Saúde oferece vários serviços em apoio ao Paz nas Comunidades

Muitas pessoas prestigiaram mais uma ação da Secretaria de Saúde de Juazeiro que apóia o Programa “Paz nas Comunidades”. Em plena praça pública lotada, no bairro Piranga II, no último domingo, os profissionais de saúde ofereceram vários serviços para a comunidade. A equipe do Programa DST/AIDS marcou presença com orientações educativas e distribuição de preservativos. O Lacen municipal também teve sua participação durante o evento na realização da tipagem sanguínea e teste de glicemia.

A criançada que ainda não tinha se vacinado contra paralisia infantil, pôde receber as duas gotinhas da imunização. A comunidade também tinha disponíveis serviços de aferição de pressão e teste de glicemia com a avaliação do nutricionista, além da distribuição de kits de higiene bucal.
A dengue também foi outro assunto em destaque durante a ação. A equipe devidamente fardada orientou a população sobre a prevenção da dengue com entrega de panfletos informativos e apresentação de larvas do mosquito. “Estamos mostrando para a população como é a larva do Aedes Aegypti em seus estágios, do aquático ao avançado e mostrando como nossa equipe trabalha no combate à doença e quais os remédios utilizados e autorizados pelo Ministério da Saúde”, afirmou o coordenador de Endemias, Edésio Santos.
A demonstração da dengue foi bem aceita pelos moradores do Piranga II. “Nunca ninguém da minha família teve dengue, pois estamos atentos à divulgação da prefeitura e fazendo os devidos cuidados para prevenir a dengue”, registrou Francisca Ferreira Lima, 40 anos.
O coordenador de Endemias disse ainda que já foram entregues pela Secretaria de Saúde mais de 300 fardas adequadas para os agendes de endemias. “Agora a população receberá o agente tipicamente fardado para melhor identificação do funcionário”, falou.
Francisco Antônio de Oliveira, 77 anos, foi levado pela sua filha Jerlândia Oliveira, 35 anos, para as ações do “Paz nas Comunidades”. Ambos aproveitaram para conhecer os serviços da Secretaria de Saúde e o pai realizou a aferição de pressão. “Meu pai precisa de acompanhamento constante, pois tem pressão alta e já está bem velhinho. Muito bom este evento com vários serviços de saúde para a população”, comentou a filha.
A ação da Secretaria de Saúde aconteceu numa parceria da comunidade e do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom). O Programa “Paz nas Comunidades” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro, Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros e visa promover uma cultura permanente de paz nos bairros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Sociedade não está preparada para conviver com pessoas mais velhas, avaliam idosos em pesquisa

A sociedade não está preparada para conviver com os idosos na avaliação de 80% das pessoas entre 55 e 73 anos de idade ouvidas em pesquisa divulgada (25 de junho) pelo banco Bradesco. O estudo Longevidade Brasil revela também que 39% dos idosos foram vítimas de discriminação por conta da idade. Entre os que mais relataram o desrespeito, 44% são mulheres, com mais de 70 anos (49%) e da classe C (42%). A pesquisou ouviu cerca de 2 mil pessoas em seis grandes cidades do país. No documento, os idosos alertam para o despreparo dos serviços públicos e privados, principalmente do transporte público, da saúde e dos bancos, nos quais são tratados, muitas vezes, com descaso.

