Março e abril: Municípios em alerta para Dengue

Nos dois primeiros meses do ano mais de 80 mil casos de dengue foram registrados no Brasil. Preocupada os dados, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção dos gestores municipais e da população. De acordo com as informações das Secretarias de Estado da Saúde, mais de 74,5 mil casos estão concentrados em dez Estados. E no mesmo período de 2009 as ocorrências totais do País foram de 77.238.



Os Estados em maior alerta são: Acre, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Pernambuco, São Paulo e Bahia, além do Distrito Federal. A CNM explica que por ser considerada uma doença sazonal e o período de maior alerta é os seis primeiros meses do ano, com pico entre os meses de março e abril. E nestes Estados 101 Municípios estão nesta situação.



Em relação aos riscos de transmissão da dengue, a Confederação recomenda o empenho nas campanhas de prevenção e controle. As ações devem objetivar:

  • manter a população informada e envolvida nas ações de controle;

  • desenvolver ações de educação em saúde para a população;

  • capacitar os profissionais de saúde para o atendimento aos suspeitos;

  • definir as unidades de atendimento e o fluxo do paciente;

  • registro e investigação dos casos e

  • manter sob controle a infestação por Aedes Aegypti.



As ações de controle devem ser desenvolvidas de forma intra e interinstitucional, indica a CNM. Assim, devem promover o envolvimento dos diversos setores e segmentos, como por exemplo: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infra-estrutura, Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil, Comunicação, Administração, Finanças, Controle Social e sociedade Civil Organizada.


O combate à dengue é responsabilidade de todos. Gestores municipais, estaduais e federal devem se unir nessa luta. O envolvimento e a participação da comunidade é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e controlar a doença. (Fonte: CNM)


Bom desempenho escolar pode aumentar benefício do Bolsa Família

O bom desempenho escolar de estudantes da rede pública que integram famílias beneficiadas pelo Bolsa Família poderá dar direito a um adicional a ser pago pelo programa. Esse benefício adicional está sendo proposto em projeto de lei (PLS 247/09) do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que conta com parecer favorável da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria está em pauta na reunião desta terça-feira (2) e será votada em decisão terminativa.


Em seu relatório, Marisa Serrano acolheu o PLS 247/09 com duas emendas já aprovadas pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo explicou no parecer, esse benefício variável será pago em razão de resultado positivo, em avaliação oficial, alcançado por crianças de 6 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. O valor desse adicional será definido pelo governo e não haverá limite para seu recebimento por família.


A preocupação com estudantes carentes também está presente no PLS 174/05, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que pretende priorizar a matrícula de alunos com renda familiar inferior a dez salários mínimos em universidades públicas.


Ainda na área de educação, a CE deverá examinar o PLS 54/07, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para obrigar o poder público a fazer o recenseamento dos alunos da educação básica.


No substitutivo oferecido pela relatora, que rejeitou duas emendas apresentadas pelo senador Flávio Arns (PSDB-PR), também fica expresso o dever do Estado de garantir o acesso à educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até cinco anos de idade. Procura ainda detalhar no texto da LDB que as creches se destinam a crianças de até três anos de idade, enquanto a turmas de pré-escola devem receber alunos com idade de três a cinco anos.


Em função dos ajustes na faixa etária da educação infantil, Rosalba Ciarlini propôs alteração na idade de ingresso no ensino fundamental, que mantém os nove anos de duração, mas se iniciaria aos cinco, e não mais aos seis anos de idade. A votação do PLS 54/07 na comissão também vai acontecer em caráter terminativo. (Agência Senado)


CGU sorteia mais cinco municípios baianos para fiscalizar recursos

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, nesta segunda-feira (01/03), 60 municípios a serem incluídos na 31ª edição do Programa de Fiscalização de Municípios a partir de sorteios públicos, que apura como foram aplicados os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais.


Desde o lançamento do Programa, em 2003, já foram sorteados 1.530 municípios. Desses, 107 foram sorteados, e fiscalizados, duas vezes, e outros dois municípios. Ao todo, o Programa já realizou 1.641 fiscalizações.


Vale lembrar que as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes não participam do sorteio. Desde 2007, essas cidades passaram a ser objeto de um programa contínuo de fiscalização.


O que é fiscalizado


Em municípios com menos de 20 mil habitantes, a fiscalização alcança todos os recursos repassados pelo Governo Federal. Já nos municípios com população superior a 20 mil habitantes, as áreas a serem fiscalizadas serão definidas por sorteio.


Elas foram divididas em cinco grupos: Comércio, Serviços, Agricultura e Cultura; Organização Agrária, Energia e Gestão Ambiental; Segurança Pública, Indústria, Ciência e Tecnologia; Habitação, Saneamento e Urbanismo; e Comunicações, Previdência, Trabalho, Desporto e Lazer.


