Inscrições para XII Marcha podem ser feitas pela internet

Prefeitos, vereadores e demais gestores municipais podem efetivar pela internet a inscrição na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 14 a 16 de julho, em Brasília. O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe anualmente municipalistas, parlamentares, representantes de todos os estados, do governo federal e, desde 2003, o presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um marco no municipalismo brasileiro, o evento mostra o fortalecimento e a força do setor. “É uma grande conferência de reivindicações municipalistas, é um acontecimento nacional”, destaca o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Considerado o maior encontro municipalista da América Latina, a Marcha pauta reivindicações que serão apresentadas aos poderes Executivo e Legislativo, além de discutir propostas que viabilizem o cumprimento dos deveres constitucionais dos Municípios e que assegurem os recursos necessários para esse fim. Por esta razão, a participação dos municípios é fundamental para os resultados. E é importante que os gestores municipais não deixem as inscrições para última hora.
Ziulkoski destaca que a Marcha simboliza a atitude dos prefeitos de se deslocarem de seus Municípios até a capital do País em busca de melhores condições de vida para suas comunidades. Mais informações pelos telefone (61) 2101–6000 ou pelo e-mail institucional@cnm.org.br (Fonte: CNM)

São Domingos realiza São João antecipado

O vigésimo aniversário de emancipação de São Domingos, que transcorrerá no dia 13 deste mês, será marcado por uma vasta programação sócio-cultural, incluindo o São João antecipado, que dará oportunidade à população local e outros municípios próximos, de viver uma grande festa com atrações musicais de qualidade. O prefeito Izaque Junior, em meio à crise econômica mundial, tem sabido administrar com parcimônia e com isso vai propiciar aos seus munícipes uma comemoração compatível com a magnitude da data. “São Domingos completa duas décadas como município. Para todos nós é um momento muito significativo”, destaca.

As festividades em São Domingos, na região sisaleira, a 260 km de Salvador, serão iniciadas nesta sexta-feira, dia 5 e prosseguirá até o dia 14, quando a cidade estará voltada para o São João antecipado reunindo atrações musicais como Alcymar Monteiro “ rei do forró” , Targino Godin, Amor A3, Geração Eletrônica, Fifó Aceso, Portal Forró, Excita Samba, Gerasom, Zabelé do Forró.
ARRAIÁ - O “Arraiá da Liberdade”, com uma megaestrutura, vai transformar o centro da cidade em um “arraiá”, com um grande palco para os artistas, barracas de comidas, bebidas e de diversões. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas visitem a cidade nos três dias. Emancipado em 13 de junho de 1989 o município teve como primeiro prefeito o saudoso Izaque Pinheiro da Costa, pai do atual prefeito. Ele destaca as dificuldades enfrentadas nos primeiros 150 dias de governo por conta da crise financeira.“Começamos esse segundo mandato em janeiro com uma redução muito forte do FPM, mas mesmo assim não deixamos de trabalhar. Temos realizado pavimentação a paralelepípedo em diversas ruas e agora vamos iniciar a construção de um conjunto habitacional no povoado de São Pedro”, relata Izaque Junior.
Na área habitacional a prefeitura está construindo 50 casas no povoado de Santo Antonio e recuperando diversas moradias de famílias carentes. Outra obra importante é a delegacia básica de Polícia já iniciada. Izaque Junior anuncia para o segundo semestre o inicio das obras da Praça da Juventude, que ocupará uma área de 8.000 metros quadrados com um investimento da ordem de R$ 1,2 milhão, parceria com o Ministério do Esporte. “Será o primeiro empreendimento desse porte na Bahia. Terá campo society gramado, quadra de volei, quadra coberta, anfiteatro, pista de Cooper e skate e sala de ginástica” diz Izaque Junior acrescentando que a praça deverá ficar pronta em 10 meses.
Dentre as realizações dos 4 anos e 5 meses de governo Izaque Jr, contabiliza a construção da Prefeitura Municipal e do Estádio Izaque Pinheiro, dotado de campo gramado, alambrado, arquibancada e cabines de rádio. A Escola Luiz de Camões, a eletrificação rural, beneficiando mais de 200 famílias, são outras realizações. Na Educação melhorias em escolas e construção de quadras de esportes são outras ações do prefeito que pretende implantar reforço escolar para alunos da rede pública. Na saúde além de ter melhorado o atendimento médico o prefeito prepara um projeto para a reforma e ampliação do hospital municipal, com apoio do governo do estado, e construir uma unidade do PSF. (Fonte: Tribuna da Bahia)