Para o aposentado Dagoberto Moreira, 86 anos, que participou da divulgação da pesquisa, os ônibus são os principais vilões. Ele confirma o fato de os motoristas não pararem ao sinal dos mais velhos e conta casos de direção perigosa. “Só em lugares muito preparados há uma dedicação aos idosos. Em geral, o que a gente vê é a falta de respeito. Os ônibus não respeitam quando os idosos estão descendo ou subindo, ou até atravessando a rua. Outro dia, se eu não seguro uma senhora, ela ia parar longe com a arrancada do motorista”, contou o aposentado.
Para o cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo levantamento, chama atenção o fato de 56% dos idosos usarem algum tipo de transporte público mais de uma vez por semana e este serviço ser apontado como o principal ambiente de discriminação. De acordo com o pesquisador, a solução para o problema passa por medidas que incentivem a “civilidade” e o respeito. “É irracional achar que todas as políticas têm que ser universais. O problema é o mesmo do machismo e exige uma mudança de mentalidade. Tem que ser uma evolução dos patamares de civilidade e a história demonstra que isso é possível”, avaliou.
Maioria dos idosos sustenta o lar onde mora, revela pesquisa
Os idosos são responsáveis por grande parcela da contribuição financeira nos lares brasileiros. Pesquisa divulgada (25 de junho) banco Bradesco revela que 80% das pessoas entre 55 e 73 anos afirmam sustentar as casas onde vivem contra 19% que afirmam ser sustentadas por parentes. A pesquisa Longevidade Brasil entrevistou cerca 2 mil pessoas das classes A, B e C em seis cidades de todas as regiões do país, com exceção da Região Norte. Também foram realizados grupos focais e pesquisas etnográficas durante os anos de 2008 e 2009. De acordo com o cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo estudo, o fato de os idosos serem os principais provedores das famílias está mais evidente na classe C, onde 82% mantêm os lares. Na classe A o percentual é de 80% e na classe B, de 76%.
Segundo José Libânio, a aposentadoria nas classes mais baixas é um “dinheiro certo” e “constante”, às vezes, maior que o rendimento anterior ao benefício, adquirido por meio do mercado informal. Por outro lado, nas classes mais abastadas, a aposentadoria representa uma queda da renda, por conta das regras para o pagamento do benefício pelo governo, que corta, por exemplo, as gratificações.
“Para as classes mais pobres, o fato de poder contar com uma renda certa e segura, faz toda a diferença. A partir da aposentadoria, a renda se torna constante, o que antes, podia não acontecer”, afirma o pesquisador. “Ao se observar o Nordeste rural, onde estão os bolsões de pobreza mais significativos, o aposentado tem um papel central nas famílias porque é dele que vem o dinheiro fundamental de cada mês”, exemplificou.
A pesquisa do Bradesco traça um perfil dos idosos no país, com dados sobre a percepção deles em relação à qualidade de vida, discriminação, e expectativas para o futuro, como o planejamento financeiro. O estudo lembra que até 2050 cerca de 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos. (Fonte: Agência Brasil)

Itabuna sediará a 3a Etapa do Campeonato Baiano de Enduro

A Prefeitura de Itabuna será um dos co-patrocinadores da 3a Etapa do Campeonato Baiano de Enduro Work e está entre as nove competições programadas pela Federação Baiana de Motociclismo em todo o estado no ano de 2009. A prova em Itabuna será realizada no período de 4 a 5 de julho, em quatro modalidades (Estreante, Over 35, Nacional e Especial), no campo do São Lourenço, próximo ao posto Atalia, às margens do quilômetro 505 da BR 101.

Segundo Ailton Souza, que é dirigente da Federação Baiana, a prova em Itabuna deverá reunir cerca de 70 pilotos, entre os quais seis itabunenses como Alexandre Martins, que vem se destacando na categoria especial, como piloto de motos importadas ou os irmãos Pedro e Neto, que apresentam um bom desempenho na categoria nacional.
Hoje, o ranking das competições vem sendo liderado na categoria nacional por Rosimar Bomfim de Andrade, de Lage; por Robervaldo Ferrugem, na categoria over e na categoria especial, o destaque fica por conta de Leo Pinga, de Vitória da conquista. Na categoria estreante uma grande revelação é o piloto Neguinho de Camacã, que vem liderando na pontuação.
Ailton Souza explica que após as provas realizadas em Camacã e Conquista, Itabuna sediará a terceira etapa da competição, que vem crescendo a cada ano e tem o objetivo de interiorizar e divulgar o motociclismo como modalidade esportiva. A inclusão de Itabuna no roteiro leva em conta a sua condição de pólo regional e a crescente participação de pilotos locais que têm se destacado neste esporte. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

21º Festsol foi o melhor da história de Itororó

Beleza, organização e atrações musicais de primeira qualidade marcaram a 21ª edição do Festival da Carne de Sol de Itororó, realizada entre os últimos dias 20 e 24. Considerado o melhor da história, o Festsol reuniu cerca de 70 mil pessoas nos cinco dias de festa gratuita na Praça Coronel João Borges, sendo que o show do cantor Daniel, na noite do dia 23, foi assistido por mais de 20 mil. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da iniciativa, que atraiu milhares de turistas e reuniu também os filhos de Itororó que moram em outros municípios”, declarou o prefeito Adroaldo Almeida.