Nos municípios cuja população esteja situada entre 20 mil e 100 mil habitantes, serão adicionados programas/ações nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Já nos municípios com mais de 100 mil habitantes, serão adicionados programas/ações de apenas uma dessas três áreas, escolhida a partir de sorteio


Os municípios baianos sorteados foram: São Gabriel, Itaparica, Palmas de Monte Alto, Pojuca e Cachoeira. (CGU)


Prefeitura de Caldeirão Grande está construindo Centro de Referência de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está implantando o Centro de Referência da Assistência Socia,l também conhecido popularmente como “Casa das Famílias”. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Helen Bezerra, a vinda do CRAS para Caldeirão Grande se deve ao esforço da sua equipe e o empenho da prefeita Aparecida Martins que providenciou os documentos comprobatórios para a habilitação do Município em Gestão Básica de Assistência.


Ela informa que o Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada dos usuários a rede socioassistencial. “É uma Unidade pública da Política de Assistência Social, de base municipal, Integrante do SUAS, destinado a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica ás famílias e indivíduos e a articulação destes serviços no seu território de abrangência com atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social”.


A prefeita Aparecida Martins, preocupada em assegurar acessibilidade as pessoas com deficiência e extensivamente os idosos, está construindo um banheiro adaptado e uma cobertura na área externa para o desenvolvimento das oficinas e cursos de inclusão produtiva. A equipe de referência será composta por: uma coordenadora, uma Assistente Social, uma Psicóloga, um advogado, um auxiliar administrativo e um auxiliar de limpeza e copa.


O CRAS estará em pleno funcionamento no mês de abril, com atendimento de segunda a sexta feira nos turnos matutinos e vespertinos.


A prefeita Aparecida Martins acredita que a implantação do CRAS no município de Caldeirão Grande, representará um grande avanço na Política Municipal de Assistência Social, beneficiando ás famílias mais carentes do município, ampliando o acesso das famílias aos direitos de cidadania. (Blog Noticia Livre)


Prefeitura de Bonito inaugura mais uma obra de saneamento

Inúmeras foram as dificuldades encontradas pelo gestor para execução de obras de há muito reivindicadas pela população, a exemplo da reforma total da Praça Benigno Gomes, com construção de quiosques e área de lazer, além de pavimentação a paralelepípedos da Rua Santo Antônio no importante distrito de Arizona.


No final do ano, o governo "Transparência e Participação Popular", entregou a população importantes obras no setor de saneamento. Cerca de 5.700 metros de calçamento, nas ruas Josenildo Fernandes, Praça Cirlene Baraúna e suas transversais foram totalmente pavimentadas.


Covênios foram assinados, visando obras de saneamento, bem como obras com recursos próprios, especialmente em pavimentação de ruas e reformas de prédios escolares, além de apoio ao esporte e a cultura, incentivando a juventude. Investimento maciço na saúde e promovendo a cidadania e a inclusão social, com ações que venham possibilitar o desenvolvimento ocmo um todo.


Uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura do Estado, possibilitou que 312 famílias do município fossem beneficiadas com incentivos a agricultura familiar, especialmente na ovinocultura. Essa iniciativa possibilitou a inclusão do município através do programa Sertão Produtivo na ovinocultura, gerando para muitos oportunidades e rendas com animais qualificados e certificados.

O governo da Prefeitura de Bonito tem se preocupado com todos os segmentos sociais do município quer através de atos e ações quer através de compromissos. Uma equipe de advogados especialmente contratados pela Prefeitura presta assistência jurídica as pessoas carentes e necessitadas.


Inclusão - A Lei 159/2009, de suma importância para o município que regulariza o sistema fundiáriofoi aprovada pela Câmara de Vereadores numa sessão extraordinária realizada no dia 18 de dezembro, onde por unanimidade a matéria oriunda do Executivo foi aprovada na presença de secretários municipais, professores, diretores de colégios a vários munícipes que superlotaram as galerias da Casa Legislativa.


Por meio desse importante instrumento, o Poder Executivo está autorizado a adquirir a escritura pública de todo o perímetro urbano do município, para que possa escriturar todas as propriedades nessa área. Finalizando, o prefeito externou seu contentamento por aquele ato e agradeceu pelo voto de confiança que recebia do Legislativo.