Santo Antônio de Jesus promete agitar São João

O São João de Santo Antônio de Jesus promete marcar este ano, com uma programação para não deixar ninguém parado. A prefeitura está investindo em uma área de 37 mil metros quadrados para abrigar os festejos juninos, batizando a festa com o nome "Cidade do Forró", apresentando atrações nacionais e locais como o cantor Daniel, Cheiro de Amor, Mulheres Perdidas, Parangolé, Forrozão Du Karai e a atração local 37 Não é Febre, além do DJ Alaim Alan.

As boas opções de hospedagens e condições transitáveis das estradas e acessos como a travessia de ferry-boat, reduz consideravelmente o tempo de viagem. O município nessa época chega a receber mais de 150 mil visitantes.

Madre de Deus ganha prêmio Brasil Sorridente

A prefeitura de Madre de Deus recebeu do governo federal, o prêmio Brasil Sorridente em reconhecimento da excelência do tratamento da saúde bucal no município. É o segundo ano que a cidade concorre ao prêmio. A indicação foi do Conselho Regional de odontologia da Bahia na categoria cidades até 300 mil pessoas. A prefeitura afirma que a qualidade do tratamento é fruto direto da maneira como o município encara a gestão da saúde, investindo a maioria das verbas no setor dos próprios cofres. Dos quase R$ 15 milhões destinados para a Saúde em Madre de Deus, 84,68% dos recursos são da prefeitura. O governo federal traz 14,29% e o estado investe 1,03% do bolo.

Jequié lança projeto para crianças e adolescentes

No último sábado (07/06), o município de Jequié apresentou o Projeto SOLAZER, voltado para crianças e adolescentes. Trata-se de um importante projeto de inclusão social, tendo o esporte, a cultura e a educação como ferramentas de inserção da população infanto-juvenil no processo de aprendizagem e convívio social.


O projeto é executado pela Secretária de Esporte e Lazer, com o envolvimento de outras secretarias como Desenvolvimento Social, Cultura e Educação. As atividades são feitas em áreas públicas com oficinas de recreação, jogos de salão, práticas esportivas, dança, partidas de futsal, futebol e vôlei; capoeira, teatro de rua, entre outras.

Enquanto as crianças participam das atividades seus pais ou responsáveis são atendidos com serviços como: saúde bucal, combate ao mosquito da dengue, orientação sobre o cadastro do Bolsa Família, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, palestra sobre meio ambiente, além de assistirem a apresentação da Fanfarra do Caic, composta por adolescentes que participam do Projeto Segundo Tempo.

Escolas públicas começam a escolher livros didáticos para 2010

Entre os dias 8 e 28 de junho, escolas públicas que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental terão que escolher os livros didáticos que serão utilizados entre 2010 e 2012 pelos estudantes.
Os guias que listam as obras disponíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010 já estão chegando às escolas. “Nós estamos fazendo todo esse trabalho de preparação para a escolha, orientando os gestores sobre como foi o processo de avaliação e quais as possibilidades oferecidas”, explicou a coordenadora-geral de materiais didáticos do MEC, Jane Cristina da Silva.

As obras que compõem o PNLD passam por uma série de triagens. Primeiro, as obras são pré-avaliadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Secretaria de Educação Básica do MEC. Em seguida, comissões formadas nas universidades públicas avaliam o material do ponto de vista pedagógico. Após a escolha de um conjunto de livros para cada disciplina é a vez de a escola selecionar as obras que mais se adequam ao projeto pedagógico da unidade.
Segundo a coordenadora-geral de materiais didáticos do MEC, para compor o programa do livro didático, o material precisa seguir alguns critérios, entre eles não veicular informações preconceituosas ou de cunho ideológico. O guia do Programa Nacional do Livro Didático 2010 está disponível no site do FNDE.

Prefeitura de Paulo Afonso distribui sementes de feijão e milho

A prefeitura de Paulo Afonso entregou para todas as associações comunitárias cadastradas da Zona Rural 6 mil quilos de sementes de milho e 12 mil quilos de sementes de feijão. Para um dos representantes das comunidades, este ano, as sementes estão com a qualidade esperada para o bom plantio. "Estou muito feliz em saber que a Prefeitura está fazendo a parte dela".

