Arte e cultura serão discutidas na I Conferência de Cultura de Ilhéus

O prefeito Newton Lima preside neste final de semana (18 e 19) a abertura da I Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus que acontece a partir das 19 horas, no Teatro Municipal. O objetivo é discutir a cultura nos aspectos da memória, gestão, produção simbólica da plena cidadania e participação social do município com representantes de segmentos ligados à arte e cultura. A iniciativa visa propor estratégias para fortalecer a cultura como centro de desenvolvimento sustentável, universalizando o acesso à produção e à fruição dos bens e serviços culturais. Após a aprovação o plano plurianual será apresentado em novembro, na III Conferência Estadual de Cultura, no centro de convenções de Ilhéus.

A primeira conferência tem como propostas eleger os delegados para a etapa territorial da III Conferência Estadual de Cultura; promover debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para consolidar os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura; facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, pesquisadores, investidores e ativistas culturais; propor estratégias para implantar os sistemas nacional, estadual e municipais de cultura e dos sistemas de informações e indicadores culturais; e coletar subsídios para elaborar o plano municipal de cultura.

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, diz que os trabalhos da conferência municipal de cultura serão em sintonia com o tema da III Conferência Estadual e da II Conferência Nacional de Cultura, a exemplo de cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Explica que “o diálogo sobre o tema deverá ser desenvolvido de modo a articular as políticas de cultura e as suas diretrizes em todos os níveis federativos, sempre em benefício da cidade e dos cidadãos. Afinal, cultura é um direito e isso diz respeito a todos nós”.

Segundo Maurício Corso, a III Conferência Estadual de Cultura que será realizada pela primeira vez em Ilhéus está programada para 26 a 29 de novembro, no centro de convenções. “É objetivo do atual governo apresentar no evento o plano plurianual de gestão cultural do município e discutir com representantes de setores ligados ao teatro, música, dança, literatura, fotografia e artes plásticas, entre vários outros segmentos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)