Poções levanta a bandeira do Divino a partir desta quinta


De acordo com a história do município, o Divino Espírito Santo foi adotado como padroeiro de Poções

A comemoração dos festejos do Divino Espírito Santo no município de Poções, no sudoeste do estado, começa nesta quinta-feira, dia 28 de maio e só termina no dia 15. Nesse período haverá, todas as noites, apresentação de shows nos quatro palcos armados para a festa com 44 atrações. O palco da Amostra Cultura será para apresentações de artistas da terra com destaque para voz e violão, entre eles estão Luciano dos Teclados, Macton Costa e Noel voz e violão. O palco Circuito do Forró instalado entre a lateral do Colégio Isaias Alves com a sede da Adab, para os shows dos artistas da terra com a seguinte programação: Quinta feira (28), 23:00h Variação Musical, 00:00h Sensação e 01:00h Esquema Musical; sexta feira (29), 12:00h Estrela do Forro, 13:00h Os Primos do Forró, a noite 23:00h Beijo Molhado, 00:00h Forró Chamego Vip e 01:00h Chamas do Forró; sábado (30), 12:00h Trovão Azul, 13:00h Jonor Barbosa, a noite, 00:00h Corcel Negro, 01:00h Doce Emoção, 02:00h Coração de Rapariga e 03:00h Rasga Tanga; domingo (31), 20:00h No Chiado da Chinela, 21:00h Fera do Forró, 22:00h Gatinha Safada e 23:00h Cala Frio.

Nos palcos da Praça quando uma atração estiver se apresentando, o outro estará recebendo a próxima atração, deste modo, não haverá intervalo de uma atração para outra, confira a programação: Quinta feira (28), abertura 23:00h com Chico Schettini e Banda Corda de Croá, 00:00h Sandro Lucio, 01:30h Amor a 1.000; 02:00h Banda Paixão Sertaneja, 03:30h Calcinha de Seda, 04:00h Pizada Quente e 04:30h 100 Vergonha do Forró; Sexta feira (29) 12:00h Assanhados do Forró, 12:30h Forró Capim Rosa Chá, 13:00h Forró Komida Kaseira com Pascoal, 14:30h Forró Coisa e Tal, 15:00h Netinho do Forró e 17:00h Samarina; a noite 23:00h Banda Santa Nova, 01:30h Luciano Gouveia, 01:30h Edgar Mão Branca, 03:00h Bonde da Pizadinha e 03:30h Forrozão Saborear; Sábado (30), 12:00h Dingo dos Teclados, 12:30h D”boys, 13:00h Cana Cayana, 14:30h Baculejo do Arrocha e 16:00h Saia Rasgada; a noite 00:00h Edu e Maraial, 02:00h Forró Corpo de Mulher, 03:30h Vera Cruz e 04:30h Melaço da Bahia; Domingo (31), 20:00h União do Samba, 21:00h, Banda Alfa Centauros, 22:30h Tirana Seca, 00:00h Swing do Forró, 01:00h Cinco Contra Um e 01:30h Metrópole.
VISITANTES - A Festa do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade reúne visitantes de municípios como Bom Jesus da Serra, Mirante, Caetano, Nova Canaã, Iguaí, Ibicui, Planalto, Boa Nova, Manoel Vitorino, Dário Meira, Barra do Choça que juntos representam uma população em torno de 350 mil habitantes, ressaltando-se os constantes intercâmbios com os municípios de Jequié e Vitória da Conquista, além de curiosos de outros estados. O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas está convidando a todos para participarem da grande festa.
No período do novenário, ocorrem manifestações de caráter religioso e cívico-populares, com a presença de público médio em torno de 25 mil pessoas e de cerca de 45 mil pessoas nos dias finais do evento, estimativa da Polícia Militar do Estado, que presta colaboração no decorrer dos festejos. Segundo o prefeito de Poções, está programando para este ano a participação de mais de três mil cavaleiros na festa, “uma das maiores cavalgadas do Brasil. Os cavaleiros vão atravessar a cidade levando mensagem de esperança e fé”, informa.
ACESSO – A cidade de Poções, emancipada politicamente em 26 de junho de 1880, é movimentada pela Festa do Divino todos os anos durante um período de dez dias. Instalada nas margens da BR-116, entre Jequié e Vitória da Conquista, a cidade é dotada de agências bancárias, emissora de rádio e transporte rodoviário que liga o município a todos os grandes centros do país. O desenvolvimento econômico, sustentado por uma agricultura comercial hortifrutigranjeira e o estímulo à cultura do café, ao lado de um comércio forte, destaca o potencial da cidade. O nome Poções nasceu em virtude da grande quantidade de poços existentes por obra da natureza.
Desde 1878, portanto há 131 anos, a Festa do Divino é organizada e promovida em Poções, sendo pela sua tradição, a mais antiga da Bahia, caracterizando-se pela participação de mais ou menos 3.500 cavaleiros que conduzem a Bandeira do Divino, marco de fé, esperança e manifestação popular, demonstrando a religiosidade da população local e visitantes no decorrer do novenário celebrado na Igreja Matriz. A procissão do Divino, que acontece no domingo de Pentecostes, último dia dos festejos, representa um momento forte de evangelização, com a participação de cerca de 20 mil pessoas. Na praça principal da cidade, denominada de Praça do Divino, onde se encontra a Igreja Secular do Divino Espírito Santo, são encontrados os adornos da grande festa.
CENTENÁRIA - Surgido pelas mãos de bandeirantes a serviço do rei de Portugal, o município de Poções é conhecido nacionalmente pela preservação da centenária Festa do Divino, que anualmente atrai mais de 30 mil pessoas à região. De acordo com a história do município, o Divino Espírito Santo foi adotado como padroeiro de Poções em razão dos primeiros desbravadores da localidade encontrarem muitos pombos na região. Naquele tempo, há mais de 120 anos, os responsáveis pela festa saíam a cavalo, em peregrinação, carregando a bandeira do Divino.
Durante a peregrinação, os cavaleiros angariavam recursos para a festa. Com o passar dos anos, o evento foi se transformando no mais importante acontecimento religioso da região. As primeiras arrecadações com a peregrinação, como contam os populares, eram em moeda de prata. Com elas, foi construída a Igreja do Divino na cidade e moldado uma pomba de prata, que até hoje acompanha os cortejos da festa, iniciada sempre uma semana antes da data de Pentecostes, evento católico celebrado 50 dias após a Páscoa.

