Roberto Maia participa de reunião da Secretaria de Assuntos Federativos

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia vai participar, nesta terça-feira, dia 26, da reunião do Pleno do Comitê de Articulação Federativa (CAF), no Palácio do Buriti, em Brasília. Entre os assuntos que serão discutidos estão na pauta: Com o Ministério da Fazenda serão debatidos assuntos como a situação da economia brasileira diante da crise econômica e seu impacto nas finanças públicas municipais. O tema Previdência Social e os Municípios também está na pauta, além da discussão de mais medidas do governo federal de apoio aos Municípios, e os mecanismos de fortalecimento do CAF. Maia destaca que o Comitê discuta os impactos financeiros trazidos aos Municípios em virtude da manutenção de programas federais. “Os Municípios assumem programas que são da União e enfrentam dificuldades para fechar seus orçamentos. Isso precisa ser debatido com urgência”, informou.

Na quarta-feira, dia 27, Roberto Maia participa da reunião de trabalho e posse da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Eleita no dia 30 de março para presidir a entidade no triênio 2009/2012, a nova diretoria tomará posse no dia 27 de maio, em solenidade realizada no Auditório Brasil 21 – Centro de Eventos e Convenções. Liderada pelo atual presidente da CNM e reeleito ao cargo, Paulo Ziulkoski, a chapa CNM Independente obteve 98,03% dos votos computados. Esta foi a primeira vez que a eleições da entidade foram realizadas por meio eletrônico, mais um incentivo à participação dos prefeitos em todo país. “A CNM prezou por um processo eleitoral democrático e transparente”, afirma Ziulkoski.

UPB orienta municípios a entrar na justiça contra Tesouro Nacional

A União dos Municípios da Bahia (UPB) está orientando aos 34 municípios baianos que foram excluídos da compensação prevista na Medida Provisória 462/09, que restitui os valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no primeiro trimestre de 2009 em comparação ao mesmo período de 2008, a impetrar um Mandato de Segurança contra o Tesouro Nacional solicitando novos cálculos para os repasses.

O governo federal anunciou na semana passada, que a Bahia receberia nesta segunda-feira (25/05), um repasse de 69,3 milhões para serem divididos entre os 417 municípios. Porém, retificou que dos 417, 34 não receberiam os valores devido o aumento da população em 2009.
Com essa notícia o São João de algumas dessas cidades está correndo o risco de não acontecer. Segundo os prefeitos de Coração de Maria, Diego Martins e o prefeito de Ipirá, Antônio de Sá, a queda da receita nesses três primeiros meses de 2009 impossibilitaria a realização dos festejos juninos em suas cidades. "A população estava cobrando a comemoração do São João. Então me comprometi que faria uma festa simples, para não interromper a tradição na cidade. Mas agora não sei como vai ficar. Inclusive, essa exclusão vai comprometer também o pagamento de folha da prefeitura e dos fornecedores. A situação está complicada", afirma o prefeito de Coração de Maria. Prefeito de Coração de Maria, Diego Martins
Além de Coração de Maria e Ipirá, os outros municípios que não serão contemplados são: Amélia Rodrigues, Antas, Baianópolis, Barro Alto, Barrocas, Boninal, Caldeirão Grande, Camacan, Conceição do Coité, Gandu, Ibipeba, Ibirapitanga, Iraquara, Itaberaba, Itapitanga, Ituberá, Jaguaribe, Jequiriçá, Mata de São João, Muquém do São Francisco, Piripá, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Rio de Contas, Rio Real, Salinas das Margaridas, Santa Terezinha, São Francisco do Conde, Sapeaçu, Sento Sé e Teixeira de Freitas.

