Bahia é o destino preferido dos turistas brasileiros

A Bahia está em primeiro lugar na preferência dos turistas brasileiros. A constatação é da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009, encomendada pelo Ministério do Turismo, ao Instituto Vox Populi, e divulgada quarta-feira (4), em Brasília. O governador Jaques Wagner comemorou os números da pesquisa e destacou que via com alegria o resultado, pois mostra o potencial do estado e reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo neste segmento da economia.

"É claro que a Bahia exerce um fascínio muito grande, mas nós temos profissionalizado o setor, feito um esforço para atender demandas, ampliando o número de voos e divulgando o nome da Bahia lá fora", afirmou. Segundo o estudo, a Bahia foi visitada por 11,6% dos turistas que viajaram pelo país nos dois últimos anos e é o destino desejado por 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos. São Paulo, com 10,9%, e Pernambuco, com 11,9%, estão, respectivamente, em segundo lugar em cada uma das categorias pesquisadas.

Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. A maior parte (92,6%) afirmou ter intenção de voltar ao local visitado e 95% recomendaria o destino a amigos e familiares. Os amigos e a internet são as principais fontes de informação sobre as viagens para 80,6% dos turistas que já viajaram e 78,6% dos que pretendem viajar. (Fonte: Agecom)

Combate à dengue exige mobilização da comunidade

O combate à dengue é uma prioridade para a Prefeitura de Itabuna, que investe em estratégias de ação e de mobilização da comunidade para evitar os riscos de um surto da doença no verão. Esta semana, o prefeito Capitão Azevedo participou, em Salvador, do lançamento regional da Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010. O evento foi realizado no anfiteatro do Hospital Roberto Santos e contou com as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

A delegação itabunense foi integrada pelos secretários municipais da Saúde, Antônio Vieira, e do Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, acompanhados pelo deputado estadual Luiz Argôlo. O prefeito Azevedo considera que, para controlar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é fundamental a forte presença do Governo do Estado, em ações integradas com os municípios e com a própria população.

Para o secretário da Saúde, Antônio Vieira, a mobilização da população é decisiva na guerra contra a dengue, “uma luta permanente e que ninguém deve se descuidar”. Ele anuncia que o governo municipal vem implementando ações com a participação das diversas secretarias na eliminação de focos, promovendo a limpeza de canais e outras ações na área de saneamento, enquanto equipes de campo da Secretaria Municipal de Saúde realizam visitas domiciliares e ações junto à população dos diversos bairros, num trabalho de caráter educativo.

Mutirões ajudam a reduzir infestação predial

O diretor de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, ressalta que o combate à dengue depende não apenas da parceria institucional entre a Prefeitura, Governo do Estado, Ministério Público e entidades diversas, mas também de uma efetiva mobilização da comunidade em mutirões e no trabalho de conscientização. O objetivo das ações é reduzir a infestação predial por focos do mosquito causador da dengue, uma doença que pode matar.


“Daí a importância do desenvolvimento de campanhas comunitárias e mutirões em áreas críticas, cujos resultados são expressivos, com respostas rápidas. Acredito que sem isso nada seria possível”, opina. Para exemplificar, o diretor observa que os mutirões realizados recentemente nos bairros Sinval Palmeira, Carlos Silva/Andaraí, Pedro Jerônimo, Novo Horizonte e Nova Ferradas, considerados áreas de alto risco, tiveram resultados alentadores com uma queda acentuada na infestação predial.

Florentino Souza Filho informa que também encaminhou no dia 22 de outubro uma correspondência à 7ª Dires, requerendo urgência no suprimento de larvicida Temefós a 1%, que havia sido solicitado no final de setembro, alertando que a falta do material põe em risco o quinto ciclo da campanha em Itabuna. O ciclo termina na próxima semana, depois do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti, que recolhe dados em 20% dos imóveis urbanos, o equivalente a cinco mil habitações.

De acordo com o diretor da Vigilância à Saúde, no ano passado o Lira em Itabuna apresentou um índice de 16%, que sinalizou para a epidemia que acabou resultando em cerca de 12 mil casos notificados e nove mortes nos primeiros meses de 2009. Este ano, o período crítico da dengue ocorreu na 12ª semana do ano, com o registro de 1.458 notificações – o maior número de casos foi registrado entre março e abril. Agora, na 43ª semana do ano, foram informadas apenas duas notificações, indicando uma escala descendente da doença, que exige atenção permanente de todos.

Itabuna precisa de mais 120 agentes nas ruas

A Coordenação de Combate à Dengue em Itabuna tem uma equipe de campo formada por 188 agentes de endemias, mas precisaria de mais 120 profissionais. Cada agente visita em média de 800 a 1,2 mil imóveis, mas o ideal seria duplicar o número de servidores atuando no campo. “Ou seja, temos uma necessidade urgente de ampliação do quadro”, afirma o coordenador Sandovaldo Carvalho Menezes.

