contará com a participação de gestores escolares, é de grande importância para a rede municipal de ensino, “uma vez valoriza profissionais que prestam assistência ao alunado no plano social, emocional e cognitivo”. Ela informa que o “Tempo de estabelecer laços” contará também com a participação de várias entidades, como Caps, Conselho Tutelar, Ministério Público, Projovem, Peti e Projeto Sentinela.

Criada no governo Newton Lima, a Coordenação de Orientação Educacional tem o papel de fortalecer o trabalho dos orientadores. “A Prefeitura de Ilhéus concluiu que os orientadores ficavam isolados nas diversas unidades escolares da rede municipal. A coordenação foi criada, então, para unificar esse trabalho e dar, também, um maior suporte a esses profissionais, tão importantes no dia-a-dia das escolas”, enfatiza Sandra.

Melhoria - A orientação educacional é uma área que atua no processo pedagógico com a finalidade de colaborar para a formação dos alunos. No contexto atual, busca uma maior aproximação com o projeto pedagógico da escola, priorizando não mais atender “alunos-problema”, mas discutir, com todos os alunos e professores, os problemas vivenciados e as possíveis soluções. Especialistas acreditam que a Orientação possa contribuir positiva e significativamente para a melhoria da qualidade de ensino, bem como para a busca de uma sociedade mais justa, democrática e humana.

Em última análise, o orientador educacional é um profissional que exerce um papel político-pedagógico na relação com a escola e com a sociedade em geral. Como profissional voltado para a educação pedagógica, o orientador deve contribuir para uma educação de qualidade, com atendimento às necessidades individuais e sociais, tendo em vista a construção de uma sociedade melhor. A função do orientador educacional deve ser entendida como um projeto que tende a proporcionar os meios necessários para a formação integral e personalizada do aluno em todas as suas capacidades. A idéia é procurar ajudar o estudante na formação de uma cidadania crítica e na construção do conhecimento; facilitar as condições de aquisição desse conhecimento; e promover as interações e toda a teia de relações capazes de envolver o sujeito e o meio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilheus).

Encontro em Camaçari reúne capoeiristas de todo o Brasil

Com a finalidade de trocar experiências e conhecimentos, mais de dois mil capoeiristas de todo o Brasil participam entre os dias 26 e 29 de março, do Encontro Camaçari Open de Capoeira, que terá atividades simultâneas no Município e em Salvador.


A abertura acontece na próxima quinta-feira (26/03), na Associação Progresso de Abrantes, em Vila de Abrantes, a partir das 17h. A programação conta com palestras, oficinas de berimbau e caxixi, e curso de dança afro e maculelê.
Na sexta-feira (27/03), as atividades têm início também às 17h, no Forte da Capoeira, antigo Forte Santo Antonio, no Pelourinho, em Salvador. No local será realizada uma mesa redonda com mestres de capoeira do Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza e Minas Gerais. Em seguida, eles visitam as academias do Forte. A atividade encerra com aula e várias rodas de capoeira.

Dando prosseguimento à programação, no sábado (28/03), os participantes fazem, das 9h às 14h, um passeio turístico, saindo de Salvador para Camaçari, para conhecer as praias de Arembepe e Jauá. A partir das 14h, eles realizam uma apresentação para o público, na praça de Abrantes, em Vila de Abrantes, com a participação de mil profissionais.

No domingo (29/03) acontece peça teatral encenada por alunos da Associação de Capoeira Engenho. A apresentação acontece na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, às 9h. O encontro encerra com dança afro, roda de mestres, formatura de alunos e batizado e troca de graduação dos capoeiras, no ginásio do complexo de inclusão social, a partir das 13h.

De acordo com Antonio Marcos dos Anjos, conhecido como mestre Grandão, Camaçari possui hoje mil capoeiristas espalhados em mais de 20 pontos, da sede e orla, entre Areias, Jauá, Bela Vista, Gleba H e Casa da Criança. O evento organizado pelo mestre Grandão, da Associação de Capoeira Engenho, tem o apoio e a parceria da Prefeitura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).

Médicos venezuelanos conhecem modelo de combate a dengue de Lauro de Freitas

Médicos representantes do Ministério Popular da Saúde da Venezuela visitaram, nesta terça-feira (24), o município de Lauro de Freitas para trocar experiências no enfrentamento à dengue. Os venezuelanos foram acompanhados pela diretora de Vigilância à Saúde, Selma Turrioni e do coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Marcio Montargil.


Os baixos índices de infestação e o bom exemplo no combate à endemia motivaram a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a indicar o município. “A situação da dengue na Venezuela é semelhante à brasileira. Por isso esse intercâmbio é bom para os dois países”, afirmou a assessora técnica da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Marlene Carvalho.