Uruçuca garante viatura para a Polícia Militar

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite assegurou junto ao governo do estado uma nova viatura para a Policia Militar da cidade. O automóvel modelo Chevrolet Blazer vai fortalecer o policiamento ostensivo na cidade e zona rural. Em audiência com o governador Wagner no ano passado, Moacyr fez solicitação de duas viaturas para atender as policias militar e civil. O prefeito esteve acompanhado do deputado Federal José Carlos Araújo(PDT) e do secretário regional do PP na Bahia, Jabes Ribeiro. “A viatura vai reforçar a segurança da nossa cidade. Desde o ano passado estamos trabalhando para melhorar a segurança em Uruçuca”.


Foi realizado o I Seminário sobre Segurança Pública e a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública de Uruçuca (COMSPUR). Desde janeiro de 2009 a prefeitura vem garantindo apoio às policias Militar Cívil. Exemplos: Uma nova casa para uso do Pelotão da Polícia Militar de Uruçuca foi entregue pelo governo municipal, que, também vem garantindo apoio na alimentação dos policiais e a cessão de funcionários municipais para atendimento.


O município vem tomando medidas para diminuir a criminalidade com apoio na geração de empregos. Uma das ações é o transporte para que mais de 100 moradores de Uruçuca possam trabalhar nas fábricas da Pênalti, em Itajuípe, e da TriFil, em Itabuna. Outra medida tomada pela prefeitura foi a criação do Centro de Convivência para crianças e adolescentes em situação de risco social.


O governo de Moacyr Leite inaugurou também a quadra poliesportiva Talmo Régis de Farias. O equipamento esportivo que teve início em 2000 na administração de Moacyr tem 1.219 metros quadrados de área construída e conta com alambrado, duas arquibancadas, sistema de iluminação e cobertura, está apto para competições de basquete, futebol de salão, vôlei e handebol. Está instalado nas dependências do Ferreirão e foi transformado em oficina mecânica para ônibus e caçambas administração anterior.


Mata de São João: Novo Ensino

Os estidantes das escolas municipais de Mata de São João podem esperar novos projetos para reformulação do ensino em 2010. A reforma começou com a construção de novas escolas equipadas com bibliotecas, salas de informática, quadras poliesportivas, recreio coberto, salas de aula amplas e arejadas. No plano pedagógico, as metas e ações norteiam o trabalho de professores e diretores.


Os programas de valorização do magistério, através da formação continuada e de remuneração variável de professores e diretores, e o cumprimento dos 200 dias letivos do calendário escolar, também fazem parte do processo. Segundo informações da Secretaria de Educação, fatores como a presença permanente de coordenadores pedagógicos em todas as escolas, programas abrangentes de distribuição de material escolar, fardamento, calçado, mochila e livros didáticos, estimulam a frequência e permanência dos alunos nas escolas da rede.


Outra estrategia utilizada é o envolvimento das famílias com a vida escolar dos filhos matriculados. A implantação do programa "Alimentando a Educação", com a instalação da padarias nas escolas que, além de oferecer merenda de qualidade com boa aceitação, possibilita que cada aluno leve quatro pães para casa ao final do turno escolar.


Essas ações, dentre outras, fizeram com que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB do município, medido pelo MEC, no período de 2005 para 2007, aumentasse 20% nos anos iniciais (1° ao 5° ano) e 50% nos anos finais (6° ao 9° ano), ultrapassando a meta prevista para 2009. (Jornal A Tarde - Caderno Município 27/02/2010)

Feira de Santana: Internet gratuita itinerante em ônibus

Um ônibus plotado do programa Feira Cidade Digital vai levar a Internet gratuita à população nos bairros e zona rural de Feira de Santana. O veículo possui 21 notebooks Dual Core


O equipamento itinerante está montado em um ônibus zero quilômetro da marca Volkswagen, modelo 9150 EOD MWM, totalmente adaptado para funcionar como laboratório de informática, oferecendo Internet gratuita e cursos de informática para crianças e adultos.


O veículo também disponibiliza escada elétrica com movimento hidráulico para acesso de portadores de cuidados especiais. Ainda estão instalados no ônibus câmeras de filmar Intelbrás colorida, impressora multifuncional HP laser, som ambiente no teto, rádio de comunicação, alarme de segurança, GPS, ar condicionado e extintor CO2.


Além dos 21 notebook, de 4 gigas, HG de 250 e monitor de 17 polegadas, no ônibus também estão instalados um monitor LCD de 42 polegadas, quatro antenas Alvarion que operam em diversas seqüências, gravadores de DVR. Do lado de fora serão instalados toldos para receber usuários durante as programações pelos bairros e zona rural, e uma antena móvel de três metros de altura.