Foram mais de 30 atrações musicais, apresentações de quadrilhas, feira de artesanato, além de uma estrutura com 20 barracas restaurantes servindo comidas e bebidas típicas do São João e a suculenta carne de sol de Itororó. Junto com o cantor Daniel, o sanfoneiro Targino Gondim também foi um dos grandes destaques do evento aberto ao público. E não apenas o circuito da festa estava em clima de São João, com decoração típica, mas toda a cidade se enfeitou para compor a atmosfera.
Organizado pela Prefeitura, o Festival da Carne de Sol de Itororó contou com o patrocínio do Ministério do Turismo, Secretaria Estadual de Turismo, Petrobrás, AmBev e O Boticário. Para Adroaldo Almeida, é preciso encarar o evento como uma oportunidade de incrementar a economia, valorizando a cultura do município e resgatando a festa junina tradicional do interior. “Do catador de latinhas aos hoteleiros tiveram bons lucros com o evento”, complementou.
E as atividades do Festsol não ficaram restritas ao arrasta pé. Na tarde do dia 23, foi realizada uma partida de futebol beneficente entre os amigos do cantor Daniel e do ex-jogador Charles Fabian, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988. O jogo lotou o Estádio Municipal Odilon Pompílio, com fãs do cantor e do ex-atleta. A entrada foi um quilo de alimento não perecível e os produtos arrecadados foram destinados a entidades assistenciais do município.
De acordo com o prefeito, o 21º Festival da Carne de Sol de Itororó foi muito além do sucesso obtido em anos anteriores. Ele destacou ainda a tranqüilidade do evento, com poucas ocorrências policiais, permitindo que as famílias participassem das comemorações despreocupadas. “Nossa administração não mediu esforços para alcançar o êxito e fortalecer a marca do evento. Divulgamos a festa em Salvador, onde realizamos uma prévia, tivemos a eleição da Garota Festsol no distrito de Rio do Meio, lançamos o selo e o carimbo postal do Festsol 2009”, informou Adroaldo.
E a Prefeitura de Itororó esteve com tudo preparado para fechar o ciclo dos festejos juninos com a festa de São Pedro, no distrito de Itati. Serão duas noites de muito forró, comidas e bebidas típicas, sem deixar faltar a carne de sol. Nove atrações musicais comandaram o “rala bucho” no sábado e domingo (27 e 28), sempre a partir das 20 horas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)

Juazeiro prorroga Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) foi prorrogada para ser encerrada dia 03 de julho. A vacina continua disponível em todas as 44 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A criança com idade de 0 a 5 anos que ainda não recebeu as duas gotinhas contra a pólio ainda pode ser levada pelos pais ou responsáveis, a qualquer um dos postos de saúde de Juazeiro, e levar consigo a carteira de vacinação.

As equipes de saúde também estão imunizando na Policlínica, Só Baby e terminal de ônibus, também das 8h às 17h. “Não pode vacilar, tem que vacinar”, esse é o tema da campanha que foi iniciada antecipadamente pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, dia 08 de junho e que seria encerrada no dia 26, e pretende vacinar no mínimo 21,5 mil crianças menores de 5 anos, o equivalente a 95%.
Já foram vacinadas 15,3 mil crianças, o que significa uma cobertura de 67,5%. O município conta atualmente com 22,6 mil crianças nesta faixa-etária. “Qualquer criança pode ser vacinada, mesmo que já tenha sido imunizada. Se nascer um bebê, as mães devem levar aos postos de saúde para receber as duas gotinhas contra paralisia infantil”, comentou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal.
De acordo com Rogério Leal, não existem casos da poliomielite há 15 anos no Brasil, mas a atenção ainda deve permanecer redobrada. “É importante continuarmos fazendo campanha porque existem países vizinhos ao nosso que ainda têm casos da doença. Como existe essa migração, esse vai e vem de pessoas, de um país pra outro, pode ser que os turistas tragam novamente o vírus da paralisia infantil, portanto é uma prevenção para que casos da doença não voltem a aparecer”, explicou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Saúde Escolar: Programa oferece mais de mil atendimentos mensais

Em Camaçari, os estudantes com até 7 anos contam com o serviço de saúde na própria escola. O programa, mantido através da parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação, garante mais de mil atendimentos médicos mensais com pediatra, oftalmologista e odontólogo. A unidade de saúde escolar fica localizada no prédio do CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança) e conta com ampla estrutura, composta por três consultórios, sala de assistência social, de esterilização, administrativa, recepção e almoxarifado.