Festa do Divino em Poções: um espetáculo de fé, ritmo e cultura

O município de Poções levanta a bandeira do Divino, festejada há mais de um século


“Meu Divino Espírito Santo, Divino Consolador, consolai as nossas almas quando deste mundo for. O Divino pede esmola, mas não é por precisão, é para ver os seus devotos, os seus devotos quem são”. Este é apenas um dos hinos que entoam uma das festas mais populares, tradicionais e religiosas da Bahia. E por falar em tradição, a partir do dia 28 de maio, o município de Poções realiza mais uma edição da sua centenária festa do Divino Espírito Santo, a principal da região e a mais habitual do Estado. Festejada há mais de um século, datando de 1878, a evento antecede até mesmo a data de emancipação da cidade, que ocorreu dois anos depois.

Padroeiro de Poções, o Divino Espírito Santo é representado pela própria pomba branca, onde de acordo com a história da cidade, se deu em razão dos primeiros desbravadores da localidade encontrarem muitos pombos na região. A festa de fé e alegria atrai anualmente mais de 30 mil pessoas dos mais diversos lugares da Bahia.
PROTEÇÃO - Situada no Sudoeste baiano, Poções fica a 444 km da capital, e possui uma população de cerca de 49 mil habitantes. De fácil acesso e bem localizado, o município oferece acomodações com boa infra-estrutura, como pousadas, hotéis, restaurantes, bares e clubes sociais. Para homenagear a proteção de seu divino padroeiro, a cidade muda e ganha maior movimento. Além das procissões e novenas, o festejo também tem seu lado profano. Na praça principal são armadas barracas de comidas e bebidas típicas, onde população e visitantes serão animados por shows de diversas bandas de forró como Edu e Maraial, Edgar Mão Branca, Corpo de Mulher, Forrozão Saborear, entre outras.
Os cavaleiros são a marca do festejo de Poções: mais de 3.000, conduzindo a Bandeira do Divino, símbolo de fé e esperança. Há mais de 130 anos, os responsáveis pela festa saíam a cavalo em peregrinação, levando a bandeira, daí a tradição mantida até os dias atuais. Durante essa andança, os cavaleiros angariavam recursos para a comemoração, onde conforme contam os habitantes, era em moedas de prata. Foram com essas tais moedas que foi construída a Igreja do Divino na cidade e moldada uma pomba de prata que acompanha os cortejos ainda hoje.
HISTÓRICO DE FÉ - A festa do Divino Espírito Santo realiza-se no Domingo de Pentecostes, comemoração móvel católica, que acontece sempre 50 dias depois da Páscoa, em celebração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Tal costume veio de Portugal, trazido pelos missionários jesuítas e primeiros colonos. Mas, segundo alguns historiadores, só em Portugal foram queimadas mais de 400 pessoas por sua crença no Espírito Santo. Inúmeros adeptos da nova fé migraram para o Brasil, logo depois de sua colonização. Ainda conforme historiadores, as pessoas recorrem ao Divino em busca dos mesmos milagres esperados dos santos da igreja católica fazendo, inclusive, promessas.
O Divino Espírito Santo não tem atributos específicos, isto é, não tem um dom particular de cura ou proteção, como é o caso de muitos santos. No entanto, por essa razão, ao Divino tudo se pede. O imperador do Divino é aquele através de quem a cidade presta suas homenagens ao Espírito Santo, o Divino. Por esta razão, um dos momentos mais emocionantes do festejo é o da coroação do imperador, é o momento em que simbolicamente o Espírito Santo vem a Terra, sobre o imperador do Divino ou personificado nele, como na época dos apóstolos.
DONATIVOS - Como ninguém é tão pobre que nada tenha para ofertar ao Divino e não tão rico que a ele nada possa pedir, a bandeira vai de casa em casa, cantando e recolhendo donativos pela cidade. Os donos da casa ofertam alimentos e bebidas aos “mensageiros do divino”, sempre adornados por fitas coloridas e lampejos de fé nos olhos. Os devotos beijam a bandeira e choram aos pés do maior emblema do festejo popular e religioso de Poções e de diversos municípios do interior da Bahia.
“Esmolas” são quase sempre concedidas, numa festa onde tudo se pede cantando e em nome do Divino Espírito Santo. “Os devotos do Divino vão abrir sua morada pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada. Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome, dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome. A bandeira acredita que a semente seja tanta, que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa. Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita que o homem seja livre, que a justiça sobreviva”. (Ivan Lins, Bandeira do Divino)