O coordenador acrescenta que o fornecimento de larvicida e inseticida em tempo hábil, o que é de responsabilidade da 7ª Dires, é também fator essencial para o êxito do trabalho de combate ao mosquito. A utilização de larvicida, por exemplo, exige uma média de 300 caixas, o equivalente a seis mil quilos por quinzena, para aplicação domiciliar pelos agentes de endemias nos tanques e recipientes de água. Já o inseticida, segundo Sandovaldo Menezes, é usado para o tratamento focal, que é feito com três motores costais e o apoio de mais dez bombas de pressão para tratamento perifocal, ou seja, no entorno das áreas consideradas focos.

Limpeza de canais – Para o coordenador do Combate à Dengue, toda a ação está sendo complementada pelo esforço da Prefeitura, por meio de suas diversas secretarias, a exemplo da Sedur, que está procedendo à limpeza de canais, ribeirões e terrenos baldios. Um ponto importante para apoiar o trabalho de combate aos focos do mosquito é, segundo Menezes, a autorização judicial para acesso aos imóveis fechados e o apoio do Ministério Público, ao intimar as pessoas que deixam os tanques descobertos.

O coordenador de Combate à Dengue observa que os tanques que receberem cobertura não vão necessitar da aplicação de larvicida, representando uma importante economia de recursos e a eliminação definitiva de mais um possível foco do mosquito, que tem uma grande mobilidade, chegando a deslocar-se até um quilômetro para fazer a desova em um lugar seguro e com água parada.

Bahia registrou 115 mil casos este ano

No ano de 2009, até 10 de outubro, foram notificados 115.026 casos de dengue na Bahia, com aumento de 60 casos na última semana, o que corresponde a uma elevação de 147% em relação ao mesmo período de 2008 (46.529). Até o momento, 403 (96,7%) municípios do estado notificaram a doença nos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.

As notificações de dengue na Bahia, por semana, permanecem em tendência de decréscimo dos casos suspeitos no período, com redução progressiva a partir do início do mês de abril. Ressalta-se, entretanto, a necessidade de manter a regularidade e qualidade das ações de controle ao longo do ano, sobretudo nos períodos de redução das notificações e quando diminui a reprodução do vetor em função de fatores climáticos. Os municípios de Itabuna, Jequié, Salvador, Feira de Santana, Irecê e Ilhéus concentram 41% das notificações do Estado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Mais inaugurações no município de Banzaê

A Prefeitura Municipal de Banzaê em parceria com a EMBRAPA, com MDS - Ministério Desenvolvimento Social, PFZ - Programa Fome Zero, CAR, SEBRAE e SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia, entregou mais dois novos empreendimentos no município.

O primeiro empreendimento foi entregue no Povoado Tamburil, trata-se da Unidade Comunitária para Industrialização de Frutas, com essa Unidade todos os produtores da comunidade e do município poderão fazer com que suas frutas sejam processadas para que com as mesmas sejam feitas polpa, geléia, suco e doce em composta. O empreendimento no povoado Tamburil, foi entregue através de Convênio entre a EMBRAPA, o MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e o PFZ - Programa Fome Zero e teve a parceria da Prefeitura Municipal, do SEBRAE e da SEDES - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia.

Após a entrega da Unidade de Frutas no Povoado Tamburil, toda comitiva se dirigiu ao Povoado Gitirana. Nesta localidade foi entregue a população a Unidade Comunitária para Industrialização de Mandioca, com essa Unidade os produtores da comunidade e do município poderão fazer com que suas mandiocas sejam processadas para que com as mesmas sejam feitas farinha e goma, tapioca, beiju e biscoito. (Prefeitura de Banzaê)

Brasil pode ter índice de responsabilidade para aferir desempenho de gestores na área social

Projeto aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na última quarta-feira (4), prevê a criação do Índice Brasileiro de Responsabilidade Social (IBRS), instrumento para aferir resultados e esforços dos administradores públicos nas políticas de desenvolvimento social. Uma das finalidades do índice é funcionar como instrumento de reconhecimento público e estímulo aos gestores que conciliarem resultados meritórios na área social com o equilíbrio das contas públicas.

De iniciativa da senadora Marina Silva (PT-AC), a proposta (PLS 205/01) foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS). No texto original, Marina sugeria a criação do Conselho de Gestão Fiscal e Responsabilidade Social (CGFRS). Entretanto, essa sugestão foi suprimida pelo relator, já que a criação de órgãos é uma prerrogativa do Executivo e seria inconstitucional propor esse tipo de iniciativa por meio de projeto de autoria de parlamentares. O projeto receberá decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

- É mais que chegada a hora de medirmos o desenvolvimento social mais do que o simples crescimento econômico. Isso que dizer saúde, educação, moradia e tudo mais que possibilite às pessoas viverem mais e melhor. Nesse sentido, esse projeto tenta estimular prefeitos e demais gestores por meio de premiações que tragam a lume experiências bem sucedidas - afirmou Marina.

Indicadores de base - O IBRS será elaborado a partir de dados fornecidos pelos entes federativos e considerará indicadores de resultados, esforços e participação social, especialmente nas áreas de educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural, gestão ambiental, assistência social, esporte e lazer, distribuição de renda e finanças públicas. Esses indicadores serão divulgados a cada dois anos no Diário Oficial da União.