O espaço funciona de segunda à sábado, das 8h às 17h. A marcação de consultas é feita na própria unidade. No caso de oftalmologia, também pode ser realizada na Central de Regulação e Marcação de Consultas. O atendimento de pediatria e odontologia, destinado apenas para crianças até 7 anos, é realizado de segunda à sexta-feira, já as consultas com oftalmologista se estendem até o sábado e são abertas à pessoas de todas as idades.
Com objetivo de trabalhar a saúde no aspecto sócio-educativo e realizar atendimentos de promoção e prevenção em saúde, a unidade é aberta também aos alunos da rede particular de ensino e à comunidade em geral. Além do serviço oferecido no local, a equipe médica reserva um dia da semana para realizar o atendimento itinerante nas unidades de ensino, conforme agendamento prévio. A escola que tiver interesse em solicitar a visita dos profissionais deve ligar para o telefone 3621-4763, de segunda à quarta-feira.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), o trabalho de prevenção realizado nas escolas é muito importante porque, na maioria das vezes, são os professores que identificam determinados problemas de saúde nas crianças, principalmente, os de visão. Por mês, são oferecidos 472 atendimentos em oftalmologia, 330 de pediatria e 320 de odontologia. Para atender a demanda, a unidade de saúde escolar conta com uma equipe composta por dois pediatras, dois odontólogos, dois oftalmologistas, uma socióloga, dois auxiliares de consultório dentário, supervisor de saúde bucal, administrador hospitalar, dois auxiliares de higienização, dois assistentes administrativos, dois recepcionistas e dois vigilantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Profissionais de saúde de Itabuna elogiados por grupo norteamericano

A troca de experiência entre profissionais da área de saúde que lidam com o grande público. Esta é a proposta de um grupo de americanos que através de um intercâmbio entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a St. Ambrose Universitz Davenport, de Iowa (USA) que está em visita a Itabuna desde o inicio deste mês de junho. O grupo, formado por 10 terapeutas ocupacionais, veio conhecer de perto a forma de atuação dos profissionais em unidades de saúde do município e a realidade de cada uma delas. Os terapeutas americanos têm acompanhado o trabalho dos profissionais itabunenses que atuam nos centros de referência como os Caps I e II, Creadh Cerest, e o Prosi.

“O nível de criatividade e profissionalismo é muito elevado, assim como a integração e interação, bem diferente da nossa realidade nos Estados Unidos”, declarou Christine Urish, uma das integrantes do grupo. Com a equipe do Cerest Christine se mostrou bem enturmada e à vontade quando declarou que “tanto a viagem quanto esse encontro com os profissionais itabunenses foi uma das maiores experiências já vividas durante sua carreira profissional”. Para complementar ela disse que veio ao Brasil também para aprender o português e tem conseguido porque até mesmo com um sotaque que não deixa dúvida quanto à sua nacionalidade, conseguiu se expressar: “Tudo muito divino e maravilhoso”.
Para a fisioterapeuta do Creadh, Camila Nascimento, se a visita dos americanos foi boa para eles, foi melhor ainda para o município porque eles fizeram doação de material de trabalho importantes e utilizados no dia-a-dia nas unidades de saúde especializadas. “Os profissionais itabunenses também aprenderam muito com eles através da convivência durante esses dias em que eles acompanharam o trabalho nos centros de referências de Itabuna”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Vigilância Sanitária apreende 2 toneladas de alimentos e medicamentos vencidos em Juazeiro

A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) está realizando há um mês ações intensificadas de educação sanitária, inspeção, fiscalização e notificação em drogarias e estabelecimentos que comercializam alimentos no município. Até o momento foram apreendidos inúmeros medicamentos e fraldas descartáveis adulteradas e vencidas, cerca de 2 toneladas de alimentos perecíveis e não-perecíveis com prazos de validades ultrapassados e carnes em mau estado de conservação.

