Licitação é tema do encontro de hoje promovido pelo FNDE na UPB

Prefeitos, secretários municipais de educação e de finanças, coordenadores da merenda escolar, diretores e técnicos municipais responsáveis pela execução e acompanhamento dos recursos oriundos do MEC/FNDE e demais agentes envolvidos no controle de políticas públicas educacionais estão reunidos no auditório da UPB realizando o Encontro para Integração das Ações Educacionais. O tema a ser discutido no terceiro dia (27) do evento é licitação.

Trata-se do quarto painel: Licitação e Prestação de Contas das Políticas Públicas da Educação. O primeiro tema será apresentado pela representante da Procuradoria Federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: Processo Licitatório das Políticas Públicas da Educação (08h15). Logo em seguida, o representante da Coordenação Geral de Acompanhamento e Prestação de Contas vai abordar Prestação de Contas das Políticas Públicas da Educação (10h). No horário das 11h está programa debate sobre os assuntos expostos.
Pela tarde serão realizadas quatro oficinas temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola, Transporte Escolar e Fundeb. O encontro iniciou no dia 25 e vai até amanhã, 28, ao meio-dia. O evento acontece, em período integral, na União dos Municípios da Bahia (UPB), Terceira Avenida do Centro Administrativo da Bahia.
Segundo o coordenador do FNDE, Sebastião Jader Leite de Souza, a preocupação do Ministério da Educação é aproximar os formuladores das políticas públicas com os implementadores das ações. “Queremos capacitar os gestores municipais da educação para a correta operacionalização e prestação de contas dos recursos do FNDE, trocando experiências e conhecimentos” afirmou Jader.

Prazos do setor de assistência social vão até o dia 31 de agosto

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra aos gestores municipais da área de assistência social sobre três importantes prazos que dizem respeito ao setor. Em agosto, os Municípios devem enviar a atualização de cadastros com inconsistência na renda e de dados do público da revisão cadastral, além do registro da frequência escolar dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF).

Até o dia 31 deste mês, as famílias que recebem o PBF devem procurar a prefeitura e atualizar informações como a renda mensal por morador da casa, a frequência escolar entre junho e julho das crianças e dos adolescentes e dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Único (CadÚnico). Por fim, devem fazer a Revisão Cadastral – com informações sobre o mercado de trabalho, nome da escola onde freqüentam e endereço residencial.
Para manter o recebimento do Bolsa Família, os Municípios precisam fazer a atualização dos cadastros a cada dois anos. Para isso, os entes recebem os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD).
Alerta - Famílias com dados desatualizados podem ter os recursos do PBF bloqueados em setembro deste ano. Caso isso aconteça, os beneficiários devem buscar corrigir as informações com o gestor municipal responsável até dezembro de 2009. Em janeiro, dados do CadÚnico não atualizados serão suspensos.
Parcelamento de dívidas municipais com o INSS termina dia 31 - Termina no próximo dia 31 de agosto o prazo para os Municípios optarem pelo parcelamento dos débitos previdenciários, previsto na Lei 11.960/2009, resultado da Medida Provisória 457/2009. (Fonte: CNM)

UMCD inaugura sede em Salvador

O prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso, presidente da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), estará inaugurando a sede da instituição nesta quinta-feira, às 18:00 hs. A sede da UMCD está localizada na Rua Jacobina, 160, Loja 01, Edifício Maximino Perez Garrido, Rio Vermelho. O evento contará com a presença do governador Jacques Wagner e diversos municipalistas baianos.

Nilo Coelho: “Nada tirou o brilho do evento Todos contra a pedofilia”

O prefeito de Guanambi Nilo Coelho revelou ter ficado imensamente satisfeito com o sucesso do ato Todos contra a pedofilia, realizado em Guanambi. Nilo destacou que o “evento foi emocionante e mobilizou os diversos segmentos da sociedade regional, tornando Guanambi como referência desta luta pela defesa de nossas crianças e pelo futuro deste país”, disse, fazendo questão de agradecer aos prefeitos, vereadores, lideranças políticas e às caravanas que vieram de vários municípios da Bahia, a exemplo do Juiz de Direito e do Prefeito de Santo Estevão, Dr. José Brandão Neto e Rogério Santos Costa, respectivamente.

