Selo Unicef Município Aprovado inscreve até o dia 30

As inscrições para a nova edição do Selo Unicef Município Aprovado (2009/2012) estão abertas até dia 30 deste mês. Ele foi lançado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) nesta terça-feira (6), junto com um relatório abordando os principais avanços verificados nos 188 municípios do semiárido baiano que participaram do selo no ano passado.

Podem participar os municípios localizados na área de atuação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. No total, 1.500 municípios brasileiros estão no semiárido, sendo 300 na Bahia.

O objetivo do Selo Unicef Município Aprovado é incentivar as cidades a elaborar políticas públicas para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. Por meio do programa, o Unicef avalia e monitora os indicadores sociais de educação, saúde, proteção e participação social dos jovens e certifica e reconhece os avanços nas políticas desenvolvidas pelos municípios.

Segundo o coordenador do escritório do Unicef em Salvador, Ruy Pavan, ao mobilizar gestores e a população, o selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes do semiárido.

Entre os resultados alcançados nos últimos anos, está a redução da mortalidade de crianças menores de um ano. De 2004 a 2006, esse indicador caiu 15,2% nos municípios da região que foram certificados pelo Unicef.

A média nacional de queda do indicador, nesse mesmo período, foi de 3,1%. Da mesma forma, o crescimento do acesso ao exame pré-natal no semiárido foi muito acima da média nacional. O número de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal aumentou 30,2% nos municípios que receberam a certificação, enquanto o crescimento médio do país ficou em 7%.

A primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, presidente do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, afirmou que o governo estadual vai construir 219 cisternas em escolas do semiárido – 53 escolas serão beneficiadas também com energia elétrica, por meio do programa Luz para Todos.
“Precisamos dar boas condições de vida às nossas crianças para obter resultados positivos, como acabar com a desnutrição e afastá-las das drogas”, afirmou Fátima Mendonça.
Reconhecimento internacional

Os municípios que se inscreverem na nova edição serão convidados a participar de encontros de capacitação e realizar atividades de participação social, além de ter um conjunto de indicadores de impacto social e de gestão de políticas públicas.

No final desse processo, deste ano até 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de avaliação desenvolvida pelo Unicef, receberão o Selo Unicef Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.
“Estamos trabalhando para incluir aqueles que nunca foram contados e, portanto, nunca houve políticas públicas para essa parcela da população do semiárido. É esse o esforço do governo da Bahia”, destacou a secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), Luiza Bairros.

Para se inscrever é necessário acessar o site
www.selounicef.org.br. Mais informações no telefone (71) 3183-5700 ou e-mail aneri@unicef.org.

Municípios que aderiram ao Brasil Alfabetizado têm novo prazo

Municípios que aderiram ao Programa Brasil Alfabetizado precisam ficar atentos à mudança no prazo: fevereiro de 2010 é a nova data para finalizar o cadastro dos alunos, preparar os alfabetizadores e dar início às aulas para jovens com mais de 15 anos e adultos. Antes dessas alterações, o processo de cadastramento encerrava-se no dia 30 desse mês e a data limite para início das aulas era 30 de novembro de 2009. De acordo com o Ministério da Educação, a prorrogação é necessária para que a meta de alfabetização – 2,1 milhões de pessoas com mais de 15 anos nas escolas - nos Municípios em 2009 seja cumprida. Entre os motivos para a ampliação do prazo estão a dificuldade para localizar e mobilizar os futuros estudantes, problemas na licitação das agências formadores de alfabetizadores e dificuldade de acesso dos Municípios ao Sistema Brasil Alfabetizado. Com o novo prazo, os gestores municipais terão mais tempo para planejarem a implantação do Programa Brasil Alfabetizado, alerta a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Representante dos municípios diz que prefeitos não são caloteiros

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirmou que os prefeitos não são caloteiros por governar municípios com precatórios em atraso. Segundo ele, a dívida é "da cidadania, dos municípios". "Nós não aceitamos isso, não somos caloteiros", destacou, durante audiência pública da comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios (PEC 351/09).

O representante dos prefeitos afirmou que o critério usado para qualificar os prefeitos de caloteiros coloca os cidadãos na mesma situação. "Se formos falar em caloteiros, a população deve quase R$ 1 trilhão em IPTU aos municípios. Será que podemos dizer que todos são caloteiros?", questionou.