Este ano as sementes foram selecionadas pela Empresa Brasileira de Agropecuária - EMBRAPA. A Prefeitura já se preocupou em fazer o adubamento para plantio e é esperado que, em breve, seja criado um Banco Municipal de Sementes.

Chapada Diamantina exporta mangas

A região da Chapada Diamantina está se destacando na produção das culturas de manga e maracujá. Nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio são encontradas condições propícias de clima e solo para prosperar graças à introdução de novas tecnologias e estrutura organizacional das comunidades.


Das 120 mil toneladas de manga produzidas no Perímetro Irrigado, 60% são destinadas à exportação, sendo 80% desse percentual para a Europa e o restante para os Estados Unidos, Canadá e outros países, como informa o presidente da ASPIB - Associação dos Produtores de Frutas do Perímetro Irrigado de Brumado - Moacyr Coladetti.
Até pouco tempo as frutas produzidas em Livramento e Dom Basílio não podiam ser exportadas para outros países porque não tinham a certificação PIF – Produção Integrada de Frutas - e a certificação para exportar para a Europa. Como resultado de uma parceria entre Sebrae e Inmetro, hoje 23 fruticultores já têm o selo que dá garantia de exportação.

Nos últimos dez anos, a fruticultura irrigada na região se expandiu e se tornou o principal amparo de desenvolvimento econômico e social dos municípios. De acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - a região já ocupa a segunda maior área de produção de manga do estado, perdendo apenas para o Vale do São Francisco, em Juazeiro e Petrolina.(Fonte: Revista Globo Rural).

Convênio beneficia produtores de leite de cabra

Um convênio de R$ 13,2 milhões firmado entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) visa beneficiar 51 municípios baianos que cultiva a cadeia produtiva do leite de cabra. O governo da Bahia está em campo fazendo o levantamento das famílias e rebanhos que serão beneficiados.

Todas as famílias moram nos municípios que integram o projeto Terra de Valor e são beneficiárias do programa Bolsa Família, do governo federal, critério exigido pelo MDS para a seleção dos agricultores.

Entre as ações previstas, estão a criação de três bacias leiteiras no semiárido, a aquisição e doação de cinco mil animais e convênios com municípios e instituições para a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar.

Agricultores de Uruçuca recebem mudas de seringueiras

Na última sexta-feira (05/06), a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) fez a entrega de mudas de seringueira para agricultores familiares, em Uruçuca. O evento aconteceu no Centro Cultural Água Preta, Praça da Bandeira.

A ação prevê a implantação de dois hectares de seringueiras por propriedade, consorciadas com cacau e banana, em sistemas agroflestrais (SAFs). Também visa o fortalecimento da agricultura familiar e o Programa PAC do CACAU.
O Programa Mata Verde da Superintendência Estadual de Agricultura Familiar (SUAF), estipulou a distribuição para o Baixo Sul e Litoral de 400 mil mudas para cada território, enquanto para o Extremo-Sul, 200 mil mudas. Pelos critérios do programa, as famílias devem residir na zona rural e integradas a associações, sindicatos, cooperativas, assentamentos ou organizações comunitárias indígenas ou quilombolas.
O período que antecede à distribuição das mudas será dedicado à capacitação técnica de extensionistas da CEPLAC, EBDA e produtores; Dia de Campo e outras atividades que visem melhor aproveitamento das mudas. Os cursos serão ministrados por pesquisadores da CEPLAC.

Hospital de Ubatã melhora condições de atendimento

O Hospital municipal de Ubatã recebeu uma série de investimentos que resultou em melhores atendimentos para a população. O hospital passa a atender em tempo integral, além de dispor de especialistas como psicólogos, pediatras e realizar exames de ultrassonografia. Outro avanço está no setor de farmácia onde pode ser encontrada toda a medicação necessária para os pacientes. Esse setor vem sendo apontado como uma referência entre as unidades hospitalares da região.

O prefeito Agilson Muniz também anunciou que em breve será realizada uma reforma no local, melhorando ainda mais as condições do Hospital Municipal de Ubatã. Constam na lista de conquistas para o hospital: colchões para todas as camas, melhorias na alimentação, garantindo refeições muito mais balanceadas e nutritivas, equipamentos para o setor da cozinha, colocações de portões em todos os acessos, recuperação do aparelho de esterelização, geladeira, melhoria da sala de fisioterapia, além de disponibilizar duas ambulâncias para realizar o serviço de atendimento 24 horas e carros de apoio para facilitar a locomoção dos pacientes para outras unidades hospitalares da região em casos mais graves.