O órgão responsável pela coleta, organização, análise e divulgação dos dados para elaboração do relatório do IBRS será o Conselho de Gestão Fiscal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00), composto por representantes de todos os poderes, Ministério Público e entidades representativas da sociedade. As informações poderão ser requisitadas à administração direta, fundações, autarquias e empresas públicas e, ainda, às agências reguladoras e concessionárias de serviços públicos.

Quem não cumprir a lei poderá deixar de receber transferências voluntárias, com exceção daquelas relativas a ações de educação, saúde e assistência social; obter garantia de outro ente; ou criar consórcios públicos ou firmar convênios de cooperação.

Objetivos comuns - No debate, depois de cumprimentar Marina pela iniciativa do projeto, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) mencionou proposta de emenda à Constituição (PEC 29/03 de sua autoria com objetivos semelhantes. Ela lembrou que, depois de seis anos, a matéria finalmente foi aprovada no Senado, seguindo para tramitação na Câmara dos Deputados. Ela explicou que a proposta cria o Índice Nacional de Assistência Social e estabelece metas a serem cumpridas por estados e municípios na execução de políticas articuladas entre os diferentes entes federativos. - O que queremos, com esse meu projeto e o da senadora Marina, é que a área social tenha metas a serem cumpridas, para que os resultados sejam evidentes - disse Lúcia Vânia. (Fonte: Agência Senado)

Ponte sobre Rio de Contas traz expectativas para economia de Itacaré

Inaugurada oficialmente na última terça-feira (03), a ponte Sobre o Rio de Contas, em Itacaré, prevê um aumento significativo do movimento entre as regiões Sul e Baixo Sul da Bahia, atendendo mais de 650 mil habitantes. “Certamente haverá um grande impacto positivo para a economia de Itacaré, já que foi aberto um novo meio de chegar à cidade”, disse o prefeito Antônio de Anízio. Encurtando a distância para a capital baiana de 530 para 238 quilômetros, o trecho que complementa a BA-001 enche de expectativas dos pequenos aos grandes empresários.

Para o setor hoteleiro, espera-se que, com o tempo de viagem encurtado, não apenas turistas baianos poderão sentir-se mais interessados em conhecer Itacaré. Segundo a responsável pelo departamento de reservas de um grande hotel itacareense, Juliana Santos, “como os voos para a capital são mais baratos, há a possibilidade de atração de pessoas de outras regiões do país e do exterior”. As agências de passeios também estão animadas, já que poderão oferecer novos roteiros e combinar destinos. “Poderemos atender turistas vindos de Salvador, Valença ou Camamu, o que vai diversificar bastante nosso público”, disse o vendedor Daniel Oliveira.

A ponte sobre o Rio de Contas também beneficiará a zona rural de Itacaré, que oferece paisagens belíssimas, com rios e cachoeiras, e opções de esportes radicais. Um exemplo é o distrito de Taboquinhas, onde estão as melhores corredeiras do país para o rafting, está a pouco mais de 16 quilômetros do novo acesso ao município.

Além do setor turístico, o comércio de Itacaré vê a possibilidade de aumentar seus os lucros com maior número de clientes vindos pela BA-001. O balconista de padaria, Milson Bomfim, disse que será preciso estar mais preparado, pois a tendência é que o movimento cresça cada vez mais. Já a vendedora ambulante, Neusa Ferreira, acredita que os rendimentos não ficarão restritos apenas ao verão. “Agora, todos os finais de semana serão alta estação. Com certeza poderei vender mais bebidas nas praias durante todo o ano”, afirmou.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).

Programa Bolsa Família em Poções desenvolve ações sociais para os beneficiários

Segundo o gestor do Programa Bolsa Família de Poções, Ronivon Ferreira Lima, o órgão vem cumprindo o papel de formação dos beneficiários, formando parcerias com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolvendo ações que visam à melhoria e alto estima das famílias que são beneficiarias do Programa e incluídas nos projetos Mandala e Verde Vida, que contemplam as famílias produzindo hortaliças e vendendo no comercio local, gerando emprego e renda. O Projeto Mandala é desenvolvido no bairro Alto do Paraíso e contempla 4 famílias, já o Projeto Verde Vida fica na Área da Escola Luis Heraldo Duarte Curvelo e contempla 10 famílias. CRAS e APIM, os beneficiários iniciaram os cursos de corte e costura, pintura em tecido, artesanato (Biscuit, Meias de ceda e cabaça), arte em culinária, crochê e bordado. Com o SineBahia/Pat a emissão da 2ª via de certidão de nascimento, 1ª e 2ª via de CPF e 1ª via de Registro Geral para os beneficiários inscritos. Já em fase conclusiva o Projeto “INFORMÁTICA EM AÇÃO, o objetivo é oferecer aos beneficiários e seus filhos (crianças e Adolescentes) curso de informática básica e avançada, a fim de prepará-los no campo da Informática, contribuindo para que, futuramente, eles possam dar continuidade à sua formação na busca da cidadania e inserção no mercado de trabalho.