O prefeito afirmou que o empenho e a dedicação voluntária e abnegada do Instituto Acolher foram determinantes para o sucesso alcançando. “Fiquei feliz em ver o nível de conhecimento do Senador Magno Malta e seu compromisso com a causa”, enfatizou Nilo Coelho ao comentar os pronunciamentos, tanto na sessão especial da Câmara, como na praça Henrique Pereira Donato, lotada por uma multidão que aplaudiram os artistas e as lideranças presentes no evento. “Nada tirou o brilho desta festa que não poderia deixar de contar com nossa parceria, foi uma semente que irá se multiplicar”.
Na praça o senador Magno Malta e cantora Cristina Mel, destacaram o comprometimento do Prefeito e da primeira dama Dona Solange Coelho com a realização do evento. A pastora Priscila Cruz e o Pastor Marcelo Cruz informam que o trabalho terá continuidade. Guanambi está inserida com a região da qual é pólo, no mapa contra a pedofilia, a violência, drogas e outros males sociais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

Topa prorroga matrícula até 30.09

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) prorrogou para 30 de setembro o prazo para a realização da matrícula para a terceira etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Na primeira etapa, em 2007, foram alfabetizadas 171 mil pessoas. Atualmente, o Topa conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula. O objetivo é matricular 300 mil baianos para a terceira etapa. Os interessados devem se dirigir à sede das diretorias regionais de Educação (Direcs) ou às secretarias municipais de Educação.

Em sua segunda edição, o Topa esteve presente em 415 municípios, contou com a parceria de 441 entidades, entre sindicatos, organizações não-governamentais (ONGs), associações de bairro e outras organizações, e com a adesão de 358 prefeituras. Mas a meta é atender aos 417 municípios da Bahia. Os que ainda não aderiram devem procurar a coordenação do Topa na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 402.

O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas (pescadores, agricultores, barraqueiros, marisqueiros, remanescentes de quilombolas, dentre outras), traduzidas pela sazonalidade, gerando calendários específicos nas localidades atendidas.

Para garantir a qualidade do Topa, está sendo realizada, no início de cada etapa, uma atividade de formação inicial e continuada para os alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Prefeituras assumem infra-estrutura de delegacias na RMS

Devido a falta de apoio do governo da Bahia, as prefeituras de Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e São Sebastião do Passé sustentam boa parte das demandas da Segurança Pública, uma obrigação do Estado, quadro semelhante ao verificado em boa parte dos municípios baianos devido a falta de prioridade do governo Jaques Wagner à Segurança Pública. A constatação foi feita durante audiência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado João Carlos Bacelar (PTN) e solicitada pelo deputado Junior Magalhães (DEM), que representa a região na Assembléia Legislativa e com a participação do líder da bancada de Oposição na Assembléia, deputado Heraldo Rocha (DEM).

A sessão ocorreu na Câmara de Vereadores de Candeias e contou com a presença do vice-prefeito da cidade, Antônio Raimundo; dos presidentes dos Legislativos municipais como Nailson Pereira de São Sebastião do Passé, dos vereadores e de secretários municipais das quatro cidades, além de representantes da segurança pública como o Capitão Lima, da Polícia Rodoviária Estadual; do delegado da delegacia de Candeias, Osman Lordelo; do Major da Polícia Militar, Moisés Oliveira; além de representantes dos agentes e investigadores da Polícia Civil.