Pescadores foram beneficiados com barcos e materiais

Colônias e associações dos pescadores do Litoral Norte da Bahia receberam através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), oitenta e nove embarcações, câmaras frigoríficas móveis e apetrechos de pesca. A ação faz parte do projeto “Pescando Renda”, que tem o objetivo de promover a inclusão produtiva de pescadores artesanais e marisqueiras beneficiários do Bolsa Família.


Os barcos serão revezados pelas famílias associadas. Sem eles, o pescador levava quatro a cinco horas para pegar o pescado, remando contra a maré. Mas esses barcos a motor fazem com que ele chegue em meia hora com seu alimento no porto”, explicou César Alves Oliveira, presidente da Colônia de Pescadores de Coqueiros, do município de Jandaíra.

Ministério libera R$ 90 milhões para municípios prejudicados pelas chuvas

O Ministério da Integração Nacional liberou recursos de aproximadamente R$ 90 milhões para quinze municípios baianos que declararam situação de emergência por causa das chuvas. A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) vai acompanhar a execução das ações de cada município.

Confira os municípios que serão contemplados com os recursos e os valores: Camacan (R$600 mil); Candeias (R$ 4 milhões); Casa Nova (R$ 1,5 milhão); Conde (R$ 1 milhão); Guaratinga (R$ 1 milhão); Lauro de Freitas (R$ 6milhões); Madre de Deus (R$ 524 mil); Mascote (R$ 600 mil); Muniz Ferreira (800 mil); Nazaré (R$ 800 mil); Salvador (R$ 49 milhões); São Francisco do Conde (R$ 800 mil); Simões Filho (R$ 1 milhão); Valença (R$ 1 milhão) e Vera Cruz (R$ 590,1 mil).

Governo amplia apoio a agricultores familiares atingidos por enchentes e seca

O governo federal ampliou o apoio dado aos agricultores familiares atingidos por enchentes, no Norte e Nordeste, e pela seca, no Sul. Cada família que teve sua produção atingida poderá acessar, a partir de agora, a R$ 2 mil da linha de crédito emergencial criada para esse fim. Antes, o limite era de R$ 1.500 por família. Com esse aumento de 33% no valor disponibilizado por produtor familiar, o total de recursos da nova linha foi elevado de R$ 285 milhões para R$ 380 milhões. (Fonte: Agência Brasil)

OIT e Unicef lançam campanha contra trabalho infantil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) lançaram no dia 3 de junho, a campanha para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Será às 15h no Salão Negro da Câmara. O tema deste ano é Com Educação, Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente, sem Trabalho Infantil.


O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara e o site infantil Plenarinho também participam da campanha. Cartazes, spots de rádio e vídeos vão mostrar os diferentes tipos de exploração do trabalho infantil e como denunciá-los. (Fonte: Unicef)

Criadores devem declarar vacinação contra aftosa até dia 15

Os criadores baianos de bovinos e bubalinos, que vacinaram seus rebanhos contra a febre aftosa, de 1° a 31 maio, período referente a primeira etapa da campanha, devem declarar a vacinação nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) até o próximo dia 15 de junho.


Comprovar que o rebanho foi vacinado é um dos requisitos exigidos para que a Guia de Trânsito Animal (GTA) seja emitida. O documento proporciona ao produtor o direito de comercializar os animais de sua propriedade e circular livremente pelo estado.

Ao encerrar o prazo legal para a entrega da Declaração de Vacinação (DCL), as equipes de fiscais da agência irão a campo para uma fiscalização rigorosa nas propriedades faltosas. Os produtores que não imunizaram seus animais serão penalizados com multa por animal não vacinado, além de serem proibidos de transitarem com esses animais em território baiano por não terem o direito a receber a GTA. (Fonte: Agecom)

Site Itacaré Social incentiva turismo ajudando associações locais

Aliando o incentivo ao turismo com responsabilidade social, foi criado o site Itacaré Social. Desenvolvido pelo Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), o serviço tem como proposta apresentar aos visitantes estabelecimentos hoteleiros parceiros de associações locais que trabalham com a cultura, esporte e educação. A página eletrônica oferece pacotes de hotéis, pousadas e entidades que investem na responsabilidade social.