O presidente da CNM disse ainda que o debate sobre os precatórios é "apaixonado" e que a grande maioria dos municípios não tem precatórios ou está com os pagamentos em dia.
A audiência ocorre no plenário 12. (Agência Câmara dos Deputados)

Prefeitura de Brumado é premiada pelas suas práticas de estágio

O novo modelo de gestão que foi implantado pela Administração “Desenvolvimento e Compromisso Social” já recebeu várias premiação importantes, as quais vieram certificar a gestão municipal, que adotou medidas de impacto objetivando a adequação aos novos paradigmas da modernidade.
Dentre as várias ações que vieram azeitar a máquina pública foi criado o Programa de Estágios para o setor educacional, que nasceu de uma visita da equipe da Secretaria de Educação, juntamente com o prefeito municipal, ao município de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde, na oportunidade, foram feitas visitas as escolas que funcionavam em tempo integral, visando à implantação deste novo modelo em Brumado.
Isso ocorreu logo no início de 2009, com a implantação do Sistema de Escola em Tempo Integral, sendo que, atualmente, já duas unidades funcionam desta forma.
Segundo o diretor da Semec, Adriano Souza, “quando foi feita a visita a Belo Horizonte observamos que as escolas utilizavam estagiários para as práticas paralelas nas escolas em tempo integral e logo absorvemos a idéia e começamos a utilizar estagiários”.
O vetor para que esse sistema de práticas com estagiários fosse efetivado aconteceu através do IEL - Instituto Euvaldo Lodi, que, atualmente, monitora cerca de 50 estagiários de nível médio e universitário, os quais atuam nas duas unidades que estão funcionando em tempo integral, nas mais diversas atividades como: Xadrez, Reforço Escolar, Informática e Artes, dentre outras.
O chefe do Executivo, acompanhado da secretária municipal de Educação, estiveram presentes ao Prêmio Melhores Práticas de Estágio 2009, que aconteceu no auditório da FIEB, em Salvador, no último dia 16 de setembro.
O prêmio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA), em parceria com o Fórum de Estágio da Bahia, preconizando homenagear empresas e instituições que melhor investiram no crescimento profissional, valorizando assim os estudantes baianos.
Em seu sexto ano o prêmio contemplou três organizações baianas, nas categorias de grande, médio e micro e pequeno porte. Empresas como Braskem S/A, Petrobras já ganharam o prêmio em outras edições, neste ano a Prefeitura Municipal de Brumado foi uma das três finalistas, sendo ela a única instituição pública.
Para o prefeito municipal “ser um dos três finalistas de uma premiação tão significativa vem confirmar que estamos no caminho certo. Adotamos este modelo de práticas com estagiários e já atestamos resultados muito positivos, pois eles vêm atuando de forma muito profícua nas Escolas em Tempo Integral. Creio que por sermos uma instituição pública teríamos que receber o prêmio máximo, mas ter sido uma das três finalistas, já é altamente representativo. Estamos investindo fortemente na Educação e já estamos visualizando, nitidamente, resultados muito satisfatórios, superando as nossas expectativas, pois sabemos que somente através da Educação poderemos oferecer uma vida mais digna com muito mais oportunidades, para estas e as futuras gerações”. (Prefeitura de Brumado)

Euclides da Cunha: População aprova a mudança da feira livre para o Centro de Abastecimento

