Para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, na segunda, 21, a Prefeitura de São Desidério incluiu na programação da Festa da Paz, a participação da Banda Visuart, formada por oito componentes dos quais seis são deficientes visuais. A banda se apresentou ontem, 17, na primeira noite do evento.
No município, há dois anos a Secretaria de Educação desenvolve trabalhos voltados a pessoas deficientes por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo é promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais como: visual, auditiva, surdocegueira e deficiências intelectuais.
Sob a coordenação da professora Cristiane Dias, os alunos participam de atividades que utilizam o Braille, técnicas de orientação e mobilidade, Libras e artes, todos os dias da semana. “Nos centramos em apoiar as qualidades e as necessidades específicas de cada aluno, assim estes passam a obter mais autonomia, segurança e auto-estima elevada”.
Além do atendimento aos alunos, são feitos trabalhos com as comunidades escolares, familiares e professores dos educandos. A secretaria organizará ainda este ano a 1ª Mostra, “Mãos que Falam”, uma demonstração dos trabalhos realizados. Ao todo 27 alunos são atendidos pelo AEE. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)