De acordo com o diretor do ITI, Cléber Filho, o Itacaré Social visa ampliar a sustentabilidade e investimentos sociais, integrando o trade turístico e as associações, promovendo parcerias para otimizar seus recursos e somar suas competências. “A iniciativa é organizacional e financeiramente sustentável na medida em que as diárias, cedidas por empresas que investem em responsabilidade social, são doadas as entidades, garantindo a forma mais eficiente e tranqüila de acessar o Turismo Social”, informou.
Na página do serviço (itacaresocial.com), os internautas conhecem como atua cada associação, com os contatos de cada uma. As entidades que trabalham diretamente com a promoção cultural são: Tribo do Porto e Casa do Boneco. Já as associações de Surf, Canoagem e Canoeiros representam os esportes locais. Também há uma lista dos hotéis parceiros, com a possibilidade de uma visita virtual. Após escolher o estabelecimento e a instituição, o visitante é encaminhado para fechar um “Pacote Social”, preenchendo um formulário on-line.
O lançamento do Itacaré Social aconteceu no dia 29 de maio, com solenidade realizada no Centro Cultural Porto de Trás. Na ocasião, foi assinado o convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Bahia entre a Prefeitura de Itacaré, ITI, e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Através desta parceria, serão oferecidos cursos nas áreas de idiomas, imagem pessoal, turismo e hospitalidade. O objetivo é oportunizar a capacitação profissional para que pessoas de baixa renda possam se inserir no mercado de trabalho.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera a iniciativa uma excelente ferramenta para ajudar a fortalecer as ações voltadas para o benefício da população. Para ele, “promover a cultura, esporte e educação não é apenas atribuição do poder público. O Itacaré Social é uma prova de que empresários locais podem ser parceiros importantes, ajudando a comunidade em que estão inseridos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Artistas de Poções tiveram espaço na Festa do Divino

A arte e a beleza de cada peça mostrada nos stands levou brilho e público para a 5ª Mostra Cultural realizada durante a Festa do Divino. As pessoas que estiveram no local puderam contemplar a nossa arte em todas as formas, desde o artesanato até a boa música. “Nossa cultura é importante e agora vem sendo valorizada pelo prefeito Luciano Mascarenhas”, foi o que disse o Sr Agripino Souza, do bairro do Tigre. “Venho aqui todos os anos e sempre compro uma lembrança para minha filha em São Paulo”, falou a dona de casa Severina Araújo, da Pimenteira. Já o jovem Silvio Arcanjo, de Iguai, disse: “esta é a segunda vez que venho só para curtir a Capoeira do Mestre Didi, que é um marco na região.


A programação da Mostra Cultural deste ano teve a participação de varias entidades. Os artesões com as peças bem trabalhadas; a capoeira da Energia da Terra do mestre Didi; o espetáculo do circo show; o ping pong e o pingüim show; a Cia ping pong, coisas de criança; os músicos da Filarmônica 26 de Junho, que mostrou a escola renovadora de valores; o movimento hip hop, levando a dança de rua; Associação Poções Solidária, só com educação formamos os homens de amanhã; os programas de formação de jovens e crianças, como o PETI e AABB Comunidade; um brilho fantástico com um conjunto de evolução e beleza, mostrado pelos oitenta (80) integrantes da Famac de Aracatu, uma fanfarra comandada por Tiago e a primeira dama daquele município.

O stand de fotografias de J. Onildo, outro ponto bem visitado pelo público, contou com fotos que marcaram os tempos da festa e personalidades do município. Quem circulou na mostra este ano pode notar banners retratando as atrações da festa, como o parquinho, o coreto, a chegada da bandeira e outros.

A Festa do Divino por ser tradicional é uma referencia da família Poçõense, cada ano se pede muito mais que nos anos anteriores e é sempre a juventude que mais deseja inovações. Este ano o governo Juventude em Ação, procurou inovar com a presença do circo, da fanfarra, da decoração da mostra com a volta das palhas, como em anos anteriores e o som de voz e violão dos artistas da terra.