Pronaf disponibiliza R$ 500 milhões para agricultores

Para receber os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os produtores devem estar adimplentes junto às instituições financeiras – a inadimplência impede que 130 mil agricultores em todo o estado tenham acesso ao crédito. A Lei 11.775, de setembro de 2008, institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário. O programa disponibiliza um repasse de R$ 500 milhões para produtores baianos.

De acordo com o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, a lei permite a prorrogação da dívida desses produtores a partir da amortização mínima de 1% do saldo devedor, até a data de renegociação. A solução encontrada, portanto, é que o Estado pagará o 1% do atraso da dívida dos produtores, viabilizando assim a prorrogação do saldo devedor e o acesso ao crédito. Os representantes do BNB e da Desenbahia se reúnem na próxima semana para decidir como se dará esse repasse.

4º Seminário de Gestão Pública apresenta o Programa Prefeito Amigo da Criança

A Fundação Abrinq vai apresentar, no dia 27 de maio, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, o Programa Prefeito Amigo da Criança, gestão 2009-2012, no 4º Seminário de Gestão Pública.

Durante o Seminário, os prefeitos baianos poderão aderir ao programa, que tem como objetivo comprometer os dirigentes municipais a priorizarem a infância e adolescência em sua gestão, bem como mobilizar a sociedade para participar e acompanhar a implementação de políticas públicas com esse fim.
Na primeira edição do programa (1997-2000) houve 821 adesões, na segunda edição (2001-2004) foram 1542 adesões e na terceira edição (2005-2008) foram 2263 adesões de prefeitos ao Programa.
O programa procura fazer o monitoramento das ações desenvolvidas, analisá-las e dar devolutivas que possam contribuir para a efetiva proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, e também estimular a adoção de um modelo de gestão que incentive a participação da sociedade civil na definição de prioridades, no desenho, implementação e monitoramento das ações.

Serrinha lança Orçamento Participativo

O município de Serrinha, lançou, no último sábado (23/05), o Orçamento Participativo do município. Segundo o prefeito Osni Cardoso, o objetivo é promover a participação popular nas políticas públicas da cidade. "Este foi um dos compromissos que assumi durante a campanha", afirmou.

O prefeito define o orçamento participativo como um importante espaço de debate e definição dos destinos da cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos da prefeitura.
Moradores das 128 localidades, entre bairros e zona rural que vão participar, apresentaram as demandas para as suas comunidades. Apresentações culturais locais vão enriquecer os encontros em que a comunidade tomará conhecimento da metodologia do Orçamento Participativo. São nesses encontros periódicos que o governo presta contas dos investimentos do ano anterior e a população de forma democrática elege as prioridades para o ano seguinte e também elege seus delegados, conselheiros e conselheiras.
No período de 04 de agosto á 02 de setembro, acontecerá à segunda rodada de assembléias regionais, com apresentação do plano de investimento e a eleição de conselheiros que no dia 26 de setembro tomam posse e apresentam a previsão do orçamento 2010 de atividades do conselho do orçamento participativo. Estes conselheiros serão capacitados e estarão acompanhando as discussões e votações do orçamento público na Câmara de Vereadores.

Ministério da Cultura discute Plano, Sistema e Conferência Nacional de Cultura em Salvador

Representantes do Ministério da Cultura estarão em Salvador na próxima quarta-feira (27) para discutir o Plano, o Sistema e a Conferência Nacional de Cultura. A iniciativa é do Conselho de Cultura da Bahia que deseja contribuir para a discussão pública das recentes mudanças propostas pelo Ministério da Cultura (Minc). Já estão confirmadas as presenças do Secretário Executivo Adjunto do MinC, Gustavo Vidigal, do Gerente de Articulação Institucional, João Roberto Costa do Nascimento (Roberto Peixe), e do Gerente da Secretaria de Políticas Culturais, Maurício Dantas.