Durante a sessão ficou claro a necessidade de aumento do efetivo e de viaturas, a imprescindível necessidade do aumento de recursos para na região investir em Segurança Público, bem como a adoção de medidas no âmbito dos municípios para apoiar as ações no setor, como a efetivação da Guarda Municipal, mapeamento dos locais de vulnerabilidade social, implantação do sistema SAP de atendimento policial, e mais parcerias entre Estado e municípios, entre outras medidas como melhoria da iluminação pública e poda de árvores para melhorar a segurança, de responsabilidade dos municípios. (Fonte: site Notícia Capital)

Eleitos os novos membros do Conselho Tutelar de Guanambi

No último dia 23, a Comunidade Guanambiense escolheu pelo voto direto e democrático os novos integrantes do Conselho Tutelar do município. O pleito foi realizado sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Ministério Público.

Durante todo o dia, os eleitores votaram, legitimando a escolha daqueles que terão a importante função, de acordo com o que determina o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram eleitos cinco membros titulares e cinco suplentes para o mandato 2009-2012.
Para a Secretária de Assistência Social de Guanambi, Maria das Graças Costa Cotrim, “a expressiva participação popular, através do voto, assegura um respaldo importante para uma boa atuação dos novos conselheiros”.
Classificação dos candidatos
Titulares
1º lugar – Yonara Teixeira Rodrigues – 734 votos
2º lugar – Ana Cecília dos Reis Queiroz - 727 votos
3º lugar – Fernanda dos Santos Roque – 604 votos
4º lugar – Sônia Layse P. Nunes Nascimento – 548 votos
5º lugar – Hermínia Fernandes Boa Sorte – 509 votos
Suplentes
6º lugar – Nilma de Carvalho N. da Assunção – 498 votos
7º lugar – Cláudia Maria de Oliveira Pereira – 442 votos
8º lugar – Valnoísa Nogueira de Brito – 426 votos
9º lugar – Marise f. Moezinho dos Santos – 367 votos
10º lugar – Thais Silva A. Esteves – 333 votos (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)

Mutirão Força Tarefa concentra ações em Santo Antônio, hoje

Nesta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Ilhéus estará realizando mais uma etapa do mutirão na zona rural quer abrange as localidades de Santo Antônio, Búzios, Areia Branca, Maria Jape, Rio do Engenho e Couto, localidades estas que estão sendo beneficiadas com vários serviços de recuperação dos trechos de estrada de acesso em estado precário, troca de lâmpadas e instalação de novos braços em postes públicos, capinagem, roçagem, entre outros beneficiamentos que foram detectados em visitas e através de reuniões com os administradores.

Sob a coordenação do diretor-presidente da Maramata, Geerdheson Ribeiro, do secretário de Planejamento, Paulo Goulart, e do assessor de Comunicação Social, Marcos Corrêa, o Projeto Força Tarefa, que também será desenvolvido mensalmente envolvendo outras localidades rurais, irá concentrar suas ações nesta quinta-feira, 27, em Santo Antônio, levando para aquelas comunidades os mais variados serviços sociais, como corte de cabelo masculino, atendimento jurídico, cadastramento do bolsa-família, Programa Sentinela, palestras e oficinas, Glicemia Capilar, verificação de P.A., mutirão da dengue, prevenção de saúde bucal, atendimento odontológico e laboratorial, além de aconselhamento pelo DST/AIDS.

A proposta principal do Força Tarefa, diz Geerdheson Ribeiro, é concentrar num período mínimo de 15 dias todos os esforços da administração para sanar os pequenos problemas das comunidades rurais, que, por muitas vezes, terminam ganhando maior magnitude, a exemplo da iluminação pública, limpeza, reparos em prédios públicos, etc. “Todas essas ações seguem a orientação do prefeito Newton Lima, que, nas visitas semanais que realiza ao interior, e conversando com os munícipes, considerou que uma operação desse nível vai de encontro aos anseios dessas comunidades, promovendo melhorias no dia-a-dia e aperfeiçoando o diálogo entre a população em geral e a administração pública”, afirmou Marcos Corrêa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Audiência Publica debate produtos de origem animal

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria Regional de Camaçari, realiza na próxima segunda-feira (31/08), às 9h, no auditório da Casa do Trabalho, uma audiência pública para debater a efetivação das Leis Federais de números 1.283/50 e 8.078/90, que disciplinam, respectivamente, a inspeção dos produtos de origem animal e a oferta aos consumidores de produtos adequados ao consumo. As Leis determinam inspeção e fiscalização de produtos como carne, pescados, ovos e leite, desde o abate até a industrialização, além da qualidade, higienização, transporte e a comercialização.