V Expomandioca é sucesso em Santo Antônio de Jesus

A quinta edição da Expomandioca, realizada no último final de semana, em Santo Antônio de Jesus, como esperado, foi um sucesso. Mais de 40 municípios baianos participaram dessa grande festa, o que demonstra a credibilidade do evento no Estado. Com aproximadamente 60 stands que expuseram trabalhos relacionados à mandioca e uma estrutura de primeira, o evento conseguiu reunir uma multidão durante os três dias de festa. A abertura, que aconteceu na sexta-feira, (22), contou com a presença de nomes ilustres como o Secretário de Agricultura do Estado, Roberto Muniz, o Deputado Estadual, Rogério Andrade e os Deputados Federais, Roberto Brito e João Leão.

Na ocasião, Muniz falou sobre as ações de desenvolvimento da mandiocultura de Santo Antônio de Jesus e a importância delas para o pequeno agricultor. Segundo ele, a mandioca é a cultura que unifica todas as regiões. “Estamos aqui para reforçar a importância da mandioca para a agricultura familiar, para o sustento dos agricultores familiares”, afirma.
O Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Edson Diniz, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do evento. “É bom ver todos aqui nessa linda festa onde vamos difundir tecnologias, passar informações e levar um pouquinho de felicidade para o agricultor de santo Antonio de Jesus”. Já para o Prefeito Euvaldo Rosa, fixar o agricultor no campo é o mais importante e para isso é preciso incentivar, mostrar novas tecnologias e capacitar, transformando a mandioca em oportunidade de negócio. “A expomandioca é muito mais que uma festa, que um momento de congregação, é um resgate da cultura da mandioca”, conclui. A V Expomandioca contou ainda com diversos shows de músicos locais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus).

Feira de Santana distribuí merenda escolar nas escolas municipais

As escolas da rede municipal de ensino em Feira de Santana, tanto da zona urbana quanto rural, já estão sendo abastecidas com a merenda escolar. Os alimentos são oferecidos com composição balanceada e rica em nutrientes como: arroz, feijão, biscoitos, farinha, macarrão, óleo, queijadinha, sopa, suco e carne. Produtos adquiridos pela Prefeitura, através de licitação pública e de qualidade atestada.


Segundo o coordenador da Merenda Escolar no Município, Álvaro Galvão Filho, a cada remessa estão sendo distribuídos estoques suficientes para um período de 10 a 15 dias. Ao todo são 215 escolas, tanto na sede quanto nos oito distritos, que são beneficiadas.