A reunião é aberta ao público e acontece como atividade paralela ao V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), na próxima quarta-feira (27), às 15h, no Auditório Nilda Spencer, na sede do Conselho de Cultura que está situado à Av. 7 de Setembro, 1330, anexo ao Palácio da Aclamação (ao lado da Casa D'Itália no Campo Grande). Estacionamento disponível no Passeio Público. Participe! Mais informações:Conselho de cultura – 3117-6190/6188 www.conselhodeculturaba.wordpress.com

São João da Bahia terá investimento de R$ 9 milhões

O secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, anunciou na última quinta-feira (21/05) que o São João da Bahia terá um investimento de R$ 9 milhões e 900 mil. De acordo com dados apresentados pela Secretaria, já foram captados pelo estado R$ 6,8 milhões, provenientes de patrocínios de empresas privadas, como Ambev e Insinuante, e públicas, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de recursos do Ministério do Turismo. A verba será utilizada para divulgação em feiras e eventos de turismo em todo o país, contratação de atrações e realização dos festejos na capital e em 417 municípios baianos.

Prêmio da merenda têm inscrições abertas até 10 de junho

O prazo para inscrição da 6ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar foi prorrogado até o dia 10 de junho. A premiação pretende selecionar e disseminar as melhores práticas municipais na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em 2009, o programa da merenda escolar foi ampliado para toda a educação básica passando a contemplar também os estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos. O orçamento para este ano é de R$ 2,02 bilhões. Os recursos são repassados aos estados e municípios em dez parcelas anuais.
A premiação tem quatro categorias regionais (desempenho administrativo-financeiro; desenvolvimento local; eficiência nutricional; e participação social), três referentes ao tamanho e características dos municípios (capitais e grandes cidades; pequenas cidades; e município do semi-árido) e mais três relacionadas a projetos especiais (destaque em educação alimentar; valorização profissional das merendeiras; e merenda indígena ou quilombola).
As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site www.premiomerenda.org.br, ou por meio de formulário impresso enviado a todas as prefeituras do país. Em 2008, 24 dos 1.022 municípios inscritos foram premiados.

Itamaraju foi sede do 2º Encontro de Heveicultores do Extremo Sul da Bahia

A Comissão Organizadora do “Projeto Verdes Campos” – Seringueira, que é composta pelo Banco do Nordeste, Sindicato Rural de Itamaraju, CEPLAC – Escritório de Itamaraju, EBDA – Escritório local de Itamaraju, Itaflora e as Prefeituras Municipais de Itamaraju, Prado e Jucuruçu, realizou na última quinta-feira, 21, no auditório do Banco do Nordeste, o 2º Encontro de Heveicultores do Extremo Sul da Bahia.

O evento, que contou com a participação dos produtores rurais, sindicatos rurais, sindicatos dos trabalhadores rurais, secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, vereadores, técnicos, associações, cooperativas e instituições parceiras, promoveu uma ampla divulgação do setor da heveicultura.
O desenvolvimento das raízes da seringueira está diretamente relacionado às condições físicas ideais do solo, como boa aeração, drenagem e retenção de umidade adequada, permitindo maior exploração do sistema radicular da planta por volume de solo.
O erro mais comum cometido pelos heveicultores é não fazer a adubação. Como a seringueira é uma planta rústica, que de qualquer modo cresce e se desenvolve, o agricultor não aduba e então a árvore perde em tamanho de copa, com menos folhas para produzir látex. Outro erro frequente é a falta de base técnica, como análise de solo e análise de planta, que são primordiais nesta cultura, como em qualquer outra, já que são elas que indicam os nutrientes que estão faltando ou sobrando.