A iniciativa visa oferecer cursos básicos de informática, desde Word e Excel, até programas educativos para criança, além de divulgar o programa Feira Cidade Digital, em fase de implantação para oferecer Internet gratuita em toda a cidade. (Prefeitura de Feira de Santana)



Usuários e prefeitura de Irecê, definem reordenamento dos serviços sonoros

Vencido o prazo de ações educativas de combate à poluição sonora no município de Irecê, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, João Gonçalves, reuniu-se com equipe técnica da secretaria e aproximadamente trinta comerciantes e prestadores de serviços usuários de equipamentos sonoros em seus negócios, para deliberarem sobre o reordenamento da atividade.


O secretário esclareceu que o objetivo não é impedir ninguém de trabalhar, mas criar condições para que todos possam garantir o sustento das suas famílias, mas sem causar prejuízo à saúde e bem estar das outras pessoas.


Segundo ele, “a orientação do Governo Trabalhando ao seu Lado, liderado pelo prefeito Zé das Virgens, é estabelecer pactos de gestão com a comunidade, verificando em todos os segmentos o que precisa ser reordenado e negociar com os mais distintos setores, as melhores alternativas para solucionar os problemas”, informou.


Durante a reunião foram encaminhadas as seguintes decisões: os carros de som poderão desenvolver as atividades no horário compreendido entre as 8 19h, respeitando o volume de som permitido; sessenta dias é o prazo, a partir do qual todos os proprietários de veículos só poderão veicular legalizados: será criado rodízio de circulação no centro da cidade; o descumprimento da legislação vigente e dos acordos ocasionarão multas e até mesmo apreensão dos equipamentos sonoros; odos os segmentos sociais, inclusive religiosos, que fizerem uso de equipamento sonoro, terão que solicitar autorização da Prefeitura; as medidas disciplinares serão extensivas aos veículos de passeio; os proprietários de bares que permitirem o uso de som automotivo em seus estabelecimentos, serão multados e poderão ser impedidos de continuar na atividade; será criada associação representativa do segmento. (Prefeitura de Irecê)


Prefeitura de Ilhéus promove mutirões de combate à dengue

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no último sábado (27) uma série de mutirões de combate à dengue, que inclui desde coleta de lixo às ações preventivas e de conscientização junto a comunidade. A primeira visita ocorreu no Alto do Carvalho, onde agentes de combate à doença já haviam detectado uma grande incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Cerca de mil e 500 quilos de materiais domiciliares propícios à proliferação do mosquito foram retirados das residências e agentes distribuíram cartilhas sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a dengue.

De acordo com o Coordenador de Campo da Secretaria de Saúde, Orlando Mendes, paralelo aos mutirões que continuarão a acontecer aos sábados, a Prefeitura de Ilhéus já trabalha na elaboração de um sistema de zoneamento das principais áreas de incidência do mosquito. A idéia é manter o agente de combate à dengue mais próximo das regiões onde residem. “Conhecido na comunidade, ele terá condições de atuar de forma mais direta no trabalho de conscientização dos vizinhos”, assegura Orlando Mendes.

A ação da Prefeitura no Alto do Carvalho foi bem recebida pelos moradores. Segundo a dona-de-casa Maria Lúcia Pereira dos Santos, a presença do governo no combate ao mosquito tem que estimular os próprios moradores a contribuir na melhoria da qualidade de vida do local. “Cabe à gente corrigir os erros que cometemos e cada um colaborar do seu lado”, afirmou. Para ela, a conscientização da população é fundamental para o sucesso dos mutirões. “Depois que a Prefeitura faz a parte dela é preciso que continuemos a fazer a nossa parte”, disse dona Maria Lúcia.

Como ocorre a proliferação - O Aedes Aegypti é um inseto cosmopolita, encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas. Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Feira entrega primeiro conjunto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá estar em Feira de Santana para a entrega do primeiro conjunto do programa "Minha Casa, Minha Vida" do Norte e Nordeste. O ato será realizado no dia 23 de março, uma terça-feira. Trata-se do Conjunto Nova Conceição, no bairro Conceição, com 440 unidades, destinadas a pessoas com renda de zero a três salários mínimos. construídas pela R. Carvalho.


No final de sexta-feira (26), o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Habitação Antônio Carlos Borges Júnior, estiveram reunidos na Caixa Econômica Federal com o vice-presidente da instituição Jorge Fontes Hereda, e superintendente regional em Feira de Santana José Raimundo Cordeiro, quando definiram aspectos ligados ao programa do Governo Federal.


Foi Jorge Hereda quem aventou a possibilidade do presidente Lula incluir em sua agenda na Bahia a participação na entrega das unidades, provavelmente acompanhado da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pois o evento pode ser a primeira entrega de conjuntos do "Minha Casa, Minha Vida", não só na duas regiões, como primeira do Brasil.