Das 86 farmácias que existem em Juazeiro, a equipe já visitou 16, onde encontrou antibióticos com data de vencimento de 2007, suplementos alimentares vencidos em 2007 e 2008, ampolas injetáveis de vitamina C, para enjoo, vencidas em 2003, dentre vários outros remédios vendidos irregularmente na cidade, sem o registro e especificação do fabricante. Todas as farmácias foram notificadas e tiveram o estoque irregular de remédios e fraldas apreendidos.
“Os problemas da utilização de fraldas vencidas ou com embalagens adulteradas vão desde a contaminação na criança por fungos e bactérias até infecções mais graves. O consumo de medicamentos com o prazo de validade ultrapassado, além de não fazer efeito no tratamento do paciente, pode agravar a doença, causando resultado adverso e até em último caso levar o usuário a morte”, explicou o farmacêutico da Sesau, Ricardo Vasconcelos.
A equipe da Vigilância Sanitária também inspecionou 25 estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade, como bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, mercados, supermercados e açougues para realização de educação sanitária e entrega de relatórios com orientações, além da apreensão e notificação de alimentos. Só neste último mês, cerca de 2 toneladas de produtos foram apreendidos.
“Isso é muito grave, pois a ingestão de alimentos vencidos ou em mau estado de conservação pode causar intoxicação alimentar, podendo até mesmo levar a morte da pessoa”, alertou a engenheira de alimentos da Sesau, Luciana Costa Ribeiro.
O médico veterinário da Sesau, Eliseu Ribeiro do Vale, faz outra recomendação. “O ser humano que ingere carne em estado de conservação ruim pode adquirir uma tuberculose ou parasitose. Dependendo da conservação do alimento o consumo pode ser fatal”, e acrescentou ainda que a equipe está distribuindo panfletos educativos nos estabelecimentos que comercializam carnes. “Estamos orientando os comerciantes com relação aos devidos cuidados de higiene, conservação e manipulação dos alimentos”, concluiu.
Segundo o supervisor do Núcleo de Vigilância Sanitária do município, Éden Machado, as drogarias não eram fiscalizadas desde outubro de 2008 e isso justifica o elevado número de produtos irregulares. “A vigilância Sanitária está trabalhando para garantir mais segurança e saúde adequada para a comunidade. Vamos continuar agindo intensivamente, principalmente à noite, onde realizaremos blitz em bares, lanchonetes pastelarias, farmácias e vendedores ambulantes”, disse.
Éden Machado afirma ainda que essas ações durante a noite só existiam na época dos eventos. “A nossa proposta é informar aos comerciantes sobre as normas da Vigilância Sanitária e as questões básicas de adequação da empresa, com relação ao regulamento e exigência do uso do alvará”, informou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Guia informa sobre roteiro Sete Paraísos

A orla marítima de Camaçari encontrada de forma mais fácil. Através do Guia Turístico e Comercial, moradores e visitantes contarão com um novo jeito de conhecer o Caminho dos Sete Paraísos. Ilustrado e caricaturado, o folder mostra todo o litoral, de Busca Vida até Itacimirim. O Guia traz um pequeno roteiro sobre os 42 quilômetros das belas praias e ainda dispõe de serviços como a localização de restaurantes, pousadas, hotéis, farmácias e lojas.

As informações são prestadas de forma animada, utilizando, inclusive, caricaturas de pessoas das localidades. A proposta da Prefeitura, que solicitou o projeto, é divulgar de forma criativa, a orla de Camaçari. O Guia pode ser distribuído ou vendido pelos anunciantes. O custo estimado é de R$ 5,00. O mapa foi desenhado a mão e finalizado com recursos de computação gráfica, que se baseou em diversos tipos de fotos. O Guia Turístico e Comercial deve ser lançado em breve em Camaçari, com as presenças de autoridades e anunciantes.
O Guia é resultado de quatro meses de trabalho da Arte Mapas, escritório especializado na criação de mapas caricaturados e trabalhos na área de design gráfico. A iniciativa teve o apoio da Secretaria do Desenvolvimento do Turismo de Camaçari (Setur) e comércio local. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)