Santo Estevão comemora 88 anos de emancipação

Distante de Salvador a apenas 150 km, Santo Estevão, tida como “cidade jardim” devido suas belas praças e ruas arborizadas, festeja no dia 21 (segunda-feira), 88 anos de autonomia política. As comemorações serão realizadas a partir deste domingo, dia 20, com apresentações culturais (Charanga Cruzeiro do Monte, apresentação de baianas, bumba meu boi e capoeira) das 08 às 12h. Às 12h30 será realizado o II Concurso de Bandas e Fanfarras de Santo Estevão.

Na segunda feira, dia 21 de setembro, está programada alvorada (06h), hasteamento das bandeiras (08h), desfile cívico comemorativo aos 88 anos do município e 70 anos de fundação da Escola D. Pedro I a partir das 08h30min. Participação especial de pelotões do Exército (Quinto Batalhão de Infantaria) e pelotão da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar, Guarda Municipal e o Grupo Dass. A partir das 10h, exposição de armamentos e equipamentos do Exército Brasileiro. Os shows musicais vão animar a todos os presentes e terão início às 15h com as presenças de Swing Black, Tatau (17h), Rataplan (19h), Voadois (22h) e os trios elétricos Twister e Barretão. O prefeito Rogério Costa convida a todos para participar dos festejos

INDEPENDÊNCIA - Habitada pelos índios paiaiás, a região foi bastante explorada na metade do século XVIII, durante o ciclo do ouro. Mas foi só a partir do ano de 1921 que o município iniciou sua trajetória de independência e progresso. Situada no Vale do Paraguaçu, banhada pelos rios Crumataí, Paratigi e Paraguaçu, a cidade tem como base econômica a agricultura (quiabo, feijão, milho, mandioca e fumo), já na agropecuária destacam-se o gado bovino, ovino e caprino.

Município integrante da Bacia do Paraguaçu, Santo Estêvão está às margens da BR-116, na região do semi-árido baiano, conta com aproximadamente 46 mil habitantes. A transparência na administração é um dos princípios da atual administração pública, que tem a frente o prefeito Rogério Costa. O município vive uma fase de desenvolvimento com boas escolas, conjuntos habitacionais e ruas pavimentadas. O governo municipal também recuperou praças e locais de lazer, a exemplo da Lagoa do Plínio, além da reforma do Hospital Dr. João Borges Cerqueira e expansão do Programa de Saúde da Família (PSF). Ainda na área de saúde, a mulher se tornou o alvo de atenção especial, com acompanhamento integral à gestação.

Serviços considerados eficientes pela população, como a limpeza e a iluminação pública, são referências na cidade, pela eficiência e pela agilidade como os serviços são executados. A coleta domiciliar é feita diariamente, exceto aos domingos, não permitindo acúmulo de detritos nas residências, bem como pontos de lixo espalhados pelo município. A prefeitura adquiriu caminhões compactadores para a coleta de lixo. Já a iluminação pública é feita com lâmpadas a vapor de sódio, que garantem maior luminosidade e menor consumo, representando economia para os cofres de Santo Estêvão.