O prefeito Tarcízio Pimenta informou que aproveitou a estadia do vice-presidente da Caixa para solicitar dele a ampliação do programa no município, com a inclusão de mais duas mil unidades residenciais até o mês de abril.Também solicitou de Jorge Hereda estudos sobre a possibilidade de plano de moradia para servidores municipais. O vice-presidente ficou de analisar o pleito no mais breve espaço de tempo. Tarcízio Pimenta ainda discutiu com Jorge Hereda sobre a adequação da ocupação existente no bairro Aviário.


Sedes e MEA capacitará 300 jovens pataxós

Cerca de 300 jovens baianos da etnia pataxó da Costa do Descobrimento, das Aldeias Indígenas de Coroa Vermelha (município de Santa Cruz de Cabrália) e Aldeia Velha (Porto Seguro) serão qualificados através de cursos profissionalizantes promovidos pelo Projeto Juventude Pataxó. O projeto foi lançado no dia 26 de fevereiro, no Centro Cultural do Comércio Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Esta ação do governo do Estado é mais uma atividade do Programa Trilha/Jovens Baianos e da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA) coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e será executada pela Associação Mulheres em Ação (MEA).


O projeto Juventude Pataxó tem a função de orientar os jovens quanto às questões relevantes para promover a sua inclusão social, bem-estar físico e desenvolvimento psicosocial, através de oficinas pedagógicas – saúde sexual e reprodutiva, meio ambiente, cidadania, álcool e drogas, reforço escolar, entre outras. Os investimentos chegam a R$ 795,8 mil durante 12 meses de atividades, que capacitará esses jovens em metodologias participativas e na elaboração e execução de planos de ação, para atuarem como “Agentes de Desenvolvimento Comunitário”, intervindo e participando nos núcleos familiares, escolares e na comunidade em que estão inseridos.


Outra proposta é a inclusão destes jovens através de cursos de qualificação sócio-profissional nas áreas de Corte e Costura e Pintura Pataxó; Fabricação, Gestão e Comercialização da Produção; Informática com Gestão; Etnoturismo Pataxó; Eletricista e Encanador. Segundo o coordenador do Programa Trilha/Jovens Baianos, Anderson Santos, este projeto tem a finalidade de contemplar a afirmação étnica e cultural. “É dessa forma que promoveremos o conhecimento técnico profissional, estimulando o aumento do nível escolar, onde, desta forma, o jovem passe a ser protagonista da comunidade indígena que habita, ampliando com seu aprendizado o desenvolvimento sustentável”, completa.

Ouvidoria Cidadã realizará Audiência Pública em Guanambi

A Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia – Ouvidoria Cidadã, realizará no próximo dia 05 de março (sexta-feira), às 14 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, audiência Pública para apresentação institucional do órgão à Sociedade Civil de Guanambi e região. “A Ouvidoria é um órgão auxiliar e de caráter externo, que busca a promoção da qualidade dos serviços da Defensoria Pública”, explica Anhamona de Brito, “Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia, que estará presente em Guanambi, para realização da citada audiência”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)



Mutirão da dengue finaliza com panfletagem na Cinquentenário

O último mutirão de combate à dengue, promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, encerrou com uma caminhada pela Avenida Cinquetenário, onde voluntários realizaram panfletagem despertando a população para os cuidados necessários na luta contra o mosquito transmissor da dengue. A programação terminou com ato público na Praça Adami.


A ação educativa do sexto mutirão envolveu os bairros Alto Maron, Antique, Monte Cristo, Castália, Centro, Pontalzinho, Santa Inês e São Roque. Ao todo, o trabalho envolveu todos os bairros da cidade, visitados por servidores municipais comissionados, agentes de combate às endemias e comunitários de saúde e voluntários da sociedade civil organizada. Ressaltando os resultados obtidos, o secretário da Saúde, Antônio Vieira, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nos mutirões. “Há um ano, eram mais de 2 mil casos graves e cinco óbitos registrados. Estamos concluindo a oitava semana epidemiológica, com um quadro muito diferente do ano passado”, frisa Vieira.


O secretário ainda lembrou que Itabuna já esteve no cenário nacional devido à epidemia de dengue ocorrida no município. “Itabuna já esteve no cenário nacional por causa da dengue, hoje estamos encerrando a programação de mutirões, que faz parte do planejamento de mobilização da comunidade contra a dengue, que vem apresentando bons resultados”, afirma Vieira. Mais de 1.500 servidores participaram das etapas do trabalho de conscientização e o trabalho envolveu também dezenas de instituições e empresas locais.