A tradicional feira livre de Euclides da Cunha passou a ser realizada no Centro de Abastecimento, que fica situado às margens da BR 116. A Prefeitura Municipal depois de um século realizou a mudança que muitos almejavam. Com a alteração, objetiva-se a reorganização da feira, a setorização do comércio e a reordenação da cidade e do trânsito.
O proprietário da Eletrocruz, Ivan Cruz, afirmou que essa foi uma das obras mais significativas da nova gestão. “Excelente isso aqui. Até que em fim acabou aquela bagunça no centro comercial da cidade. Vai ser bom para o meu comércio, para o comércio de todos e para os clientes, já que o trânsito fluirá melhor. Aqui temos um espaço arejado e com muita higiene. Euclides da Cunha estava merecendo um espaço desses. Só acho necessária a realização do calçamento nas proximidades do Centro de Abastecimento, mas sei que isso com o tempo virá. Esta é uma obra que trará desenvolvimento para o município”, ressalta.
Mesmo com a mudança do lugar da feira, do centro da cidade para o Centro de Abastecimento, a mesma ainda configura-se numa atração à parte. Como o comércio da cidade é um dos melhores da região, a feira estava muito movimentada e dela participavam pessoas de várias localidades vizinhas. Encontrava-se de tudo, desde utensílios domésticos, artesanato, carnes - principalmente a de bode - comida feita na hora, buchada, ensopados diversos, tapioca, bolos, doces, mingaus de: tapioca e milho e outras iguarias típicas do sertão.
O artesanato tem destaque em Euclides da Cunha. Na feira é possível ter uma idéia da variedade das peças. São comercializados sapatos de couro, com solado de pneu, bem resistentes, que já fazem parte do cotidiano do sertanejo, cordas de sisal e aió - uma espécie de sacola feita de fibra de caroá processado artesanalmente, muito utilizado para o transporte de pequenos objetos e como porta-ração para alimentar os animais.
São encontradas ainda cestas de palha de ouricuri e de cipó, além de chapéus de couro de boi, bode, carneiro, etc. O chapéu de couro usado pelo vaqueiro não pode faltar, é a marca registrada do sertanejo. Chapéu, jaleco e perneiras formam um conjunto de couro, bastante utilizado pelos vaqueiros nordestinos e essencial para a sua proteção contra espinhos na lida diária com o gado e outros animais.

Alagoinhas sedia conferência territorial de cultura

Após a abertura em Irará, no Portal do Sertão, o município de Alagoinhas dá continuidade às conferências territoriais de cultura, nesta terça e quarta-feira (6 e 7). Uma das principais questões a serem discutidas durante o encontro, do qual participam representantes e delegados dos 21 municípios do Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, é o reconhecimento das manifestações culturais da zona rural.
A conferência, que acontece no Centro Cultural de Alagoinhas, na rua Coronel Filadelfo Neves, será uma oportunidade para propor a criação de um sistema de gestão pública voltado não somente aos centros urbanos, mas também à zona rural.
No primeiro dia do evento, que vai das 15 às 21h, além de reuniões, estão previstas apresentações culturais, a exemplo do coral de jovens de Entre Rios, do grupo Meninos de Flauta de Sátiro Dias e de dança.

Esta é a segunda das 26 conferências territoriais de cultura que antecedem a 3ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontece de 26 a 29 de novembro deste ano.
A meta principal da conferência estadual, conforme o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, é envolver toda a Bahia na discussão dos temas propostos, que são cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento.
“Qual política queremos para as artes, para os museus, para os centros de cultura? As conferências são espaços em que essas discussões acontecem, são espaços de decisão e participação popular democrática”, afirma Meirelles, que participou da abertura das conferências territoriais no último domingo (4), em Irará.
As conferências territoriais prosseguem até o dia 8 de novembro, quando será realizada a última das 26 previstas, no território Região Metropolitana, em Salvador. Além das conferências territoriais, vão acontecer ainda conferências setoriais preparatórias para a 3ª Conferência Estadual, evento previsto para os dias 26 a 29 de novembro, em Ilhéus.

Caculé: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove capacitação para dirigentes de Associações