Banco de Alimentos de Paulo Afonso é referência na Bahia

O Banco de Alimentos de Paulo Afonso foi visitado, este mês, por membros da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza para conhecer a estrutura física e o esquema de planejamento do Banco, que funciona com a ajuda da prefeitura e destaca-se como Centro de Referência no Estado. Na Bahia quatro cidades participam do Programa do Banco de Alimentos. Na última segunda-feira, foi publicado um edital que estabelece a concorrência entre 45 cidades baianas que serão beneficiadas pelo programa.

O Banco de Alimentos de Paulo Afonso (BAPA) é um Programa em parceria entre a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Ação Social, e o Ministério do Desenvolvimento Social Fome Zero, do Governo Federal, que arrecada alimentos fora dos padrões de comercialização, mas, próprios para o consumo humano. O BAPA tem como objetivo combater o desperdício e minimizar a fome das classes menos favorecidas, pois faz a distribuição gratuita para instituições cadastradas no município.

Secretaria do Tesouro esclarece prefeitos sobre transferência de recursos

A Secretaria do Tesouro Nacional distribuiu nota técnica sobre a transferência, a título de apoio financeiro, às entidades que recebem recursos do Fundo de Participação dos Municípios, conforme a Medida Provisória 462, de 14 de maio passado.

Segundo a nota, o apoio financeiro não pode ser confundido com a receita recebida por meio do FPM e está relacionado à transferência de recursos repassados pela União aos municípios, que deverá ser registrada na Natureza de Receita 1721.99.00 – Outras Transferências da União. (Fonte: site tcm.ba.gov.br)

Valente terá Centro de Artesanato

Em breve estará funcionando no município de Valente, o Centro de Artesanato e Arte da Região do Sisal – Cenarte Sisal. As obras de construção com recursos da Fundação Banco do Brasil, foram concluídas no mês de março. Segundo o Diretor Executivo do IDRSisal, Silvio Roberto Habib, esse órgão já recebeu recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para equipar o Centro de Artesanato.

O Centro de Artesanato e Arte do Sisal, que surgiu da parceria entre Fundação do Banco do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia, Sebrae e prefeitura municipal de Valente, tem como meta promover a inserção de tecnologias visando a melhoria da qualidade do artesanato produzido na região, bem como disponibilizar a todos os artesãos um local adequado para o escoamento da produção, proporcionando comercialização sistemática justa e solidária através de um caminhão baú adquirido com recursos da FBB e barracas padronizadas para vendas itinerantes.
Outro objetivo do Centro é fomentar uma política para desenvolver o artesanato como uma atividade vocacional e indutora de ocupação de renda. O Cenarte Sisal conta com uma área construída de 300 metros quadrados onde estão: lojas para comercialização de produtos artesanais, depósitos, sanitários, sala para capacitação e projeção de filmes educativos e documentários, lanchonete, centro digital e administração.

Senado aprova projeto para ampliar acesso à educação infantil

O Senado aprovou na última terça-feira (26/05), o Projeto de Lei nº 698 de 2007, que visa ampliar a rede de creches e pré-escolas gratuitas e em tempo integral no país. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Assuntos Sociais e de Educação, antes de seguir para a Câmara.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dioclécio Campos Junior, atualmente apenas 17% das crianças brasileiras de até 6 anos de idade têm acesso à educação no Brasil, o que, para ele, é um atraso inaceitável. O pediatra avalia que incluir meninos e meninas nessa faixa etária no sistema de ensino é uma medida complementar à licença-maternidade de seis meses.

Quixabeira comemora 20 anos com festa

Em comemoração ao 20º aniversário de emancipação política do município de Quixabeira, a prefeitura vai realizar nos dia 10, 11 e 12 de junho o Arraiá de Santo Antônio. Foram confirmadas as bandas Noda de Caju, Nino Coutinho & Banda Imortal, Alcymar Monteiro, além da estréia do Bloco EU & VOCÊ, que sairá nas ruas da cidade no dia 12, puxado pelo Trio Explosão. Outra novidade, será o retorno da Fanfarra de Pé de Serra, que há 4 anos não se apresenta na cidade, e fará alvorada na madrugada do dia 12 para o dia 13.

Secretária de Educação de Alagoinhas fez palestra em Brasília

A secretária de Educação de Alagoinhas, Ana Sueli, fez uma palestra na última segunda-feira, (25/05), em Brasília, para supervisores do Programa Escola Ativa de todo o país. A secretária foi convidada pela Coordenação de Educação do Campo, do Ministério de Educação, e ministrou a palestra sobre "Concepção psicogenética de alfabetização e sistema de escrita alfabética".

O tema integra a programação do III Encontro de Formação do Programa Escola Ativa Módulo III: Alfabetização e Letramento. O programa é uma ação do MEC voltado ao atendimento das classes multisseriadas do meio rural. "Estamos levando alguns conceitos sobre educação, mas nestes encontros são sempre interessantes o intercâmbio e a absorção de novas idéias", disse a secretária.