Bacia do Jacuípe inaugura ponto de cultura Pensar Filmes em Pintadas

Fortalecer a identidade territorial da Bacia do Jacuípe através da produção de cinema e vídeo. Esse é o principal objetivo do Ponto de Cultura Pensar Filmes, que foi lançado nos dias 22 e 23 de maio, em Pintadas. A aula inaugural será ministrada por Póla Ribeiro, cineasta e diretor do IRDEB (Instituto de Radiodifusão da Bahia), e terá participação de Sofia Federico, diretora da DIMAS (Diretoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura da Bahia) e Sophia Rocha, coordenadora dos Pontos de Cultura da Bahia/SECULT.

O Pensar Filmes é um dos Pontos de Cultura selecionados pela SECULT (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) no ano passado. Trata-se de um projeto inédito na região e envolverá cerca de 40 participantes, entre jovens e adultos de 14 municípios da Bacia do Jacuípe. Durante três anos os alunos terão aulas teóricas e práticas que vão desde o aprendizado de captação de imagens, elaboração de roteiro, edição, até a produção de vídeos.

Município de Antônio Cardoso ganha moradias e PSF

A construção de 73 casas realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social no município de Antônio Cardoso, beneficiou mais de mil famílias. As casas foram entregues pelo governador Jaques Wagner, que aproveitou para inaugurar a Unidade Sede do Programa Saúde da Família no município. O posto está equipado com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de vacinação e uma farmácia básica.

Vitória da Conquista inaugura unidade da Cooperativa de Agricultores

O governo do Estado inaugurou na última quinta-feira (21/05), na cidade de Vitória da Conquista, as obras das unidades de produção de fécula da mandioca e de empacotamento de fecularia da Cooperativa mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub), no povoado de Corta Lote.

A obra inclui uma unidade de fabricação de fécula (parte farinhenta de certas sementes, tubérculos e raízes), com capacidade diária para processar 100 toneladas de raiz de mandioca, um módulo de empacotamento de farinha e outro administrativo. A produção de mandioca dos cooperados passará a ter valor agregado com o beneficiamento e centralização da comercialização, com a utilização de embalagem contendo marca própria.

Bahia foi sede do 2º Congresso Brasileiro da Cachaça

Como é o segundo maior produtor de cachaça alambique do Brasil, a Bahia sediou até a última sexta-feira (22/05), o 2º Congresso Brasileiro da Cachaça abordando temas como: a busca da melhor qualidade para a cachaça de alambique, a conquista de novos mercados para os produtores e o desenvolvimento tecnológico do setor. Cerca de 400 pessoas, entre produtores, empresários, pesquisadores, estudantes e apreciadores da cachaça de qualidade participaram do evento, que contou com 46 palestrantes, incluindo representantes de Cuba e do México.

Hoje existem na Bahia cerca de 7 mil unidades agroindustriais que produzem cerca de 60 milhões de litros de cachaça por ano e empregam 35 mil pessoas diretamente. Mais de 15 marcas de cachaça de alambique participam de um programa que visa fortalecer o setor a partir da cooperação empresarial. Coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Progredir atua junto à cadeia produtiva de derivados da cana-de-açúcar, dentre 11 segmentos produtivos, disponibilizando cursos de qualificação em gestão, acesso à certificação, consultorias e incentivando a cooperação.

Juazeiro volta a oferecer as cirurgias eletivas com serviços ambulatoriais ampliados

As cirurgias eletivas que estavam paradas - desde outubro do ano passado - foram reativadas este ano, desde abril. A volta dos serviços foi uma prioridade estabelecida pelo prefeito Isaac Carvalho que orientou a Secretaria de Saúde a não medir esforços e solucionar esta questão. De acordo com Ubiratan Pedrosa, os serviços ainda não estão funcionando em sua totalidade, mas aos poucos a rotina será normalizada. “A equipe de profissionais está sendo formada para garantir a execução total das cirurgias eletivas. Atenderemos inicialmente a fila de espera e depois a demanda normal. Nosso objetivo é garantir a tranqüilidade da população que não terá novamente os serviços interrompidos”, frisou.