O promotor de Justiça do Consumidor e do Meio Ambiente de Camaçari, Luciano Pitta, lembra que o encontro é para conscientizar o comerciante e o consumidor sobre o risco em adquirir um produto alimentício inadequado para o consumo, principalmente a carne vermelha, que deve ser vendida sempre em balcões frigoríficos. A mesma opinião tem o presidente do Sindicato dos Feirantes de Camaçari, Romulado Costa. “A iniciativa é importante para quem vende e quem compra os produtos”. Segundo ele, a maior parte da carne consumida pelos moradores da sede do Município é vendida no Centro Comercial. Ao todo, são 35 pontos de açougue.
O coordenador de Desenvolvimento Zoosanitário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Marcelo Conceição, explica que os produtos, se armazenados de forma inadequada ou fora do prazo de validade, podem trazer sérios riscos à saúde como uma intoxicação alimentar através de bactérias como a salmonela, muito comum em carnes e ovos, ou doenças como a tuberculose e brucelose, transmitidas também pelo leite. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Antônio de Anízio se compromete em defender ribeirinhos de Itacaré

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou o compromisso em defender os interesses da população ribeirinha de Itacaré. Ele esteve presente na abertura do Seminário do Rio das Contas, realizado na última segunda-feira (24), no distrito de Taboquinhas. Na ocasião, o chefe do executivo municipal falou sobre os danos que uma possível construção de barragem causaria ao meio ambiente e população. “Há mais de 30 anos, pescadores e marisqueiras temem a implantação de uma barragem no rio de Contas. Iremos lutar para que isso jamais aconteça, pois acabaria com os peixes e crustáceos, além de eliminar as corredeiras, utilizadas para o turismo de aventura”, afirmou.

O evento em que Antônio de Anízio esteve presente foi organizado pelo Conselho Gestor da APA Itacaré/ Serra Grande e Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC). A iniciativa foi apoiada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Prefeitura de Itacaré e Instituto de Turismo de Itacaré (ITI). O Seminário reuniu pescadores, marisqueiras, pequenos agricultores, membros de comunidades quilombolas, associações e grupos culturais de Itacaré.
Aproveitando a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos, o prefeito de Itacaré aproveitou para agradecer o atendimento que o governo estadual vem dando às suas solicitações. Ele lembrou que, no início deste ano, reivindicou ao governador Jaques Wagner a retomada das obras do esgotamento sanitário na sede de Itacaré, através da Embasa. Ainda no primeiro semestre deste ano, foi realizada a licitação da empresa executora do serviço e a vencedora já está realizando as intervenções.
Antônio de Anízio também falou a respeito da necessidade de estruturar a zona rural para o aumento do fluxo turístico previsto com a inauguração da ponte entre Itacaré e Camamu e a pavimentação da estrada que liga a sede do município a Taboquinhas e Água Fria. Segundo o prefeito, “Itacaré estava despreparada quando foi construída a estrada-parque. Queremos qualificar os moradores dos distritos, vilas e povoados, através de cursos profissionalizantes. Fechamos parceria com o ITI e SENAC e, em breve, serão iniciadas as capacitações”.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos, ressaltou a importância da prática do ecoturismo sustentável, uma vez que as belezas naturais de Itacaré atraem admiradores de vários países. Ele tranquilizou a comunidade sobre a possível construção de uma barragem, afirmando que não consta qualquer processo de licenciamento ambiental registrado, um dos passos iniciais para a obra. “Por causa do déficit energético, empresas privadas realizam prospecções em locais que poderiam gerar energia elétrica. Mas, até a presente data, não há requerimento nem apresentação de projeto para o rio de Contas”.
Durante a fala do secretário de Meio Ambiente, crianças de Taboquinhas entraram empunhando cartazes alertando sobre os riscos que uma barragem causaria ao rio de Contas, aos pescadores e marisqueiras. Juliano Matos elogiou a iniciativa dos pequenos e reiterou que todos podem ficar despreocupados, uma vez que, caso isso aconteça, haverá comunicação prévia e audiências públicas para que a sociedade aprove ou não a iniciativa.
Na abertura do Seminário do Rio das Contas, também estiveram presentes o vice-prefeito, Rosival Bispo, os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Brazão, e de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra, além do diretor de Turismo Rural, Dalmo Marques. Ainda acompanharam o início do evento o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Moacyr Leite; a promotora Aline Salvador, o presidente do ITI, Cléber Filho; o presidente da Câmara Municipal, Milton Ramos e os vereadores Fernando de Água Fria e Antônio Carlos Matos.
Tendo como meta a discussão de meios para o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio ambiental, social e cultural, o Seminário contou com palestras de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ceplac, Instituto Floresta Viva e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento também deu espaço para a cultura, com o pré-lançamento do livro sobre a história de Itacaré de Otília Maria Nogueira e apresentação do grupo de dança Raízes. Crianças da comunidade também receberam mudas de árvores nativas para serem plantadas nas margens do rio de Contas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Escolas municipais se preparam para Prova Brasil