Prefeito cumpre promessa e leva obras de melhoria para o Sta.Catarina

A Prefeitura de Itabuna e a Emasa iniciaram na manhã de quarta-feira, 27, serviços de melhoria no bairro Santa Catarina, conforme prometeu o prefeito Capitão Azevedo durante sua visita aos moradores na última terça-feira, 26. “Quando prometo eu cumpro”, afirmou ele, que esteve novamente no bairro ao lado do secretário de Administração Gilson Nascimento e de técnicos, para acompanhar o inicio das obras. A conclusão do serviço está prevista para dois meses, segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Ailson Souza.

Logo cedo, operários e máquinas começaram o trabalho com a abertura da principal rua do Santa Catarina, para o serviço de esgotamento sanitário. A rede terá uma extensão de 680 metros e vai beneficiar também o bairro Teclo Conrado, segundo os técnicos. Após a conclusão da primeira etapa da obra, todas as ruas de acesso ao bairro que estão tomadas pelo mato e esgoto, receberão serviços de melhoria, segundo Capitão Azevedo.
O prefeito disse aos moradores que a questão da água deverá ser resolvida dentro de pouco tempo, tão logo a Emasa conclua a obra de ampliação e melhoria no sistema de abastecimento que beneficiará todos os bairros de Itabuna. Enquanto isso, os moradores terão seus tanques abastecidos através do carro pipa, como aconteceu na última terça-feira, quando todas as residências foram abastecidas. “Tudo o que eu peço à população é mais um pouco de paciência porque vamos levar melhoria a todos os bairros de nossa cidade”, conclamou Azevedo. O prefeito também disse que tão logo o município adquira a frota mecânica, vai levar a prefeitura móvel para os bairros, conforme prometeu durante sua campanha.
Ponte no São Roque - Depois do bairro Santa Catarina, o prefeito Capitão Azevedo visitou também as obras de construção da ponte que interligará os bairros São Roque, Monte Cristo, Caixa D´água e Novo Horizonte. Iniciado em janeiro, o serviço está bastante acelerado e deverá ser concluído num prazo de dois meses, segundo garantiram os diretores do Departamento de Engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A ponte é uma reivindicação de mais de 40 anos dos moradores da área, e substituirá a passarela que está prestes a desabar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Citricultores já possuem Câmara Setorial da Citricultura

Foi lançada na última quarta-feira, (27/05), na Câmara de Vereadores de Alagoinhas, a Câmara Setorial da Citricultura, com o objetivo de fortalecer os citricultores do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, visando uma atuação mais pró-ativa na defesa de seus direitos, na colaboração com as entidades públicas e privadas encarregadas da assistência ao setor e na busca de novos mercados para a cadeia produtiva de citros.

A criação da Câmara Setorial surgiu durante a execução de uma parceria da Secretária da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e o Banco do Nordeste, no âmbito do Território Litoral Norte, e conta com o apoio dos representantes da cadeia produtiva de citros, do Território de Identidade.

Municípios discutem consolidação do Fórum de Assistência Social

Discutir a consolidação estrutural e jurídica do Fórum Regional de Assistência Social e a implantação do Programa de Desenvolvimento Humano Integrado Sócio-Sustentável (PHISIS). Será este o objetivo principal da reunião extraordinária com os 26 municípios que integram o Território Litoral Sul do Programa Territórios de Cidadania, desenvolvido pelo Governo Federal, marcada para a próxima sexta-feira, dia 29.


Estão sendo convocados para o encontro os prefeitos, gestores, técnicos e assistentes sociais que atuam em Centros de Referência de Assistência Social (Cras), bem como conselheiros municipais da Assistência Social. A reunião acontecerá no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), das 8 às 16 horas. A previsão é que a partir do próximo dia 1º de julho o Fórum, que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Uesc, esteja totalmente implantado.

A proposta de Desenvolvimento Humano Integrado Sócio-Sustentável visa, através do Programa Territórios de Cidadania, realizar uma ação integrada com todos os municípios do Território Litoral Sul, utilizando recursos do Índice Geral de Desenvolvimento (IGD), para viabilizar através da inclusão das ações sociais comuns, ambientais, culturais, empresariais, educacionais, a geração de relações de produção e comercialização.

O vice-presidente do Fórum Regional de Assistência Social do Território Litoral Sul (FRAS/TLS), Miguel Augusto Batista, ressalta que a meta do programa é desacelerar o inchaço constante do desemprego e miséria, produzido pelo constante crescimento da pobreza, acelerando o processo de desenvolvimento humano e social dos municípios da região. Ele afirma que o caráter informativo e educativo que garantirá a promoção social dessas comunidades depende da consolidação de uma ação efetiva e integrada do Território.