Palestra sobre Associativismo e Cooperativismo no Brasil e no mundo As oficinas debateram temas específicos para cada dirigente Certificado de participação.Agora é colocar em prática os aprendizados. Os dirigentes das Associações Comunitárias do município de Caculé deixaram suas atividades habituais por um dia diferente, porém, tanto quanto proveitoso do ponto de vista de novos aprendizados e de trocas de informações. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMEIA promoveu uma capacitação direcionada a todos os membros das Associações Comunitárias com a intenção de incentivar o Cooperativismo e o Associativismo.
Na programação, além da palestra sobre Associativismo e Corporativismo no Brasil e no Mundo pelo Dr. Alessandro de Magalhães Arantes, professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica em Guanambi, cada dirigente participou de oficinas específicas, tais como: Administração Financeira (Público-alvo: Tesoureiros), Gestão Associativista (Público: Presidentes e Vice-presidentes), Conselho Fiscal (Público: Conselheiros) e Secretariado (Público: Secretários).
As oficinas foram ministradas por facilitadores com conhecimento na área, que puderam esclarecer a função de cada dirigente e orientar melhor os trabalhos. Os facilitadores que contribuíram para este Projeto acontecer foram: Santo da Costa Prates (Técnico em Contabilidade e Administrador de Empresas da Exata Contabilidade), Cláudio Márcio Amorim Coutinho (Advogado e Assistente Jurídico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Emanuelly de Cássia N. Sapucaia Azevedo (Assistente Social do CRAS), David Pereira Cotrim (Professor da Escola Família Agrícola), Mirvande Cotrim Gomes de Brito (Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e Luciene Maria dos Santos (Diretora do Colégio Vespasiano Filho).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Heraldo Augusto dos Santos, parabenizou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pela realização do evento e salientou: “É sempre bom aprender, precisamos melhorar a cada dia, senão ficamos para trás. Esta foi uma grande oportunidade para que cada cargo execute melhor as suas funções.”

Iniciadas obras de sistema de abastecimento de água em Barra do Choça

Já estão em andamento as obras do sistema de abastecimento de água que vai beneficiar os povoados de Santo Antonio 1 e Santo Antonio 2. O serviço está sendo executado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a partir de reivindicações feitas pela Administração Municipal junto ao Governo do Estado. A adutora terá ao final da obra uma extensão de nove quilômetos, ligando a estação da Embasa aos povoados. Serão atendidas também as localidades de Larga Nova e adjacências.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, serão beneficiados aproximadamente dois mil moradores. A água potável é uma antiga reivindicação daquelas comunidades. A Administração Municipal buscou, junto ao Governo do Estado, a implantação do sistema. “Vai melhorar a saúde da população daquela comunidade, que vai ser servida agora com água potável. É um serviço de grande utilidade”, afirmou o secretário de infraestrutura Roberto Garcia. O secretário informou ainda que a Prefeitura implantou também mais de dois mil metros de meio-fio, nos povoados Santo Antonio 1 e Santo Antonio 2.
O prefeito Oberdam Rocha considera fundamental o serviço de abastecimento de água para os povoados. Segundo ele, a oferta de água potável é uma exigência antiga dos moradores. “Estamos finalmente atendendo a um direito básico daquelas populações que é o acesso à água potável, de qualidade, o que garantirá uma melhor saúde para aquelas comunidades”, disse. A previsão de entrega da obra, de acordo com o prefeito, deverá ser em torno de 40 dias.

Prefeito de Poções foi recebido pelo secretário de Infra Estrutura

O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas concedeu entrevista ao Decom e a Rádio Povo na sexta feira (03), para um balanço das viagens feitas a Brasília e Salvador. Segundo o prefeito os passos dados em busca de soluções para as questões do município foram positivas, a começar pela mobilização dos prefeitos que não como um favor do Governo Federal e sim um dever ao reparar as perdas das cotas do FPM, que hoje chega a 5 bilhões e foi encaminhado ao congresso mais uma emenda autorizando o repasse de 1 bilhão para todos os municípios, “é bom e nos ajuda a cumprir os compromissos, principalmente com os servidores”, afirmou Luciano.
Sobre a mobilização que aconteceria no dia 05, foi adiada para o dia 23 de outubro a nível Nacional. As dificuldades que os prefeitos estão passando e são eles os gestores ligados diretamente a população e sabedores dos problemas de saúde, educação, segurança e tantos outros, “temos que lutar, é aqui no município que a população precisa dos serviços e não aguentamos mais a divisão dos recursos como estão, o povo paga seus impostos e o Governo Federal fica com 60%, o Estado com 25% e somente 15% para o município, a menor fatia do bolo e dificuldade maior”, explicou o prefeito.
Em Salvador o prefeito Luciano Mascarenhas esteve na Secretaria de Infra Estrutura e com o secretário João Leão, relatou as questões das BRs que liga o município, destaque para a que liga Planalto, ou seja, a estrada do Baraque que necessita de recuperação. Com o secretário o prefeito discutiu parceria para urbanização com asfalto da Rua Vitória da Conquista que apresenta vários buracos e uma estrutura já ultrapassada.
Com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas, solicitou apoio para que a Embasa faça a ligação residencial das obras de abastecimento d’água das regiões do Bezerro, Jabute e Santa Rosa, obras concluídas pela CAR. Uma Casa do Mel foi solicitada para ajudar na produção de mel pela Associação dos Apicultores do Município e no Produzir o beneficio vem para as regiões da Lagoa Nova e Roçado Grande com um trator que irá ajudar na implantação do programa do gira sol para o Bicombustível. “Tudo é possível desde a união da comunidade e a formação das Associações e é neste sentido que peço a compreensão de todos nas reuniões dos associados, somente eles podem mudar os rumos do desenvolvimento e a chegada dos benefícios para a localidade”, afirmou Luciano.
No final da entrevista, o prefeito Luciano Mascarenhas, voltou a pedir paciência e forças a população, “estamos fazendo a topografia da feira livre, vamos resolver esta questão entre os feirantes e o consumidor. Nos bairros Bela Vista, Alto da Vitória e Primavera estamos fazendo a tomada também da topografia para implantação da rede de esgoto e do calçamento destes locais e por fim vem a construção da UPA24H, com dois médicos de plantão, que se juntam ao já existente no Hospital São Lucas (HSL), chegando a três e assim estaremos salvando o sistema de urgência e emergência de Poções”, finalizou o prefeito.