O programa atende mensalmente uma média de 1.200 pessoas, todas com registro em livro na Central de Cadastramento e nas visitas domiciliares para atualização e fiscalização. No relatório de outubro de 2009, o gestor detalha o atendimento realizado pela equipe do programa: pessoas que compareceram na central de cadastramento 1.211; pessoas que não foram atendidas por falta de algum documento 16; foram feitas visitas domiciliares no total de 40; pessoas que pediram transferência para outro município, 12, e as transferidas de outro município, 11; foram inclusas no Cadastro Único, 21; pessoas que fizeram consultas de situação cadastral, 369; pessoas que pediram desbloqueios ou reversão de cancelamento do beneficio, 69; Total de Famílias Cadastradas em Poções, 9.790 dados de 30/08/2009 e Famílias Beneficiárias do Bolsa Família com benefício liberado, 5.818, os dados são de 09/2009.

Os serviços realizados na parceria do SineBahia/Pat ajudaram na emissão de documentos, chegando a 42 CPFs emitidos, 19 Certidões de Nascimento emitidas e 120 pessoas contempladas com os cursos. Ronivon Lima espera que em novembro o programa possa atender um número maior de beneficiados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).

De Uruçuca no Sul da Bahia sai primeira exportação de búfalos para as Filipinas

Os primeiros búfalos que o sul da Bahia exporta para as Filipinas foram embarcados na manhã de ontem, quinta-feira (5), na fazenda Bom Sossego, em Uruçuca. É o segundo envio para o exterior realizado pelo estado em menos de um ano, sendo o primeiro para a Venezuela. As 76 fêmeas das raças murrah, mediterâneo e jafarabade irão se juntar a outros 1.726 animais dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais que serão exportadas do Brasil.
Os búfalos têm um peso médio vivo de 240 quilos e cada animal foi vendido por R$ 900. Valor maior que o gado bovino, cotado a R$ 70,00 a arroba. Técnicos do país da Ásia passaram dois meses no Brasil visitando as propriedades e escolhendo os animais. Eles vão percorrer uma distância de 1.550 quilômetros de Uruçuca até a fazenda São Sebastião, no município de Campo Florido, triângulo mineiro. Três caminhões transportam os bubalinos, que enfrentarão 48 horas de viagem até a cidade vizinha a Uberaba.
Em Minas Gerais, os bubalinos ficarão em quarentena, recebendo uma alimentação especial e sendo acompanhados durante todo o tempo por técnicos do governo. Eles seguem depois para o Porto de Santos e de lá embarcam em um navio. Serão 29 dias de viagem até chegar ao país do continente asiático.
Nas Filipinas, os animais serão utilizados em programa governamental de combate à pobreza. Os búfalos serão doados a famílias pobres do meio rural para que reproduzam e se tornem fonte de renda, utilizado para trabalho, e alimentação. O animal é forte produtor de leite e tem uma carne saudável com 40% menos de colesterol, 11% a mais de proteína, 10% mais minerais e 55% menos de calorias que os bovinos.
As Filipinas têm o objetivo de adquirir sete mil animais do Brasil. “É um marco para a região e uma nova oportunidade de investimento”, afirma o pecuarista Abelardo Ribeiro dos Santos Filho, um entusiasta da criação de búfalos. Ele possui fazenda de pecuária bubalina também no recôncavo baiano.
Os animais exportados para as Filipinas passaram por todo o processo de controle sanitário exigido. Segundo o produtor Abelardo Ribeiro, o estado da Bahia tem rebanhos do Brasil de alta qualidade e também é possuidor de um dos melhores controles sanitário do país, há anos zona livre de febre aftosa, fatores que, segundo ele, estão permitindo a exportação.
Para o produtor, o búfalo é uma boa fonte de investimento pelo menor custo de produção. “Eles têm uma fácil adaptação ao clima sul da Bahia e maior resistência. Comem leguminosas e até tiririca, que o gado bovino rejeita”, disse ele. O tratador da fazenda Alberto Vieira da Glória afirma que é muito fácil lidar com os búfalos. “Eles são mais dóceis que os bois e atendem pelo nome ou número facilmente”, disse ele. O pecuarista possui também na fazenda de 268 hectares um plantel de gado girolando, que pretende para manter só búfalo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)

Prefeitura sana problema de luz elétrica na Central de Abastecimento da Urbis

Há cerca de quinze dias técnicos da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior iniciaram uma operação na Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá (Urbis), zona sul de Ilhéus. A ação teve como principal objetivo a realização de um levantamento dos estabelecimentos comerciais que utilizavam luz elétrica por meio da rede pública, gerando gastos diretos para o município. Após o levantamento feito pelos técnicos, explicou o secretário da pasta, Isidoro Gesteira, ficou constatado que mais de vinte estabelecimentos se utilizavam dessa prática considerada ilegal.