“Precisamos somar forças para auxiliar no processo de reorganização das comunidades em situação de vulnerabilidade social e implantar mecanismos de desenvolvimento socioeconômico e sustentável”, destaca Miguel. Ele acrescenta que a meta, a partir da implementação do Fórum, é incluir socialmente 700 indivíduos ao mercado de trabalho num período de 3 a 5 anos, sendo em média 20 mil para todo o território.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Estradas da zona rural seguem sendo beneficiadas em Ilhéus

Dando continuidade ao trabalho de melhoria nas estradas da Zona Rural de Ilhéus, a secretaria municipal de Interior, Agricultura e Pesca vai realizar o patrolamento dos 28 quilômetros da estrada que se inicia em Aritaguá, passa por Sambaituba e vai até Ribeira das Pedras. O serviço integra os esforços do prefeito Newton Lima de continuar melhorando a qualidade de vida da população interiorana, através de intervenções variadas, como saúde, educação e obras de infra-estrutura.

No que tange ainda à execução de melhorias nas estradas, vários trechos que impediam o livre acesso de veículos, notadamente dos ônibus das linhas rurais, foram beneficiados. Entre eles, Sapucaeira, Lagoa Encantada, Japu, Retiro, Aderno, Tibina, Santo Antônio, Búzios, Areia Branca, Fazenda Bom Gosto e Repartimento.
O secretário de Interior, Agricultura e Pesca, Izidoro Gesteira, explica que, mesmo com todas as dificuldades de ordem financeira do município, o prefeito Newton Lima vem buscando, de todas as formas possíveis, manter os chamados serviços essenciais. “Essa proposta estimula a união de todas as secretarias, que vêm trabalhando em colaboração mútua visando favorecer a comunidade”, completa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Cantor Daniel promete grandes emoções durante Festsol 2009

Com 24 anos de carreira e mais de 12 milhões de discos vendidos, o cantor Daniel vai emocionar o público do Festival da Carne do Sol de Itororó, o Festsol. A apresentação está marcada para 23 de junho, véspera de São João. Trazendo o espetáculo “Momentos”, o artista fará um apanhado dos seus maiores sucessos, indo do estilo romântico ao sertanejo. Com direção de Joana Mazzucchelli, o show trará uma estrutura de ponta, misturando a tradição com recursos tecnológicos modernos. No repertório do cantor Daniel, estão canções como “Eu sem você”, “Dengo”, “Estou Apaixonado”, “Fricote” e “Um beijo pra me enlouquecer”. Do recente álbum, a música que dá título ao CD, “Difícil não falar de amor”, além de “Metade com Metade”, “Tô dentro”, “Quase Louco”, entre outras. Além da performance do artista, as músicas ganham mais brilho com acompanhamento do novo corpo de balé, usando figurino especialmente confeccionado para a turnê “Momentos”.

Outro sucesso garantido para o show é a música tema do filme “Menino da Porteira”, protagonizado pelo cantor, que se apresenta tocando berrante. A versatilidade de Daniel enquanto ator, cujo talento para as artes cênicas foi destacado com o longa-metragem, também pode ser conferida na novela “Paraíso”, em que interpreta o peão “Zé Camilo”. O folhetim é exibido às 18 horas pela Rede Globo.
A participação de Daniel no Festsol é fruto do esforço do prefeito Adroaldo Almeida a fim de garantir o sucesso do evento tradicional. Além do cantor da cidade paulista de Brotas, outras atrações de peso já estão confirmadas. No dia 21 de junho, Genival Lacerda e Targino Gondin abrem o Festival da Carne do Sol de Itororó. Na noite seguinte, o destaque será Morais Moreira e, na penúltima noite da festa, antes do cantor Daniel, o cantador e repentista Bule Bule sobe ao palco. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)

Itabuna planeja reestruturação e fortalecimento da Guarda Municipal

A Prefeitura de Itabuna está em fase de conclusão do projeto visando a obtenção de recursos para reequipamento, qualificação e fortalecimento da Guarda Municipal. O projeto será entregue ao secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestrer, em Brasília, dia 4 de junho próximo, pelo secretário de Administração do Município, Gilson Nascimento; coordenador nacional do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), Marcos Vinícius de Oliveira e 12 integrantes Guarda Municipal.