Opinião – A comerciante Zuleide Ribeiro da Silva ressaltou a adesão de toda a comunidade no combate à dengue. “É interessante observar como as crianças estão mobilizadas, divulgando as informações para combater o mosquito apresentadas nas cartilhas educativas”, ressalta Zuleide. A vendedora Albertina Sales destacou o mutirão como ação educativa que envolve toda a sociedade. “Percebemos o resultado dos mutirões, observando a mudança de comportamento das pessoas em relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito”, afirma Albertina. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)


Pelo sexto ano Itajuípe realiza sua jornada

Considerado pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) como referência em educação, Itajuípe realizou durante dois dias a sua sexta jornada pedagógica na administração do prefeito Marcos Dantas. Este ano o tema da jornada foi Desafios de Uma Educação Humanizadora No Contexto da Diversidade. Foi aberta no Clube Kamuá pelo prefeito Marcos Dantas e pela secretária da Educação professora Márcia Lima, com apresentação cultural de alunos da Escola Municipal Diógenes Vinhaes.


Uma palestra com o tema Desafios de uma educação humanizadora no cotidiano da escola foi proferida pelo professor doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Álamo Pimentel. “Estamos realizando com êxito a nossa sexta jornada, que é um momento de todos os segmentos da escola possam refletir questões voltadas para a prática pedagógica dos nossos educadores”, disse o prefeito.


Um dia inteiro foi dedicado as oficinas com os temas como Educação Ambiental: desenvolvendo Ato de Cidadania pela professora Maria Conceição Lima; Música na escola uma possibilidade de interação com as diferenças pela educadora Maria do Socorro; Aprendendo com Fábulas: Lição de Vida, leitura da palavra ministrada por Jalma Oliveira.


Outras três oficinas foram ministradas na escola Municipal Alberto Hage. Resgatando jogos e brincadeiras na escola, desenvolvida pela professora Maryllian dos Santos; Relações Interpessoais por Edilson Lins Cavalcanti;Educação de jovens e adultos por Dora Mônica. “Acredito que a palavra esperança é a que melhor se adéqua e reflete o tema da jornada deste ano, é através de uma educação humanizadora que poderemos formar seres humanos mais felizes”, afirmou a educadora e secretária municipal Márcia Lima.


PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - Ao final da jornada foram apresentados pelas professoras Ilma Castro, Virlene Barros e Márcia Lima o Plano Municipal de Educação e a revisão do plano de carreira do magistério público. “Estamos trabalhando para a cada dia melhorar as condições econômicas e de trabalho dos profissionais da educação”, disse Márcia Lima.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuipe).

Daniela Mercury, Margareth e Ninha na Micareta

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer confirmou na tarde da última sexta-feira (26) as primeiras atrações para a Micareta 2010. A festa acontece entre os dias 15 e 18 de abril. Três nomes da música baiana já foram confirmados para a primeira Micareta do Brasil. Vão animar o folião pipoca as cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes, além de Ninha - ex Timbalada.

Todos esses artistas trazem na bagagem experiências de grandes Carnavais. Daniela Mercury, por exemplo, possui mais de 10 milhões de discos vendidos em todo mundo, segundo site oficial da artista. A cantora Margareth Menezes é outro grande nome da música baiana que também vai animar o folião pipoca.. São mais de 20 anos de carreira, sendo considerada a rainha do Afropopbrasileiro.

Outro destaque entre as contratações da Prefeitura é o cantor Ninha e seu Trem de Pouso. Com sua forte e marcante, o ex-timbaleiro promete trazer para a Micareta a mesma alegria que todos já conhecem. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana).

Itabuna terá novo sistema de transporte pública

Com o objetivo de modernizar o transporte público de Itabuna, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) está viabilizando um estudo no sistema de transporte coletivo de passageiros do município, que será realizado pela empresa Logitrans de Curitiba. Será analisada a possibilidade de implantação de uma estação de transbordo e utilização de bilhete único. Destacando as melhorias provenientes da reordenação do transporte, o secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, comentou sobre a necessidade de intervir na rede, que atende atualmente mais de 1 milhão de passageiros. “Contratamos uma empresa conceituada para estruturar o sistema de transporte, inclusive com a construção de uma estação de transbordo e implantação do bilhete único, agregando mais comodidade e economia para o usuário”, ressalta o secretário, ao afirmar que todas as mudanças serão realizadas de modo a não acarretar aumento da tarifa.


Melo também explicou que, de acordo com a demanda, serão criadas novas linhas, como também maior frequência de ônibus em determinados horários, tornando o serviço mais acessível à população. “Temos que cuidar desse serviço essencial, que é o meio de locomoção de milhares de itabunenses”, afirma o secretário.