A Secretaria de Saúde conta com recursos próprios e do Ministério da Saúde no montante de cerca de R$ 150 mil mensalmente para garantir o funcionamento dos serviços e atender a demanda. Segundo informações de Ubiratan Pedrosa, são financiados pelo SUS, por exemplo, para os serviços profissionais na realização da cirurgia de Hérnia, em média R$ 147,00, sendo que o município paga adicionalmente quase 100% do valor da cirurgia para os mesmos serviços, aumentando desta forma este valor, além do pagamento do anestesista. “Temos o recurso financeiro do MS, mas o município ainda arca com quase o dobro do valor da cirurgia cobrada pela tabela SUS”, completou.
Segundo informações da Supervisora do Núcleo de Regulação, Controle e Avaliação do município, Nancy Brandt, a Secretaria de Saúde para garantir o funcionamento adequado das cirurgias eletivas está contratando médicos para todas as especialidades, antes oferecidas e interronpidas pela gestão anterior, como cirurgião pediatra e cirurgião geral, por exemplo. A população da região tem acesso a várias especialidades, entre elas, Angiologia, Geral, Ginecologia, Urologia, Proctologia, Otorrino, Ortopedia, Cirurgia Pediátrica, cirurgia plástica Ortopedia Pediátrica e Catarata. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).

Conselho de Turismo toma posse quarta-feira

Nesta quarta-feira (27/05), às 8h, na Casa do Trabalho, será empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo, referente ao biênio 2009/10. O Conselho estuda e propõe à Prefeitura medidas que colaborem com campanhas para fortalecer o setor turístico de Camaçari. Ao todo, 13 pessoas coordenam, incentivam, promovem e fiscalizam as ações relacionadas ao turismo da cidade. Os componentes são indicados pelos segmentos que representam o comércio, a indústria, o setor financeiro, o terceiro setor e o poder executivo Municipal.

De acordo com a turismóloga e assessora da Secretaria do Turismo (Setur), Tânia Carvalho, “o conselho vai discutir as ações que devem ser implantadas para o desenvolvimento do setor em Camaçari”. Ainda, segundo Tânia Carvalho, a Setur vai promover no dia 26 de junho, às 9h, no Itacimirim Eco Resort, reunião com empresários de Camaçari para discutir questões ligadas ao desenvolvimento do turismo local. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Projeto “Praia limpa, surf limpo” será realizado no dia 07 de junho

Conscientizar a população para a necessidade de manter as praias limpas é a principal proposta do projeto “Praia Limpa, Surf Limpo”, que acontece no próximo dia 7 de junho, a partir das 8 horas, no quilômetro zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras, entre o Opaba Praia Hotel e a sede da AFC (Associação dos Funcionários da Ceplac). Realizado pela terceira vez, o projeto contará este ano com a participação de cerca de 100 pessoas, entre surfistas, estudantes e admiradores do surf, e homenageará o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em todo o planeta no dia 5 de junho.

Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Domingos Madureira, após o trabalho de limpeza e conscientização, o biólogo Emerson Lucena, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), vai proferir palestra sobre animais marinhos e cuidados com o meio ambiente. “Na seqüência, logo depois do mutirão, serão realizadas duas grandes competições de surf e body board”, acrescenta Madureira.
O projeto “Praia Limpa, Surf Limpo” conta com o apoio das lojas comerciais do centro e da zona sul da cidade e da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Esportes e de Serviços Urbanos. “As duas primeiras edições deste trabalho de conscientização ambiental, realizadas em junho e agosto do ano passado, fizeram muito sucesso junto a banhistas e cabaneiros. Nossa proposta, agora, é ampliarmos esse esforço para que outras praias venham a ser beneficiadas”, diz Domingos Madureira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)