Irecê realiza Curso de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Irecê através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura realizou na terça-feira (06/10) um Seminário de Encerramento para as pessoas que participassem do Curso de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, onde foram entregues os certificados. O Seminário aconteceu no auditório do Colégio Modelo, e contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, e da Diretora do IMA (Instituto do Meio Ambiente) Bete Wagner. O evento faz parte da programação para a instalação do Aterro Sanitário de Irecê.

Itabuna: Beneficiários do Bolsa Família estão participando de qualificação profissional

Com o objetivo de capacitar beneficiários do Bolsa Família, a Secretaria da Assistência Social (SAS) de Itabuna, em parceria com a Conlar, está capacitando 25 cadastrados no programa federal. O curso é destinado a profissionais da construção civil, com aulas de hidráulica, elétrica, alvenaria, pintura e gestão de vendas.
O treinamento, que acontece até o final de outubro, atraiu principalmente o público masculino. “Mas lembramos que ele é aberto também a mulheres inscritas no Bolsa Família”, ressalta o diretor municipal de Combate à Pobreza, Márcio Abreu.
Luiz Alberto Paiva, morador do bairro São Pedro, acredita que o curso vai facilitar seu retorno ao mercado de trabalho. “Eu quero me aprimorar e futuramente conseguir um emprego. Hoje, o mercado exige que o trabalhador tenha uma qualificação”, reconhece.
Como é voltado a uma das áreas que mais contrata atualmente, a construção civil, o curso está fazendo sucesso. Antônio Pereira dos Santos, que reside no Nova Fonseca, destacou a iniciativa como uma oportunidade de melhorar suas condições de vida. “É uma oportunidade para quem não tem nada. Quero voltar a trabalhar e acho que na área da construção há mais vagas”, explica. Para facilitar o acesso dos beneficiários ao local onde ocorre a capacitação, a Secretaria de Assistência Social ofereceu cartões de transporte a todos os participantes.

Governo Municipal de Juazeiro lançou projeto Meu Rio Minha Vida

No último sábado, dia 3 de outubro, na Orla da cidade, a Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a TV São Francisco e o 72BI, realizam uma série de atividades em homenagem ao Rio São Francisco que no domingo, 4 de outubro, completou 508 anos de descobrimento.
Entre estas ações esta o lançamento do projeto ‘Meu Rio Minha Vida’ que consiste no desenvolvimento de atividades educativas, de consciência e de atitude para a preservação e revitalização do Velho Chico por parte de todos ribeirinhos.
Na programação, foi realizado um grande mutirão de limpeza e reflorestamento das margens do rio na área compreendida entre o Angary e o final da Orla II com a participação de alunos de escolas públicas e privadas; apresentações artísticas pelos alunos das Escolas Cremildes Luiz Brandão e Terezinha Ferreira de Oliveira; e fechamento dos acessos das rampas ao rio com gelos baianos; instalação de placas e faixas educativas; entrega de uma lancha para patrulhamento ambiental; trabalho de fiscalização em toda orla pela Vigilância Sanitária e o núcleo de fiscalização ambiental do município.
O destaque da manhã do sábado, além de toda a programação foi a realização do simbólico abraço ao Rio São Francisco.