O diretor de Operações da Logitrans, Antonio Carlos Marchezetti, explicou sobre os procedimentos adotados para a análise do sistema de transporte de Itabuna. “Cerca de 6 mil usuários serão entrevistados por uma equipe munida com GPS e um software que simula a cidade em termos de transporte”, informa o diretor. Antonio Carlos ainda afirma que após o tabulamento dos dados obtidos, as alternativas encontradas pelos técnicos da empresa serão encaminhadas para a equipe da Prefeitura Municipal.


Nosso trabalho vai se pautar pelos desejos dos passageiros, ajustando a rede às reais necessidades de viagens”, destaca Antônio Carlos. Segundo ele, são as informações dos clientes/passageiros que vão subsidiar todas as mudanças necessárias ao transporte público. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

Dirigentes da Microsoft em Feira de Santana

Dirigentes da Microsoft no Brasil visitam Feira de Santana na próxima terça-feira (2 de março). Eles vêm conhecer in loco a revolução digital que a Prefeitura empreende com os programas Feira Cidade Digital e Saúde Digital, implantados em escolas, praças, postos de saúde, unidades móveis. O objetivo é viabilizar parcerias com o Governo Municipal.



Também está agendada visita ao Planetário do Museu Parque do Saber, cujos software de gerencimento de rede (NT Server) e sistema operacional (Windows XP) foram desenvolvidos pela Microsoft da Alemanha. O prefeito Tarcízio Pimenta e o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa Cezar Orrico vão recepcionar Silvia Fernandes Acenso (Foto: Reprodução), diretora de Educação e Desenvolvimento de Negócios; Anacarla Leal Marques, diretora de Negócios de Setor Público da Região Norte/Nordeste; e Carlos Bastos, diretor de Parceiros da Bahia/Alagoas/Sergipe, todos vindos de São Paulo.



Fundada por Bill Gates em 1975 nos Estados Unidos e com subsidiárias em mais de 100 países, a Microsoft Corporation é a maior empresa do mundo no segmento. Ela iniciou as suas atividades com a missão de colocar "um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho". Em 35 anos tornando a tecnologia e a inovação acessíveis a milhões de pessoas no mundo todo, a Microsoft assumiu o compromisso de capacitar pessoas e negócios a atingirem seu potencial pleno, trazendo o potencial como elemento fundamental de sua missão corporativa.



Para alcançar a meta, a empresa atua em três frentes: realizando o potencial de pessoas, realizando o potencial de empresas e profissionais e realizando o potencial de comunidades. Juntas, elas estimulam a criação de oportunidades, incentivam o crescimento econômico e apoiam a comunidade com tecnologias inovadoras. No Brasil desde 1989, com sede em São Paulo, a Microsoft possui 13 escritórios regionais e investe continuamente no país. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)


Parceria Wagner e Caetano garante hospital reformado

A população de Camaçari e região recebeu onteme (01/03) o Hospital Geral de Camaçari (HGC) após reforma da emergência. O novo espaço foi entregue pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito Luiz Carlos Caetano. De acordo com a diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos, a reforma melhorou a qualidade do atendimento prestado a pacientes e profissionais médicos. Ana Claudia Ramos, 28 anos, moradora de Jauá, presente à inauguração, gostou do que viu. “O hospital está de parabéns, mais organizado, bonito e com excelente atendimento”. O HGC atende 7 mil pessoas por mês de 24 municípios.


A obra foi realizada através da parceria entre as administrações estadual e municipal e representa investimento de, aproximadamente, R$ 1,2 milhão. As intervenções abrangem construção de uma recepção exclusiva para a emergência pediátrica e a reforma da enfermaria pré-parto e das emergências geral e de pediatria. O investimento inclui ainda a aquisição de equipamentos. Durante a cerimônia, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, observou que, de todos os municípios baianos, Camaçari é o que tem uma parceria mais próxima, que trabalha em conjunto, com apoio mútuo e no sentido de superar as dificuldades para atender melhor a comunidade.


No discurso, o prefeito Caetano também falou sobre a forte parceria entre os dois governos. “Fico grato pela relação que Wagner tem com Camaçari e a responsabilidade com a nossa administração”. O prefeito Caetano aproveitou a oportunidade para reforçar, junto ao governador Jaques Wagner, o pedido de construção do hospital da orla. Este ano, a parceria com o governo do Estado vai render ainda a reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe.


O governador Jaques Wagner agradeceu as palavras do prefeito e observou que é admirável o compromisso que ele tem com o Município e o trabalho “revolucionário” que tem desenvolvido à frente da Prefeitura. Ele confirmou a parceria para construção da UPA e falou sobre a possibilidade de ampliação do HGC. “O hospital deve ser ampliado, mas antes é preciso projetar o orçamento”.