Como forma de sanar o problema que vinha gerando despesa extra ao município, foram realizadas reuniões com os proprietários dos estabelecimentos. “O intuito desses encontros foi o de buscar, junto com a população, a melhor forma de executar a instalação de um nosso sistema elétrico, inclusive com relógios medidores individuais para os boxes que ainda não possuem, que serão disponibilizados pela Coelba”. A instalação desse novo sistema será iniciada nesta quinta-feira (05), “como forma de garantir, que dentro do prazo mais curto possível, a prefeitura não tenha mais essa despesa, causada por uma prática clandestina”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Lauro de Freitas celebra o Novembro Negro com ampla programação

Lauro de Freitas celebra o Novembro Negro com uma série de atividades que servirão de motivo para a reflexão sobre a condição do negro na sociedade brasileira. A programação abrange todo o mês de novembro, se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. As celebrações começam com uma mostra de fotografia e outra de cinema, que ocorrerão do dia 3 até o final do mês no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira, em Portão.

Está previsto para o dia 16 o Seminário “Palmares contra a Discriminação”, no mesmo Centro de Referência, que contará com as intervenções da makota Valdina Pinto, e do mestre em Direito Público, João Jorge. O mestre em Psicologia, Valter da Mata, apresentará um resultado de trabalho de educação sobre como abordar a questão do preconceito em sala de aula. Haverá, no dia 17, uma feira de saúde em Quingoma e, no dia seguinte, uma sessão especial na Câmara Municipal de Lauro de Freitas com o tema “Conseqüências e Perspectivas de Políticas Públicas para o Povo Negro”.

O superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eriosvaldo Menezes, salientou que as atividades não devem ter efeito apenas nos dias em que serão realizadas. “Não se trata de comemoração, mas de reflexão. Este Novembro Negro deve apontar perspectivas para a formulação de políticas públicas em benefício do negro nesta gestão de Moema Gramacho”, pontuou. Ele ainda destacou a atividade da Noite da Paz, quando serão amarrados ojás nas árvores da cidade, cujo branco representa Oxalá e a busca pela paz. “Esta é uma atividade específica do povo de santo”, destacou Confira a programação.



PROGRAMAÇÃO



Mostra de Fotografia “Rio - Bahia, O olhar do outro”
De 3 a 30 de novembro, das 8h às 17h
Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira - Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
PARCERIAS: SEPROMI / PMLF - Secretaria de Governo (SUPPIR)



Mostra de Cinema Negro
De 03 a 30 de Novembro de 2009, das 8h às 17h
Centro de Referência da Cultura AfroBrasileira - Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
PARCERIAS: SEPROMI / PMLF - Secretaria de Governo (SUPPIR)


Seminário Palmares contra a Discriminação
Dia 6 de Novembro de 2009, das 8h às 17h
Centro de Referência da Cultura AfroBrasileira - Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
PARCERIAS: SEPPIR, Secretaria Municipal de Governo (SUPPIR)


Feira de Saúde no Quingoma
Dia 17 de Novembro de 2009, das 8h às 17h
Quingoma
PARCERIAS: SEPPIR, Secretaria Municipal de Governo (SUPPIR), Secretaria Municipal de Saúde



Sessão Especial do Novembro Negro - Conseqüências e Perspectivas de Políticas Públicas para o Povo Negro
Dia 18 de Novembro de 2009, às 17h
Câmara Municipal de Vereadores
PARCERIAS: Casa Legislativa do Município, Secretaria Municipal de Governo (SUPPIR)


Noite pela Paz-Amarração de ojás
Dia 19 de novembro de 2009, às 22h
Toda a cidade
PARCERIAS: SEPPIR, Secretaria Municipal de Governo (SUPPIR)


Caminhada Cor da Cidade
Dia 21 de Novembro de 2009, às 15h
Terraplac - Largo do Caranguejo/ Itinga
PARCERIAS: PCE - Posse de Conscientização e Expressão, SEPPIR, Secretaria Municipal de Governo (SUPPIR) (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)

Atendimento massoterapeuta será oferecido aos servidores da educação

Professores da rede pública de São Desidério receberão atendimento de massoterapeuta nesta sexta-feira, 06, a partir das 7:30h. A iniciativa faz parte do Projeto Saúde Docente desenvolvido pela Secretaria de Educação. O grupo Oficina do Corpo que dispõe de especialistas em massagem corporal e facial e em acupuntura, prestará o serviço no espaço ao lado da Sala de Supervisão situada na Rua Antônio Lopes de Menezes.

A meta é atender semanalmente 60 professores. Os trabalhos se estenderão até dezembro, cerca de 450 profissionais serão beneficiados. Segundo a secretária de Educação, Cátia Alencar, os serviços oferecidos evitarão as dores e o stress do final de ano. “Neste período as atividades se intensificam nas escolas, o projeto é muito importante para garantir o bem estar dos servidores”. Mais informações na Secretaria de Educação ou na Assessoria de Comunicação pelo telefone (77)3623-2145. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

Itabuna tem manutenção contínua de espaços públicos

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna está mobilizando uma equipe na recuperação de praças, ruas e avenidas da cidade. O trabalho envolve a revitalização de calçadas, meio-fios e ainda serviços de roçagem dos jardins e podas de árvores. A intenção é associar a limpeza pública com reparos na área da construção civil.