O projeto é resultado do trabalho conjunto de uma equipe de consultores paulistas, supervisionada pelo coordenador do Prosem, que esteve em Itabuna participando de um seminário patrocinado pela Prefeitura de Itabuna, na FTC, em março último, onde falou sobre o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O novo modelo prevê a integração das três esferas de poder – União, Estados e Municípios – nas atividades de segurança.

O sistema inclui, além dos investimentos segurança, a aplicação de recursos em educação, saúde e no fortalecimento das guardas municipais, como ações de prevenção à violência e à criminalidade, o que está sendo proposto para Itabuna e que pode ser um referencial na região. Com isso, o município ganha um novo papel no setor de segurança. “As guardas municipais, que hoje têm uma função de proteção patrimonial, ganham uma nova dimensão, inclusive como sujeitos proativos, atendendo às demandas da população com relação ao combate ao crime”, ressalta Marcos Vinícius.

O coordenador do Prosem destaca ainda que a PEC 534, em tramitação no Congresso Nacional e que tem como relator o deputado Arnaldo Farias de Sá, insere no texto constitucional uma emenda destacando que os municípios podem criar guardas municipais para proteger suas populações, seus bens, instalações e serviços. O novo texto incorpora a proteção das populações.

Viaturas e equipamentos - Já o projeto elaborado para a Guarda Municipal de Itabuna leva em conta não o aumento do efetivo, que segundo seu comandante, tenente Manoel Cerqueira da Silva, hoje é de 253 homens, mais o aporte de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para equipamento, capacitação e eficientização da corporação. Os recursos, segundo o projeto, serão direcionados para a compra de viaturas, armamento, equipamentos de segurança eletrônica, dotando escolas, postos de saúde, terminais de ônibus, jardins e prédios públicos de monitoramento com câmaras, além da capacitação do efetivo.

A idéia é investir na eficiência operacional e na racionalidade da utilização dos recursos existentes, com o suporte de viaturas e de um sistema de monitoramento. Já a capacitação do pessoal leva em conta a matriz curricular do Ministério da Justiça, que prevê uma carga horária de 476 horas, ou 90 dias letivos, para a formação de guardas municipais qualificados para atuar na segurança pública. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Feira de Flores e Plantas será aberta hoje em Ilhéus

O prefeito Newton Lima, acompanhado do vice Mário Alexandre, secretários e assessores, vereadores, dentre outras autoridades, abre nesta quinta-feira (28), a partir das 10 horas, a segunda edição da feira e exposição de Holambra “Ilhéus em Flor“. Montada ao lado catedral de São Sebastião, a feira oferece mudas e arranjos florais, além de exposição e comercialização de cerca de três mil espécies de flores. Em paralelo, acontecem todos os dias atividades culturais, a exemplo de shows com artistas locais e regionais, apresentação de grupos de teatro e dança até o dia 7 de junho. O funcionamento é sempre das 9 às 21 horas.

Este ano o público vai contar com praça de alimentação que oferece refeições ao meio-dia e lanches pela manhã e à tarde. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, que faz parte da comissão organizadora, informa que o evento está inserido na semana do meio ambiente, “uma vez que no dia 5 de junho se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, data em que está prevista a visitação de estudantes de escolas das redes públicas e privada de Ilhéus e região”.
Conhecida como Feira de Holambra, o evento faz referência ao município do Estado São Paulo, cujo nome foi criado com as primeiras letras das palavras de Holanda, América e Brasil. Ele é responsável pelo abastecimento de 35% do mercado nacional de flores. Durante a realização em Ilhéus, acrescenta a coordenação, também está prevista apresentação do coral da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Casa da União – Maurício Corso afirma ainda que ano passado a feira foi visitada por cerca de cinco mil pessoas e obteve sucesso de público e renda, revertida para instituições de caridade da cidade. “Esperamos confirmar o mesmo sucesso, quando centenas de pessoas visitaram o espaço, compraram flores e arranjos, e ajudaram entidades assistenciais”. O patrocínio é da prefeitura, com apoio da Fundação Cultural de Ilhéus.
A feira é realizada pela Unidade Assistencial Casa da União instituição fundada em 2001, tem caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural. Atualmente presta atendimento a crianças da Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas, promoções interativas, doações de agasalhos e brinquedos. Desenvolve o Projeto Luz das Letras – alfabetizando adolescentes e adultos em projeto de inclusão digital. E mantém parcerias com outras instituições beneficentes e educacionais da região. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Prejuízo na cebola

A chuva afetou o cultivo da cebola na Bahia. O Globo Rural recebeu um e-mail do presidente da Associação Nacional dos Produtores, João Honorato Castro, contando que no Vale do São Francisco os agricultores perderam boa parte da safra. O que sobrou está com a qualidade comprometida. A equipe de reportagem foi ver a situação no município de Casa Nova, terra do seu João.