Por fim, o governador Jaques Wagner falou da “alegria de ver Camaçari crescer, ver a Cidade do Saber e tantas coisas boas que o prefeito Caetano e equipe têm feito”. A inauguração contou também com a presença do deputado federal Nelson Pellegrino, o deputado estadual Bira Coroa, do secretário de saúde do Município, Camilo Pinto, o ouvidor do Estado, Jones Carvalho, o prefeito de Nova Fátima, Manoel Oliveira, secretários municipais e vereadores. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)


Servidores vão participar de campanha de doação de sangue

Os servidores públicos de Itabuna estão sendo convocados para uma mobilização solidária. Nos dias 3 e 4 (quarta e quinta-feira), a campanha por doações para Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna será realizada no Centro Administrativo Firmino Alves. A principal intenção é coletar bolsas de sangue para abastecer o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).


Segundo o coordenador de captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, a utilização de sangue no Hblem chega a 500 bolsas por mês e o pequeno número de doações compromete o atendimento aos pacientes. “Por isso, a maior parte do sangue será destinada àquele hospital”, explica Ribeiro.


O material para coleta será instalado em uma das salas do Centro Administrativo, onde os doadores serão recebidos no horário de expediente. No local, uma enfermeira fará triagem dos servidores, para verificar quem se encontra em condições de doar. Uma das condições é a de que a pessoa esteja em boas condições de saúde. Para doar sangue, é ainda necessário ter idade de 18 a 65 anos e peso a partir de 50 quilos. Homens podem fazer doação a cada 60 dias e mulheres devem obedecer intervalo mínimo de 90 dias entre as coletas de sangue. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)


Ilhéus garante força-tarefa na zona rural

A Prefeitura de Ilhéus realizará nesta quinta-feira (04) mais uma ação do Projeto Força Tarefa. Iniciada no ano passado, a iniciativa beneficia a população residente da zona rural do município com prestação de serviços. Além da melhoria das estradas vicinais, o Força Tarefa promove ações nas áreas de saúde, assistência social e lazer. Nesta nova etapa, as localidades de Aritaguá e Sambaituba serão as próximas contempladas. Na manhã de ontem, segunda-feira (01), o coordenador do projeto, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Geerdshon Ribeiro, participou de reunião com administradores para definir os últimos detalhes da ação.


O mutirão em Sambaituba e Aritaguá, segundo explicou Geerdshon Ribeiro, vai contar com participação de cem profissionais das mais diversos segmentos do governo. Administradores das localidades rurais do município também ajudarão no trabalho de coordenação dos mutirões. “A participação efetiva dos administradores visa estreitar ainda mais o diálogo entre o governo municipal e as comunidades rurais, colaborando para promover melhorias com impacto direto no cotidiano da população”, disse. Nesta primeira fase, participam da comissão de coordenação os administradores Porfírio Gonzaga (Sambaituba), Emanoel Terto (Aritaguá), Esley Avillez (Serrado), Manoel Monteiro (Tibina e Aderno), Antônio Moreira (Maria Jape) e Antônio Mucugê (Ribeira das Pedras).


Já nesta terça-feira (02), as primeiras ações do mutirão serão iniciadas com a recuperação da estrada vicinal que dá acesso aos dois locais. Caçambas auxiliarão a colocação de cascalho para a realização da terraplanagem, feita por tratores. Outra ação que integra o mutirão diz respeito à melhoria da rua principal de Sambaituba, onde uma equipe realiza calçamento e pintura de meio fio. Serviços de troca de lâmpadas, capinagem e roçagem também estão previstos. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, irá acompanhar as atividades que acontecerão no ponto alto do mutirão, na quinta-feira.


As atividades do mutirão serão reforçadas ainda com a realização de serviços de cunho social com a participação da equipe de combate à dengue que aproveitará a oportunidade para promover uma série de ações de conscientização, assim como da unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), que realizará durante todo dia serviços de baixa e média complexidades. Cadastramento do Bolsa-Família, fotografia para documentos, palestras sobre DST/AIDS e distribuição de preservativos, entre outros serviços estão sendo esperados para o mutirão. “As atividades estarão concentradas em Sambaituba, mas a população de Aritaguá também será convidada a participar”, lembrou.


A cada mutirão uma nova comissão coordenadora será formada fazendo com que todos os administradores possam estar integrados a este novo momento do Força Tarefa. A equipe de combate à dengue também promoverá uma série de ações de conscientização. Ainda de acordo com o secretário da pasta, dentro do prazo de vinte dias, um novo mutirão deve beneficiar as comunidades de Aderno, Tibina, Mamoã, Ponta da Tulha e Ponta do Ramo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)