O projeto começou na terça-feira (03), com a revitalização de três equipamentos públicos: praças José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), Otávio Mangabeira (Camacã) e avenida Firmino Alves. A ação visa não apenas recuperar o aspecto físico dos locais públicos, mas também recuperar sua vocação original: espaço de encontro, lazer, entretenimento e cultura.

Segundo o diretor do Departamento de Projetos de Engenharia, Sóstenes Vilas-Boas, o projeto de manutenção será contínuo e envolverá não só o centro da cidade, mas também os bairros. Ele ainda explicou que serviços como retirada de areia de sarjetas, que eram executados pela empresa terceirizada responsável pela limpeza pública, atualmente estão a cargo da equipe padrão da Prefeitura. “Assumimos a realização de alguns serviços com o objetivo de reduzir custos”, frisa o diretor. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Prefeito Newton Lima reafirma apoio aos segmentos de receptivos de turistas

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reafirmou na manhã de ontem, 05, que continua ao lado dos segmentos envolvidos nos receptivos aos passageiros de transatlânticos (táxis, vans e locadoras), que não abrem mão de terem acesso ao Porto Internacional do Malhado, como ocorria nos anos anteriores. Nesse sentido, propôs a criação de uma comissão, com a finalidade de manter reunião, amanhã, dia 06, com a direção da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Ilhéus, e, caso não se encontre uma solução para o impasse, convidou á todos para que, na próxima segunda-feira, dia 09, se dirijam a Salvador para levar o pleito ao presidente da Codeba, Antônio Celso Pereira Filho.

O pronunciamento do prefeito Newton Lima foi realizado durante protesto público promovido pelos segmentos de atendimento aos turistas, que foi iniciado na entrada do Porto, com fechamento de acesso e de ruas, finalizando em frente ao Palácio Paranaguá. Lembrou ainda o prefeito que desde o mês de junho deste ano vem mantendo vários contatos com a Codeba e também com a Secretaria Especial dos Portos, em Brasília, na busca de sensibilizar essas autoridades sobre os transtornos que a decisão de impedir o acesso pleno ao Porto irá causar á economia local e ao turismo. “Portanto, me mantenho firme na posição de continuar essa luta ao lado de todos vocês”, garantiu.

No último dia 28, durante reunião ocorrida sede da Codeba local, o prefeito Newton Lima apresentou uma proposta com o objetivo de minimizar o impacto da medida adotada pela Organização Marítima Internacional (IMO), que, entre outras coisas, proibe a realização dos receptivos aos turistas dentro do próprio terminal portuário. A proposta permitiria que taxista, vans e locadoras tivessem acesso direto ao porto, utilizando espaços fixos em standes, dentro do terminal portuário, para que pudessem vender seus serviços com equipes de no máximo três pessoas, porém a disponibilização desses serviços aconteceria dentro da Concha Acústica, onde a Prefeitura vem providenciado as adaptações com o objetivo de abrigar os táxis, vans e os demais veículos das locadoras.

Embora todos os presentes naquela reunião tivessem concordado com a proposta, posteriormente os representantes dos segmentos a rejeitaram, preferindo manter a luta em busca do pleno acesso ao Porto, pelo menos durante essa alta temporada. Nelson Oliveira, presidente do Sindtáxi, elogiou a atitude do prefeito Newton Lima reconhecendo seu esforço na busca de uma solução para o problema, e, assim como os demais representantes de categorias envolvidas nos receptivos presentes ao manifesto, concordou em manter reuniões amanhã, dia 06 e segunda-feira, dia 09, com as direções da Codeba local e em Salvador,com a participação da Câmara Municipal para fortalecer ainda mais o movimento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Audiência Pública em Poções aprova implantação da indústria de processamento de resíduos orgânicos

O cuidado com a questão ambiental visando à modernização e avançando na tecnologia moderna, a Prefeitura Municipal de Poções, realizou na terça feira (03) no plenário da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública que discutiu a implantação da Indústria do lixo. O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, secretários, vereadores, trabalhadores do lixão, servidores públicos e a população, receberam os consultores da empresa AFG Consultores, responsável pelo projeto. Desenvolvimento limpo, usina de tratamento do lixo e resíduos sólidos, foi o tema da audiência que abordou as soluções para o lixão de Poções.

O prefeito Luciano Mascarenhas explicou que a audiência do lixo marca um novo caminho para o lixão, fruto de várias viagens em busca do melhor para a população, “com essa aprovação o governo vai enviar o projeto a câmara para a aprovação, esperamos a implantação rápida da indústria, nosso trabalho para gerar empregos e renda continua em todos os setores do município, o momento difícil que passamos não intimida e nem desanima o governo, a luta para deixar minha querida Poções desenvolvida, moderna e respeitada como pólo administrativo regional irá continuar com a força do povo e a proteção do Divino Espírito Santo”, afirmou o prefeito.