Em uma das passagens do prefeito Luciano Mascarenhas pela mostra cultural, se mostrou encantado com tudo que viu. Conversando com os expositores e visitantes, dizia sempre, “espero contar com a ajuda de todos, para fazer melhor no próximo ano e a nossa disposição de trabalhar e acertar cada vez mais, nos deixa feliz em contar com todos para fazer as mudanças necessárias, visando manter viva esta parte da festa, tão importante”, finalizou o prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)

Bailarinos de todo país se reúnem em Camaçari

Graças a política de inclusão social com o investimento em cultura e em espaços públicos, Camaçari sedia, entre 11 e 14 de junho, o Festival Nacional de Dança – Ballace 2009. O evento, realizado desde a inauguração da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, reúne 1.200 bailarinos de dança de todo o país. A abertura oficial começa às 18h, com a apresentação do grupo de balé do complexo cultural e de dois bailarinos cariocas que integram uma companhia de dança internacional. O prefeito Luiz Caetano participa do evento.


Durante o Festival serão oferecidas aulas de balé clássico infantil, dança criativa, curso para professores de balé, dança moderna, jazz, musical theatre, coreografia e balé clássico. Os concursos de dança acontecem nos dias 11 e 12 de junho, às 18h e às 21h e no dia 13, a partir das 19h. Os três primeiros colocados ganham medalhas. O bailarino e a bailarina revelação e o melhor coreógrafo ainda levam para casa um prêmio em dinheiro, que varia de R$ 500,00 e R$ 1.500,00. Os jurados são professores convidados pelo Ballace. O resultado será divulgado após cada apresentação.

Ainda no dia 13 de junho, às 19h, alunos de duas escolas da rede municipal de Camaçari apresentam coreografias utilizando músicas regionais da cultura popular brasileira. As interpretações fazem parte do projeto Interescolar do Ballace, que tem o objetivo de utilizar a dança como instrumento de aprendizado. A diretora do Ballace, Anna Cristina Gonçalves, destaca a estrutura artística da Cidade do Saber. “Dos quatro festivais realizados na Bahia, três foram em Camaçari. Trazer o evento para o interior é uma forma de conscientizar o público baiano de que a dança pode se desenvolver em diversos locais”, diz.

Os ingressos para assistir as apresentações podem ser adquiridos na bilheteria da Cidade do Saber a partir desta segunda-feira (08/06), das 14h às 18h. O valor é de R$ 10,00. O Festival Nacional é uma realização da Produções Artísticas Ballace Dance, em parceria com o complexo de inclusão social.

SELEÇÃO BOLSHOI - O Festival Nacional de Dança será especial para os jovens de Camaçari. Nos dias 12 e 13, as coordenadoras do Bolshoi, Sylvana Albuquerque e Maria Antonieta Spadari, fazem seleção para ingressar na Escola de Teatro, uma das mais reconhecidas do mundo. Os aprovados participam da seletiva nacional, que acontece em Joinville, nos dias 17 e 18 de outubro deste ano.

A etapa final contará com a participação de aproximadamente 450 pessoas de todo o país. A seleção dos alunos de balé da Cidade do Saber obedece a proposta do Bolshoi de possibilitar o crescimento cultural e acesso a dança clássica para crianças e jovens carentes. Atualmente é a única filial fora da Rússia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Lauro de Freitas se destaca com melhor taxa de rendimento escolar na Bahia

Com 3,7 de pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Lauro de Freitas se consolida entre os municípios baianos de melhor taxa de rendimento escolar e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O impacto das políticas públicas implantadas no município na educação foi o tema mais debatido no III Seminário do Programa Escola Aberta (PEA), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Escola Eurides Santana, em Itinga.


Segundo o coordenador executivo da Semed, Juvenal Machado, o município conseguiu atingir um bom resultado e deve ter um desempenho ainda melhor no Ideb 2009. Juvenal ressalta que até 2013, Lauro de Freitas deve atingir 4,4 e a meta é chegar a 6,0 bem antes do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação. “Temos muito que trabalhar para melhorar mas os dados mostram que estamos no caminho certo”, afirma.

De acordo com Sirlene Lisboa, coordenadora do Seminário do PEA este é um momento de reflexão e avaliação dos projetos educacionais da cidade com a participação da comunidade. “Estamos no terceiro ano do encontro que se mostra fundamental ao abordar assuntos importantes tanto para os jovens atendidos pelo PEA, quanto para os pais”, conclui.