A Secretaria de Educação promoveu um encontro com cerca de 60 professores da rede pública municipal para esclarecimentos sobre o projeto de formação docente, Prova Brasil e o Direito ao Aprendizado. O projeto foi destinado a professores que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de 4ª e 8ª séries.

Durante oito horas de formação os educadores participaram de palestra, debates, grupos de estudos, troca de experiências, oficinas, elaboração de propostas metodológicas. A coordenadora pedagógica Kalyana Rodrigues lembra que a matriz de referência do Ministério da Educação (MEC) enviada ao município é extensa e devido a carga horária, os professores têm pouco tempo para dedicarem-se ao estudo. “Nosso dever como coordenadoras é proporcionar o espaço para que os profissionais realizem essa análise”.
As coordenadoras pedagógicas organizaram o encontro que a partir de agora terá continuidade em sala de aula. Segundo Kalyana será realizado um simulado antes do período da Prova Brasil que vai de 19 a 30 de outubro. “Queremos promover a educação continuada com os professores das séries selecionadas com vistas ao desenvolvimento de atividades teórico-práticas que enfatizem a qualidade dos trabalhos pedagógicos”, explica.

Prova Brasil - É uma avaliação para diagnóstico em larga escala desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que objetiva analisar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A média de desempenho nessa avaliação também subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Escolas devem responder ao censo até 31/08

As escolas da rede pública e privada tem até segunda-feira (31/08) para responder ao censo 2009, enviando os dados pelo sistema educacional informatizado (Educacenso). As informações servem para os programas do Ministério da Educação para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todas as unidades de educação básica são obrigadas a enviar on-line os dados. Os dados finais, do Censo Escolar da Educação Básica, devem ser publicados até o fim de novembro de 2009. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos, a exemplo do transporte escolar, merenda, Faed, entre outros.

Operação Tapa-Buracos segue em ritmo acelerado em Ilhéus

A Operação Tapa-Buracos, que vem beneficiando várias transversais, ruas e avenidas de Ilhéus, se concentrará agora na avenida Princesa Isabel, uma das mais importantes artérias da cidade. De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, Carlos Freitas, após a conclusão dessa etapa, a Operação Tapa-Buracos volta a se deslocar para o Jardim Savóia, na zona norte.

O prefeito Newton Lima lembra que o trabalho é resultado de uma importante parceria celebrada com a Prefeitura de Itabuna, que, através de um convênio de cooperação técnica, está comercializando as horas ociosas de sua usina asfáltica. Ao todo, nesta primeira etapa da Operação Tapa-Buracos, que teve início no bairro Teotônio Vilela, deverão ser consumidas cerca de 400 toneladas de asfalto.

O secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas, informa que até o momento já foram beneficiados os seguintes locais: avenida Itabuna, na altura da 6ª Dires até o Viaduto Catalão; avenida Soares Lopes, nas proximidades do Colégio São Jorge; alto da Conquista; subida da rua que dá acesso à ponte Lomanto Júnior; diversos pontos do Pontal; e alguns acessos ao bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade, entre vários outros. Com o fim do trabalho nestas localidades, continua Freitas, a Operação Tapa-Buracos passará, agora, a se concentrar em outros bairros da cidade de Ilhéus. No total, continua o secretário, cerca de 2 mil e 800 toneladas de asfalto deverão ser utilizadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Pacientes de hemodiálise agora são transportados com todo o conforto

Como se não bastasse o incômodo de periodicamente deslocar-se de suas residências para cidades vizinhas a fim de realizar os procedimentos de hemodiálise, os pacientes do município de Governador Mangabeira sofriam com a kombi velha que os conduzia. Logo no início da nova gestão o veículo foi substituído por uma Sprinter, com TV, DVD e ar condicionado, oferecendo total conforto e comodidade. Além disso, a Prefeitura realiza o repasse do valor diário de R$ 8,40 por pessoa, sendo que nos casos em que se faz necessária a presença de um acompanhante o valor repassado fica em R$ 16,80 para o custeio de pequenas eventuais despesas durante a estadia nas clínicas e hospitais dos grandes centros urbanos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Governador Mangabeira)

UESB em Jequié inaugura curso de medicina

A Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB inaugurou no campus de Jequié, o curso de Medicina. Além da graduação em Medicina, a UESB também vai oferecer aos alunos da região cinco novos cursos nos seus três campus: Licenciatura em Artes – com habilitação em teatro e dança, em Jequié; Filosofia e Ciências Biológicas, em Vitória da Conquista; e Química e Biologia, em Itapetinga. Os três espaços iniciaram suas aulas no dia 17 de agosto.

Prefeitura de Madre de Deus vai entregar casas

De 01 a 04 de setembro, a Prefeitura Municipal de Madre de Deus vai entregar quarenta apartamentos do Parque Residencial Maria Quitéria. Para abrigar famílias que vivem há mais de 30 anos sobre os dutos de gás da Petrobrás. O residencial é um novo bairro projetado para receber as 40 famílias beneficiadas. Os apartamentos, que possuem 46 metros quadrados, são compostos de sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

Tucano entrega Centro Comercial

Na última sexta-feira (21/09) foi inaugurado no município de Tucano, o Centro Comercial Domingos Carlos dos Reis, no Jorro. O centro vai proporcionar melhores condições de trabalho e geração de emprego para o município.

Durante o ato de inauguração, o prefeito lamentou as demissões que será forçado a realizar a partir desta semana. Emocionado, Rubinho quase não teve forças para concluir o seu discurso. Por outro lado, o vice-prefeito Gildásio Penedo aproveitou para reafirmar a aliança e a sua confiança no trabalho do gestor tucanense.

No seu curto pronunciamento, Rubinho salientou que conseguiu realizar a obra do Centro Comercial do Jorro graças ao apoio de empresários e comerciantes tucanenses que confiaram no trabalho da prefeitura. "Essa é, sem sombra de dúvida, a maior obra do nosso município", disse Rubinho, contente por entregar importante empreendimento à comunidade. (Notícia do site Interior da Bahia)

UTI da Santa Casa é habilitada para Tipo 2 e ganha uma unidade de Oncologia

A secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, participando da reunião do Conselho de Gestores Estaduais e Municipais, integrante do Conselho Intergestor Bipartite do Estado da Bahia, conseguiu habilitar a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus/Hospital São José para que a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passe para o Tipo 2, e de também implantar a Unacon, que é uma unidade de oncologia de alta complexidade com quimioterapia, atendendo desta forma uma antiga reivindicação de pacientes locais.