As boas vindas ao grupo da AFG Consultores também foi proferida pelos secretários Mateus Cruz (Agricultura) e Jorge Luiz (Infra-Estruturar), pelos presidentes, Alan (Condema) e Nelson Machado (Câmara de Vereadores. Para a representante da AFG Consultores no Norte e Nordeste, Drª. Cláudia Bahia, a intenção do governo é o desenvolvimento do município e não se faz nada sem a proteção ambiental e Poções é um potencial importante pela preservação da sua mata, que passa por pessoas louváveis na preservação, como a família de Alfredo Pinheiro.

O momento esperado da audiência estava reservado para o presidente da AFG Consultores, Henry Willian, que antes de explicar o projeto apresentou dois filmes, um sobre a empresa e outro sobre o efeito global. Agradecendo o apoio do prefeito Luciano Mascarenhas, da sua equipe, dos vereadores e da população, nesta incluída os trabalhadores da cooperativa que opera hoje no lixão. Henry apresentou o projeto de Poções, que por ser o primeiro a implantar no Norte e Nordeste, mesmo já tendo realizado audiências em outros municípios do estado a exemplo de Brumado, a indústria será modelo e o nome segue o padrão (Agro Eco).

Para a indústria de Poções, Henry detalhou o seguinte: A AFG Consultores desenvolve projetos nas áreas de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Energias Alternativas, Modelos Sustentáveis e demais atividades que promovam o desenvolvimento das sociedades, inclusão social, saúde pública e meio ambiente. Desenvolvimento de Projetos que resultem: Desenvolvimento Social e Econômico, Inclusão Social e bem-estar social; Desenvolvimento de Projetos que reduzam o impacto ambiental e problemas de saúde pública; Desenvolvimento de Projetos que permitam compensações pela redução de emissões de gases poluidores e causadores do aquecimento global, os chamados Créditos de Carbono; Desenvolvimento de Projetos Auto-Sustentáveis; Desenvolvimento e Aplicação de tecnologias inovadoras; Desenvolvimento e Aplicação de Projetos de Energias Alternativas e Fontes Renováveis de Energia e Responsabilidade Social.

Segmentos de Projetos de Crédito de Carbono, outro ponto destacado por Henry na palestra, como: Aterros Sanitários; Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Passivos Ambientais; PCH’s, Hidrelétricas, Eólicas e Solar; Biomassa, Geração e Co-Geração de Energia; Suinocultura, Bovinocultura e Frigoríficos; Usina de Álcool /Tratamento de Vinhaça; Eficiência Energética; Indústria, com: Alimentos - projeto de biomassa para co-geração e geração de energia; Bebida - substituição do óleo combustível pela queima de biomassa sólida no processo de fabricação da cerveja; Cimento - substituição do óleo combustível por gás natural, utilização da escória de alto-forno para a produção de cimento; Papel e celulose - mitigação do metano através do tratamento de efluentes, substituição de óleo combustível por gás natural e geração de energia a partir da biomassa; Porcelana - troca de combustível e eficiência energética; Madeireira - geração de energia a partir da biomassa e redução da emissão de metano; Petroquímica - substituição do combustível; Química - redução da emissão de N2O e substituição do combustível por gás natural; Siderúrgica - substituição do combustível fóssil para renovável e co-geração de energia através da implantação de sistema de recuperação de gás; Tratamento de esgoto; Reflorestamento; Conservação de Florestas/Desmatamento Evitado e Outros Segmentos.

Um assunto que levou a platéia a refletir melhor foi quando Henry apresentou os possíveis resíduos para tratamento e destacou como resíduos urbanos, podas de árvores e jardins, alimentos e hortifrutigranjeiros (Ceasa) e lodo de estação de tratamento de água; outra fonte vem dos resíduos industriais, madeiras, alimentos, laticínios, frigoríficos, abatedouros em geral, cervejarias, papel e celulose, curtumes, usina de álcool e rejeitos de refinos de petróleo; na agropecuária os resíduos são da avicultura, suinocultura, bovinocultura, bagaço de cana, torta de vegetais(filtro), casca de cereais e por fim o lixo urbano doméstico.

As soluções apresentadas pela AFG Consultores para a usina de Poções recaem em Substituição do Lixão por uma Indústria de Processamento (transformação) de Resíduos Orgânicos e Passivos Orgânicos Industriais e Agroindustriais em Fertilizante Orgânico. Transformando lixo e resíduos orgânicos em Produtos de Mercado geradores de emprego e renda, e fonte de arrecadação de Tributos. As vantagens da Parceria com Poções permitem: incremento de valor percentual sobre o ICMS recebido pelo Município, através do ICMS Verde ou Ecológico (dependendo da legislação de cada Estado); o Município recebe 20% de Royaltz sobre total de créditos de carbono gerados e comercializados; o Município recebe o adicional de 10% de Royaltz sobre o total de créditos de carbono gerados e comercializados, para serem aplicados em projetos Sociais e Ambientais; Desenvolvimento de Projetos de Educação Ambiental e Auxílio na Implantação e Conscientização da Coleta Seletiva; Geração de Empregos Diretos nas Usinas; Aumento da Arrecadação do Município com a comercialização do produto final do tratamento do lixo orgânico, que é o fertilizante (adubo) orgânico; Trata o resíduo pré-existente e realiza o PRAD – Plano de Recuperação de Área Degradada; Resolve o Problema de ajuste do Termo de Ajuste de Conduta - TAC com Ministério Público- MPF, e ainda, reduz os impactos ambientais e recupera áreas degradadas.