O município de Casa Nova, situado às margens do lago de Sobradinho, é o maior produtor de cebola do Vale do São Francisco, responsável por pelo menos um terço da produção regional. Nos últimos dois meses choveu 300 milímetros a mais do que a média do período. Tanta água de uma só vez destruiu plantações e causou prejuízos a centenas de agricultores.
Nos Estados da Bahia e Pernambuco, onde se concentra a maior parte da produção de cebola do Nordeste, estão plantados quase 15 mil hectares. Estima-se que os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dois meses cheguem perto de R$ 200 milhões. Em muitos casos, os agricultores perderam 100 por cento do investimento.
No começo do ano Gilmar até se animou com a lavoura. Ele plantou 1,5 hectare de cebola e esperava colher pelo menos 2,5 mil sacas. Hoje, a plantação está tomada pelo mato e o que sobrou não chega a cem sacas. “Eu tinha esperança que seria bom. E aconteceu a produção perdida geral”, disse o agricultor Gilmar Nascimento.
Mesmo com a quebra de safra, o preço da cebola no atacado não subiu. A baixa qualidade do produto disponível no mercado está freando os preços. “A absorção desse excesso de água leva à proliferação de doenças. O prejuízo continua muito além do campo, ou seja, o prejuízo ultrapassa a barreira do campo”, disse o agrônomo João Tosta. Este ano, os produtores estão vendendo por oito reais a saca de 20 quilos de cebola, com queda de 64% em relação ao preço pago nessa mesma época do ano passado. (Fonte: Globo Rural)

Seminário da Educação discute cidadania e qualidade de vida

A Secretaria de Educação de Itabuna, realizou terça-feira, 26, no Ciso, um seminário para comunidade da educação de jovens, adultos e idosos com o tema: “Cidadania e qualidade de vida: A educação como processo de transformação”. O evento destacou a atuação do Projeto BB Educar Eu Cidadão e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e teve como objetivo refletir sobre a importância da educação como processo de mudança e tomada de consciência, para o exercício pleno da cidadania.

Segundo o secretário de Educação do município, Gustavo Lisboa, o projeto BB Educar conta com a participação de 1.800 alunos, que estão sendo alfabetizados. Ele diz que o objetivo é encaminhar estes alunos ao Proeja, para que continuem os estudos. Ele destaca que destas turmas do BB Educar, 800 alunos já estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e Adultos. Gustavo ainda frisa que desde 2005, ano de implantação do BB Educar no município, já participaram do projeto cerca de 8 mil alunos, tendo mais de 400 turmas. “É um dos maiores projetos do nordeste, que ajuda a reduzir o analfabetismo” reitera.

A assessora técnico-pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, Keylla Valéria Soares, destaca a necessidade de incentivar os alunos a continuar estudando após a alfabetização. “Este ano, os alfabetizadores do BB Educar e os professores do Proeja trabalham juntos até o encerramento das atividades de alfabetização, previsto para julho, a partir daí dão prosseguimento aos estudos” complementa. Além do secretário, participaram também do seminário o assessor jurídico do Conselho do Idoso, Marcos Conrado e a representante do INSS, Noélia Nascimento que abordaram os temas direito do idoso e aposentadoria, respectivamente.

A coordenadora do BB Educar no município, Lucinêde Silva, ressalta a relevância destes temas na programação, uma vez que 70% dos alunos do projeto são idosos. Acrescenta que o projeto, que tem duração de oito meses, está desenvolvendo o tema de trabalho: “Alfabetização e cultura popular”, focando cidadania e qualidade de vida de modo informativo e educativo. A aluna do BB Educar, Josefa Santos, ressalva que o projeto além de ensinar a ler e escrever também oferece atividades físicas, informações importantes para melhorar a qualidade de vida como: combate a dengue, dicas de alimentação, aposentadoria, entre outras. O programa BB Educar Eu Cidadão é desenvolvido em uma parceria da Prefeitura de Itabuna, Fundação Banco do Brasil e do Governo Federal, através do Ministério da Educação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).