Prefeitura de Cabaceiras entrega uniformes para garis e funcionários da limpeza pública

A Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu entregou para cada gari do Município um kit de uniformes composto de calça, blusa, bota e luva, dando condições de segurança, conforto e higiene para o desenvolvolvimento de um trabalho tão importante nas ruas da cidade. A prefeita Romildes elogia constantemente o trabalho de todos os funcionários e disse especialmente aos garis que a cidade deve muito a eles porque devido ao esforço de cada um, Cabaceiras tem se tornado a cidade mais limpa do Recôncavo. De acordo com informações do Diretor de Urbanismo José Roque, desde o primeiro dia do novo governo, os garis têm trabalhado diuturnamente para manter a cidade cada vez mais limpa. “Não tem sido tarefa fácil manter o que esse profissionais estão fazendo, estamos incentivando de todas as maneiras, mas o principal é a auto-motivação de cada um, algo que eles têm de sobra. Relata José Roque.

Mostra com trabalhos dos usuários do CAPS de Ilhéus acontece nesta 5ª

Usuários do Centro Psicossocial (CAPS) de Ilhéus e dos municípios Una, Camacã, Itabuna, Uruçuca, Ibicaraí e Canavieiras participam nesta quinta-feira (08) a partir das 8 da manhã no Estádio Mário Pessoa da I Mostra Cultural da Região Cacaueira. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde Mental, dia 10 de outubro.
Mais de trezentas pessoas, entre usuários e profissionais, devem participar de um dia inteiro de atividades realizadas com o objetivo de apresentar à comunidade a exposição com trabalhos feitos nas oficinas terapêuticas pelos usuários do Centro Psicossocial.
De acordo com a Coordenadora do CAPS em Ilhéus, Simone Pitágoras, o evento também será uma boa oportunidade de divulgar as novidades nas atividades terapêuticas para os transtornos mentais, assim como as ações realizadas pelo centro de Ilhéus e dos outros municípios. Ainda de acordo com Simone Pitágoras, além de estimular a criatividade e as potencialidades dos usuários do Centro, o evento vai possibilitar a troca de experiências e a melhoria do serviço prestado na região, “ajudando a diminuir, entre a população, o preconceito em relação à doença mental e desmitificar a loucura”.

São Desidério - Vila Nova Conceição tem quadra poliesportiva

Cerca de 600 moradores da comunidade de Vila Nova Conceição, a 40 km da sede de São Desidério, receberam na noite do dia 05 de outubro, a quadra poliesportiva Silvino Francisco da Silva, construída pelo Governo do Desenvolvimento e Cidadania, com recursos próprios do Município.
“Ainda durante a gestão do prefeito Arnon, foram investidos cerca de R$ 1. 500.000,00 na construção da vila, com 60 casas populares, sistema de água, energia e escola municipal. E, agora, nesta mais nova obra na localidade, investimos em torno de R$ 100 mil”, afirmou o atual prefeito Zito Barbosa.
O novo espaço representa mais lazer e qualidade de vida principalmente para a juventude, que agora tem no esporte um complemento para a educação.
Secretários de governo, vereadores e moradores participaram do evento, que também contou com a presença do deputado estadual Aderbal Caldas. Ele destacou a obra como mais uma importante iniciativa do Governo Municipal na promoção da cidadania. "O esporte une as pessoas e é fundamental na formação de um jovem, assegurando saúde e inclusão social", declarou o deputado.
Vila - A Nova Conceição é a primeira vila popular construída por uma prefeitura no Oeste da Bahia. A inauguração e a entrega das 60 casas foram em 2005. O projeto foi elaborado durante a segunda gestão do prefeito Zito Barbosa. O projeto também assegurou à comunidade uma escola que oferece educação infantil e ensino fundamental.