No final da audiência após os debates com o plenário, o prefeito Luciano Mascarenhas colocou em votação a proposta da implantação da indústria e o plenário aprovou por unanimidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)

Palco da Cidade encerra com 18 finalistas

Acontece no dia 22, às 17h, no teatro da Cidade do Saber, o encerramento do Palco da Cidade, programa que busca novos talentos do Município. Foram selecionados 18 finalistas nas modalidades de música, dança, teatro e poesia. Foram selecionados Maílson Pereira, o grupo de dança FDT Crew, Carlito França, Laise Sacramento, Gell Junior, Railda de Melo, Alan Brandão dos Santos, Elli Nascimento, Alex Mikimba, Eider Cerqueira Neves, Ana Grimaldi, grupo Universo com Verso, banda Som Pop, grupo MP6, banda Zé da Galera, Márcio Araújo, Ashiley, banda Liberdade Condicional.

Os finalistas passaram por uma seleção, na qual foi avaliado o desempenho em palco, solo ou em grupo, considerando a capacidade de envolvimento da platéia por parte dos candidatos. A iniciativa teve como propósito passar um clima de show de calouros, com direito a apresentador-comediante, visando incentivar o trabalho artístico local.

O projeto percorreu diversas localidades da orla, a exemplo de Monte Gordo, Arembepe, Fonte das Águas, Vila de Abrantes, Areias, Barra do Jacuípe, e na sede, na praça Desembargador Montenegro.
Aprovado pelo calendário de Apoio a Projetos Culturais 2009, da Fundação Cultural da Bahia, a iniciativa é uma promoção do Núcleo de produção de teatro da Cidade do Saber, em parceria com a Secretaria municipal de Cultura (Secult). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Itabuna é sede da Conferencia Territorial de Saúde Ambiental

As políticas relacionadas à saúde ambiental, nos 26 municípios que integram o Território Litoral Sul, serão tema de conferência programada para esta sexta-feira (06), em Itabuna. A 1ª Conferência Territorial de Saúde Ambiental será realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, das 8 às 17 horas.

O evento acontece cerca de um mês após a Conferência Municipal e é preparatório para a Conferência Estadual, agendada para o período de 16 a 18 de novembro, em Salvador. Terá como tema central “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta” e como subtemas “Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio-Ambiental”, “Trabalho, ambiente, educação e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios” e “Democracia ambiental e políticas para a construção de territórios sustentáveis”.

Em Itabuna, o evento está sob a coordenação do comitê gestor do Território Litoral Sul e da Prefeitura local, representada pelas Secretarias da Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com Raquel Ariela de Oliveira, coordenadora de Vigilância Ambiental da SMS, pela primeira vez está se construindo uma política para esta área de maneira estruturada e com discussão ampla em todo o país.

A coordenadora explica que, da conferência do Território Litoral Sul, sairá um documento para ser encaminhado à Conferência Estadual. “Estaremos discutindo as questões específicas da saúde ambiental dentro de um aspecto mais amplo e abarcando as peculiaridades de toda a região”, enfatiza Raquel Ariela. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Serviços Urbanos realiza grande mutirão em Olivença

Considerada um dos principais pontos turísticos de Ilhéus, a Estância Hidromineral de Olivença começou a receber na manhã desta quinta-feira (05) uma série de ações que integram mutirão de limpeza, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos. O mutirão, além de contemplar a limpeza das praias de Batuba e Cai N’àgua, se estende ainda para as ruas, com pintura de meio-fio, melhoramento das condições de tráfego com a substituição de paralelos e outros serviços.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, outros serviços como trocas de lâmpadas também fazem parte das ações do mutirão, que deve prosseguir até o fim de semana, quando se inicia em Ilhéus um dos principais eventos de surf da América Latina: o Mahalo Pan Surf Games & Music. O evento prossegue até o dia 14 deste mês e reunirá cerca de trezentos surfistas de vinte países, a exemplo de, Peru, México, Uruguai, Jamaica, Costa Rica, Canadá e Estados Unidos, assim como grandes nomes da música popular brasileira. “Esse evento será de extrema importância para mostrar nossas belezas naturais, e por isso, Olivença precisa estar devidamente preparada para receber esses esportistas”.

Carlos Freitas ressaltou ainda, que assim como foi realizado no ano passado, este mutirão marca o início de uma série de outras ações de manutenção que serão adotadas especialmente para o verão, quando o local costuma receber um volume maior de turistas e visitantes. “Assim como Olivença, esse mutirão vem sendo realizado em outros pontos de grande movimento como as avenidas Litorânea Norte e Soares Lopes, entre outros locais”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)