O secretario municipal de Educação, Paulo Aquino, destacou que o município é pioneiro na realização dessa avaliação e outras cidades já seguem o exemplo de Lauro de Freitas. “O Programa Escola Aberta integra comunidade e escola além de trazer lazer e profissionalização através das 180 oficinas realizadas nas 21 escolas. É um Programa que reflete em outros aspectos da educação”.

ESCOLA ABERTA - Implantado em 2005, o Programa Escola Aberta foi idealizado pela UNESCO em parceria com o governo federal como forma de reduzir a violência em áreas de vulnerabilidade social. Em Lauro de Freitas um dos resultados mais visíveis foi a redução do vandalismo nas escolas públicas. No município 21 escolas ficam abertas para a comunidade nos finais de semana, disponibilizando cursos profissionalizantes, lazer e esporte, com oficinas de artes manuais, culinária, capoeira, caratê, dança moderna, futsal, futebol de salão, violão, jit-jitsu, dança de salão, informática e manutenção de micros e estética feminina.

A estudante Fernanda Dias, de 16 anos, disse que conseguiu um emprego depois de participar do Programa Escola Aberta. “Faço oficina de bordado e hoje estou trabalhando como artesã”. André Santos, de 12 anos, pratica capoeira e disse que não perde uma aula. “Adoro praticar esporte e a capoeira é minha vida”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)

Juazeiro antecipa Campanha de Vacinação contra Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SMS) antecipa a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), que começaria em 20 de junho, para ser iniciada neste 08 de junho, encerrando em 26 de junho. De acordo com a SMS, todas as crianças menores de 5 anos - mesmo que já estejam vacinadas - devem ser levadas à qualquer Posto de Saúde, de segunda a sexta-feira, para receber a dose contra pólio, das 8h às 17 horas.


“Não existem mais casos da poliomielite há 15 anos no Brasil, mesmo assim continuamos fazendo campanha porque existem países vizinhos ao nosso que ainda têm casos da doença. Como existe essa migração, esse vai e vem de pessoas, de um país pra outro, pode ser que os turistas tragam novamente o vírus da paralisia infantil, portanto é uma prevenção para que casos da doença não voltem a aparecer”, explicou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal.

Mais de 500 profissionais estarão distribuídos nas 44 unidades fixas do município para aplicar a dose da vacina contra poliomielite (paralisia infantil). A meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar 21,5 mil crianças menores de 5 anos, o equivalente a 95% de cobertura. Juazeiro conta atualmente com 22,6 mil crianças nesta faixa-etária. O dia “D” da campanha, data que marca a mobilização nacional da campanha, está programado para dia 20 de junho.

“É importante que os responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para receberem a dose da defesa, independentemente de já terem sido imunizadas. Se nascer um bebê, as mães devem levar aos postos para vacinar”, chamou a atenção a técnica da Vigilância Epidemiológica do município, Maria do Livramento Freitas.

Contraindicações - Segundo informações da SMS, não há contraindicação absoluta, mas alguns casos devem ser observados como: evitar crianças em situação de infecção aguda, febre alta de 38 graus, com diarréia ou vômito e hipersensibilidade conhecida a alguns componentes da vacina, sendo eles a estreptomicina ou eritromicina. A técnica da Vigilância Epidemiológica, Maria do Livramento, faz ainda outros alertas. “Não deve se vacinar a criança que ano passado apresentou alguma reação anormal à vacina ou crianças imunologicamente deficientes devido ao tratamento com imonossupressores, de forma adquirida ou com deficiência imunologicamente congênita”, concluiu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).

Campanha contra pólio começa dia 15

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Camaçari começa no dia 15 de junho. A Secretaria da Saúde (Sesau), através da Vigilância Epidemiológica, vai disponibilizar, doses das vacinas em 36 postos fixos. Devem ser vacinadas crianças até quatro anos. O Dia de Mobilização Nacional acontece 20 de junho. Vale lembrar, que é importante os pais levarem o cartão de vacinação das crianças. Os postos funcionam das 8h às 17h.


De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Marcos Nogueira, a meta do Município é vacinar 22.960 crianças. “Todas as crianças devem ser imunizadas para que a doença continue sem manifestação no Brasil”, explica Marcos Nogueira. A poliomielite é uma doença grave causada pelo poliovírus. Os sintomas são infecção, febre, mal estar, dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais, rigidez da nuca e paralisia flácida. O Brasil não registra casos da doença desde 1994. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a presença da poliomielite em 17 países. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).