Marleide Figueiredo explica que, no caso da UTI, agora a Santa Casa de Misericórdia passa a receber valores diferenciados nos mais diversos tipos de internamento, “e o próximo passo é ser credenciada pelo Ministério da Saúde, viabilizando novos recursos para cirurgias de alta complexidade em oncologia, o que significará um avanço substancial para o nosso município e a garantia que os pacientes não precisarão se deslocar para unidades instaladas na capital ou em outros municípios”, afirmou.

Para a secretária, com o apoio irrestrito do prefeito Newton Lima, a área de saúde de Ilhéus começa a ganhar capacidade de investimentos, não só com recursos próprios, mas, efetivamente, com a apresentação e encaminhamento de projetos, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída no bairro de Nossa Senhora das Vitórias, numa parceria com os governos federal e estadual, “e que, certamente, terá capacidade para atender a demanda da zona sul da cidade nas emergências”, garantiu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Revitalização de Arembepe será apresentada à comunidade

O projeto de revitalização de Arembepe, previsto para começar a ser executado em novembro, será apresentado nesta sexta-feira (28/08), às 8h30, para a população de Camaçari. O encontro acontece no auditório da Secretaria do Governo (Segov). A intenção é de que os moradores participem da elaboração do projeto, que traz melhorias para a localidade. A previsão é de lançar o edital de licitação ainda em setembro.

Com as obras, comunidade e turistas terão melhor infraestrutura de apoio e lazer. De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) mais de 32 mil pessoas serão beneficiadas. Também participam do evento, empresários, e técnicos das Secretarias de Desenvolvimento do Turismo (Setur), de Infraestrutura (Seinfra) e do Governo (Segov).

REVITALIAZAÇÃO - A revitalização de Arembepe prevê a duplicação da pista na entrada principal, bem como as construções de passarelas para pedestres, uma nova praça e um estande de apoio ao turismo, que vai orientar milhares de turistas sobre os atrativos de Arembepe e de toda orla do Município.

O investimento também gera mais emprego e renda para a população. A expectativa é de que com as melhorias mais empreendimentos se instalem na região, como o Quintas de Arembepe. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Inscritos para curso de Guia de Turismo participam de processo de seleção

As inscrições para o curso completo de técnico em Guia de Turismo, disponibilizado pela Prefeitura de Ilhéus através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), já foram encerradas, contabilizando mais de 250 inscritos. Entretanto, salienta a secretária interina, a turismóloga Ana Matilde da Hora, que deste total 173 se encontram aptos a participaram do processo de seleção (prova escrita), nos dias 01, 02 e 03 de setembro próximo, das 19 às 22 horas, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), uma vez que estão sendo oferecidas 30 vagas nesta etapa.

O curso será ministrado nas dependências do IME, de segunda a sexta-feira, sempre das 19 às 22 horas, e com duração de 908 horas, “dedicando-se 599 horas para as aulas teóricas e mais 381 horas para as aulas práticas, o que vai possibilitar o participante a conhecer e se inteirar totalmente de todas as nuances do curso e sair capacitado para colaborar com o nosso setor turístico”, afirmou Ana Matilde. Mas, salienta, os concluintes poderão trabalhar em qualquer cidade do Brasil ou de toda a América do Sul, pois o curso possui a autorização do Conselho Estadual de Educação e reconhecimento do Ministério do Turismo.

Ainda de acordo com Ana Matilde, nas aulas teóricas e práticas serão abordados vários temas, a exemplo de introdução ao Turismo e Hospitalidade, Educação Ambiental, Segurança no Trabalho, Ética e Trabalho, Expressão Oral e Escrita, Princípios de Marketing, História da Arte Aplicada, Manifestações Folclóricas e da Cultura Popular, Roteiros Turísticos Regionais, Realização de Roteiros Turísticos Nacionais, História da Bahia e Qualidade de Vida,Ecologia e Ecoturismo, entre outros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)