Os visitantes acompanharam o passo a passo da vistoria dos agentes em casas de Itinga e se entusiasmaram com o modelo. Segundo a chefe da delegação venezuelana, médica Fátima Garrido, o trabalho realizado em Lauro de Freitas é eficiente, principalmente no que tange à mobilização da comunidade. “Sem a população não conseguiremos vencer a doença. Na Venezuela, os alunos das escolas aprendem sobre a dengue e se tornam multiplicadores no enfrentamento. Isso reduziu bastante o nosso índice de infestação”.

Para Selma Turrioni, além do baixo índice de infestação, as ações implementadas no município contaram para a indicação de Lauro de Freitas como referência no combate à dengue no Estado. Entre elas, atividades educativas nas associações e igrejas, a realização dos seis ciclos de visitas com a elaboração do Lira (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypt), e ações transversais com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) que realiza a limpeza de rios e córregos e uma coleta especial de pneus inutilizáveis.

Turrioni afirma que nas áreas que possuem índices mais elevados, o trabalho é diferenciado. “Nossos agentes passam de casa em casa, alternam o horário das visitas e colocam o alerta de vistoria nas casas em que os donos não estão presentes para permitir a visita. Agora vamos iniciar a capacitação nos terreiros de candomblé”. Em Lauro de Freitas 25 casos foram notificados este ano e quatro foram confirmados, todos da forma clássica da doença.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).

Equipes da SEIHASP seguem fiscalizando uso do solo público

Fiscais do Núcleo de Fiscalização e Postura da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP) realizam desde o dia 19 deste mês, o trabalho de inspeção de entulhos oriundos de obras particulares nos bairros Alagadiço, Alto da maravilha, Coreia, Centenário, Santo Antônio, Centro e na Avenida Adolfo Viana. O objetivo da ação é verificar se o solo público está sendo utilizado para a acumulação de detritos, bem como conscientizar a população da necessidade de manter a cidade limpa.


De acordo com o supervisor de postura da SEIHASP César Miller Benevides, nas próximas semanas, a fiscalização deve seguir para outros bairros da cidade e também para o interior. “Além do uso do solo, os fiscais estão verificando se há queima de material nas vias, animais nas ruas, exposição de material de construção como areia, blocos e telhas, o nível do volume dos sons dos carros e bares, bem como as condições de limpeza de terrenos, áreas residenciais e pátios”, informou Benevides.

Os fiscais de postura da SEIHASP também estão unidos com os demais setores da Prefeitura no combate à Dengue e para tanto foram, recentemente, capacitados por equipes do setor de endemias da Secretaria de Saúde para detectar situações favoráveis à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e ainda executar um trabalho educativo com a população.

“Estamos trabalhando em pareceria com a Secretaria de Saúde e sempre que são detectadas situações de risco o setor de endemias é acionado para combater o problema”, acrescentou César Benevides.

Donos de empresas e de domicílios que desejem usar o solo público devem solicitar autorização no setor de postura da SEIHASP de 8h às 12h e das 14h às 18h. Todavia, a licença somente é concedida após um estudo de viabilidade e posterior pagamento de tributos que mensalmente chega a R$ 23,40 por m² utilizado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).

Itacaré acerta detalhes para inaugurar seu primeiro CRAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itacaré está ajustando os últimos detalhes para implantar a primeira unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com projeto elaborado, psicóloga e assistente social contratadas, falta o levantamento do espaço físico que abrigará a chamada Casa da Família, prevista para ser instalada no Alto da Boa Vista. “Queremos que tudo esteja dentro especificações do Governo Federal para que a inauguração ocorra ainda no próximo mês”, informou o secretário Cirilo Santos.


O primeiro CRAS de Itacaré estará sediado em área estratégica, abrangendo localidades de altos índices de risco e vulnerabilidade social. O Alto da Boa Vista é próximo ao bairro Santo Antônio, que com mais de seis mil habitantes, é o mais populoso e carente do município. A unidade terá capacidade para atender até 2,5 mil famílias que vivam em situação de extrema pobreza.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera a implantação do Centro de Referência da Assistência Social imprescindível para devolver a cidadania e elevar a auto-estima das famílias que serão acompanhadas. Segundo ele, a instalação da unidade será o cumprimento do compromisso assumido durante sua campanha eleitoral. “Nossa intenção é trabalhar para que mais CRAS sejam estabelecidos em outras localidades carentes”, declarou Antônio de Anízio.

O que é o CRAS - O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública da política de assistência social que conta com apoio logístico e operacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), supervisão técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e co-financiamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Através desta parceria, são desenvolvidas ações que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, contribuindo para o processo de autonomia dos cidadãos.