Sindicato Rural de Ilhéus ganharámoderno centro de inclusão digital

O Sindicato Rural de Ilhéus, sediado na rua Eustáquio Bastos, 196, centro da cidade, ganhará um moderno centro de inclusão digital com o recebimento de 10 computadores. A conquista é resultado de uma parceria estratégica do Sindicato com a secretaria municipal de Interior, Agricultura e Pesca e com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O objetivo, informa o secretário Isidoro Gesteira, é possibilitar que o pequeno produtor passe a ter acesso ao mundo digital, pesquisando, através da Internet, assuntos relacionados à sua atividade, como preços de mercadorias.
A criação de centros de inclusão digital é uma das fases iniciais do programa da CNA, que vem instalando computadores nos sindicatos rurais do país onde há acesso à telefonia e à Internet. No futuro, a idéia é utilizar, também, unidades móveis de informática, que circularão pelas comunidades rurais, promovendo a informatização no campo. Cerca de 500 computadores já foram instalados nos sindicatos rurais do país.

Inclusão Digital (ou infoinclusão) é a democratização do acesso às tecnologias da Informação. Com ela, é possível simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e efetivar as potencialidades individuais e coletivas. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições gerais de vida.
CNA - A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como principais propostas congregar associações e lideranças rurais, participar permanentemente das discussões e decisões sobre a política agrícola, interagir com as lideranças políticas no Congresso Nacional, buscar normas internacionais de livre comércio que assegurem ações corretas de exportação e importação de produtos primários, especialmente quanto ao combate às práticas desleais e predatórias da importação de produtos subsidiados na origem. E mais: viabilizar a política nacional fiscal e tributária adequada à agropecuária, buscar crédito rural compatível com as necessidades e características do setor, apoiar a geração de novas tecnologias e de assistência técnica, visando aumentar a produtividade rural, estimular a criação de agroindústrias e cooperar com os programas regionais de desenvolvimento agrícola, especialmente aqueles que se destinem a reduzir desigualdades geoeconômicas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).

Saúde investe na qualidade do atendimento à população

A Secretaria Municipal da Saúde vem investindo com sucesso num programa voltado para a melhoria continuada na qualidade do atendimento à população e na eliminação da demanda reprimida para exames e consultas especializadas, considerado uma prioridade pelo prefeito Capitão Azevedo. O trabalho segundo o secretário Antônio Vieira, leva em conta a rede de serviços disponibilizadas pela Clínica 2 de Julho e nas 32 unidades de saúde do município, que têm um novo modelo de gestão e de operação voltado para a eliminação de filas e com a notificação dos usuários por telefone ou em visitas domiciliares dos agentes de saúde.

Quem comemora a mudança é o gestor da Policlínica 2 de Julho, Leonardo Freitas Soussa, que ampliou o atendimento de 150 para 500 consultas mensais nas 52 especialidades oferecidas e fecha o mês de maio com 90% da meta estabelecida para o período, devendo operar a partir de junho com 100%. A unidade que agenda consultas e exames em três terminais de computadores, tem todos os 13 seus consultórios integrados à rede da Secretaria Municipal da Saúde.
A Policlínica também oferece aos pacientes que têm consultas e marcação de exames no turno da manhã, um café com duas variedades de suco e um sanduíche distribuídos gratuitamente: “A unidade recebe hoje 70% dos pacientes de Itabuna, que fazem consultas e exames de eletrocardiograma”. Já a idéia do lanche através de uma parceria com a Fundação Marimbeta e a Secretaria de Planejamento e Tecnologia, surgiu ao se verificar no atendimento que muitos pacientes vinham muitas vezes sem ingerir nenhum alimento.
Leonardo considera que o novo modelo implementado permitiu praticamente zerar uma demanda reprimida de 2,3 mil consultas que se acumulavam desde o ano passado nas diversas especialidades, com um sistema de marcação eficiente e que em muitos casos é antecipada para os casos de urgência, encaixados muitas vezes até para o mesmo dia da solicitação.
Um fator importante é que o sistema de eliminação da demanda reprimida tem sido elogiado pelos usuários do serviço como Luzinete Dorea, que fez um retorno de uma consulta a um pneumologista. Para ela a marcação hoje é rápida, fácil, sem necessidade de filas, com todo o conforto para os pacientes, uma vez que a data e o horário da consulta são confirmados pela equipe de apoio.
As mudanças ocorram tanto nas unidades do PSF, como também nas unidades básicas, que oferecem atendimento especializado, serviços de enfermagem e acompanhamento preventivo. O gestor da unidade do PSF do São Lourenço, Dagoberto Santana, comemora os resultados com eliminação de filas no atendimento diário e com o agendamento de consultas especializadas, com os exames confirmados por telefone e mesmo através de visitas domiciliares dos agentes de saúde.
Ele destaca ainda que além de praticamente zerar os 410 pedidos pendentes para exames e consultas diversos, também vem conseguindo encaminhar com rapidez casos urgentes: “Hoje vivemos uma realidade nova e temos uma certeza de que filas nunca mais na nossa e nas demais unidades da rede”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).