As unidades do CRAS também são conhecidas como Casas da Família, onde são realizados cadastros e acompanhamentos de programas assistências, além de encaminhamentos para serviços das redes de saúde e educação. Nos espaços, ainda são oferecidos cursos profissionalizantes e atividades sócio-educativas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Secretário participa de lançamento do Programa Territórios da Cidadania

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Jairton Fraga, participou na última segunda-feira (23), no Centro de Cultura João Gilberto, do lançamento do Programa Territórios da Cidadania para o Sertão do São Francisco – Ba. O programa que foi lançado em 2008 pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, disponibilizou R$ 9,3 milhões no ano passado, e este ano o previsto é que os recursos cheguem a R$23 bilhões para todo o território nacional, sendo que o valor destinado ao sertão do São Francisco – BA é de R$ 221.042.024,31.


Os benefícios que vão desde a construção de estradas, ao incentivo industrial e agrícola foram expostos durante a abertura do projeto para os dez municipios incluídos no programa: Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, dentre outros.

Cinquenta e quatro ações serão debatidas no Colegiado Territorial com participação de representantes dos governos Federal, Estadual, Municipal e sociedade. Após análise das ações, seis delas, consideradas de maior importância para a região, serão escolhidas para compor um documento que será encaminhado a Brasília.

O evento contou com a seguinte programação: No dia 23 foi realizada a apresentação do Programa Territórios da Cidadania e o detalhamento, execução e discussão da Matriz 2009; durante a tarde foi transmitido a solenidade de lançamento da Matriz 2009 com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Na terça-feira (24) houve a continuidade da Matriz 2009, pela manhã; e a tarde a apresentação das deliberações e encaminhamentos sobre a Matriz 2009, além da identificação de projetos estratégicos e a definição do cronograma dos novos eventos para a discussão da Matriz 2009. Autoridades políticas, organizações institucionais e membros da sociedades participaram deste primeiro dia de evento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).

Missa e caminhada marcaram enceramento da Semana da Água

Uma missa celebrada pelo Padre Estevam Santos na Igreja do Açude, marcou o encerramento da Semana da água. Durante a missa foram entregues medalhas as crianças da Escola Dom Climério pelos trabalhos feitos em forma de desenho e de textos alusivos ao meio ambiente, com destaque para o açude do bairro. A comissão organizadora entregou aos trabalhadores rurais ferramentas de trabalho para hortas; aos professores da escola, sacos para lixo, cartilhas da Embasa e Educação Ambiental nº 2. Ao término da missa os alunos, professores, autoridades e a população seguiram em caminhada até o açude, um abraço simbólico foi dado no Rio São José, água mineral em copinhos para a sua despoluição um dia e plantio de mudas, essências ambientais.

Segundo o padre Estevam, ”Jesus disse que ele é a água viva, quem tem sede vá até ele e beba, então precisamos criar alguma sede dentro de nós e preservar não só a água como também a vida humana e ambiental” concluiu Estavam Santos; A Diretora da Escola Dom Climério, professora Nádia disse: “A satisfação é de todos da escola deste a organização do professor Sérgio, os alunos, a secretária e o prefeito, esta luta de preservação do meio ambiente não para na escola e continuar é um desafio para todos nós” afirmou a diretora Nádia; E o professor Sérgio Oliveira organizador do evento, concluiu: “agradeço a Deus que mandou tantas pessoas de coração limpo para ajudar neste evento, com eles a coragem de trabalhar pela causa do meio ambiente foi grande e satisfatória”.

A Semana da Água mostrou a importância de preservar e da escola vem o exemplo de um bom começo e a Secretaria de Educação irá continuar fazendo a sua parte, junto aos professores e alunos, disse a Secretária Lucineide Santos Dias. O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, presente a solenidade, entregou as medalhas aos alunos, ferramentas aos produtores rurais e recebeu das mãos do presidente da associação de moradores, um documento reivindicatório de melhorias para o bairro do Açude.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).

Caminhada comemora Dia Mundial do Teatro

A Secretaria da Cultura (Secult) de Camaçari organiza nesta sexta-feira (27/03), às 9h, uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, homenageando também o Dia do Circo e da Poesia. A passeata sai da Casa da Criança, no Centro, e conta com a participação de artistas locais, grupos teatrais, de percussão, poetas, estudantes e comunidade.

O ponto final da caminhada é a Biblioteca Infantil, na praça Abrantes. No local, serão realizadas manifestações artísticas para o público. Recital de poesia, encenação de peças teatrais e apresentações circenses fazem parte da programação.
A iniciativa do evento é da Secult juntamente com os grupos de teatro de Camaçari como o bando de Resistência, Teatro Amador de Camaçari (TAC), Grupos Nossos Trecos e Por um Triz e o Teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
A subsecretária da Cultura, Elisângela Sena, ressalta a importância do evento para a comunidade. “A cultura é uma forma de comunicação, por isso é fundamental a participação dos moradores de Camaçari”, diz. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).